Ver Versão Completa : Freio travando
aavr1010
18/12/2005, 21:26
Há 01 semana o freio do meu Vitara começou a travar, aparentemente apenas as pastilhas, chegando a sair fumaça. Consigo destravar afrouxando o tubo na saída do reservatório, saindo um pouco do óleo e voltando ao normal durante algum tempo. Os mexânicos já especularam ser problema no cilindro mestre, entupimento na tubulação, óleo velho, etc, Alguem já passou por isto?
Mais uma curiosidade, postada neste forum e relativa a problema no motor, com código 45 no check engine. Misteriosamente após várias idas e vindas (luz apaga, luz acende, motor normal, motor falhando, etc) o código mudou para 22 (TPS). O mais engraçado é que se eu molhar o TPS, após alguns minutos a luz apaga e o carro melhora durante uns 2 dias, retornando o problema. Vou trocar o TPS, pois o atual esta com muita sede e "desidratado". Parece que todo o meu drama vem sendo causado por este sensor.
trava os dois lados ou só um ?
se for só um, pode ser o pistao corroido e travando, dai precisa trocar o reparo.
se for os dois, pode ser o cilindro mestre ou a valvula equalizadora
T+
aavr1010
18/12/2005, 23:01
Trava os dois lados, mas principalmente o lado do motorista, daí não achar que o problema seja na pinça e sim no cilindro mestre ou algo parecido. Não há problema nos testes com o carro parado, surgindo apenas após uso do freio na condução normal do veículo.
eehh... verifique tb a valvula equalizadora..
aavr1010
18/12/2005, 23:46
Onde fica esta tal válvula equalizadora?
Hoje troquei o fluido, drenando o antigo através do proprío sistema fazendo sangria na conexão da tubulação e na conexão da pinça. Sangrei tanto que o bicho ficou anêmico, tendo trocado todo o fluido 2 vezes. O próximo passo é desmontar o cilindro e trocar o reparo, se eu achar algum no mercado.
fica aparafusado no chassis... deite embaixo do jipe e siga a linha de freio
T+
aavr1010
Vc ja experimentou soltar as pinças de freio e verificar o estado dos pinos guias (pinos) do cáliper e das coifas (borrachas) que protegem estes pinos da sujeira?
Tive problema similar e o disco de freio chegou até a azular, desmontei o cáliper e este estava travado, ou seja, não retornava devido a sujeira e ferrugem que estava acumulado nesta região e as pastilhas estavam com desgaste desigual (em forma de cunha). Após uma limpeza e o preenchimento da coifa com vaselina industrial acabaram-se os meus problemas com o aquecimento do freio, inclusive com uma sensível melhora no consumo do veículo.
Att.
Fraga
aavr1010
28/12/2005, 09:18
:D Este procedimento foi realizado na roda direita, sem melhora. O problema foi sanado após troca do óleo através de sangria do freio, até que todo o fluido fosse trocado pela própria circulação no sistema. Provavelmente haviam detritos no interior do cilindro mestre e pelo aspecto do fluido antigo, o mesmo nunca havia sido trocado(12 anos de uso).
Felipe Marx
02/01/2006, 21:43
Dá :putz: uma olhada aqui ...
http://www.suzukioffroad.com.br/portal2/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=2
talvez te ajude :concordo: