Ver Versão Completa : Utilização do compressores dos motores OM para gerar ar comprimido.
jsuttili
07/05/2014, 21:18
Boa noite senhores....
Reparei que o assunto da utilização do compressor dos motores OM 314s e OM 364 esta distribuído em alguns tópicos distintos.
E hoje, o Eduardo.. (um conhecido do Facebook) me pediu se eu tinha um "receita" de como utilizar este compressor para gerar Ar e não só para fazer vácuo......
A finalidade é gerar ar comprimido e armazenar num cilindro, onde este poderia ser utilizado para diversos fins, tais como: buzinas de ar, acionamento de bloqueios de diferencial, utilização de pistola de ar comprimido, encher pneus, utilizar freios a ar, etc........
Então vai lá as perguntas:
1 - É Possível utilizar o compressor do motor para gerar ar e armazenar num cilindro?
2 - Alguém tem uma receita de bolo de como fazer esta adaptação......?
3- Quais os problemas,,, as limitações,,, outras soluções....
Obrigado pessoal.....
EDUARDO SANTI MARCHI
07/05/2014, 21:23
Valeu Juliano, estou em busca dessa receita de bolo, quero fazer essa adaptação na minha band.
EDUARDO SANTI MARCHI
07/05/2014, 23:28
Juliano consegui essa resposta que o Marcos achou no grupo toyoteiros que foi postado por algum membro.
Leia o texto abaixo:
"Os componentes básicos que você precisa são: - Hidroar do 608A vantagem desse hidroar, apesar de mais defasado, é que mesmo sem ar você não perde o freio completamente, fico mais duro simplesmente. Você ainda aproveita o cilindro mestre original da Toyota. Eu conheço um Toyoteiro que botou o mais moderno, com 4 cuicas por roda adaptados de outro caminhão, mas com o objetivo de fazer um bloqueio de diferencial individual por roda quando acionasse. Você tem que remover o hidrovacuo original e colocar o hidroar no lugar, para que não precise refurar, eu fiz uma flange com a furação do hidroar e aproveitei os furos originais no parede corta fogo. - Regulador de pressão do 608Peça importantíssima, ela que percebe quando o cilindro está com sua capacidade máxima e começa a liberar o excesso (famoso assopro de caminhão), porque o motor sempre está gerando ar ininterruptamente. Entra a mangueira do compressor (motor) e sai outra para o cilindro. - Cilindro de arIsso vai do gosto do cliente e do espaço que tenha debaixo do jeep, quando eu comprei o meu kit o cara tinha acabado de tirar de uma Toyota, então veio completo, só tive que trocar alguns reparos. O meu cilindro é pequeno, poderia ser 1/3 maior sem problemas, mas é mais que suficiente para os freios, soprar ar e encher pneus, que no caso dos meus 33" eu tenho que fazer com o veículo funcionando, porque o ar acaba rapidinho, mas no outro carro de passeio que tenho o cilindro enche os quatro pneus sem problemas. Se você é um cara bastante versátil e quer pintar sua casa usando a sua Toyota, pode optar por um cilindro maior, porque para esses serviços utiliza muita pressão, mas tem que instalar um filtro para drenar a água. O cilindro veio separado, então eu tive que adaptar um dreno, porque ele acumula muita umidade do ambiente, tendo a necessidade de ser drenado constantemente (caminhoneiros sabem bem o que é isso). Eu mandei cortar umas chapas de aço e soldar no cilindro, não tem perigo que a parede é muito grossa, daí prendi com dois parafusos no assoalho do jeep, com uma arruela grande do outro lado para distribuir a pressão/peso. - MangueirasA única mangueira mais complicada é da saída do compressor do motor, ela tem que ser lonada com aço (~1.5m) porque o ar sai muito quente naquele momento, se colocar mangueira comum vai estourar, se colocar de cobre vai rachar por causa da trepidação, as demais são uma comum de plástico bem duro, compra em excesso e vai cortando na instalação. Tem uns niples (acho que é esse o nome) que você comprar para fazer as emendas. - Compressor do motorO compressor (toyotas mais antigas não possuem esse compressor) originalmente puxa ar do hidrovacuo (obviamente para gerar o vacuo), e sopra no carter, então você conectaria o lado que puxa o ar no seu filtro de ar (depois do elemento), e o lado que sopra você conectaria no regulador de pressão. No final é só providenciar uma tampão para a entrada que ficou aberta no carter. - Relógio de pressãoVocê tem duas opção de relógio, simples ou composto, o simples mostra simplesmente a quantidade de pressão (bar) que há no cilindro, há um outro do caminhão VW (não lembro qual agora), que além da pressão do cilindro você tem a quantidade de pressão utilizada no momento em que pisa no freio, isso é bom para ter uma média de quanto de pressão precisa para frear, assim que se demorar mais pode haver algum problema, como pastilhas, discos e etc. Para instalar-los é mais fácil, no Hidroar há uma saída para essas coisas, você compra uma mangueirinha (niples juntos) e leva até o relógio. Eu tenho freio a disco nas 4 rodas juntamente com o hidroar, imagina a beleza que ficou o freio."
jsuttili
08/05/2014, 08:38
Bom.. pelo q eu entendi..... utiliza-se o sistema de freio original da band, só substituindo o hidrovacuo pelo hidroar, utiliza-se o mesmo cilindro de freio.... o que me agradou....
Conhecia apenas a adaptação de instalar as cuícas de freio... muito interessante este sistema..... e pra variar.. já mexeu as bichas pra adaptar... heheeheh
juliano,
procure por freio a ar na band,
acho que consegui explicar bem naquele topico,
tenho na band 81 a muito tempo.
jsuttili
08/05/2014, 22:15
Felix. já tinha lido bastante estes tópicos...... a minha pergunta é se tem como instalar o sisstema sem a cuíca... instalar o hidroar e o cilindro de freio junto........quase sem modificação...... só trocar o hidrovacuo pelo hidroar......
juliano,
sistema sem a cuica,nao conheço,pode ate dar certo,a finalidade da cuica é dar pressao no sistema traseiro,no meu caso so uso cuica no sistema traseiro,uma cuica alimenta o sistema traseiro,na frente nao tem cuica,
acredito que devido ao circuito ser mais longo a utilzação da cuica se faz necessaria,nos caminhoes tambem é assim,cuica normalmente so na traseira.
hidroar,(eu conheço como valvula pedal)junto com o cilindro de freio,quase sem modificação,nao da,é necessario um reservatorio de ar para alimentar o sistema,e para ter um reservatorio de ar,precisa de um compressor,tendo um compressor precisa das mangueiras/valvula de descarga,etc..uma coisa leva a outra,
nem tente trocar o hidrovacuo pela valvula pedal,sem os outros componentes
nao tem muito o que inventar neste sistema,que pode melhorar alguma coisa pode sim,mas o basico nao tem jeito,compressor/valvula pedal/reservatorio de ar/valvula de descarga e mangueiras apropriadas,sem isso nem começa a mexer.
boa sorte na empreitada
juliano,
hoje eu colocaria freio a disco nas 4 rodas e assunto encerrado.
freio a ar é util,sim da um charme na band,funciona bem ,diria que o melhor freio que ja vi,freia mais que a band 14b,mas o custo fica alto,eu gastaria em outras coisas,tipo ar/direção ou outro up.
agora se ja fez varias coisas na band e quer ter um jato de ar/buzinas digamos interessantes na band,encher pneus dos amigos nas trilhas,limpar filtro de ar e outras coisas com o ar comprimido ai vale a pena.
jsuttili
09/05/2014, 13:40
juliano,
hoje eu colocaria freio a disco nas 4 rodas e assunto encerrado.
freio a ar é util,sim da um charme na band,funciona bem ,diria que o melhor freio que ja vi,freia mais que a band 14b,mas o custo fica alto,eu gastaria em outras coisas,tipo ar/direção ou outro up.
agora se ja fez varias coisas na band e quer ter um jato de ar/buzinas digamos interessantes na band,encher pneus dos amigos nas trilhas,limpar filtro de ar e outras coisas com o ar comprimido ai vale a pena.
Blz Felix..... na realidade não tenho a intenção de colocar freio a ar (já tenho a disco).... eu só queria aproveitar o compressor pra fazer ar e poder fazer estas coisas q vc relato..( buzina.. encher pneus,, etc)...
A dúvida surgiu mais por curiosidade e que seria interessante ter ar comprimido no jipe.....
Quando falei de quase sem modificação, a intenção era só trocar o hidrovacuo pelo hidroar (ou válvula pedal) e o resto continuar igual, sem instalar cuica.. é claro que pra isso iria instalar o cilindro, as válvulas de alivio e mangueiras....
Glauco mendes
09/05/2014, 13:52
o Processo é mais simples do que parece, o compressor já para isso como na band eles ñ tinham utilidade colocaram o lado que gera ar para dentro do cárter, um lado vácuo e outro ar, basta sacar o cano que vai para o cárter, colocar ali na saída uma serpentina que é usada nos caminhões MB de cobre devido ao ar sair quente, depois da serpentina vai instalado a válvula de regulagem de pressão ai sim se usa tecalon para levar o ar até o reservatório que tenha válvula de escape, depois disso as derivações é por conta de cada um.
Sergio c
09/05/2014, 14:04
o Processo é mais simples do que parece, o compressor já para isso como na band eles ñ tinham utilidade colocaram o lado que gera ar para dentro do cárter, um lado vácuo e outro ar, basta sacar o cano que vai para o cárter, colocar ali na saída uma serpentina que é usada nos caminhões MB de cobre devido ao ar sair quente, depois da serpentina vai instalado a válvula de regulagem de pressão ai sim se usa tecalon para levar o ar até o reservatório que tenha válvula de escape, depois disso as derivações é por conta de cada um.
Tu só esqueceu de mencionar que para sair ar comprimido do compressor, tu tem que deixar entrar ar pela entrada, mas nas bands isso é usado p criar o vácuo do freio. Eu já testei, sem abrir essa entrada, quase não sair ar na parte q vai p carter.
Eu tinha pensado em por uma válvula na mangueira do HV e quando quisesse encher o tanque de ar, abriria a mesma e ficava só uns minutos sem freio, mas se for p usar o compressor direto, aí tem q trocar o cilindro do freio e outras modificações.....
jsuttili
09/05/2014, 16:14
Alguém já fez isso... só o cilindro conectado no compressor (pela serpentina) e uma válvula para abrir a entrada de ar....... será que funciona????
Sergioporto
09/05/2014, 21:33
Não se usa mais esta serpentina poi quebra muito com a vibração.uso na minha uma mangueira especial que suporta a alta temperatura do ar que saí do compressor.
Glauco mendes
09/05/2014, 22:15
Não se usa mais esta serpentina poi quebra muito com a vibração.uso na minha uma mangueira especial que suporta a alta temperatura do ar que saí do compressor.
Bacana como esta instalado o seu, um lado para o hidrovácuo e outro compressor? a mangueira que vc esta usando é de tecalon? abs.
juliano,
se o sistema que vc esta pensando é apenas para gerar ar,entao esquece a valvula pedal,nao vai precisar dela,
inverte o compressor,compra a mangueira especial e leva ate metade do chassi,neste ponto coloca uma valvula de descarga,depois continua com a mangueira ate o reservatorio,saindo do reservatorio com outra mangueira,voce leva o ar ate onde quiser,fazendo as ligaçoes de buzina,esta com uma valvula solenoide,pode colocar um T,e ir fazendo outra saida e conectar um engate rapido,para ligar pistola de ar/encher pneus.
ai vc fica com um sistema de ar independente do freio.nao mexe no freio.
eu tenho 02 sistemas de buzina independente uma fraquinha para o dia a dia,e outra um pouco mais forte,a corneta pega o radiador de ponta a ponta,coloquei chave liga/desliga e solenoide independente,ai da pra ligar separadamente ou junta,fica muito forte.
dentro instalei um engate rapido,pra conectar a mangueira de ar,ou para encher pneu.
no reservatorio(compra o bujao do mb 608)no lugar do dreno,consigo ligar uma pistola de pintura,nao da pra pintar muita coisa,o reservatorio de ar,fica pequeno pra pintura,mas com paciencia se pinta um portao.
é legal abrir o dreno quando tem um monte de gente falando por perto,da um belo susto.
MarcioNatal
09/05/2014, 23:24
juliano,
se o sistema que vc esta pensando é apenas para gerar ar,entao esquece a valvula pedal,nao vai precisar dela,
inverte o compressor,compra a mangueira especial e leva ate metade do chassi,neste ponto coloca uma valvula de descarga,depois continua com a mangueira ate o reservatorio,saindo do reservatorio com outra mangueira,voce leva o ar ate onde quiser,fazendo as ligaçoes de buzina,esta com uma valvula solenoide,pode colocar um T,e ir fazendo outra saida e conectar um engate rapido,para ligar pistola de ar/encher pneus.
ai vc fica com um sistema de ar independente do freio.nao mexe no freio.
eu tenho 02 sistemas de buzina independente uma fraquinha para o dia a dia,e outra um pouco mais forte,a corneta pega o radiador de ponta a ponta,coloquei chave liga/desliga e solenoide independente,ai da pra ligar separadamente ou junta,fica muito forte.
dentro instalei um engate rapido,pra conectar a mangueira de ar,ou para encher pneu.
no reservatorio(compra o bujao do mb 608)no lugar do dreno,consigo ligar uma pistola de pintura,nao da pra pintar muita coisa,o reservatorio de ar,fica pequeno pra pintura,mas com paciencia se pinta um portao.
é legal abrir o dreno quando tem um monte de gente falando por perto,da um belo susto.
Boa noite Felix.
Com essa configuração que você usa o compressor, servindo também como bomba de vácuo para o freio, não junta óleo no reservatório de ar?
Pergunto isso porque já tenho tudo para montar. O meca disse que tem com o fazer, só que vai ficar juntando óleo no referido reservatório. Falou que já usou esse sistema e que o único inconveniente é esse. Explicou que como o vácuo é feito no hidrovácuo pelo compressor(trabalhando invertido, retirando ar), ele não terá de onde "tirar" mais ar para mandar para o reservatório, já que de onde ele succiona(hidrovácuo) já não tem mais o que retirar, dessa maneira, o "ar" mais fácil para sugar, é o que fica dentro do carter(pelo lugar onde trabalha a biela do compressor), cheio de vapor de óleo. Se isso tem fundamento eu não sei, mas ainda não instalei por isso! Você já verificou se junta óleo, ou é só "folclore"?
Um abraço.
Márcio Humberto
Glauco mendes
10/05/2014, 11:06
Inverter o compressor?
MarcioNatal
10/05/2014, 11:25
Fala Glauco.
Não é que vá se inverter o compressor, é que, na realidade, ele trabalha fazendo a sua função inversa, fazendo vácuo!
Um abraço.
Márcio Humberto
Glauco mendes
10/05/2014, 11:33
Ñ ficou muito claro Marcio eu tenho um motor 364 LA vindo do MB-814 que vou instalar na minha band, no caso ele tem as duas extremidades do compressor aberto, uma delas vai ser usada no hidrovácuo e outra destinada ao reservatório correto? abs..
MarcioNatal
10/05/2014, 11:50
Esse justamente esse o problema que o meca falou! Pelo que eu entendi, se você deixar a parte de sucção livre e ligar a parte de compressão no reservatório, tudo bem, ele vai trabalhar correto. Mas se ligar a sucção no hidrovácuo, o compressor vai retirar mais ar de onde, depois que já retirou tudo do hidrovácuo? Ai é onde entra o problema do óleo, através do vapor do cárter. Se eu estiver viajando na maionese, por favor me corrijam.
Valeu.
Márcio Humberto
Glauco mendes
10/05/2014, 12:14
Esse justamente esse o problema que o meca falou! Pelo que eu entendi, se você deixar a parte de sucção livre e ligar a parte de compressão no reservatório, tudo bem, ele vai trabalhar correto. Mas se ligar a sucção no hidrovácuo, o compressor vai retirar mais ar de onde, depois que já retirou tudo do hidrovácuo? Ai é onde entra o problema do óleo, através do vapor do cárter. Se eu estiver viajando na maionese, por favor me corrijam.
Valeu.
Márcio Humberto
Estou viajando também vamos ver se alguém tira esta duvida, até vou dar uma ligada no mecânico para saber...
aleksander k
10/05/2014, 12:21
Eu ja vi instalado e é bem simples apenas vc isola a mangueira que vai pro cárter e joga a saída pra um balão e pronto.
Sergio c
10/05/2014, 13:27
Eu já fiz o teste na minha, sem retirar a mangueira do hidrovácuo, quase não sai ar pela saída do compressor, mas se retirar essa mangueira, sai muito ar comprimido, a golpes, com o motor na lenta, junto com um pouco de óleo que passa pela biela do compressor e acaba saindo junto com o ar.
Se for usar o compressor, ou tu inventa outro sistema de freio que não use o hidrovácuo ou usas-se o ar para frear tb.
A minha idéia, se for usar o ar só p carregar um bujão, eu colocaria uma válvula na mangueira do hidrovácuo e abriria para entrar p ar até encher o bujão, depois, fecharia ela e o freio volta ao normal.
MarcioNatal
10/05/2014, 22:27
É Sergio, parece que o meu meca tem razão...pouca ar e o que vem é com óleo! Agora, quanto a sugestão de colocar uma válvula na mangueira que vai para o hidrovácuo, e fechá-la após de encher o reservatório, o problema volta a aparecer, ou seja, continua ligada e fazendo vácuo e o compressor jogando óleo para o reservatório, que ainda está ligada ao circuito, não é verdade? Acredito que a solução tenha que ser outra, embora eu não saiba qual.
Valeu
Márcio Humberto
Marcio,
ou usa o compressor para o vacuo ou para encher o reservatorio,
pras duas coisas ao mesmo tempo,nao da,ou se da nao sei como fazer pra ficar eficiente/funcional.
usando pra encher o reservatorio,ao muda todo o sistema pra freio a ar,com valvula pedal/reservatorio/valvula de descarga/cuicaetc//isso é uma configuração.a outra é via hidrovacuo=sistema normal.
Ardidas///
13/05/2014, 23:40
Marcio,
pras duas coisas ao mesmo tempo,nao da,ou se da nao sei como fazer pra ficar eficiente/funcional.
usando pra encher o reservatorio,ao muda todo o sistema pra freio a ar,com valvula pedal/reservatorio/valvula de descarga/cuicaetc//isso é uma configuração.a outra é via hidrovacuo=sistema normal.
E existe um sistema confiável de hidrovácuo comum para ser instalado na Band?
Porque se tem uma coisa melhor do que acelerar, é poder parar a Band. viu! Tomei um baita susto ontem (12-05-2014), fui ao interior de SP comprar a minha primeira Band, estava tudo certo e testado lá na Cidade onde comprei, no trajeto de volta para SC, cansadão e com um baita sorriso no rosto, dirigindo pelo interior do PR, num momento de descuido dou de cara com uma das milhares de milhares de lombadas que existem na terra dos "pé-vermeio" e precisei freiar brusco com a Band (freio a disco na Dianteira) e quem diz que ela pára. Pedal foi quase ao fundo e fiquei muito feliz por ser a situação de uma baita lombada e não uma traseira de um bi-trem.
Primeiro reparo nela será os freios! Apesar que freia muito bem depois de umas duas ou três "bombadas" no pedal. Parece um ABS. Freia intenso.
No mais, só alegria.
[]´s
Toni
MarcioNatal
13/05/2014, 23:59
E existe um sistema confiável de hidrovácuo comum para ser instalado na Band?
Porque se tem uma coisa melhor do que acelerar, é poder parar a Band. viu! Tomei um baita susto ontem (12-05-2014), fui ao interior de SP comprar a minha primeira Band, estava tudo certo e testado lá na Cidade onde comprei, no trajeto de volta para SC, cansadão e com um baita sorriso no rosto, dirigindo pelo interior do PR, num momento de descuido dou de cara com uma das milhares de milhares de lombadas que existem na terra dos "pé-vermeio" e precisei freiar brusco com a Band (freio a disco na Dianteira) e quem diz que ela pára. Pedal foi quase ao fundo e fiquei muito feliz por ser a situação de uma baita lombada e não uma traseira de um bi-trem.
Primeiro reparo nela será os freios! Apesar que freia muito bem depois de umas duas ou três "bombadas" no pedal. Parece um ABS. Freia intenso.
No mais, só alegria.
[]´s
Toni
Fala Toni, boa noite.
Tô imaginando o susto.....e o pulo! Difícil é saber qual dos dois foi o maior. Legal que tudo não passou disso.
Um abraço.
Márcio Humberto
Ardidas///
14/05/2014, 00:17
Fala Toni, boa noite.
Tô imaginando o susto.....e o pulo! Difícil é saber qual dos dois foi o maior. Legal que tudo não passou disso.
Um abraço.
Márcio Humberto
Fala Márcio, tudo bem? Encontrou alguma informação do Cidadão dos Pneus aqui Camboriú? Me dê algumas dicas que procuro ele aqui pra você.
Rapaz o susto foi grande, o sorriso saiu do rosto por uns 20 minutos! Mas em 700 kilometros com um veículo totalmente desconhecido pra mim, foi o único aperto.
Abraços,
Toni
MarcioNatal
14/05/2014, 01:02
Toni, eu não sei se teria essa coragem;pegar estrada com um veículo desconhecido.
Quanto ao cidadão, vou procurar a nota ou alguma coisa que tenha ligação à compra dos pneus. Todo o material(notas, recibos, comprovantes de pagamento, etc) referente à reforma do Toyossauro está na casa do meu pai. Só lembro do nome dele e da cidade(Sr. Andre/Balneário Camboriú), como lhe disse, gente honesta e pneus por um excelente preço. Amanhã devo passar lá e dar uma olhada. Lhe manterei informado, e desde já, valeu!
Um abraço.
Márcio Humberto
Ardidas///
17/05/2014, 22:33
Marcio,
Dando uma pesquisa sobre bombas à vácuo, descobri que existe alternadores de L200 (alguns modelos) que tem uma bomba de vácuo acoplada e também uns modelos de bomba de direção hidráulica que tem acoplado uma pequena bomba de vácuo.
Isso é interessante, pois ao se fazer um Up no alternador ou no meu caso, na bomba de óleo hidráulico. É possível se adquirir um modelo que faça o vácuo que a Band necessita e liberar o pistão do motor OM para produzir ar-comprimido para o tanque-reservatório.
Agora resta saber se essas bombas dão conta do recado nos freios da Band.
É isso.
[]´s
Toni
Boa noite senhores....
Reparei que o assunto da utilização do compressor dos motores OM 314s e OM 364 esta distribuído em alguns tópicos distintos.
E hoje, o Eduardo.. (um conhecido do Facebook) me pediu se eu tinha um "receita" de como utilizar este compressor para gerar Ar e não só para fazer vácuo......
A finalidade é gerar ar comprimido e armazenar num cilindro, onde este poderia ser utilizado para diversos fins, tais como: buzinas de ar, acionamento de bloqueios de diferencial, utilização de pistola de ar comprimido, encher pneus, utilizar freios a ar, etc........
Então vai lá as perguntas:
1 - É Possível utilizar o compressor do motor para gerar ar e armazenar num cilindro?
2 - Alguém tem uma receita de bolo de como fazer esta adaptação......?
3- Quais os problemas,,, as limitações,,, outras soluções....
Obrigado pessoal.....
Ok pessoal... trabalho nos EUA (infelizmente) e conversando com um colega de trabalho, ele me falou que os jipeiros "por aqui" usam muito um simples "COMPRESSOR DE AR CONDICIONADO" que pode se comprar no ferro-velho por uns U$50 mango... dai voce instala um balao de ar comprimido ( mais talvez alguma valvula de "overpressure") e pode assim ter um suprimento de ar comprimido disponivel para utilizar nas trilhas...
Do mesmo jeito que outro dia eu achei um video no utube de um cabra (jipeiro e soldador "nativo"!!!) ensinando como improvisar uma maquina de solda eletrica utilizando 3 baterias automotivas (nao lembo se em serie ou paralelo!) para soldar algo que quebrou "na trilha" e ir pra casa sem ter que chamar um guincho! (que custa caro em qualquer lugar do mundo!)
Enfim... jiperios sao seres altamente criativos!
Pretendo sim um dia destes pesquisar e implementar o sistema de ar comprimido e carregar alguns eletrodos de solda com seus devidos cabos (depois que eu aprender a soldar! Kkkkkk) para me livrar de apuros e ajudar outros amigos...
abcs.
Carlo Pecca
18/05/2014, 07:12
Do mesmo jeito que outro dia eu achei um video no utube de um cabra (jipeiro e soldador "nativo"!!!) ensinando como improvisar uma maquina de solda eletrica utilizando 3 baterias automotivas (nao lembo se em serie ou paralelo!) para soldar algo que quebrou "na trilha" e ir pra casa sem ter que chamar um guincho! (que custa caro em qualquer lugar do mundo!)
abcs.
Cara eu vi também essa façanha. O cara colocou três baterias em paralelo, pois para fusão elétrica precisa de muita corrente e também usar eletrodo fino de baixa corrente. Em casa de material de solda o pessoal te dá uma aló no assunto.
Grd Abraço
Sergio c
18/05/2014, 10:22
Cara eu vi também essa façanha. O cara colocou três baterias em paralelo, pois para fusão elétrica precisa de muita corrente e também usar eletrodo fino de baixa corrente. Em casa de material de solda o pessoal te dá uma aló no assunto.
Grd Abraço
Eu tb gostei dessa "solda no mato", minha bateria é grande e de mais umas pick ups taria bom. Será que esse eletrodo é diferente daqueles finos que se usa em casa???? Eu tenho p minhas emergências em casa uma Esab serralheiro, muito boa máquina, e uso os dois tipos de eletrodos, de menor e maior diâmetro.
Tenho uma Band com motor 364, uso o compressor a um bom tempo, comecei as mudanças e ainda não terminei,instalei a válvula, reservatório, relógio, como ainda uso o hidrovácuo coloquei um registro na mangueira que puxa o ar (fica um pouco aberto), o compressor puxa um pouco de ar do hidrovácuo e o restante do filtro de ar (quando o reservatório esta vazio o pedal do freio fica pesado). Comprei o hidroar do 608, mas estou brigando com o espaço, tenho que arrumar um cotovelo para entrada de ar do coletor e um reservatório de oleo freio mais baixo, pega no capu.
Caseiro
Band 93
Ardidas///
19/05/2014, 20:09
Tenho uma Band com motor 364, uso o compressor a um bom tempo, comecei as mudanças e ainda não terminei,instalei a válvula, reservatório, relógio, como ainda uso o hidrovácuo coloquei um registro na mangueira que puxa o ar (fica um pouco aberto), o compressor puxa um pouco de ar do hidrovácuo e o restante do filtro de ar (quando o reservatório esta vazio o pedal do freio fica pesado). Comprei o hidroar do 608, mas estou brigando com o espaço, tenho que arrumar um cotovelo para entrada de ar do coletor e um reservatório de oleo freio mais baixo, pega no capu.
Caseiro
Band 93
Caseiro, tudo certo?
qual o uso para o ar armazenado? Uso geral? Encher pneus e limpar a viatura? Tem muito óleo no reservatório?
ate mais.
[],s
Toni
Toni
Sim pneu, limpeza, o reservatório é pequeno, acho que é 20 litros pressão 120 abre a válvula, mas enche muito rápido.Pode colocar um reservatório maior ou dois.
Caseiro
Ardidas///
20/05/2014, 22:14
Toni
Sim pneu, limpeza, o reservatório é pequeno, acho que é 20 litros pressão 120 abre a válvula, mas enche muito rápido.Pode colocar um reservatório maior ou dois.
Caseiro
Caseiro,
Quanto ao ar, o reservatório que vc usa é o original da 608? onde instalou ele?
Até,
Toni
Caseiro,
Quanto ao ar, o reservatório que vc usa é o original da 608? onde instalou ele?
Até,
Toni
Não é original, comprei num desmanche de caminhões, instalei onde é colocado os parafusos que prende o cinto de segurança do motorista e passageiro no meio (lado de baixo )fixo por uma travessa presa nas longarinas usando furação original, em cima do cardan traseiro.
caseiro
Glauco mendes
25/05/2014, 16:40
Toni
Caseiro
Caseiro coloca algumas fotos do hidro-ar?
Kraken_DAGG
05/04/2015, 02:57
Senhores ,
Bom dia!
Alguem sabe o "volume" de ar deste quinto cilindro (do hidrovacuo ou de ar comprimido - dependendo de qual aplicação utilize).
Segundo ponto, alguem sabe se esta ar passa pelo filtro de ar ou se é tomado direto do ambiente (sem filtragem alguma)?
Obrigado
Sds
Antonio
No cilindro vai depender da regulagem da válvula eu usei do mb608 e comprime em torno de 100 psi, depois disto ela descarrega e volta a carregar qd cai a pressão do reservatório, eu optei por pegar ar direto sem passar pelo filtro de ar pois o meu motor e turbinado, coloquei apenas um filtrinho de ar na ponta da mangueira para eliminar possíveis entradas de poeira ou terra.
kelvisson
24/04/2016, 19:32
Mas deve prestar atençao se o came do comando de valvulas onde vai a biela do compressor tem o furo de lubrificação, pois se não tiver pode estragar a biela e/ou o comando de valvulas.
Valeu
odinei jose moreira
24/05/2016, 23:28
Mas deve prestar atençao se o came do comando de valvulas onde vai a biela do compressor tem o furo de lubrificação, pois se não tiver pode estragar a biela e/ou o comando de valvulas.
Valeu
alguem tem fotos de uma band com estas configuraçao seri interessante ver , estou interessado abraço.
Obinei, da uma olhada aqui, http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/104990-freio-ar-na-band-3.html
Venturamh
16/06/2016, 23:28
Bueno,
troquei minha band longa 81 (FORT KNOX) por uma pickup 86 turbinada (CAPIROTO).
Esta na mecanica desde então e vai para a chapeação em uma semana. Meu mecanico sugeriu colocar um reservatório e freio + embreagem a ar.
Só digo uma coisa.... é bom demais... Embreagem macia, freio que freia MESMO.
Infelizmente não sei dar detalhes amigo, mas vale a pena.
O unico incomodo é esperar 1 minuto ao ligar o carro antes de sair para que encha o reservatório.
530783