PDA

Ver Versão Completa : Frio chegou, VELA AQUECEDORA Q20B



edwint
13/05/2014, 07:59
pessoal, o frio chegou e estou tendo dificuldades na partida do meu perkins,percebi que tem vela aquecedora no coletor de admição mas esta desligada, como é feita a ligação eletrica para que a mesma funcione coretamente?



Obrigado pelas respostas.

sallespickup
13/05/2014, 09:02
ED, veja se esse cano que sai dele ta ligado no filtro diesel, pois pra funcionar tem de ter diesel ali pra virar uma tocha, e na parte eletrica é só um positivo naquele furo, que falta um parafuso ali, agora pelos bicos se não me engano é um D10 correto? se for bomba CAV a vela ajuda, agora se for Bosch da uma verificada em cabeçote do motor e bomba injetora que ta tendo problemas, pois é pra pegar sem vela facil

edwint
13/05/2014, 09:53
ED, veja se esse cano que sai dele ta ligado no filtro diesel, pois pra funcionar tem de ter diesel ali pra virar uma tocha, e na parte eletrica é só um positivo naquele furo, que falta um parafuso ali, agora pelos bicos se não me engano é um D10 correto? se for bomba CAV a vela ajuda, agora se for Bosch da uma verificada em cabeçote do motor e bomba injetora que ta tendo problemas, pois é pra pegar sem vela facil

Amigo Salles,

Este motor eu adaptei numa f1000, não sei qual a procedência correta dele, me informaram que foi de uma d10. vou tentar ligar a vela aquecedora. Minha duvida é se eu ligar a vela aquecedora junto com a partida, no motor de arranque sera suficiente p/ acender-la? ou terei que colocar um botão estra no painel. (O tubo esta ligado encima do filtro CAV)

Obrigado pela resposta.


Edwin

edwint
13/05/2014, 10:51
Amigo Salles,

Este motor eu adaptei numa f1000, não sei qual a procedência correta dele, me informaram que foi de uma d10, vou tentar ligar a vela aquecedora. Minha duvida é se eu ligar a vela aquecedora junto com a partida, no motor de arranque sera suficiente p/ acender-la? ou terei que colocar um botão estra no painel. (O tubo esta ligado encima do filtro CAV)

Obrigado pela resposta.


Edwin

usa bomba injetora bosch + turbina.

LÂMPADA MÁGICA
14/05/2014, 07:15
E ai Ed, blz?

Se sua pickup não pega bem no tempo quente pode ter certeza que ela não pegará no frio, heheh
As regras básicas seriam verificar a bateria, fazer uma revisão no motor de partida, com possível troca de escovas e uma limpeza, verificar o ponto da bomba injetora (não sei se esse tipo de bomba tem ponto como outras que conheço) e por ser um motor perkins sempre é bom ter a vela aquecedora funcionando.
Se entendi seu post esse motor foi adaptado e não há um botão de acionamento dentro da cabine para a válvula, se for o caso você precisará instalar.
No caso dos caminhões perkins, que conheço um pouco, no tempo do frio antes de dar a partida no motor aciona-se o botão por alguns segundos e depois dá na chave. Se tudo estiver de acordo ele pegará normalmente.

boa sorte abraços

sallespickup
14/05/2014, 09:54
Ed um botão separado, pois é no esquema conta até 10 e da partida com o botão acionado pois tem de virar uma tocha antes de dar partida, agora se é bosch e ta ruim de pegar, pode pensar em revisar bomba injetora e se não resolver fazer o cabeçote, pois como diz ser turbo e bosch era pra pegar como quente, os meus nenhum tem valvula e pega facinho

edwint
14/05/2014, 10:09
Ed um botão separado, pois é no esquema conta até 10 e da partida com o botão acionado pois tem de virar uma tocha antes de dar partida, agora se é bosch e ta ruim de pegar, pode pensar em revisar bomba injetora e se não resolver fazer o cabeçote, pois como diz ser turbo e bosch era pra pegar como quente, os meus nenhum tem valvula e pega facinho



Amigo Salles,

Ontem fiquei insistindo na partida e o motor de arranque pifou... ao abri-lo, percebi que estava funcionando somente com 02 escovas, uma estava com suporte quebrado a muito tempo. Substitui o porta escovas completo e hj cedo o motor funcionou, beleza. O problema maior estava no arranque (que ja não é dos melhores, wapsa) não estava virando direito .

Mesmo assim, vou colocar a vela aquecedora p/ funcionar, dae não fico forçando a parte elétrica. Hoje de manha estava beirando 10 graus.


Muitíssimo obrigado

edwint
14/05/2014, 10:22
E ai Ed, blz?

Se sua pickup não pega bem no tempo quente pode ter certeza que ela não pegará no frio, heheh
As regras básicas seriam verificar a bateria, fazer uma revisão no motor de partida, com possível troca de escovas e uma limpeza, verificar o ponto da bomba injetora (não sei se esse tipo de bomba tem ponto como outras que conheço) e por ser um motor perkins sempre é bom ter a vela aquecedora funcionando.
Se entendi seu post esse motor foi adaptado e não há um botão de acionamento dentro da cabine para a válvula, se for o caso você precisará instalar.
No caso dos caminhões perkins, que conheço um pouco, no tempo do frio antes de dar a partida no motor aciona-se o botão por alguns segundos e depois dá na chave. Se tudo estiver de acordo ele pegará normalmente.

boa sorte abraços

Amigo Lampainha!! o problema estava mesmo no motor de arranque. Tks

sallespickup
14/05/2014, 20:14
rsrsrsr, não fala mal do velho Wapsa não, pois ele vira mais rapido que o bosch, de fato sem rotação não pega, mais se virar com velocidade e não pegar com umas 4 voltas, o motor não ta certo, de qualquer forma com a aquecedora vc pode postergar mexer nissso
abs e precisando estamos as ordens

rfdex
14/05/2014, 22:04
Use um relê auxiliar na fiação da vela. Se a fiação for longa ou muito fina, a vela não funciona direito. Acho que pode usar a vela e soltar o botão ao dar a partida, porque essas velas de aquecimento puxam muita carga da bateria... No coletor de ar, se borrifar um WD40 ele pega fácil. Outra opção é usar um pouco de querosene no diesel, facilita a partida em tempo frio. Abraço

edwint
15/05/2014, 07:18
deixei pousar no tempo p/ fazer um teste e hoje cedo, o motor pegou belezinha.

LÂMPADA MÁGICA
15/05/2014, 07:36
Amigo Lampainha!! o problema estava mesmo no motor de arranque. Tks

Blz, pra isso que estamos aqui no forum !!! abraços