Ver Versão Completa : Comprei um Vitara
Boa tarde a todos,
Depois de um ano visitando o fórum, lendo, pesquisando, comprei ontem um vitara JLX 8V com capota de fibra. Até decidir fiquei na duvida entre samurai e vitara, mas quinzenalmente preciso fazer viagem em estrada por 600 km, então o conforto do vitara ganhou a disputa. O carro possui alguns pontos de oxidação, parachoques necessitando pintura e reparo. De problemas elétrico/mecânicos até agora notei somente que o medidor do nível do tanque não está funcionando e tem um pequeno vazamento de óleo do motor. Andei 20 km em areia e achei o carro excelente, muito melhor do que as L200 que costumo conduzir no mesmo trecho.
Algo que peço a opinião de vocês, tenho a impressão de que a primeira marcha fica meio solta, às vezes parece que fico procurando onde a marcha está, isso é característico do vitara ou é necessidade de troca da bucha da alavanca do câmbio/coifa da alavanca do câmbio?
Por não saber como o carro foi tratado anteriormente, quero trocar óleos, correias e velas, algo mais vale a pena atentar para substituir de cara? Moro a trezentos km da capital, então é melhor fazer todas as manutenções preventivas.
Att,
Tadeu
o medidor do meu tbm não funciona 100%, numa parte ele despencada repentinamente, dps fica tempo em outras partes....vazamento no motor de carro velho é normal, tens q conferir sempre o nivel e completar....a primeira marcha é assim mesmo, se ele tem lift de carroceria pode ser pior pq é emendado a alavanca do cambio, a pior situação é tirar da re e enagatar a primeira.....troque tbm os oleos dos diferencias e caixa...se tiver grana sobrando faça uma limpeza de bicos, fica mto mais economico!!!!
Abraços
Tadeu, bem vindo aos Zuks são excelentes viaturas, certamete vc vai curtir muito!! por experiência própria... além de uma revisão geral na viatura como vc mesmo falou e o Edio ... que inclui ainda as correias e os esticadores, freios (verificar a vida dos discos além das pastilhas é claro, e o tambor), velas e o sistema eletrico, e a troca de todos os oleos, eu verificaria as uspensão (como estao os amortecedores? molas etc) isso não é essencial se estiver ruim roda igual, mas para vc ir planejando os futuros gastos.
fundamentalmente: verifique o funcionamento do sistema de arrefecimento desde a polia viscosa, válvula termostática mangueiras, e o radiador, tampa do radiador. a depender da situação e na duvida a limpeza e recuperação das varetas, e eventual substituição da valvula, ou mesmo da tampinha do radiador vao lhe poupar dores de cabeça das grandes.
no mais é ir sentido a viatura, eventuais barulhos, fique de olho no marcador da temperatura e nos niveis de água e óleo ate que vc tenha maior confiança e conheça bem o veiculo! ahh outra coisa para vc ir observando também é o diferencial, se faz muito barulho etc.
bem vindo!!
Obrigado pelas respostas. Surgiu mais uma dúvida, ao acionar as setas ouço o tique taque vindo do porta luvas, isso é normal ou fruto de alguma adaptação?
o medidor do meu tbm não funciona 100%, numa parte ele despencada repentinamente, dps fica tempo em outras partes....vazamento no motor de carro velho é normal, tens q conferir sempre o nivel e completar....a primeira marcha é assim mesmo, se ele tem lift de carroceria pode ser pior pq é emendado a alavanca do cambio, a pior situação é tirar da re e enagatar a primeira.....troque tbm os oleos dos diferencias e caixa...se tiver grana sobrando faça uma limpeza de bicos, fica mto mais economico!!!!
Abraços
Em um Suzuki, não é normal.
O carro ficou parado entre 09 e meia de ontem até agora e nenhuma mancha de óleo na garagem, nem baixou o nível do óleo. Quanto ao medidor do nível do combustível ele fica sempre na posição cheio, não baixa. O recipiente que fica com o fluído de arrefecimento e água está com um material boiando, acho que algum tipo de lodo, pedi para um amigo olhar e ele disse ser normal, mas prefiro fazer uma limpeza no sistema todo. Não medi o consumo, mas quero fazer a limpeza de bicos regulagem da injeção eletrônica na semana que vem, tenho a impressão de que ele está acelerado e vou levar no mecânico pra dar uma olhada nisso.
Uma dúvida, as borrachas da porta são iguais para todos os veículos mudando só o comprimento ou elas possuem contornos específicos? Para substituir a borracha do parabrisa comprei a borracha do fiesta 1996, como indicado no fórum, mas ainda não a instalei.
Abraços,
Tadeu
rbrunato
09/05/2014, 10:32
Obrigado pelas respostas. Surgiu mais uma dúvida, ao acionar as setas ouço o tique taque vindo do porta luvas, isso é normal ou fruto de alguma adaptação?
Isso é normal Rptadeu.
no inicio causa estranheza, mas vc se acostuma. rs
Te sugiro fazer uma revisão geral em um mecanico de sua confiança e sem falta trocar:
Filtros (Oleo, ar e combustivel)
Oleo e todos os Fluidos
Correias e velas.
Abraço!
rodrigo.hoffman
09/05/2014, 10:39
Bom..
Primeiramente parabéns pela compra Tadeu.. Bote fotos do bichinho que o pessoal aqui gosta de ver...
Como todo mundo gosta de dar opinião eu dar a minha tb.. Apesar de a minha ser um pouco do contra dos demais..
O motor não deve ter vazamento apesar da idade.. O meu é um 93 com mais de 260.000 km e não vaza por lugar nenhum.
O cambio tb tem algo errado.. As marchas são bem justinhas.. todas elas.. senão me engano tem um tópico por aqui a respeito do assunto, só dar uma procurada..
Agora a maioria vai discordar, mais eu não vejo necessidade em sair trocando tudo que é coisa.. Velas, cabos e correias duram em media 40.000 km.. Podem ter sido trocadas recentemente pelo ex-proprietário.. Qualquer mecânico tem condição de verificar isso pra vc e efetuar a troca se for necessário..
Óleos de caixa e transferência e dos diferenciais tb não estragam fácil a não ser que se contaminem por água ou algum outro problema.. Leve num posto e peça para verificarem.. Eles estando com a coloração normal e sem partículas de metal e jogar dinheiro fora.. Por luxo eu trocaria o do diferencial traseiro que é oque mais sofre..
Limpeza de bico num carro monoponto vc faz em casa e fica tao bom qt numa oficina.. Um spray de car80 e um aditivo da STP ou Bardal pra limpeza do sistema de injeção resolve..
Pra mexer na parte de injeção só leve me alguém que mexa em suzuki e tenha experiência, senão e capaz de piorar.. A lenta alta e coisa fácil de resolver, se ela não estiver na faixa dos 750 a 850 rpm, que é o normal..
Como eu disse isso ai tudo e opinião pessoal minha..
Abraços e boa sorte com a viatura
O tópico em que se discutiu a folga do câmbio está no link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/39615-alavanca-da-marcha-vitara-com-folga-boba.html . Somente poderei fazer o reparo depois do dia 15, logo que concluir posto resultados.
esse barulho da seta eu achei o maximo, tem no meu sandero 2009 e fiquei impressionado em ter no Vitara 97. no meu tbm tem um sinal sonoro qdo vc sai do carro e deixa a luz ligada, o sandero tbm tem.... e qdo vc liga ele, dá pra escutar a bombinha injetando gasolina....é um carro show de bola pelo ano que tem!!!!
concordo com o Rodrigo, em carro velho se faz manutenção corretiva, se não vc fica pobre logo!!!! faz o basicao e vai andar!!!! talvez não te incomode nunca!!!!!
Cara da elétrica como ainda não precisei mexer nao entendo muita coisa, mas o meu faz um "tic" forte quando liga a seta, quando troca de luz alta para baixa, quando aciona o limpador de parabrisas.. enfim quando se acionam todos os mecanismos elétricos.
Pelo q já mexi em outros carros o estalinho vem de um relé que controla todos esses equipamentos, esse é um barulho fisico mesmo do funcionamento do relé, não sei se pela altura do barulho se é normal no meu caso, mas ate agora nao deixou de funcionar!
se descobrir conte pra gente!
Obrigado pelas respostas. Surgiu mais uma dúvida, ao acionar as setas ouço o tique taque vindo do porta luvas, isso é normal ou fruto de alguma adaptação?
Também tive um sandero, stepway, ele tinha esse barulho da seta, o que estranhei no vitara é só que o barulho vem do porta luva, mas acredito que seja normal.
Nessa foto do banco tem um puxador, alguém sabe pra que serve? O carro está com pneus 225/70/15R.
mas.marco
11/05/2014, 12:16
Nessa foto do banco tem um puxador, alguém sabe pra que serve?
Esse puxador é para tombar o banco pra frente.
carlos muller
11/05/2014, 12:41
lindo carro amigo...o puxador serve para o passageiro de tras rebater o banco e sair...
amigo, nao deixe de fazer uma revisao completa no veiculo...recomendo levar nesses caras aqui;
https://www.google.com.br/maps/@-3.754486,-38.520288,3a,75y,89.36h,84.68t/data=!3m4!1e1!3m2!1s1eGiVjwvwivGMAWx2QMc1A!2e0
parabens pelo carro...
Valeu pela info do puxador, eu estava sempre inclinando o banco pra frente, fazendo o pessoal se espremer no carro, hehe. Tava pensando mesmo em ir nessa oficina, com a indicação me sinto mais seguro.
mas para alguem entrar no banco de tras tem esse rebatedor e ainda tens que puxar todo banco pra frente pela alavanca q tem na frente do banco em baixo dele....já descobriu onde abre o capo e a tampa da gasolina??? e onde estao os numeros do chassi e do motor? isso eh importante, pq na hora da transferencia os caras da vistoria se batem um monte pra achar e dps cobram mais carro....
lindo o carro, igual ao meu, so q o meu é Metal Top.....
Parabens!!!
Busquei hoje o carro na oficina, feita toda a revisão, não pude ir na All Car, pois tinha umas coisas que queria resolver com certa urgência e fiz por aqui mesmo. Sobre o problema que relatei anteriormente, de uma folga na alavanca de câmbio, ao tirar a alavanca o mecânico disse que não tinha mais nem sinal de bucha, a nova foi feita em tecnil e trocada (R$ 18,00), o câmbio ficou zerado, não tem mais folga nas marchas, uma beleza.
Desde que comprei não rodei muito com o carro, mas o coloquei na trilha de novo hoje, pela segunda vez, ainda me surpreendo com o comportamento do carro, estou muito satisfeito.
Fabiano Vogel
29/06/2014, 11:49
Tadeu, eu tambem to em busca de um vitara. Por conscidencia aqui na minha cidade tem um canvas a venda.
Só para termos de comparaçoes, o seu canvas é qual ano? Qual a KM? Quanto pagou pela viatura?
Caso eu venha a fechar negocio aqui, iremos trocando ideias e experiencias sobre as revisoes a serem feitas.
Esse aqui tambem tem algumas coisas a serem feitas tais como: Pneus, Arcondic, Freio, Limpesa de injeção, Amortecedores e outras cositas mais.
Abç.
Fabiano Vogel
29/06/2014, 11:54
Esqueci de dizer que a alavanca do cambio apresenta a mesma folga do seu. Afinal, foi esse assunto q me trouxe aqui.....rsrsrs!
Serginh1
13/11/2014, 00:50
Show Tadeu!
Tbm comprei um Vitara 1.6 jlxi 8v branco igual ao seu. :safari-rig:
Estou com ele a duas semanas, e já tive alguns gastos não esperados... Tive que fazer uma limpeza total no sistema de arrefecimento, radiador, troca de algumas mangueiras, e descobri que tinha furos no cabeçote. :( ai morreu uma granha boa com troca do kit da junta de vedação e serviço de retífica do cabeçote.
Estou procurando mecânico que tenha experiência em Suzuki. Meu mecânico é muito bom, mas com carro de passeio, no Vitara não tá me passando muita confiança :???:. vou seguir a sua dica Carlos Muller!
Amanhã posto fotos da viatura!
..............
Vitara canvas 95 JLXi 1.6 8v
laubahia
03/12/2014, 15:42
Tenho um Suzuki Vitara e as marcha sempre durinhas deve ser as buchas desgastadas sim, Correia dentada só da Dayco, oleo diferencial Tutela ou Lubrax - GL5 api 75w90 dianteiro 1L e traseiro 2,2L - Oleo GL4 75w90 para caixa de mudanças (1,5L) e caixa de transferencia (1,7L).
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