PDA

Ver Versão Completa : F1000 Vibração na alavanca de marcha

duardobruno
12/05/2014, 09:08
Olá senhores!!!
Último sábado resolvi ir a uma festa em uma fazenda que fica a 100 km de casa. Fui animado pois fui no Caveirão e tava doido pra colocá-lo em uma estradinha de chão bem ruim e passar em alguns trechos que realmente usasse o 4x4. Mas foi coisa leve, mais trepidação e estrada ruim mesmo. Na volta quando peguei o asfalto percebi que em velocidades acima de 100 km/h a alavanca de marcha começa a fazer uma pequena vibração. Nada muito alto, mas como sou chato, já fiquei prestando atenção. Qdo efetuo alguma redução de marcha, mais forte, tb percebo que em algumas vezes, algo fica vibrando próximo à caixa de marcha, ou na caixa de marcha. Alguma dica? Obs: Óleo da caixa de marcha tá em dia, trocado à pouco tempo junto com óleo de diferenciais tb e não há vazamentos e cruzetas foram trocadas recentemente tb.

vfserra
12/05/2014, 10:20
Minha primeira opção é reavaliar as cruzetas, pode ser alguma folga nas cruzetas ou na espiga do cardã.Mas já aconteceu comigo e era a porca que trava a flange da cruzeta no diferencial.

Zé V8
12/05/2014, 19:43
DudaBruno, o problema pode ser o desgaste da ponta da alavanca ou as buchas de nylon que também ficam próximo a extremidade da alavanca. Antes de abrir a caixa, comece pelo mais simples e menos dispendioso. Ford abraço. Detalhe: Não te preocupa muito não, as minhas duas F quando em velocidade alta também fazem o mesmo ruído, inclusive a minha F89 que é minha desde 0km e pouco rodada também faz.

Ramon Pires
12/05/2014, 20:45
Olá senhores!!!
Último sábado resolvi ir a uma festa em uma fazenda que fica a 100 km de casa. Fui animado pois fui no Caveirão e tava doido pra colocá-lo em uma estradinha de chão bem ruim e passar em alguns trechos que realmente usasse o 4x4. Mas foi coisa leve, mais trepidação e estrada ruim mesmo. Na volta quando peguei o asfalto percebi que em velocidades acima de 100 km/h a alavanca de marcha começa a fazer uma pequena vibração. Nada muito alto, mas como sou chato, já fiquei prestando atenção. Qdo efetuo alguma redução de marcha, mais forte, tb percebo que em algumas vezes, algo fica vibrando próximo à caixa de marcha, ou na caixa de marcha. Alguma dica? Obs: Óleo da caixa de marcha tá em dia, trocado à pouco tempo junto com óleo de diferenciais tb e não há vazamentos e cruzetas foram trocadas recentemente tb.

A minha tava vibrando assim e era a bomba da lubrificação da caixa de transferencia, parece que tinha escapado o pescador e quis fundir, mas ajeitei e ficou bom, o ideal é comprar uma bomba nova, pois ela juga oleo nas engrenagens da redução, e ai sim se da problema é bomba...

rfdex
13/05/2014, 21:39
Pode ser as buchas do pé da alavanca; óleo da caixa de tração; coxim do câmbio estragado; etc. Comece pelo mais simples...

duardobruno
14/05/2014, 08:38
Brotheressss, ontem finalmente arrumei um tempinho pra deitar em baixo do Caveirão. A situação está assim: Aquela rosca de aperto (de nylon), que está perto da flange da cruzeta dianteira (cardã traseiro), estava folgada. Girava com a mão mesmo. A cruzeta traseira (que vai no diferencial) tá com uma folguinha, não sei se isso é normal, mas não deve ser pq as outras cruzetas não têm folga. Então já imagino que seja aí o barulhinho irritante. Até pq qdo ando mannnnsiiinhooo, não dá diferença nenhuma, mas se venho a 100 km/h e piso no freio e jogo uma 4ª marcha, vibra um pouco, qdo jogo a 3ª já escuto o barulho mais alto. Agora se for cruzeta, vou lá tirar satisfação com o mecânico. Pq em outubro passado mandei o Caveira pra revisão e mandei trocar todas as cruzetas. Esta que está supostamente com problema, nota-se que as borrachinhas estão trincadas e velhas. Ou seja, provavelmente o cara não trocou.
Entãoooo apertei a rosca de nylon e o barulho diminui uns 50%. Sábado vou em outra oficina, de um conhecido, que é mais perto que a que fez a revisão. O cara é mecânico de carro a gasolina, mas tem uma F e ele mesmo dá manutenção nela. Então vou pedir pra ele trocar a cruzeta pra ver se resolve o problema. Abco.

rfdex
14/05/2014, 16:38
Cara, leva este carro no meu mecânico, no Paranoá (Oficina ND Diesel, em frente à Ferragem Santo Antônio, quadra 34 do Paranoá, setor de oficinas). Ele só mexe com pesado. E pare de perder tempo com os curiosos. Abraço

duardobruno
15/05/2014, 08:49
Calma RFDEX!! Posso até levar lá no Paranoá, pq não é tão longe quanto a Vila Telebrasília (Final da Asa Sul). Mas esse cara não é curioso, é que a oficina dele é de gasolina. Ele dá manutenção nos meus carros de passeio há uns 12 anos. Ele mesmo faz a manutenção da F1000 dele. Pô, lembro bem do meu pai, ele mesmo trocando cruzeta das Belinas e F1000s que teve. Então não deve ser coisa complicada assim. Eu é que não tenho tempo mesmo pra fazer essas coisa. Um dia te conto meu drama, rsrsrsrsrsrss. Mesmo não resolvendo o problema do barulho (que eu acho que vai resolver, pq apertando a rosca de nylon já melhorou 50%), acredito que cruzeta tenha que ser trocada de todo jeito. Mas valeu a dica do Paranoá. Posso dar uma passada lá. Abco.

duardobruno
19/05/2014, 15:20
E aeee galera! Só pra registro: Troca de 2 cruzetas (90 reais cada) + mão de obra = 300 reais mais pobre e problema resolvido. Segundo o meca meu chegado, foram trocadas as cruzetas da tração dianteira, entretanto as traseiras estavam bem derrubadas mesmo. Achei na Internet por 75,00 reais cada (acho que com o frete ia terminar na mesma). Também tinha que esperar chegar e como não queria arriscar uma quebra nesse intervalo, já que elas já estavam fazendo muito barulho, mandei o meca comprar na loja mesmo e substituir. Mão de obra ficou em 120 reais. Não sei se foi caro, pq acredito não seja complicado de fazer, até pq o cara não gastou meio dia de serviço, mas tb não tinha tempo nem tava a fim de fazer essa troca. Abco.

rfdex
19/05/2014, 17:16
Complicado não é, é chato...

duardobruno
20/05/2014, 08:36
Complicado não é, é chato...

Concordo!:concordo: