PDA

Ver Versão Completa : Vazamento de graxa pelo munhão - Defender



Felipe07
09/05/2014, 17:26
Olá pessoal!
Minha 110 esta fazendo um barulho estranho na roda dianteira sempre com a direção virada. Um estalo forte de ferro com ferro.
Hoje pela manhã percebi que houve um vazamento de graxa no munhão.
Alguém tem idéia do que pode ser? Rolamento de roda? Rolamento do munhão?
O barulho não é um tec téc. de homocinética, mas um estalo seco.462134462140

Obrigado pela ajuda.

Felipe

gustavogr
09/05/2014, 18:49
Certamente é homocinetica.

Minha 90tinha (2002) também esta com mesmo problema. Estou trocando:

STC3051R JUNTA HOMOCINETICA
FTC3646 JUNTA DO MUNHAO
FTC3276 RETENTOR DO SEMI-EIXO DIANT. DEF.
FTC3401 RETENTOR DA ESFERA/MUNHAO
FRC4206 JUNTA DO RETENTOR DA ESFERA
TAR100040R KIT DE REPARO DO PINO MESTRE
606666 Rolamento inferior (mesmo nacional Timken 11590/11520)

Hugo4x4
09/05/2014, 21:54
Felipe

Problemas nós rolamentos ou homocinética danificaram o retentor pequeno do munhão, está passando óleo do diferencial e por isto tem perdas de lubrificante, têm que abrir tudo para descobrir, parece ser homocinética.
Não compra o kit de reparo do pino mestre mencionado por Gustavo (peça nº25), se tiver este tipo troca pelo FTC2882 (peça nº7).

Felipe07
10/05/2014, 00:43
Felipe

Problemas nós rolamentos ou homocinética danificaram o retentor pequeno do munhão, está passando óleo do diferencial e por isto tem perdas de lubrificante, têm que abrir tudo para descobrir, parece ser homocinética.
Não compra o kit de reparo do pino mestre mencionado por Gustavo (peça nº25), se tiver este tipo troca pelo FTC2882 (peça nº7).

Hugo e Gustavo muito obrigado pela ajuda.
Tenho dúvidas sobre a homocinética pois o barulho q faz é uma pancada seca (tum) e não o estalo clack clack clack com direção virada e tracionando característico de homocinética. Tomara que seja só o rolamento e retentor. Vou abrir e conto o resultado.
Valeu! Abs, Felipe

gustavogr
10/05/2014, 06:44
Felipe

Problemas nós rolamentos ou homocinética danificaram o retentor pequeno do munhão, está passando óleo do diferencial e por isto tem perdas de lubrificante, têm que abrir tudo para descobrir, parece ser homocinética.
Não compra o kit de reparo do pino mestre mencionado por Gustavo (peça nº25), se tiver este tipo troca pelo FTC2882 (peça nº7).

Bom dia Hugo,

A minha usa o pino cônico na parte superior e este pino esta marcado.

O pino inferior (peça 7) é diferente, será que serve na parte superior?
462192462193

Felipe07
10/05/2014, 08:15
Hugo, o fato das molas dianteiras terem cedido e com isso alterado o câmber/caster dianteiro pode ter danificado o retentor do semi-eixo? Para abrir tudo será necessário a tão famosa chave 52mm? Tem ideia de como consigo construir uma?

Obrigado e abraço a todos!

Felipe

Hugo4x4
10/05/2014, 13:45
Bom dia Hugo,

A minha usa o pino cônico na parte superior e este pino esta marcado.

O pino inferior (peça 7) é diferente, será que serve na parte superior?
462192462193

O pino superior e inferior são diferentes.

Pino superior peça nº7 FTC2882
Pino inferior peça nº10 FRC2894

Mauricio Roese
10/05/2014, 19:26
Certamente é homocinetica.

Minha 90tinha (2002) também esta com mesmo problema. Estou trocando:

STC3051R JUNTA HOMOCINETICA
FTC3646 JUNTA DO MUNHAO
FTC3276 RETENTOR DO SEMI-EIXO DIANT. DEF.
FTC3401 RETENTOR DA ESFERA/MUNHAO
FRC4206 JUNTA DO RETENTOR DA ESFERA
TAR100040R KIT DE REPARO DO PINO MESTRE
606666 Rolamento inferior (mesmo nacional Timken 11590/11520)

Gustavo,

Os rolamentos inferior e superior do munhão são iguais ? Preciso trocar os meus tb.

Abraço
Mauricio Roese

Hugo4x4
10/05/2014, 20:21
Hugo, o fato das molas dianteiras terem cedido e com isso alterado o câmber/caster dianteiro pode ter danificado o retentor do semi-eixo? Para abrir tudo será necessário a tão famosa chave 52mm? Tem ideia de como consigo construir uma?

Obrigado e abraço a todos!

Felipe

Felipe

Molas arreadas não danificam o retentor, tenho duas chaves 52 mm, uma fabricada com tubo (ver em http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/131740-troca-dos-rolamentos-dianteiros-da-defender.html#post2053591) e uma soquete estriada, está última pedi para um torneiro retirar um pouco da fase, a porca é estreita e com a chave original não se consegue apertar, escapa a toda hora, melhor seria uma sextavada rebaixada porque a porca é sextavada.
Para apertar com a soquete rebaixada precisa retirar a trava de segurança e empurrar o semieixo para dentro, porque o semi pega no fundo da soquete.
Na foto à direita é a estriada rebaixada de 52 mm, à esquerda coloquei uma de 50,8 (2") sextavada original somente para ver o encaixe que retirei da estriada.

Hugo4x4
10/05/2014, 20:32
Gustavo,

Os rolamentos inferior e superior do munhão são iguais ? Preciso trocar os meus tb.

Abraço
Mauricio Roese

Maurício

Se utilizar o pino mestre FTC2882 os rolamentos são iguais, para o pino TAR100040R são diferentes.

Mauricio Roese
11/05/2014, 10:56
Maurício

Se utilizar o pino mestre FTC2882 os rolamentos são iguais, para o pino TAR100040R são diferentes.

Valeu Hugo!

Abraço
Mauricio Roese

Meccano
11/05/2014, 12:50
Obrigadíssimo Hugo! Anotando tudo aqui!!!

Abração!

Felipe07
11/05/2014, 23:48
Maurício

Se utilizar o pino mestre FTC2882 os rolamentos são iguais, para o pino TAR100040R são diferentes.

Hugo, só para esclarecer uma dúvida, podemos utilizar o pino mestre FTC2882 na parte de cima e de baixo do munhão, correto?
Abraços e valeu pelas dicas!
Felipe

GLMedina
12/05/2014, 09:35
Aproveitando carona no tópico, e para re-engraxar ou trocar a graxa do munhão, como faz?

Hugo4x4
12/05/2014, 19:13
Hugo, só para esclarecer uma dúvida, podemos utilizar o pino mestre FTC2882 na parte de cima e de baixo do munhão, correto?
Abraços e valeu pelas dicas!
Felipe

Felipe

Não pode, são diferentes(ver fotos).

Hugo4x4
12/05/2014, 20:03
Aproveitando carona no tópico, e para re-engraxar ou trocar a graxa do munhão, como faz?

Medina

O munhão das DEFENDERS mais antigas eram lubrificadas com óleo e tinham três bujões, o inferior para drenar, o do meio de nível e o superior de enchimento.
As mais novas que utilizam somente graxa tem um bujão, o de enchimento.
Nas que utilizam graxa não se re-engraxa, para trocar a graxa tem que desmontar o cubo de roda, a manga, limpar a homocinética e o munhão, montar e colocar graxa pelo bujão de enchimento.

Felipe07
13/05/2014, 08:23
Felipe

Não pode, são diferentes(ver fotos).

Legal Hugo. Conversando com meu mecânico, parece que este pino superior + rolamento sempre dão problema. O pino inferior parece ser mais resistente. Ele me disse que este pino FTC2882 deve ser dos eixos mais modernos, correto?
É possível trocar o pino superior e os rolamentos sem abrir o cubo da roda? Estou morando em Caraguatatuba/SP e acho um pouco complicado rodar com o carro assim até SP.
Ah, outra dúvida: quanto de graxa para homocinética cabe dentro do munhão?

Abs,

Felipe

GLMedina
13/05/2014, 14:06
Medina

O munhão das DEFENDERS mais antigas eram lubrificadas com óleo e tinham três bujões, o inferior para drenar, o do meio de nível e o superior de enchimento.
As mais novas que utilizam somente graxa tem um bujão, o de enchimento.
Nas que utilizam graxa não se re-engraxa, para trocar a graxa tem que desmontar o cubo de roda, a manga, limpar a homocinética e o munhão, montar e colocar graxa pelo bujão de enchimento.

Eita cacete, ferrou. Vou ter um trabalhão!
O que vc chama de mais antigas. A minha tem munhão e não vi nenhum bujão.

Felipe07
14/05/2014, 18:49
Preparando DIY
Pessoal chegaram as peças e o DIY já está agendado para o fds.
Vou começar pelos rolamentos do munhão e espero conseguir acessá-los sem ter que desmontar o cubo.
Dicas são bem-vindas, tentarei fotografar.
Abs,
Felipe

Hugo4x4
14/05/2014, 21:53
Legal Hugo. Conversando com meu mecânico, parece que este pino superior + rolamento sempre dão problema. O pino inferior parece ser mais resistente. Ele me disse que este pino FTC2882 deve ser dos eixos mais modernos, correto?
É possível trocar o pino superior e os rolamentos sem abrir o cubo da roda? Estou morando em Caraguatatuba/SP e acho um pouco complicado rodar com o carro assim até SP.
Ah, outra dúvida: quanto de graxa para homocinética cabe dentro do munhão?

Abs,

Felipe

Felipe

O pino FTC2882 não é das mais novas, ao contrário.
Para trocar os rolamentos tem que desmontar o munhão, não esquecer que os rolamentos têm um aperto dado, isto se consegue tirando e colocando calço (as chapinhas "schim").
No manual está indicado 0,33 l de graxa Molytex EP 00 em cada munhão.

Hugo4x4
14/05/2014, 22:01
Eita cacete, ferrou. Vou ter um trabalhão!
O que vc chama de mais antigas. A minha tem munhão e não vi nenhum bujão.

Falei que não sei desde que ano mudou para graxa.
Procura que você acha o/os bujão/bujões, na foto retirada do Clube Land Rover de Argentina mostra um munhão dos antigos, os mais novos têm somente o superior.

Hugo4x4
15/05/2014, 07:16
Felipe

Anexo dois vídeos sobre o tema.

Land Rover Swivel replacement: part 1 removal - YouTube (http://youtu.be/s2id4_VcJ54)
Land Rover Swivel replacement: part 2 refitting - YouTube (http://youtu.be/9BExJlVBVPA)

Hugo4x4
15/05/2014, 07:26
Medina

Assista o vídeo.

Swivel pin housings fill, level and drain plug.differences, one shot grease and EP90 - Land Rover - YouTube (http://youtu.be/y6AO6dsNGGM)

luiz ccosta
15/05/2014, 07:43
Falei que não sei desde que ano mudou para graxa.
Procura que você acha o/os bujão/bujões, na foto retirada do Clube Land Rover de Argentina mostra um munhão dos antigos, os mais novos têm somente o superior.

A minha até 1992/93 tdi200 era essa que coloca oleo/graxa 00 embora em lugares com temperatura elevada se recomenda por graxa normal GL2 de rolamento a partir de 1994 tdi 300 mudou pro munhão atual.

GLMedina
15/05/2014, 10:52
A minha até 1992/93 tdi200 era essa que coloca oleo/graxa 00 embora em lugares com temperatura elevada se recomenda por graxa normal GL2 de rolamento a partir de 1994 tdi 300 mudou pro munhão atual.

Acho, então, que a minha deve ser igual a da sua.

Hugo4x4
15/05/2014, 19:36
A minha até 1992/93 tdi200 era essa que coloca oleo/graxa 00 embora em lugares com temperatura elevada se recomenda por graxa normal GL2 de rolamento a partir de 1994 tdi 300 mudou pro munhão atual.

Luiz

A troca de óleo para graxa foi para diminuir os vazamentos pelo retentor do munhão e pela ponta do semieixo quando escapava óleo do munhão para o cubo. Graxa 00 é suficiente para o clima de Brasil, não pode ser graxa normal, tem que ser EP.

luiz ccosta
16/05/2014, 06:42
Luiz

A troca de óleo para graxa foi para diminuir os vazamentos pelo retentor do munhão e pela ponta do semieixo quando escapava óleo do munhão para o cubo. Graxa 00 é suficiente para o clima de Brasil, não pode ser graxa normal, tem que ser EP.
Hugo
Onde vc compra essa graxa ? e qual fabricante pois na epoca em que procurei so existia em barril para uso industrial

No defender 2002 seguindo o manual tenho usado a normal GL2

Caixa de Velocidades
Utilize óleo Texaco MTF 94.
Caixa de Transferência
Multigrade Texaco 75W/90R ou óleo da especificação API GL5.
Diferenciais
Molytex 90W EP.
Direcção Assistida
ATF M2C 33 (F ou G) ou L ATF Dexron IID, IIE ou III.
Pontos de Lufrificação
(cubos, rótulas, veios de transmissão, etc.) - Massa NLGI-2 à base de Lítio de utilização geral.
Reservatórios dos Travões e da Embraiagem
Fluido de travões Universal ou qualquer outro fluido de travões com um ponto de ebulição mínimo
de 260°C e da especificação FMVSS 116 DOT4.

LUBRAX AUTOLITH 2

Graxa lubrificante à base de sabão de lítio para múltiplas aplicações automotivas. É especialmente recomendada para a lubrificação de chassis, rolamentos, juntas universais, cubos de roda e pinos de veículos automotivos.

Hugo4x4
18/05/2014, 08:17
Hugo
Onde vc compra essa graxa ? e qual fabricante pois na epoca em que procurei so existia em barril para uso industrial

No defender 2002 seguindo o manual tenho usado a normal GL2

Caixa de Velocidades
Utilize óleo Texaco MTF 94.
Caixa de Transferência
Multigrade Texaco 75W/90R ou óleo da especificação API GL5.
Diferenciais
Molytex 90W EP.
Direcção Assistida
ATF M2C 33 (F ou G) ou L ATF Dexron IID, IIE ou III.
Pontos de Lufrificação
(cubos, rótulas, veios de transmissão, etc.) - Massa NLGI-2 à base de Lítio de utilização geral.
Reservatórios dos Travões e da Embraiagem
Fluido de travões Universal ou qualquer outro fluido de travões com um ponto de ebulição mínimo
de 260°C e da especificação FMVSS 116 DOT4.

LUBRAX AUTOLITH 2

Graxa lubrificante à base de sabão de lítio para múltiplas aplicações automotivas. É especialmente recomendada para a lubrificação de chassis, rolamentos, juntas universais, cubos de roda e pinos de veículos automotivos.


Luiz

No manual da oficina Land Rover, na página onde explica a montagem do munhão, tem uma nota que diz colocar Molytex 00 EP, pode importar as duas bisnagas (uma para c/munhão)ou comprar na concessionária.
Na minha estou testando uma fórmula caseira misturando graxa Moykote BR2 Plus com óleo EP.

Felipe07
18/05/2014, 11:29
:safari-rig:
Pessoal ontem fiz (com a ajuda de 2 amigos) a troca dos rolamentos do munhão e correu tudo bem.

O rolamento superior estava completamente esfacelado, com a coroa de roletes retorcida e sem nenhum vestígio deles. Encontrei alguns pedaços misturados na graxa que fica dentro do munhão. Enfim, por sorte não tive problemas com a homocinética.

Sobre o job, aquela velha história, preparei a câmera, as ferramentas, as peças, enfim, todo o aparato. Mas depois que começamos a mexer e ficar com a mão toda suja de graxa, fica complicado tirar fotos. Ainda que conseguimos salvar duas!

Notas:

1) Retiramos a pinça de freio e amarramos no chassi.
2) Soltamos a tulipa e as travas de segurança.
3) Soltamos os terminais de direção.
4) Soltamos os pinos superior e inferior do munhão.
5) Retiramos a proteção do disco de freio.
6) Soltamos o retendor do munhão na parte de traz da bola.

Obs: primeiro sacamos o cubo, com disco, junto com a parte frontal do munhão. Logo em seguida a homocinética + semi-eixo. Limpamos tudo e montamos os rolamentos nas esferas do munhão. Seguindo a dica do Hugo e Gustavo, comprei um pino novo FTC 2882 e 2 rolamentos Timken 11590/520. A graxa utilizei quase toda a lata de 500g de Molycote BR 2 plus. Remontamos, apertamos tudo e pronto! Roda sem folga e sem barulho.

Marquei bobeira e não substitui o retentor do munhão. Agora espero que ele aguente e não vaze, senão terei que abrir tudo novamente (fazendo e aprendendo)...

Uma dica importante, na remontagem, atenção nos pontos que prendem a chapa protetora do disco para não ter que montar e desmontar as peças várias vezes.

No mais, fiquei bem feliz por conseguir resolver esse job e com certeza dei a atenção que a minha Def. precisava.

Agradeço aos companheiros Hugo e Gustavo pelas dicas e incentivos ao DIY!

Felipe


463180463183

Meccano
19/05/2014, 15:28
Olá Felipe, parabens!! serviço de gente grande!!!

Da pra fazer o desmonte do suporte do protetor do disco sem tirar o munhão?

É que o meu suporte esta rachando e logo vai separar e soldar ali montado nem pensar pela proximidade do retentor!

Quanto tempo gastou na terapia? Na proxima não tem parabens sem fotos heheheh!!

Abração e sucesso!!

Denilsom
19/05/2014, 15:58
Luiz vc citou esse oleo para cambio Texaco MTF94 onde encontra para comprar ? eu procurei pelos relatos não existe mais, alguem sabe qual substitui ele? sem ser o Honda ?

CGAUER
19/05/2014, 17:13
Felipe,

atenção à graxa!

A graxa que vai no munhão é líquida, bastante diferente daquela na lata. Geralmente utiliza-se uma bisnaga específica para isso, part nr: STC3435

Alguns misturam com óleo 90, mas com o tempo a mistura começa a separar, especialmente quando estacionado, e então começa vazar pelo munhão.

Para evitar vazamentos, é importante substituir a guarnição de vedação e verificar o estado da superfície da bola do munhão.

Abraços e parabéns pelo job!


Clemente


:safari-rig:Pessoal ontem fiz (com a ajuda de 2 amigos) a troca dos rolamentos do munhão e correu tudo bem.O rolamento superior estava completamente esfacelado, com a coroa de roletes retorcida e sem nenhum vestígio deles. Encontrei alguns pedaços misturados na graxa que fica dentro do munhão. Enfim, por sorte não tive problemas com a homocinética.Sobre o job, aquela velha história, preparei a câmera, as ferramentas, as peças, enfim, todo o aparato. Mas depois que começamos a mexer e ficar com a mão toda suja de graxa, fica complicado tirar fotos. Ainda que conseguimos salvar duas!Notas:1) Retiramos a pinça de freio e amarramos no chassi.2) Soltamos a tulipa e as travas de segurança.3) Soltamos os terminais de direção.4) Soltamos os pinos superior e inferior do munhão.5) Retiramos a proteção do disco de freio.6) Soltamos o retendor do munhão na parte de traz da bola.Obs: primeiro sacamos o cubo, com disco, junto com a parte frontal do munhão. Logo em seguida a homocinética + semi-eixo. Limpamos tudo e montamos os rolamentos nas esferas do munhão. Seguindo a dica do Hugo e Gustavo, comprei um pino novo FTC 2882 e 2 rolamentos Timken 11590/520. A graxa utilizei quase toda a lata de 500g de Molycote BR 2 plus. Remontamos, apertamos tudo e pronto! Roda sem folga e sem barulho. Marquei bobeira e não substitui o retentor do munhão. Agora espero que ele aguente e não vaze, senão terei que abrir tudo novamente (fazendo e aprendendo)...Uma dica importante, na remontagem, atenção nos pontos que prendem a chapa protetora do disco para não ter que montar e desmontar as peças várias vezes.No mais, fiquei bem feliz por conseguir resolver esse job e com certeza dei a atenção que a minha Def. precisava.Agradeço aos companheiros Hugo e Gustavo pelas dicas e incentivos ao DIY!Felipe463180463183

Felipe07
20/05/2014, 09:27
Olá Felipe, parabens!! serviço de gente grande!!!

Da pra fazer o desmonte do suporte do protetor do disco sem tirar o munhão?

É que o meu suporte esta rachando e logo vai separar e soldar ali montado nem pensar pela proximidade do retentor!

Quanto tempo gastou na terapia? Na proxima não tem parabens sem fotos heheheh!!

Abração e sucesso!!

Fala Meccano, obrigado, curti muito fazer esse trampo! Gastamos mais ou menos umas 3 horas, boa parte delas limpando toda a graxa antiga para remontar com a nova.
Acredito que seja possível sim, pois até onde lembro o suporte é preso em 3 pontos (no pino superior, numa chapinha junto ao pino inferior e no parafuso limitador do giro da roda). Além desses 3 pontos ela tem um encaixe (aba) na pinça de freio e essa que talvez tenha que soltar, pois quando remontamos tivemos que soltá-la mais uma vez por conta desse encaixe. Para soltar a pinça, o melhor é usar um soquete 13 estriado.

Abraço e boa terapia!

Felipe

Felipe07
20/05/2014, 09:44
Felipe,

atenção à graxa!

A graxa que vai no munhão é líquida, bastante diferente daquela na lata. Geralmente utiliza-se uma bisnaga específica para isso, part nr: STC3435

Alguns misturam com óleo 90, mas com o tempo a mistura começa a separar, especialmente quando estacionado, e então começa vazar pelo munhão.

Para evitar vazamentos, é importante substituir a guarnição de vedação e verificar o estado da superfície da bola do munhão.

Abraços e parabéns pelo job!


Clemente

Fala Clemente, obrigado pela dica!

Como não poderia esperar pela graxa one shot, procurei uma solução caseira. Encontrei diversas graxas para homocinética, porém optei pela molycote. Uma dúvida: qual o problema que pode causar se mantiver essa graxa com densidade maior? Creio que pela quantidade, o munhão está completamente cheio. Procurei algumas informações nos fóruns gringos e me parece que essa graxa STC3435 ou similar, somente a LR que usa, você sabe o porquê?

No mais, tudo indo bem, nenhum vazamento, nenhum barulho.

Esse pino/rolamento gasto não pode ser o grande causador do tão debatido shimmy?

Abraços,

Felipe

gustavogr
21/05/2014, 18:18
Esse pino/rolamento gasto não pode ser o grande causador do tão debatido shimmy?

Abraços,

Felipe


Sim. A troca do pino e rolamento resolveram meu problema. Já havia trocado as buchas, barra direçao .... até que substituindo os rolamentos devido troca da homocinética ...... shimmy sumiu!!!

Felipe07
22/05/2014, 09:06
Sim. A troca do pino e rolamento resolveram meu problema. Já havia trocado as buchas, barra direçao .... até que substituindo os rolamentos devido troca da homocinética ...... shimmy sumiu!!!

Pois é Gustavo, essa me pareceu a melhor explicação até o momento. Claro que não vamos reinventar a roda, mas naquela lista de providências para eliminar o shimmy eu incluiria o pino e o rolamento superior entre as primeiras.

Abraços,

Felipe

WOLNEYCBA
27/10/2014, 11:58
Hugo, na troca do pino TAR100040 pelo FTC2882, o oring TYX100570 faz falta??...eu nao vi oring no sistema antigo......a vedação é diferente??

Obrigado pela atenção....

Hugo4x4
28/10/2014, 06:33
Wolney

Tanto o superior como o inferior à vedação é com junta de papelão.

Eduardo Tescarollo
28/10/2014, 10:25
Hugo,

Pelo que entendi, você recomenda a troca do pino superior TAR100040 pelo FTC 2882, é isto mesmo? Qual seria o motivo. Pergunto porque troquei da minha a algum tempo (Tar100040) e estou com problema de shimmy.

Abc.

Hugo4x4
29/10/2014, 00:11
Hugo,

Pelo que entendi, você recomenda a troca do pino superior TAR100040 pelo FTC 2882, é isto mesmo? Qual seria o motivo. Pergunto porque troquei da minha a algum tempo (Tar100040) e estou com problema de shimmy.

Abc.

Eduardo

Quando utilizamos o pino superior TAR... o rolamento não tem a pista interna, quem faz o papel desta é o próprio pino, este se desgasta originando folga no rolamento e o aparecimento do shimmy.

Eduardo Tescarollo
29/10/2014, 09:21
Eduardo

Quando utilizamos o pino superior TAR... o rolamento não tem a pista interna, quem faz o papel desta é o próprio pino, este se desgasta originando folga no rolamento e o aparecimento do shimmy.


Obrigado pelo esclarecimento!

Abs.

WOLNEYCBA
10/11/2014, 10:57
Valeu Hugo,

Já encomendei o Kit DA2210 na Britcar.........assim que chegar faço a troca.....dei uma ajustada provisória até a chegada do kit.....o shimmy diminuiu 90%.....

Grato

Wolney

Will.pc
26/11/2015, 11:49
Ola companheiro, um mecanico aqui de salvador me falou que é possivel transformar o pino tar em um ftc2882 e assim utilizar os mesmo rolamentos tanto no pino inferior quanto no pino superior. Um bom torneiro faz o serviço e fica bom. Alguem já utilizou esse recurso?
Um abraço.

siltol
24/07/2016, 21:16
Problemas nós rolamentos ou homocinética danificaram o retentor pequeno do munhão, está passando óleo do diferencial e por isto tem perdas de lubrificante, têm que abrir tudo para descobrir, parece ser homocinética.
Não compra o kit de reparo do pino mestre mencionado por Gustavo (peça nº25), se tiver este tipo troca pelo FTC2882 (peça nº7).[/QUOTE]


Ola Hugo boa noite.....vi aqui no fórum que vc disse que poderia substituir o Kit TAR100040R (peça n.º 25 ) pelo Pino Superior do Munhão Land Rover Defender / Discovery 1 1989-1999 / Range Rover Classic - FTC2882 (peça n.º 7) com o rolamento 606666 ou 11590/11520 .....daí minha pergunta.....daria certo visto que esse que usa o FTC 2882 é das VTR mais antigas DE 1989 A 1999 e a minha defender é 2003.....no aguardo....tem que fazer algum ajuste no torno ou somente com os calços ....?




Siltol

Hugo4x4
25/07/2016, 22:44
Problemas nós rolamentos ou homocinética danificaram o retentor pequeno do munhão, está passando óleo do diferencial e por isto tem perdas de lubrificante, têm que abrir tudo para descobrir, parece ser homocinética.
Não compra o kit de reparo do pino mestre mencionado por Gustavo (peça nº25), se tiver este tipo troca pelo FTC2882 (peça nº7).


Ola Hugo boa noite.....vi aqui no fórum que vc disse que poderia substituir o Kit TAR100040R (peça n.º 25 ) pelo Pino Superior do Munhão Land Rover Defender / Discovery 1 1989-1999 / Range Rover Classic - FTC2882 (peça n.º 7) com o rolamento 606666 ou 11590/11520 .....daí minha pergunta.....daria certo visto que esse que usa o FTC 2882 é das VTR mais antigas DE 1989 A 1999 e a minha defender é 2003.....no aguardo....tem que fazer algum ajuste no torno ou somente com os calços ....?




Siltol[/QUOTE]



Siltol

Não precisa de ajusta com torno, a pré carga dos rolamentos se faz com os calços

Gaúcho Tavares
09/01/2017, 23:57
Ola amigos, tenho uma Defender 110/1991,Tdi200 e a pouco tempo, percebi que os pneus dianteiros, estava gastando pelo lado de fora e ao verificar o sistema, notei que os rolamentos do munhão, ambos estavam com folga.... Após a chegada das peças, hoje, resolvi trocar e ao desmontar, verifiquei que o munhão era bem diferente dos que conheço, tendo rolamento (normal), somente na parte inferior do sistema e na superior era somente um pino, estando este com um pouco de folga!!! Gostaria de saber com algum amigos do grupo, que tenha se deparado com alguma situação parecida com a minha, dando alguma ideia do que possa ser feito com este pino superior, se tenho como encontrar esta peça, ou se posso retificar??? Segue algumas fotos!!! Forte abraço a todos!!

Gaúcho Tavares
10/01/2017, 00:02
541711541713541700 Munhão da Defender- 110-Tdi200 -1991

Gaúcho Tavares
11/01/2017, 15:21
Olá amigos, apenas dando um retorno do que foi feito, com a situação que me deparei sendo o munhão da Defender diferente...
Levei esta peça até uma tornearia, aqui em Porto Alegre e foi verificado que o material que fazia o enchimento no interior do suporte do pino, era Baquelite, uma espécie de "plástico" muito resistente em dureza e ao calor, que estava bem desgastado...
Desconhecendo quem trabalhava por aqui com esse material e valores gastaria, resolvi então fazer uma retifica nos pinos e trocar o enchimento por uma bronzina de alta resirtência, tirando a folga que estava gastando os Pneus, gerando um gasto de 300 Reais, para ambos os munhões!!!! Forte Abraço

Gaúcho Tavares
11/01/2017, 15:32
Olá amigos, apenas dando um retorno do que foi feito, com a situação que me deparei sendo o munhão da Defender diferente,
(Somente Um rolamento na parte inferior e um Pino reforçado na superior, SEM rolamento) ...
Levei esta peça até uma tornearia, aqui em Porto Alegre e foi verificado que o material que fazia o preenchimento no interior do suporte do pino, era Baquelite, uma espécie de "plástico" muito resistente em dureza e ao calor, que estava bem desgastado...
Desconhecendo quem trabalhava por aqui com esse material e que valores gastaria, resolvi então fazer uma retifica nos pinos e trocar o enchimento por uma bronzina de alta resistência, tirando a folga que estava gastando os Pneus, gerando um gasto de 300 Reais, para ambos os munhões!!!! Forte Abraço

MarceloMMA
14/07/2018, 01:25
Bom dia Pessoal!
Não entendo muito sobre isso, mas a minha 90 ta com um problema parecido (acredito eu)... será que é o mesmo caso? (Se precisar tiro umas fotos melhores).. 559911

rtomita
04/05/2019, 11:45
Olá amigos,

sobre qual graxa usar nos munhões, segue minha experiência:

Pesquisei e li muito sobre a especificação do lubrificante nos munhões, e:

1) O lubrificante ali presente vai lubrificar a homocinética e os rolamentos do munhão. Antigamente era óleo e foi substituído por graxa para suprimir os vazamentos pelo retentor da esfera do munhão. Nota importante: tanto o óleo usado quanto a graxa precisam ter aditivos EP. EP siginifica Extreme Pressure, ou seja, são aditivos que vão formar película na superfície mesmo em condições de extrema pressão. É justamente o caso. Caso o lubrificante não tenha esse aditivo, a pressão entre os roletes dos rolamentos e pistas ou entre os dentes da homocinética podem expulsar o lubrificante dessas superfícies de contato. Isso significa quase que as peças estariam trabalhando à seco, mesmo imersas no lubrificante, gerando desgaste;

2) Ao usar graxa, é necessário, além do aditivo EP citado acima, que ela tenha uma consistência adequada ao uso. A consistência é o "grau NLGI" encontrada nos rótulos. A especificação da graxa original é a Molytex EP 00, ou seja, tem aditivo EP e grau NLGI 00, o que significa ser uma graxa fluida, quase líquida. Por que ela deve ter essa consistência? Pois o pino superior ou rolamento superior do munhão é lubrificado por aspersão: quando a ponta de eixo / homocinética está girando dentro do munhão, ela deve espirrar o lubrificante na peça superior. Caso a graxa usada seja muito viscosa (tipo NLGI 2) a lubrificação da peça superior pode ficar comprometida, gerando desgastes precoces e até o aparecimento do terrível "shimmer / shimming".

3) O ideal é importar as bisnagas de graxa (STC3435), porém demora um tanto de dias. Atualmente com o câmbio da maneira que está, acaba saindo um pouco caro também. Procurei por essas bisnagas em diversas lojas (Getsetparts, tekcom, roverland) e não encontrei, tampouco nas css. Na verdada a GetSet tem um kit de reparo do munhão das mais antigas que acompanha a bisnaga, mas eles não tem a bisnaga em separado para venda.

4) Procurei em distribuidores e fabricantes nacionais e encontrei diversas graxas EP 00, todas para uso industrial. Problema: são vendidas em tambores de 200L. Entrei em contato com o departamento técnico da Bardahl, me orientaram e me enviaram diversos Boletins Técnicos de algumas graxas que se encaixavam nessa especificação: EP 00 (eles possuem um excelente atendimento técnico). A que me pareceu mais adequada é a Graxa MaxLub 12846 (http://www.lojabardahl.com.br/loja/maxlub-12846.html#.XM2fz45Khdg) e o bom é que ela é vendida em embalagem de 1kg. Como se usa cerca de 330ml em cada munhão, 1 kg dá e sobra para os dois lados (apesar de não saber qual a massa específica dessa graxa, a quantidade foi mais que suficiente para os dois lados). Essa graxa é mineral, a base de sabão de lítio com aditivo EP e viscosidade NGLI 00. Segue o boletim técnico:
566019566020

Como ela é indicada para uso em caixas de engrenagens e contém aditivos EP, antioxidante (evita a degradação da graxa), anticorrosiva e antiferrugem (protege os materiais), achei-a adequada aos munhões. A única dúvida que fiquei foi sobre a temperatura de trabalho de 130ºC, pois por ficar junto ao freio os munhões também aquecem. Espero que seja adequado.


Abraços

rtomita
04/05/2019, 11:49
Ah, um detalhe que eu esqueci de mencionar:

Não se deve lotar de graxa os munhões! Deve haver espaço suficiente para a dilatação dos gases durante a operação. Preencher completamente as esferas dos munhões com graxa pode elevar a pressão interna durante a condução do veículo o que pode ocasionar vazamentos pelo retentor. Imagina-se então que pode haver problema no retentor ou na carcaça do munhão, mas pode ser apenas excesso de graxa. O adequado, segundo a LR, é 330 ml de cada lado. Já vi bisnagas One-Shot (STC3435) com 350ml, acho que não deve fazer muita diferença.

Abraços.

radius.mk
06/05/2019, 13:34
Existe alguma manutenção preventiva a ser feita no munhão? Há como trocar a grava do sistema sem ter que desmontar tudo?

Abs.

Hugo4x4
07/05/2019, 17:02
A graxa indicada MaxLub 12846 não é adequada para os munhões, a Land Rover indica para a Defender graxa sabão de lítio com Dissulfeto de Molibdenio NLGI 00, a Lumobras tem.
Há doze anos que utilizo em cada munhão 250 g de graxa Molykote br 2 plus + 100 g de óleo 90 EP de diferencial, as homocinéticas estão intactas.

Hugo4x4
07/05/2019, 17:13
O único que pode ser feito é verificar o nível de graxa, se não tiver vazamento não precisa abrir os munhões para trocar a graxa.
Para trocar tem que retirar do lugar e desmontar, no lugar não dá.

rtomita
10/05/2019, 20:22
A graxa indicada MaxLub 12846 não é adequada para os munhões

Oi Hugo, boa noite!

Por que a MaxLub 12846 não seria indicada? Pela ausência do Bissulfeto de molibidênio?

Abraço,

Rodrigo

Hugo4x4
11/05/2019, 01:04
Sim, o fabricante indica graxa com S₂Mo.

rtomita
11/05/2019, 07:54
Oi Hugo, entendi, depois q vc falou eu fui ler sobre os aditivos sólidos e eles conferem características próprias de proteção emergencial e extrema pressão. Parece que dois sólidos são mais comuns são o grafite e o mos2.

Pelo q eu li, não há nenhum tipo de reação do solido com o oleo/sabão, ou seja, as micro partículas dos sólidos ficam apenas dispersas no meio.

Em geral a concentração de mos2 é da ordem de 3% a 5% em massa.

Penso então que pode-se adicionar mos2 em pó às graxas e oleo, à exemplo da maxlub. Aliás, pelo que eu vi em sites de fabricantes de lubrificantes, o mos2 em pó é vendido para ser usado à seco e também para ser adicionado à óleos e graxas, variando a sua proporção em relação à utilização e sabão presente.

Vou ver se encontro o mos2 pra vender em quantidades pequenas e em granulometria fina (da ordem de microns).

Valeu!

rtomita
11/05/2019, 08:05
Existe alguma manutenção preventiva a ser feita no munhão? Há como trocar a grava do sistema sem ter que desmontar tudo?

Abs.

Se for munhão de graxa, não tem que fazer manutenções preventivas. Só observar vazamentos pelos retentores das esferas. Caso esteja vazando, tem q fazer a manutenção corretiva, ou seja, desmontar tudo. Pode ser contaminação da graxa pelo óleo do diferencial, pode ser retentor, pode ser a própria esfera do munhão que está machucada, graxa inadequada, quantidade de graxa excessiva, etc.

Se for munhão de óleo, a preventiva a ser feita é a verificação do nível do oleo a cada 10mil km e a substituição do oleo a cada 40mil km. Isso se estiver tudo ok. Esses dados estão no manual da Haynes. Mas se for munhão de oleo, nao precisa desmontar tudo p trocar. Tem 3 bujões: inferior é de dreno; intermediário é de nível e superior é de abastecimento.

Claro que se o nível estiver baixando muito há que se investigar a causa. O nível também pode aumentar caso haja falha no retentor interno e esteja vindo óleo do diferencial para os munhoes. Não esquecer de checar o nivel de oleo do diferencial, pois imagine a situação: ha um vazamento de oleo pelo munhao e tambem há um vazamento de oleo do diferencial para munhao. Se checar apenas o nivel de oleo do munhão pode estar ok pois o diferencial está "repondo o oleo que o munhao perdeu", ou seja, o diferencial dianteiro está perdendo óleo.

Valeu

Nelson Defender 110
11/05/2019, 15:48
A graxa indicada MaxLub 12846 não é adequada para os munhões, a Land Rover indica para a Defender graxa sabão de lítio com Dissulfeto de Molibdenio NLGI 00, a Lumobras tem.
Há doze anos que utilizo em cada munhão 250 g de graxa Molykote br 2 plus + 100 g de óleo 90 EP de diferencial, as homocinéticas estão intactas.

Eu também uso essa prática do Hugo....

pingo
24/07/2021, 10:07
para quem tem ABS ? ele recomenda a molytex EP00 , MAS NÃO ESTOU ENCONTRANDO