Ver Versão Completa : Emendar pontas de eixo
Marisco Off Road
19/12/2005, 10:43
Pessoal,
Alguém já emendou pontas de eixo?
Estou querendo aumentar o wms dos eixos toyota que comprei em 15 cm de cada lado.
Pensei em emendar as pontas de eixo e depois fazer algum tratamento térmico na peça.
Já vi esta conversa de sementação num tópico do Marcos Ojeda, mas não vi a conclusão do assunto.
Alguém tem uma idéia de como fazer?
Abraço,
Marilson
Marilson,
Acho isso loucura...
Procure o Franco... Ele faz sobre medida...
[ ]´s
Marisco Off Road
19/12/2005, 11:03
Ribon,
Tem o tel dele?
Marilson
Marilson,
Qualquer emenda que vc fizer vai causar um ponto de concentração de tensões.
Neste caso, como vc quer aumentar o WMS, sugiro que vc faça novos semi eixos partindo do material bruto.
Aproveite e faça eles de Cromo molibidênio para não ter problemas nunca nos semi eixos ;)
Abraços
Alessandro Henrique
19/12/2005, 11:34
Confeccionar novos semi-eixos eh a solucao mais sensata.
Para este tipo de solda, eh necessario utilizar o processo por friccao com posterior revenimento.
Lamentavelmente excetuando-se o fabricante, eh muito dificil achar quem tenha o equipamento.
Se optar pela confeccao de eixos novos, solicite inspecao para constatar ou nao, a presenca de trincas.
Sds.
Elmer_Jeep
19/12/2005, 12:18
Vou esperar pela opinião dos experts, depois direi minha opinião. 8)
Ribon,
Tem o tel dele?
Marilson
Marilson,
http://www.ensimec.com/
Tem o tel na pagina... 0XX47 - 3337-3390
Procure o Franco...
[ ]´s
Marisco Off Road
19/12/2005, 14:10
Ribon,
Vou fazer um contato com o Franco.
Valeu.
Marilson
Marisco Off Road
19/12/2005, 14:38
Elmer,
Dá seu pitaco aí meu!
Abraço,
Marilson
Elmer_Jeep
19/12/2005, 16:45
badcluster_4x4, blz, é um pitaco mesmo :mrgreen:
Vamos direcionar o assunto em: instalar eixos toyota na F75.
Vou tentar explicar o que fizemos aqui na oficina em nossa F75;
Primeiro vou falar nas carcaças e depois nos semi eixos :wink:
Carcaça dianteira, foi alongada apenas no tubo do lado esquerdo, isso mesmo, o lado direito(curto) permanece original, inclusive a base de assentamento no feixe. Os feixes são band mas estão fixados da mesma forma que os originais, ou seja, centralizados abaixo do chassi. O semi eixo direito está original também.
Carcaça trazeira, foi alongada apenas no tubo do lado direito(curto), o lado esquerdo permanece original a base de assentamento do feixe também, com isso a bola(caixa satélite) ficou um pouco deslocada para o centro do veículo, porém o lado direito ainda está mais curto.
Semi eixos, dianteiro esquerdo e trazeiro direito foram alongados. Foram cortados 4 semi eixos para se fazer dois e esses dois tiveram o corpo unido com solda cromo-níquel. Já condenaram esse serviço aqui pelo fórum...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/6cd59bd5913139c2954e77e4413f0419.jpg
O que fazemos aqui é isso, extremidades conicas, tudo centralizado no torno e preenchimento com solda cromo em toda essa região ===><===
Tudo bem, vai um monte de gente novamente dizer q eu matei a têmpera dos semi eixos, etc e tal.
Não quero ser o dono da verdade, mas aqui a gente se vira com o q tem, e esses são os recursos q eu tenho pra realizar minhas idéias malucas :lol:
Então, só à nível de informação, a F75 já roda desde nov.2003, está com 50mil rodados e nunca tivemos problemas por conta disso.
Outro pra reforçar a teoria, meu Jeep, logo q terminei a reforma(2001) eu já usava eixos híbridos(dana/toyota) com wms original do jeep e os semi eixos flutuantes eram band cortados e emendados com pontas de 19 estrias. Rodei assim até ago.2004 quando instalei o bloqueio 30 estrias no eixo trazeiro, daí tive que novamente cortar os semi eixos e emendar pontas com 30 estrias, isso no trazeiro pois o dianteiro continuava rodando com 19 estrias até o mês passado (nov.2005)quando instalei carcaças mais largas permitindo o uso de semi eixos originais toyota. E de 2001 pra cá meu Jeep rodou 100mil km sem nenhum problema por causa de semi eixo, lembrando que meu motor é diesel(+torque) e no começo eu rodava de 900x16, depois passei pra 33x13,5 e atualmente 35x12,5. O máximo q aconteceu de quebra no meu sistema de transmissão foi a caixa de marchas em junho desse ano.
Bão esse é o meu relato.
Se vc tiver receio em emendar os semi eixos, faz o trabalho nas carcaças inicialmente mede tudo e manda confeccionar os semi eixos maiores inteiriços na ensimec.
Acho q é só.
abração.
sschwarz
19/12/2005, 17:38
O que fazemos aqui é isso, extremidades conicas, tudo centralizado no torno e preenchimento com solda cromo em toda essa região ===><===
Tudo bem, vai um monte de gente novamente dizer q eu matei a têmpera dos semi eixos, etc e tal.
Fala Jipeiro!
Olha só, prá me meter no assunto, mesmo não tendo nada haver com semi eixos, mas sim com o processo em si: Adaptei motor AP 2.0 no Sidekick e tive que adaptar o eixo piloto para usar a caixa dele com a embreagem do AP. Meu eixo piloto foi soldado usando pino central nas duas extremidades e quebrou. Daí achei um cara que fez exatamente isso que vc sugere, apontando as duas extremidades. Dessa maneira ele está agüentando muito bem obrigado.
Como falei, não são semi eixos, portanto, não posso afirmar se em termos de torque a coisa é igual, mas parece-me que sim, pois no eixo piloto é transmitida toda a força do motor para a caixa.
Por favor, corrijam-me se eu estiver falando bobagem, mas no meu caso se apresentou como uma ótima solução.
[ ]s
Marisco Off Road
19/12/2005, 17:46
Elmer,
Eu tinha pensado no caso de manter um lado intacto e mecher no outro, só fico com receio do posicionamente da bola do eixo em direção da t-case que no meu caso também é toyota, imagino que também seja o seu.
Não fica muito central este posicionamento?
Quanto vcs aumentarão nos semi-eixos?
Estou pensando em 200mm.
Não sou um expert mas como é esta solda cromo-níquel, é o tipo do eletrodo usado na solda elétrica ou é outro tipo de solda, por exemplo mig?
Um abraço,
Marilson
Elmer_Jeep
19/12/2005, 18:21
Elmer,
Eu tinha pensado no caso de manter um lado intacto e mecher no outro, só fico com receio do posicionamente da bola do eixo em direção da t-case que no meu caso também é toyota, imagino que também seja o seu.
Não fica muito central este posicionamento?
Não. O dianteiro fica perfeito.
Somente a bola do eixo trazeiro fica deslocada e mesmo assim é pouco.
Quanto vcs aumentarão nos semi-eixos?
Estou pensando em 200mm.
Eu ia até falar no post anterior que não tenho mais as medidas exatas.
Não sou um expert mas como é esta solda cromo-níquel, é o tipo do eletrodo usado na solda elétrica ou é outro tipo de solda, por exemplo mig?
É um tipo de eletrodo, mas não é qualquer máquina que tem capacidade pra "queimar" ele. Aqui agente tem uma bambozzi rotativa.
[]'s
Já que o Elmer tem experiências boas com o assunto, então talvez vc possa tentar Marilson.
Eu ainda acredito não ser a melhor solução, mas se vc quiser tentar, somente tenha certeza de manter todos os semi eixos flutuantes, pois se forem assim, o máximo que vai acontecer em uma quebra é vc perder a tração naquele eixo.
[]s
Gilbertojipeiro38
20/12/2005, 08:32
Elmer
esta solucao de soldar eixos e muito utilizada para consertos. Todo eixo bem soldado quebra em outro lugar nao na solda. A Eutetic tem um eletrodo propio para emendar eixos muito usado em caminhoes com maquina rotativa (Ge , Bambozzi) ou destas eletronicas modernas que tem corrente continua pura
leopoldo
20/12/2005, 09:35
Não quebra na solda. :shock:
Quebra do lado. :?
O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor. :pensativo:
Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura :concordo: ...... se não vai preparando para o susto do estouro. :parede:
Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas. :parede:
Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG :putz:
Então é o seguinte:
- se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
- se não abusar na reduzida, o mesmo.
E finalmente:
1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo. :concordo:
2- O razoável seria poder fazer uma junção num semi-eixo que fosse mais grosso no local da solda. :concordo:
3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar. :concordo:
4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir. :concordo:
5- Comprar pronto de quem tiver à venda. :concordo:
E finalmente:
ELMER,
Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.
Vejo a junção usinada e alinhada.... OK
Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.
Isso é ruim.
Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.
Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
Marisco Off Road
20/12/2005, 10:55
Leopoldo,
Aguardava mesmo sua resposta!
Você já ouviu falar em um processo de alívio de tensão onde, segundo uma empresa que consultei aqui, seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda, pois o processo de sementação não é possível devido a diferença de materiais entre as pontas e a solda, logo trincaria na hora do processo.
Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.
Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!
Abraço,
Marilson
Elmer_Jeep
20/12/2005, 11:01
Não quebra na solda. :shock:
Quebra do lado. :?
O problema é a redução do jeep, ou o torque do motor. :pensativo:
Se o cara usar o jeep com o pé aliviado, o semi-eixo dura :concordo: ...... se não vai preparando para o susto do estouro. :parede:
Por exemplo: no jeep, era comum fazer emenda para o semi-eixo traseiro flutuante. Estourava os meus porque primeiro calçava V8, também tinha o probleminha dos 9.00"x16" e depois, o diâmetro do eixo já não era mesmo essas coisas. :parede:
Mas mesmo assim, quebrava do lado da junção, na zona afetada térmicamente (ZTA), que não era nem o aço-cromo, nem o próprio material do eixo pois era o meio disso e ao mesmo tempo, nada disso. Nem com solda eletrodo comum em CA, nem com CC nem com MIG :putz:
Então é o seguinte:
- se andar com o pedal aliviado, o semi-eixo dura um bom tempo.
- se não abusar na reduzida, o mesmo.
Em 97, 98 eu quebrei um assim, do lado da solda, nessa época o Prateado tinha motor kombi diesel :P e foi numa subidinha simples no portão de casa :lol:
1- O pior é soldar nú e crú. O semi eixo fica mais fraco mesmo (do lado da solda). Contando com isso, procurar fazer cordões pequenos e esperar esfriar a junção e de pouco em pouco, fazer a junção. Não fazer a junção na correria e sem avermelhar a junta em volta ...... não frite o material do eixo. :concordo:
Com certeza, esse é o procedimento que executamos :wink:
3- Mais razável ainda seria partir de um semi-eixo mais grosso e só usinar o entalhado, ambas soluções difíceis. Só pra quem tiver metal duro para ferramentar. :concordo:
4- Usinar um semi-eixo e depois, dependendo do aço, mandar temperar e revenir OU cementar, temperar e revenir. :concordo:
E também pra quem tiver acesso à ferramental/equipamentos adequados para este fim(não é o meu caso :cry: )
5- Comprar pronto de quem tiver à venda. :concordo:
Seria o mais interessante, acho q a Ensimec encara o desafio. :twisted:
E finalmente:
ELMER,
Na sua foto, vejo a junção de 2 tipos de eixo: um feito de material base, forjado, provávelmente do jeep e um de material usinado, o da toyota.
Sim mestre, esses dias instalamos um kit flutuante de band num engesa e os semi eixos band foram alongados, tiveram no corpo as pontas implantadas(lado estria) do engesa. São esses da foto acima.
Vejo a junção usinada e alinhada.... OK
Só que vejo corrosão em ambas as extremidades.
Isso é ruim.
Na hora da solda mistura tudo e a corrosão prejudicaa qualidade da solda.
Quando fizer isso, jateie ambas as extremidades deixando no aço apenas ...... sem corrosão, sem óleo de corte ...... só o aço.
Blz mestre, as extremidades foram unidas apenas pra eu tirar a foto, faltava ainda fazer os "degrauzinhos" no lado direito(que estava na placa do torno) e depois a corrosão foi removida na escova de aço rotativa, após isso foi tudo pro banho químico pra finalmente ser realizada a solda.
abração.
Elmer_Jeep
20/12/2005, 11:22
Obrigado ao Elmer pelas dicas e fotos.
Na Ensimec o Franco me cotou a R$1100,00 o par de eixos, achei caro pra caraio, por se tratar somente dos semi-eixos, é o preço de um T-rex completo!
Abraço,
Marilson
Imaginei que o preço ficasse alto mesmo, até porque são peças únicas sob encomenda, diferente dos t-rex bone que são feitos em uma determinada escala :wink:
[]'s
leopoldo
20/12/2005, 12:11
..... seria um aquecimento a 350 graus somente no local da solda........
Aquecimento a uns 350 ºC, parece que eles se referem ao revenimento. Mas isso é feito após a têmpera. Depende do aço pois, pode ser temperado direto (por ex: 4130 ou 4340) e depois revenido ou cementado, depois temperado e finalmente revenido (por ex: um 1030). De qualquer modo, como falei antes, o eixo costuma romper no lado da solda e não há tratamento para "revigorar" simplesmente. É lógico que vc pode recozer os semi-eixos, depois soldar, temperar, revenir ..... mas seria então + fácil usinar de vez.
O problema é o seguinte: na solda o material pode ser bem duro, no semi-eixo também, mas no meio, naquela parte que fica azulada depois da solda, fica mais mole que os 2, e perde resistência. Quanto mais aquecido tiver sido o eixo, maior seria a área amolecida. Soldar com calma não impede o amolecimento mas diminui a área afetada.
Nem vou falar de solda por artito, que seria uma outra opção pois nem tenho ideia de quem faça isso por aí.....
E não se esqueça que ao juntar aços diferentes, o aço torce diferentemente ao aplicar o torque. Com a solda no meio e a região afetada, cada parte dele torce de forma diferente .... e se numa dessas ele envergar, fratura mais fácil ainda......nem dá tempo de sentir a vibração do eixo desbalanceando.
Se soldar torto o eixo, não quebra só por causa do material, quebra rápidamente por fadiga também.
:(
.... pois o processo de sementação .....
:discordo:
É cementação.
ELMER,
Soldar no torno realmente é uma boa, pois garante o alinhamento. Uma coisa interessante que eu ví uma vez, foi acionar o torno numa alta velocidade com o eixo ainda amarelo. Lógico que não pode esquecer de ajustar bem a lupa.
Assim, o eixo esfria alinhado, mesmo com o cordão repuxando. :pensativo:
Solda, poe pra virar, solda de novo, por pra virar..... quando acaba, o eixo está muito bem alinhado, e vc pode só fazer o acabamento na solda.
Marisco Off Road
21/12/2005, 09:28
Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
www.resipecas.com.br
Abraço,
Marilson
pra contabilizar mais um "emendador"
há meses tive que emendar o semi eixo curto do diferencial dianteiro do meu jipinho
já fiz trilha etc e até agora tá ok
usei o mesmo termo que foi usado neste tópico quando fui ver o preço da peça nova: "caraio" :putz:
sei das limitações e por isso cautela sempre
[ ] ´s
Valeu pelas dicas pessoal, estou cotando com uma empresa aqui em Curitiba que fabrica pontas de eixo.
www.resipecas.com.br
Abraço,
Marilson
a resipeças é uma metalurgica completa, e os produtos que fabrica sao de excelente qualidade e exportados pros quatro cantos do mundo.
TALVEZ eles façam algo sob medida, mas acho que o preço nao compensa.
infelizmente as soluçoes ideais sao caras e inacessiveis a maioria aqui.
leopoldo
23/12/2005, 11:34
A CINPAL também fabrica eixos
Marisco Off Road
27/12/2005, 17:10
Pessoal,
Recebi retorno da resipeças e nem se quer me deram preço, apenas informaram que tem que ter pedido mínimo de 20 peças para daí conversar,
ou seja, não estão nem aí para o meu pedido.
Alguém conhece outras empresas que possam fabricar estes semi-eixos.
O leopoldo falou da cinpal, mas no site não fala sobre a linha toyota, vc conhece alguém lá?
Abraço,
Marilson
Marisco Off Road
27/12/2005, 17:58
Leopoldo,
Estava aqui a fazer alguns tels e tive estes preços:
-Aço 4140 - barra com 3 metros e 34,9mm de diâmetro - R$140,00.
-Aço 4340 - barra com 3 metros e 34,9mm de diâmetro - R$212,00.
Qual deles é melhor para fazer os semi-eixos?
Que tipo de tratamento (temperar e revenir ou outro) devo orçar para este caso?
Vou procurar uma empresa para fresar as pontas e ver quanto vai dar.
Será que compensa?
Valeu mestre,
Marilson
leopoldo
27/12/2005, 18:36
4340
depois de torneado e frezado , temperar e revenir.
deve dar para fazer até 3 pares.
Não compensa ?
Marisco Off Road
28/12/2005, 10:37
Valeu Leopoldo,
Estou procurando uma empresa para fazer o estriado mas esta semana ninguém trabalha, semana que vem dou notícias.
Acho que só levando o semi-eixo atual eles já conseguem copiar a estria.
Quanto ao processo de tempera e revenimento me pediram R$3,50 o kilo, achei barato!
Abraço,
Marilson
Dirceu D.Jr.
17/05/2006, 16:48
Eai marisco, que fim deu?? Vc fez os semi eixos??
Estou com um problema parecido.
Marisco Off Road
17/05/2006, 16:59
Dirceu,
Por enquanto não solucionei este problema, pois mexi só no eixo traseiro e não precisei emendar as pontas.
Em breve vou mexer no dianteiro e daí vou atrás do aço para fazer, vou fazer somente uma das pontas, de acordo com as especificações que o Leopoldo passou.
Abraço,
Elmer_Jeep
10/06/2006, 18:14
Marisco_Pneus,
E as novidades :?: cadê as fotos :?:
Fez o que no eixo trazeiro :?:
Saca só, daqui uns dias vamos mexer na F75 do meu velho, mudar a suspensão pra S.O.A. e como é carro de trabalho não pode ficar muito tempo parada, daí estamos construindo outra carcaça band alongada e já com os devidos acertos nos angulos de caster e pião, high-steer(by Elmer_Jeep) ta pronto, o eixo trazeiro vai ser o mesmo pois é só mudar a posição das sapatas sem toda burocracia que exige no dianteiro.
No mais, vou retirar algumas laminas, montar 4 turbogás, instalar 4 revolver's :palmas:
Será q vai ficar bruta :?: :lol:
[]'s aguardando o próximo feriado :twisted:
Andrejur
10/06/2006, 19:50
Grande Elmer e todos que instalaram o Kit flutuante traseiro T-Rex Bone com freio a disco
Estou precisando saber quanto mede a parte que sobra depois da parte externa da Roda(cubo, tampa, etc.). Se tiverem fotos, melhor ainda.
Explico, vou substituir o meu eixo traseiro do JPX, atualmente com o de Rural c/espaçadores de 4cms, pelo da F75, 10 cms + largos. Acontece que o Kit Ensimec aumenta 4 cms em relação ao original em razão daqueles espaçadores de alumínio entre a carcaça e o suporte da pinça. Minhas rodas e polainas já estão no limite(zeradas) e não pretendo + mexer nas polainas. Talvez no Off-set das rodas que já +10.
No meu freio a disco SBD tem um flange de +/- 2cms que encaixa entre a ponta da carcaça e o suporte da pinça. Será que esse flange ou a bolacha de alumínio que acompanha o Kit pode ser descartado?
Agradeço qualquer informação.
Abs.
No meu freio a disco SBD tem um flange de +/- 2cms que encaixa entre a ponta da carcaça e o suporte da pinça. Será que esse flange ou a bolacha de alumínio que acompanha o Kit pode ser descartado?
Agradeço qualquer informação.
Abs.
Andre
Pode sim, mas observa a largura original que o adaptador de aluminio provoca originalmente, pois o comprimento dos semi-eixos está otimizado para esta medida.
Então mede a espessuar do suporte da pinça, meça a espessura do anel de aluminio e diminua este até atinguir a espessura que representa a diferença entre eses dois.
A razão deste anel de aluminio, nos Jeep's é bem justificada, na Rural e na F75 ja bem menos: A de afastar a roda da lata, ja que pneu grande gosta de pegar na parte interna durante a trilha. E em segundo plano de facilitar a adaptação, ja que a manga original não encaixa no tubo do diferencial.
Dai fazer um adaptador para cada caso tornou se um handycap e ficamos em orientar o cliente a cada caso, que acaba sendo mais eficiente.
Mas qq dúvida, me liga, estou as ordens. 047-3337-3390.
Marisco Off Road
10/06/2006, 23:03
Elmer,
Vou usar duas pontas longas no eixo traseiro, ou seja bola central com cardã CV.
Se vai funcionar?
Não sei, mas em breve quero descobrir!
Abraço,
Andrejur
11/06/2006, 00:13
Valeu, Franco. Se entendi direito, posso posso substituir/ compensar o adaptador de alumínio pelo suporte da pinça, guardando as devidas proporções em relação aos semi-eixos...
Sendo assim, no meu caso, fica + fácil pq a manga de eixo já está fixada no suporte da pinça.
São examente os 2 cms de cada lado que, no meu caso, não precisaria ter...
Se for assim, estarei livre do trabalho de modificar o off-set das rodas.
Muito obrigado.
Abs.
Elmer_Jeep
14/06/2006, 11:15
Marisco_Pneus,
carcaça dianteira sendo alongada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/f2a921af6b028a2627688eff4baf2e80.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/05dfec50edd2855dd63b893e799483cb.jpg
lembrando que dentro vai um reforço(um pedaço de D44 canela fina)
[]'s
Marisco Off Road
14/06/2006, 11:36
Elmer,
No dianteiro estou fazendo exatamente isto, porêm no torno para melhor alinhamento, e também com um tubo interno.
Vou fazer somente a ponta maior nova.
Já comprei as chapas para fazer os braços high steer, conforme vc me mandou as fotos.
Abraço,
eu tenho la minhas dúvidas em fazer esse tipo de serviço, quando eu mechia c/ tratores ja vi gente fazendo isso, mas nao durava muito tempo não... agora p/ fazer em um veiculo que vc carrega sua familia, as vezes em velocidade relativamente aalta em uma curva, imajine a falta de uma roda.... pode fazer um grande estrago heinnn.... (neste caso os eixos trazeiros)
cristiano
29/06/2006, 17:38
esses dias instalamos um kit flutuante de band num engesa
Elmer, onde você arruma esses kits ?
Elmer_Jeep
29/06/2006, 20:20
Elmer, onde você arruma esses kits ?
Bom não é bem um kit...basta comprar um eixo trazeiro flutuante da band e retirar as peças que interessam...
consigo nas bands retiradas em leilões, desmanches, etc
[]'s
Fala Jipeiro!
Olha só, prá me meter no assunto, mesmo não tendo nada haver com semi eixos, mas sim com o processo em si: Adaptei motor AP 2.0 no Sidekick e tive que adaptar o eixo piloto para usar a caixa dele com a embreagem do AP. Meu eixo piloto foi soldado usando pino central nas duas extremidades e quebrou. Daí achei um cara que fez exatamente isso que vc sugere, apontando as duas extremidades. Dessa maneira ele está agüentando muito bem obrigado.
Como falei, não são semi eixos, portanto, não posso afirmar se em termos de torque a coisa é igual, mas parece-me que sim, pois no eixo piloto é transmitida toda a força do motor para a caixa.
Por favor, corrijam-me se eu estiver falando bobagem, mas no meu caso se apresentou como uma ótima solução.
[ ]s
BOM DIA estou tambem trocando meu motor por um ap, gostaria de saber como ficou a medida do eixo trazeiro do cambio? vc colocou o cambio c10? vc teve que emenda-lo tbem?
se vc usou o cambio original esta aquentando bem?
obrigado
Elmer_Jeep
16/05/2007, 12:05
Não quero ser o dono da verdade, mas aqui a gente se vira com o q tem, e esses são os recursos q eu tenho pra realizar minhas idéias malucas :lol:
Então, só à nível de informação, a F75 já roda desde nov.2003, está com 50mil rodados e nunca tivemos problemas por conta disso.
E no feriadão de 1º de maio meu pai foi com a galera pra Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=238875#post238875) Vovó carregada (era a única de carroceria no comboio) e no primeiro desafio (barranco alto na saída de um igarapé) começou a subir e ficou quicando no meio da subida, derrepente BUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM :putz: :parede: :(
Foi-se o semi eixo emendado...
Elmer_Jeep
16/05/2007, 12:35
por enquanto a viatura já tá rodando porque tinhamos outro emendado reserva... mas agora Meu Velho tá meio preocupado, aí fazendo umas pesquisas, tirando umas medidas encontramos a seguinte solução.
Devido as modificações feitas na carcaça precisavamos de um semi eixo trazeiro para o lado curto com 81cm de comprimento, o da band não-flutuante (lado longo) tem exatamente essa medida e está sendo retrabalhado em duas partes.
A primeira etapa (foto 1) é a que mais me preocupa pois os semi-eixos originalmente flutuantes medem 32mm e esse do não-flutuante tem 38mm... O máximo que tem de espaço disponivel no diametro interno da manga de eixo é 35mm então tivemos que rebaixar o corpo do semi-eixo(não flutuante) pra 34,5mm.
Aí fica a dúvida se perdi uma parte do tratamento (tempera/revenimento/etc) mas de acordo com o torneiro que fez a usinagem aqui o grau de dureza se manteve, teve que afiar a ferramenta de corte várias vezes.
A segunda etapa é baba(foto 2), apenas reduzimos o flange e agora é só fazer os furos conicos pra encaixar nos prisioneiros do cubo de roda. (foto 4).
Bom, tá aí, mesmo que fique enfraquecido pela usinagem agora é só mandar temperar/revenir, pelo menos já tenho a peça com as medidas exatas para essa aplicação.
[]'s
joão k. chikui
16/05/2007, 12:45
E no feriadão de 1º de maio meu pai foi com a galera pra Serra do Sol (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=238875#post238875) Vovó carregada (era a única de carroceria no comboio) e no primeiro desafio (barranco alto na saída de um igarapé) começou a subir e ficou quicando no meio da subida, derrepente BUUUUMMMMMMMMMMMMMMMMM :putz: :parede: :(
Foi-se o semi eixo emendado...
Grande Elmer Jeep
É por essas e outras que vc tem uma legião enorme de admiradores(eu sou um deles): O que dá certo vc mostra , o errado vc não esconde!
Apesar que resistir a 3 ou 4 anos com motor diesel e pneu 33" ja foi uma verdadeira vitória.
Essas 30 estrias do eixo da band é compatível com teu bloc?
Abração.
Elmer_Jeep
16/05/2007, 14:49
hauhaua, obrigado.
Bom, a verdade tem q ser dita, eu confiava em semi eixos emendados, já tive boas experiencias, as más devem ser compartilhadas também. Não recomendo mais.
Outro detalhe, esse semi era da Vovó, F75 do meu pai, tem motor diesel e sempre rodou de pneus 900x16.
No meu CJ eu uso semi eixos band em carcaças dana 44, as estrias são retrabalhadas pra encaixar corretamente
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/5e8647c633c8732735dd96fd5a97c900.jpg
equipeminas4x4
16/05/2007, 16:14
Elmer,
Vc tá me saindo um gambiarrero de mão cheia.... HAHAHAHAHAHHA PQP, tá me superando..... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O ideal para emendar eixos de câmbio, deve servir pra semi-eixo tb, apesar de eu não concordar com sem-eixo emendado, é usinar um pino em uma parte e fazer um furo na parte à ser emendada. Isso é encaixado na pressão e soldado com as partes presas no torno pra não haver empeno. Qd precisar reduzir eixo de saída do câmbio, pode fazer sem medo de ser feliz. Pra semi-eixo num sei se funfa.
[]´s
Elmer_Jeep
16/05/2007, 16:27
não adianta P.N. já fizemos assim tb e não resolve. No caso de semi-eixos... hehe.
[]'s
Elmer,
Tem como adaptar os semi-eixos de band em dana 44 engesa?
Passe a receita se tiver como...
equipeminas4x4
16/05/2007, 16:33
não adianta P.N. já fizemos assim tb e não resolve. No caso de semi-eixos... hehe.
[]'s
Vc chanfrou qto???
[]´s
leopoldo
17/05/2007, 00:27
sempre voltamos ao mesmo assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28005&page=5
no fim da página.
quebrou pq naquele momento, a carga em cima deste semi-eixo extrapolou o máximo.
se tinha bloqueio, era esta a roda que estava fornecendo tração e todo o torque foi transferido para este lado. Sem bloqueio, a carga é X / 2. Com o bloqueio e a outra roda derrapando, este semi-eixo sofreu X x 2. Se estava traçado e e reduzido, era a carga X x 2 x a redução.
José Augusto
17/05/2007, 00:55
Elmer, vc tem informação de que eletrodo foi utilizado na emenda?
Marisco Off Road
17/05/2007, 08:33
José Augusto,
Vai por mim, sai mais barato e fica melhor fazer um sob medida com o franco da Ensimec, ou mandar fazer em outra empresa, temperar e revenir.
Mais forte, material melhor e o cara sabe o que faz.
Abraço,
equipeminas4x4
17/05/2007, 09:26
é isso ae Marilson.
[]´s
José Augusto
17/05/2007, 09:44
José Augusto,
Vai por mim, sai mais barato e fica melhor fazer um sob medida com o franco da Ensimec, ou mandar fazer em outra empresa, temperar e revenir.
Mais forte, material melhor e o cara sabe o que faz.
Abraço,
É só curiosidade mesmo, perguntei pois tenho um conjunto desses, pontas emendadas "no torno", feitas com encaixe, chanfradas e soldadas, estão guardadas, só que são flutuantes, lembro que tive que encomendar o eletrodo pois não achei em lugar algum, atualmente uso ensimec no CJ, na Rural tb mandei fazer, peguei as especificações necessárias com um fabricante mandei usinar e posteriormente a tempera por indução nas pontas (nessa época não tinha produto pronto de "prateleira").
[]'s tb já passaram por tudo isso.
Elmer_Jeep
17/05/2007, 10:16
Elmer,
Tem como adaptar os semi-eixos de band em dana 44 engesa?
Passe a receita se tiver como...
Bom, com emenda não faço mais, nem recomendo. Então pra meter semi-eixos originais band em carcaças Dana 44 só se fizer igual no Prateado http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=360258#post360258
...ou de preferencia compre um kit ENSIMEC. :concordo:
[]'s
Elmer_Jeep
17/05/2007, 10:22
Vc chanfrou qto???
[]´s
Sei lá, geralmente ERA feito algo com 10mm de espessura X 20 de comprimento.
[]'s tentando esquecer o passado :parede:
equipeminas4x4
17/05/2007, 10:29
Sei lá, geralmente ERA feito algo com 10mm de espessura X 20 de comprimento.
[]'s tentando esquecer o passado :parede:
O passado nos persegue..... HAHAHAHA
[]´s
Elmer_Jeep
17/05/2007, 10:36
sempre voltamos ao mesmo assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28005&page=5
no fim da página.
quebrou pq naquele momento, a carga em cima deste semi-eixo extrapolou o máximo.
se tinha bloqueio, era esta a roda que estava fornecendo tração e todo o torque foi transferido para este lado. Sem bloqueio, a carga é X / 2. Com o bloqueio e a outra roda derrapando, este semi-eixo sofreu X x 2. Se estava traçado e e reduzido, era a carga X x 2 x a redução.
eae Mestre Leo.
Estou acompanhando o tópico indicado, falando nisso esses dias meu pai tava comentando aqui da época que ele trabalhou em Anápolis e acompanhou a troca da asa de um boeing e na hora da montagem a furação dos parafusos veio com 3mm fora de centro... Resultado: como precisavam entregar a aeronave em um determinado prazo, parece que o negócio foi resolvido com uma lima... :shock: :lol:
E, voltando ao assunto, o q vc acha dessa minha alternativa do semi-eixo usinado :?:
[]'s
Elmer_Jeep
17/05/2007, 10:43
Elmer, vc tem informação de que eletrodo foi utilizado na emenda?
Aqui a gente só usa o de Cromo-Níquel UTP 65.
[]'s
Leo - Beethoven
17/05/2007, 11:32
Pessoal, eu trabalho com equipamentos específicos para análise de materiais e tenho muito contato com o laboratório da Polícia Civil em SP, RJ, PR e MG principamente.
Pra quem não sabe, esse laboratórios são como a versão tupiniquim da série CSI....TV a parte, digo isso pq uma das principais análises criminais feitas nestes laboratórios são de avaliações de semi-eixos emendados de algum caminhão que quebrou e saiu matando gente ladeira a abaixo.
No mercado de auto peças de caminhão, é comum o "semi-eixo recondicionado" que nada mais é que um eixo quebrado e que soldam de novo, passam no torno pra dar um acabamente e dão aquele óxido preto pra ficar "bunito"....quem compra acha que tá fazendo um "negoção", afinal a peça parece "nova"....mas quando analizado o miolo dos eixos a história é outra.....detalhe: Em um acidente envolvendo vítimas por conta do semi-eixo rompido. O laboratório de análises físicas da Polícia Cívil, sempre caracteriza como "dolosa" o fato de se fazer uma solda em semi eixos.....
Abs.
Marcelo R. A. da Cunha
17/05/2007, 11:40
Pessoal, eu trabalho com equipamentos específicos para análise de materiais e tenho muito contato com o laboratório da Polícia Civil em SP, RJ, PR e MG principamente.
Pra quem não sabe, esse laboratórios são como a versão tupiniquim da série CSI....TV a parte, digo isso pq uma das principais análises criminais feitas nestes laboratórios são de avaliações de semi-eixos emendados de algum caminhão que quebrou e saiu matando gente ladeira a abaixo.
No mercado de auto peças de caminhão, é comum o "semi-eixo recondicionado" que nada mais é que um eixo quebrado e que soldam de novo, passam no torno pra dar um acabamente e dão aquele óxido preto pra ficar "bunito"....quem compra acha que tá fazendo um "negoção", afinal a peça parece "nova"....mas quando analizado o miolo dos eixos a história é outra.....detalhe: Em um acidente envolvendo vítimas por conta do semi-eixo rompido. O laboratório de análises físicas da Polícia Cívil, sempre caracteriza como "dolosa" o fato de se fazer uma solda em semi eixos.....
Abs.
Tipo de resposta que acrescenta algo de util ao FORUM!!!
:palmas:
[]'s
Marcelo
Leo - Beethoven
17/05/2007, 11:41
Só completando: É óbvio que pra quem entende mesmo do assunto, emendar e soldar os eixos é possível e dentro da forma adequada pode ficar muito bom. O meu post anterior é só um relato do que já vivenciei várias vezes....mas como opnião pessoal posso dizer que se tiver a opção de poder fabricar um eixo específico para o meu caso, mesmo que gaste um pouco a mais, certamente o farei.
Abs.
Leo - Beethoven
17/05/2007, 11:47
Tipo de resposta que acrescenta algo de util ao FORUM!!!
:palmas:
[]'s
Marcelo
Fico feliz em saber.
Como eu disse, não condeno quem faça isso dentro dos critérios corretos, apesar de que usaria isso como último recurso somente.
Mas "sapeando" por aqui, achei que a minha experiência nessa área pudesse ajudar em algo, ou pelo menos refletir a respeito.
Abs.
Marcelo R. A. da Cunha
17/05/2007, 11:48
Bem e no meu caso só complementando também: Fiz o comentário, pois essa informação que o Leandro postou eu não sabia e acredito que muita gente aqui do forum também não saiba. :concordo:
Sobre semi eixos emendados eu também já usei por um tempo por falta de opção, mas assim que a Ensimec começou a fabricar eu fiz um upgrade dos eixos :mrgreen: .
[]'s
Marcelo
Leo - Beethoven
17/05/2007, 13:31
Sobre semi eixos emendados eu também já usei por um tempo por falta de opção, mas empresas assim que a Ensimec começou a fabricar eu fiz um upgrade dos eixos :mrgreen: .
Você disse uma coisa agora, que merece um comentário extra....Se todos ainda buscarem soluções adequadas, mais empresas como a Ensimec se interessarão pelas nossas aplicações e projetos especiais, tornando as gambiarras cada vez menos vantajosas em vários aspéctos e dando emprego pra mais gente também.
Abs e não sendo candidato a nada nas próximas eleições...
leopoldo
18/05/2007, 01:10
A primeira etapa (foto 1) é a que mais me preocupa ...
Se este semi-eixo vai ser usado num sistema flutuante, mesmo que quebre, a única coisa que se perde é a tração e o freio motor. Aliás, este sempre foi o benefício em segurança a favor do flutuante. A possibilidade da RL é apenas um acessório.
Se este semi-eixo vai ser usado em um sistema semi-flutuante, vai haver problemas.
Leo - Beethoven
18/05/2007, 09:03
Se este semi-eixo vai ser usado num sistema flutuante, mesmo que quebre, a única coisa que se perde é a tração e o freio motor. Aliás, este sempre foi o benefício em segurança a favor do flutuante. A possibilidade da RL é apenas um acessório.
Se este semi-eixo vai ser usado em um sistema semi-flutuante, vai haver problemas.
Concordo :concordo: Bem observado.
:discordo: È preferivel,juntar + grana e fazer do jeito certo doq ter que pedir pro medico "emendar" os "ossos"depois, ou pior de um cidadao que tava do outro lado da rua e foi acertado por uma roda com um pedaço de semi-eixo cravando na testa,gente nao da ideia errada,nestes tipos de coisas nao ç economiza,MARILSOM FAZ OS MEUS PNEUS MAIS EM CONTA E leva DUMA VEZ A GRANA LÁ PRO FRANCO!!!!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
leopoldo
20/05/2007, 19:24
Isso só acontece com semi-flutuante
Fala aí pessoal
Eu tenho eixo flutuante e fiz trilhas por dois anos , até que quebrou um semi eixo......só aí descobri que já havia sido soldado.....se não fosse flutuante , a roda teria saido ladeira abaixo.
Denis Takashi
20/05/2007, 19:59
Rapaziada,
Só para complementar:
O sistema flutuante não é garantia de 100% que a roda ( e o cubo e semi eixo também ) nunca irão cair, algumas vezes o cubo pode sair sim, mas isto é na maioria uma falha enorme na montagem, como o sistema ser montado sem as travas adequadas, na ordem certa, e etc. Em síntese : Falta de manutenção associada à profissionais sem conhecimento. Pois ainda acho que fadiga não seria a maior razão.
:arrow:Me recordo de um acidente ocorrido à muito tempo em uma rodovia paulista ( não me recorodo qual) onde um cubo ( e a rodagem dupla) de um caminhão se soltaram no meio da pista, o caminhão até que conseguiu parar, pois era trucado e como era madrugada, o cubo não acertou nenhum veículo na pista, porém, antes do motorista do caminhão chegar pra sinalizar o local, um onibus tentou desviar do cubo e acabou tombando.
Acho que o Leo se referia ao sistema que conheço como " carcaças valente", que consiste no seguinte: Quando a rosca da manga de eixo de um caminhão, por algum motivo "espana", esta empresa vai até onde o cliente está, mesmo que num acostamento de estrada, munidos de uma carretinha e um grupo gerador e corta, solta , faz rosca, enfim, bota o caminhão pra rodar. Se isto facilita quebras, não sei, mas submeter um elemento vital à aquecimento e até emendas feitas "no grito" não me parece muito inteligente.
Abraços
leopoldo
21/05/2007, 18:19
Sim, muitas coisas erradas podem acontecer: as porcas de roda soltarem, o pneu descamar, a manga fraturar, o próprio eixo sair ....
Mas no campo das possibilidades, aparentemente é mais fácil um semi-flutuante falhar que a manga fraturar.
No caso do valente, isso é apropriado como um reparo de emergência para poder mover o caminhão até um posto de serviço competente enquanto se providencia a peça NOVA.
MAAAASSSS,
é + provável que o motorita meta o pé no acelerador e esqueça para sempre que tem uma peça comprometida lá ... até quebrar.
Pessoal,
estou com eixos de rural para instalar no CJ, vou utilizar flutuantes na traseira, mas gostaria de instalar o semi-eixo com roda livre, verifiquei que devo usinar a manga de eixo para ajustar ao eixo, agora, pensei em utilizar um semi eixo maior e usinar as estrias para a roda livre, acredito que seja melhor que emendar, mas alguem poderia me informar que semi-eixo utilizar para fazer isso, se é que existe??
obrigado a todos
equipeminas4x4
10/12/2007, 13:00
NKaneda,
Compra o kit de semi-eixos flutuantes da ENSIMEC. Já vêm prontos em aço especial, muito mais resistentes q os originais. O kit já vem com o queixo duro, mas vc pode colocar roda livre sem o menor problema. Vc vai usar a manga de eixo do dif. dianteiro, sem precisar fazer nenhuma usinagem, podendo ainda escolher semi-eixo com 19 ou 30 estrias.
[]´s
Obrigado Marcel,
Cotei na Ensimec e alias, fui muito bem atendido, caro pra caramba mas essencial, com certeza vou optar pelos da Ensimec, mas antes, como era feito?? Com eixos soldados??
Um abraço!
equipeminas4x4
12/12/2007, 10:12
pode soldar, mas vai quebrar.
[]´s
Lucas Bizari
21/12/2011, 14:20
É solda elétrica, mas aí vc pede eletrodo de cromo níquel, ou eletrodo pra metal duro. Abraço
Lucas Bizari
21/12/2011, 14:23
É solda elétrica, mas ai vc pede eletrodo de cromo niquel. Abraço
andrezeppelim
04/04/2016, 16:34
ola pessoal apesar de possuir três jeep ,um 73 , um 80 um 54 , so a carcaça e uma f75 (todos p reforma ) venho pedir a opiniao dos senhores no meu projeto mais antigo um chevette c motor de opala ele ja ta funcionando mas quero colocar o diferencial dana 30 do opala c relacao 3,54 (ja tenho ) p ficar com a mecanica toda do opala 4 cil pois bem depois d encurtar o tubo do diferencial fica a questao do semieixo chevette que nao casa com a planetaria do opala ( fica folgado ) ai pensei poderia encher a ponta do semieixo e refazer as estrias na medida da planetaria eu acho q feito assim seria mais dificil quebrar do que eu emendasse o semieixo no meio, devido a solda (enchimento) estar justamente na ponta do semieixo q fica dentro da planetaria e se viesse a quebra p ser o diferencial dana a roda nao saltaria fora pois o semieixo ser travado p aquela chapa e 04 parafusos eu penso assim mas gostaria muito da ajuda do senhores
Elmer_Jeep
04/04/2016, 17:03
Vai quebrar do mesmo jeito.
andrezeppelim
23/10/2016, 08:39
ola elmer me da uma dica onde eu consigo fazer semieixo sob medidas p favor
Arildo MT
23/10/2016, 14:05
Emendar/soldar é uma loteria (geralmente perde rsrsrs), quase sempre quebra ao lado da solda, a f-75 sempre quebrava ao lado do rolamento, porem aqui tem um torneiro com mais de 40 anos de profissão e 01 olho só, ele aquece a peça, solda com eletrodo compatível com material, depois tem um processo de cura/resfriamento, incrivelmente, coincidência ou não, a ponta de eixo que ele soldou ficou intacta e a outro lado quebrou original que foi soldada também e não quebraram mais, não sei o porque exatamente, mas um semi eixo que nunca vi quebrar foi aquele modelo antigo que tinha chaveta no cubo.