PDA

Ver Versão Completa : Vistoria UNRoC



billj
19/12/2005, 21:14
Serei chato (para variar), mas espero que vocês entendem os motivos por trás disso........


Tenho recebido muitas perguntas sobre a "rigidez" em aplicar as regras e especificações da UNRoC quando se fala da preparação dos carros. Olha, gastamos tempo para K7 para desenvolver o documento "Especifica;cão de Veículo", as idas e voltas de correspondência foram intermináveis para que poderíamos chegar em consenso. Portanto, seguiremos a risca cada palavra, ponto e vírgula.

Os documentos estão disponíveis há muito tempo e mesmo tendo eventualmente márgem para interpretação, os competidores têm livre acesso para perguntar ou para pleitear alteração.

=========

Estarei encarregado para vistoriar os carros nesta primeira prova de Pinda e a inspeção será completa. Caso achar algo fora, seguirei o seguinte critério:

1) Caso for ítem de segurança, colocarei o chapeu de inspetor oficial UNRoC. O cara terá que corrigir a não-conformidade, sem discussão. A mensagem do Loras neste fórum fala muito bem das razões para isso.

2) Caso for ítem de competividade, colocarei o chapeu de competidor. Perguntarei para TODOS os competidores da prova sobre a não-conformidade e caso tivermos UM competidor sequer que não concorde em diexar o cara correr daquele jeito, ele ou corrija ou não corra. Lembrando que se liberarmos a não-conformidade para ele nesta prova, todos os outros competidores terão direito de fazer a mesma coisa. Portanto, eu já sou contra a liberação de qualquer não-conformidade já no nível de conceito. De qualquer forma, o cara terá obrigatoriamente ou de corrigir o problema para a próxima prova ou de pleitear alteração do regulamento.


No documento "Especificação de Veículo", temos,

1. VISTORIA

1.1. Inspeção veicular
1.1.1. O veículo deve ser apresentado para inspeção conforme especificado no regulamento particular da prova.
1.1.2. O veículo deve estar na configuração exata de competição, com os equipamentos auxiliares devidamente afixados e os fluídos abastecidos.
1.1.3. Determinados itens podem receber aprovação válida para o ano inteiro, desde que os mesmos não sofrerem modificações.
1.1.3.1. Caso o item em questão for modificado desde a última inspeção, é da responsabilidade dos competidores de avisar o inspetor oficial da UNRoC.
1.1.3.2. Abuso desta regra resultará em desqualificação sumária da equipe.
1.1.4. O competidor terá uma única oportunidade por evento de corrigir eventuais não-conformidades e de solicitar uma nova inspeção veicular. Caso ainda estiver fora de especificação, será emitida por escrito a notificação de rejeição do veículo.

1.2. Rejeição de veículo
1.2.1. UNRoC reserva o direito para rejeitar qualquer veículo por qualquer razão.
1.2.2. No caso de rejeição, será emitida uma notificação de rejeição por escrito para o competidor, citando os motivos por tal ação. Rejeição verbal não é válida.
1.2.3. UNRoC reserva o direito para escolher veículos específicos ou por sorteio ao longo do evento para serem re-inspecionados.
1.2.4. A aprovação de um veículo que possui não-conformidades à desta especificação não constitui aprovação para competir com tais não-conformidades. Infrações das regras UNRoC podem resultar em penalidades ou desqualificação a qualquer momento durante o depois do evento.

Repare nos íténs em negrito, pois as regras serão seguidas a risca. Nada de "jeitinho".............. :discordo: :wink:


Para efetuar a vistoria em si, serão utilizadas planilhas "check-lists". Tenho preparada 04 planilhas, 02 para cada categoria. Para a primeira prova do ano em que um determinado carro compete, será utilizada a "check-list inicial", esta para verificação de todos os aspectos do carro. Para provas subsequentes, será utilizada a "check-list rotina", esta verificando apenas alguns dos ítens da especificação.

As check-lists estão anexados aqui, para que os competidores possam avaliar a situação de seus veículos.

===========

Gente, espero que vocês entendem as razões para que temos que ser "chatos" e rígidos com estas coisas. Se é que queremos que o Rock Crawling seja levado a sério, nós mesmos temos que levar o Rock Crawling a sério........... :concordo:


Abraços,

Sandro Tannuri
19/12/2005, 23:29
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Abraços,

Stephan
20/12/2005, 06:50
Bill,
Traz uma dessas planilhas na segunda e faz uma pré-vistoria do X-Viper....
Assim ainda dá tempo de alterar o que for necessário! :concordo:

fernandão
21/12/2005, 11:22
Bill tem como disponibilizar tambem uma planilha da Mod/Stock :mrgreen:


[]´s

billj
21/12/2005, 22:55
O mesmo arquivo contém as planilhas da Mod/Stock


Em tempo, após discussão entre os responsáveis UNRoC, decidimos em fazer 02 alterações na especificação de veículos.

1)
4.2. Motor
4.2.1. Definição: UNRoC considera que o motor seja o sistema projetado para gerar torque e potência, assim proporcionando movimento ao veículo.
4.2.2. O motor deve estar livre de quaisquer vazamentos de fluidos que posam representar uma ameaça de fogo.
4.2.3. Respiros devem ser conectados a um recipiente de retenção de fluido de tipo apropriado.
4.2.4. O motor deve ser de tipo automotivo. Exceções sujeitas aprovação prévia por escrito da Diretoria Técnica da UNRoC..
4.2.5. As fixações do motor devem estar em boas condições e de material e tamanho adequado.
4.2.6. As varetas de óleo devem ser vedadas ou no mínimo isoladas com silver tape.
4.2.7. Super - Restrições Adicionais:
4.2.7.1. Pelo menos 75% do bloco do motor deve ser posicionado na frente do pedal do acelerador.
4.2.7.2. A linha de centro do volante do motor, deve estar pelo menos 300 mm acima da linha de centro do eixo.
4.2.8. Mod / Stock - Restrições Adicionais:
4.2.8.1. 100% do bloco do motor deve ser posicionado na frente do pedal do acelerador
4.2.8.2. A linha de centro do volante do motor, deve estar pelo menos 300 mm acima da linha de centro do eixo.

A medida em negrito era de 400 mm. Foi um erro meu de digitação.......... :oops:




2)


4.7. Suspensão
4.7.1. Os pontos de fixação de suspensão devem estar em boas condições, conforme determinado pelo inspetor oficial da UNRoC.
4.7.2. Sistemas de controle manual de suspensão são permitidos, porém não podem controlar rodas individuais. Estes sistemas têm que controlar o eixo dianteiro inteiro e/ou o eixo traseiro inteiro.
4.7.2.1. Guinchos podem ser utilizados para controlar o movimento de eixo, mas não de rodas individuais.
4.7.3. Super – Restrições Adicionais: Nenhuma
4.7.4. Mod / Stock - Restrições Adicionais:
4.7.4.1. Não é permitida alteração de distância entre-eixos durante a competição.
4.7.4.2. Sistemas de controle manual de suspensão são proibidos.
4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.
4.7.4.4. A distância entre-eixos do veículo deve ser até 75 mm da original de fábrica, conforme determinado pelo inspetor oficial da UNRoC.
4.7.4.5. O conceito básico de suspensão deve ser igual a original de fábrica.
4.7.4.5.1. feixe sob eixo (SPUA) de fábrica = SPUA para competição
4.7.4.5.2. suspensão dianteira independente de fábrica (IFS) = IFS para competição
4.7.4.5.3. etc.

Artigo 4.7.4.5 será retirado da especificação, assim liberando SPOA nesta categoria....


==========

Estas 02 alterações serão publicadas nos próximos dias......


Abraços,

billj
21/12/2005, 23:24
Pessoal,

O Sandro fez algumas perguntas sobre a preparação do Hulk. Vou copiar aqui os nossos e-1/2s, pois é de interesse geral..........





Galera,

Estou adequando o Hulk ao regulamento e surgiram algumas duvidas.

1) Tem certeza que tem que ter 400 mm entre centro do tubo do eixo e centro do volante do motor? Na vertical?
Só para referencia o Hulk, que deve ser o veiculo mais alto, tem 390 mm.

2)O Hulk como todo veiculo moderno tem respiros do motor e tanque voltando para a admissão passando pelo tal de "canister", ja tombei com ele e nada vaza. Tenho que mexer com isso?

3)O Hulk tem calços de carroceria que naturalmente criaram um espaço entre o paralamas e o chassi, o regulamento manda fazer um furo de 75mm para acesso do extintor. Vou furar a capa de borracha que preenche este espaço vazio, OK? Dá perfeito acesso ao extintor, alias basta enfiar o extintor entre a capa e o chassi e nem precisaria furar mas.....

4)Meus capacetes são certificados pelo INMETRO mas não tem o adesivo como exige o regulamento pois eu os retirei quando comprei, porem eles tem a etiqueta de certificação no forro onde esta escrito "certificado INMETRO para veiculos automotores". Serve? Ou vou ter que comprar outros por causa da etiqueta? Pergunto isso porque sigo o regulamento ao pé da letra, esta escrito adesivo e não etiqueta como tem os meus capacetes.

5)Uso grelhas do Troller no capu, o regulamento exige telas de segurança para aberturas com mais de 100 cm2 mas não especifica a tela. A grelha plastica que esta lá serve? Ou vou ter que colocar uma tela metalica por baixo?

Abraços,

Sandro.

[]´s


Sandro,

Rsponderei aqui com a minha interpretação............

1) A medida será alterada para 300 mm, com falei antes foi uma cagada de digitação.....

2) As exigências de vedação e recipentes existem para evitar vazamentos, só isso. Então se o carro em questão tem outros meios para isso, não tenho nada contra.

Por fins da vistoria, os carros serão inspecionados de forma escrita e serão anotadas no formulário da vistoria o que o corpo inspecionador interpreta de ser não-conformidades. Mas, como não teremos como "testar" a eficâcia da vedação, eu não acho justo condenar um carro quando o competidor garante que não vai vazar. Portanto, acho que poderíamos considerar a liberação destas desvios, mas com a assinatura do competidor, ele garantindo que o veículo da sua equipe possui outros dispostitivos para evitar vazamentos.

De qualquer maneira, vai valer mais que nunca as regras a sguir, atenção especial ao negrito:

4.4. Meio Ambiente

4.4.1. Competidores devem manter todos os fluidos dentro do veículo. Vazamentos detectados antes ou durante a prova devem ser estancados antes que a equipe continue na prova.

4.4.2. Material para absorção de óleo deve ser fornecido pela Organização da prova.

4.4.3. Detritos deixados pela equipe em qualquer área da competição (Box, Seções, etc.) devem ser recolhidos pela equipe e depositados em containers apropriados.

4.4.4. A Organização deve fornecer containers para lixo no local da prova.

4.4.5. Árvores, arbustos e outros recursos naturais podem ser marcados com o intuito de serem protegidos contra danos. Pontos de penalização serão computados para o caso de toque em recursos naturais marcados. A equipe será desclassificada caso seja flagrado descaso com os recursos naturais.

4.4.6. É obrigatório o uso de cinta em volta de árvores que servem como ponto de ancoragem para os veículos sob pena de desclassificação sumária da equipe. A cinta utilizada para proteção da árvore que está servindo de ponto de ancoragem não será contada como penalização.

4.4.7. O não cumprimento das regras relativas ao meio ambiente resultará em desclassificação da equipe de acordo com decisão da Organização da prova.



4.7.6. A equipe poderá sofrer penalizações também por outras violações cometidas dentro ou fora da pista de competição. Haverá penalizaçõ de 50 pontos acrescida na soma total da equipe:

4.7.6.1. nos casos em que a equipe continue com atitudes perigosos durante a sua passagem pela seção, mesmo depois de receber aviso do Fiscal Líder. Exemplos:

4.7.6.1.1. pendurar, empurrar ou puxar o veículo com o próprio corpo

4.7.6.1.2. movimentar o veículo sem ter fixada adequadamente as ferramentas

4.7.6.2. nos casos em que a equipe desrespeite as regras de segurança e/ou meio-ambiente conforme definidas neste regulamento.

4.7.6.3. nos casos em que a equipe desrespeite as demarcações limitadoras de pista quando estiver assistindo a passagem dos outros competidores.

4.7.6.4. Penalizações aplicadas estas violações serão consideradas finais, sem direito de recurso por parte da equipe

Em termos práticos, isso significa que um carro vazando qualquer fluído levará 50 pontos de penalização na hora, não vai adiantar chorar. E que aquela equipe terá que RESOLVER o problema antes de continuar na prova. Ou seja, tombou e vazou?? Levaará 50 pontos no ato, também muito provavelmente levará os pontos de estouro de seção, já que não vai poder continuar na seção até que o problema for resolvido. E o carro, antes de voltar na competição, aí sim, vai ter que fazer as alterações necessárias para aderir 100% ao escrito do regulamento. Se não fizer, desclassificação........

3) Tem que existir um buraco de pelo menos 75 mm entre o paralama dianteiro e a longarina. Se é que você tem calços que abrem uma fresta de 50 mm a longo da longarina, é só fazer um recorte de 25 mm adicionais em algum lugar para que haja um buraco de 75 mm.

4) A etiqueta serve. O importante é ter como provar que o capacete é homologado.


5) A tela de plástica serve, já que o motivo deste fechamento é para não ter peças voando do motor. Lembra a loucura em Macaé daquele CJ subir o morro sem capô e com os coxins quebrados??



============



Abraços,

andre
22/12/2005, 12:48
No regulamento fala-se de uma área para adesivos de 600 x600 mm . Dificilmente um veículo terá esta medida livre disponível, podemos ter 0,36 m2 de área ou tem que se um quadrado de 600x600 que fatalmente ficará dependurado?

billj
22/12/2005, 13:31
André,

Realmente, uma área deste tamanho fica inviável. Estou discutindo o assunto agora com o pessoal, com certeza haverá alteração.............

Abraços,

Sandro Tannuri
22/12/2005, 19:20
Só como informação eu estou cortando duas placas de Lexam de 600 mm x 600 mm que pretendia afixar nas laterais da gaiola.
Vou dar um tempo nisso agora ate as coisas se definirem.
Tambem acho um absurdo de grande mas é viavel com placas.

Abraços,

Alexandre X
23/12/2005, 17:51
Não entendi essa:


4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Se o sujeito da Modstock resolver usar os FEDOX do Marcel, ou ate mesmo um FOX como amortecedor, estará fora do regulamento?

billj
23/12/2005, 20:49
Não entendi essa:


4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Se o sujeito da Modstock resolver usar os FEDOX do Marcel, ou ate mesmo um FOX como amortecedor, estará fora do regulamento?


Qual palavra da regra ficou difícil??............ :mrgreen:



Não se pode usar “coil-overs” ou “air shocks” em veículos Mod/Stock..........

Abraços,

leovalle
24/12/2005, 09:32
X,

quer que desenhe? :putz:

[]'s

Alexandre X
25/12/2005, 22:51
Não entendi essa:


4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Se o sujeito da Modstock resolver usar os FEDOX do Marcel, ou ate mesmo um FOX como amortecedor, estará fora do regulamento?


Qual palavra da regra ficou difícil??............ :mrgreen:



Não se pode usar “coil-overs” ou “air shocks” em veículos Mod/Stock..........

Abraços,
Puta um animal gringo e outro mineiro juntos.

Seis são burros?

Minha pergunta foi clara: É proibido usar Air Shocks como AMORTECEDOR em uma suspensão com molas semi-elipticas ou helicoidais na Modstock?

Posso indicar threads no pirate de quem usa dessa forma.


Posso desenhar também. :mrgreen:

andre
26/12/2005, 12:49
Por acaso no ítem 5.2.1 não seria o Spotter ao invés do piloto?

billj
26/12/2005, 17:21
Por acaso no ítem 5.2.1 não seria o Spotter ao invés do piloto?


Sim, leia-se "spotter" no lugar de "piloto".

Abraços,

billj
26/12/2005, 17:25
Não entendi essa:


4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Se o sujeito da Modstock resolver usar os FEDOX do Marcel, ou ate mesmo um FOX como amortecedor, estará fora do regulamento?


Qual palavra da regra ficou difícil??............ :mrgreen:



Não se pode usar “coil-overs” ou “air shocks” em veículos Mod/Stock..........

Abraços,
Puta um animal gringo e outro mineiro juntos.

Seis são burros?

Minha pergunta foi clara: É proibido usar Air Shocks como AMORTECEDOR em uma suspensão com molas semi-elipticas ou helicoidais na Modstock?

Posso indicar threads no pirate de quem usa dessa forma.


Posso desenhar também. :mrgreen:


Caro pequeno animal tombador,



Nas restrições de suspensão para Mod/Stock:

4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Novamente, qual palavra ficou difícil??


Abraços,

leovalle
26/12/2005, 17:36
Quer mímica dessa vez anta X? :putz:

[]'s

Alexandre X
26/12/2005, 22:52
Caro pequeno animal tombador,



Nas restrições de suspensão para Mod/Stock:

4.7.4.3. Amortecedores “coil-over” ou “air shocks” são proibidos.


Novamente, qual palavra ficou difícil??

Abraços,

Começou cedo... a porr@ começou a subir pra cabeça rápido demais, já ta parecendo aquele outro cavalo de minas...