PDA

Ver Versão Completa : Sensor de nível de água



caique
18/12/2005, 11:02
Pessoal, como todos sabem o defender com motor 300tdi é muito sensível 'a falta de agua. Quando esta marcando temperatura alta o motor já era, graças 'a altura que se encontra a bomba de agua.

Expus o problema a um amigo que tem um pequena industria eletronica e o resultado ta aí. Estou testando no meu defender. Trata-se de um sensor que não tem boia, a própria agua, em contato com mhastes metalicas, fecha o circuito. Quando o nivel desce, abr5e o circuito e acende uma luz no painel.

Esta em testes, mas quando freio com força a luz acende, mostrando que houve alteração no nível.

caique
18/12/2005, 11:18
seguem as fotos

Alaor Filho
18/12/2005, 16:57
Caique, depois de testado, eu tenho grande interesse, parece que seu amigo fez um sistema simples como nossos carros e caprichado.
Abraços

_portela
18/12/2005, 21:26
Caique,

Gostei bastante! Como disse o Alaor, caprichado...
Assim que tiver a versão final passe os detalhes que vou querer também!

Abraço,

Ricardomkz
19/12/2005, 17:46
Caique, sensacional!!!!
que tampa importada de Vectra que nada :palmas: :palmas: :palmas:
sds, ricardo

delazaro
05/01/2006, 23:53
Pessoal,

Pra quem não sabe, as Range Rover Classic vinham de fábrica com um sensor de nível de água fabricado pela VDO. Por muito acaso este sensor é igual ao sensor utilizado também pelos Vectra antigos.

Como o tanque de expansão de água das Defenders é igual aos das Range rover classic e Discoverys, o sensor original também pode ser utilizado.

Seguem abaixo os links para algumas fotos. O sensor menor é utilizado no Omega antigo. O do meio (cinza) é o original Land Rover e o preto é o GM.

http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto1.jpg
http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto2.jpg
http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto3.jpg

Abraços,

Celsogvs
06/01/2006, 15:04
Pessoal, usar tampas dos reservatorios de agua de outros carros pode ser problematico, pois, a pressão das tampas podem ser diferentes.

Alguém sabe qual é a pressão da tampa do vectra? é igual a da Land?

[] não querendo esquentar a cabeça.

caique
18/03/2006, 15:59
Pessoal, depois de exaustivos testes :mrgreen: apresentamos o sensor definitivo. A ideia das hastes metalicas foi por agua abaixo (e quase o motor junto), portanto usamos a tampa do vaso de expansao do omega.

Trata-se de um circuito ligado no sensor da tampa que acende um luz no painel e uma cigarra, quando o nivel de agua baixar.

Por que nao usar um rele mais barato?

Porque o circuito, quando eh acionada a chave, testa a lampada automaticamente, ela se acende por 10 segundos no painel, apagando em seguida.

A cigarra soh dispara se a lampada ficar acesa por mais de 20 segundos, de forma ininterupta, ou seja, nao ha risco da cigarra ficar disparando em trilhas ou freadas bruscas.

Se a lampada queimar, a cigarra vai funcionar, e vice versa. Ha, ainda, um dispositvo para quem quiser desligar somente a cigarra.

A instalacao eh muito facil.

Nota 10! :concordo:

Quem quiser eh soh escrever pro kroger, creio que o custo eh mais ou menos 132 reais, o email eh marcus.kroger@flash.net.br <marcus.kroger@flash.net.br>.

Seguem as fotos da instalacao.

delazaro
19/03/2006, 12:35
Caique,

Vale lembrar que o sensor com o mesmo comprimento do sensor original da Range Rover (que usa o mesmo tanque de expansão das Defenders e Discoverys) é o sensor do Vectra antigo (fabricado no brasil de 94 a 96).
O sensor do ômega é mais barato porém mais curto. As fotos do sensor com miolo cinza é do vectra. O Omega tem o miolo preto.

Quem também instala o sensor do vectra é o pessoal da Traction Co. (www.tractionco.com.br). O preço do sensor do vectra custa uns R$350,00 só o sensor. O do Ômega é bem mais barato (+/- R$70,00).

Os valores dos sensores podem estar errados pois faz tempo que não vejo o preço, mas as ordens de grandesa estão corretas.

Abraços.
Walter

Ricardomkz
20/03/2006, 11:40
Caique, que rele é este que vc está usando???
sds,

caique
20/03/2006, 14:44
Ricardo,

não é um relê, mas um circuito eletronico com sirene incorporada. A vantagem é que ele testa a lampada de aviso quando vc liga a chave de contato, e toca uma sirene quando a luz fica acesa por mais de 20 segundos. Ou seja, se vc não visualizar a luz, a sirene vai te avisar da falta de água.

Esse circuito serve nos carros que tem rele, é só substituir.

absss

Ricardomkz
21/03/2006, 11:17
Ok Caique, mas foi vc que fez este circuito ou compra pronto???
sds,

caique
21/03/2006, 16:07
Ricardo,

quem fabrica o equipamento é o kroger, veja na minha mensagem de 18 de março (acima) as caracteristicas tecnicas e o preço.

abç

Alaor Filho
01/09/2006, 12:35
Pessoal, hoje mesmo comprei duas tampas de vectra 96 ariginais da GM código, 90228348 aqui em Niteroi-RJ por 176 reais, até ontem era 186, abaixou por incrível que pareça. Se alguem quiser entrar em contato, (21) 2625-7282 (TAMPA RESERV RAD VECTRA /96, CALIBRA C/ SENSOR), D.M.B. peças e acessórios LTDA.

Abs

dalmo cruz torres
17/09/2006, 14:32
Pessoal, estou colocando um motor maxion 2.5 na minha F-75, como já sabia da fraqueza desse motor com relação a falta dágua, fiquei muito interessado nesse sistema, será que v/c podem me dar as dicas sobre ele?

Alaor Filho
15/10/2006, 19:44
comprei e instalei o sensor do vectra 96 e o circuito do Krugger e já fiz todos os testes possíveis e estafuncionando muito bem esses dois meses