Ver Versão Completa : Motor AP no Jeep - Impressões
Fala galera!
Eu estava andando pelo forum aqui e me ocorreu a ideia deste post. Não sei se já existe algum do tipo.
Que tal a gente fazer um levantamento das impressões com o pessoal que já roda com motor ap no jeep pra ver o grau de satisfação?
Bom pra começar eu vou dar o meu parecer, já rodo com o AP há 6 anos no jeep. Na época comprei um gol GTS, baixei a documentação e o que serviu eu coloquei no jeep.
Foram:
Bancos Recaro
Painel de instrumentos
Pedaleiras suspensas
Hidrovácuo e cilindro mestre (depois troquei pelos da F1000)
Coluna de direção, volante e direção (depois troquei pra direção hidráulica)
Motor do limpador traseiro de vidros.
Radiador e vaso de expansão.
Brucutu e reservatório de água
e claro o motor AP carburado, a álcool.
Hoje rodo com pneus 35" caixa de 4 marchas do jeep e bloqueio de diferencial com relação 8x43.
No asfalto não passa mais de 85 km/h falta motor
Na trilha com a reduzida ligada tem força de sobra.
O consumo fica em 5,5 km/l na cidade e 4,5 km/l na estrada.
Eu sinto falta de motorzão mesmo.
Por isso a ideia de fazer este levantamento, pra gente ver o grau de satisfação geral com esta motorização.
Eu hoje não optaria por este motor, embora ele nunca tenha me deixado na mão eu partiria para um 4.1 mpfi no mínimo.
Já pensei em colocar blower ou turbinar pra ganhar uns cavalinhos a mais.
Agora é com vcs...
[]'s
Monge
Robertux
12/05/2014, 12:58
Tenho um amigo que instalou um AP a gasolina injetado, câmbio de Chevette 5 marchas e diferencial 9/44, pneus 7.50X16. Reprogramou para álcool. Sem chance. Apesar do câmbio do Chevette ter a 1ª mais curta que o do original do Jeep, não tinha força para sair na subida. Precisou turbinar e, mesmo turbinado, 5ª marcha somente no plano ou na descida. Na trilha ficou bom, mas é um verdadeiro manguaça.
POPEYE MIT
12/05/2014, 16:24
Fala galera!
Hoje rodo com pneus 35" caixa de 4 marchas do jeep e bloqueio de diferencial com relação 8x43.
No asfalto não passa mais de 85 km/h falta motor
Na trilha com a reduzida ligada tem força de sobra.
[]'s
Monge
Seus eixos sao originais??
Pablo.pinto2007
12/05/2014, 16:56
A minha saga, alguns já a conhecem aqui no fórum... mas vou dar uma resumida...
Meu jeep está na família desde que eu nem era gente, tenho fotos nele com 5 anos de idade... então ele era todo originalzinho, menos sistema elétrico que já era moderno, alternador e partida na chave.
Em 1999 ele veio pra capital para uma reforma geral, mas manteve seu motor, câmbio, eixos tudo original, a única coisa que ele ganhou foi a caixa de direção do passat, e após a reforma, toda vez que saia de casa pra ir na esquina, não voltava andando... enfim, os anos foram se passando e o jeep se tornando um jeep de garagem... até que um belo dia o motor travou... no orçamento descobri que sairia mais caro retificar ele do que colocar um motor AP, então parti para o AP 1.6 álcool... eu fiz quase toda a adaptação, seguindo orientações do meu mecânico, para adaptar o motor AP no câmbio 3M original... terminada a adaptação o jeep não andava que prestasse... mandei recuperar o carburador (que era gasolina, por isso não queimava bem)... e aí ficou andável... mas faltava motor... e o mesmo estava rajando... conversei com o sucateiro que me vendeu e o mesmo me arrumou outro 1.8... colocamos no lugar e da mesma forma não estava bom, então o cara me arrumou outro motor (só que eu não devolvi o anterior (não sei porque)), então fiquei com 2 motores... rodei bastante, mas sempre me faltava torque devido o câmbio ser 3M, faltava arranque e não tinha final... era simplesmente horrível pra viajar, subir dunas nem pensar, na lama ia bem apesar desse sistema de 3M ser complicado, pois a primeira é pouco e a segunda é demais... até que apareceu uma oportunidade (dizem que fiz besteira) e comprei uma adaptação já pronta de câmbio do niva (mas com reduzida willys), no kit vieram as 2 flanges e dois câmbios, um revisado e outro de reserva de peças. Esse câmbio se assemelha bem ao do chevette 5M, porém eu acho ele bem mais macio... só lembrando que eu usava pneus 265/70R15 lisos e também tinha um jogo original militar 6.00R16... e relação original 8/43...
Refiz esse motor já três vezes, uma por desgaste mesmo, outra por vacilo (furou o radiador e queimou a junta) e recentemente porque uma biela estava batendo (foi só parcial)... das tres vezes a segunda foi a melhor retífica... mas está andando bem... e a única coisa que tenho nele de diferente é o comando do gol GTS, o famoso 049G. Na reforma recente acabei comprando pneus 33" e posso afirmar que fica outro jeep... não sinto falta de força pra sair de 1ª e a 5ª é como falaram aí, coloca-se mesmo só pra descançar o motor, mas de vez em quando é necessário voltar pra 4ª... e minha velocidade é uma boa velocidade... não precisamos colocar mais de 100km/h, ou precisamos? e com essa altura fica até inseguro...
Então impressões que tenho do motor AP... pra mim é o melhor motor que tem pra se colocar no CJ-3A, devido ao seu tamanho, principalmente do cofre do motor... e por ser mais leve que o CJ-5 vai de boa... ah minha carroceria é de fibra, que é bem mais leve que se fosse de metal... Agora se o cara tem bala pra gastar, pode colocar um AP 1.9 TDI, a diesel, que tem muito torque em baixa e alcança aos 130 cv, mas lembrando é modelo exportação dos Golf's, Audis... então não é fácil achar as peças e nem o motor...
Agora se o cara tem um CJ-5 animalzão... merece um motorzão também... e lógico um câmbio compatível... dentre outras coisitas mais...
Pra deixar de lero lero... para configuração leve, eixos originais, pneus até 33" (com flutuante na traseira), câmbio de chevette 5M, motor AP 2.0 ou 1.8 preparado... vai bem... se quiser extrapolar aí tem que colocar motor, câmbio e eixos mais torcudos.
Pablo
xibiu!!!
12/05/2014, 23:06
Já tem postagem aberta com algumas impressões e opiniões de alguns amigos sobre motores AP 1.8 , 2.0 e 1.6 em Jeep.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/31414-so-para-quem-tem-willys-com-ap-1-8-2-0-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/131893-jeep-motor-1-6-ap.html
Seus eixos sao originais??
São sim, estou pra mudar para os da toyota ou rural... estou decidindo ainda.