Ver Versão Completa : Vitara 3D auto demora para sair quando frio
rbrunato
07/05/2014, 14:45
Olá pessoal,
Possuo um Vitara 3D auto 1998 com cambio novinho, porém, desde quando fiz o cambio tenho percebido algo que me incomoda um pouco.
Logo pela manhã com o carro frio, quando ligo o motor e engato a marcha, (seja ela qual for, "D", "R" ou 1,2)percebo que o carro demora para engatar.
Na verdade o engate é imediato, mas o carro demora para responder e começar a se locomover.
A impressão é que o fluxo de oleo ainda não passou pelas engrenagens para fazer o carro sair do lugar.
Se pisar no acelerador, o processo se acelera e em um ou dois segundos o carro está andando.
Mas se apenas ligar e engatar o carro, sem pisar no acelerador, o carro irá demorar por volta de 6 segundos até começar a se locomover.
Depois de sair com o carro, tudo se normaliza.
Algiuem saberia me dizer por que isso esta ocorrendo?
Em tempo:
Os fluídos estão todos com o nível OK
Utilizo Dextron III no cambio/DH.
Todo o kit do cambio foi trocado, é tudo novinho.
Oleo do motor sempre novo trocado a cada 4.000 ou 5.000km, costumo usar o BR Tecno.
mas.marco
08/05/2014, 12:02
Olá pessoal,
Possuo um Vitara 3D auto 1998 com cambio novinho, porém, desde quando fiz o cambio tenho percebido algo que me incomoda um pouco.
Logo pela manhã com o carro frio, quando ligo o motor e engato a marcha, (seja ela qual for, "D", "R" ou 1,2)percebo que o carro demora para engatar.
Na verdade o engate é imediato, mas o carro demora para responder e começar a se locomover.
A impressão é que o fluxo de oleo ainda não passou pelas engrenagens para fazer o carro sair do lugar.
Se pisar no acelerador, o processo se acelera e em um ou dois segundos o carro está andando.
Mas se apenas ligar e engatar o carro, sem pisar no acelerador, o carro irá demorar por volta de 6 segundos até começar a se locomover.
Depois de sair com o carro, tudo se normaliza.
Algiuem saberia me dizer por que isso esta ocorrendo?
Em tempo:
Os fluídos estão todos com o nível OK
Utilizo Dextron III no cambio/DH.
Todo o kit do cambio foi trocado, é tudo novinho.
Oleo do motor sempre novo trocado a cada 4.000 ou 5.000km, costumo usar o BR Tecno.
Brunato. Já percebi isso no meu também.
Sempre que o clima está mais frio. Engato a marcha e o carro demora (meu caso) uns 1,5 segundos para responder. Chega a dar um leve tranco de "ih! acordei!" - sabe?
Meu câmbio está ok e o óleo também.
Comentei isso com o mecânico e ele disse que é a demora na circulação que, no meu caso, é comum e aceita.
No seu caso, como o intervalo é bem grande, não faço ideia. Vou comentar com ele e te aviso depois.
Abs,
Em dias mais quentes, a resposta é imediata.
rbrunato
09/05/2014, 10:37
Exato, mas o estranho é que só acontece pela manhã em dias mais frescos ou frios na primeira vez que ligo o carro. Durante o dia já não acontece mais.
A informação que tenho é de que o filtro dos fluido é muito fino e o fluido tem dificuldade para passar quando esta frio.
Com o calor do motor, o fluido fica mais fino e passa mais facilmente pelos filtros, acelerando o processo de engate.
Queria apenas uma segunda opinião a respeito para saber se acontece om outras viaturas também.
Meu câmbio também é novo e os fluidos estão todos novos e no nível.
mas.marco
09/05/2014, 20:30
É exatamente isso que ele comentou porém, com outras palavras.
Relaxe e aproveite!
Tá tudo certinho!
Sobre o filtro, ele nem comentou nada. Só disse que em dias mais frios ou na 1a partida, após esfriar, demora mesmo pra circular no conversor e caixa. Ele disse também pra, antes de sair, o ideal é, ainda parado (pé no freio + freio de mão), engatar em todas as marchas: subir e descer. Somente após isso, sair.
rbrunato
12/05/2014, 09:37
É exatamente isso que ele comentou porém, com outras palavras.
Relaxe e aproveite!
Tá tudo certinho!
Sobre o filtro, ele nem comentou nada. Só disse que em dias mais frios ou na 1a partida, após esfriar, demora mesmo pra circular no conversor e caixa. Ele disse também pra, antes de sair, o ideal é, ainda parado (pé no freio + freio de mão), engatar em todas as marchas: subir e descer. Somente após isso, sair.
Valeu mas.marco.
Muito obrigado pela ajuda!
Isso nao pode ser o oleo que em dia frio fica mais viscoso e demora mais pra circular?
arlei_vitara
13/05/2014, 12:46
Brunato e pessoal,
Certamente tem coisa errada aí.......se não deu pau vai dar. Como vc falou que fez o cambio todo a pouco tempo, vai em cima da oficina que fez o serviço, cobra deles a solução antes que a bomba estoure em tuas mãos :-(
Esta "demora" NÃO É NORMAL, o normal é engatou qualquer posição na alavanca o carro tracionar de imediato. Meu antigo Vitara 3D auto tinha este comportamento de atraso no engate SOMENTE DA RÉ, era um atraso de uns 2 seg., acabei me convencendo que era "normal"...um belo dia, bummmmmmmmmmmmmmm, foi-se a bomba de oleo do cambio e levou junto mais um monte de pecinhas bem caras :-( :-( :-(
Abraços
mas.marco
13/05/2014, 17:17
um belo dia, bummmmmmmmmmmmmmm, foi-se a bomba de oleo do cambio e levou junto mais um monte de pecinhas bem caras :-( :-( :-(
Abraços
ishi...
Nesse caso Brunato, leva onde você fez o câmbio... boa sorte! espero que não seja 'nada'.
E volte aqui pra repassar...