PDA

Ver Versão Completa : Expedição Ushuaia 2014/2015 (Brasil - Uruguai / Argentina / Chile)

Páginas : 1 [2] 3

Glaicon
22/08/2014, 07:37
Alguém aqui neste tópico postou que tem uma ponte para atravessar do Uruguai para Argentina mais perto do que Paysandú, disse que o mapa está desatualizado, se alguém souber ou quem postou informe novamente, por favor.
Como vou descer por Rivera, posso atravessar pela ponte, até porque o Buquebus a cada pesquisa aparece um preço diferente.
Na volta eu pretendo através de Buenos a Colônia e voltar para Brasília pelo estreito RS, parar em Bombinhas, claro, para começar o Ano com chave de ouro. Rsrs
Se vai entrar por caminho novo e diferente verifique se tem aduana, para legalizar seu ingresso no país.
Principalmente para quem tem filho pequeno.:concordo:

Amostardeiro
22/08/2014, 09:26
Alguém aqui neste tópico postou que tem uma ponte para atravessar do Uruguai para Argentina mais perto do que Paysandú, disse que o mapa está desatualizado, se alguém souber ou quem postou informe novamente, por favor.
Como vou descer por Rivera, posso atravessar pela ponte, até porque o Buquebus a cada pesquisa aparece um preço diferente.
Na volta eu pretendo através de Buenos a Colônia e voltar para Brasília pelo estreito RS, parar em Bombinhas, claro, para começar o Ano com chave de ouro. Rsrs

rcr

As outras alternativas são por Salto, Puente Salto Grande, ou Fray Bentos, não sei a condição das estradas entre Rivera e as duas cidades.

Abs

rcr
22/08/2014, 09:47
rcr

As outras alternativas são por Salto, Puente Salto Grande, ou Fray Bentos, não sei a condição das estradas entre Rivera e as duas cidades.

Abs

Valeu Antônio, vou pesquisar melhor, aproveitando para sugar um pouco mais dos colegas. Qual o mapa mais atualizada disponível?

rcr
22/08/2014, 11:25
Bem lembrado Glaicon, mas isso acontecendo, sera que dá para fazer e arriscar parar em outra aduaneira?

Amostardeiro
22/08/2014, 15:53
Valeu Antônio, vou pesquisar melhor, aproveitando para sugar um pouco mais dos colegas. Qual o mapa mais atualizada disponível?

Se vais usar um GPS Garmin, o melhor mapa é o Proyecto Mapear Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar/), muito bom e de graça.

Abs

rcr
22/08/2014, 21:52
Antônio,Santo e Paysandú eu tenho certeza que tem ponte, agora Fray Bento tem mesmo passagem por ponte? Olhando por mapas não tem, ou pelo menos não tinha nem estradas perto do Rio, tanto do lado Argentino quanto do lado Uruguaio. Fora o fato do rio parecer mais largo nesta parte.

rcr
23/08/2014, 00:01
"Se alguém olhar no google maps, vai se perguntar por onde cruzamos a fronteira em Fray Bentos. Acontece que os argentinos fecharam a ponte de Fray Bentos até uns dois anos atrás. Hoje, a ponte está aberta, mas por algum outro motivo, o sr. google nao atualizou o mapa. A argentina fechou esta ponte e outras que faziam fronteira com o uruguai em protesto a instalaçao de uma mega fabrica de celulose em Fray Bentos.
(Biciclomundo)

Amostardeiro
23/08/2014, 00:59
Antônio,Santo e Paysandú eu tenho certeza que tem ponte, agora Fray Bento tem mesmo passagem por ponte? Olhando por mapas não tem, ou pelo menos não tinha nem estradas perto do Rio, tanto do lado Argentino quanto do lado Uruguaio. Fora o fato do rio parecer mais largo nesta parte.

rcr

Está aberta sim, passei por lá 2 anos atrás.

Abs

Glaicon
23/08/2014, 07:25
Bem lembrado Glaicon, mas isso acontecendo, sera que dá para fazer e arriscar parar em outra aduaneira?
Se você estiver só com adultos na viatura, provavelmente não pedirão nada sobre a aduana nas paradas policiais de estrada.
Porém, ao sair do país onde haja a fiscalização do governo, é certo que pedirão os documentos do ingresso, para a devida baixa.
Acho estranho você fazer o seu ingresso em "outra aduana", pois a estrutura física desses locais é sempre de um corredor de veículos, com policiais e fiscais.
Como fazer então essa logística de ingressar no país, se você já está nele?
Em Santa Catarina temos fronteira com a Argentina, abaixo de Dionísio Cerqueira, que você entra e sai no país sem fiscalização.
Ou seja, fizeram o acesso, mas os governos não criaram a estrutura da fiscalização.
Acredito que existam outros acessos desse tipo no Rio Grande do Sul.
Por isso, resumindo, sugiro, entrem no país por locais com aduana.:concordo:

rcr
23/08/2014, 09:09
rcr

Está aberta sim, passei por lá 2 anos atrás.

Abs

Antônio, estou quase 100% decidido que vou entrar na Argentina por lá, aquela estrutura do lado Argentino é a aduaneira, correto?
Obs: estou indo com minhas duas filhas de 8 e 5.
Abs.

Amostardeiro
23/08/2014, 10:35
Antônio, estou quase 100% decidido que vou entrar na Argentina por lá, aquela estrutura do lado Argentino é a aduaneira, correto?
Obs: estou indo com minhas duas filhas de 8 e 5.
Abs.

rcr

Na verdade em Fray Bentos todo o tramite de aduana e emigração é feito do lado uruguaio, há uma estrutura conjunta dos dois países, em Paysandu também é assim.

Abs

rcr
24/08/2014, 11:49
rcr

Na verdade em Fray Bentos todo o tramite de aduana e emigração é feito do lado uruguaio, há uma estrutura conjunta dos dois países, em Paysandu também é assim.

Abs

Ok Antônio, obrigado pelas informações.
Abs

digoniva
24/08/2014, 20:31
Pessoal:
Até o final do ano terei que trocar os pneus da minha Hilux. A princípio estava querendo pegar os BF Goodrich AT.
Mas durante as pesquisas de preço, achei os Goodyear WRANGLER MT/R Kevlar - LINDOS (kkkkkk) e só estou ouvindo elogios.
O que vcs acham desde modelo de pneu para esta viagem ?????
A medida seria 31 ou 32 (qual a mais indicada para a Hilux que vai rodar mais de 15 mil de rodovias) ??
Abs.

dudu83
24/08/2014, 23:37
Pessoal:
Até o final do ano terei que trocar os pneus da minha Hilux. A princípio estava querendo pegar os BF Goodrich AT.
Mas durante as pesquisas de preço, achei os Goodyear WRANGLER MT/R Kevlar - LINDOS (kkkkkk) e só estou ouvindo elogios.
O que vcs acham desde modelo de pneu para esta viagem ?????
A medida seria 31 ou 32 (qual a mais indicada para a Hilux que vai rodar mais de 15 mil de rodovias) ??
Abs.

pneu borrachudo pra uma viagem dessa nao rola, barulhento e aumenta o consumo do veiculo, quando fui coloquei pneus michelin LTX at2, apesar de nao parecer é otimo pra estradas de terra, e no asfalto gruda, so na lama que nao vai muito bem, achei o desempenho geral desse pneu melhor que o bfgoodrich all terain

Romar
26/08/2014, 09:13
Opa Romar, beleza ?
Acho que foi vc que me pediu o contato de quem fez meus parachoque, não foi ??
Me desculpe se não te respondi da primeira vez..., a correria do dia a dia e as preocupações desta viagem / ler e postar mensagens aqui e em outros canais de comunicação....
A loja de pneus que eu pesquisei aqui em Brasília e achei preços muito bons (estou olhando somente os BF GOODRICH) foi o grupo GRIFFE PNEUS, inclusive tem aí em Goiânia.
MAS, POREM, CONTUDO, TODAVIA, há diferença de preço entre as próprias lojas - achei isso um absurdo.
A loja daqui de Brasília - "SIA" - é a com melhor preço. Cheguei a ligar para uma loja de Goiânia, achando que iria encontrar um preço melhor que aqui em Brasília (que é ou era a tendência), mas não encontrei.
Site da loja:
Griffe Pneus Brasilia - SIA TRECHO 2 (http://www.griffepneus.com.br/index.php/home/root/pneus-brasilia-goiania-michelin/8-sia-trecho-2-bsb)

Sobre os parachoques:
Os parachoques da minha camionete foram feitos por um rapaz conhecido como Rafael NOVATECH - ele faz em casa mesmo. Vc pode achá-lo pelo Facebook, inclusive tem album dele com diversas fotos..... Posso te passar telefones por e-mail se quiser, mas pelo face vc consegue falar com ele.
Se precisar de mais alguma coisa e eu puder ajudar, é só perguntar.
Eu estava (ou ainda estou, não sei....rs rs rs) pensando/cogitando em comprar um jogo de rodas aro 16 pra minha Hilux pra comprar pneus nesta medida - ainda estou avaliando se compensa.... Estava pesquisando e achei uns anúncios com preços melhores aí em Goiânia, se vc souber de algum jogo usado (aro 16 originais Hilux) com BOM PREÇO, me avise por favor, ok ?
Vamos nos falando !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abs.

Rodrigo, valeu pelas informações. Fui eu mesmo que lhe perguntei sobre os parachoques! Quanto a correria do dia a dia, fique tranquilo, sei bem como é, ainda mais com uma viagem deste porte se aproximando.
Estou acompanhando seu tópico e tenho certeza que vocês farão uma aventura bacana. Quanto às rodas para a Hilux, se eu souber de algo lhe comunico.
Saudações.

digoniva
02/09/2014, 16:16
Pessoal:
Acho que a maior parte dos interessados em fazer esta viagem ou pela região (sul do continente), estará saindo após o Natal.
Haverá grande possibilidade de nos encontrarmos no meio do caminho - seria muito legal.
Quem é que está confirmado a ir neste período (saindo na segunda quinzena de dezembro) ??
Qual o roteiro (mais ou menos)?
Vou sair no início de dezembro, desço para Ushuaia e depois subo para Santiago e depois para o Atacama (se Deus quiser) !!!
Abs.

Passoca
03/09/2014, 18:27
Olá, este é meu primeiro post aqui no fórum.

Adquiri recentemente uma Hilux e desde então venho acompanhando o fórum acompanhado da ideia de fazer uma viagem pela América andina.
Tenho seguido o planejamento da maioria de vocês, e pretendo sair com minha esposa mais ou menos nesta época, segunda quinzena de dezembro com o seguinte roteiro provisório:
Londrina - Resistencia - Córdoba - Mendoza - Santiago - Curico - Pucón - Coihaique - Esquel - Bariloche - Junin de los Andes - Chos Malal e possivelmente retornar pelo Uruguai, num total de aproximadamente 30 dias.
Estou aberto a sugestões mas não gostaria de rodar tanto pois a patroa não quer rodar muito todos os dias, então por enquanto abandonei alcança o Ushuaia....

Glaicon
04/09/2014, 06:50
Olá, este é meu primeiro post aqui no fórum.

Adquiri recentemente uma Hilux e desde então venho acompanhando o fórum acompanhado da ideia de fazer uma viagem pela América andina.
Tenho seguido o planejamento da maioria de vocês, e pretendo sair com minha esposa mais ou menos nesta época, segunda quinzena de dezembro com o seguinte roteiro provisório:
Londrina - Resistencia - Córdoba - Mendoza - Santiago - Curico - Pucón - Coihaique - Esquel - Bariloche - Junin de los Andes - Chos Malal e possivelmente retornar pelo Uruguai, num total de aproximadamente 30 dias.
Estou aberto a sugestões mas não gostaria de rodar tanto pois a patroa não quer rodar muito todos os dias, então por enquanto abandonei alcança o Ushuaia....
Se vai parar no caminho, dedique, pelo menos, três dias em Mendoza.
É uma cidade sensacional. Digo isto para passeios, compras, comida ou bebida.
É preparada para receber o turista.
Já escrevo isto com saudades.:concordo:

Miltinho
04/09/2014, 16:23
Passoca eu iria para Cordoba por Sta. Fé... é muito melhor!
Dedique um ou dois dias para Cordoba e arredores (a Serra Central da AR é show), depois, cheque a tarde e pernoite em Mina Clavelo.
No outro dia vá para Mendoza... Junin só se voce gostar de trecking / canoagem, ou vai no vulcão Lanin, do contrário esqueça... É roubada!
Dedique mais tempo em Mendoza, Santiago, Frutilar, VillaRica, Puerto Varas (vulcão Osorno), Bariloche (a região dos lagos tanto na AR como no Chile é fora de série); se voltar pelo Uruguai, não esqueça de Colonia Del Sacramento.
Abraço.

Passoca
05/09/2014, 00:25
Se vai parar no caminho, dedique, pelo menos, três dias em Mendoza.
É uma cidade sensacional. Digo isto para passeios, compras, comida ou bebida.
É preparada para receber o turista.
Já escrevo isto com saudades.:concordo:

Salve Glaicon,
A ideia é passar mais ou menos 3 dias mesmo em Mendoza, além das atividades que você recomendou, penso em conhecer alguma vinícola de lá. Trocas de pneu, será?
Descrevi grosseiramente o roteiro até porque não está fechado, mas na região pretendo parar uma noite em Uspallata...
Obrigado pela dica!!!!

Passoca
05/09/2014, 00:41
Passoca eu iria para Cordoba por Sta. Fé... é muito melhor!
Dedique um ou dois dias para Cordoba e arredores (a Serra Central da AR é show), depois, cheque a tarde e pernoite em Mina Clavelo.
No outro dia vá para Mendoza... Junin só se voce gostar de trecking / canoagem, ou vai no vulcão Lanin, do contrário esqueça... É roubada!
Dedique mais tempo em Mendoza, Santiago, Frutilar, VillaRica, Puerto Varas (vulcão Osorno), Bariloche (a região dos lagos tanto na AR como no Chile é fora de série); se voltar pelo Uruguai, não esqueça de Colonia Del Sacramento.
Abraço.

Olá Miltinho, muito obrigado pelas dicas!!!! Anotadas.
Muito bom contar com as sugestões do pessoal do fórum.
Abraço

Glaicon
05/09/2014, 07:25
Salve Glaicon,
A ideia é passar mais ou menos 3 dias mesmo em Mendoza, além das atividades que você recomendou, penso em conhecer alguma vinícola de lá. Trocas de pneu, será?
Descrevi grosseiramente o roteiro até porque não está fechado, mas na região pretendo parar uma noite em Uspallata...
Obrigado pela dica!!!!
Bom, a vinícola que visitamos eu já postei anteriormente. Foi a Terrazas de Los Andes.
Mas segue novamente o link.
Terrazas de los Andes - Discover the Terrazas winery. (http://www.terrazasdelosandes.com/en-EN/the-estate/visit-the-winery)
Quanto aos pneus mud, da marca fate, também comprei lá, juntamente com as correntes.:concordo:

Passoca
05/09/2014, 12:47
Bom, a vinícola que visitamos eu já postei anteriormente. Foi a Terrazas de Los Andes.
Mas segue novamente o link.
Terrazas de los Andes - Discover the Terrazas winery. (http://www.terrazasdelosandes.com/en-EN/the-estate/visit-the-winery)
Quanto aos pneus mud, da marca fate, também comprei lá, juntamente com as correntes.:concordo:

Conheço alguns vinhos da Terrazas, quanto aos pneus gostaria de manter os Michelin LTX AT2 que estou usando ou então substitui los por um BF Goodrich AT..... vou conferir o link, valeu.

digoniva
10/09/2014, 20:47
Pessoal:
Retornando ao Brasil pelo norte da Argentina, é melhor atravessar o fronteira para o Paraguai por Assunção ou por Corrientes ??

rfdex
10/09/2014, 23:35
Eu não entraria no Paraguai Rodrigo. Estando de carro, pode ficar preparado para ser extorquido. Daria a volta por Corrientes, mesmo os policiais do norte da Argentina terem a fama de corruptos também, acho melhor opção. Abraço

Foltram F 1000
11/09/2014, 10:29
Bom dia Rodrigo, agora é certo, não vou poder ir nessa viagem com você, como eu já tinha te passado, vou ter que
adiar por pelo menos 06 meses essa viagem, espero que de tudo certo para você e sua família nessa viagem, depois
coloca as fotos e o relato de sua experiência com a viagem, grande abraço e boa sorte!!

digoniva
12/09/2014, 21:38
Bom dia Rodrigo, agora é certo, não vou poder ir nessa viagem com você, como eu já tinha te passado, vou ter que
adiar por pelo menos 06 meses essa viagem, espero que de tudo certo para você e sua família nessa viagem, depois
coloca as fotos e o relato de sua experiência com a viagem, grande abraço e boa sorte!!

Grande Foltram
Tudo certo - tranquilo.
Acho que nosso destino é ir sozinho mesmo, como na maioria das nossas aventuras!! rs rs rs rs
Eu e minha esposa conseguimos mais uns dias de férias (com este tanto de mudança, talvez seja melhor ir sozinhos mesmo, pois é muito difícil arrumar parceiros que esta disponibilidade de dias).
Levantei a Hilux - achei o sistema muito interessante, o mesmo utilizado pela Off=Limits (kit Off-Shox).
Acabei comprando os pneus por aqui mesmo - 32x11,5x15 (comprei uns Goodyear Wrangler MT/R Kevlar) assim que instalar vou postar as fotos - vai ficar bonitona...rs rs rs. Antes disso eu tinha instalado o suporte e a barraca Campings World sobre a caçamba.
Agora a Hilux está com cara de Expedicionária.
E vamos nos falando.
Abs.

digoniva
12/09/2014, 21:41
Eu não entraria no Paraguai Rodrigo. Estando de carro, pode ficar preparado para ser extorquido. Daria a volta por Corrientes, mesmo os policiais do norte da Argentina terem a fama de corruptos também, acho melhor opção. Abraço

Valeu pelo toque Raphael - estou lendo relatos positivos e negativos.
Vou analisando...
E aí, qual será sua próxima viatura ?? Quais são suas ideias / seus desejos ???
Vamos nos falando...
Abs.

rfdex
13/09/2014, 14:37
Pois é cara, ainda estou me "recuperando" da venda da japinha!!! Ainda não fui atrás de nada... vamos ver o que o futuro dirá! Então, aquele encontro da turma na quinta-feira foi bem bacana né, muito bom rever você, o Sandro. Lembrei dos saudosos anos de Niva (meado de 2001). Eu tenho que aliar um veículo utilitário, que tenha força, que caiba a família, etc, etc e que agrade - na medida do possível - a patroa. Hahahaha. Posta fotos da sua VTR aí pow!!! Abração!

DayaneAndrade
13/09/2014, 16:34
Grande Foltram
Tudo certo - tranquilo.
Acho que nosso destino é ir sozinho mesmo, como na maioria das nossas aventuras!! rs rs rs rs
Eu e minha esposa conseguimos mais uns dias de férias (com este tanto de mudança, talvez seja melhor ir sozinhos mesmo, pois é muito difícil arrumar parceiros que esta disponibilidade de dias).
Levantei a Hilux - achei o sistema muito interessante, o mesmo utilizado pela Off=Limits (kit Off-Shox).
Acabei comprando os pneus por aqui mesmo - 32x11,5x15 (comprei uns Goodyear Wrangler MT/R Kevlar) assim que instalar vou postar as fotos - vai ficar bonitona...rs rs rs. Antes disso eu tinha instalado o suporte e a barraca Campings World sobre a caçamba.
Agora a Hilux está com cara de Expedicionária.
E vamos nos falando.
Abs.
Oi! Meu nome é dayane sou casada e eu meu esposo também querendo fazer uma expedição no final desse ano😉🙀 saio de férias da escola dia 19 de dezembro moro no interior de sp( jacarei) e sou professora... meu esposo tem receio de ir só nós dois, eu não sou mais aventureira mesmo :) e vcs estão pensando em ir quando? Vamos trocando ideia que sabe não vamos acompanhando vcs! Nós acabamos de comprar uma duster 0km... Abr fique com Deus

dudu83
15/09/2014, 14:06
Oi! Meu nome é dayane sou casada e eu meu esposo também querendo fazer uma expedição no final desse ano saio de férias da escola dia 19 de dezembro moro no interior de sp( jacarei) e sou professora... meu esposo tem receio de ir só nós dois, eu não sou mais aventureira mesmo :) e vcs estão pensando em ir quando? Vamos trocando ideia que sabe não vamos acompanhando vcs! Nós acabamos de comprar uma duster 0km... Abr fique com Deus

pode ir tranquila, eu fui de Porto Velho ate Ushuaia de carro velho, apenas na compania da minha namorada, Argentina e Chile sao paises muitro tranquilos e seguros, de carro novo vai tranquilo, a primeira vez que fizemos essa viagem foi de vectra em 95, apenas um veiculo tambem...

Vicente Guimaraes
16/09/2014, 18:24
pode ir tranquila, eu fui de Porto Velho ate Ushuaia de carro velho, apenas na compania da minha namorada, Argentina e Chile sao paises muitro tranquilos e seguros, de carro novo vai tranquilo, a primeira vez que fizemos essa viagem foi de vectra em 95, apenas um veiculo tambem...

Putz.. é isso que sempre digo... As pessoas ficam preocupadas com preparação... estepe reserva, galão, etccccc

Vai de qualquer jeito... Parabens DUDU

digoniva
16/09/2014, 19:17
Também penso assim - quer ir, vá !!!! rs rs rs
Ter como condição a ida de outros companheiros, a coisa fica difícil.
Claro que se vc for preparado, melhor ainda !!
E no meu caso, estou indo com crianças, não podemos ficar a mercê da situação....
Penso que a preparação deve ser proporcional aos lugares que se deseja visitar - quanto mais isolado, mais inóspito, mais preparado deve estar.
Não só equipamento como informação...
... vamos nos falando...

RodrigoSoracco
19/09/2014, 07:55
Dayane, ir em "comboio" é bom, mas ir só com o companheiro(a) também é ótimo. Vocês fazem a rota, decidem onde e quando parar e curtem uma lua de mel. Carro bem revisado e testado, documentação em dia (a maioria esquece), dólares no bolso e um bom cartão de crédito, e não há o que se preocupar. Essa história de não ser aventureira é lorota :-) Todo mundo é um aventureiro enrustido. Numa das vezes que fui ao Chile, num tranquilo passeio até a região dos lagos, acabamos convencidos pelo dono da pousada a escalar o Vulcão Villarica. Eu, meu irmão e meu pai, com 60 anos na época! Ah, mas não tem equipamento? Os caras forneceram tudo. Lá fomos nós, sedentários da cidade, caminhar quase 4 horas pela neve, até a boca do vulcão. Ninguém morreu, e voltamos com lembranças pra vida inteira.
Depois disso, toda viagem longa é uma expectativa de aventura. Barraquinha, colchão inflável e acessórios básicos pra camping vão sempre no carro. A gente não vive duas vezes!

Oi! Meu nome é dayane sou casada e eu meu esposo também querendo fazer uma expedição no final desse ano saio de férias da escola dia 19 de dezembro moro no interior de sp( jacarei) e sou professora... meu esposo tem receio de ir só nós dois, eu não sou mais aventureira mesmo :) e vcs estão pensando em ir quando? Vamos trocando ideia que sabe não vamos acompanhando vcs! Nós acabamos de comprar uma duster 0km... Abr fique com Deus

Rubens Linhalis
19/09/2014, 09:49
Dayane, ir em "comboio" é bom, mas ir só com o companheiro(a) também é ótimo. Vocês fazem a rota, decidem onde e quando parar e curtem uma lua de mel. Carro bem revisado e testado, documentação em dia (a maioria esquece), dólares no bolso e um bom cartão de crédito, e não há o que se preocupar. Essa história de não ser aventureira é lorota :-) Todo mundo é um aventureiro enrustido. Numa das vezes que fui ao Chile, num tranquilo passeio até a região dos lagos, acabamos convencidos pelo dono da pousada a escalar o Vulcão Villarica. Eu, meu irmão e meu pai, com 60 anos na época! Ah, mas não tem equipamento? Os caras forneceram tudo. Lá fomos nós, sedentários da cidade, caminhar quase 4 horas pela neve, até a boca do vulcão. Ninguém morreu, e voltamos com lembranças pra vida inteira.
Depois disso, toda viagem longa é uma expectativa de aventura. Barraquinha, colchão inflável e acessórios básicos pra camping vão sempre no carro. A gente não vive duas vezes!

:concordo:

Esse é o verdadeiro espírito da coisa !

digoniva
30/09/2014, 11:59
Pessoal:
Estou querendo comprar um GPS automotivo para me auxiliar nesta viagem (Uruguai, Argentina, Chile e não obrigatoriamente o Paraguai...).
Gosto muito dos aparelhos da GARMIN (já uso a bastante tempo modelos para trilhas/caminhadas, etc...), então gostaria de comprar um desta marca, mas sabemos que na linha automotiva existem diversos modelos....., a gente até se perde de tantos números...rs rs rs
Alguém pode indicar alguns modelos da Garmin, mais indicado para este viagem ???
E vamos nos falando...
Abs.

Newton Guerra
30/09/2014, 12:02
Gosto muito da série Montana: Garmin | Montana (http://sites.garmin.com/montana/)

Eu tenho o mais simples, o 600. O 650 tira fotos, mas prefiro minha câmara :mrgreen:.

Abraços

jcgaucho
30/09/2014, 13:26
Pessoal:
Estou querendo comprar um GPS automotivo para me auxiliar nesta viagem (Uruguai, Argentina, Chile e não obrigatoriamente o Paraguai...).
Gosto muito dos aparelhos da GARMIN (já uso a bastante tempo modelos para trilhas/caminhadas, etc...), então gostaria de comprar um desta marca, mas sabemos que na linha automotiva existem diversos modelos....., a gente até se perde de tantos números...rs rs rs
Alguém pode indicar alguns modelos da Garmin, mais indicado para este viagem ???
E vamos nos falando...
Abs.

Alo parceiro,
Estou com preparativos semelhantes... para o atacama em jeneiro-fevereiro. Comprei o Garmin 2565LT, acho que atende bem. Vem com os mapas de países da América do Sul.
Bons preparativos

jcgaucho
30/09/2014, 13:28
Ola Newton, agora que li a tua sugestão... poxa é profissional!
Um abraço

RodrigoSoracco
30/09/2014, 13:33
Eu vou investir em uma central multimídia, e instalar o IGO My Way. Os mapas deles são facilmente encontráveis na rede. Usei um GPS chinês com ele, que embuti no painel da Berlingo, na última viagem. Tirando a Ruta 40 "fantasma" até as salinas, se comportou muito bem. Tem a vantagem de não precisar de carregador no isqueiro, e não atrapalha no parabrisa, que já vai ir com uma câmera onboard.

Newton Guerra
30/09/2014, 14:05
Ola Newton, agora que li a tua sugestão... poxa é profissional!
Um abraço

Não é não, rsrsrs. Eu gosto mais desses do que os Nuvi porque você pode colocar mapas gratuitos de qualquer desenvolvedor, salvar rotas, criar rotas no computador e transferir, compartilhar tracklogs, etc... Enfim, é um sistema mais "aberto".

Confesso que há tempos não estudo mais nada de GPS, não sei se tem modelos mais eficientes.

feitosac
30/09/2014, 22:57
Pessoal:
E vamos nos falando...
Abs.

Digoniva,
GPS tem pra tudo que é bolso, fiz minhas viagens na América do Sul, até agora com um Nuvi 1300, basicão, nunca me deixou na mão, mas não grava tracklogs, uns até falam que grava mas não tem como retornar por eles.
Para o Atacama, qualquer modelo NUVi serve, agora se for para o NOA é melhor investir em um modelo superior, estou pensando em adquirir um 600 ou 650 como o Newton falou.

luis figueira
17/10/2014, 19:05
Video de nossa expedição ao Ushuaia pela Carretera Austral, feita em Julho/Agosto 2013. Pleno inverno.
O video demora um pouquinho na parte de Foz de Iguassu mas depois é bem legal.

https://www.youtube.com/watch?v=NmervVsmhtA&feature=youtu.be

Roverto
23/10/2014, 14:52
Daqueles que já foram para o Sul da América do Sul, gostaria de saber quais os atrativos são imperdíveis (passando pelo Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai (talvez voltemos por lá) ????

Olá Rodrigo,
Tb sou de Brasilia, de Águas Claras e estou indo após o natal em roteiro muito parecido com o seu.
Poderia entrar em contato para possível contato futuro? Segue endereço: rpm33@ig.com.br

Abc
Roberto

Roverto
23/10/2014, 15:00
Olá,
Fiz o roteiro Foz do Iguaçu - Resistência (ARG) - Salta em janeiro/12.
Após Salta subi para San Pedro do Atacama (CHI), sendo que saímos de Foz e atravessamos o Paraguai até Resistência.
Tava um calor enorme e a estrada estava boa (exceto por pequeno trecho após Pampa del Infierno) mas dá pra fazer em dois dias de Foz até Salta.

digoniva
23/10/2014, 16:27
Video de nossa expedição ao Ushuaia pela Carretera Austral, feita em Julho/Agosto 2013. Pleno inverno.

Luis Figueira:
Sensacional o video de vcs e a viagem !!!!
Putz, demais !!!!
Esperamos aproveitar como vcs aproveitaram.
Fique aí em QAP (por favor) para tirar umas dúvidas.
Qual o modelo de GPS vc estava usando no video ?
Vamos nos falando.
Abs.

digoniva
23/10/2014, 16:30
Olá,
Fiz o roteiro Foz do Iguaçu - Resistência (ARG) - Salta em janeiro/12.
Após Salta subi para San Pedro do Atacama (CHI), sendo que saímos de Foz e atravessamos o Paraguai até Resistência.
Tava um calor enorme e a estrada estava boa (exceto por pequeno trecho após Pampa del Infierno) mas dá pra fazer em dois dias de Foz até Salta.

Roberto, enviei uma mensagem para seu e-mail.
Vou querer umas dicas, vamos combinar de nos encontrarmos pra bater uns papos sobre esta e outras viagens.
Vamos nos falando.
Abs.

luis figueira
24/10/2014, 08:22
Luis Figueira:
Sensacional o video de vcs e a viagem !!!!
Putz, demais !!!!
Esperamos aproveitar como vcs aproveitaram.
Fique aí em QAP (por favor) para tirar umas dúvidas.
Qual o modelo de GPS vc estava usando no video ?
Vamos nos falando.
Abs.

Tinhamos 2 gps's 276 c da garmim.

E. Mac
24/10/2014, 18:18
Dayane
Em março e abril deste anos eu e a esposa, com mais de 60 anos de idade, fizemos Carretera Austral, Patagônia Argentina e Uruguai sozinhos. Em momento algum nos sentimos inseguros. Foram mais de 14.000 Km em um Troller 3.2 TGV 2013 e tudo correu muito bem.

Passe o seu face que adiciono vc no grupo da viagem que criei.

Boa viagem

Evanio Machado

andersonlroos
05/11/2014, 12:35
Rodrigo
tenho acompanhado o post da viagem
como ficou ate agora?
que dia sai e qual roteiro definido?
vamos em rota parecida saindo depois do dia 21, de SC
abr

Vicente Guimaraes
05/11/2014, 14:13
Desistiu da viagem?

geovanih
06/11/2014, 12:11

Vídeo muito bom mesmo.

Muito importante pra provar que é possível ir à Patagônia no inverno, contrariando o que muitos dizem aqui.

digoniva
06/11/2014, 16:29
Rodrigo
tenho acompanhado o post da viagem
como ficou ate agora?
que dia sai e qual roteiro definido?
vamos em rota parecida saindo depois do dia 21, de SC
abr

Opa, e aí Anderson.
Tá tudo certo, estamos em contagem regressiva (pouco menos de um mês faltando !!!).
Vcs vão sair depois do dia 21 de Dezembro ? Eu estou indo no início do mês.
Região Sul, travessia em Jaguarão ou Chui, ainda estamos decidindo.
Uruguai, Montevideu, Sacramento, Buenos Aires, depois desce até Ushuaia e sobe costeando o oceano Pacífico.....
Esta indo em quantos veículos ??
Eu vou sozinho.
Estamos planejando subir até o Atacama. Em Santiago vamos decidir (dinheiro e tempo), mas se Deus quiser vamos subir sim !!!
Estou na fase final:
- minha Hilux está revisada.
- tô querendo montar um segundo estepe (mas vou analisar se vou levar).
- esta semana providencio a Carta Verde.
- estou querendo comprar um GPS Automotivo, com mapa destes paises...
- equipos de camping, etc....
- tô pensando em levar um "CAMBÃO" apesar de não ser obrigatório (é obrigatório um cabo de reboque).
etc, etc, etc....
E aí, como estão os preparativos ???
Vamos nos falando !!!
Abs.

digoniva
06/11/2014, 16:46
Desistiu da viagem?

E aí Vicente !!
Desisti não... rs rs rs rs. CONFIRMADASSA !!! .... O post deu uma esfriada....
Aqui estamos nos últimos preparativos e em contagem regressiva.
Na minha mensagem anterior, detalho algumas coisas que ainda estou por fazer - já estou com aquele frio na barriga !! he he he
Vamos nos falando.
Abs.

Vicente Guimaraes
06/11/2014, 18:03
Opa ... esse momento pré-viagem é super legal

Leva um segundo estepe sim e um (ou dois) galão de combustível (totalizando uns 40 litros de diesel extras). Na Argentina é comum encontrar postos sem combustível, é bom não vacilar.

Outra coisa importante, levar água potável dentro da viatura. Eu sempre levo 5 litros. Na viagem a Bolivia onde passei por trechos sem estrada (só haviam rastros no deserto) eu levei 10 litros de água potável.

titanium
06/11/2014, 18:04
DigoNiva, eu uso como GPS um iPad!! Carrego o mapa do tracksource ou proyectomapear..
Fica muito bom pois ele tem um touch excelente, alem de ter A MESMA precisão de um Garmin.
Recomendo!!
Uso APP MotionX GPS HD e o Navitel.

O navitel le os mapas carregados.
Mas o MotionX tem um mapa auto relevo muito bom!!!

Abraços

AAssis
07/11/2014, 11:21
Valeu pela dica titanium...!!!
Sou novato e to planejando ir pro uruguai no ano q vem... vcs usam o googlemaps para montar o trajeto ? e os pontos de parada ? Onde veem que tem posto de gasolina ? pousadas ou areas de camping ?

DigoNiva, eu uso como GPS um iPad!! Carrego o mapa do tracksource ou proyectomapear..
Fica muito bom pois ele tem um touch excelente, alem de ter A MESMA precisão de um Garmin.
Recomendo!!

Abraços

geovanih
07/11/2014, 14:10
Valeu pela dica titanium...!!!
Sou novato e to planejando ir pro uruguai no ano q vem... vcs usam o googlemaps para montar o trajeto ? e os pontos de parada ? Onde veem que tem posto de gasolina ? pousadas ou areas de camping ?

Eu, pesquiso muito na web, da um trabalhão mas acredito que compensa.
No google, não use só o .com.br. Use o do país (ex: Google (http://www.google.com.uy)), vai conseguir outras informações
Conheço todos os lugares antes de sair, pra ver se vale ou não a pena ir. Picasa, flickr, youtube, streetview, site oficial de turismo,etc.

Trajeto Uso mapsource, goolge maps e mapas oficiais das estradas. Cuidado com o googlemaps, ele tem problema com fronteiras entre países. Ah! Dependendo do lugar, vejo o que tem no wikiloc.

O tripadvisor tem sido bom aliado para hospedagens e atrações.

Sds
Geovani

digoniva
10/11/2014, 10:02

Leva um segundo estepe sim e um (ou dois) galão de combustível (totalizando uns 40 litros de diesel extras). Na Argentina é comum encontrar postos sem combustível, é bom não vacilar.

Outra coisa importante, levar água potável dentro da viatura. Eu sempre levo 5 litros. Na viagem a Bolivia onde passei por trechos sem estrada (só haviam rastros no deserto) eu levei 10 litros de água potável.

Excelentes dicas Vicente, valeu !!!
Pra todas, assino embaixo.
Vou levar bastante água potável (ainda que estou indo com crianças) e quero levar também outro galão de água limpa (pra lavar rosto, mãos, etc....se precisar).
Ouvi muito falar nesse problema de combustível - é bom estar preparado.
Vamos nos falando.
Abs.

digoniva
10/11/2014, 10:05
Recomendo!!

Abraços

Muito boa sugestão Daniel (Titanium) !!!!
Vou analisar o custo. Estou querendo comprar um Garmin Nuvi 2565LT (achei por volta dos 500 reais - internet), este modelo parece ser muito bom para meu propósito e bom "Custo X Benefício".
Vamos nos falando.

jeansestrem
10/11/2014, 16:36
Olá amigo, já fui duas vezes e já tenho data para ir a terceira por roteiro diferenciado na virada da quinzena de maio de 2015, prefiro o inverno por lá. O roteiro que vou fazer é lindo também no verão e por sua posição de partida acho interessante você descer pelo Chile e voltar pela argentina. Se vc cruzar o norte da Argentina seguindo rumo a Puerto Montt, região de lagos e vulcões, você poderá descer até El Calafate pela Carretera Austral, ou Ruta 7, acredito que a essência dos sonhos de quem encara uma patagônia só é contemplada por esse trajeto e não altera muito a quilometragem, apenas o solo da estrada aberta por Pinochett rsrs de Puerto Montt vc pegará um ferry até Nieuquen por lagos entre montanhas de cores deslumbrantes. Acredito que você e sua família sairão desta região maravilhados. Grande abraço, felicidade e sucesso na empreitada. Parabéns pelo bom gosto.

Engels Kbça
10/11/2014, 17:01

Levem bastante água mineral....a água mineral argentina é horrível...tem 75 mg/litro de sódio, meio salgada.

geovanih
10/11/2014, 22:57
O roteiro que vou fazer é lindo também no verão e por sua posição de partida acho interessante você descer pelo Chile e voltar pela argentina
Olá!

Não sei se entendi bem, vc vai fazer um roteiro diferenciado? Se é isso mesmo, pode dizer qual é.
Estou sonhando com uma viagem muito próxima da sua. Já fui na primavera, agora quero pegar o outono.
Até 26/04/2015 vejo o WRC Argentina, depois desço para pataônia e fico mais 2 semanas viajando.

Geovani

RodrigoSoracco
11/11/2014, 07:04
Hahaha. Achei que era só eu que preferia a água da torneira por lá :-D

Levem bastante água mineral....a água mineral argentina é horrível...tem 75 mg/litro de sódio, meio salgada.

AAssis
11/11/2014, 07:33
Alguem tem planos para o ano que vem ? To pensando de abril pra frente ?? Quero ir só ate o Uruguai ...

Engels Kbça
11/11/2014, 10:26
Hahaha. Achei que era só eu que preferia a água da torneira por lá :-D
Na primeira vez que fui na Argentina sofri com aquela água deles, os pés até começaram a inchar:shock:, e eu pensando que foi de tanto dirigir:semideia, quando descobri que era a água passei a beber somente cerveja:brinde:, os pés ficaram bons:cool:. Na segunda vez levei 40 litros de água mineral brasileira:odedo:, não tive nenhum problema:euforico:.

digoniva
11/11/2014, 18:37
Na primeira vez que fui na Argentina sofri com aquela água deles, os pés até começaram a inchar:shock:, e eu pensando que foi de tanto dirigir:semideia, quando descobri que era a água passei a beber somente cerveja:brinde:, os pés ficaram bons:cool:. Na segunda vez levei 40 litros de água mineral brasileira:odedo:, não tive nenhum problema:euforico:.

Eu e minha esposa tivemos uma experiência assim quando percorremos várias cidades da Bolívia e Peru, quando fomos a Machu Pichu.
A água era muito ruim (salobra).
Quando fizemos a Trilha INCA, passando por cachoeiras lindas, peguei água e armazenei em cantis e garrafas, naquele momento houve um grande alívio do gosto ruim das águas minerais destes países. Deu vontade de voltar e pegar mais água !! kkkkkkk
Como isso foi em 1998, nem me lembrava mais que isso ainda existia.
Então na Argentina é assim também ??? Putz, horrível !!!
Valeu pela Dica.
Abs.

digoniva
11/11/2014, 18:42
Olá amigo, já fui duas vezes e já tenho data para ir a terceira por roteiro diferenciado na virada da quinzena de maio de 2015, prefiro o inverno por lá. O roteiro que vou fazer é lindo também no verão e por sua posição de partida acho interessante você descer pelo Chile e voltar pela argentina. Se vc cruzar o norte da Argentina seguindo rumo a Puerto Montt, região de lagos e vulcões, você poderá descer até El Calafate pela Carretera Austral, ou Ruta 7, acredito que a essência dos sonhos de quem encara uma patagônia só é contemplada por esse trajeto e não altera muito a quilometragem, apenas o solo da estrada aberta por Pinochett rsrs de Puerto Montt vc pegará um ferry até Nieuquen por lagos entre montanhas de cores deslumbrantes. Acredito que você e sua família sairão desta região maravilhados. Grande abraço, felicidade e sucesso na empreitada. Parabéns pelo bom gosto.

Valeu jeansestrem.
Vou fazer praticamente este mesmo trajeto ("....Se vc cruzar o norte da Argentina seguindo rumo a Puerto Montt, região de lagos e vulcões, você poderá descer até El Calafate pela Carretera Austral....").
Boa viagem pra todos nós !!!!
Valeu, um abraço.

geovanih
12/11/2014, 09:05

Estou com uma garrafa que voltou da viagem, no meio de coisas para guardar.
villa del sur. Sodio - 164mg/l :shock:

Engels Kbça
12/11/2014, 10:14
Estou com uma garrafa que voltou da viagem, no meio de coisas para guardar.
villa del sur. Sodio - 164mg/l :shock:

:???:164 mh/L ??? :putz:Putz !! é muito salgada....aqui no rotulo da garrafa tem ÁGUA MINERAL NATURAL na deles ÁGUA MINERAL MINERALIZADA.....a água mineral de Dias D'avila tem 5,093 mg/L...olha quanta diferença,:pensativo: por isso sempre recomendo: LEVE ÁGUA MINERAL BRASILEIRA.:idea:

Meccano
12/11/2014, 14:33
https://lh4.googleusercontent.com/-t81vA98Oc-w/VGOLJPb9FlI/AAAAAAAAIGE/cm-lo6l5Pjg/w737-h553-no/PICT0751.JPG

...pessoal, prefira essa que passarinho não bebe!

Amostardeiro
12/11/2014, 17:01
Meccano

Boa pedida !!! Olha só eu me hidratando...

Abs

andersonlroos
12/11/2014, 20:20
fala Rodrigo
vamos sozinho, dificil acertar datas...
vcs descem ate ushuaia?
sai dia 1o de dezembro?

AAssis
13/11/2014, 07:40
Vai quando anderson ??

fala Rodrigo
vcs descem ate ushuaia?
sai dia 1o de dezembro?

andersonlroos
13/11/2014, 21:39
tenho trabalho ate 21 de dezembro, acho q mais um ou dois pra organizar e partiu!!! esta indo tb Abel?
falando em roteiro, qual o melhor caminho (ou mais bonito) de El Chalten para entrar na Carretera Austral, por Chile Chico?

Marcelo J Manente
13/11/2014, 22:50
tenho trabalho ate 21 de dezembro, acho q mais um ou dois pra organizar e partiu!!! esta indo tb Abel?
falando em roteiro, qual o melhor caminho (ou mais bonito) de El Chalten para entrar na Carretera Austral, por Chile Chico?

Anderson,

Tem o Paso Robalos, que é de Bajo Caracoles a Carretera e depois Cochrane. É muito bonito, porém o paso Via Los Antiguos - AR e Chile Chico - CH após a cidade é MARAVILHOSO. Veja as fotos no meu face da Carretera: https://www.facebook.com/carretera.austral.14

Só que aumenta o caminho em uns 150 km mais ou menos.

Um abraço.

AAssis
14/11/2014, 08:09
'e minha primeira viagem... quero ir pra uruguai e talvez argentina e penso no primeiro semestre do ano q vem... quando tiver seu roteiro pronto manda pra gente...

Anderson,

Tem o Paso Robalos, que é de Bajo Caracoles a Carretera e depois Cochrane. É muito bonito, porém o paso Via Los Antiguos - AR e Chile Chico - CH após a cidade é MARAVILHOSO. Veja as fotos no meu face da Carretera: https://www.facebook.com/carretera.austral.14

Só que aumenta o caminho em uns 150 km mais ou menos.

Um abraço.

digoniva
15/11/2014, 17:16
fala Rodrigo
vcs descem ate ushuaia?
sai dia 1o de dezembro?

Sim Anderson.
Saimos por volta do dia 1º agora - putz, já estou com frio na barriga !! kkkkkk
Com certeza, difícil acertar as datas, por isso estamos indo sozinho também.
Vamos descer até Ushuaia, costeando o oceano Atlântico. Depois subimos pelo Chile costeando o pacífico...
Vamos nos falando.
Abs.

Meccano
16/11/2014, 12:49
Olá Rodrigo, em Ushuaia não deixe de provar a centolla gratinada no bistrô Tia Elvira, arrasador!

...e se o tempo abrir, faça o sobrevoo em avião pequeno sobre os fiordes. inesquecível, e no final do voo voce recebe

um diploma! ...pela coragem, deve ser hehehe!

Ah, não se esqueça da famosa padoca em Tolhuin...

Tenha uma ótima aventura!

Engels Kbça
16/11/2014, 17:56
'e minha primeira viagem... quero ir pra uruguai e talvez argentina e penso no primeiro semestre do ano q vem... quando tiver seu roteiro pronto manda pra gente...

Abel
No Uruguay, não deixe de conhecer as Termas de Arapey, um lugar muito bom para relaxar.

RcPM
17/11/2014, 00:06
Sim Anderson.
Saimos por volta do dia 1º agora - putz, já estou com frio na barriga !! kkkkkk
Com certeza, difícil acertar as datas, por isso estamos indo sozinho também.
Vamos descer até Ushuaia, costeando o oceano Atlântico. Depois subimos pelo Chile costeando o pacífico...
Vamos nos falando.
Abs.
Boa noite, me perdoe por estar metendo no nariz onde não fui chamado, mas caso vc não tenha fechado roteiro e/ou reservas, eu dispensaria o litoral argentino.
Fui no final do ano passado e me arrependi de ter voltado pelo litoral. Estou planejando o retorno à Patagonia para o final de 2015 e a única região q não irei repetir é o litoral argentino.
Fica a dica de atravessar a Argentina em direção a Junin de Los Andes e dali descer pela R-40, entrando para El Calafate, El Chaltén, etc.
No retorno, sobe pela R 40 novamente entra em Bajo Caracoles para Lago Posadas e entra para o Chile pelo passo Roballos para depois subir pela Carretera Austral e dependendo do teu tempo disponivel, vai até Santiago e atravessa para Mendoza.
Vai ser muito mais proveitoso do que 5000km de deserto + litoral feio.
Abs,
Reinaldo

Meccano
17/11/2014, 00:31
Olá Reinaldo, concordo com voce sobre a região de Junin de Los Andes, realmente aqueles recantos parecem um filme,

a 40 apesar de quase toda asfaltada, nem se comenta...

mas os retões da AR3 tambem tem seu encanto e dirigindo dias meditando e vendo aquelas planícies patagônicas

passando como num filme eu acho o máximo!! Reinaldo, adoro dirigir e acho que isso deve ser como cachaça e portanto

não tenho mais jeitoheheheh!

Ah, tem a floresta petrificada! 50 km de rípio pra oeste fora da AR3.

Abração e ótimas próximas viagens!

RcPM
17/11/2014, 06:37
Meccano,
Eu também gosto muito de dirigir, tanto é que coloquei 85.000 km no Troller em 4 anos utilizado 80% para viagens longas.
Eu particularmente detestei RN 3, mas gosto cada um tem o seu né?
Abracos

RodrigoSoracco
17/11/2014, 07:03
Se há uma coisa que me faz feliz é ter cruzado a Ruta 40 sul quase toda de rípio. Com o asfalto, chega o desenvolvimento, e logo aquela bela região selvagem se torna uma sequência de fazendas e pequenos povoados...

Olá Reinaldo, concordo com voce sobre a região de Junin de Los Andes, realmente aqueles recantos parecem um filme,

mas os retões da AR3 tambem tem seu encanto e dirigindo dias meditando e vendo aquelas planícies patagônicas

passando como num filme eu acho o máximo!! Reinaldo, adoro dirigir e acho que isso deve ser como cachaça e portanto

RcPM
17/11/2014, 07:44
Se há uma coisa que me faz feliz é ter cruzado a Ruta 40 sul quase toda de rípio. Com o asfalto, chega o desenvolvimento, e logo aquela bela região selvagem se torna uma sequência de fazendas e pequenos povoados...
Verdade, o mesmo acontecerá com a Carretera Austral e ainda irão destruir a região de Cochrane para fazer a hidroelétrica, represando o Rio Baker.

Engels Kbça
17/11/2014, 09:02

Não entendí porque evitar a RN-3...:pensativo:..afinal tem gosto para tudo, inclusive dirigir por longas retas.:safari-rig::rally:

Vicente Guimaraes
17/11/2014, 11:33
eu tenho vontade de fazer a Ruta 40 inteira, descendo desde Susques no Norte da Argentina até El Calafate lá no sul.

Meccano
17/11/2014, 12:07
Bom dia Vicente, eu tambem... conheço quase toda 40, mas gostaria de percorrer do km zero até a praia do Cabo Virgenes em Rio Gallegos ´´costurando´´os trechos que faltam.

Agora com o intuito de fazer bombar o turismo no norte, os Argentinos alteraram o traçado inicial e agora consideram como kilometro zero da 40 a localidade de Cusi-Cusi bem lá em cima na Bolívia colado com a cordilhera. E essa região é linda!!

Só acho que temos que ir o quanto antes, logo-logo tudo estará asfaltado e a verdadeira aventura de enfrentar miles de kilometros de rípio com paisagens tipicas de Paris-Texas de Wim Wenders ficará no passado!

Vamos o quanto antes pessoal... e bons planos a todos!

NADIR LOPES FONSECA
17/11/2014, 16:53
ola amigos sou novato aki porem um tanto perdido mas venho aki saber dos nobres colegas se tem alguem descendo pra patagonia agora em dezembro pois to procurando parceiros...to saindo dia 15 aki de palmas tocantins e pretendo retornar somente dia 15 de janeiro 2015..fico no aguardo de parceiros...

Vicente Guimaraes
17/11/2014, 17:51
Só acho que temos que ir o quanto antes, logo-logo tudo estará asfaltado e a verdadeira aventura de enfrentar miles de kilometros de rípio com paisagens tipicas de Paris-Texas de Wim Wenders ficará no passado!

Esse negócio de asfaltar a Ruta 40 é uma baita sacanagem.... ;)

NADIR LOPES FONSECA
17/11/2014, 18:01
Fala ai amigos da estrada tambem to pretendendo sair agora dia 15 de dezembro 2014 e retorno em janeiro ...podemos sair juntos em uma expediçao ...to em palmas tocantins e se tiver interesse vamos manter contato ...agradeço desde ja ...meu fone é 063-9953-5543 vivo 063-8100-4300 tim

NADIR LOPES FONSECA
17/11/2014, 18:09
Ola amigo sou novato aki e estou um tanto perdido,, tambem to saindo agora dia 15 de dezembro rumo a patagonia e procuro parceiros de viagem ..estou em palmas to e se tiver interesse meu fone e 063-9953-5543 vivo e 063-8100-4300 tim...nao sei como mandar direto pra vc digoniva de brasilia df

RcPM
18/11/2014, 08:01
Não entendí porque evitar a RN-3...:pensativo:..afinal tem gosto para tudo, inclusive dirigir por longas retas.:safari-rig::rally:

Longas sim, 5 dias de retas intermináveis nem tanto.
Mas como vc disse. Tem gosto pra tudo.
Li certa vez num parachoque de caminhão: Estrada reta é igual mulher sem curvas, só dá sono!

RcPM
18/11/2014, 08:03
Bom dia Vicente, eu tambem... conheço quase toda 40, mas gostaria de percorrer do km zero até a praia do Cabo Virgenes em Rio Gallegos ´´costurando´´os trechos que faltam.

Agora com o intuito de fazer bombar o turismo no norte, os Argentinos alteraram o traçado inicial e agora consideram como kilometro zero da 40 a localidade de Cusi-Cusi bem lá em cima na Bolívia colado com a cordilhera. E essa região é linda!!

Tá ai uma bela sugestão para uma viagem.
Poderíamos planejar essa.
Abs,
Reinaldo

Leo Chagas
18/11/2014, 17:34
Para os que têm medo de realizar seus sonhos, um incentivo:

https://br.noticias.yahoo.com/video/sonhos-que-voam-viagem-para-100821069.html

Leo Chagas
18/11/2014, 17:35
Contando os dias para concretizar mais um sonho!

andersonlroos
20/11/2014, 09:31
valeu a dica Marcelo, bacana suas fotos
bom viagem Rodrigo, de repente ainda cruzamos no caminho
algum site para planejar abastecimentos ou a questão 'e tranquila?

Amostardeiro
20/11/2014, 18:09
Estava procurando as condições de trafego da Ruta 40 para planejar uma viagem, quando achei dois sites interessantes sobre o assunto, eu não conhecia.

PATAGONIA-ARGENTINA.COM |Turismo y viajes por la Argentina y Patagonia, en PATAGONIA-ARGENTINA.COM (http://www.patagonia-argentina.com/)

Ruta 40 (http://www.turismoruta40.com.ar/)

Abs

Vicente Guimaraes
21/11/2014, 11:14
Muito bom estes sites !!

Meccano
22/11/2014, 11:32
Bom pra dar vontade de chutar a tomada e sair viajando heheheh!!

Paulino Júnior
23/11/2014, 17:43
Olá Rodrigo, tudo bem? Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem com roteiro e cronograma semelhante: pretendemos sair dia 20/12/14 de Dourados/MS, passando atravessando a Argentina de leste a oeste e descendo até Villa O'gginins, pela Carretera Austral. Pretendemos retornar pela patagônia Central, entrando na Argentina via Passo Robalos e explorando a região dos lagos. Estamos pensando em um cronograma de 30 a 35 dias. Temos um Jimny 2011/2012. Eu já conheço a Patagônia, em uma viagem que fiz de Gol 1.0, pela Ruta 3, até Ushuaia e subindo pelo centro, passando por Puerto Natales, Bariloche, Santa Fé, Assuncíon. Seria muito legal se pudéssemos ter companhia pra essa viagem. Grande Abraço

Jovem-Trilheiro
25/11/2014, 00:33
Oi Rodrigo,
eu estava esperando por uma expedição desse tipo :) Eu tenho um Honda City 2010, mas o considero muito baixo, e isso não seria bom nos trechos de Rípio, ou seja, fora de questão. Mas tambem tenho um Fiat Freemont Precision 2012 com 7 lugares, um carro excelente pra viagem, confortavel e muito espaçoso, controle de tração e estabilidade, controle de carretinha etc... O unico problema é que as vezes falta folego pois o carro tem quase 2 toneladas e motor de 2.4 com 172cv ... Mas nada que interfira muito. Sou de MG, e comigo vão minha noiva, e 3 enteados. E aí ? Cabe mais um ?

Miranda_MG
25/11/2014, 07:09
Oi Rodrigo,
eu estava esperando por uma expedição desse tipo :) Eu tenho um Honda City 2010, mas o considero muito baixo, e isso não seria bom nos trechos de Rípio, ou seja, fora de questão. Mas tambem tenho um Fiat Freemont Precision 2012 com 7 lugares, um carro excelente pra viagem, confortavel e muito espaçoso, controle de tração e estabilidade, controle de carretinha etc... O unico problema é que as vezes falta folego pois o carro tem quase 2 toneladas e motor de 2.4 com 172cv ... Mas nada que interfira muito. Sou de MG, e comigo vão minha noiva, e 3 enteados. E aí ? Cabe mais um ?

Já fiz trechos longos de rípio com um Corsa e você tem razão, carro muito baixo não dá. Aliás, até dá, mas tem que ir na maciota: acaba a diversão. Como eu sabia que os argentinos iam cobrar taxa extra para manutenção do carro alugado mesmo, pude me divertir. Até 4x4 ficava para trás. Só foi punk na neve... Aí era uma mão no volante e outra no terço; aos 20 Km/h... hehehe... :violao:

RodrigoSoracco
25/11/2014, 07:15
Jovem Trilheiro, a não ser que você queira dirigir como um piloto do Paris Dakar com a família inteira, 172 cv são mais do que suficientes para cruzar a cordilheira com seu Freemont lotado. :safari-rig:

Oi Rodrigo,

Jovem-Trilheiro
25/11/2014, 22:52
Na verdade é bem meu estilo sim Rodrigo rsrs ... Miranda tu é o cara rs
Aqui, a Ranger é boa ? vale a pena ? Um tempo a traz tava pensando em vender o freemont e comprar uma pick up, e fiquei entre Ranger, L200 e S10 ... Conforto, potencia, etc ... Recomenda ??
Ah e pessoal, se for organizar expedições assim me chama :D ( Exceto pra Ruta 3 que reta demais da sono rs ) :P

Miranda_MG
25/11/2014, 23:44
Na verdade é bem meu estilo sim Rodrigo rsrs ... Miranda tu é o cara rs
Aqui, a Ranger é boa ? vale a pena ? Um tempo a traz tava pensando em vender o freemont e comprar uma pick up, e fiquei entre Ranger, L200 e S10 ... Conforto, potencia, etc ... Recomenda ??
Ah e pessoal, se for organizar expedições assim me chama :D ( Exceto pra Ruta 3 que reta demais da sono rs ) :P

Meu caro, estou com a Ranger há pouco menos de um ano apenas. E se fosse hoje, repetiria a compra. Obviamente, não porque sou fanboy, mas porque os critérios para minha escolha ainda persistem predominante a favor da Ranger. São potência e segurança, basicamente. Nesses aspectos, S10 seria uma boa escolha hoje e a Amarok uma concorrente na segurança. A S10 tem um bom motor, mas peca na ausência de mais airbags. A Amarok tem a tração integral, mas falta reduzida e os airbags laterais combinados - tronco e cabeça - são ineficientes em certo grau (informação dos institutos de testes de segurança veicular). Há longas discussões a respeito desses e outros aspectos e, se for do seu interesse, recomendo a leitura dos tópicos relacionados aqui no 4x4 Brasil. Alguns dias serão suficientes para você entender das virtudes e dos problemas que esses veículos (já) apresenta(ra)m.

No entanto, se for para você deixar a idéia maturar e não for algo urgente, há uma nova safra chegando nos próximos dois anos de várias picapes (Toyota, Nissan e Mit, por exemplo) e a reestilazação de outras (como a Ranger e a S10). Eu esperaria.

Quanto ao conforto, você tera que explicar para a sua família que não é o do Freemont. Nem perto. A diferença entre a Ranger e a Tiguan é grande. Mas isso, tenho certeza, será um dos seus critérios para a tomada da decisão. Recomendo o uso de uma picape antes da troca: dirija a de conhecidos na cidade e na estrada, faça vários testes em todas as picapes nas concessionárias que encontrar e lembre-se das limitações que um veículo desse porte pode lhe impor. O discurso pessimista é apenas para lhe alertar, pois eu não trocaria a minha hoje por um SUV ou veículo menor.

Estou fora de expedições por enquanto, mas volto daqui um tempo. Só esperar que o meu pequeno cresça um pouco. Nesse meio tempo, espero a garantia acabar e depois modifico a Ranger para viagens maiores.

Qualquer coisa, à disposição.
Abraço,

Miranda

Mauro Canal
28/11/2014, 12:18
Oi Rodrigo e demais,

Encontrei este espaço somente agora, mas ainda dá tempo de trocarmos algumas ideias.
Parto dia 20/12/2014 de Viçosa (MG) até Ushuaia. Tenho uma L200 Triton 4x4.
Vamos eu a esposa e filho de 20 anos.

Irei a Foz de Iguaçu e depois entrarei na Argentina em Uruguaiana. Passo por Córdoba e Mendoza e entro no Chile em Santiago. Desço até Puerto Varas (passando por Pucon) e cruzo de volta para a Argentina por Villa La Angostura. Aí desço pela R40 até El Chalten e El Calafate e volto ao Chile em Torres del Paine. Desço até Punta Arenas e depois volto a Argentina indo até Ushuaia. O retorno será pelo litoral da argentina até Buenos Aires. Entro no Uruguai pelo litoral e retorno ao Brasil no Chuí.

Serão 78 dias ao todo.

Gostaria de trocar informações e receber dicas por aqui.

Abraço.

sandro_ventania
28/11/2014, 20:16
Mauro seu passeio vai ser bom demais, pois com 78 dias vai dar para aproveitar bastante!
Como eu também pretendo fazer uma viagem dessas um dia, tenho lido bastante e parece que a parte mais chata dessa viagem é justamente o litoral da Argentina, com suas retas infindaveis com paisagens monótonas.
Eu pretendo descer pela R40 e subir pela R7 aonde for possivel...já pesquisou a respeito?

Mauro Canal
29/11/2014, 09:14
Mauro seu passeio vai ser bom demais, pois com 78 dias vai dar para aproveitar bastante!
Como eu também pretendo fazer uma viagem dessas um dia, tenho lido bastante e parece que a parte mais chata dessa viagem é justamente o litoral da Argentina, com suas retas infindaveis com paisagens monótonas.
Eu pretendo descer pela R40 e subir pela R7 aonde for possivel...já pesquisou a respeito?

Oi Sandro, já pesquisei bastante. O retorno pelo litoral argentino realmente é monótono. Na maioria das cidades vamos parar apenas para dormir e seguir no dia seguinte. Vai ser a parte mais corrida da viagem. Parada maior só em Puerto Madryn para visitar Punta Delgada.

Estou reservando hotéis e pousadas pelo Booking. Em alguns locais é difícil achar lugar pra ficar sem reserva porque é alta estação. Torres del Paine, El Calafate e El Chalten, por exemplo, tem poucos quartos para atender a demanda de verão.
Outro ponto positivo que vejo em reservar com antecedência é me livrar do stress de chegar em um lugar desconhecido, cansado da viagem, e ter que ficar procurando lugar pra ficar. Pode ser que fique mais caro do modo como estou fazendo, mas é mais seguro.

Alguém já foi para esses locais no verão sem reserva que possa compartilhar a experiência aqui com a gente ?

Abraço.

Abraço.

Mauro Canal
29/11/2014, 09:33
Vou à Ushuaia de carro, com duração de 50 dias. O roteiro é este: OSRM Website (http://osrm.at/8Pv)

Em um anexo fornecido pela embaixada argentina, que está em uns posts aí para trás, diz que o cambão tem que ser metálico, então a cinta serve?! Não estou levando cambão. Muito caro aqui em Minas. Vou ver se acho na fronteira por um preço melhor.

Terei que trocar os pneus dianteiros. Ainda dá para rodar até a fronteira com Uruguai em segurança. Alguém recomenda alguma loja no Chuy(Ur) que venda pneus Michelin? Acredito que seja mais barato e como é na ida, não terei problema com nossa Receita Federal.

Ahhhhh, um pequeno detalhe, meu carro é Uno Evo Way 1.0. hehehehe.

ledson, seu roteiro é muito parecido com o meu. Você vai quando ? Ou já foi ?

Abraço.

Marcelo J Manente
29/11/2014, 12:11
Oi Sandro, já pesquisei bastante. O retorno pelo litoral argentino realmente é monótono. Na maioria das cidades vamos parar apenas para dormir e seguir no dia seguinte. Vai ser a parte mais corrida da viagem. Parada maior só em Puerto Madryn para visitar Punta Delgada.

Estou reservando hotéis e pousadas pelo Booking. Em alguns locais é difícil achar lugar pra ficar sem reserva porque é alta estação. Torres del Paine, El Calafate e El Chalten, por exemplo, tem poucos quartos para atender a demanda de verão.
Outro ponto positivo que vejo em reservar com antecedência é me livrar do stress de chegar em um lugar desconhecido, cansado da viagem, e ter que ficar procurando lugar pra ficar. Pode ser que fique mais caro do modo como estou fazendo, mas é mais seguro.
Alguém já foi para esses locais no verão sem reserva que possa compartilhar a experiência aqui com a gente ?
Abraço.
Abraço.

Mauro,

Eu já fui a Ushuaia, Puerto Natales, El Calafate. Hospedagem depende as vezes do perfil da pessoa. Eu sou um cara mais tranquilo, sem luxos, gosto de hospedagens bem simples.
Neste sentido indico em Ushuaia a Hospedaje Mayi. O maior problema dela é que é longe do centro, mas para quem tem carro tranquilo.
Puerto Natales fiquei no hostel Natales, mais caro e mais chique tbm, mas preço razoável. Puerto Natales tem muiiiiiiiiiiiiiiiiitos hoteis, pousadas, hostels para todos os gostos. Dá para ir pra lá sem medo que acha onde dormir na boa.

Em El Calafate fiquei num hotel que não lembro o nome, mas era bem estilo mochileiro e não gostei muito.
Se tiver de dormir em Rio Mayo, pode ficar no Residencial El Viejo Cavodonga. Muito bom.

Abç.

Mauro Canal
29/11/2014, 12:50
Mauro,

Eu já fui a Ushuaia, Puerto Natales, El Calafate. Hospedagem depende as vezes do perfil da pessoa. Eu sou um cara mais tranquilo, sem luxos, gosto de hospedagens bem simples.
Neste sentido indico em Ushuaia a Hospedaje Mayi. O maior problema dela é que é longe do centro, mas para quem tem carro tranquilo.
Puerto Natales fiquei no hostel Natales, mais caro e mais chique tbm, mas preço razoável. Puerto Natales tem muiiiiiiiiiiiiiiiiitos hoteis, pousadas, hostels para todos os gostos. Dá para ir pra lá sem medo que acha onde dormir na boa.

Em El Calafate fiquei num hotel que não lembro o nome, mas era bem estilo mochileiro e não gostei muito.
Se tiver de dormir em Rio Mayo, pode ficar no Residencial El Viejo Cavodonga. Muito bom.

Abç.

Valeu pelas dicas Marcelo. Vou anotar aqui. Também não sou de luxos. Reservei hotéis simples, muitos são hostels.

Abraço.

Amiko
30/11/2014, 13:24
Prezados,

E se for necessário fazer a revisão do carro durante a expedição, a garantia permanece válida? Tenho uma Ford Ranger e preciso vencer este obstáculo para cair na estrada.

Amiko
30/11/2014, 13:48
Mais uma dúvida. Pode parecer ridículo, mas em se tratando de burocracias...

O veículo está no nome da minha esposa e ela irá comigo na viagem. Contudo, eu devo dirigir a maior parte do caminho. Preciso da autorização por escrito dela?

RodrigoSoracco
30/11/2014, 18:07
Não. Você estando junto não há problema. Quando for parado nas blitz, já tenha todos os documentos em um lugar só (registro do carro, carta verde, migração, carteiras de habilitação e identidades). A única autorização é a da financeira, se o carro estiver alienado.

Mais uma dúvida. Pode parecer ridículo, mas em se tratando de burocracias...

O veículo está no nome da minha esposa e ela irá comigo na viagem. Contudo, eu devo dirigir a maior parte do caminho. Preciso da autorização por escrito dela?

RodrigoSoracco
30/11/2014, 18:24
Pessoal, retas infindáveis existem por toda a região central da Argentina, e em qualquer sentido que se tente cruzar o país. Seja para o sul, em direção à Mendoza, Bariloche, ou cruzando o chaco até o noroeste. O negócio é traçar a rota no GPS e conformar-se com o tempo estimado de chegada. Mas até no meio das retas aparecem cidadezinhas curiosas, como a Pampa del Infierno (um fim de mundo literalmente), a caminho de Salta.

Para quem não conhece, tudo é novidade. Até uma reta interminável no meio de plantações de trigo, com tratores dividindo a pista sem acostamento a 30 km/h. São regiões de planície, e fazendas. Se fosse a Route 66, nos Estados Unidos, que tem a mesma característica, todo mundo ia ficar curioso pra conhecer. Então, não tomem isso como um empecilho. Quem não gosta de dirigir, pega um avião e aluga uma picape chegando no lugar!

Abraços!

Meccano
30/11/2014, 18:27

Abraço.

Abraço.

Olá Mauro, tem certeza de fazer reservas numa viagem longa como a sua?? isso pode engessar sua programação,
faz isso não!! é querer ter muitas certezas na´´aventura´´, pense nisso relaxe e boa viagem!
Abss!

Meccano
30/11/2014, 18:30
Pessoal, retas infindáveis existem por toda a região central da Argentina, e em qualquer sentido que se tente cruzar o país. Seja para o sul, em direção à Mendoza, Bariloche, ou cruzando o chaco até o noroeste. O negócio é traçar a rota no GPS e conformar-se com o tempo estimado de chegada. Mas até no meio das retas aparecem cidadezinhas curiosas, como a Pampa del Infierno (um fim de mundo literalmente), a caminho de Salta.

Para quem não conhece, tudo é novidade. Até uma reta interminável no meio de plantações de trigo, com tratores dividindo a pista sem acostamento a 30 km/h. São regiões de planície, e fazendas. Se fosse a Route 66, nos Estados Unidos, que tem a mesma característica, todo mundo ia ficar curioso pra conhecer. Então, não tomem isso como um empecilho. Quem não gosta de dirigir, pega um avião e aluga uma picape chegando no lugar!

Abraços!

Absolutamente certo Rodrigo!!!!! as pessoas tiram ferias e as enche de metas e reservas, oras isso é ferias?? heheheh!!

RodrigoSoracco
01/12/2014, 07:13
Eu já fui até Ushuaia e voltei sem reserva nenhuma. No verão. Na maioria das vezes, consegui lugar para dormir em pousadas. Como não tinha certeza absoluta das dastas em que ia passar em cada cidade, não dava pra programar. Já pra Salta, por exemplo, era uma viagem "cronometrada", com roteiro fixo, então consegui reservar tudo pelo booking, e até saiu mais barato. Mas para voltas grandes assim, é melhor levar a boa e velha barraca e colchão inflável na bagagem para evitar de passar apertos.

Olá Mauro, tem certeza de fazer reservas numa viagem longa como a sua?? isso pode engessar sua programação,
faz isso não!! é querer ter muitas certezas na´´aventura´´, pense nisso relaxe e boa viagem!
Abss!

Amiko
01/12/2014, 10:42
Prezados,

E se for necessário fazer a revisão do carro durante a expedição, a garantia permanece válida? Tenho uma Ford Ranger e preciso vencer este obstáculo para cair na estrada.

Eu mesmo entrei em contato com a Ford, por e-mail e telefone, que me informou que a revisão feita no exterior não afeta a garantia, ou seja, continuarei com cobertura. A concessionária de lá carimbará o manual e, com a ordem de serviço e "nota fiscal", eu peço a uma concessionária do Brasil, quando retornar, para registrar no sistema.

Tenho estas informações por escrito.

Acreano
01/12/2014, 11:13
Eu mesmo entrei em contato com a Ford, por e-mail e telefone, que me informou que a revisão feita no exterior não afeta a garantia, ou seja, continuarei com cobertura. A concessionária de lá carimbará o manual e, com a ordem de serviço e "nota fiscal", eu peço a uma concessionária do Brasil, quando retornar, para registrar no sistema.
Tenho estas informações por escrito.

Quando tinha uma Frontier, fiz a revisão em Bariloche-AR numa ccs autorizada e foi reconhecida no Brasil. Creio que vale para todas as marcas que tenham autorizadas no mercosul. No manual da chevrolet, na parte da garantia vem mais específico: "A General Motors do Brasil Ltda. procurando uma vez mais atender seus clientes, está com um programa de cobertura de garantia em países da América do Sul. Desta forma, se o seu veículo estiver dentro do período de garantia, você será atendido sem ônus por uma Concessionária Autorizada Chevrolet nos países indicados. Os países participantes do programa são Argentina, Paraguai e Uruguai. Para que se possa usufruir dos direitos da garantia nos países acima citados, deverão ser seguidos todos os procedimentos contidos em “Normas de Garantia” e os “Termos de Garantia” deste manual. As revisões da Manutenção Preventiva devem ser efetuadas em Concessionárias no território brasileiro."

marceloguimaraes
02/12/2014, 18:49
Olá pessoal!

No final de outubro fiz a viagem pela Patagônia. Nossa idéia inicial seria fazer uma viagem de trinta dias, no entanto, minha esposa passou mal na viagem e reduzimos pela metade, ou seja, quinze dias.

No entanto, por sorte, logo no início resolvi esticar bastante, então fazia dois dias de estrada em apenas um. Então apesar do pouco tempo, conseguimos fazer bastante coisa.

Saímos de São Paulo no dia 29/10 e fomos até o Ushuaia pela Ruta 3, passando por Punta Tombo e Península Valdes (vale a pena). Na Península entrou uma pedrinha entre o disco de freio e a pastilha, foi quando descobri que o macaco hidraulico estava com problema, mas foi tranquilo de resolver com outro emprestado. Depois rodamos 900km sem macaco (graças a Deus não aconteceu nada).

Ficamos três dias em Ushauia, depois fomos até o Chile. Detalhe: quase ficamos sem combustível, pois antes de pegar o rípio, só havia gastado 1/4 de diesel e não abasteci, só fomos encontrar combustível quando já tínhamos andado 30km na reserva.

Fomos dois dias no Parque Torres Del Paine, o primeiro dia foi perdido, pois o tempo estava fechado, no segundo não estava completamente limpo, mas conseguimos ver as paisagens. Lindíssimo.

Depois fomos até El Calafate, ficamos dois dias, conhecemos o Perito Moreno, bar de gelo etc (adoramos). De El Calafate passamos por El Chalten, mas como minha esposa começou a passar mal, não ficamos e decidimos começar a voltar para o Brasil, dirigi 23hs de El Calafate até Bariloche.

A Ruta 40 é lindíssima, e o caminho da volta para o Brasil de Bariloche (que não foi pela Ruta 40 - não lembro o nome), vai beirando o lago, é fantástico.

Na volta decidimos não pegar o Buque Bus e a decisão foi acertada, apenas um guarda (quando faltava 30km para sair da Argentina) começou a querer dinheiro, mas logo desistiu e saiu bem mais barato ir até o Uruguai por terra.

Infelizmente abortamos muita coisa, El Chalten (conhecer o Flitz Roy) , a Carretera Austral, Rafiting em Futaleufu, escalar o Vila Rica, Mendoza, Bariloche etc, mas valeu a correria.

Sugestão: Leve a maior parte do dinheiro para trocar na Argentina, até no Ushuaia é possível fazer o câmbio. Fiquei com receito e comprei em São Paulo, resultado: 3.5 pesos para 1R$ e no Ushuaia consegui 4.5 pesos para 1R$. Mesmo para pesos Chilenos vale a pena trocar lá, a cotação é bem melhor.

Apesar de ter sido parado muitas vezes, não me pediram o cambão, kit de primeiros socorros. Apenas pediram para ver o triângulo, e se implicaram pq o extintor estava fora da embalagem, mas a validade estava pintada no próprio reservatório.

Apesar de a minha viagem ter sido corrida, se precisar de alguma dica sugestão, estou às ordens!

Abraços,
Marcelo.

Mauro Canal
02/12/2014, 20:52
Abss!

Meccano, esta foi uma grande dúvida. Na verdade ainda é. A idéia era realmente sair sem muito compromisso com datas. Mas, o que me fez mudar de ideia foi tentar reservar hotéis em Torres del Paine e praticamente não conseguir, isso ainda em Setembro.
Depois li em vários guias e sites que em algumas regiões é muito difícil conseguir hospedagem em cima da hora (Torres / El Calafate / El chalten / Pucon, etc). Por isso resolvi criar um roteiro fixo e fazer reservas pelo booking. A vantagem é que vc não perde tempo e nem se estressa ao chegar nos locais. E também vc pode alterar datas e/ou cancelar estadias com muita facilidade a poucos dias da chegada e com custo zero. Quer dizer, se resolver mudar o roteiro no meio do caminho, vai dar trabalho, mas não será problema.

Como já conheço muitos dos locais por onde vou passar priorizei os que ainda não conheço.

Quanto a levar equipamento de camping. Apesar de te-los, e de gostar de acampar, decidi nao levar porque o campismo pra gente tem mais a ver com férias em apenas um local. Montar e desmontar acampamento toma um tempo precioso e seria muita coisa para levar a mais (barraca, saco de dormir, isolante, fogareiro, utensilios, cadeiras , etc).

abraço.

Mauro Canal
02/12/2014, 21:00
Pessoal, queria dicas sobre os seguros.

Vocês fizeram seguro saúde ?
A carta verde me cobraram 157 dolares por um período de 62 dias que é o tempo que ficarei fora do Brasil. É isso mesmo ?

O seguro do meu carro não cobre o Chile (apenas mercosul). O corretor me sugeriu fazer outro seguro em uma seguradora que cobre o Chile, parcelar em 12 vezes e pagar apenas uma parcela. Mas ficou caríssimo - 1600,00 por um mês. Alguma dica?

Abraço.

Mauro Canal
02/12/2014, 21:06
Olá pessoal!

No final de outubro fiz a viagem pela Patagônia. Nossa idéia inicial seria fazer uma viagem de trinta dias, no entanto, minha esposa passou mal na viagem e reduzimos pela metade, ou seja, quinze dias.

No entanto, por sorte, logo no início resolvi esticar bastante, então fazia dois dias de estrada em apenas um. Então apesar do pouco tempo, conseguimos fazer bastante coisa.

Saímos de São Paulo no dia 29/10 e fomos até o Ushuaia pela Ruta 3, passando por Punta Tombo e Península Valdes (vale a pena). Na Península entrou uma pedrinha entre o disco de freio e a pastilha, foi quando descobri que o macaco hidraulico estava com problema, mas foi tranquilo de resolver com outro emprestado. Depois rodamos 900km sem macaco (graças a Deus não aconteceu nada).

Ficamos três dias em Ushauia, depois fomos até o Chile. Detalhe: quase ficamos sem combustível, pois antes de pegar o rípio, só havia gastado 1/4 de diesel e não abasteci, só fomos encontrar combustível quando já tínhamos andado 30km na reserva.

Fomos dois dias no Parque Torres Del Paine, o primeiro dia foi perdido, pois o tempo estava fechado, no segundo não estava completamente limpo, mas conseguimos ver as paisagens. Lindíssimo.

Depois fomos até El Calafate, ficamos dois dias, conhecemos o Perito Moreno, bar de gelo etc (adoramos). De El Calafate passamos por El Chalten, mas como minha esposa começou a passar mal, não ficamos e decidimos começar a voltar para o Brasil, dirigi 23hs de El Calafate até Bariloche.

A Ruta 40 é lindíssima, e o caminho da volta para o Brasil de Bariloche (que não foi pela Ruta 40 - não lembro o nome), vai beirando o lago, é fantástico.

Na volta decidimos não pegar o Buque Bus e a decisão foi acertada, apenas um guarda (quando faltava 30km para sair da Argentina) começou a querer dinheiro, mas logo desistiu e saiu bem mais barato ir até o Uruguai por terra.

Infelizmente abortamos muita coisa, El Chalten (conhecer o Flitz Roy) , a Carretera Austral, Rafiting em Futaleufu, escalar o Vila Rica, Mendoza, Bariloche etc, mas valeu a correria.

Sugestão: Leve a maior parte do dinheiro para trocar na Argentina, até no Ushuaia é possível fazer o câmbio. Fiquei com receito e comprei em São Paulo, resultado: 3.5 pesos para 1R$ e no Ushuaia consegui 4.5 pesos para 1R$. Mesmo para pesos Chilenos vale a pena trocar lá, a cotação é bem melhor.

Apesar de ter sido parado muitas vezes, não me pediram o cambão, kit de primeiros socorros. Apenas pediram para ver o triângulo, e se implicaram pq o extintor estava fora da embalagem, mas a validade estava pintada no próprio reservatório.

Apesar de a minha viagem ter sido corrida, se precisar de alguma dica sugestão, estou às ordens!

Abraços,
Marcelo.

Muito útil seu relato Marcelo. Valeu !!

marceloguimaraes
03/12/2014, 11:38
Mauro,

Esse seguro para o Chile está muito caro. Olha, fizemos a carta verde para todo período e para o Chile, contratamos com a Magallanes, que é uma seguradora especializada nisso e ficou muito barato: 10 dólares para quinze dias.

Você faz tudo pelo site e depois é só pagar, veja esse link:

SOAP EX (http://www.magallanes.cl/MagallanesWebNeo/index.aspx?channel=8212)

Abraços,
Marcelo.

marceloguimaraes
03/12/2014, 11:44
Mauro,

Outra dica: o Hostel é muito diferente do Brasil, há quartos com banheiro privado, semelhante às nossas pousadas. O legal é que descobrimos que muitos dos Hostels têm cozinha. Isso é legal porque, em viagem longa, vcs devem sentir falta da nossa comida, então talvez seja interessante fica um dia ou outro para poder comer o que gostamos, principalmente no café da manhã que é bem fraco na Argentina.

Infelizmente percebemos isso no final da viagem...

Abraços!

marceloguimaraes
03/12/2014, 11:48
Só uma complementação: com relação ao seguro, esse que mencionei é o obrigatório, para terceiros, ou seja, não é o mesmo do seu seguro que cobriria seus eventuais danos etc.

Como ficaria poucos dias no Chile, assumi esse risco e fiz apenas esse obrigatório justamente porque o seguro completo estava muito caro.

Abraços.

Mauro Canal
03/12/2014, 19:20
Mauro,

Esse seguro para o Chile está muito caro. Olha, fizemos a carta verde para todo período e para o Chile, contratamos com a Magallanes, que é uma seguradora especializada nisso e ficou muito barato: 10 dólares para quinze dias.

Você faz tudo pelo site e depois é só pagar, veja esse link:

Abraços,
Marcelo.

Marcelo, Estou na dúvida se pago o seguro pro Chile. O problema é que fico uns 30 dias por lá. A carta verde vou ver no site que você indicou.

A grande maioria das reservas que fiz foram em hostels.

Obrigado por sua contribuição.

Abraço.

digoniva
03/12/2014, 23:28
Pessoal:
Me desculpe minha ausência, mas estava numa correria doida antes da partida.
Esta minha expedição se iniciou em 26/11/2014 (sexta), saindo de Brasília - DF.
Descemos sem pressa, passamos pela Serra Gaucha, depois Porto Alegre e em fim Chuí.
Como temos 60 dias disponíveis pra nossa viagem, fizemos a carta verde pra 60 dias (tem período que compensa mais que outros). DICA: fazer a Carta Verde nos locais de fronteira - mais barato / não cobram taxas.
Atravessei a fronteira Hoje, era quase meio dia, passamos por Maldonado, Punta Del Leste e escolhi dormir em Piriapolis (região muito linda). Amanhã Montevideu e depois Colonia del Sacramento, pra pegar o Buquebus e atravessar para Buenos Aires.
Pela data de alguns aqui, e pelo Roteiro, vamos cruzar pelo caminho....
Vamos nos falando.
Abraços a todos.
OBS: anexo foto em "LA BARRA" (muito legal esta ponte).

Mauro Canal
04/12/2014, 09:17
Pessoal:
Me desculpe minha ausência, mas estava numa correria doida antes da partida.
Esta minha expedição se iniciou em 26/11/2014 (sexta), saindo de Brasília - DF.
Descemos sem pressa, passamos pela Serra Gaucha, depois Porto Alegre e em fim Chuí.
Como temos 60 dias disponíveis pra nossa viagem, fizemos a carta verde pra 60 dias (tem período que compensa mais que outros). DICA: fazer a Carta Verde nos locais de fronteira - mais barato / não cobram taxas.
Atravessei a fronteira Hoje, era quase meio dia, passamos por Maldonado, Punta Del Leste e escolhi dormir em Piriapolis (região muito linda). Amanhã Montevideu e depois Colonia del Sacramento, pra pegar o Buquebus e atravessar para Buenos Aires.
Pela data de alguns aqui, e pelo Roteiro, vamos cruzar pelo caminho....
Vamos nos falando.
Abraços a todos.
OBS: anexo foto em "LA BARRA" (muito legal esta ponte).

Rodrigo, tudo de bom aí. Boa expedição prá você.

Quando eu partir, posto aqui também.
quando você retorna ao Brasil ? Como vamos fazer o roteiro ao contrário pode ser que nos cruzemos pelo caminho.

abraço.

RodrigoSoracco
05/12/2014, 08:03
Acostume-se a comer "medialunas", pão de queijo e suco de laranja no café da manhã com os hermanos! :-)

Mauro,

Outra dica: o Hostel é muito diferente do Brasil, há quartos com banheiro privado, semelhante às nossas pousadas. O legal é que descobrimos que muitos dos Hostels têm cozinha. Isso é legal porque, em viagem longa, vcs devem sentir falta da nossa comida, então talvez seja interessante fica um dia ou outro para poder comer o que gostamos, principalmente no café da manhã que é bem fraco na Argentina.

Infelizmente percebemos isso no final da viagem...

Abraços!

digoniva
07/12/2014, 23:28
Pessoa, já fizemos a travessia pelo Buquebus (Colonia del Sacramento - Buenos Aires).
Fizemos alguns passeios por Buenos Aires mas aqui é uma cidade para se vir sem carro.
Amanhã, segunda seguiremos descendo rumo ao extremo sul (Bahia Blanca, Puerto Madryn, etc...).
E vamo que vamo !!!
Abs.
Rodrigo

RodrigoSoracco
08/12/2014, 07:10
Quanto pagou no Buquebus???

Pessoa, já fizemos a travessia pelo Buquebus (Colonia del Sacramento - Buenos Aires).
Fizemos alguns passeios por Buenos Aires mas aqui é uma cidade para se vir sem carro.
Amanhã, segunda seguiremos descendo rumo ao extremo sul (Bahia Blanca, Puerto Madryn, etc...).
E vamo que vamo !!!
Abs.
Rodrigo

Amostardeiro
08/12/2014, 09:20
E vamo que vamo !!!
Abs.
Rodrigo

Rodrigo

É verdade, Buenos Aires e Montevideo são cidades que vale a pena caminhar prestando atenção no entorno é 10.

Abs

Amostardeiro
08/12/2014, 09:28
Quanto pagou no Buquebus???

Também quero saber, compraste no terminal ou pela internet ?

Abs

Leo Chagas
11/12/2014, 13:48
Boa tarde!

Logo logo pretendo ir de Minas ao Ushuaia.
A princípio passaria por foz do iguaçu.
Porém, estou pretendendo entrar pelo Uruguai em Rivera e passar nos shoppings.
Alguém sabe como é a aduana e qual o melhor caminho para B. Aires (Buquebus ou rodovia)?

desde já agradeço!

Passoca
11/12/2014, 15:53
Olá Paulino Júnior, também sairei com minha esposa para um roteiro semelhante ao seu, de Londrina, dia 17/12....
Abraços

Amostardeiro
11/12/2014, 15:58
Boa tarde!

Alguém sabe como é a aduana e qual o melhor caminho para B. Aires (Buquebus ou rodovia)?

desde já agradeço!

Leo

As aduanas em Rivera e na fronteira com a Argentina são tranquilas, as exceções são nos feriadões deles ou nossos quanto fica meio complicado.
Quanto ao melhor caminho tens que ver os prós e contras o Buquebus é relativamente mais caro do que ir rodando, porém não é preciso passar pela "temida" policia de Entre Rios.

Abs

Mauro Canal
11/12/2014, 21:36
Boa tarde!

desde já agradeço!

Oi Leo, saio dia 20/12 de Viçosa com destino a Ushuaia. Também passo por Nova Iguaçu.
Quando vc vai ?

Abraço

Mauro Canal
11/12/2014, 21:51
Pessoal, queria levantar aqui um assunto que não encontrei com clareza em lugar nenhum e, que tenho certeza que, pela experiência das pessoas deste forum, vou encontrar respostas aqui. É a barreira da lingua. Vou ficar 60 dias em países que falam espanhol. Eu, minha esposa e filho não falamos nada de espanhol. Dominamos medianamente o inglês, meu filho domina bem.

Sei que temos o portunhol, mas minha maior dúvida, e aí conto com a experiência de vocês, como devemos proceder ? Tentamos direto um portunhol atravessado ou usamos o portugues mesmo ?

Quando lidamos com turistas latinos por aqui, compreendemos com certa facilidade o que eles dizem, mesmo que falem em seu idioma. Se tentarmos uma comunicação em um português pausado e limpo conseguiremos nos fazer entender ou seria melhor tentar um portunhol atravessado ?

RodrigoSoracco
12/12/2014, 07:27
Mauro, como os idiomas são muito parecidos, geralmente não há grandes dificuldades. Tenho um amigo brasileiro que viajou comigo (eu sou chileno) sem falar uma palavra de espanhol. No primeiro dia, em Santiago, pegou o metrô e saiu sozinho pra conhecer a cidade. Fez compras, almoçou, conheceu pessoas e não se apertou nos estabelecimentos comerciais.

Aqui em Florianópolis, chegam argentinos sem falar absolutamente nada de português, e as pragas (não fazem questão de falar pausadamente ou aprender nosso idioma) conseguem ser atendidas em todas as lojas e restaurantes.

Normalmente o "portunhol" só dificulta as coisas, porque a gente cria termos que não existem. Em caso de dificuldade, a saída é mesmo pedir para a outra pessoa falar devagar. Ou levar um desses guias de viagem de bolso, com as expressões mais comuns em espanhol.

Mas 60 dias é muita coisa. No terceiro ou quarto dia tu já vais estar falando espanhol fluente, hehehe.

Abraços.

Pessoal, queria levantar aqui um assunto que não encontrei com clareza em lugar nenhum e, que tenho certeza que, pela experiência das pessoas deste forum, vou encontrar respostas aqui. É a barreira da lingua. Vou ficar 60 dias em países que falam espanhol. Eu, minha esposa e filho não falamos nada de espanhol. Dominamos medianamente o inglês, meu filho domina bem.

Sei que temos o portunhol, mas minha maior dúvida, e aí conto com a experiência de vocês, como devemos proceder ? Tentamos direto um portunhol atravessado ou usamos o portugues mesmo ?

Quando lidamos com turistas latinos por aqui, compreendemos com certa facilidade o que eles dizem, mesmo que falem em seu idioma. Se tentarmos uma comunicação em um português pausado e limpo conseguiremos nos fazer entender ou seria melhor tentar um portunhol atravessado ?

Mauro Canal
12/12/2014, 08:38
Oi Leo, saio dia 20/12 de Viçosa com destino a Ushuaia. Também passo por Nova Iguaçu.
Quando vc vai ?

Abraço

Digo : Foz do Iguaçu (lógico).

Mauro Canal
12/12/2014, 08:40
Mauro, como os idiomas são muito parecidos, geralmente não há grandes dificuldades. Tenho um amigo brasileiro que viajou comigo (eu sou chileno) sem falar uma palavra de espanhol. No primeiro dia, em Santiago, pegou o metrô e saiu sozinho pra conhecer a cidade. Fez compras, almoçou, conheceu pessoas e não se apertou nos estabelecimentos comerciais.

Aqui em Florianópolis, chegam argentinos sem falar absolutamente nada de português, e as pragas (não fazem questão de falar pausadamente ou aprender nosso idioma) conseguem ser atendidas em todas as lojas e restaurantes.

Normalmente o "portunhol" só dificulta as coisas, porque a gente cria termos que não existem. Em caso de dificuldade, a saída é mesmo pedir para a outra pessoa falar devagar. Ou levar um desses guias de viagem de bolso, com as expressões mais comuns em espanhol.

Mas 60 dias é muita coisa. No terceiro ou quarto dia tu já vais estar falando espanhol fluente, hehehe.

Abraços.

Valeu Rodrigo. Também penso assim, melhor falar português e aos poucos ir adquirindo "fluência" no espanhol.

Abraço.

Leo Chagas
12/12/2014, 09:23
Quando vc vai ?

Abraço

Mauro, bom dia!

Dia 20 ainda é cedo, saio no final do mês!

Você também vai por Foz, já cogitou passar pelo Uruguai?

geovanih
12/12/2014, 10:36
Valeu Rodrigo. Também penso assim, melhor falar português e aos poucos ir adquirindo "fluência" no espanhol.

Abraço.

Também concordo com isso, mas é obrigatório um dicionário. Tem coisa que terá que saber a tradução. Hoje me dia é facíl, tem aplicativo de celular pra isso.
Você vai tomar água em vaso e vinho em copa.
Gosta de lechugas?
Vai precisar trocar o aceite do motor durante a viagem?

Mauro Canal
12/12/2014, 12:55
Também concordo com isso, mas é obrigatório um dicionário. Tem coisa que terá que saber a tradução. Hoje me dia é facíl, tem aplicativo de celular pra isso.
Você vai tomar água em vaso e vinho em copa.
Gosta de lechugas?
Vai precisar trocar o aceite do motor durante a viagem?

Boa Geovanih. Dicionário tá na lista mas ainda não comprei.

Abraço.

Mauro Canal
12/12/2014, 12:58
Mauro, bom dia!

Dia 20 ainda é cedo, saio no final do mês!

Você também vai por Foz, já cogitou passar pelo Uruguai?

Vou pra Foz mas entro na Argentina apenas por Uruguaiana. Vou conhecer S. Miguel das Missões.
Uruguai passo na volta pelo litoral - Montevideo e Punta del Este.

Abraço.

digoniva
13/12/2014, 22:47
E aí pessoal, tudo beleza ?
Estou descendo pela Ruta 03, estou começando a passar por lugares lindíssimos - agora estou em Puerto Madryn (em um camping), passei na península Valdez (Puerto Pirâmides) passeio OBRIGATÓRIO, lugar Maravilhoso.
Devo chegar em Ushuaia em 2 a 3 dias (tranquilo, estou com crianças e curtindo muito.
Daqui o vento mudou, forte, constante e FRIO....rs rs rs
Depois escrevo mais.
Abraço a todos.

fraenkel
14/12/2014, 14:32
Estou descendo pela Ruta 03, estou começando a passar por lugares lindíssimos - agora estou em Puerto Madryn (em um camping), passei na península Valdez (Puerto Pirâmides) passeio OBRIGATÓRIO, lugar Maravilhoso.
Devo chegar em Ushuaia em 2 a 3 dias (tranquilo, estou com crianças e curtindo muito.
Depois escrevo mais.
Abraço a todos.

Que beleza!!

são lugares lindos!!!

sandro_ventania
14/12/2014, 21:32
Depois escrevo mais.
Abraço a todos.

Que beleza Rodrigo...depois posta umas fotos!!
Depois vamos querer saber dos detalhes...lugares, campings, custos, etc! Valeu!

AAssis
15/12/2014, 20:32
quem ja foi para a montevideo partindo de sp poderia indicar o melhor caminho ? Preciso fazer algo light por vou com esposa e crianca de 4 anos ... Quero sair dia 3 de janeiro do rio para sp .. e no dia 4 partir...

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Rio+de+Janeiro,+RJ&daddr=S%C3%A3o+Paulo+-+SP+to:BR-101/BR-282+to:SC-390+to:-28.4795799,-49.4549611+to:Porto+Alegre,+RS+to:Chu%C3%AD,+Rio+G rande+do+Sul+to:Maldonado,+Uruguai+to:Montevideo,+ Uruguay+to:Colonia+Del+Sacramento,+Uruguay&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-32.79651,-54.84375&spn=6.545942,13.392334&sll=-28.675736,-50.51523&sspn=13.646983,26.784668&geocode=FWxyov4dnt1s_SkLtSRC_n6ZADHuWWyEPCWI-Q;FcilmP4do244_SnRYaSDgUTOlDGuWzP_CEupmw;FaveWv4d0 xYa_Q;FdmwTv4dBeUL_Q;FaVvTf4dj2AN_SlJezRI06MhlTFw3 _q22bKMhQ;FSC1Nf4dBnvy_Cl9AOGITngZlTG9YE9CdxcBxw;F dda_v0dk_7Q_CmRdPmdRN4MlTGkpYxUaPbREQ;FeB36_0dkIe5 _Cmx-iXJlxp1lTH9FZdRleU6TA;FYdz6_0dTf-m_CnT9zvG_4CflTGZ7Fs1Lhsyaw;FdEr8v0dSoaN_CnfqpueaB KjlTEIh88_ArgF2A&oq=chui&t=h&gl=br&mra=ls&via=4&z=7&output=classic&dg=brw

Newton Guerra
15/12/2014, 21:44
Abel, a BR101 até Chui, sem dúvida é o melhor caminho. Vai pegar movimento de praia, mas mesmo assim acho muito melhor.

Daqui de São Paulo gosto muito mais de pegar a Imigrantes até Peruibe e Miracatu. Corta o pior trecho da Regis, que é a saída de São Paulo e a Serra do Cafezal. São poucos km a mais.

AAssis
16/12/2014, 07:21
Boa dica Newton... Rota ajustada... quem puder dar mais dicas são muito bem vindas...

Outra duvida ..na ruta 10 , quando chega em la paloma tem que subir ate rocha ? não dá pra ir direto beirando o mar ?

https://maps.google.com.br/maps?saddr=Rio+de+Janeiro,+RJ&daddr=S%C3%A3o+Paulo+-+SP+to:BR-101/BR-282+to:SC-390+to:-28.4795799,-49.4549611+to:Porto+Alegre,+RS+to:Chu%C3%AD,+Rio+G rande+do+Sul+to:Maldonado,+Uruguai+to:Montevideo,+ Uruguay+to:Colonia+Del+Sacramento,+Uruguay&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=-32.79651,-54.84375&spn=6.545942,13.392334&sll=-28.675736,-50.51523&sspn=13.646983,26.784668&geocode=FWxyov4dnt1s_SkLtSRC_n6ZADHuWWyEPCWI-Q;FcilmP4do244_SnRYaSDgUTOlDGuWzP_CEupmw;FaveWv4d0 xYa_Q;FdmwTv4dBeUL_Q;FaVvTf4dj2AN_SlJezRI06MhlTFw3 _q22bKMhQ;FSC1Nf4dBnvy_Cl9AOGITngZlTG9YE9CdxcBxw;F dda_v0dk_7Q_CmRdPmdRN4MlTGkpYxUaPbREQ;FeB36_0dkIe5 _Cmx-iXJlxp1lTH9FZdRleU6TA;FYdz6_0dTf-m_CnT9zvG_4CflTGZ7Fs1Lhsyaw;FdEr8v0dSoaN_CnfqpueaB KjlTEIh88_ArgF2A&oq=chui&t=h&gl=br&mra=ls&via=4&z=7&output=classic&dg=brw

Abel, a BR101 até Chui, sem dúvida é o melhor caminho. Vai pegar movimento de praia, mas mesmo assim acho muito melhor.

Daqui de São Paulo gosto muito mais de pegar a Imigrantes até Peruibe e Miracatu. Corta o pior trecho da Regis, que é a saída de São Paulo e a Serra do Cafezal. São poucos km a mais.

AAssis
16/12/2014, 07:25
mais duvidas... vale a pena ir ate colonia ?? não tenho muitos dias .. queria pegar o boat pra dar um role na argentina ... da pra ir de montevideo ??

Newton Guerra
16/12/2014, 09:56
Abel, vale muito à pena ir até Colonia. A parte antiga da cidade é muito bonita, não vai se arrepender. A viagem de carro até Colonia mais a travessia a Buenos Aires deve ser mais rápida do que só a travessia Montevideo - Colonia. E de quebra conhece a bela cidade.

Logo depois de Chuí tem o parque Santa Teresa, não deixe de visitar.

Fabricio Perez Ferreira
16/12/2014, 10:41
Prezado Rodrigo ja estive na Patagonia mais de uma vez , mas nunca fui tão longe , sinceramente o destino de sonho atual é Ushuaia , gostaria de manter contato com você , resido em Pelotas , provavelmente você vai passar por aqui, se achar prudente entre em contato comigo. Att Fabricio

digoniva
18/12/2014, 02:03
Também quero saber, compraste no terminal ou pela internet ?

Abs

Rodrigo Soraco, realmente as "Medialunas" são como nosso pão francês em nosso café da manhã (tem em toda Argentina) eu adorei, mas é doce (pra quem não conhece). Mas Pão de queijo não existe por aqui não. E muitas vezes suco de laranja é de caixa. O café (preto) tanto dos Uruguaios quantos dos Argentinos é muito saboroso (é forte), muito bom.
Eu paguei 303 dólares no Buquebus (MUITO CARO - mas foi porque comprei no balcão de um dia para o outro), sou do tipo que vou indo sem reservas e dias certos pra ficar nas cidades que vou passar.
Se comprar com antecedência (pela internet) paga-se bem mais barato.
Agora já estou no Ushuaia (lugar lindíssimo).
Por conta do Verão, aqui clareia a partir de umas 4 horas e só começa escurecer depois das 10horas da noite. Hoje fui lavar minha hilux e perguntei o horário de funcionamento - resposta: 24 horas...kkkk..., que tempo impressionante. Quando venta, é muito frio.
Hoje (quarta dia 17 de dezembro) eu e minha família fizemos um passeio imperdível - GLACIAR MARTIAL - caminhamos por NEVE (meus filhos adoraram - realização de um sonho). Já valeu nossa vinda.
Sobre o ROTEIRO - eu que já rodei TODA "Ruta 03" (Buenos Aires - até - Ushuaia) posso falar que acho melhor primeiro fazer esta rota e depois voltar pelo Chile (minha opinião), a grosso modo: primeiro a parte "chata", depois a parte mais "interessante". No meu caso, acho que acertei em cheio o meu roteiro e sentido de deslocamento.
Dica: pela Ruta 03, a partir de Buenos Aires, ande dentro da velocidade máxima permitida - muitos policiais com radares móveis - avistei-os por uns 300 kms, depois disso vc não vê mais com frequência.
Até agora não fui incomodado por nenhum policial, nem no Uruguai, nem aqui na Argentina. Fui parado uma vez em Montevideu (estava com os faróis apagados DENTRO DA CIDADE, mas o policial me disse que mesmo dentro da cidade também é obrigatório, mas me liberou em seguida sem nenhum problema.
A segunda e última vez foi na estrada (Gendarmeria) perguntou que dia tínhamos entrado no país, mostramos o passaporte com o carimbo e o dia e mandou seguirmos - sem problema algum.
Sexta vou para Punta Arenas (Chile), mas vou atravessar o Estreito de Magalhães por PORVENIR.
Aqui na Terra do FOGO, não tem jeito, vc vai rodar por estradas de rípio e roda muitos caminhões, então o caminho para Ushuais estava muito ruim, muito mesmo. Tem que ficar atento nestes trechos, são perigosos (dica - baixe a calibragem dos pneus).
Vamos nos falando.
Abraços a todos.

digoniva
18/12/2014, 02:10
Prezado Rodrigo ja estive na Patagonia mais de uma vez , mas nunca fui tão longe , sinceramente o destino de sonho atual é Ushuaia , gostaria de manter contato com você , resido em Pelotas , provavelmente você vai passar por aqui, se achar prudente entre em contato comigo. Att Fabricio

Fabricio
Passei por ai na IDA, indo pra Chuí.
Agora na volta não vou mais passar pois pretendemos voltar pelo Paraguai.
O que eu puder ajudar, é só perguntar.
Como estou viajando com crianças, o tempo é mais escasso, além do cansaço dos passeios, então nem sempre vou estar tendo tempo de responder com rapidez por aqui.
Mas vamos nos falando.
Abs.

Marcelo J Manente
18/12/2014, 08:44
Fabricio
Passei por ai na IDA, indo pra Chuí.
Agora na volta não vou mais passar pois pretendemos voltar pelo Paraguai.
O que eu puder ajudar, é só perguntar.
Como estou viajando com crianças, o tempo é mais escasso, além do cansaço dos passeios, então nem sempre vou estar tendo tempo de responder com rapidez por aqui.
Mas vamos nos falando.
Abs.

Digo,

Não rola um relato da viagem e umas fotos pra gente??

Um abraço e ótima viagem.

Mauro Canal
19/12/2014, 15:07
Rodrigo Soraco, realmente as "Medialunas" são como nosso pão francês em nosso café da manhã (tem em toda Argentina) eu adorei, mas é doce (pra quem não conhece). Mas Pão de queijo não existe por aqui não. E muitas vezes suco de laranja é de caixa. O café (preto) tanto dos Uruguaios quantos dos Argentinos é muito saboroso (é forte), muito bom.
Eu paguei 303 dólares no Buquebus (MUITO CARO - mas foi porque comprei no balcão de um dia para o outro), sou do tipo que vou indo sem reservas e dias certos pra ficar nas cidades que vou passar.
Se comprar com antecedência (pela internet) paga-se bem mais barato.
Agora já estou no Ushuaia (lugar lindíssimo).
Por conta do Verão, aqui clareia a partir de umas 4 horas e só começa escurecer depois das 10horas da noite. Hoje fui lavar minha hilux e perguntei o horário de funcionamento - resposta: 24 horas...kkkk..., que tempo impressionante. Quando venta, é muito frio.
Hoje (quarta dia 17 de dezembro) eu e minha família fizemos um passeio imperdível - GLACIAR MARTIAL - caminhamos por NEVE (meus filhos adoraram - realização de um sonho). Já valeu nossa vinda.
Sobre o ROTEIRO - eu que já rodei TODA "Ruta 03" (Buenos Aires - até - Ushuaia) posso falar que acho melhor primeiro fazer esta rota e depois voltar pelo Chile (minha opinião), a grosso modo: primeiro a parte "chata", depois a parte mais "interessante". No meu caso, acho que acertei em cheio o meu roteiro e sentido de deslocamento.
Dica: pela Ruta 03, a partir de Buenos Aires, ande dentro da velocidade máxima permitida - muitos policiais com radares móveis - avistei-os por uns 300 kms, depois disso vc não vê mais com frequência.
Até agora não fui incomodado por nenhum policial, nem no Uruguai, nem aqui na Argentina. Fui parado uma vez em Montevideu (estava com os faróis apagados DENTRO DA CIDADE, mas o policial me disse que mesmo dentro da cidade também é obrigatório, mas me liberou em seguida sem nenhum problema.
A segunda e última vez foi na estrada (Gendarmeria) perguntou que dia tínhamos entrado no país, mostramos o passaporte com o carimbo e o dia e mandou seguirmos - sem problema algum.
Sexta vou para Punta Arenas (Chile), mas vou atravessar o Estreito de Magalhães por PORVENIR.
Aqui na Terra do FOGO, não tem jeito, vc vai rodar por estradas de rípio e roda muitos caminhões, então o caminho para Ushuais estava muito ruim, muito mesmo. Tem que ficar atento nestes trechos, são perigosos (dica - baixe a calibragem dos pneus).
Vamos nos falando.
Abraços a todos.

Valeu Rodrigo. Boas dicas. Continue mandando notícias. Eu parto amanhã. Minha rota é no sentido contrário à sua.

Abraço, e fica com Deus.

Mauro Canal
19/12/2014, 19:01
Rodrigo, como foi a travessia do Estreito de Magalhães ? E, quando você fala em estrada ruim pra Ushuaia é o trecho chileno logo após a travessia de Magalhães ? Porque a parte argentina já está asfaltada não é ?

Abraço.

Passoca
20/12/2014, 07:37
Olá a todos, estou com minha patroa, indo para Carretera Austral e Torres del Paine,
ontem saimos de Foz do Iguaçu e chegamos a Sta Fé, fomos parados 4 vezes pela policia de Entre Rios, na primeira fomos convidados a comprar um guia atualizado do código de transito argentino por meros 50 pesos, o segundo já foi pedindo colaboração, oferecemos um pacote de café brasileiro e ele chorou por reales, levou mais R$7,00. Nas duas outra vezes foram apenas conferidos nossos documentos com muita seriedade e pudemos seguir viagem!!! Hoje (agora) partimos para Mendoza!!!
Abraços, boas férias a todos

digoniva
20/12/2014, 23:44
Mauro:
Então vamos nos encontrar - mande notícias sobre sua localização.
Abraço.

digoniva
20/12/2014, 23:47
Marcelo:
Estou viajando com duas crianças (6 e 10 anos) as vezes elas passam quase o dia inteiro dentro do carro, muita energia (kkkkk) então meu tempo não é o mesmo que viajar sem crianças (rs rs rs) então relato mesmo não vai dar, mas vou escrevendo o que posso, quando posso (exemplo: todos já foram dormir).
As fotos são muito grandes e estou tendo dificuldade pra postar aqui...., vou ficar devendo mesmo, mas a região é lindíssima.
Vamos nos falando.
Abraço.

RodrigoSoracco
21/12/2014, 09:52
Hahaha. Esses guardas argentinos são uma piada... Não tem jeito. Quando enchem o saco, sempre deixo uma "esmola" de uns 10 reais no máximo pra eles. São piores que as crianças indígenas do NOA, pedindo chocolates...

Olá a todos, estou com minha patroa, indo para Carretera Austral e Torres del Paine,
ontem saimos de Foz do Iguaçu e chegamos a Sta Fé, fomos parados 4 vezes pela policia de Entre Rios, na primeira fomos convidados a comprar um guia atualizado do código de transito argentino por meros 50 pesos, o segundo já foi pedindo colaboração, oferecemos um pacote de café brasileiro e ele chorou por reales, levou mais R$7,00. Nas duas outra vezes foram apenas conferidos nossos documentos com muita seriedade e pudemos seguir viagem!!! Hoje (agora) partimos para Mendoza!!!

Mauro Canal
22/12/2014, 09:53
Mauro:
Então vamos nos encontrar - mande notícias sobre sua localização.
Abraço.

Oi Rodrigo, vamos sim. Estou em Londrina hj. Amanhã em Foz do Iguaçu. No reveillon pretendo estar em Córdoba.

Parabéns por sua disposição de viajar com as crianças. Deve estar sendo uma experiência incrível pra elas.
Meu menino também está comigo, só que ele já tem 21 rsrsrs. Ontem, ele bateu seu próprio record ao volante. Guiou por 5 hrs seguidas.

Abraço.

Mauro Canal
22/12/2014, 09:57

Passoca, estamos na sua cola. vamos para Foz amanhã, mas só entrarei na Argentina por Uruguaiana. Vamos visitar S. Miguel das Missões. Vai mandando notícias aí. Abraço.

geovanih
22/12/2014, 10:12
Recomendo San Ignacio ao invés de São Miguel

quintaes
22/12/2014, 12:12
Passoca, estamos na sua cola. vamos para Foz amanhã, mas só entrarei na Argentina por Uruguaiana. Vamos visitar S. Miguel das Missões. Vai mandando notícias aí. Abraço. Que bom mais um canela verde desbravando o continente!!
Abraços,
Marcos Quintaes.

Leo Chagas
22/12/2014, 12:51
Estou em Londrina hj. Amanhã em Foz do Iguaçu. No reveillon pretendo estar em Córdoba.

Abraço.

Mauro, boa tarde!

Passou pela 381 ou fez outro trajeto pela MG 050? Como estão as estradas?

Abraços e logo logo pego a estrada!

Mauro Canal
22/12/2014, 17:55
Recomendo San Ignacio ao invés de São Miguel

Porque geovanih ? explique melhor , por favor.
Abraço

Mauro Canal
22/12/2014, 17:58
Mauro, boa tarde!

Passou pela 381 ou fez outro trajeto pela MG 050? Como estão as estradas?

Abraços e logo logo pego a estrada!

Passei por Aparecida em SP (pedir benção para a viagem). Então peguei a 040, depois a rodovia do aço, a Dutra e a Castelo Branco. Todas em excelentes condições. Foi uma grana de pedágio. Tem praça cobrando absurdos R$16,10.

Abraço.

Mauro Canal
22/12/2014, 18:01
Que bom mais um canela verde desbravando o continente!!
Abraços,
Marcos Quintaes.

Oi Marcos, é isso ai. Devagar e sempre !!!

abraço.

geovanih
22/12/2014, 21:50
Porque geovanih ? explique melhor , por favor.
Abraço
Mauro
São Miguel tem um único prédio em pé, a igreja. Se você quer ter ideia de como era uma redução jesuítica, san ignácio é melhor. Tem muitos prédio preservados (como ruína).

Bem verdade que a igreja de São miguel está em melhor estado.:-?
Fato é que gostei mais de San Ignacio.
Abs
Geovani

Leo Chagas
23/12/2014, 12:00
Pessoal, uma dúvida:

O seguro carta verde não abrange o Chile, correto?

Onde faço a contratação deste? É possível realizá-lo nas fronteiras?

Abraços!

RodrigoSoracco
23/12/2014, 13:43
Com seu corretor de seguros, em bancos ou agentes na fronteira.

Pessoal, uma dúvida:

Abraços!

Leo Chagas
23/12/2014, 14:26
Com seu corretor de seguros, em bancos ou agentes na fronteira.

Rodrigo, pergunto pois estou fechando a cotação pela Porto Seguro que não cobre o Chile.

Consigo em outra corretora ou é mais fácil fazer especificamente do Chile nas fronteiras.

Agradeço!

Rafavarela
23/12/2014, 15:07
Amigo, estou indo para Buenos Aires em Janeiro, como é a cobrança da polícia com relação ao parachoque de impulsão. Pode ou não pode rodar com eles?

ivancgbsb
23/12/2014, 15:24
Teoricamente não pode nada que ultrapasse a carroceria do carro, incluindo parachoque de impulsão e engates.
De todo jeito os policiais da Argentina criam caso. Mesmo com tudo certo.

Vicente Guimaraes
23/12/2014, 15:33
Teoricamente não pode nada que ultrapasse a carroceria do carro, incluindo parachoque de impulsão e engates.
De todo jeito os policiais da Argentina criam caso. Mesmo com tudo certo.

Acho que o problema não é ultrapassar a carroceria e sim ultrapassar o para-choques. Geralmente guinchos e quebra matos estão à frente dos parachoques.

Amostardeiro
23/12/2014, 17:35
Amigo, estou indo para Buenos Aires em Janeiro, como é a cobrança da polícia com relação ao parachoque de impulsão. Pode ou não pode rodar com eles?

Rafa

Não pode para-choque de impulsão, suporte de estepe ou galão não original, engate fixo de reboque, bocal do guincho, etc, ie, tudo que sobressaia aos limites do carro.

Abs

Mauro Canal
23/12/2014, 21:56
Pessoal, uma dúvida:

Abraços!

Leo , fiz pela HDI e cobre o Chile. No meu caso o que não cobria o Chile era o seguro do carro. O Carta Verde é apenas para terceiros.

Abraço

digoniva
24/12/2014, 01:18
Rafa

Não pode para-choque de impulsão, suporte de estepe ou galão não original, engate fixo de reboque, bocal do guincho, etc, ie, tudo que sobressaia aos limites do carro.

Abs

Pessoal:
A lei argentina fala isso mesmo - (a grosso modo) não pode "nada" a frente dos parachoques.
Recomendo ir com tudo certinho....., mas não é bem assim não. Minha Hilux está toda equipada, bem diferente de uma original (alta, com pneus maiores, guincho, etc...).
Meu guincho está embutido no parachoque dianteiro, a única que coisa que esta pra fora é a guia do cabo de aço (rolete). Mas nenhum policial Uruguaio, Argentino ou Chileno (onde estou agora) me parou ou reclamou.
Não tenho certeza, mas talvez pelo carro estar todo equipado (mais preparado pra longas expedições (etc...) eles não falam nada. Estou cruzando muitos veículos "gringos" com diversos equipamentos (guinchos, galões na lateral, etc....) e não vejo ninguém reclamar.
Talvez (não tenho certeza) um carro mais original com somente um ou dois itens seja mais visado....
Mas a recomendação é seguir a lei (exemplo: estou com 4 faróis Led auxiliares no bagageiro do Teto - a lei argentina diz que tem que estar tampados, então eu mandei fazer capas para todos - mas aqui todos os veículos argentinos que vejo, a maioria não tem tampa....rs rs rs
...
...
SEGURO - CHILE:
Carta verde - minha dica é fazer próximo as fronteira, paguei menos em CHUI - sem taxas.
Seguro Chile - tem o Link (SOAP - EX) se não me engano, está aqui, em algumas mensagens pra tras.
Pela internet é mais barato, mas de qualquer jeito é bem mais barato que a Carta Verde. Eu paguei na fronteira 19 dólares pra 30 dias.
Mas acho que não é obrigatório (a mulher que faz o seguro disse que é, mas nas ADUANAS ninguém te pede isso, então não deve ser obrigatório não. Mas "seguro morreu de velho", por isso fiz !!! O meu seguro só cobre o Mercosul (dessa maneira o Chile está fora), melhor fazer mesmo. É caríssimo pagar o seguro dos nossos veículos para o Chile....
...ufa, deixa eu descansar, vamos nos falando...
Abs.

digoniva
24/12/2014, 01:25
Pessoal:
Amanhã, 24/12 véspera de Natal estou indo para o Parque Nacional TORRES DEL PAINE, vou ficar por lá uns 2 a 3 dias (provavelmente sem sinal de Wi Fi).
Então desejo a todos um FELIZ NATAL, com muito AMOR, PAZ e FRATERNIDADE.
Um grande abraço a todos.

RodrigoSoracco
24/12/2014, 08:00
Opa, desculpa. Leo. Não tinha visto o detalhe. Em outro tópico, o pessoal falou que contratou o seguro on-line:

https://www.consorcio.cl/soapex/APPS/Script/utilSoapEX/info_producto.asp

Não sei se fica mais barato do que fazer na fronteira. Acredito que sim.

Abraço!

Rodrigo, pergunto pois estou fechando a cotação pela Porto Seguro que não cobre o Chile.

Consigo em outra corretora ou é mais fácil fazer especificamente do Chile nas fronteiras.

Agradeço!

Amostardeiro
24/12/2014, 18:19
Pessoal:
A lei argentina fala isso mesmo .............. Minha Hilux está toda equipada, bem diferente de uma original (alta, com pneus maiores, guincho, etc...).
Meu guincho está embutido no parachoque dianteiro, a única que coisa que esta pra fora é a guia do cabo de aço (rolete). .............

Abs.

Rodrigo

A policia de Entre Rios é a que complica mais, cuidado se passar por lá, me pegaram a uns 10 km de Concepcion del Uruguay na RN 14, por conta dos roletes do guincho, é claro que tirei para o resto da viagem.

Abs

GFTRIPPER
24/12/2014, 20:35
Bom dia Rodrigo, também pretendo fazer essa viagem em dez. e janeiro, você já tem o roteiro?
Vou com uma Tritom Savana 2014 que estou ajeitando para fazer expedições.
Tenho amigos interessados em ir mas até agora nenhuma confirmação.
Aguardando ansioso o roteiro.
Grande abraço.

Olá. Estou pensando em comprar um Savana 2015. Voce poderia me informar o consumo da sua em uso urbano e na estrada? Te agradeço. Abs

digoniva
26/12/2014, 23:46
Olá Pessoal.
Ontem saí do Parque Nacional TORRES DEL PAINE (Chile) e cheguei em EL CALAFATE (Argentina), muito legal a cidade. Hoje fui no Glaciar Perito Moreno - LIIIIIINNNNDDOOOOOOOOO. Passeio imperdível.
Agora a tarde avistei uma Triton placa do Mato Grosso do Sul na rua principal de El Calafate. Muitos brasileiros nas ruas....rs rs rs
Continuo a subir, amanhã vou rodar na Ruta 40, vou pegar rípio. Depois vou pegar a Carretera Austral no Chile. Vou pra Chilechico e depois para Coihaique.
Vamos nos falando...
abraço a todos.

rfdex
27/12/2014, 00:58
Precisou usar guincho e tração em algum momento da viagem até agora? Boa viagem!!! Abraço

Meccano
27/12/2014, 12:23
Precisou usar guincho e tração em algum momento da viagem até agora? Boa viagem!!! Abraço

??........

Marcelo J Manente
27/12/2014, 15:48

Rfdex,

Só se usa guincho nestes lugares se vc entrar numa trilha, as estradas argentinas são ótimas. Até Uno, Fusca, Gol 1000, Rural 4x2, Kombi, etc. vão e voltam sem problemas. Mesmo no rípio é só ir devagar q não tem problemas.

Um abraço.

rfdex
28/12/2014, 01:17
Oi xexelo. Sim, indiretamente foi o que perguntei. Ou seja, se ele saiu da rota original e encarou alguma que necessitasse guincho! Abraço

Mauro Canal
30/12/2014, 23:18
Oi pessoal, estou em Córdoba. Entrei na Argentina por Uruguaiana/Pasos de los Libres e já passei também por Santa Fé.

Até agora não fui parado nenhuma vez pela polícia Argentina.

A região que atravessei até aqui é completamente plana. Em 800 km percorridos não vimos um morro sequer.
Apenas aqui em Córdoba avistamos as montanhas.

Dirigir nessas retas infindáveis é de fato uma monotonia. Mas, você coloca no piloto automático, vai ouvindo uma música e curtindo a paisagem que tá tudo bem.

abraço.

RodrigoSoracco
31/12/2014, 08:54
Realmente, até chegar em Santa Fé é uma monotonia. Só o que distrai é entrar nas cidadezinhas de vez em quando pra esticar as pernas.

Oi pessoal, estou em Córdoba. Entrei na Argentina por Uruguaiana/Pasos de los Libres e já passei também por Santa Fé.

A região que atravessei até aqui é completamente plana. Em 800 km percorridos não vimos um morro sequer.

Dirigir nessas retas infindáveis é de fato uma monotonia. Mas, você coloca no piloto automático, vai ouvindo uma música e curtindo a paisagem que tá tudo bem.

abraço.

Miltinho
31/12/2014, 14:55
Mauro aproveite e conheça o Balneario de Carlos Paez e Mina Cravero... A Serra Central Argentina é muito bonita!
Abraço...
Otimo 2015

andersonlroos
01/01/2015, 11:55
fala Digo
em Punta Arenas tem zona franca que valha a pena?
que tipo de produtos?

GV3-2014
01/01/2015, 20:08
Depois escrevo mais.
Abraço a todos.

Rodrigo,

Boa Noite, estou acompanhando seus relatos da viagem, muito legal, pretendo faze-la no final de 2015. Penso em acampar também porém ainda tenho que comprar os equipamentos de camping. Qual barraca e que tipos de saco de dormir você esta usando?

abs

Ricardo

digoniva
01/01/2015, 23:20
Oi xexelo. Sim, indiretamente foi o que perguntei. Ou seja, se ele saiu da rota original e encarou alguma que necessitasse guincho! Abraço

E aí grande Raphael, beleza pura ?? Comprou nova viatura ?? Senão, tem que comprar uma outra logo...
Cara, sobre a tração e o guincho, é mais ou menos isso mesmo que o Marcelo falou.
Mas digo mais ou menos porque a imprevistos e contratempos como por exemplo "muita chuva", reforma ou construção/pavimentação de vias de rípio ou terra, entre outros.
Eu peguei estas situações tanto no rípio Argentino, rípio Chileno (Tierra Del Fuego) e por fim na Carretera Austral.
Não precisei usar o guincho, mas usei sim a tração-estavam alargando a via de terra e rípio, colocaram muito rípio bem foto e era subida....
Se vc é aventureiro e gosta de rotas alternativas, certamente vc vai usar a tração.
Quando estava na Ruta 03 e entre na ruta 01 (litoral da Argentina) andei por rípio e muita areia. As vezes andava pela praia (rípio bem fofo) e a Hilux não foi em 4x4, isso porque eu uso um 32". Então tive que engatar a 4x4... e por aí vai.
Se vc é aventureiro, tem que ir precavido, será mais arriscado - sempre, porem vai aproveitar mais e será gratificado por isso. Ir por rotas conhecidas e pavimentadas, é mais seguro, mas não aproveita tanto....
Percorri grande parte da CARRETERA AUSTRAL (CHILE), MARAVILHOSA. Bem mais bonita que muitas partes da Ruta 40 (Argentina) que eu percorri.
Agora estou Bariloche (passei o Reveillon aqui. Amanhã (sexta,02)vamos para o Chile novamente passando pelo Vulcão Osorno e depois subo para Santiago.
Vamos nos falando.
Abs.
OBS: Já estou com 1 Mês e 4 dias de viagem....

digoniva
01/01/2015, 23:26

abraço.

E aí Mauro, beleza ?
Eu já estou subindo.
Fiz TODA Ruta 03 e posso falar que a Argentina toda neste trecho é praticamente plana, pista reta e um verdadeiro deserto, impressionante.
Os rios que eu atravessei em poucos quilômetros no Chile dão muito mais água do que todos os pequenos e raquíticos que passei de norte a sul na Ruta 03.
Montanha mesmo eu só fui ver na região de Ushuaia e agora em Bariloche. Sei que no noroeste também vai ser o ápice, mas tirando isso, é só deserto.
Tá por onde agora Mauro ? Vai pra onde ?

digoniva
01/01/2015, 23:33
Rodrigo,

Boa Noite, estou acompanhando seus relatos da viagem, muito legal, pretendo faze-la no final de 2015. Penso em acampar também porém ainda tenho que comprar os equipamentos de camping. Qual barraca e que tipos de saco de dormir você esta usando?

abs

Ricardo

Acampar é a grande dica pra quem não quer gastar muito ou quer economizar em uma viagem destas.
Aqui vc vê que a "cultura" do argentino e do chileno é bem diferente do brasileiro. Muitos acampam - muitos campings, muitos trailers, etc...,etc...
Ricarco, eu vim com uma "CAMPINGS WORLD" (barraca de teto - automotiva), EXCELENTE, a melhor para este tipo de viagem.
Mas, porem, contudo, estou com duas crianças, mesmo minha Campings World ser a mais larga (1,60m), trouxe uma barraca da QUECHUA 2" (dois segundos) muito boa, mas não tem nem comparação com a automotiva (bem mais prática e confortável).
Para regiões frias vc vai precisar de sacos de dormir -05 (mais ou menos), vc é que decide. Para barraca comum vc precisa também de isolantes térmicos.
Vamos nos falando.
Um abraço.

digoniva
01/01/2015, 23:42
fala Digo
em Punta Arenas tem zona franca que valha a pena?
que tipo de produtos?

Anderson:
Contrariando a todos (os tempos mudaram - a Argentina vai mal na economia, inflação alta, etc...), a Argentina está MUITO CARA.
Quando eu sai para esta expedição, pensei que encontraria muitas coisas baratas e infelizmente não é verdade.
Já o Chile todos falam que é caro e etc..., é realmente caro, talvez um pouco mais que a argentina.
Mas pra comprar, principalmente roupas, é melhor no Chile, além de outras coisas.
Punta Arenas é um lugar muito bom pra comprar muitas coisas por conta da Zona Franca.
Eu comprei várias coisas bem mais baratas como Sacos de Dormir (Eusébio), colchonetes/matelas infláveis, ferramentas, galão de combustível, tênis (The North Face e Merrel), comprei um celular pois o meu estragou e etc...
Muito bons os preços, mas mesmo lá tem que pesquisar senão vc vai pagar preço de Shopping no Brasil.
Em Punta Arenas tem preços muito bons também em um Shopping fora da Zona Franca.
Eu fiz a troca de óleo e filtros da minha Hilux e ficou mais barato que na Argentina (e olha que a Hilux é Argentina !! kkkk rs rs rs rs).
Na Argentina eu vi guinchos, pneus e outras coisas, caríssimas.
Vamos nos falando.
Abs.

sandro_ventania
03/01/2015, 21:48
Olá Digoniva!

Sua viagem está sendo um espetaculo ! E pelo visto, voce está indo com tempo, pois já passou dos tradicionais 30 dias que a maioria faz.
Como voce desceu pela ruta 3 e está subindo pela 40 e passou pela carretera austral...voce confirma o que penso, que é muito mais bonita a paisagem, descer pela ruta 40 e depois subir fazendo a carretera até onde puder?

Está faltando as fotos!

Mauro Canal
04/01/2015, 01:32
Mauro aproveite e conheça o Balneario de Carlos Paez e Mina Cravero... A Serra Central Argentina é muito bonita!
Abraço...
Otimo 2015

Miltinho, fui a Carlos Paz no feriado de 1º de Janeiro. Gente, muita Gente. Trânsito quase parado. Mas é um lugar muito bonito. Foi lega ver aqueles parques á beira do lago lotados de gente.

No dia seguinte fui de Córdoba a Mendoza e passei pelas serras. Lindíssimo. Fizemos várias paradas para fotos.

abraço.

Mauro Canal
04/01/2015, 01:35
E aí Mauro, beleza ?
Eu já estou subindo.
Fiz TODA Ruta 03 e posso falar que a Argentina toda neste trecho é praticamente plana, pista reta e um verdadeiro deserto, impressionante.
Os rios que eu atravessei em poucos quilômetros no Chile dão muito mais água do que todos os pequenos e raquíticos que passei de norte a sul na Ruta 03.
Montanha mesmo eu só fui ver na região de Ushuaia e agora em Bariloche. Sei que no noroeste também vai ser o ápice, mas tirando isso, é só deserto.
Tá por onde agora Mauro ? Vai pra onde ?

Oi Rodrigo, estou em Mendoza. Cidade muito agradável. Avenidas largas, muito arborizada, muitas praças.
Vc vai passar por aqui ? Vale a pena. Hoje enchemos a cara de vinho.

Estou indo para Santiago na terça-feira (06/01) pela Ruta 7.

Abraço.

Mauro Canal
04/01/2015, 01:43
Anderson:
Contrariando a todos (os tempos mudaram - a Argentina vai mal na economia, inflação alta, etc...), a Argentina está MUITO CARA.
Quando eu sai para esta expedição, pensei que encontraria muitas coisas baratas e infelizmente não é verdade.
Já o Chile todos falam que é caro e etc..., é realmente caro, talvez um pouco mais que a argentina.
Mas pra comprar, principalmente roupas, é melhor no Chile, além de outras coisas.
Punta Arenas é um lugar muito bom pra comprar muitas coisas por conta da Zona Franca.
Eu comprei várias coisas bem mais baratas como Sacos de Dormir (Eusébio), colchonetes/matelas infláveis, ferramentas, galão de combustível, tênis (The North Face e Merrel), comprei um celular pois o meu estragou e etc...
Muito bons os preços, mas mesmo lá tem que pesquisar senão vc vai pagar preço de Shopping no Brasil.
Em Punta Arenas tem preços muito bons também em um Shopping fora da Zona Franca.
Eu fiz a troca de óleo e filtros da minha Hilux e ficou mais barato que na Argentina (e olha que a Hilux é Argentina !! kkkk rs rs rs rs).
Na Argentina eu vi guinchos, pneus e outras coisas, caríssimas.
Vamos nos falando.
Abs.

Rodrigo, a Argentina é cara pra compras. Roupas e eletrônicos nem pensar. Mas a alimentação não achei cara.
E uma dica pro pessoal que vai de hotel. Tragam dólares e troquem aqui por pesos. Fiz reservas pelo booking onde vc fecha um valor em dólares, mas, você paga os hotéis em peso. O Hotel faz a conversão de dolar pra peso usando o câmbio oficial que está em 8,50 mas, você consegue trocar seus dólares no paralelo por 13,00 pesos. Aí o Hotel fica bem mais barato.

Troquei dolares por 12,00 , por 12,50 e até por 13,50.

Abraço.

andersonlroos
04/01/2015, 17:37
alguém ainda esta descendo para patagonia passando por santiago ou buenos aires?
quebrou minha embreagem e preciso trazer o kit o mais breve, mais o frete para ca leva ao menos uns 5 dias...
de repente se alguém esta descendo pode ser mais rápido
estou em rio mayo, chubut

Marcelo J Manente
04/01/2015, 19:47
alguém ainda esta descendo para patagonia passando por santiago ou buenos aires?
quebrou minha embreagem e preciso trazer o kit o mais breve, mais o frete para ca leva ao menos uns 5 dias...

Não vou pra lá colega, mas seria importante vc citar qual veiculo é.

Boa sorte.

Um abraço.

andersonlroos
04/01/2015, 20:25
LR Defender ano 2001 motor 300 tdi - kit como este Kit Embreagem Land Rover Defender 90/110/130/discovery1 - R$ 619,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-606577114-kit-embreagem-land-rover-defender-90110130discovery1-_JM)

disco, plato e rolamento - 235mm de diametro e 23 estrias

digoniva
05/01/2015, 00:49
Olá Digoniva!

Sua viagem está sendo um espetaculo ! E pelo visto, voce está indo com tempo, pois já passou dos tradicionais 30 dias que a maioria faz.
Como voce desceu pela ruta 3 e está subindo pela 40 e passou pela carretera austral...voce confirma o que penso, que é muito mais bonita a paisagem, descer pela ruta 40 e depois subir fazendo a carretera até onde puder?

Está faltando as fotos!

Sandro:
Vou confessar que andei muito pouco na ruta 40 (em proporção aos meus kms rodados - 12 mil até agora - estou em Santiago/Chile, subindo).
Fiz TODA Ruta 03 (descendo). Subindo fui de Ushuaia para Punta Arenas, Puerto Natales, Torres Del Paine, depois comecei a pegar a 40 passando por El Calafate (Perito Moreno), El Chalten, . Continuei por esta ruta até uma cidade que se chama Perito Moreno (já pegando muitos trechos de ripio, terra e areia.
Depois voltei pro Chile pra percorrer a linda mas judiada pelas chuvas CARRETERA AUSTRAL.
Depois da Carretera Austral, saí por (Chile)e voltei pra Argentina e rodei mais pela 40 e só foi a partir daí que eu achei esta estrada bonita - a caminho de Bariloche.
Dessa maneira não posso falar muito da 40 (até agora).
Pela minha experiência (que ainda estou vivenciando) nesta viagem, eu preferia descer pela Carretera Austral e subir pela 40.
Eu estou costurando, não está sendo ruim porque tenho um bom tempo disponível - 2 meses (são 1 Mês e 8 dias até agora). MAS na próxima eu faria todo o Chile (de cima pra baixo) e depois subiria por toda a Argentina (provavelmente pela Ruta 40).
É melhor/mais proveitoso, percorrer uma menor extensão e ficar em somente uma região ou país, gastando mais tempo e dinheiro neste(s) trecho(s).
....
Abs.

digoniva
05/01/2015, 01:03
Rodrigo, a Argentina é cara pra compras. Roupas e eletrônicos nem pensar. Mas a alimentação não achei cara.
E uma dica pro pessoal que vai de hotel. Tragam dólares e troquem aqui por pesos. Fiz reservas pelo booking onde vc fecha um valor em dólares, mas, você paga os hotéis em peso. O Hotel faz a conversão de dolar pra peso usando o câmbio oficial que está em 8,50 mas, você consegue trocar seus dólares no paralelo por 13,00 pesos. Aí o Hotel fica bem mais barato.

Troquei dolares por 12,00 , por 12,50 e até por 13,50.

Abraço.

É isso mesmo Mauro.
Já estou viajando a 1 Mês e 8 dias e posso falar bem dos preços destes dois países (Argentina / Chile) - não está tendo NADA BARATO POR AQUI, nada mesmo.
Somente em Punta Arenas é que achei preços interessantes, tanto é que fiz umas comprinhas (kkkk), sacos de dormir, tênis/Bota The North Face e Merrell, celular, ferramentas, galão, etc...., mas tem que ficar esperto senão paga preço de shopping.
A grande dica é esta que o Mauro deu, TRAGAM DOLARES (excelente na Argentina, no Chile é muito melhor que o Real (desvalorizado)). Aproveite pra trocar em Buenos Aires (que for passar por esta cidade - lugar mais fácil pra fazer o câmbio.) Outra vantagem é que vc troca dólares em qualquer cidade e pode pagar hospedagem em muitos lugares, já com o real é bem mais complicado.
Mauro, alimentação, a Argentina está um "pouquinho" melhor que o Chile, mas eu achei caro....
Encontrei muitos brasileiros em Bariloche e conversando com um grupo, eles falaram a mesma coisa - os preços estão muitos caros....
Agora que estou em Santiago é que uns valores melhoraram um pouco (combustível, comida, etc
Vamos nos falando.
Um abraço pra todos e boa viagem.

digoniva
05/01/2015, 01:10

Oi Anderson, putz, que chato.
Qual é seu veículo (marca/modelo, ano, etc...) ?
Pelo mapa, vc não está longe de Comodoro Rivadavia, lá com certeza vc consegue o que quer - eu acredito.
Passei por esta cidade (descendo pra Ushuaia) e lá vc vê muitas Pickups e SUVs rodando.
Reporte pra gente sua situação até vc resolver seu problema.
Boa sorte.
Abs.

Amostardeiro
05/01/2015, 01:14
É isso mesmo Mauro.
Já estou viajando a 1 Mês e 8 dias e posso falar bem dos preços destes dois países (Argentina / Chile) - não está tendo NADA BARATO POR AQUI, nada mesmo.
Somente em Punta Arenas é que achei preços interessantes, tanto é que fiz umas comprinhas (kkkk), sacos de dormir, tênis/Bota The North Face e Merrell, celular, ferramentas, galão, etc...., mas tem que ficar esperto senão paga preço de shopping.
A grande dica é esta que o Mauro deu, TRAGAM DOLARES (excelente na Argentina, no Chile é muito melhor que o Real (desvalorizado)). Aproveite pra trocar em Buenos Aires (que for passar por esta cidade - lugar mais fácil pra fazer o câmbio.) Outra vantagem é que vc troca dólares em qualquer cidade e pode pagar hospedagem em muitos lugares, já com o real é bem mais complicado.
Mauro, alimentação, a Argentina está um "pouquinho" melhor que o Chile, mas eu achei caro....
Encontrei muitos brasileiros em Bariloche e conversando com um grupo, eles falaram a mesma coisa - os preços estão muitos caros....
Agora que estou em Santiago é que uns valores melhoraram um pouco (combustível, comida, etc
Vamos nos falando.
Um abraço pra todos e boa viagem.

Oi Rodrigo

Também estou em Santiago, os preços realmente não são os melhores, mas procurando se acha alguma coisa que valha a pena, hoje fui na loja da Doite no Shoping Mall Costanera, tem coisas muito boas com bons preços.

Abs

digoniva
05/01/2015, 01:18
Não estou postando fotos por conta do tamanho. Aqui só aceita fotos até um certo tamanho e todas minhas fotos estão maiores...., tenho que ficar salvando as fotos com tamanhos menores pra poder anexa-las...

Uma foto foi no Natal, acampando em Torres del Paine. O lugar que venta pracarai....rs rs rs.....kkkkkk
Outra foto é na ruta 01 (argentina), antes de Viedma, indo pelo litoral, lugar muito bonito (leões, lobos e elefantes marinhos)...

Mauro Canal
05/01/2015, 10:03
Rodrigo, estou indo para Santiago amanhã pela Ruta 7. Vou dar uma parada no Parque Nacional Aconcágua. Vc vai prá onde daí de Santiago ?
Abraço.

andersonlroos
05/01/2015, 12:48
consegui a peca de reposição em comodoro, mas esta o dobro do preco do que em San Martin de los Andes, por acaso alguém esta passando entre hoje e amanha em san martin e descendo para o sul, perito moreno, los antiguos..?

Amostardeiro
05/01/2015, 17:34
Rodrigo, estou indo para Santiago amanhã pela Ruta 7. Vou dar uma parada no Parque Nacional Aconcágua. Vc vai prá onde daí de Santiago ?
Abraço.

Mauro

Estou voltando via RN 7 amanhã, saio de Santiago o mais cedo possível, pretendo parar no parque e na Puente del Inca.

Abs

Amostardeiro
05/01/2015, 20:48
A todos, postei no facebook e esqueci daqui, sabado dia 3 de janeiro levamos quase 5 horas para fazer a saída da Argentina e entrada no Chile via passo Cristo Redendtor, as 12h 30min estávamos a 4 km na fila da aduana/migração, saímos de lá as 17 h 15 min... :shock:

Mais sorte para os que ainda vão viajar por aqui.

Abs

Mauro Canal
05/01/2015, 22:55
Mauro

Estou voltando via RN 7 amanhã, saio de Santiago o mais cedo possível, pretendo parar no parque e na Puente del Inca.

Abs

Rodrigo, Também saio de Mendoza o mais cedo possível. Quem sabe não nos encontramos. Vamos parar no Parque Aconcágua tb. Estou em uma L200 Prata (ODI 8201). Talvez nos encontremos para um abraço e umas fotos.
Abraço.

RodrigoSoracco
06/01/2015, 07:15
Eu quero saber se alguém fez a travessia pelo Paso Uspallata. Porque usar o túnel internacional é coisa pra Uno Mille...:safari-rig:

Vicente Guimaraes
06/01/2015, 14:11
A todos, postei no facebook e esqueci daqui, sabado dia 3 de janeiro levamos quase 5 horas para fazer a saída da Argentina e entrada no Chile via passo Cristo Redendtor, as 12h 30min estávamos a 4 km na fila da aduana/migração, saímos de lá as 17 h 15 min... :shock:

Mais sorte para os que ainda vão viajar por aqui.

Abs

Esse é um dos PASOS fronteiriços mais lotados... Quanto passei pelo Paso Jama não tinha fila alguma... tudo levou menos de 15 minutos.

O ideal é planejar a viagem para fugir dessas passos muito movimentados... existem outros sensacionais menos utilizados por serem de rípio.

Marcelo J Manente
06/01/2015, 21:43
Eu quero saber se alguém fez a travessia pelo Paso Uspallata. Porque usar o túnel internacional é coisa pra Uno Mille...:safari-rig:

Parece que o Paso Agua Negra é muito bonito. De uma Googlada e veras.

Um abraço.

Amostardeiro
06/01/2015, 22:15
Rodrigo, Também saio de Mendoza o mais cedo possível. Quem sabe não nos encontramos. Vamos parar no Parque Aconcágua tb. Estou em uma L200 Prata (ODI 8201). Talvez nos encontremos para um abraço e umas fotos.
Abraço.

Mauro

Acho que cruzei por ti, pena que não deu tempo nem de sinalizar, eu já tinha passado da aduana/ migração do lado argentino.

Abs

RodrigoSoracco
07/01/2015, 07:20
Boa dica. Tem até site com mapa! Paso Internacional de Agua Negra (http://www.pasodeaguanegra.org/)

Mas antes quero fazer o Uspallata. Todas as vezes que fui para Santiago, estava fechado do lado chileno. Agora já vi vídeos de pessoal cruzando até de Celta :-D

Parece que o Paso Agua Negra é muito bonito. De uma Googlada e veras.

Um abraço.

Mauro Canal
07/01/2015, 23:08
Mauro

Acho que cruzei por ti, pena que não deu tempo nem de sinalizar, eu já tinha passado da aduana/ migração do lado argentino.

Abs

Que pena !! Pra onde vc eatá indo ?
Abraço

Amostardeiro
08/01/2015, 21:14
Que pena !! Pra onde vc eatá indo ?
Abraço

Mauro

Cheguei hoje à tarde em casa, a viagem era para ser mais longa, mas umas questões familiares me fizeram encurtar o trajeto.

Abs

GV3-2014
11/01/2015, 23:01
Rodrigo,

Sua viagem está incrível, seus relatos vão me ajudar bastante e creio que muito outros também!! Sobre os equipamentos: você está usando qual mapa de gps e qual gps tbém? para a comunicação o que você levou (celular, radio...). abs Ricardo

V@nder
12/01/2015, 22:37
Boa noite amigos !! Dia 01/08 estarei partindo numa expedição para USHUAIA. Segue ideia de roteiro: Entrar no Uruguai pegar e balça em Colonia para Buenos Aires, ruta 3 até Peninsula de Valdez, Rio Gallegos e Ushuaia. tentarei voltar pelo Chile visitando: El Calafate, El Chalten, Torres del Paine, Carreteira Austral e seguir de volta. Tenho 35 dias e está aberto o convite para parcerias nessa empreitada !!! Lembrando que conto muito com o apoio do grupo pois será minha 1º viagem internacional de carro. Alguém se habilita???? Estou elaborando planilha detalhada com o roteiro e gastos.

GV3-2014
13/01/2015, 20:48
Sandro:
Vou confessar que andei muito pouco na ruta 40 (em proporção aos meus kms rodados - 12 mil até agora - estou em Santiago/Chile, subindo).
Fiz TODA Ruta 03 (descendo). Subindo fui de Ushuaia para Punta Arenas, Puerto Natales, Torres Del Paine, depois comecei a pegar a 40 passando por El Calafate (Perito Moreno), El Chalten, . Continuei por esta ruta até uma cidade que se chama Perito Moreno (já pegando muitos trechos de ripio, terra e areia.
Depois voltei pro Chile pra percorrer a linda mas judiada pelas chuvas CARRETERA AUSTRAL.
Depois da Carretera Austral, saí por (Chile)e voltei pra Argentina e rodei mais pela 40 e só foi a partir daí que eu achei esta estrada bonita - a caminho de Bariloche.
Dessa maneira não posso falar muito da 40 (até agora).
Pela minha experiência (que ainda estou vivenciando) nesta viagem, eu preferia descer pela Carretera Austral e subir pela 40.
Eu estou costurando, não está sendo ruim porque tenho um bom tempo disponível - 2 meses (são 1 Mês e 8 dias até agora). MAS na próxima eu faria todo o Chile (de cima pra baixo) e depois subiria por toda a Argentina (provavelmente pela Ruta 40).
É melhor/mais proveitoso, percorrer uma menor extensão e ficar em somente uma região ou país, gastando mais tempo e dinheiro neste(s) trecho(s).
....
Abs.

Rodrigo,

Sua viagem está incrível, seus relatos vão me ajudar bastante e creio que muito outros também!! Sobre os equipamentos: você está usando qual mapa de gps e qual gps tbém? para a comunicação o que você levou (celular, radio...). abs Ricardo

agricio
14/01/2015, 15:35
Pessoal, uma dúvida.
Eu estava procurando uma barraca de teto para minha viatura, uma L200 savana 2010 com capota de fibra.
Recentemente retornei da Patagonia e São Pedro do Atacama.
Ventos que chegaram a 80km/h me fizeram desistir da compra.
Creio que uma barraca de teto não vai aguentar um vento desses.
Os amigos que utilizam essas barracas podem confirmar ???????

digoniva
14/01/2015, 17:08
Rodrigo,

Olá Ricardo.
Valeu pelo elogio.
Queria escrever mais, falar mais detalhes da viagem, sei que iria ajudar muita gente, ainda mais por ter mais extensa que o de costume, mas estou com duas crianças (6 e 10 anos) e não sou muito de ficar muito na internet, em pouco tempo eu canso, tem dias que nem mexo na internet ou em computador (afinal é férias).
Uma das coisas FUNDAMENTAIS que eu comprei e está sendo muito usada (e eu não botava muita fé) é o GPS AUTOMOTIVO. Estou usando um Garmin NUVI 42, atualizado/agregado os mapas da américa do sul (queria os mapas do Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai).
Para entrar e sair das grandes cidades e ver postos de combustíveis e hotéis foi maravilhoso.
Tenho um rádio VHF mas não instalei/não trouxe, mas como vim sozinho, não fez falta.
Celular eu trouxe, muito útil para usar a Internet através do Wi-Fi.
Mas trouxemos também um notebook para descarregar as fotos e vídeos e para nos comunicarmos - também recomendo.
Outra coisa muito bacana que fez a diferença é uma barraca, se for a Campings World melhor ainda. Caso vc procure por um hotel/hostal, etc e não encontre vaga ou esteja muito mais carro (como ocorreu comigo no norte do Chile) vc dorme onde quiser.
Depois passo mais dicas e experiências vividas.
Abs.

Romar
15/01/2015, 12:07
Rodrigo,
parabéns pela realização, ou melhor, por estar realizando esta viagem!
Quando chegar e tiver tempo reuna suas experiência e fotos em um novo tópico, seria muito interessante para os de primeira viagem, como eu, ter estes relatos.
Continuarei acompanhando este tópico.
Boa viagem!!

bombacha
15/01/2015, 20:30
Pessoal, uma dúvida.
Eu estava procurando uma barraca de teto para minha viatura, uma L200 savana 2010 com capota de fibra.
Recentemente retornei da Patagonia e São Pedro do Atacama.
Ventos que chegaram a 80km/h me fizeram desistir da compra.
Creio que uma barraca de teto não vai aguentar um vento desses.
Os amigos que utilizam essas barracas podem confirmar ???????

Cara ano passado aluguei uma para ar ao Atacama.
Peguei um temporal e aguentou bem, claro que não fiquei em campo aberto, dormi próximo a algumas arvores e a barraca aguentou firme.
Se não me falha a memória era da marca Campings World.

agricio
15/01/2015, 22:40
Realmente essas da Campings World eu considero que estão entre as melhores.
Mas creio que embaixo de uma árvore pode ser até pior, vai que cai um galho grande encima.

Peguei um temporal e aguentou bem, claro que não fiquei em campo aberto, dormi próximo a algumas arvores e a barraca aguentou firme.

RodrigoSoracco
16/01/2015, 07:16
Bombacha, se não for pedir demais, quanto tu pagou no aluguel da barraca? Tem loja aí no RS que aluga essas Camping World? Estava a fim de experimentar.

Michel Rocha
16/01/2015, 20:10
Buenas Senhores!

Vamos ao pedido de ajuda!

Alguem sabe me informar o preço medio do diesel na Argentina e no Chile?? ( Pode ser em R$ (real)

Quantidade aproximada de pedágios entre BA ate Ushuaia...?

Abraços a todos

rfdex
16/01/2015, 20:47
Mais caro que aqui!

Marcelo J Manente
17/01/2015, 02:48
Buenas Senhores!
Alguem sabe me informar o preço medio do diesel na Argentina e no Chile?? ( Pode ser em R$ (real)
Abraços a todos

Michel,

Não sei do preço q esta em BA. Porém pelo que tenho lido deve ficar entre R$ 3,50 mais ou menos. Chile é mais caro.
Claro que vai baixando o preço conforme vc vai chegando a Ushuaia pelo subsidio que a Argentina dá por lá.

De Buenos aires até Ushuaia depende de por onde vc vai. Pelo que eu conheço tem pouquissimos pedágios até Ushuaia.

Um abraço.

Amostardeiro
17/01/2015, 10:53
Buenas Senhores!

Abraços a todos

É só ler o tópico, no sul é mais barato do que em Buenos Aires.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/146495-diesel-gasoil-precos.html

Abs

Amostardeiro
17/01/2015, 13:02
Michel,

Não sei do preço q esta em BA. Porém pelo que tenho lido deve ficar entre R$ 3,50 mais ou menos. Chile é mais caro.
Claro que vai baixando o preço conforme vc vai chegando a Ushuaia pelo subsidio que a Argentina dá por lá.

De Buenos aires até Ushuaia depende de por onde vc vai. Pelo que eu conheço tem pouquissimos pedágios até Ushuaia.

Um abraço.

Marcelo

Para minha surpresa o litro no Chile foi o mais barato que encontrei, em Santiago paguei $C 570,00, na cotação de lá dava +- R$ 2,30/ L.

Abs

Michel Rocha
17/01/2015, 18:58
É só ler o tópico, no sul é mais barato do que em Buenos Aires.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/146495-diesel-gasoil-precos.html

Abs

Buenas amigo!

Valeu pelo link!

Marcelo

Para minha surpresa o litro no Chile foi o mais barato que encontrei, em Santiago paguei $C 570,00, na cotação de lá dava +- R$ 2,30/ L.

Abs

O preço ate que esta legal!

Michel,

Um abraço.

CARACA!! Estou ate triste!
Pensei que estivesse bem mais barato!
Que saco!

Obrigado pelas dicas e pela força!!

digoniva
17/01/2015, 22:34
Vamos lá.
Em Buenos Aires foi onde o preço por litro estava mais caro, na média de 13 (pesos argentinos) o litro.
Eu percorri TODA Rute 03, de Buenos Aires até Ushuaia, com alguns desvios para o litoral.
A medida que fui descendo, o preço foi caindo. Alguns poucos quilômetros de Ushuaia abasteci a 10 (redondo - preço por litro).
Pra saber em reais, é só dividir pela cotação (mais ou menos 3.2 reais), em BA é R$3,75 e na região de Ushuaia é uns R$3,12... arredondando.
No Chile é o contrário. No Sul é mais caro, peguei a uns 700 e poucos (não me lembro ao certo) e no norte cheguei a ver o litro a 530 pesos chilenos, as margens da Panamericana).
Pegando o gancho, uma informação preciosa.
No Chile enquanto o combustível é mais caro no sul e mais barato no norte, a hospedagem no sul é mais barato e no norte é CARÍSSIMO !!!!!!!
Estava querendo ficar uns 2 dias em Copiapó para ver o RALLY DAKAR passar e me assustei um pouco com os valores, então corri para Antofagasta, aí quase tive um infarto com os valores dos hotéis (valores mais caros que encontrei em todo Chile - fui do sul ao norte). Conversei com alguns chilenos e eles justificaram que nesta região rola muita grana por conta da mineração, por isso o custo maior nas hospedagens.
Abs.

digoniva
17/01/2015, 22:58
Realmente essas da Campings World eu considero que estão entre as melhores.
Mas creio que embaixo de uma árvore pode ser até pior, vai que cai um galho grande encima.

Agricio e demais:
Eu fiz TODA minha viagem com uma Campings World sobre a caçamba.
Antes ouvi falar um monte de coisas, contratempos por conta do vento, etc...
Não tive problema algum. Acampei poucas vezes por estar com 2 crianças (comparado ao número de dias de viagem (50 dias), mas quando quis ou precisei ela estava lá.
Recomendo, é uma ótima barraca, talvez a melhor.
Posso até arriscar a falar pra comprar uma logo, mesmo sem testar, a barraca é sensacional.
Eu dormi em Puerto Madryn (Argentina)3 dias, depois em Torres Del Paine (Chile)2 dias com seus FORTÍSSIMOS VENTOS e por fim dormi em um posto de combustível entre Antofagasta e Calama (norte do Chile) 1 dia.
Abs

digoniva
17/01/2015, 23:34
Pessoal:
Com grande alegria que informo que nossa Expedição chega ao fim. Cheguei em casa (Brasília) ontem (sexta).
Foram 50 dias de viagem, 18 000 Quilômetros rodados.
Peguei asfalto, concreto, rípio, neve, terra, areia, deserto entre outros...
Foi uma experiência fantástica, lindas paisagens, uma vontade enorme de voltar em vários lugares.
Conheci pessoas maravilhosas, algumas várias grossas e mal educadas (principalmente chilenos...kkkk), mas faz parte.
Não tive nenhum problemas com nenhum policial, tanto do Chile, quando da Argentina, e também do Uruguai.
Uma das partes chatas foram algumas aduanas, pois estava com bagagem pra 2 meses e com 2 crianças, isto é, estava com muitas malas, etc...., e muitas delas pediam pra abri tudo, retirar as malas da caçamba da camionete e etc..., mas faz parte.
Agradeço a todos que contribuíram de alguma maneira com esta expedição, com dicas e também com dúvidas onde outros colegas também respondiam a estas dúvidas.
Qualquer dúvida é só perguntar, se eu puder ajudar será um prazer.
abração a todos.

agricio
17/01/2015, 23:43
E quanto aos ventos, como se comportou?
Porque não sei como pode uma barraca se manter no teto da viatura com os ventos que vi por aquelas bandas.
Se não arranca eu vou passar a acreditar em milagre.

Agricio e demais:
Eu fiz TODA minha viagem com uma Campings World sobre a caçamba.
Antes ouvi falar um monte de coisas, contratempos por conta do vento, etc...
Não tive problema algum. Acampei poucas vezes por estar com 2 crianças (comparado ao número de dias de viagem (50 dias), mas quando quis ou precisei ela estava lá.
Recomendo, é uma ótima barraca, talvez a melhor.
Posso até arriscar a falar pra comprar uma logo, mesmo sem testar, a barraca é sensacional.
Eu dormi em Puerto Madryn (Argentina)3 dias, depois em Torres Del Paine (Chile)2 dias com seus FORTÍSSIMOS VENTOS e por fim dormi em um posto de combustível entre Antofagasta e Calama (norte do Chile) 1 dia.
Abs

rfdex
18/01/2015, 00:46
Queremos fotos!

Amostardeiro
18/01/2015, 01:10
Pessoal:
Com grande alegria que informo que nossa Expedição chega ao fim. Cheguei em casa (Brasília) ontem (sexta).
Foram 50 dias de viagem, 18 000 Quilômetros rodados.
Peguei asfalto, concreto, rípio, neve, terra, areia, deserto entre outros...
Foi uma experiência fantástica, lindas paisagens, uma vontade enorme de voltar em vários lugares.
Conheci pessoas maravilhosas, algumas várias grossas e mal educadas (principalmente chilenos...kkkk), mas faz parte.
Não tive nenhum problemas com nenhum policial, tanto do Chile, quando da Argentina, e também do Uruguai.
Uma das partes chatas foram algumas aduanas, pois estava com bagagem pra 2 meses e com 2 crianças, isto é, estava com muitas malas, etc...., e muitas delas pediam pra abri tudo, retirar as malas da caçamba da camionete e etc..., mas faz parte.
Agradeço a todos que contribuíram de alguma maneira com esta expedição, com dicas e também com dúvidas onde outros colegas também respondiam a estas dúvidas.
Qualquer dúvida é só perguntar, se eu puder ajudar será um prazer.
abração a todos.

Rodrigo

Realmente boa parte dos chilenos não fazem a minima questão de ser simpáticos, mesmo assim a maioria no Brasil segue falando mal dos argentinos, acho que por influência da "midia".

Abs

agricio
18/01/2015, 10:39
A má fama dos Argentinos vem da extorsão e do roubo que praticam contra praticamente todos os brasileiros que passam por la.
Os chilenos podem não ser simpáticos, mas são honestos e corretos. Nunca vi alguém ser extorquido no Chile.
No meu caso, não viajo esperando a simpatia de argentino, chileno ou qualquer outro povo por onde passo, busco e espero um minimo de segurança e principalmente decência das policias locais.

Rodrigo

Realmente boa parte dos chilenos não fazem a minima questão de ser simpáticos, mesmo assim a maioria no Brasil segue falando mal dos argentinos, acho que por influência da "midia".

Abs

digoniva
19/01/2015, 21:30
E quanto aos ventos, como se comportou?
Porque não sei como pode uma barraca se manter no teto da viatura com os ventos que vi por aquelas bandas.
Se não arranca eu vou passar a acreditar em milagre.

Agricio:
Falo e repito; a barraca se comportou NORMALMENTE, COM ou SEM VENTOS.
Os modelos CAMPINGS WORLD foram muito bem idealizados e construídos - não tenho o que me queixar, só elogios.
Pretendo vender a minha agora que voltei desta expedição pra depois comprar uma nova.
Abs.

digoniva
19/01/2015, 22:42
A má fama dos Argentinos vem da extorsão e do roubo que praticam contra praticamente todos os brasileiros que passam por la.
Os chilenos podem não ser simpáticos, mas são honestos e corretos. Nunca vi alguém ser extorquido no Chile.
No meu caso, não viajo esperando a simpatia de argentino, chileno ou qualquer outro povo por onde passo, busco e espero um minimo de segurança e principalmente decência das policias locais.

Sei de um panorama nebuloso a alguns anos atrás por diversos relatos e até vídeos postados na internet.
Não sei se este panorama é o mesmo de agora, penso que não.
Em TODA minha viagem - percorri um pouco mais que a maioria geralmente percorre - não tive problema algum, ao contrário, quando fui parado (umas 2 ou 3 vezes), sempre fui bem tratado, a abordagem sempre tomou pouquíssimo tempo e segui meu caminho normalmente.
Agricio, vc espera EXATAMENTE o que eu encontrei na Argentina: mínimo de segurança e decência das policias locais.
Eu encontrei muita segurança - muito mais que no Brasil.
Sou Servidor Público aqui no DF, faço parte da cúpula da Segurança, mas trabalho no trânsito. Posso falar que a Argentina foi um exemplo de segurança (nas cidades e nas rodovias) e respeito as regras de trânsito (nas rodovias - nas cidades é quase a casa da mãe joana...kkkkk).
Aqui no Brasil, vc roda de norte ao sul, de leste ao oeste, na diagonal, etc.... e não é parado por nenhum PRF, uma vergonha. Na Argentina, vi diversas barreiras policiais, quase que em todas as rodovias, quase em todas entradas ou saídas das cidades, repercutindo em muita segurança. Na grande maioria das vezes, eles sempre mandavam eu seguir viagem, sem me parar.
Vi muito mais policiais nas rodovias da Argentina do que no Chile. Nas cidades também vi muitos policiais nas ruas.
A única EXTORSÃO que tive nesta viagem, foi de alguns preços praticados no Chile (alimentação e principalmente hospedagem), pior na região norte.
Abs.