PDA

Ver Versão Completa : Correia dentada do samurai



Aramis Cardozo
28/12/2003, 14:45
Alguem poderia me informar onde adquirir esta correia, estou com dificuldade de achar.

Aramis

Fabil
29/12/2003, 18:42
Ae Aramis..
segundo os entendidos de plantao, essa correia só original mesmo... nao serve nenhuma de carro nacional...

Hotclassic
09/02/2009, 22:20
O código da correia Dayco para Samurais feixe e demais Suzukis mais antigos,
acho que até o ano 95, largura 19 mm, e com 89 dentes,
quadrados, é 089S190, Dayco, podendo ser encontrada tamém na Rofer e caso compre correia fabricada pela Dayco você estará
adquirindo a correia original.

Jalisson
10/02/2009, 01:55
Olá amigos!

Aqui em Recife eu encontrei sem dificuldades.

Comprei goodyear.. é igual a original. Paguei 50,00.

É só pedir 089S190 ou 89 lh 190... com essas medidas você consegue. Leva a original e pode comparar. São iguais. A minha ficou ótima!

Abraços

Fabil
10/02/2009, 08:26
Jalisson..

existem dois modelos de correia dentada p/ samurai..
a mais comum é com dentes quadrados ( deve ser a sua) e outra com dentes redondos..
sabe me dizer se vc tem por ae a de dentes redondos e se é o mesmo preco?

T+

Jalisson
14/02/2009, 23:56
Vou pesquisar e te digo. Vc tem a referência dela?

Aqui tem todo tipo!

Samuka Shrek
15/02/2009, 08:11
Olá pessoal!!! Essa correia de 19 mm é só para o 95...

Para os Samurais mais novos ela é de 25 mm e 89 dentes.... e se não me engano, os dentes são redondos.....

Abraços a todos...

Supercharger
16/02/2009, 09:51
http://samuraitatu.googlepages.com/dicas08.html

Daniel Engelbrecht
25/07/2009, 11:05
Recentemente fui comprar uma correia dentada para meu samuca (ano 1994). Pesquisei no catálogo da Dayco e o modelo apontado era realmente o 089S190 (dentes quadrados). Acabei comprando a correia por míseros R$ 24,40.

Quando o mecânico foi trocar, veio a surpresa: a correia que estava no carro tinha dentes redondos. Eu não estava lá para ver, só percebi quando peguei a correia velha quando fui buscar o carro.

Perguntei, então, se a correia com dentes quadrados tinha entrado perfeitamente e ele disse que sim.

Mas estou intrigado até agora. Não sei se a correia antiga (dentes redondos) fora colocada por engano, ou se agora coloquei a correia nova (dentes quadrados) errado...

Lucas Jardim
25/07/2009, 21:09
Recentemente fui comprar uma correia dentada para meu samuca (ano 1994). Pesquisei no catálogo da Dayco e o modelo apontado era realmente o 089S190 (dentes quadrados). Acabei comprando a correia por míseros R$ 24,40.

Quando o mecânico foi trocar, veio a surpresa: a correia que estava no carro tinha dentes redondos. Eu não estava lá para ver, só percebi quando peguei a correia velha quando fui buscar o carro.

Perguntei, então, se a correia com dentes quadrados tinha entrado perfeitamente e ele disse que sim.

Mas estou intrigado até agora. Não sei se a correia antiga (dentes redondos) fora colocada por engano, ou se agora coloquei a correia nova (dentes quadrados) errado...



Bom não sei se foi engano mas o meu samurai é 95 e a correia tambem tem dentes redondos !!!!:neutral::neutral:

Juliano Nitsch
25/07/2009, 22:23
Recentemente fui comprar uma correia dentada para meu samuca (ano 1994). Pesquisei no catálogo da Dayco e o modelo apontado era realmente o 089S190 (dentes quadrados). Acabei comprando a correia por míseros R$ 24,40.

Quando o mecânico foi trocar, veio a surpresa: a correia que estava no carro tinha dentes redondos. Eu não estava lá para ver, só percebi quando peguei a correia velha quando fui buscar o carro.

Perguntei, então, se a correia com dentes quadrados tinha entrado perfeitamente e ele disse que sim.

Mas estou intrigado até agora. Não sei se a correia antiga (dentes redondos) fora colocada por engano, ou se agora coloquei a correia nova (dentes quadrados) errado...


Sinceramente Daniel eu trocaria correndo pela de dentes redondos, ou seja, a original do seu motor !!

Pense bem, a correia de dentes retos ou quadrados que vc colocou, não esta tocando o fundo dos "rasgos" das polias (comando e virabrequim), que são arredondados, logo o esforço esta sendo feito somente pelos cantos dos dentes da correia, sem tocar o fundo.

Até que ponto vale a pena correr o risco de escapar e fazer um belo estrago no seu cabeçote ???

Talvez agora que esta nova não aconteça nada, mas e daqui a alguns kms quando a correia "laçear" ?

Agora se o seu mecânico garantir que se der algum problema, ele assume o preju, blz... Duvido que faça isso, já que nem te orientou a comprar a correia certa, talvez até por falta de conhecimento.

Que fique claro que estou dando uma opinião, o Samuca é seu e vc faz oq achar melhor.

Té mais.

Daniel Engelbrecht
26/07/2009, 14:40
Acho que a grande questão é saber qual é a correia certa: a de dentes quadrados ou redondos.
Alguém com samurai 1994 já fez essa verificação?

Se for para se basear conforme o catálogo da Dayco, é de dentes quadrados.
Pelo que me informei, a da Goodyear também tem dentes quadrados (89LH190).

Se não for essa, como conseguir a de dentes redondos?

Daniel Engelbrecht
26/07/2009, 20:28
Desmontei para olhar e, diabos, a correia certa seria a de dentes redondos. :parede:

Alguém sabe dizer quem fabrica isso e o código?

Infelizmente, embora indicada para Samurais a partir do ano 1991, a correia Dayco 089S190 não deve servir para todos. :putz:

Mandruva
27/07/2009, 08:20
Vcs nao sabem da pior!!!!

Comprei um samurai 97 a +/- 1 mes e mandei
fazer uma revisao basica troquei correias e
mangueiras, freios e tudo mais, mas quando
o mecanico tirou a capa da correia denta a
surpresa o antigo dono colocou uma correia
dayco de dentes quadrados e de 190 m/m ou
seja a dos antigos quase morri do coração
se imagiga se esse trem pula um dente o estrago
que faria


MAndruva

Fabil
27/07/2009, 08:29
nao faria estrago nenhum... no maximo seu motor iria parar de funcionar...

T+

Daniel Engelbrecht
27/07/2009, 08:55
Atualizando as informações:

liguei no serviço de atendimento da Dayco e perguntei porque a correia indicada para Samurai tem dentes quadrados e as polias, dentes redondos.

A resposta foi de que a Dayco é fornecedora da Suzuki e pode-se utilizar a correia de dentes quadrados ainda que as polias tenham dentes redondos. Mandei um e-mail e pedi que me respondam por escrito isso.

Pular um dente nem é o maior problema. A grande questão é a correia sofrer algum tipo de desgaste prematuro pelo fato de os dentes quadrados não encaixarem perfeitamente e arrebentar. Aí sim... :putz:

Juliano Nitsch
27/07/2009, 10:23
Pular um dente nem é o maior problema. A grande questão é a correia sofrer algum tipo de desgaste prematuro pelo fato de os dentes quadrados não encaixarem perfeitamente e arrebentar. Aí sim... :putz:

Exatamente !!!

Oq acontece é que arrebentando a correia, logicamente vai sair de sincronismo, e o pistão vai atropelar as válvulas, resultando na retirada do cabeçote para arrumar o estrago !!! Aí a brincadeira vai ficar cara.

"A correia dentada do Samurai possui 89 dentes. Nos Samurais modelo "feixe" existem dois modelos: uma de dentes redondos e outra de dentes quadrados, portanto antes de comprar uma para o seu Samurai, verifique o modelo. Ambas possuem 19mm de largura. Já nos Samurais modelo "helicoidal" só existe um modelo, com dentes redondos e aproximadamente 25mm de largura (1")."


A Suzucar, a Japan ou a Alternativa não tem esta correia ??

Té mais...

Daniel Engelbrecht
27/07/2009, 11:35
A Suzucar e a Alternativa têm a correia com dentes redondos. Acabei de confirmar por e-mail.

Mas acho um absurdo o catálogo de uma empresa do porte da Dayco não informar corretamente os consumidores. No mínimo deveria haver uma observação de que a correia listada no catálogo só serve para "alguns" samurais.

Daniel Engelbrecht
28/07/2009, 11:09
Atualizando novamente as informações:

Por e-mail, a Dayco informou que em 1994 houve uma transição no motor do Samurai e portanto existem dois tipos de correias dentadas: uma de dentes quadrados e outra de dentes redondos.
Como era de se supor, não se deve utilizar a correia de dentes quadrados nas polias de dentes redondos e vice-versa.

A correia de dentes redondos tem código 089SP190H, porém não há disponível no Brasil.
Acho que a Dayco deveria ter informado isso no catálogo, para não levar as pessoas a erro. Quero meu dinheiro de volta.

Mandei também um e-mail para a Suzuki do Brasil e liguei para uma concessionária para ter mais informações, porém não me responderam.
Se já deixaram o país anos atrás sem se preocupar muito com os clientes, creio que não vai ser agora que terão maior consideração com um dono de samurai.

Daniel Engelbrecht
30/07/2009, 10:50
Boas notícias. Num comportamento ético que merece elogios (por ser raro no Brasil), a Dayco comprometeu-se em substituir a correia inapropriada que comprei em razão da falha no catálogo de peças.
Espero que tudo se resolva bem.

arlei_vitara
30/07/2009, 11:11
:palmas: :palmas: :palmas: para a Dayco, além de produto de qualidade pelo relato dos amigos atendimento ao cliente à altura tbém.........algo raro de ver por aqui, infelizmente.

Somente a título de curiosidade: se acontecer de rebentar a correia dentada nos Samurais e Vitaras 8V, não acontece nada além de o motor parar repentinamente. Não atropela válvulas não :discordo: :discordo: .
Vivi isto na prática, com uma correia dentada xing-ling que rebentou na estrada, andando a uns 80km/h, depois de uns 12.000km de ser trocada :parede: :parede:

rremelous
16/01/2010, 14:07
rodei a cidade toda atrás dessa correia de 89 dentes redondos.. so encontrei em 1 lugar e o desgraçado do vendedor me cobrou R$220,00
perguntei pra ele, se o carro dele quebrasse a correia dentada e ele fosse comprar uma por 220 contos se ele comprava.. ele ficou calado!
eu respondi, so dou no maximo 50 coints. e fui saindo..
que ladrão f.d.p

ainda to atrás dessa correia, nao quero colocar a quadrada..

tentei fazer uma adaptação com a do clio que tem 87 dentes, mas nao deu certo.. ficou apertado

Daniel Engelbrecht
17/01/2010, 22:09
Suzucar. Paguei R$ 80, se não me engano, marca Gates. É caro, mas é menos que R$ 220.
E na concessionária Suzuki do Rio queriam cobrar R$ 400. :discordo: