Conectar

Ver Versão Completa : Comprei um Vitara

Rptadeu
08/05/2014, 15:07
Boa tarde a todos,

Depois de um ano visitando o fórum, lendo, pesquisando, comprei ontem um vitara JLX 8V com capota de fibra. Até decidir fiquei na duvida entre samurai e vitara, mas quinzenalmente preciso fazer viagem em estrada por 600 km, então o conforto do vitara ganhou a disputa. O carro possui alguns pontos de oxidação, parachoques necessitando pintura e reparo. De problemas elétrico/mecânicos até agora notei somente que o medidor do nível do tanque não está funcionando e tem um pequeno vazamento de óleo do motor. Andei 20 km em areia e achei o carro excelente, muito melhor do que as L200 que costumo conduzir no mesmo trecho.

Algo que peço a opinião de vocês, tenho a impressão de que a primeira marcha fica meio solta, às vezes parece que fico procurando onde a marcha está, isso é característico do vitara ou é necessidade de troca da bucha da alavanca do câmbio/coifa da alavanca do câmbio?

Por não saber como o carro foi tratado anteriormente, quero trocar óleos, correias e velas, algo mais vale a pena atentar para substituir de cara? Moro a trezentos km da capital, então é melhor fazer todas as manutenções preventivas.

Att,

Tadeu

EdioSC
08/05/2014, 22:26
o medidor do meu tbm não funciona 100%, numa parte ele despencada repentinamente, dps fica tempo em outras partes....vazamento no motor de carro velho é normal, tens q conferir sempre o nivel e completar....a primeira marcha é assim mesmo, se ele tem lift de carroceria pode ser pior pq é emendado a alavanca do cambio, a pior situação é tirar da re e enagatar a primeira.....troque tbm os oleos dos diferencias e caixa...se tiver grana sobrando faça uma limpeza de bicos, fica mto mais economico!!!!

Abraços

TiagoTM
08/05/2014, 23:43
Tadeu, bem vindo aos Zuks são excelentes viaturas, certamete vc vai curtir muito!! por experiência própria... além de uma revisão geral na viatura como vc mesmo falou e o Edio ... que inclui ainda as correias e os esticadores, freios (verificar a vida dos discos além das pastilhas é claro, e o tambor), velas e o sistema eletrico, e a troca de todos os oleos, eu verificaria as uspensão (como estao os amortecedores? molas etc) isso não é essencial se estiver ruim roda igual, mas para vc ir planejando os futuros gastos.

fundamentalmente: verifique o funcionamento do sistema de arrefecimento desde a polia viscosa, válvula termostática mangueiras, e o radiador, tampa do radiador. a depender da situação e na duvida a limpeza e recuperação das varetas, e eventual substituição da valvula, ou mesmo da tampinha do radiador vao lhe poupar dores de cabeça das grandes.

no mais é ir sentido a viatura, eventuais barulhos, fique de olho no marcador da temperatura e nos niveis de água e óleo ate que vc tenha maior confiança e conheça bem o veiculo! ahh outra coisa para vc ir observando também é o diferencial, se faz muito barulho etc.

bem vindo!!

Rptadeu
09/05/2014, 06:42
Obrigado pelas respostas. Surgiu mais uma dúvida, ao acionar as setas ouço o tique taque vindo do porta luvas, isso é normal ou fruto de alguma adaptação?

Curumim
09/05/2014, 07:43
o medidor do meu tbm não funciona 100%, numa parte ele despencada repentinamente, dps fica tempo em outras partes....vazamento no motor de carro velho é normal, tens q conferir sempre o nivel e completar....a primeira marcha é assim mesmo, se ele tem lift de carroceria pode ser pior pq é emendado a alavanca do cambio, a pior situação é tirar da re e enagatar a primeira.....troque tbm os oleos dos diferencias e caixa...se tiver grana sobrando faça uma limpeza de bicos, fica mto mais economico!!!!

Abraços

Em um Suzuki, não é normal.

Rptadeu
09/05/2014, 09:04
O carro ficou parado entre 09 e meia de ontem até agora e nenhuma mancha de óleo na garagem, nem baixou o nível do óleo. Quanto ao medidor do nível do combustível ele fica sempre na posição cheio, não baixa. O recipiente que fica com o fluído de arrefecimento e água está com um material boiando, acho que algum tipo de lodo, pedi para um amigo olhar e ele disse ser normal, mas prefiro fazer uma limpeza no sistema todo. Não medi o consumo, mas quero fazer a limpeza de bicos regulagem da injeção eletrônica na semana que vem, tenho a impressão de que ele está acelerado e vou levar no mecânico pra dar uma olhada nisso.

Uma dúvida, as borrachas da porta são iguais para todos os veículos mudando só o comprimento ou elas possuem contornos específicos? Para substituir a borracha do parabrisa comprei a borracha do fiesta 1996, como indicado no fórum, mas ainda não a instalei.

Abraços,

Tadeu

rbrunato
09/05/2014, 10:32
Obrigado pelas respostas. Surgiu mais uma dúvida, ao acionar as setas ouço o tique taque vindo do porta luvas, isso é normal ou fruto de alguma adaptação?

Isso é normal Rptadeu.
no inicio causa estranheza, mas vc se acostuma. rs
Te sugiro fazer uma revisão geral em um mecanico de sua confiança e sem falta trocar:
Filtros (Oleo, ar e combustivel)
Oleo e todos os Fluidos
Correias e velas.

Abraço!

rodrigo.hoffman
09/05/2014, 10:39
Bom..

Primeiramente parabéns pela compra Tadeu.. Bote fotos do bichinho que o pessoal aqui gosta de ver...

Como todo mundo gosta de dar opinião eu dar a minha tb.. Apesar de a minha ser um pouco do contra dos demais..

O motor não deve ter vazamento apesar da idade.. O meu é um 93 com mais de 260.000 km e não vaza por lugar nenhum.
O cambio tb tem algo errado.. As marchas são bem justinhas.. todas elas.. senão me engano tem um tópico por aqui a respeito do assunto, só dar uma procurada..
Agora a maioria vai discordar, mais eu não vejo necessidade em sair trocando tudo que é coisa.. Velas, cabos e correias duram em media 40.000 km.. Podem ter sido trocadas recentemente pelo ex-proprietário.. Qualquer mecânico tem condição de verificar isso pra vc e efetuar a troca se for necessário..
Óleos de caixa e transferência e dos diferenciais tb não estragam fácil a não ser que se contaminem por água ou algum outro problema.. Leve num posto e peça para verificarem.. Eles estando com a coloração normal e sem partículas de metal e jogar dinheiro fora.. Por luxo eu trocaria o do diferencial traseiro que é oque mais sofre..
Limpeza de bico num carro monoponto vc faz em casa e fica tao bom qt numa oficina.. Um spray de car80 e um aditivo da STP ou Bardal pra limpeza do sistema de injeção resolve..
Pra mexer na parte de injeção só leve me alguém que mexa em suzuki e tenha experiência, senão e capaz de piorar.. A lenta alta e coisa fácil de resolver, se ela não estiver na faixa dos 750 a 850 rpm, que é o normal..

Como eu disse isso ai tudo e opinião pessoal minha..

Abraços e boa sorte com a viatura

Rptadeu
09/05/2014, 13:26
O tópico em que se discutiu a folga do câmbio está no link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/39615-alavanca-da-marcha-vitara-com-folga-boba.html . Somente poderei fazer o reparo depois do dia 15, logo que concluir posto resultados.

EdioSC
09/05/2014, 20:40
esse barulho da seta eu achei o maximo, tem no meu sandero 2009 e fiquei impressionado em ter no Vitara 97. no meu tbm tem um sinal sonoro qdo vc sai do carro e deixa a luz ligada, o sandero tbm tem.... e qdo vc liga ele, dá pra escutar a bombinha injetando gasolina....é um carro show de bola pelo ano que tem!!!!
concordo com o Rodrigo, em carro velho se faz manutenção corretiva, se não vc fica pobre logo!!!! faz o basicao e vai andar!!!! talvez não te incomode nunca!!!!!

TiagoTM
10/05/2014, 20:24
Cara da elétrica como ainda não precisei mexer nao entendo muita coisa, mas o meu faz um "tic" forte quando liga a seta, quando troca de luz alta para baixa, quando aciona o limpador de parabrisas.. enfim quando se acionam todos os mecanismos elétricos.

Pelo q já mexi em outros carros o estalinho vem de um relé que controla todos esses equipamentos, esse é um barulho fisico mesmo do funcionamento do relé, não sei se pela altura do barulho se é normal no meu caso, mas ate agora nao deixou de funcionar!

se descobrir conte pra gente!

Rptadeu
11/05/2014, 11:54
Também tive um sandero, stepway, ele tinha esse barulho da seta, o que estranhei no vitara é só que o barulho vem do porta luva, mas acredito que seja normal.

Nessa foto do banco tem um puxador, alguém sabe pra que serve? O carro está com pneus 225/70/15R.

mas.marco
11/05/2014, 12:16
Nessa foto do banco tem um puxador, alguém sabe pra que serve?

Esse puxador é para tombar o banco pra frente.

carlos muller
11/05/2014, 12:41
lindo carro amigo...o puxador serve para o passageiro de tras rebater o banco e sair...

amigo, nao deixe de fazer uma revisao completa no veiculo...recomendo levar nesses caras aqui;

https://www.google.com.br/maps/@-3.754486,-38.520288,3a,75y,89.36h,84.68t/data=!3m4!1e1!3m2!1s1eGiVjwvwivGMAWx2QMc1A!2e0

parabens pelo carro...

Rptadeu
11/05/2014, 12:56
Valeu pela info do puxador, eu estava sempre inclinando o banco pra frente, fazendo o pessoal se espremer no carro, hehe. Tava pensando mesmo em ir nessa oficina, com a indicação me sinto mais seguro.

EdioSC
12/05/2014, 21:25
mas para alguem entrar no banco de tras tem esse rebatedor e ainda tens que puxar todo banco pra frente pela alavanca q tem na frente do banco em baixo dele....já descobriu onde abre o capo e a tampa da gasolina??? e onde estao os numeros do chassi e do motor? isso eh importante, pq na hora da transferencia os caras da vistoria se batem um monte pra achar e dps cobram mais carro....
lindo o carro, igual ao meu, so q o meu é Metal Top.....

Parabens!!!

Rptadeu
20/05/2014, 15:35
Busquei hoje o carro na oficina, feita toda a revisão, não pude ir na All Car, pois tinha umas coisas que queria resolver com certa urgência e fiz por aqui mesmo. Sobre o problema que relatei anteriormente, de uma folga na alavanca de câmbio, ao tirar a alavanca o mecânico disse que não tinha mais nem sinal de bucha, a nova foi feita em tecnil e trocada (R$ 18,00), o câmbio ficou zerado, não tem mais folga nas marchas, uma beleza.

Desde que comprei não rodei muito com o carro, mas o coloquei na trilha de novo hoje, pela segunda vez, ainda me surpreendo com o comportamento do carro, estou muito satisfeito.

Fabiano Vogel
29/06/2014, 11:49
Tadeu, eu tambem to em busca de um vitara. Por conscidencia aqui na minha cidade tem um canvas a venda.
Só para termos de comparaçoes, o seu canvas é qual ano? Qual a KM? Quanto pagou pela viatura?
Caso eu venha a fechar negocio aqui, iremos trocando ideias e experiencias sobre as revisoes a serem feitas.
Esse aqui tambem tem algumas coisas a serem feitas tais como: Pneus, Arcondic, Freio, Limpesa de injeção, Amortecedores e outras cositas mais.
Abç.

Fabiano Vogel
29/06/2014, 11:54
Esqueci de dizer que a alavanca do cambio apresenta a mesma folga do seu. Afinal, foi esse assunto q me trouxe aqui.....rsrsrs!

Serginh1
13/11/2014, 00:50
Show Tadeu!

Tbm comprei um Vitara 1.6 jlxi 8v branco igual ao seu. :safari-rig:

Estou com ele a duas semanas, e já tive alguns gastos não esperados... Tive que fazer uma limpeza total no sistema de arrefecimento, radiador, troca de algumas mangueiras, e descobri que tinha furos no cabeçote. :( ai morreu uma granha boa com troca do kit da junta de vedação e serviço de retífica do cabeçote.

Estou procurando mecânico que tenha experiência em Suzuki. Meu mecânico é muito bom, mas com carro de passeio, no Vitara não tá me passando muita confiança :???:. vou seguir a sua dica Carlos Muller!

Amanhã posto fotos da viatura!

..............
Vitara canvas 95 JLXi 1.6 8v

laubahia
03/12/2014, 15:42
Tenho um Suzuki Vitara e as marcha sempre durinhas deve ser as buchas desgastadas sim, Correia dentada só da Dayco, oleo diferencial Tutela ou Lubrax - GL5 api 75w90 dianteiro 1L e traseiro 2,2L - Oleo GL4 75w90 para caixa de mudanças (1,5L) e caixa de transferencia (1,7L).