Ver Versão Completa : Talha Cardenal. alguém já usou?
Dr Márcio
13/05/2014, 14:52
Boa tarde pessoal
Estou com uma dúvida sobre a talha cardenal.
Estou indo para uma expedição com um colega em um parque nacional (somos biólogos, uma Tr4 e uma L200 savana), embora saibamos que um guincho e algumas patescas resolveriam nosso problema, não temos grana suficiente para comprá-lo agora (guincho). Então, como lembrei um pouco de aulas de física, gostaria de saber a opinião de vocês sobre o uso do sistema abaixo, em substituição ao guincho.
Talha Cadernal: Um dos modos de aumentar a vantagem mecânica (finalidade do uso das patescas) consiste na associação de várias polias fixas (num único bloco) com várias polias móveis (todas numa mesma chapa, no nosso caso uma árvore).
O sistema seria o seguinte: olhem a figura "A", no lugar da fixação da Cardenal ao peso, parte inferior da figura (fixaríamos o carro atolado), na parte fixa superior da figura (fixaríamos a uma árvore) e o segundo carro puxaria o cabo no ponto "F". O que segundo a física reduziria o peso do carro atolado por 4.
Alguém já usou o sistema? tem algo a falar?
obrigado pela atenção
Link da imagem: http://www.feiradeciencias.com.br/sala06/image06/06_RE03_05.gif
paulosergio
13/05/2014, 15:06
Ola Marcio. Teoricamente funciona sim, mas tem o inconveniente de levar muito metros de cabo (que tambem nao sao baratos). O manuseio dela no meio da lama vao sujar as polias tirando a sua eficiencia.
Existe no mercado os guinchos mecanicos portateis tipo tifor (tambem tem suas desvantagens) e os guinchos eletricos portateis (em torno de 500,00) que devem ser mais uteis. Uma combinaçao legal que eu usei na transamazonica (jan/14) foi uma ponta de eixo de caminhao com a ponta anfinada e uma marreta de 5 kg (voce deverá gastar em torno de 70,00 em ferro velho ou oficina de caminhao para encontrar uma) e entao voce terá uma ancora que poderá por em qualquer lugar (menos rocha...) e com um guinchos desses portateis mais patesca voce terá uma boa ajuda para desatolar.
Dr Márcio
13/05/2014, 19:44
Valeu paulosergio vou dá uma olhada nos tipos que você falou, abraço.
Ola Marcio. Teoricamente funciona sim, mas tem o inconveniente de levar muito metros de cabo (que tambem nao sao baratos). O manuseio dela no meio da lama vao sujar as polias tirando a sua eficiencia.
Existe no mercado os guinchos mecanicos portateis tipo tifor (tambem tem suas desvantagens) e os guinchos eletricos portateis (em torno de 500,00) que devem ser mais uteis. Uma combinaçao legal que eu usei na transamazonica (jan/14) foi uma ponta de eixo de caminhao com a ponta anfinada e uma marreta de 5 kg (voce deverá gastar em torno de 70,00 em ferro velho ou oficina de caminhao para encontrar uma) e entao voce terá uma ancora que poderá por em qualquer lugar (menos rocha...) e com um guinchos desses portateis mais patesca voce terá uma boa ajuda para desatolar.
Paulo_CW
13/05/2014, 20:15
Na hora do desespero qualquer coisa ajuda... Porém ajuda muito pouco dependendo do caso....então se vai em uma expedição é fundamental ir preparado para isto, pois emprevistos acontecem e se vc não estiver preparado tem boas chances de se dar mau....
Considere que:
1- A talha é um paliativo muito pouco funcional... Um Hi-lift émuito mais funcional e prático.
2-guincho de 500kg.... Lixo mais caro e jamais vai tirar uma L200 de 2ton sentada num facão, pode esquecer...é jogar dinheiro fora... Novamente um hi-lift é muito melhor e mais confiável.
3- Além de se preocupar com o equipamento é preciso saber a forma correta de utilizá-lo.
4- Se vc vai para uma expedição... Tem de conhecer o terreno q vai enfrentar, os riscos, e as soluções para possíveis problemas q podem acontecer...
Marcelo-HPE
13/05/2014, 21:17
Quando se está atoladdo , pensa-se apenas em puxar o veículo, sendo que existe uma um par de ferramentas mais baratas e em muitos casos até mais eficazes que um guincho, que são as pranchas desencalhe .
Elas podem ser a unica coisa entre você e o desespero de perder uma picape para o mar . já passei por isso e nessa hora não há lugar onde ancôrar guincho nenhum !!!
Por isso tenho 4 pranchas de fibra , onde eu vou eu as carrego !! até para o shopping ............ vai que na saída eu quero ir para a beira das praias daqui . heheheh
Dr Márcio
14/05/2014, 01:00
Com certeza Paulo_CW que na hora da necessidade qualquer coisa ajuda...
Justamente por estar indo a uma expedição e por estar ciente dos riscos que estarei correndo com a equipe de pesquisadores que estou aqui conversando sobre as possibilidades para apoio em "campo".
1 - ela pode ser pouco funcional, mas sinceramente não pretendo alterar configuração original do veículo com um lift (posso até mudar de ideia no futuro)
2 - Guincho, também achei fraco, embora pareça bastante prático. Contudo, não concordo com sua afirmação que nunca tirarei uma L200 de 2 ton de um facão. Tanto o guincho de 500kg quanto a talha podem sim tirar qualquer carro do lugar, desde que a gente use as ferramentas, como vc bem disse, da forma adequada. Se nos abrirmos mão da praticidade e usarmos um sistema de roldanas com por exemplo 16 roldanas puxo até um caminhão de 16 ton com uma força de 1 ton de tração, isso é física, embora repito NÃO SERIA PRÁTICO.
3 - Com certeza, pra isso estamos aqui :)
4 - Não conheço o terreno é fato, mas lá no local teremos apoio de um brigadista do corpo de bombeiros que conhece bem o parque nacional para nos ajudar, além das diversas ferramentas de georreferenciamento que dispomos e o nosso famoso amigo google para pesquisar imagens do local.
Mas de qualquer forma agradeço a sugestão do lift e dos comentários
um abraço
Na hora do desespero qualquer coisa ajuda... Porém ajuda muito pouco dependendo do caso....então se vai em uma expedição é fundamental ir preparado para isto, pois emprevistos acontecem e se vc não estiver preparado tem boas chances de se dar mau....
Considere que:
1- A talha é um paliativo muito pouco funcional... Um Hi-lift émuito mais funcional e prático.
2-guincho de 500kg.... Lixo mais caro e jamais vai tirar uma L200 de 2ton sentada num facão, pode esquecer...é jogar dinheiro fora... Novamente um hi-lift é muito melhor e mais confiável.
3- Além de se preocupar com o equipamento é preciso saber a forma correta de utilizá-lo.
4- Se vc vai para uma expedição... Tem de conhecer o terreno q vai enfrentar, os riscos, e as soluções para possíveis problemas q podem acontecer...
Dr Márcio
14/05/2014, 01:02
Boa Marcelo, ainda não tinha pensado nisso. Vou tentar buscar onde comprar essas pranchas. Você indica algum lugar?
abraço
Quando se está atoladdo , pensa-se apenas em puxar o veículo, sendo que existe uma um par de ferramentas mais baratas e em muitos casos até mais eficazes que um guincho, que são as pranchas desencalhe .
Elas podem ser a unica coisa entre você e o desespero de perder uma picape para o mar . já passei por isso e nessa hora não há lugar onde ancôrar guincho nenhum !!!
Por isso tenho 4 pranchas de fibra , onde eu vou eu as carrego !! até para o shopping ............ vai que na saída eu quero ir para a beira das praias daqui . heheheh
filipesantos
14/05/2014, 01:36
marcio da um pulo no alecrim la voce acha tudo rs! da uma ligada nessas lojas que sao aqui em natal Oficina4x4 (http://www.oficina4x4.com/)
essa eh em jp mas se quiser eu vou pra la todo fds e posso trazer pra vc http://www.lojamundo4x4.com.br/
outra coisa que voce pode fazer é que existem essas pranchas de metal e existem de fibra... tem um cara no alecrim que pode fazer sob medida para voce... nao lembro o nome do lugar mas eu meio que sei chegar... lembro que ficava ao lado de uma das maiores lojas de autopecas de la... e essa loja parece que tem 2 ou 3 unidades...
Paulo_CW
14/05/2014, 07:21
Marcio...
Não me referi a um lift da vtr.... Sim um hi-lift que tem diversas aplicações e funciona como guincho. Da uma pesquisada, e o custo fica em conta.
Quanto a talha e guincho... Tudo aquilo q parece bonito na teoria ao ser colocado na prática tem enormes diferenças pois os obtáculos e imprevistos são bem diferentes... Daí, o tempo está contra vc, faltam pontos de apoio, pontos de reboque, metros extras de cabos etc... Dae, nossos anos da engenharia e cálculos de física ficam bem mais difíceis q no papel.... Já passei por isso várias vezes, e geralmente acabo ajudando quem pensa assim na trilha, pois os miolos começam a ferver nas dificuldades e nem os equipamentos ajudam.
As pranchas são sim uma boa opção, ainda mais q terão a L200 para carregar...
E claro... como já disse, depende de conhecer o terreno q vai enfrentar.... Neste seus relatos, me parece q o principal serão PRINCIPALMENTE pneus adequados...
Dr Márcio
14/05/2014, 08:37
Valeu felipe, vou dá uma passada lá sim, já tinha pensado nisso, rsrs. A oficina4x4 já tinha ouvido falar e sei onde fica, vou lá hoje (naquele inferno que tá as ruas perto da arena das dunas). Sobre a mundo4x4 de joão pessoa também conheço, o meu colega que tem a L200 savana é de Jampa, valeu.
marcio da um pulo no alecrim la voce acha tudo rs! da uma ligada nessas lojas que sao aqui em natal Oficina4x4 (http://www.oficina4x4.com/)
essa eh em jp mas se quiser eu vou pra la todo fds e posso trazer pra vc Bem-vindo a Loja Mundo 4x4 (http://www.lojamundo4x4.com.br/)
outra coisa que voce pode fazer é que existem essas pranchas de metal e existem de fibra... tem um cara no alecrim que pode fazer sob medida para voce... nao lembro o nome do lugar mas eu meio que sei chegar... lembro que ficava ao lado de uma das maiores lojas de autopecas de la... e essa loja parece que tem 2 ou 3 unidades...
Dr Márcio
14/05/2014, 08:43
Paulo, obrigado mais uma vez pela atenção
Vou dá uma olhada no hi-lift então (obrigado).
Pois é, a velha prática muitas vezes sobrepõe a teoria :)
Sobre os pneus, a L200 Savana tá com 5 scorpion mud (os originais dela, praticamente novos 2 meses de trocados) a TR4, devido ao maldito pouco espaço para pneus, tá com 4 A/T, também semi-novos.
Assim que tiver mais atualizações no que fizemos posto por aqui.
Abraço
Marcio...
Não me referi a um lift da vtr.... Sim um hi-lift que tem diversas aplicações e funciona como guincho. Da uma pesquisada, e o custo fica em conta.
Quanto a talha e guincho... Tudo aquilo q parece bonito na teoria ao ser colocado na prática tem enormes diferenças pois os obtáculos e imprevistos são bem diferentes... Daí, o tempo está contra vc, faltam pontos de apoio, pontos de reboque, metros extras de cabos etc... Dae, nossos anos da engenharia e cálculos de física ficam bem mais difíceis q no papel.... Já passei por isso várias vezes, e geralmente acabo ajudando quem pensa assim na trilha, pois os miolos começam a ferver nas dificuldades e nem os equipamentos ajudam.
As pranchas são sim uma boa opção, ainda mais q terão a L200 para carregar...
E claro... como já disse, depende de conhecer o terreno q vai enfrentar.... Neste seus relatos, me parece q o principal serão PRINCIPALMENTE pneus adequados...
paulosergio
14/05/2014, 08:49
Na hora do desespero qualquer coisa ajuda... Porém ajuda muito pouco dependendo do caso....então se vai em uma expedição é fundamental ir preparado para isto, pois emprevistos acontecem e se vc não estiver preparado tem boas chances de se dar mau....
Considere que:
1- A talha é um paliativo muito pouco funcional... Um Hi-lift émuito mais funcional e prático.
2-guincho de 500kg.... Lixo mais caro e jamais vai tirar uma L200 de 2ton sentada num facão, pode esquecer...é jogar dinheiro fora... Novamente um hi-lift é muito melhor e mais confiável.
3- Além de se preocupar com o equipamento é preciso saber a forma correta de utilizá-lo.
4- Se vc vai para uma expedição... Tem de conhecer o terreno q vai enfrentar, os riscos, e as soluções para possíveis problemas q podem acontecer...
Paulo CW, concordo com voce que guincho de 500 kg nao presta, mas eu me referi a guincho de 1.500 kg que custam proximo de 500,00 (talves voce tenha se confundido o preco com a capacidade, se nao for isso desculpe)
CesarMit
14/05/2014, 09:20
.
Quanto a talha e guincho... Tudo aquilo q parece bonito na teoria ao ser colocado na prática tem enormes diferenças pois os obtáculos e imprevistos são bem diferentes... Daí, o tempo está contra vc, faltam pontos de apoio, pontos de reboque, metros extras de cabos etc... Dae, nossos anos da engenharia e cálculos de física ficam bem mais difíceis q no papel.... Já passei por isso várias vezes, e geralmente acabo ajudando quem pensa assim na trilha, pois os miolos começam a ferver nas dificuldades e nem os equipamentos ajudam.
...
X2!!!!!
Muitas vezes é necessário garantir a própria segurança e pra isso a agilidade e equipamentos adequados são o importante.
Não adianta carregar um monte de tralhas que servem pra muito pouco - equipamentos de segurança e resgate, não são pra uso constante, mas se precisar eles precisam estar lá e funcionar adequadamente.
Outra coisa, a compra de um hi-lift é um bom investimento, pois caso não va usar novamente, vc vende ele facilmente coisa que não acontece comprando um guincho de baixa qualidade ou investindo em metros de cabo e roldanas, esqueça isso por favor. As pranchas também são boas e te livram de muita coisa, mas consomem mais espaço que muitas vezes não se tem.
Vc esta no caminho certo em ir com dois carros, aprender sobre o que levar, como usar etc e os pneus para seu uso já estão adequados de forma geral, pois não conheço exatamente o que vai fazer mas o mais importante como já dito é que muitas vezes a prática se sobrepõe a teoria.
Boa sorte
paulosergio
14/05/2014, 09:50
O que estou entendendo da duvida do Marcio, não é saber o que existe de bom para equipar o seu carro, e sim saber o que tem de paleativo na hora do enrosco. Todos sabemos que um bom guincho é fundamental, todos sabemos que uma ancora é fundamental, que prancha ajuda muuuito. Mas acho que a situacao dele é mais ou menos a minha, nao querer mexer muito no carro.
Agora em fevereiro sai de um troller bem equipado (nao era um monstro nao), mas tinha guincho, pneus mud 33, lift de 2" e outras coisas. Bem no trecho entre Humaita e Labrea estavamos em 5 viaturas e todas muito bem preparadas uns até com pneus 38", e em determinada situacao estavam os 5 atolados onde os guinchos, pranchas, pneus etc nao puderam fazer nada, estavamos mais ou menos a uns 70 metros um do outro e sem ponto de ancoragem. Resumindo. Passamos a noite atolados na lama. Quando chegamos em Labrea um camioneiro deu a ideia de levarmos juntos uma ponta de eixo de caminhao que serveria de ancora a qualquer momento. É claro que foi uma situacao extrema, mas essa simples ferramenta me trouxe para casa.
Hoje estou com uma pajero full, e de fato nao quero mexer muito nela, e nem vou por ela em situacoes extremas como descrevi acima, portanto esse guincho portatil ( 1500 kg) e a ponta de eixo acredito que deva ser sim uma solucao. Afinal nao tenho a intensao de atolar o carro onde meia duzia de pessoas empurrando nao tiraria. E acho que esses guincho fazem a forca de meia duzia ou mais.
Paulo_CW
14/05/2014, 13:15
Paulo...
Concordo plenamente com suas palavras... até pq aquilo q pode ser bom pra um pode não servir para outros, por isso mesmo a sugestão de um Hi-lift, pois não é algo caro e muito mais confiável que muito guincho xing ling.
Na minha opinião é melhor ter o equipamento e não precisar a precisar e não ter....
Nesta condição pela qual vc passou no seu relato, certamente o uso do hi-lift de forma adequada tiraria pelo menos uma das vtrs do atoleiro... ou tbm o uso do estepe de uma das vtrs como ancora (funcionaria como a ponta de eixo), claro.... precisaria de pelo menos uma pá
Dr Márcio
14/05/2014, 19:33
valeu galera pela ajuda
o bom do fórum é justamente isso a discussão de estratégias, esclarecimentos, muita informação boa já extraí daqui. Sobre o Hi-Lift fui pesquisar sua configuração e usos. Aparentemente, é sim uma ferramenta bastante útil e saí por uns 350 reais nos sites que achei, com cabo de 1,5m. Tendo em vista as opções para uso do Hi-Lift (puxar, levantar, trocar pneus, etc.) estou mais propenso, agora, a comprá-lo.
Confesso que quando vi o nome "lift" pensei que era para alterar o veículo e na verdade não é... peço desculpa por minha "ignorância" (falta de conhecimento) no assunto.
Como estarei indo em um grupo de 8 pessoas em duas viaturas, acredito que a âncora, nessa situação, pode ser o segundo carro. Contudo, como lí o relato das "5 viaturas atoladas" vou tentar sim levar a ponta de eixo, para eventuais situações críticas.
O lugar que vou é o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, como falei anteriormente sou biólogo e conseguimos uma autorização de pesquisador para entrar no parque, que praticamente não tem estradas, rsrs. Como, iremos em busca de peixes desse parque, passaremos com certeza por situações difíceis próximo aos rios e riachos que cortam o mesmo, onde provavelmente seremos os primeiros a andar em vários dos lugares.
Estou pensando nesse kit:
- 1 ou 2 Pás pequenas (talvez até uma daquelas dobráveis mesmo)
- Cintas 2 de 2m, 2 de 6m e 2 de 10m
- Hi-lift (de uns 400,00 o mais robusto que tiver)
- Ponta de eixo
- Correntes para o Hi-Lift
- Anilhas/ganchos para o Hi-Lift
- Mini-compressor (se sobrar grana)
- Cabos para bateria (Já tenho)
- kit de chaves ( vários tipos, tamanhos, etc. Já tenho)
- Cordas (serão levadas para os equipamentos, mas não impede que as usemos em necessidade)
Se tiverem dicas ajudem, obrigado
filipesantos
14/05/2014, 20:23
marcio... fui jogar no mapa para matar a curiosidade e saber onde eh esse parque... meuamigo pensei q fosse algo aqui pras nossas banda... mas o negocio é longe hein! da um pulo nas lojas de 4x4 daqui e pede umas dicas pra eles... a tem um cara que mexe com suspensao e fica ali perto do midway oficina autocar (84)3211-1470
Dr Márcio
15/05/2014, 08:09
pois é mano,
1600km só pra chegar lá... depois mais uns dias rodando lá dentro onde n tem estrada, mas conseguiu ver umas fotos? além do nosso trabalho, as paisagens são o brinde. hehehe e valeu pela dica, vou dá uma passada lá...
uma foto do que iremos encontrar http://static.panoramio.com/photos/large/65924510.jpg
marcio... fui jogar no mapa para matar a curiosidade e saber onde eh esse parque... meuamigo pensei q fosse algo aqui pras nossas banda... mas o negocio é longe hein! da um pulo nas lojas de 4x4 daqui e pede umas dicas pra eles... a tem um cara que mexe com suspensao e fica ali perto do midway oficina autocar (84)3211-1470
Paulo_CW
15/05/2014, 08:14
Vai lá novamente..... no mínimo:
Pás pequenas... coloque no chaveiro da vtr... leve pá de verdade
Cintas... por vtr leve de 6m e 9m... terá 30m de cinta no total...
ponta de eixo... eu não levaria, prefiro a técnica do estepe como ancora, inclusive mais seguro....
pelo menos 2 manilhas por carro
Mais o restante e de resto são as ferramentas de praxe.......
... ALEM DISSO não esqueça...
facão, machado, marreta 3kg, lanternas... e que mais quiser...
Tem muita coisa aqui sobre expedições... da uma lida....
Dr Márcio
15/05/2014, 08:21
Valeu mano
com certeza estou lendo, e embora seja pouco experiente (dirigindo nesse tipo de terreno da foto), já fiz muitas dessas viagens a campo e tenho noção :)
sobre facão, machado, lanternas, etc estou ciente
Vai lá novamente..... no mínimo:
Pás pequenas... coloque no chaveiro da vtr... leve pá de verdade
Cintas... por vtr leve de 6m e 9m... terá 30m de cinta no total...
ponta de eixo... eu não levaria, prefiro a técnica do estepe como ancora, inclusive mais seguro....
pelo menos 2 manilhas por carro
Mais o restante e de resto são as ferramentas de praxe.......
... ALEM DISSO não esqueça...
facão, machado, lanternas... e que mais quiser...
Tem muita coisa aqui sobre expedições... da uma lida....
paulosergio
15/05/2014, 08:46
Marciio, veja um exemplo onde a ponta de eixo me tirou do sufouco, repare tambem que o caminhao esta tambem ancorado em pontas de eixo (eles que me deram a sugestao), só que num conjunto de 4 pontas.
462879462880462881
paulosergio
15/05/2014, 09:05
Veja como o conjunto marreta (5 kg) e ponta de eixo ficaram acomodados e facil de retirar junto ao estepe:
462882
CesarMit
15/05/2014, 17:55
Funcionar, claro... funciona, mas não tem nada de seguro em fazer isso. Esta é uma prática utilizada por caminhoneiros e jeepeiros mais antigos. Na prática vc pode facilmente levar uma estilingada. Dae vc diz ahhh mais foi só uma vez, e dá de morrer mais de uma vez?
Existem soluções mais seguras para serem aplicadas.. quem sou eu pra criticar, pois não sei a situação que vc passou, mas como dito na experiência que vc relatou, atolar 5 jipes não dá né, me parece mais falta de experiência e excesso de eu sou o bonzão.
Digo, repito e volto a falar, Jipão, pneuzão 40, bloqueio guincho etc, não faz nenhum jipeiro de verdade, apenas bota excesso de confiança onde falta prática.
Existem soluções mais seguras para serem aplicadas.. quem sou eu pra criticar, pois não sei a situação que vc passou, mas como dito na experiência que vc relatou, atolar 5 jipes não dá né, me parece mais falta de experiência e excesso de eu sou o bonzão.
Digo, repito e volto a falar, Jipão, pneuzão 40, bloqueio guincho etc, não faz nenhum jipeiro de verdade, apenas bota excesso de confiança onde falta prática.
X2!!!
Muito sabias palavras estas suas.:curtir:
Me da arrepio de ver esse tipo de solução, parece dar tranco com bola reboque.:curtir_nao:
paulosergio
15/05/2014, 19:02
Inseguro porque?, foi a ancora mais segura que eu ja vi, embora seja simples.
5 Jipes atolados, sim 5 jipes atolados justamente porque nao tinha ponto de ancoragem, e vou falar uma coisa, só quem fez esse trecho ( humaita-labrea) sabe que experiencia, pneu 40 e etc nao adianta nada, e se nao for por solucoes simples e segura que estiver ao seu alcance é que vai tirar voce do enrosco.
Vejam outros grupos que fizeram o trecho, mesmo do Sergio Holanda, se alguem nao ficou atolado neste trecho ou se no minimo nao passou 20 horas para andar 2 km. E é vivendo que se vai aprendendo, mesmo com jipeiro ou camioneiro velho dando bons conselhos, pois o grupo estava com equipamentos modernos que nao adiantaram de nada, foi mesmo só guincho e ponta de eixo que resolveu o problema.
Marcelo-HPE
15/05/2014, 23:28
È melhor levar uma ancôra de solo aó invés dessa ponta de eixo perigosa que pode virar um torpedo!!
quanto as pranchas , na garra4x4 vende , tem de aço e de fibra .
Tenho um guincho wich de 9500 lbs zerado na caixa , mas estou sem vontade instalar , estou andando mais em areia fofa do que em lama , e na areia eu confio é nas pranchas .
abs
462985
paulosergio
16/05/2014, 08:53
Voce tem razao, na areia a prancha é muito melhor, e essa ancora tambem nao teria muita serventia no barro muito alto.
A ponta nao tem como virar um torpedo porque nao da tranco nela, Tanto que a parte mais chatinha é tirar ela depois, com a ajuda do proprio guincho ou batento nela de um lado e depois do outro e entao puxa-la.
Ela ancorava um troller e depois esse troller ainda ancorado na ponta ancorava ancorava o meu, senao o meu é que puxava o da frente. veja:
463010
Havia 2 caminhoes a nossa frente e trabalhando da mesma maneira, veja o tamanho do guincho ancorado nas pontas (3):
463011 463012
O caminhao branco é um 6x6 e o de traz um 4x4 que tinha um sistema de guincho no eixo trazeiro onde o cabo enrolava nao sei aonde, mas funcionava bem. Um ancorava o outro, sempre o primeiro preso as pontas.
Vejam a profundidade do barro e a grossura do cabo do caminhao ancorado nas ponta (3 em triangulo):
463013
paulosergio
16/05/2014, 09:03
Resumindo:
Ida, 5 jipes sem a ponta de eixo (ancora) fizeram o trecho (200 km) em 44 horas.
volta, apenas 2 jipes com a ponta fizeram o mesmo trecho em condicoes piores pois estava chovendo muito na volta em 20 horas.
Marcelo-HPE
16/05/2014, 12:15
Paulo Sérgio , estou planejando ir para Transamzônica em 2015, se vc for voltar lá, mantenha contato , vc mandou o troller por cegonha ou foi rodando ?? se eu for eu vou rodando .
Não esqueça da ponta de eixo , heim !!!! hehehe
abs
Foltram F 1000
16/05/2014, 13:56
Veja como o conjunto marreta (5 kg) e ponta de eixo ficaram acomodados e facil de retirar junto ao estepe:
462882
Fala Paulo, gostei da ideia principalmente porque ela tem mais de 01 metro de comprimento, é
o ideal para atoleiros mais profundos e moles, eu a usaria a 45 graus o que facilitaria a retirada
depois, não vejo perigo algum, para desatolar a F 1000 que agora já está pesando quase
de 3 ton. uso uma ancora quando o terreno é mais firme pois o que muitos não sabem é que
a ancora acaba virando um arado dentro da terra quando o solo é muito mole ou fofo
Abraço
paulosergio
16/05/2014, 14:23
Paulo Sérgio , estou planejando ir para Transamzônica em 2015, se vc for voltar lá, mantenha contato , vc mandou o troller por cegonha ou foi rodando ?? se eu for eu vou rodando .
Não esqueça da ponta de eixo , heim !!!! hehehe
abs
Ola Marcelo, eu nao devo voltar por la nao, tenho que conhecer outros lugares e o tempo está voando.
Eu fui andando na ida e na volta, foram no total 9.000 km em 20 dias. Inesquecivel, mas o espirito tem que estar mais preparado do que os carros senao voce pira. Exaustao ao extremo...mas isso é uma outra historia.
Tem um pessoal que foi comigo e estao planejando voltar por la. Tem um post deles aqui em planejamento.
paulosergio
16/05/2014, 14:25
Fala Paulo, gostei da ideia principalmente porque ela tem mais de 01 metro de comprimento, é
o ideal para atoleiros mais profundos e moles, eu a usaria a 45 graus o que facilitaria a retirada
depois, não vejo perigo algum, para desatolar a F 1000 que agora já está pesando quase
de 3 ton. uso uma ancora quando o terreno é mais firme pois o que muitos não sabem é que
a ancora acaba virando um arado dentro da terra quando o solo é muito mole ou fofo
Abraço
É isso aí Foltran. Te vejo no sabado ok, abraços
Dr Márcio
19/05/2014, 19:55
meu amigo, o negócio é extremo... um 2213 6x6 com um guincho da poxa desse, nossa...
paulosergio comprei a ponta de eixo, tem quase 1,5m e estou para fazer o pedido do hi-lift
mais novidades vou postando...
abraço
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