PDA

Ver Versão Completa : ??? - TJ trepidando a partir de 80km/h - não é balanceamento das rodas - ???



rctorrezam
11/05/2014, 19:26
Pessoal,

Comprei um TJ 98, estou dando um trato nele e estou sofrendo com o seguinte problema: O carro a partir de 80K/h trepida toda a carroceria, parecendo ônibus velho.

O jeep tem pneus 35 maxxis novos, um kit para elevar que me parece da rancho, com braços e molas vermelhas, com calços de mola de 3 Pol e calços para abaixar o cambio de 1 Pol (não sei se isto existe originalmente, me parece que não), amortededores rancho rs9000. Coxins do motor me parecem originais. Bloqueio traseiro.

Alguém tem algum palpite de como solucionar o problema?
Elevar o calço do motor para alinhar?
Campana de freio desbalanceada?
Roda torta?

HEEEEEEELLLLLLLPPPPPP??????????

Pablo.pinto2007
12/05/2014, 01:32
Fica difícil dizer o que pode ser, já que sua suspensão é toda adaptada... mas vá verificando e eliminando as possibilidades:
- Amortecedor de direção;
- Pivôs do munhão (nos willys são rolamentos de cabeça e quando estão com folga dá o problema citado);
- Sabendo que os pneus foram balanceados, tente inverter, coloque os traseiros na dianteira e dê uma volta... pode ser que um dos balanceamentos não tenha saído perfeito (acontece muito);
- alguma bucha da suspensão já fadigada;
- balanceamento do cardã dianteiro (o meu estava assim não conseguia passar dos 95 km/h que a frente só faltava se desmanchar);
- verifique as cruzetas do cardã (se não for junta homocinética)... se tiverem folga podem vibrar o cardã, mesmo estando balanceado.

E se tudo isso estiver ok, aí comece a pensar em problemas na suspensão adaptada!!!

Pablo

Evandro Coev
12/05/2014, 10:11
Concordo com tudo que o Pablo disse...
só pra dar meu palpite:
Tente sanar o problema sem trocar o amortecedor de direção.
Amortecedor de direção bom pode camuflar o real problema.
Eu iria, primeiro, no balanceamento do cardã e cruzetas.
Sanado o problema, trocaria sim o amortecedor de direção.
Sorte aí.
Abraço
Evandro

rctorrezam
12/05/2014, 11:01
O amortecedor de direção é novo.

Vou iniciar as verificações sugeridas pelos companheiros.

Uma coisa que me intrigou e nunca tinha visto é que nas campanas (tambor) de freio traseiro existe um balanceamento (peso), isto tem que balancear regularmente, como as rodas?

rctorrezam
12/05/2014, 12:08
Pessoal,

Lembrei de um detalhe que possa ser a causa. A bieleta é desconectável semelhante à da foto (é mais simples que isso). Mas acredito que foi adaptada, pois não me parece algo fabricado com este propósito. Tem dois parafusos que seguram um cano oco que se conecta nas extremidades da bieleta que foi cortada, para juntar as partes e fazer a função da bieleta inteira.

Pode ser????

462487

Pablo.pinto2007
13/05/2014, 11:42
Pessoal,

Lembrei de um detalhe que possa ser a causa. A bieleta é desconectável semelhante à da foto (é mais simples que isso). Mas acredito que foi adaptada, pois não me parece algo fabricado com este propósito. Tem dois parafusos que seguram um cano oco que se conecta nas extremidades da bieleta que foi cortada, para juntar as partes e fazer a função da bieleta inteira.

Pode ser????

462487

Eu acredito que não viu!!!

Já vi protetor dianteiro (aquele que segue embaixo do para choque fazer o carro sambar na pista, ele não era furado então o vendo ascendia a dianteira deixando o carro sambando... tanto que a maioria dos protetores são furados (com diâmetros bem grandes) ou então aletados...

Balanceamento de tambor de roda é algo meio difícil de se fazer aqui no Brasil... mas lembremo-nos que antigamente os balanceamentos de roda eram feitos naquelas máquinas onde o cara sentava em cima, levantava o pneu do carro e fazia no local mesmo, ou seja, ali ele não balanceava só o pneu + roda, mas sim todo o conjunto mecânico... no caso tambor de freio, e componentes... e por isso que haviam balanceamentos que ficavam bons e balanceamentos que não ficavam bons, pois dependendo do carro, quando se tirava um pneu e o colocasse novamente (dificilmente voltava pra mesmoa furação), tirava-se a referência, então desbalanceava tudo de novo!!!

Tenho quase certeza que seui problema é cardã desbalanceado!!! o meu tava desse jeito aí!!!

Pablo

rctorrezam
13/05/2014, 12:17
Valeu Pablo ! ! !

Vou mendar no meca para verificar.

Falei com um antigo do no do jeep e ele disse que usava pneus 36 com esta mesma configuração que esta hoje, incluindo as bielas desconectáveis e andava a 110 na boa. então é algo mecânico ou desgastado na suspensão. Provavelmente nada de erro na adaptação da mesma, até porque foi usado um kit americano específico para o carro.

Evandro Coev
13/05/2014, 21:28
Posta fotos dessa bieleta do seu jeep, fiquei curioso. Sanando o problema, nos conte o que era. Abraço

Fsvramos
14/05/2014, 21:32
Esse negócio de suspensão adaptada é foda, eu já tive um willis doido deste tipo, tinha dois jogos de pneus (ambos bem balanceados nas rodas), quando usava os pneus fronteira o jipe era uma maravilha, agora usando os pneus lisos ficava trepidando direto, quando rebocava ele com a D20 nem dava pra passar dos 80km senão ele trepidava tanto que a d20 chacoalhava inteira.
Nunca consegui achar o defeito hehe

Claudemir Wenzel
19/05/2014, 09:36
Da uma olhada em cubo de roda, levanta no macaco e veja se tem jogo nas rodas dianteiras, já troquei cubo de roda duas vezes!

rctorrezam
19/05/2014, 11:41
Posta fotos dessa bieleta do seu jeep, fiquei curioso. Sanando o problema, nos conte o que era. Abraço

Segue a bieleta.....
463281

rctorrezam
24/05/2014, 13:00
Pessoal,

É o seguinte. Retirei o cardã dianteiro e consegui chegar pela primeira vez a 120Km/h com uma pequena vibração entre os 90 e 100 Km/h. Então vou mandar verificar o cardã, o meca disse que foi trocada a ponteira e parece realmente que não esta lá muito alinhado.

Deve melhorar depois de corrigir o cardã dianteiro, mas ainda estou na dúvida, pois ainda sem o cardã vibrou um pouco. Parto para o cardã traseiro? Teria mais alguma coisa para vibrar no diferencial dianteiro? O jeep macaqueado na traseira e acelerado a 80km/h não vibrou nada.

Opiniões?!?!?!

Pablo.pinto2007
25/05/2014, 15:20
Pessoal,

É o seguinte. Retirei o cardã dianteiro e consegui chegar pela primeira vez a 120Km/h com uma pequena vibração entre os 90 e 100 Km/h. Então vou mandar verificar o cardã, o meca disse que foi trocada a ponteira e parece realmente que não esta lá muito alinhado.

Deve melhorar depois de corrigir o cardã dianteiro, mas ainda estou na dúvida, pois ainda sem o cardã vibrou um pouco. Parto para o cardã traseiro? Teria mais alguma coisa para vibrar no diferencial dianteiro? O jeep macaqueado na traseira e acelerado a 80km/h não vibrou nada.

Opiniões?!?!?!

Balanceamento dos pneus... quase nunca ficam 100%!!! Se é pouca e os pneus foram balanceados recentemente, eu não iria nem atrás... mas por via das dúvidas, eu madaria balancear os pneus noutro lugar!!!

Pablo

rctorrezam
28/05/2014, 10:43
Vamos lá,

O torneiro disse que o cardâ dianteiro tem que refazer. Trocar as cruzetas ponta e luva, pois está tudo folgado e não dá para balancear.
O jeep continua vibrando, mesmo sem o cardã traseiro, apesar de vibrar menos. Imagino então que o traseiro vai estar como o dianteiro.
Levei em outro meca que disse que o ângulo do cardã (diferencial caixa de câmbio) esta muito grande e que o sistema esta trabalhando forçado, causando desgaste e vibração.
A suspensão, como disse foi elevada para usar pneus 35. O câmbio foi rebaixado com calços de poliuretano (acho) de 1 Pol.
Existe ainda um barulho de zunido vindo do diferencial, o pode ser? Desgaste das engrenagens ou rolamento?

Alguém arrisca um palpite???

GabrielCarapeba
28/05/2014, 15:53
Se for algo parecido com isso: Jeep Wrangler TJ Death Wobble - YouTube (http://youtu.be/Zjd-0XYB1Y0)
A solução ta aqui: Steering wobble cure for my jeep - YouTube (http://youtu.be/jAu_icdv9B8)
o problema se chama Death Wobble, tem em wrangler jk tb, e eu tive no meu, arrumei depois de ver esses videos! Abs

rctorrezam
28/05/2014, 16:55
Se for algo parecido com isso: Jeep Wrangler TJ Death Wobble - YouTube (http://youtu.be/Zjd-0XYB1Y0)
A solução ta aqui: Steering wobble cure for my jeep - YouTube (http://youtu.be/jAu_icdv9B8)
o problema se chama Death Wobble, tem em wrangler jk tb, e eu tive no meu, arrumei depois de ver esses videos! Abs

Não, meu problema não é este. O Death Wobble chacoalha o carro e é algo assutador. Já tive jeep com isso.
A solução é uma das possíveis. Pode acontecer por outros problemas também.

O meu caso é vibração

rctorrezam
29/05/2014, 13:51
Pessoal,

Me disseram que é falta da junta CV que deveria ter sido colocada quando foi feito o lift de suspensão para diminuir o ângulo do cardã e eliminar a vibração .

Fotos da junta e dela instalada em um YJ
464944464945

Achei bastante coerente. O que acham?

Pablo.pinto2007
29/05/2014, 21:44
Pessoal,

Me disseram que é falta da junta CV que deveria ter sido colocada quando foi feito o lift de suspensão para diminuir o ângulo do cardã e eliminar a vibração .

Fotos da junta e dela instalada em um YJ
464944464945

Achei bastante coerente. O que acham?

Faz algum sentido sim... já que vai ter que trocar tudo (fresado e luva)... aproveita e gasta logo os tubos de dinheiro e coloca uma dessas aí!!!

Essa da foto está instalada no eixo traseiro, normalmente isso vem no dianteiro!!! Olho vivo heim?
O fato de seu cardã estar com folga, gerando vibração é devido ao uso mesmo e a não lubrificação periódica (tem que fazer sempre), acontece muito com os trollers, pois como não se usa constantemente a tração o cardã dianteiro fica "esquecido" ali até o dia de ir pra trilha, e aí com pouco tempo o cardçã dianteiro pega folga... e aí só vai um "novo", fresado e luvas novos...
Bem isso é um caso particular... pois meu CJ-3A o cardã dianteiro não tem folga tem é férias!!! e num tô nem aí!!! 4x4 nele só em baixa rotação mesmo!!!

Pablo