Ver Versão Completa : Sensor de nível de água
Pessoal, como todos sabem o defender com motor 300tdi é muito sensível 'a falta de agua. Quando esta marcando temperatura alta o motor já era, graças 'a altura que se encontra a bomba de agua.
Expus o problema a um amigo que tem um pequena industria eletronica e o resultado ta aí. Estou testando no meu defender. Trata-se de um sensor que não tem boia, a própria agua, em contato com mhastes metalicas, fecha o circuito. Quando o nivel desce, abr5e o circuito e acende uma luz no painel.
Esta em testes, mas quando freio com força a luz acende, mostrando que houve alteração no nível.
Alaor Filho
18/12/2005, 16:57
Caique, depois de testado, eu tenho grande interesse, parece que seu amigo fez um sistema simples como nossos carros e caprichado.
Abraços
_portela
18/12/2005, 21:26
Caique,
Gostei bastante! Como disse o Alaor, caprichado...
Assim que tiver a versão final passe os detalhes que vou querer também!
Abraço,
Ricardomkz
19/12/2005, 17:46
Caique, sensacional!!!!
que tampa importada de Vectra que nada :palmas: :palmas: :palmas:
sds, ricardo
delazaro
05/01/2006, 23:53
Pessoal,
Pra quem não sabe, as Range Rover Classic vinham de fábrica com um sensor de nível de água fabricado pela VDO. Por muito acaso este sensor é igual ao sensor utilizado também pelos Vectra antigos.
Como o tanque de expansão de água das Defenders é igual aos das Range rover classic e Discoverys, o sensor original também pode ser utilizado.
Seguem abaixo os links para algumas fotos. O sensor menor é utilizado no Omega antigo. O do meio (cinza) é o original Land Rover e o preto é o GM.
http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto1.jpg
http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto2.jpg
http://www.clubelandrover.com.br/garagem/foto3.jpg
Abraços,
Celsogvs
06/01/2006, 15:04
Pessoal, usar tampas dos reservatorios de agua de outros carros pode ser problematico, pois, a pressão das tampas podem ser diferentes.
Alguém sabe qual é a pressão da tampa do vectra? é igual a da Land?
[] não querendo esquentar a cabeça.
Pessoal, depois de exaustivos testes :mrgreen: apresentamos o sensor definitivo. A ideia das hastes metalicas foi por agua abaixo (e quase o motor junto), portanto usamos a tampa do vaso de expansao do omega.
Trata-se de um circuito ligado no sensor da tampa que acende um luz no painel e uma cigarra, quando o nivel de agua baixar.
Por que nao usar um rele mais barato?
Porque o circuito, quando eh acionada a chave, testa a lampada automaticamente, ela se acende por 10 segundos no painel, apagando em seguida.
A cigarra soh dispara se a lampada ficar acesa por mais de 20 segundos, de forma ininterupta, ou seja, nao ha risco da cigarra ficar disparando em trilhas ou freadas bruscas.
Se a lampada queimar, a cigarra vai funcionar, e vice versa. Ha, ainda, um dispositvo para quem quiser desligar somente a cigarra.
A instalacao eh muito facil.
Nota 10! :concordo:
Quem quiser eh soh escrever pro kroger, creio que o custo eh mais ou menos 132 reais, o email eh marcus.kroger@flash.net.br <marcus.kroger@flash.net.br>.
Seguem as fotos da instalacao.
delazaro
19/03/2006, 12:35
Caique,
Vale lembrar que o sensor com o mesmo comprimento do sensor original da Range Rover (que usa o mesmo tanque de expansão das Defenders e Discoverys) é o sensor do Vectra antigo (fabricado no brasil de 94 a 96).
O sensor do ômega é mais barato porém mais curto. As fotos do sensor com miolo cinza é do vectra. O Omega tem o miolo preto.
Quem também instala o sensor do vectra é o pessoal da Traction Co. (www.tractionco.com.br). O preço do sensor do vectra custa uns R$350,00 só o sensor. O do Ômega é bem mais barato (+/- R$70,00).
Os valores dos sensores podem estar errados pois faz tempo que não vejo o preço, mas as ordens de grandesa estão corretas.
Abraços.
Walter
Ricardomkz
20/03/2006, 11:40
Caique, que rele é este que vc está usando???
sds,
Ricardo,
não é um relê, mas um circuito eletronico com sirene incorporada. A vantagem é que ele testa a lampada de aviso quando vc liga a chave de contato, e toca uma sirene quando a luz fica acesa por mais de 20 segundos. Ou seja, se vc não visualizar a luz, a sirene vai te avisar da falta de água.
Esse circuito serve nos carros que tem rele, é só substituir.
absss
Ricardomkz
21/03/2006, 11:17
Ok Caique, mas foi vc que fez este circuito ou compra pronto???
sds,
Ricardo,
quem fabrica o equipamento é o kroger, veja na minha mensagem de 18 de março (acima) as caracteristicas tecnicas e o preço.
abç
Alaor Filho
01/09/2006, 12:35
Pessoal, hoje mesmo comprei duas tampas de vectra 96 ariginais da GM código, 90228348 aqui em Niteroi-RJ por 176 reais, até ontem era 186, abaixou por incrível que pareça. Se alguem quiser entrar em contato, (21) 2625-7282 (TAMPA RESERV RAD VECTRA /96, CALIBRA C/ SENSOR), D.M.B. peças e acessórios LTDA.
Abs
dalmo cruz torres
17/09/2006, 14:32
Pessoal, estou colocando um motor maxion 2.5 na minha F-75, como já sabia da fraqueza desse motor com relação a falta dágua, fiquei muito interessado nesse sistema, será que v/c podem me dar as dicas sobre ele?
Alaor Filho
15/10/2006, 19:44
comprei e instalei o sensor do vectra 96 e o circuito do Krugger e já fiz todos os testes possíveis e estafuncionando muito bem esses dois meses
Carlão Rover
14/09/2007, 00:49
Ola Galera!
Não sei se todos sabem, mas a única coisa que acaba na hora com o motor da nossa defender é vazar ou ficar sem água para refrigerar o motor.Como ela trabalha no limite da temperatura do derretimento(90°), se faltar água já era na hora...qdo o marcador de temperatura marcar que ferveu, adeus originalidade do motor...
Tem um sensor que é instalado no reservatório de água que funciona mesmo...aconselho colocar...não há outro modo de previnir por mais que controlemos o nível dágua...
Abraços
Fernando da Terra
14/09/2007, 07:25
Caandreu, você colocou? Quanto $$, e onde se compra? Como é a indicação de aquecimento no painel, é somente uma luz avisando?
Fernando
pessoal,
o problema do defender é que a bomba de água é quase no nível do reservatório, quando falta pouca água a bomba já não puxa nada...e para completar, quando o term0ometro marca alta temperatura o motor já era...
a maioria (e eu também) usa o sensor do kroger (011) 9429-1225, que tem aviso luminoso e sonoro, o luiz fraga (the specialist) tb vende esse sensor...
fica muito mais barato que um motor novo...
absss
Carlão Rover
14/09/2007, 11:42
Exatamente caique...eu coloquei com o Fraga na The Especialist...
Fernando, lá tem dois modelos...um apenas avisa com uma luz azul no painel, e um outro (novo, acabou de lançar), inclui uma placa que faz também um aviso sonoro, muito mais detalhado...ai vai do bolso...o sensor novo com a placa custa em torno de 600 reais...o que tem só a luz eu não lembro...mas vale a pena mesmo...as vezes vaz água de lugares que nem imaginamos, como o retentor da bomba dágua...e o pior é que não pinga, porque evapora antes...
Abraços
Agora estou entendendo o porque de certos acontecimentos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=413670&postcount=4
600 mangos?
E eu que desenvolvi pra Land um sensor de nível TOTALMENTE ELETRÔNICO e inspirado em tecnologia AERONÁUTICA pra vender por 150 mangos. E a coisa não parava por aí, pois tinha a possibilidade de trabalhar de forma autônoma ou como uma das entradas de circuito de alarme microprocessado, que também faria a monitoração da temperatura, tensão de bateria, pressão de óleo e limite de giro do motor, onde o conjunto completo custaria algo em torno de 300 mangos. Tudo devidamente testado e feito pra funcionar da forma mais confiável possível.
600 mangos... por acaso não é o esquema da bóia e circuitinho pra acionar buzzer? Ou é aquele das tiras metálicas adaptadas na tampa do reservatório, que se rompem depois de abrir e fechar a tampa algumas vezes?
Se for um dos dois, só rindo mesmo...
.
Fernando da Terra
14/09/2007, 15:44
Ok, Carlão e Caique.
O preço é salgado, mas como vocês falaram, comparando com um motor novo...
Vou trocar uma idéia com um amigo meu que é eletrecista de autos e também é "meio professor pardal". Se conseguirmos alguma alternativa "caseira" confiável, mais barata, postarei aqui.
Frnando
sUKS,
não é bem assim, o problema é que só a tampa do reservatório longa (do vectra) custa 380,00. Alguns, como eu, optaram pela tampa do omega, mais curta e mais barata, só que ai a luz e a campainha não paravam de acionar. Aí o kroger desenvolveu esse circuito, que retarda o sinal, e somente com 30 segundos de falta de sinal é que aciona o alarme.
alguns optaram por esse circuito mais a tampa do vectra, o que fica mais caro mesmo.
agora, com 30,00 ou menos vc pode usar só um rele, e mais 70 a tampa do omega.
minha saudosa 130 foi cobaia num sensor de hastes metálicas, quase o motor foi pro saco, porque a tampa do reservatório não segurava pressão...
absss
suks,
li aqora seu link sobre os sensores, mas não me lembro de ter visto a oferta na lista do Yahoo...teria vendido e muito, porque esses do kroger estão em quase todos os LR...
o seu parece bem mais interessante e sem adptações, o problema é que quase todos os vasos de expanção dos defenders são pretos...
como é feita a leitura, é ótica?
absss
Fernando da Terra
14/09/2007, 17:08
o mesmo acontecendo com o sensor de nível pra Land Rover, que por sinal joguei no lixo o protótipo, projeto e qualquer outra coisa me me trouxe-se a lembrança.
Puxa vida Suks, fala que isso não é verdade....
É uma pena você ter conseguido desenvolver tudo isso e acabar como acabou........ não teria como repensar a respeito? Creio que teria bastante gente interessada..... só não entendo o porque de quando você colocou no Yahoo não houve respostas........ na época, ter um Land para mim era só um grande sonho....
Carlão Rover
14/09/2007, 17:21
sUKYS, é este mesmo que vc descreveu...vc patenteou o produto?se sim, vc terá judicialmente como brigar...se não, vá até o Fraga e pelo menos mostre para ele que vc sabe o que ele fez...é claro que eu estou dizendo isto acreditando no que vc disse.Eu não paguei nada pelo sensor, pois já estava instalado na minha Land...mas ele me disse ontem que o valor era esse...se vc tiver interesse eu te ajudo a divulgar seu produto,na verdade já tenho um interessado...
Abraços
nilton pereira
14/09/2007, 18:39
Boa noite Sukys,
se vc tiver algum disponivel, eu tambem estou a fim de um destes para a minha Def.
abs NILTON
cARLOS, pelo que entendi esse do Suks não é o mesmo do Fraga (kroger), porque não precisa de boia e é instalado pelo lado externo do reservatório.
Caique,
Conheço bem essa história da tampa do Vectra, cuja utilização, na época, foi colocada fora de questão para evitar riscos de estanqueidade ou pressurização do sistema devido a alguma incompatibilidade, e esta colocação não partiu de mim, simplesmente ouvi o relato e tomei a idéia de adaptação de tampa como carta fora do baralho.
Já com o sistema por lâminas, desenvolvido por um integrante do clube de Land da Argentina, foi o contrário. Foi de mim que partiu a rejeição por este método, uma vez que não apresentaria a confiabilidade adequada para situação de monitoração tão crítica, daí é que projetei o sensor para ficar DO LADO EXTERNO do reservatório, sem furos e sem qualquer alteração no sistema original, apenas contato físico com o reservatório de expansão, e embora não houvesse necessidade, possuia até ajuste de sensibilidade e um led junto ao sensor, só pra facilitar o ajuste.
O protótipo foi devidamente demonstrado, e só nesta ocasião é que tomei conhecimento da existência de reservatório em cor preta, cuja incompatibilidade com o sensor não advém da cor e sim da composição (o sensoreamento não é por meios óticos) e sobre isso ouvi que não haveria problema, uma vez que o sensor atenderia ao reservatório de cor branca, e que os de cor preta, modelo descontinuado pela Land, poderia ser substituído em função do interesse do proprietário em utilizar este sensor. Foi esta a informação que ouvi, e de minha parte, se para o reservatório de cor preta aparecesse outra solução por outra pessoa, ótimo, bola pra frente, que o importante é resolver problemas da melhor forma possível. Em assunto profissional sempre penso e hajo com profissionalismo.
Sobre a lista de Land no Yahoo: depois de dois anos à ver navios e durante este período todo com um sensor instalado no meu carro, funcionando com perfeição, achei por bem divulgar em meio especializado, passível de teste por gente que conhece o problema de perto, e mandei email para o responsável da lista ( clubelandrover-owner@yahoogrupos.com.br ) e fiz isso por uma questão muito simples, a lista é fechada e só aceita participação autorizada (vide página de abertura da lista). O texto que enviei pode ser lido, na íntegra, acessando o link que já postei, e a ausência de resposta não indicaria outra coisa a não ser minha participação como inoportuna, então... um abraço! Não sou dono de Land, meu carro não ferve, e se ferver e o motor for pro saco, compro outro por merreca. Posição simples e objetiva que qualquer outro, em meu lugar, também teria.
Caandreu,
Como relatei acima, o protótipo foi devidamente demonstrado em sua funcionalidade, e só não houve continuidade nos testes por absoluta falta de interesse. Continuei sim os testes por conta própria, e como em meu carro não existe problema vazamento cheguei ao requinte de furar a mangueira entre o vaso de expansão e o bloco do motor, o que permitiria melhor checar a funcionalidade e confiabilidade do sensor.
Ninguém é obrigado a acreditar em uma única palavra sobre o que disse à respeito do sensor que desenvolvi, e embora tenha jogado no lixo todo o material tenho tudo de cabeça e posso até montar um sensor para, com toda a tranquilidade, coloca-lo à prova por quem quer que seja.
De resto, se estão vendendo coisa que custa dez ou custa mil, sorte de quem vende, mesmo porque o que estão fazendo por aí não tem nada a ver com a minha solução, e só entrei neste assunto pra mostrar "à quantas andam" o interesse dos que, imaginava eu, seriam os mais interessados. Solução decente já apareceu há anos, não usaram porque não quiseram.
Bola pra frente.
Sds,
Sukys
Carlão Rover
14/09/2007, 20:27
É isso ai Sukys...espero que muitos sejam claros no que fazem...o importante é preservar as viaturas, e não gastar sem necessidade e ficar na mão...quem puder instale o sensor...vale a pena...
Abraços
Fernando da Terra
17/09/2007, 09:29
Sukys,
se retomar o projeto do sensor, estou na lista também! E com certeza existirá bem mais gente interessada.
Alguém ai do forum sabe alguma alternativa para o reservatório preto?
Fernando
Sukys, Também estou nessa. Este sensor também serve para um motor ap diesel? Tenho uma saveiro e o problema de temperatura e ou falta d' água é extremamente crítico. Também gostei do seu contagiros (uTach) tanto para a Land como para a saveiro.
Hum,
Com excessão do vaso preto da Land, que pra mim foi uma novidade, o sensor de nível serviria para qualquer carro equipado com vaso de expansão, inclusive de pirex (vidro).
Como já comentei com alguns por email e MP, vou analisar a possibilidade de refazer o circuito com uso de microcontrolador, evitando assim o aparecimento de "xerox".
Sds,
Sukys
rafaelfernandez
02/10/2008, 12:27
Olá amigos,
Estou precisando desse sensor do nivel de agua pra minda 110. Liguei pra The Specialist e o que ouvi foi um sonoro: "Não vendemos só o sensor, somente instalado aqui. Não posso fazer nada pra lhe ajudar.":shock::putz::parede: :-(. Mesmo explicando que morava a 3000km de distancia deles e que ficaria totalmente inviavel levar o carro até lá.
O que fazer??? Será que tem como "fazer eu mesmo" com a ajuda de um eletricista competente??? :pensativo:
Estou programando uma expedição final do ano onde irei rodar quase 10000km e não estou confortavel com a ideia de ir sem esse sensor.
[]´s
Rafael
Rafael, se eu que sou um nó cego em elétrica automotiva instalei sozinho em casa vc consegue. É muito , muito simples e muiiiito importante.
Abs
Sergio
Quem fabrica o sensor do fraga é o kroger (marcus.kroger@vidacomgroup.com), ele te envia, mas há a possibilidade de instalar um sistema mais simples, com reles.
absss
_portela
02/10/2008, 18:16
Sukys,
Só vi esse tópico agora.
Tenho certeza que há gato nesta tuba. A lista do Clube Land Rover sempre foi, é e sempre será aberta. Basta se cadastrar no grupo no Yahoo.
Realmente o que está lá na aba de opções diz que é necessária a aprovação, mas esta informação não procede.
Eu tenho a tampa do Vectra sem sensor (só com relé), mas preferiria ter ficado com minha tampa original e um sensor externo...
Entre e seja bem vindo.
Abs.,
rafaelfernandez
03/10/2008, 11:20
Quem fabrica o sensor do fraga é o kroger (marcus.kroger@vidacomgroup.com), ele te envia, mas há a possibilidade de instalar um sistema mais simples, com reles.
absss
Vou mandar um email pra ele e checar preços. Mas voce poderia me explicar melhor esse sistema com reles?
E quanto a confiabilidade? Qual dos dois é melhor?
E Portela, por que achas melhor o sensor externo? Qual o incoveniente desses sistema com a tampa do vectra e reles?
[]´s e obrigado pela ajuda novamente
Rafael
_portela
03/10/2008, 13:22
Rafael,
Eu sou uma anta elétrica, mas tenho o esquema dos relés em casa e te passo em PVT. Se eu consegui instalar qualquer outro consegue.
O "inconveniente" é que a tampa é um ítem que também deve ser periodicamente trocado, de forma a garantir o seu funcionamento de válvula de alívio. Como a tampa do Vectra é bastaaaaaaaaannnnnnte cara, ninguém vai ficar trocando-a...
Por isso prefiriria um esquema de sensor independente de tampa.
Abs.,
Fernando da Terra
03/10/2008, 13:48
Fala Portela!!
O que você acha do sistema com bóia do Marcus Kroger? Parece ser muito bom também.
E em relação à tampa, a do Omega também da certo e é bem mais barata que o do Vectra, segundo o próprio Marcus.
Fernando
Fernando da Terra
03/10/2008, 13:49
Portela, esqueci de te perguntar:
De quanto em quanto tempo é recomendável trocar a tampa do reservatório?
Fernando
_portela
03/10/2008, 13:51
Oi Fernando!
Não conheço o sistema de bóia do Kroger, mas a tampa do Omega eu não colocaria.
A tampa do Vectra, em algumas situações, já dá um "sustos" acionando o alarme, por conta do deslocamento da água, imagina uma mais curta...Deve incomodar.
Abs.,
_portela
03/10/2008, 13:52
Fernando,
Não conheço nenhuma recomndação explícita, mas se é para chutar uma, seria a cada troca de fluido...
Abs.,
Fernando da Terra
03/10/2008, 14:10
Ai meu bolso.....rsrsrs......
Só por curiosidade: você usa a tampa do Vectra e troca ela sempre com a troca de fluido?:mrgreen: (se curiosidade matasse......)
Se não estou enganado, o fluido é a cada 20.000 que se troca, ou é menos?
Fernando
_portela
03/10/2008, 14:33
Fernando,
Na 90 eu nunca usei sensor. Na 110 eu coloquei a tampa do Vectra (somente com o relé) há uns 3 meses...Não vou trocá-la, até porque se algum problema de vedação ou de pressão ocorrer o alarme irá desparar. A troca da tampa seria para evitar problemas.
O fluido se troca a cada 3 anos (60KKm)...
Abs.,
Portela, qual seria o problema de se usar a tampa do ômega deixar o reservatório um pouco mais cheio?
Abs
Sergio
Fernando da Terra
04/10/2008, 06:55
O fluido se troca a cada 3 anos (60KKm)...
Sim, falei besteira. Esqueci que troquei em janeiro (tava com 125.000), e, já tá na planilha: próxima troca em 2010. Troquei os bujões também.
A tampa do Omega parece que tá em torno de 85,00. Sabe quanto vale a do Vectra?
Fernando
_portela
05/10/2008, 08:46
Fernando,
A do Vectra está em torno de 250-300 pilas...
Abs.,
_portela
05/10/2008, 08:48
Bello,
Muita gente faz isso. O risco é aumentar a pressão no sistema...
Por sua conta e risco.
Abs.,
rafaelfernandez
05/10/2008, 12:03
E quanto aquele esquema dos reles??? Ninguem tem?
[]´s
Rafael
_portela
05/10/2008, 21:01
Aí vai...
Abs.,
rafaelfernandez
06/10/2008, 23:45
Obrigado pelo esquema dos reles. Mas ai vai mais uma duvida:
Qual sistema funciona melhor? O dos reles ou o o kroger?
Algum pro/contra em algum deles? E quanto a confiabilidade?
[]s a todos e obrigado pela ajuda.
Rafael
rafaelfernandez
10/10/2008, 20:04
Amigos,
Andei pesquisando por conta propria e achei esse Sensor de nivel. Minha pergunta é a seguinte: Será que isso vai funcionar direito? Custa apenas 47 latinhas.
Arquivo com referencias do sensor em anexo.
[]´s
Rafael
Carlão Rover
10/10/2008, 20:48
Funciona, mas você vai gastar com fiação e sensor de alarme(luz ou outro)no painel.Vai gastar mais de 47 latinhas....
Amigos,
Andei pesquisando por conta propria e achei esse Sensor de nivel. Minha pergunta é a seguinte: Será que isso vai funcionar direito? Custa apenas 47 latinhas.
Arquivo com referencias do sensor em anexo.
[]´s
Rafael
Rafael,
A temperatura máxima de esse sensor diz 85 °C, a temperatura de trabalho do 300 TDi está entre 86 - 102 °C, o termostato abre com 88 °C.
rafaelfernandez
11/10/2008, 21:54
Rafael,
A temperatura máxima de esse sensor diz 85 °C, a temperatura de trabalho do 300 TDi está entre 86 - 102 °C, o termostato abre com 88 °C.
Ou seja,
Vai tostar o sensor cedo ou tarde.... :parede::parede::parede: e agora?? :pensativo::pensativo: reles? ou o sistema do kroger?:pensativo:
Ao meu ver esse sensor tem outro problema, a necessidade de furar o reservatório de água, o que não me parece uma coisa boa...
a diferença do sensor do kroger para o de rele é quase nenhuma, a não ser que o kroger usa um dispositivo eletronico mais sofisticado, que tem, além da luz, um cigarra que dispara caso a luz fique acesa por mais de 20 segundos.
isso é uma vantagem, pois no sol forte as vezes não é possível visualizar a luz de aviso...
no rele também é possivel acoplar um cigarra...com a palavra os "entendidos"..
Ao meu ver esse sensor tem outro problema, a necessidade de furar o reservatório de água, o que não me parece uma coisa boa...
a diferença do sensor do kroger para o de rele é quase nenhuma, a não ser que o kroger usa um dispositivo eletronico mais sofisticado, que tem, além da luz, um cigarra que dispara caso a luz fique acesa por mais de 20 segundos.
isso é uma vantagem, pois no sol forte as vezes não é possível visualizar a luz de aviso...
no rele também é possivel acoplar um cigarra...com a palavra os "entendidos"..
Caique,
- O sistema Kroger mede somente o nível do reservatório.
- O sistema de tampa do Vectra com relés é mais barato que o Kroger, necessita mais atenção.
Os dois sistemas acima mencionados não protegem contra quebra da bomba de água, para melhorar tem que colocar um sensor de temperatura no lugar do plug do termostato.
-O Madman (África do Sul) além de monitorar com alertas tem um display digital para ver o valor das variáveis. O valor de alerta da variável é programável, consta de:
Um pirômetro para medir a temperatura dos gases do escapamento.
Um sensor de temperatura para água.
Um sensor de nível para água.
Um sensor de temperatura de óleo da reduzida.
Um sensor de pressão de óleo do motor
Display para a tensão da bateria.
Inclinômetro
-O LBB (África do Sul) monitora as mesmas variáveis que o Madman tendo alerta luminoso e sonoro, não é possível ver o valor das variáveis.
Com os preços antes da quebradeira americana no mercado de R$ 400 no LBB (melhor custo-benefício) e R$ 900 no Madman sem o pirômetro são mais interessantes.
Furar o reservatório para colocar o sensor eu gosto porque mantém a tampa original, o Madman é assim.
_portela
23/10/2008, 00:01
É...No relé dá para ter cigarra luz e trio elétrico, sem problemas :mrgreen:
Eu sou péssimo em elétrica. Até hoje não entendi para que serve o sensor do Kroger na tampa do Vectra.
A tampa do Range tem um trem de inverter não sei o quê, mas na do Vectra, sei não :pensativo:
Abs.,
É...No relé dá para ter cigarra luz e trio elétrico, sem problemas :mrgreen:
Eu sou péssimo em elétrica. Até hoje não entendi para que serve o sensor do Kroger na tampa do Vectra.
A tampa do Range tem um trem de inverter não sei o quê, mas na do Vectra, sei não :pensativo:
Abs.,
Portela, depois dessa última frase tudo ficou mais claro !!!!!rsrsrsrsrsrs
gustavoullmann
25/10/2008, 22:23
Assim que sobrar uns pilas vou comprar a tampa da range rover (R$ 220,00 na tek com) e fazer o esquema de relés que o portela passou... Acho que vai ficar legal, mas antes eu vou ter que fazer um grande esforço para entender aquele esquema... hehehe Sou meio boca aberta para esquemas elétricos...
Abraços!
_portela
26/10/2008, 20:40
Xiiii...
A do RR exige algo "a mais" que eu não sei dizer o que é, mas não é tão simples quanto a do Vectra.
Abs.,
gustavoullmann
26/10/2008, 21:11
aiaiai.... essa histório de sensor de nível é complicada....
Acho que vou instalar o reservatório dágua dentro da cabine! Bah, vou botar dentro do console central pra ficar discreto!!! Assim eu monitoro "pessoalmente" o nível dágua....:lol:
Ou melhor, vou instalar no painel e fazer uma marca graduada, pois aí vai servir de inclinômetro! Sensacional!!! hahaha:lol:
Um abraço, Gustavo.
P.s.: vou pedir ajuda pra um amigo meu que é engenheiro elétrico pra desvendar esse mistério... hehehe
Passando aqui pra registrar a minha satisfação pelo produto que o Kroger me forneceu, o sensor de nível de H2O para a Defender.
Ontem rompeu a mangueira do aquecedor, aquela que sai do cabeçote... pois bem, o sensor acendeu o led no velocímetro, e de imediato encostei a VTR o mais rápido possível...
Resultado, gastei R$ 21,00 para colocar outra mangueira para quebrar o galho até chegar a oficina... bem melhor que gastar com retífica de cabeçote e outros gastos advindos de um aquecimeto...
Pois isso já conteceu comigo e tive que comprar um novo cabeçote, que para montá-lo me custou R$ 4.800,00, já instalado... gasto bem maior que o que tive para colocar o equipamento do Kroger (sensor do reservatório+equipamento do Kroner+a mangueira que comprei!!!)
hehehehehe:dance::dance:
Obrigado Kroger...:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Também já fui salvo pelo sensor do Kruger, quando estourou um daqueles plugues de plástico do sistema de arrefecimento. Estava a mais de 1.500km de casa mas tinha plugues de reserva. Foi só recolocar o plug e seguir viagem. Nada aconteceu no motor. Agora ando com plugues de metal!!!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas: para o Kruger.
Sergio
Recentemente perdi parte do motor, o cabeçote do motor Hilux 2004 com 42.000km rodados que estava instalado na minha JEEP-SW 1951, por falta d'água no radiador ocasionado por um furo no radiador, após consertos/reparos, instalei um vaso de expansão d'água com tampa de pressão de 1,4 bar no sistema de arrefecimento do Tempra com sensor de nível ligado a um alarme de ré instalado junto ao cofre do motor e ficou muito ótimo, fiz vários textes provocando um pequeno vazamento d'água e o alarme disparou quando o nível do reservatório aproximava do mínimo.
Valores: reservatório R$50,00+ alarme de ré R$25,00, instalação mais magueiras pois o meu sistema não tinha vaso de expansão R$75,00.
Estou instalando este sistema em todos os outros carros que tenho.
Abs.
rafaelfernandez
10/12/2008, 13:11
Amigos,
Qual ano/modelo do vectra que os amigos se referem a tampa do reservatorio? Qualquer um serve(são todos iguais?)?
[]´s
Rafael
Cesar Hofman
12/12/2008, 23:39
Boa noite, amigo`
Passei por esse problema recentimente e digo que não sai nada barato, mais estou com um problema no sensor de temperatura, vc sabe onde eu compro essa peça.
Ou sera que tem uma similar no mercado para a DEFENDER 110, ano 99?
Obrigado
rafaelfernandez
13/12/2008, 11:42
Esse sensor do Kroger é muitissimo bem cotado entre todos os landeiros que o tem. Pesquisei bastante a respeito dele e só ouvi elogios.
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
19/12/2008, 01:22
Amigos,
Comprei o sensor, agora so falta a tampa. A do vectra nao tem aqui em Belem. Se pedir vai levar mais de um mes. Alguem tem alguma dica de outra tampa(parece que do Range rover serve) ou algum lugar que tenha a do vectra?
[]´s
Rafael
Paulo Hernandes
19/12/2008, 09:03
Olá, rafaelfernandes
Eu também tenho instalado o Sensor do Kröger -excelente e descomplicado - em conjunto com a tampa da Range Rover cód PRC 7925 (se não me equivoco). Adquirí na http://www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk), a/c Duncan. Anexo uma foto para sua referência.
Espero que ajude. Se precisar, contate-me.
Abs,
Paulo Hernandes
19/12/2008, 09:10
Agora, SIM . Abs.
Carlão Rover
19/12/2008, 12:44
Igual o meu...
abraço
rafaelfernandez
19/12/2008, 15:18
Olá, rafaelfernandes
Eu também tenho instalado o Sensor do Kröger -excelente e descomplicado - em conjunto com a tampa da Range Rover cód PRC 7925 (se não me equivoco). Adquirí na [/URL][url]http://www.brit-car.co.uk (http://www.brit-car.co.uk), a/c Duncan. Anexo uma foto para sua referência.
Espero que ajude. Se precisar, contate-me.
Abs,
Obrigado pela dica amigo. Vou tentar importar essa tampa e assim que tiver instalado o sensor porto aqui como ficou.
[]´s
Rafael
Amigos,
Comprei o sensor, agora so falta a tampa. A do vectra nao tem aqui em Belem. Se pedir vai levar mais de um mes. Alguem tem alguma dica de outra tampa(parece que do Range rover serve) ou algum lugar que tenha a do vectra?
[]´s
Rafael
Rafael,
Já tem o custo total sensor + (tampa +correio) ?
Pessoal,
Com o sistema de monitoração Madman veio esta bóia que instalei no depósito de água, até agora está funcionando muito bem, em caso de falta de água toca um alarme sonoro e acende uma luz vermelha no painel.
rafaelfernandez
20/12/2008, 01:52
Rafael,
Já tem o custo total sensor + (tampa +correio) ?
Ainda nao. Nao sei ainda quanto vai sair a tampa. Assim que souber posto aqui.
[]´s
Rafael
rafaelfernandez
23/10/2009, 23:09
Amigos,
Venho informa-los que sou mais um a ter o motor salvo pelo sensor do Kroger. Ontem, quando rodava, notei que ao freiar com um pouco mais de força a luz do sensor acendia. Fiquei intrigado porque faz quase um ano que instalei o sensor e tinha até esquecido dele (tanto que esqueci de dizer aos amigos quanto ficou a tampa que importei :putz::parede: , foi mal!). Ao verificar o nivel de agua, notei que tinha baixado um pouco. Completei o nivel e rodei o resto do dia. Hoje, sai com o carro e apos um tempo rodando, a luz comecou a acender quando freiava. Resumo da opera: A mangueira que vai para o ar quente, após 8 anos e 153000km ressecou e rachou, causando um pequeno vazamento. Se nao fosse o sensor, provavelmente eu nao teria identificado o mesmo até que fosse tarde demais.
Fica o relato.
[]´s
Rafael
Ainda nao. Nao sei ainda quanto vai sair a tampa. Assim que souber posto aqui.
[]´s
Rafael
Pessoal;
Alguma novidade e preços $$ sensor nivel agua reservatorio ?? :pensativo:
Eu comprei um aparelho de monitoramento da Africa do Sul chamado lite black box LBB da EMS. Falta contudo um sensor de nível de água como esse da msg acima... Onde compro somente o sensor? Eu ainda nao mandei instalar o LBB.... Alguém aqui usa? Alguma dica para instalação?
Abraços
Ka2
gustavoullmann
16/04/2011, 12:24
Prezados,
Por descuido publiquei um outro tópico sobre o mesmo assunto há pouco! Poderia tê-lo feito aqui... Mas tudo bem!
Buenas, em 2008 quando comprei o jipe a primeira coisa que eu fiz foi instalar o sensor de nível: gastei R$ 350,00 na tampa com sensor original da Range Rover comprada na concessionária e mais R$ 150,00 no módulo de alarme do Krueger (não tenho mais o e-mail dele).
Eu mesmo fiz a instalação, pois é super simples!
ka2, como tu comprou o LBB? Pagou quanto? Tô tri afim de fazer esse upgrade no jipe...
Abraços!
Eu pedi a um amigo que foi a Africa do Sul para trazer. Paguei R$320, comprado em uma oficina da lista de revendas do site.
Ainda não instalei - quero comprar um sensor de nível (vem só o de temperatura)
abs
Ka2
Prezados,
Por descuido publiquei um outro tópico sobre o mesmo assunto há pouco! Poderia tê-lo feito aqui... Mas tudo bem!
Buenas, em 2008 quando comprei o jipe a primeira coisa que eu fiz foi instalar o sensor de nível: gastei R$ 350,00 na tampa com sensor original da Range Rover comprada na concessionária e mais R$ 150,00 no módulo de alarme do Krueger (não tenho mais o e-mail dele).
Eu mesmo fiz a instalação, pois é super simples!
ka2, como tu comprou o LBB? Pagou quanto? Tô tri afim de fazer esse upgrade no jipe...
Abraços!
Equipamento finalmente instalado. Eu coloquei a peça com dupla face na parte de cima da base do volante, entre o painel e o volante. Ficou bem bacana.
Só não tenho instalado ainda um sensor de nivel de agua do vaso de expansão... não consegui escolher a solução... deixei a fiação esperando.
Lí um monte a respeito da melhor solução - são vários posts aqui:
- Tampa do Vectra ou do Omega - problema com a pressão
- Tampa da RR - tem que importar ou pagar caro (achei por R$270 na LandCenter). Dizem que tem que adaptar alguma outra coisa, mas não descobri o que...
- sensor de Nível (Icos - Fluxo&Nível - Sensores de Nível (http://www.icos.com.br/Nivel/nivel.php)) - tem um modelo que aguenta 125o - problema é furar o vaso de expansão...
Pra falar a verdade estou quase comprando a tampa do RR, apesar do preço.
Mês que vem saio para o Jalapão e estou acertando várias coisas na 110, e esse é um item crítico...
O que mais vocês podem comentar? qual melhor caminho?
Abraços
Sergio Ka2
Eu pedi a um amigo que foi a Africa do Sul para trazer. Paguei R$320, comprado em uma oficina da lista de revendas do site.
Ainda não instalei - quero comprar um sensor de nível (vem só o de temperatura)
abs
Ka2
Mergulhador
27/06/2011, 15:35
Nao sei se ja comentaram no topico, mas o leandro da Landoeste vende um sensor de agua, com aviso sonoro e luminoso...
Se alguem tiver interesse, da uma procurada no cade por landoeste ou no topico de oficinas no rio de janeiro. La tem o numero ( to sem ele em maos )
Eu entrei em contato com o Sukys hoje (site=nome dele), ele vai me vender somente o sensor. Como comentei, tenho um Little Black Box EMS V (da Africa do Sul) instalado.
Outros dois amigos também vão comprar o aparelho+sensor do Sukys.
Abs
Sergio
Nao sei se ja comentaram no topico, mas o leandro da Landoeste vende um sensor de agua, com aviso sonoro e luminoso...
Se alguem tiver interesse, da uma procurada no cade por landoeste ou no topico de oficinas no rio de janeiro. La tem o numero ( to sem ele em maos )
Alcides Freire
29/06/2011, 10:05
Olá Paulo,
Pretendo colocar o Watchdog, mas recebi recomendações para usar esta tampa PRC7925 ao invés do sensor na parede do compartimento do líquido de arrefecimento. Pelo jeito, foi isto que você fez. Agradeço os comentários. Abraço, Alcides
Alcides,
Minha grande dúvida é sobre a válvula de alivio de pressão que a tampa tem. A PRC7925 é usada em 200Tdi, mas não a encontrei sendo usada originalmente nos 300Tdi.
Lí relatos que a tampa do Omega e do Vectra, muito comuns também para essa adaptação, trabalham com uma pressão maior, e que foram responsáveis por vazamentos no cirquito - justo a peça que está ali para monitorar... De qquer forma a LandCenter tem a peça por R$270, liguei lá na segunda.
A minha opção foi pela boia. Apesar do furo no vaso de expansão, não mexe com o dimensionamento dinâmico do conjunto.
abs
Sergio Ka2
Olá Paulo,
Pretendo colocar o Watchdog, mas recebi recomendações para usar esta tampa PRC7925 ao invés do sensor na parede do compartimento do líquido de arrefecimento. Pelo jeito, foi isto que você fez. Agradeço os comentários. Abraço, Alcides
Alcides Freire
29/06/2011, 12:41
Sergio,
Valeu! Obrigado pelos comentários. Acho que usando um bom selante na colocação da boia deve garantir a vedação. Abraço, Alcides
Olá pessoal. Quase perco meu motor ontem por ter estourado um bujão. Agora vou tentar prevenir um próximo evento. Gostaria de saber onde encontrar os bujões metálicos e o contato do Marcus Kroeger para saber a respeito de seu módulo. Esse do Sukis me pareceu muito interessante também! É isso ae pessoal. Agradeço a ajuda.
Abraço
Diogo
Diogo, leia o seguinte post:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/92248-comprando-uma-viatura-para-expedicoes-qual-land-escolher-4.html#post1469919
Olá pessoal. Quase perco meu motor ontem por ter estourado um bujão. Agora vou tentar prevenir um próximo evento. Gostaria de saber onde encontrar os bujões metálicos e o contato do Marcus Kroeger para saber a respeito de seu módulo. Esse do Sukis me pareceu muito interessante também! É isso ae pessoal. Agradeço a ajuda.
Abraço
Diogo
Olá pessoal. Quase perco meu motor ontem por ter estourado um bujão. Agora vou tentar prevenir um próximo evento. Gostaria de saber onde encontrar os bujões metálicos e o contato do Marcus Kroeger para saber a respeito de seu módulo. Esse do Sukis me pareceu muito interessante também! É isso ae pessoal. Agradeço a ajuda.
Abraço
Diogo
Diogo, os meus eu mandei um torneiro fazer de latão, usando o bujão de plástico como modelo.
Se quiser comprar pronto, existe na expeditionexchange : Expedition Exchange Incorporated :: Discovery :: Discovery I :: Expeditionware Brass Plug (EW32) (http://www.expeditionexchange.com/cart/product.php?productid=18972&cat=293&page=1)
Abs
Sergio
Alcides Freire
18/07/2011, 08:26
Pessoal,
Conheci o sistema de nível do Leandro da Land Oeste, simples e eficiente.
Aproveito para registrar a cordialidade, organização e presteza no atendimento. Inclusive nas dicas ao "novato".
Alcides
Olá Diogo,
Eu comprei aqui em Niterói na empresa Artefatos de Borracha o Bujão em latão ficou em R$ 7,00 e o de Inox em R$ 35,00 se quiser compro e te envio pelo correio, quanto ao sensor de Nivel segue um da BritParts neste link por R$ 117,00 : Britcar (UK) Ltd > PRC7925 CAP EXPANSION BOTTLE WITH SENSOR (G) (http://www.brit-car.co.uk/product.php?xSearch=&xProd=89934¤cy=8)
Segue Foto do mesmo : http://www.brit-car.co.uk/shopimages/products/normal/PRC7925.jpg
Espero ter ajudado,
Abraços,
Rodrigo Megre
Olá pessoal, desculpem a demora nas respostas mas tive graves problemas com meu motor por culpa de mecânico débil mental que ficou tentando ligar o carro depois que estourou o bujão. Resultado: empenou o cabeçote. Minha menina está agora na Refordiesel (excelente oficina), para onde foi levada depois do estrago do outro mecânico, e está sendo consertada. Bom comprei o módulo do Kroeger (antes tarde do que nunca), por sinal uma excelente pessoa e agora comprarei a tampa com o sensor de nível. Em relação aos bujões vou esperar ela sair de lá e vou olhar se o acho aqui. Agradeço muito ae a ajuda de vocês!!! Abraços!
Nelson Defender 110
22/07/2011, 09:18
Rodrigo e demais colegas,
acho que a melhor opção para adquirir o sensor para o reservatório de expansão é mesmo a www.brit-car.co.uk.
Bem mais barato que a opção nacional do VECTRA e também mais adequado pois a haste é mais comprida.
Porém o contato do sensor VDO original do Land rover vendido pela Brit-car tem elevada impedancia (resistencia) e quando fui instalar no meu carro, o circuito proposto por um colega do forum não funcionou corretamente.
Desta fiz uma pequena correção no circuito para não perder o sensor (já comprado).
Segue anexo a foto do circuito e dos componentes. Instalei os componentes em uma caixinha de plastico encontrada de loja de componentes eletronicos.
Para que não tiver tempo ou saco para elaborar o circuito, vale lembrar que o sensor VDO da Brit-car funciona com o equipamento do Marcus Kroger (ele me informou).
O mais importante é instalar algum sensor de deteção de vazamento, pois em algum momento vc vai precisar !!!!
Abraços a todos,
Nelson
303273303274303275303276303277http://www.metaltex.com.br/downloads/SH.pdf
Nelson Defender 110
22/07/2011, 09:36
Rodrigo e demais colegas,
sem dúvida a melhor opção para adquirir o sensor para o reservatório de expansão é no site:www.brit-car.co.uk.
A peça é a original, com a haste de comprimento adequado, e o preço é menor que o nacional do vectra.
Porém tive problemas no funcionamento do circuito proposto por outro colega do forum, devido a alta impedancia do contato do sensor (680 ohms).
Como já tinha comprado o sensor na Brit-car tive de refazer o circuito e incluindo alguns componentes.
Instalei os componente em uma caixinha plastica encontrada em lojas de componentes eletronicos.
Para quem não tiver tempo e saco, vale lembra que o equipamento do Marcus Kroger funciona com o sensor da Brit-car (pelo menos ele informou que sim).
O importante é instalar algum sensor de vazamento pois um dia vc vai precisar e vai salvar o seu motor !!!!!
Abração a todos,
Nelson
303279303280303281303282http://www.metaltex.com.br/downloads/SH.pdf
Leonardi
11/10/2011, 00:07
Pessoal, e se trocar o vaso de expansão e colocar o do vectra, omega ou da fiat, não seria mais fácil pois o sistema já esta pronto?
Sem problemas com a tampa.
Reginaldoteles
28/10/2011, 05:39
Hugo,
onde comprou esse sistema? estou pensando em comprar um igual para instalar em minha tracker!
Pessoal,
Com o sistema de monitoração Madman veio esta bóia que instalei no depósito de água, até agora está funcionando muito bem, em caso de falta de água toca um alarme sonoro e acende uma luz vermelha no painel.
Alexandre Souza
28/10/2011, 11:42
Pessoal,
Poderiam ajudar um prego/novato ? :semideia
Minha Vtr tem o tal sensor de nível, imagens em anexo porem eu precisei desligar. Explico:
Notei que no compartimento do motor tem o reservatório de água do radiador e mais atrás outro reservatório de água, ambos estão ligados por mangueiras pela parte debaixo dos recipientes.
Ao colocar o sensor nesse furinho que aparece na foto é batata, apita dentro do carro e uma luz no painel se acende, retiro o sensor e o barulho para, ou seja, parece que tem algo meio maluco acontecendo pois imagino que deveria funcionar ao contrário :neutral:
Esse reservatório traseiro esta com nível de agua correto e o reservatório de agua original tb esta com o nivel de agua certinho.
Ao tocar essas duas tirinhas metálicas que vão pra dentro deste reservatorio com os dedos ele tb apita, ou seja, apita o tempo todo exceto se deixar ele "ao vento".
Peço ajuda dos universilandeiros.
Abraços,
Nelson Defender 110
28/10/2011, 16:37
Alexandre,
esse seu sistema de deteção de vazamento parece que é artesanal.
E esse outro reservatorio de expansão também parece que não é original.
Talvez fosse interessante perguntar para o antigo proprietário (caso consiga) qual foi a ideia desta modificação.
Na minha opinião o mais confiável e deixar o sistema original e colocar a tampa original com sensor vendida pela brit-car e instalar o circuito mostrado pelo Ary aqui no tópico.
Abração,
Nelson
Alexandre Souza
28/10/2011, 16:54
O reservatório realmente não é da VTR, tem cara de ser de algum outro carro. O interessante é que ficou com dois suportes de água e ao que notei o sistema vai baixando primeiro o do reservatório original, se ele secar, este segundo entra de back-up e ao baixar o nível teoricamente o sensor deveria apitar pela falta e ta ocorrendo justamente o contrário..ele apita e ta cheio de água.
Se alguém conhecer esse tipo de sensor e puder me dar um toque agradeço. Não dando certo vou partir pro original mesmo.
abs,
ary nunes
29/10/2011, 10:44
Bom dia Alexandre Souza,
Da uma olhada,na pagina dois,o tópico "Alarme de falta de agua" esquema muito simples e eficaz.
Abraço
Ary
Hugo,
onde comprou esse sistema? estou pensando em comprar um igual para instalar em minha tracker!
Reginaldo
Comprei na África do Sul, detalhes ver em:
Home Page (http://www.madman.co.za/)
Alexandre Souza
16/11/2011, 11:09
só dando um up aqui do meu sensor.
Descobri que o antigo dono fez esse back up na minha VTR usando um reservatório de Golf.
Passei na auto peças e comprei o sensor de nível do Golf mesmo, R$ 46.22.
Agora ta funcionando legal.
Abs,
Xavier4x4
18/11/2011, 08:30
Amigos, estou bem inclinado a comprar o sistema watchdog do amigo Sukys, alguem já tem instalado na viatua a algum tempo para dar um relato melhor do produto? Estou para comprar tambem um relogio de temperatuda da Guster que da para programar uma temperatura para ele acionar um alarme luminoso e sonoro. Com isso Estava pensando em usar o sensor de temperatura do Sukys no oleo da caixa ou no óleo do motor (carter do motor ou em algum outro ponto). O que seria melhor controlar?
Um abraço aos amigo, desde ja agradeço
alexx.files
18/11/2011, 11:42
Xavier o sistema do Sukys tem alarme para o sensor de temperatura original da Defender. Vc regula através de um potenciômetro a posição do ponteiro que quer que ocorra o alarme.
[]´s
Alex
Xavier4x4
18/11/2011, 21:29
Fala amigo, então, eu sei que ele tem essa função, mais eu gostaria de usa-lo ou no oleo do motor ou no oleo da caixa, já que o termometro que quero comprar(Guster) já tem essa função. Ai conversei com o Sukys e ele falou que posso usar para controlar a temperatura dos oleos tambem (ou uma ou outra).
Um abraço
Xavier o sistema do Sukys tem alarme para o sensor de temperatura original da Defender. Vc regula através de um potenciômetro a posição do ponteiro que quer que ocorra o alarme.
[]´s
Alex
Pessoal,
Gostaria de saber quais os efeitos colaterais, se existirem, ao substituir o vaso de expansão original pelo de outro veículo que possua o sensor de nível?
Alguém aqui já instalou o sensor/bóia do tipo que fura o vaso de expansão? A vedação fica bem feita? Existe algum risco de vazamentos ou despressurização do sistema?
Obrigado!
Abs,
João Ricardo
Pessoal,
Alguém aqui já instalou o sensor/bóia do tipo que fura o vaso de expansão? A vedação fica bem feita? Existe algum risco de vazamentos ou despressurização do sistema?
Obrigado!
Abs,
João Ricardo
Ainda não instalei...
Já tenho o produto e em breve estará plugado!!!
*É um serviço que deve ser feito com atenção e cuidado para não ter dor de cabeça depois. Mas acredito eu (se fosse diferente não teria comprado) que é bastante seguro.
Abraço!
Ainda não instalei...
Já tenho o produto e em breve estará plugado!!!
*É um serviço que deve ser feito com atenção e cuidado para não ter dor de cabeça depois. Mas acredito eu (se fosse diferente não teria comprado) que é bastante seguro.
Abraço!
Obrigado, Hailton!
Abraço,
João Ricardo
alexx.files
07/12/2011, 02:29
Pessoal,
Gostaria de saber quais os efeitos colaterais, se existirem, ao substituir o vaso de expansão original pelo de outro veículo que possua o sensor de nível?
Alguém aqui já instalou o sensor/bóia do tipo que fura o vaso de expansão? A vedação fica bem feita? Existe algum risco de vazamentos ou despressurização do sistema?
Obrigado!
Abs,
João Ricardo
A do Vectra que tinha aqui no Brasil substitui a tampa original e não é necessário furar o vaso de expansão, mas parece que sumiu do mercado. Compra a original na Brit-car que não sai caro.
Alex
scadufax
15/02/2012, 21:42
Pessoal, li os posts e antes de instalar um sensor de nível de água na viatura queria saber:
- se instalar um manômetro de temperatura de água (52 mm) que tem um alerta quando atinge 98 °C o motor estaria tão "protegido" quanto o sensor de nível?
A ideia seria instalar o manômetro e instalar um aviso sonoro, puxando da luz de alerta do próprio manômetro (com botão para desligar, etc).
O Hugo4x4 comentou que a temperatura de trabalho do 300 TDi está entre 86 - 102 °C, será que vai apitar muito (chegar aos 98 °C) ?
abraços
Carlos PRIMÃO (btw Scadufax é o nome que os filhos deram à viatura)
rafaelfernandez
15/02/2012, 21:54
Carlos,
Não, o termômetro mede a temperatura da água , se não tem água ele não vai marcar. Julgo os 2 imprecindiveis para a saúde do 300tdi.
[]´s
Rafael
gustavogr
16/02/2012, 21:57
Boa noite Hugo,
Tenho o kit da Madmam e não instalei ainda (falta de vergonha, comprei tem uns 4 meses). Como fez a instalação do sensor de gas do escapamento?
Conhece algum sensor para pressão da turbina?
Grato,
Gustavo
Fernando-Torres
18/02/2012, 19:23
É por causa dessa situação que TODAS as Def que eram do Weber de Niterói tinham 2 reservatórios d'agua E sensor de nível. Por isso tambem que nehuma das Def da frota dele superaqueceu...
Alexandre Tietsche
19/02/2012, 01:38
É por causa dessa situação que TODAS as Def que eram do Weber de Niterói tinham 2 reservatórios d'agua E sensor de nível. Por isso tambem que nehuma das Def da frota dele superaqueceu...
é isso ai.
É bem interessante mesmo esse sistema que o cara criou, ele colocou um reservatório extra o qual já tem um sensor instalado nele. E isso além de ser bem prático, pois evita ter que trocar tampa ou furar o reservatório original da Land, aumenta a quantidade de líquido disponível para o sistema.
Agora uma pergunta: Porque os idiotas da Land Rover não fizeram uma porcaria de reservatório já com um sistema de monitoramento decente já que as Defenders tem esse problema?
Eu ja amarguei em dezembro de 2010 um prejuízo bem pesado causado por superaquecimento.
E já devia ter colocado um sistema de proteção desses, li o tópico de ponta a ponta e fui pesquisando na internet sobre tudo que foi discutido nele, então aqui vai algumas perguntas:
Gostei muito do sistema do MADMAN que é bem completo e ainda fornece dados visuais para gente ir conferindo quando quiser. Na verdade eu queria saber se esse EMS2 da MADMAN ja vem com todos os sensores ou só vem o aparelho e eu tenho que descolar os sensores por conta própria?
de acordo com o que li ele fornece as seguintes informações:
total de horas de funcionamento do motor
temperatura de gases do escapamento
pressao do óleo
temperatura do óleo
temperatura da água
nível da água
inclinômetro
voltagem da bateria
só faltou um Manômetro para o turbo compressor
Por falar nisso, como o amigo aí em cima falou... alguém tem dicas de instalação de um manômetro para monitorar o funcionamento do turbo?
Vi um comentário sobre nenhum desses sensores detectarem a quebra da bomba d'água, por acaso existe tal sensor? como ele funciona?
e Sensor de detecção de vazamentos no sistema de arrefecimento? vi alguns comentários sobre isso mas não entendi como isso funciona, isso existe também? mandem mais explicações por favor. Não se esqueçam de enviar esquemas, fotos, marcas e nomes de produtos que possam interessar a todos.
vou anexar o manual do EMS2 para vocês darem uma olhada, gostei muito dele.
Dinho_BH
19/02/2012, 08:37
Pauleo,
O Madman "out-of-the-box" tem apenas as funções básicas: tensão da bateria, pressão do óleo, alarme do nível da água e horas de trabalho.
As outras funções necessitam dos acessórios (sensores) separados.
Abraços.
ADMHELDER
19/02/2012, 11:19
Pauleo! Gostei bastante EMS2 da MADMAN você encontrou ele em Brasília qual a média de preço! Estou pensando em colocar na minha viatura um desses pois ese nível de agua é muito perigoso para a saúde de nossos motores e olha que o preju é imenso.
ADMHELDER não achei em Brasília não, achei no site que deram aqui no forum mesmo, e fazendo a conversão de moeda de (ZEN) para (REAL) sai por aproximadamento R$400,00
Dinho-BH, é muito difícil encontrar os sensores para utilizar todas as funcionalidades do aparelho?
Eles não vendem o kit completo não? com sensores e tudo.
Alguém podia listar todos os sensores e suas respectivas marcas ou códigos pra facilitar a procura.
Pessoal
Eu uso um aparelho desse tipo para monitorar o motor. O meu é o Little Black Box, também da Africa do Sul. O modelo que uso é o EMS V. Home (http://www.littleblackbox.co.za/)
Eu passei algum tempo com "falsos positivos", achei a causa esta semana, depois de duas vezes sem sucesso no auto-elétrico.
O meu equipamento alarmava a água. O sensor de água estava aterrado em um lugar ruim, o que provocava falsos positivos... erro bobo, mas que me encheu bem o saco... nem o autoeletrico achou.
Sobre o aparelho, é muito parecido com o que o Sukys faz e vende. Eu inclusive comprei o sensor boia de nível do Sukys.
Eu instalei o EMS V entre o painel e o volante, por cima. É pequeno e não atrapalha a leitura do painel.
Abs
Ka2
Dinho_BH
19/02/2012, 18:29
...é muito difícil encontrar os sensores para utilizar todas as funcionalidades do aparelho?
Eles não vendem o kit completo não? com sensores e tudo.
Alguém podia listar todos os sensores e suas respectivas marcas ou códigos pra facilitar a procura.
Pauleo,
Me parece que no próprio site da Madman (www.madman.co.za/ (http://www.madman.co.za/)) tem os sensores.
Abraços.
Alexandre Tietsche
19/02/2012, 21:47
Se alguem interessar no carro que tem dois reservatorios
1x Reservatorio linha VW
1x sensor de nível (bóia) do Golf
1x magueira em Y para ligar os dois reservatórios por baixo
2m de fio
1 x sensor sonoro no painel.
Precisei trocar a boia outro dia, R$ 48.00. Acho que o sistema todo gasta uns R$100,00 - R$ 120,00.
Abs,
Boa noite Hugo,
Tenho o kit da Madmam e não instalei ainda (falta de vergonha, comprei tem uns 4 meses). Como fez a instalação do sensor de gas do escapamento?
Conhece algum sensor para pressão da turbina?
Grato,
Gustavo
O pirômetro esta instalado após a turbina, retirei a primeira parte do escapamento e soldei um adaptador feito por um torneiro. Tenho um manômetro CRONOMAC para medir a pressão do turbo.
Jorge Dias Martins
04/03/2012, 19:59
Amigos,
posso estar dizendo alguma besteira, mas todos os depósitos de óleo de freio possuem medidor de nível, um destes intalado em paralelo com o de água, regualada a altura e com uma derivação da mangueira do depósito de água não rewsolve? Pode até ser ligado no alerta do freio e se este acender é só parar imediatamente e conferir os dois, freio e água. Pode, claro ser colocado um aleta sonoro junto, eu tenho o do sensor de ré que nunva funcionou bem. Gostaria de opiniões.
Grato.
Vinicimaes
04/03/2012, 20:41
Amigos,
posso estar dizendo alguma besteira, mas todos os depósitos de óleo de freio possuem medidor de nível, um destes intalado em paralelo com o de água, regualada a altura e com uma derivação da mangueira do depósito de água não rewsolve? Pode até ser ligado no alerta do freio e se este acender é só parar imediatamente e conferir os dois, freio e água. Pode, claro ser colocado um aleta sonoro junto, eu tenho o do sensor de ré que nunva funcionou bem. Gostaria de opiniões.
Grato.
Acredito que a tampa do reservatório de freio não resitiria às condições de pressão e temperatura envolvidas no sistema de arrefecimento. Neste sistema a pressão gira em torno de 0,7 Kgf/cm² e a temperatura em torno de 100ºC.
Sou novo no fórum, mas tentando ajudar o colega que perguntou do manômetro de pressão da turbina. Instalei um de 2kg (normalmente a minha fica no 0,9kg em subidas ou no "arroxo"). Peguei a mangueira que vem do acionador da bomba (onde vai o cabo do acelerador) e vai ate a turbina. Vem um "T" junto com o relógio e coloque próximo a turbina onde essa mangueira que vem da bomba é plugada. Funcionou perfeito....
Mas de antemão aconselho, coloque abraçadeiras daquelas usadas em injeção eletrônica (não vem com o manômetro)pois com 0,8kg a mangueira escapa!!!!
A minha é uma 110 2001. Espero ter ajudado
A minha 90ntinha tem o motor Td5, e eu não sei o quanto devo encher o reservatório de água, devo encher até a tampa, ou pela metade ?
Eu mantenho sempre na metade, até hoje não tive problemas, mas acho estranho não completar tudo.
Abraços.
henrique wamser
26/07/2012, 13:52
A minha 90ntinha tem o motor Td5, e eu não sei o quanto devo encher o reservatório de água, devo encher até a tampa, ou pela metade ?
Eu mantenho sempre na metade, até hoje não tive problemas, mas acho estranho não completar tudo.
Abraços.
o nome já diz, " reservatório de expansão", para compensar as variações no volume do liquido, em função da temperatura e pressão.
Certeza que é o TD5, não sabia que havia trazido 90 TD5.. É 2006?
Indiferente do carro, geralmente a altura certa é pela metade.
Abs
Clemente
A minha 90ntinha tem o motor Td5, e eu não sei o quanto devo encher o reservatório de água, devo encher até a tampa, ou pela metade ?
Eu mantenho sempre na metade, até hoje não tive problemas, mas acho estranho não completar tudo.
Abraços.
Certeza que é o TD5, não sabia que havia trazido 90 TD5.. É 2006?
Indiferente do carro, geralmente a altura certa é pela metade.
Abs
Clemente
Obrigado pelas respostas, quanto ao carro é uma 2001 equipada com o maxion euro 2.5tdi. Pensei que o ''apelido'' desse motor fosse TD5, desculpe meu equívoco.
Abraços.
Obrigado pelas respostas, quanto ao carro é uma 2001 equipada com o maxion euro 2.5tdi. Pensei que o ''apelido'' desse motor fosse TD5, desculpe meu equívoco.
Abraços.
300TDi
...igual quiném o meu!!!
Abraço!
Colegas perdoem-me se falarei besteira, mas com certeza será um aprendizado... para mim pelo menos rsrsrs
É possível se ter alguma forma de prevenção instalando-se um sensor de fluxo de água, seria um só? Na entrada de água resfriada para o bloco? Ou retorno de água quante para o radiador?
Com quantos graus será que a válvula termostática do 300tdi começa a se abrir, 85°C? Em que temperatura ela estará totalmente aberta? Estando totalmente aberta qual é o fluxo de água por minuto que a bomba circula? Para que se possa comprar um medidor de fluxo adequado?
Comsegue-se perceber algo errado com o líquido de arrefecimento atentando-se mais ao volume ou ao fluxo de circulação?Além da temperatura.
Valeu.
Seria complicado colocar um sensor de fluxo.
Com o motor frio a água não circula para o radiador... Em marcha lenta o fluxo é quase nulo.
O sensor de temperatura do Defender não é ruim, problema é que podemos levar alguns sagrados minutos até perceber a catástrofe. Ideal seria ligar uma alarme sonoro.
Abs
Clemente
Colegas perdoem-me se falarei besteira, mas com certeza será um aprendizado... para mim pelo menos rsrsrs
É possível se ter alguma forma de prevenção instalando-se um sensor de fluxo de água, seria um só? Na entrada de água resfriada para o bloco? Ou retorno de água quante para o radiador?
Com quantos graus será que a válvula termostática do 300tdi começa a se abrir, 85°C? Em que temperatura ela estará totalmente aberta? Estando totalmente aberta qual é o fluxo de água por minuto que a bomba circula? Para que se possa comprar um medidor de fluxo adequado?
Comsegue-se perceber algo errado com o líquido de arrefecimento atentando-se mais ao volume ou ao fluxo de circulação?Além da temperatura.
Valeu.
Felipe07
30/07/2012, 16:41
Pessoal, sou novato na área, comprei minha 110 a pouco tempo, mas a experiência de ter tido jeep me fez sempre observar duas coisas: marcador de temperatura e luz de óleo.
Acompanhando a discussão sobre o sensor do nível de água, não consegui chegar a uma conclusão de qual a melhor opção de sensor devo instalar na minha LR. Observei as imagens postadas, como a tampa da Range Rover, mas não entendi o que precisa ser feito para ligar esse sensor. Quanto custa essa melhoria, entre peça e mão de obra? Qualquer eletrecista faz o job?
Outra pergunta: nosso marcador de temperatura não funciona bem? Colocar o sensor de nível irá resolver se algum problema acontecer com a bomba d'agua? Neste caso, o que podemos fazer?
Valeu!
Bem-Vindo Felipe!!
Você pode colocar o sensor na tampa ou furar o vaso e colocar como se fosse uma bóia d'água.
Se a água vazar por algum problema mecânico na bomba, furo em mangueiras, radiador, etc... o nível vai começar a descer e a bóia vai acusar falta de água bem antes do motor ferver...
Assim, se o alarme soar dentro do carro, você encosta e economiza 1 cabeçote ou talvez para o mais azarado, o motor inteiro.
:concordo:
O marcador de temperatura funciona bem ... mas muitas vezes, quando ele acusa o aquecimento (ou quando o motorista distraído vê) já poderá ser tarde demais.
Abraço!
Felipe07
30/07/2012, 23:40
Legal Vwinit, o sensor na tampa me parece uma adaptação mais simples do que a "boia", embora deva ser mais $$.
Alguém já teve problemas com o marcador de temperatura? A valvula que mede a temperatura da Sprinter|Ranger|S10 é a mesma que equipa os 300tdi?
Obg,
Felipe
ary nunes
31/07/2012, 10:53
Felipe,
Se o que procuras é simplesmente um sensor de nivel utilizando a tampa do vaso de expansão do RR então da uma olhada no tópico "Alarme de falta de água".
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Felipe,
Se o que procuras é simplesmente um sensor de nivel utilizando a tampa do vaso de expansão do RR então da uma olhada no tópico "Alarme de falta de água".
Abraço,
Ary
Defender110 2004
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html
:concordo:
Felipe07
31/07/2012, 16:28
Felipe,
Se o que procuras é simplesmente um sensor de nivel utilizando a tampa do vaso de expansão do RR então da uma olhada no tópico "Alarme de falta de água".
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Ary, é isso mesmo, aliás bem legal o post.
Li que a tampa do vectra também funciona, certo?
Obrigado!
Felipe
ary nunes
31/07/2012, 21:57
Hailton,
Obrigado pela ajuda,não sou muito manso em computador e não consigo postar o tópico em negrito.
Felipe,
Nada posso dizer-te a respeito do uso da tampa do Vectra naquele esquema pois não conheço a mesma.
Conforme já comentei,no tópico do alarme,a vantagem de usar a tampa do Range Rover e que ela possui o comprimento certo para acionar o alarme quando a agua atinge o nível mínimo.
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Ary, para copiar o caminho do tópico é simples:
Acesse o tópico que você quer;
Vá na barra de endereços (ex:4x4brasil/forum/land/sdkldjljlkadjlkdjlkajdslalkdlajlkajldaldakldad);
Clique em cima e vai ficar a linha toda em azul;
Vá em Editar/copiar (botão direito/copiar) ou simplesmente aperte o famoso ctrl+C
Vá no tópico que está comentando e cole o caminho com Editar/colar ou o tal ctrl+V
É só ...
Descrevendo parece complicado ... rsrsrsrrss
Abraço,
Hailton.
ary nunes
01/08/2012, 10:10
Valeu Hailton,
As antenas do veio são um pouco curtas para estes causos de computador mas com a ajuda do professor agora ficou tudo claro e espero não esquecer até a próxima oportunidade de usar este recursso.
Abraço,
Ary
Defender110 2004
Boa Ary !!! hahahahahahhaaaaa
Abraço!
Saudações! Desculpe o "fora de tópico", A válvula termostática que preciso trocar Def2005, econtrei de Ranger na concessionária Ford aqui no interior, gostaria de saber se é a mesmíssima, ou seja ela se abre e se fecha na mesma temperatura que a original?*
Obrigado, Fernando.
Olá amigos,
Sou mais um recem casado com a Land Rover Defender, na verdade um sonho antigo... Começei com uma Defender 110 ano 2000. Tenho lido bastante as discussões sobre este tema de aquecimento, principalemnte porque o motor Maxxion 2.5 pode nos deixar na não sem grande alertas.
Enfim, estou aprendo a domar o "Lord Inglês" e seus 115cv...rsrsrs
Alguém tem instalado o Wacthdog para monitoração e alarme de temperatura? Algumas fotos da instalação seri bem legal!
Abs.
VSayegh
Keep Rovering...
Sayegh,
o motor é MUITO resistente em relação ao aquecimento. O que ele não tolera é trabalhar sem água ou com defeitos nos componentes vitais do sistema de arrefecimento, como bomba, mangueiras e acoplamento viscoso do ventilador. Já peguei 49˚C em um vale a Argentina e com o carro todo carregado, AC e tudo mais, a temperatura sequer saiu do correto.
Cuidando do sistema de arrefecimento, ele JAMAIS vai esquentar. JAMAIS! rsrs
Abraços
Clemente
Olá amigos,
Sou mais um recem casado com a Land Rover Defender, na verdade um sonho antigo... Começei com uma Defender 110 ano 2000. Tenho lido bastante as discussões sobre este tema de aquecimento, principalemnte porque o motor Maxxion 2.5 pode nos deixar na não sem grande alertas.
Enfim, estou aprendo a domar o "Lord Inglês" e seus 115cv...rsrsrs
Alguém tem instalado o Wacthdog para monitoração e alarme de temperatura? Algumas fotos da instalação seri bem legal!
Abs.
VSayegh
Keep Rovering...
Opa, bem vindo!
Eu tenho ... Funciona legal o sistema do Sukys.
366040
Abraço e boa sorte com a nova viatura!!!
Valeu Clemente!
Com certeza a boa manutenção é o grande segredo. Como comprei meu "lord ingles" a pouco tempo, já to dando uma olhada em todo o sistema, mas nada como cair no barro para dar aquela verdadeira testada em todos os sistemas.
Meu sistema de embreagem está um pouco dura e funda, preciso verificar antes de uma trilha mais pesada, afinal por aqui no pé da floresta amazônica é difícil não ter que puxar alguém... Rsrsr
Alguma referencia na hora da troca do kit?
abs.
Sayegh
Opa, bem vindo!
Eu tenho ... Funciona legal o sistema do Sukys.
366040
Abraço e boa sorte com a nova viatura!!!
Obrigado Hailtom,
Você tem fotos da instalação do watchdog no D90?
Abs.
Sayegh
Keep Rovering
Cara, tenho fotos dele no carro já... mas isso é simples.
No esquema acima, tem as cores dos fios que vêm no aparelho.
É fácil identificar os componentes.
366190
Eduardo Tescarollo
27/08/2012, 09:10
Hailton, comprei o kit do Sukys, queria saber em que altura você colocou o sensor, pelo que observei, ou se coloca abaixo ou acima da solda que unem as partes do reservatório, se possível uma foto.
Obrigado.
Eduardo, eu coloquei acima da linha, mas quanto mais perto do meio, melhor.
Dá uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-29.html#post1730461
Eduardo Tescarollo
27/08/2012, 11:41
Eduardo, eu coloquei acima da linha, mas quanto mais perto do meio, melhor.
Dá uma olhada aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/90745-defender-90-1998-novato-na-area-29.html#post1730461
Legal, agora tenho uma ideia melhor, vou colocar um pouco mais baixo que o seu, assim não precisa elevar o nível do reservatório.
Abs
Waldmartins
10/02/2013, 03:07
Legal, agora tenho uma ideia melhor, vou colocar um pouco mais baixo que o seu, assim não precisa elevar o nível do reservatório.
Abs
Ressuscitando o tpc...
Alguém sabe me indicar onde eu posso comprar um sensor desses? É só sobre encomenda pelo site da Sukys?
Valeu!!!
Eduardo Tescarollo
11/02/2013, 09:49
Ressuscitando o tpc...
Alguém sabe me indicar onde eu posso comprar um sensor desses? É só sobre encomenda pelo site da Sukys?
Valeu!!!
Comprei pelo site!
Abs
Waldmartins
11/02/2013, 12:22
Comprei pelo site!
Abs
Qual site e quanto foi?
O do Sukys é esse: SUKYS - Tecnologia Eletrônica (http://www.sukys.com.br/)
Waldmartins
13/02/2013, 10:29
Valeu!!!
abs
Andreatta
13/02/2013, 21:05
Olá você dizer qual o custo do sensor e a instalação ?
Waldmartins
25/02/2013, 13:31
Alguém sabe me dizer se esse sensor Watchdog funcionaria com essa tampa?
Tampa Do Vaso De Expansão P Sensor Land Rov Defender Prc7925 - R$ 189,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-464391124-tampa-do-vaso-de-expanso-p-sensor-land-rov-defender-prc7925-_JM#questionText)
Não tenho experiencia nessas coisas e prefiro não furar o reservatório...
muito obrigado!
Abs
scadufax
25/02/2013, 22:14
O do Sukys funciona ... eu tenho na minha, recomendo - salva R$7.000,00 em retífica (como vi um hoje na oficina que esquentou porque vazou água pela bomba d'agua) !!!!
Veja post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110013-tampa-vaso-expansao-prc7925-da-certo-no-300tdi.html
Waldmartins
26/02/2013, 00:24
O do Sukys funciona ... eu tenho na minha, recomendo - salva R$7.000,00 em retífica (como vi um hoje na oficina que esquentou porque vazou água pela bomba d'agua) !!!!
Veja post
http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/110013-tampa-vaso-expansao-prc7925-da-certo-no-300tdi.html
Valeu demais!!!
Abs
FabioDefender
26/02/2013, 09:09
e se eu comprar uma tampa de reservatorio do discovery que ja tem o sensor? sera que um eletricista conssegue fazer um balacobaco?
ary nunes
26/02/2013, 13:44
Boa tarde Fabio,
Se queres usar a tampa PRC7295 com um circuito simples e eficiente da uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/95569-alarme-de-falta-de-agua.html.
Abraço
Ary
Defender110 2004
norberto
26/02/2013, 14:20
Pessoal,
Usei o esquema a seguir pra monitorar o nível de água do reservatório de expansão:
397557
Porém, usei uma tampa de vectra paralela, que está meio que desmontando. Estou querendo comprar outra.
Alguém poderia me dizer se a tampa Prc7925 original do Range Rover funciona com essa solução?
FabioDefender
26/02/2013, 22:48
hoje falei com o Donato da landcenter e ele disse q tem dois tipos de kits ja prontos para instalação, inclusive a pronta entrega, um que usa peças originais e outras paralelas, parece que o mais caro sai em torno de 500,00. Conheci essa loja hj e fiquei impressionado pela quantidade de peças de reposiçao e acessorios especificos para Land Rover.
Airton R
11/03/2013, 01:40
Alguém poderia me indicar um eletricista CAPRICHOSO no RJ para instalar o watchdog.
obrigado, Airton
Andreatta
11/03/2013, 10:46
nesse link abaixo a seventysis, vende a tampa com alrme original da defender. Espero ter ajudado
PRC7925 - seventysix peças Land Rover Brasil (http://www.seventysix.com.br/index.php/defender/arrefecimento/prc7925-dag.html)
FabioDefender
11/03/2013, 11:21
nesse link abaixo a seventysis, vende a tampa com alrme original da defender. Espero ter ajudado
PRC7925 - seventysix peças Land Rover Brasil (http://www.seventysix.com.br/index.php/defender/arrefecimento/prc7925-dag.html)
Comprei dele semana passada, é simples, funcional e barato, alem do cara ser bacana, altamente recomendado!:concordo:
Airton R
11/03/2013, 11:39
Reforçando!
Alguém poderia me indicar um eletricista CAPRICHOSO no RJ para instalar o watchdog.
obrigado, Airton
SergioMedeiros
17/03/2013, 22:43
Pessoal, hoje resolvi desmontar o painel da minha Defender(2002, painel novo) para trocar o park switch do limpador do parabrisas, e sinceramente quase me arrependi pela dificuldade... é muito parafuso e encaixe!!! Consegui trocar mas vou pensar 2x antes de desmontar o painel de novo. Agora vou instalar o watchdog e me veio a dúvida, onde instalar? To pensando em baixo do ar condicionado perto da manopla, mas queria saber se tem passagem para os cabos chegarem no motor ali no meio? Ou somente do lado esquerdo do carro mesmo, perto do volante. Passar o cabeamento por baixo do ar condicionado vai ser difícil, então se existir uma passagem ali no meio seria bem mais fácil. Vou levar no meu mecanico pra fazer isso... mas não sou muito fa de ficar desmontando esse painel todo, pois cada vez que isso é feito quebra um pouco, espana parafusos, etc... Já vou aproveitar e colocar conta-giros, manometro e termometro externo.
oi pessoal gostaria de aproveitar esse topico para pedir ajuda comprei minha primeira 90tinha a um mes depois de seis meses de ardua pesquisa finalmente encontrei a minha predestinnada numa loja de usados aqui pertinho de mim em divinopolis ela foi de um medico pediatra de araras tudo do jeito que eu queria verde metalico 2001 toda revisada como moro em itauna entre bh e divinopolis nao conheço aqui ninguem para me orientar trocar ideia nao conheço nada de mecanica eletica suspensao etc etc sou vendedor de cosmeticos isso tb nao impede a minha paixao por elas sonhei muitos anos com esse momento ficava babando qdo viajava na mg 050 rumo ao sul de minas qdo via um comboio delas rumo a serra da canastra agora ja tenho a minha viatura posso ir mas falta alguns detales como instalar sesor de nivel me desculpem por favor mas estou perdido gostaria de algum amigo de bh ou ate mesmo o comterrano wvinit[
Waldmartins
20/03/2013, 17:35
oi pessoal gostaria de aproveitar esse topico para pedir ajuda comprei minha primeira 90tinha a um mes depois de seis meses de ardua pesquisa finalmente encontrei a minha predestinnada numa loja de usados aqui pertinho de mim em divinopolis ela foi de um medico pediatra de araras tudo do jeito que eu queria verde metalico 2001 toda revisada como moro em itauna entre bh e divinopolis nao conheço aqui ninguem para me orientar trocar ideia nao conheço nada de mecanica eletica suspensao etc etc sou vendedor de cosmeticos isso tb nao impede a minha paixao por elas sonhei muitos anos com esse momento ficava babando qdo viajava na mg 050 rumo ao sul de minas qdo via um comboio delas rumo a serra da canastra agora ja tenho a minha viatura posso ir mas falta alguns detales como instalar sesor de nivel me desculpem por favor mas estou perdido gostaria de algum amigo de bh ou ate mesmo o comterrano wvinit[
PRIMEIRA COISA:
Use PONTO e/ou VÍRGULA!!! Fica extremamente difícil ler seu post sem essas duas coisas :concordo:
SEGUNDA COISA:
Dá uma lida em alguns tópicos aqui do fórum pra aprender um pouco (eu comprei a minha há um mês e é assim que estou aprendendo)
TERCEIRA COISA:
Qual a sua pergunta???
QUARTA COISA:
Bem-vindo ao clube de loucos!!! :pular:
amigo waldmartins, obrigado pela ajuda, realmente ficou faltando parte do post, a pergunta é; se alguem conhece aqui por perto para que eu possa trocar experiencia para nao dar essas mancadas. E pesso desculpas por nao ter a sua capacidade de compreeder tanta infomacao um abaço
Waldmartins
20/03/2013, 18:33
amigo waldmartins, obrigado pela ajuda, realmente ficou faltando parte do post, a pergunta é; se alguem conhece aqui por perto para que eu possa trocar experiencia para nao dar essas mancadas. E pesso desculpas por nao ter a sua capacidade de compreeder tanta infomacao um abaço
Belinho,
eu cheguei a pensar em comprar essa sua Land. Era uma que estava em um anuncio na internet (em cima de um suporte e de lado?)?
Não conheço ninguém de Itaúna ou Divinópolis que tenha LR, mas em BH tem muita gente aqui no forum que pode trocar idéias com vc...
Abs
Srs
Gostaria reviver este topico:
Possuo um sensor Sukys, Instalado em tampa PRC7925 - Testada a tampa trocando por outra e com multimetro, testado aterramento, e o alarme de sensor de nivel de agua insiste em acionar! alguem ja passou por isso? Grato!
luiz ccosta
18/07/2014, 07:21
Srs
Gostaria reviver este topico:
Possuo um sensor Sukys, Instalado em tampa PRC7925 - Testada a tampa trocando por outra e com multimetro, testado aterramento, e o alarme de sensor de nivel de agua insiste em acionar! alguem ja passou por isso? Grato!
Liga a alimentação + e - do aparelho direto na bateria normalmente resolve.
roberto.cardoso@ig.com.br
18/07/2014, 10:04
jsoc,
Manda um email pro Sukys, tive o mesmo problema. Pelo que lembro o watchdog precisa receber um pulso aberto quando no nível e um fechado fora do nível (ou é ao contrário hehehe). Minha tampa fazia ao contrário, mandava um pulso fechado quando estava no nível e um aberto quando fora. Tive que instalar um relê pra inverter o sinal.
Confirma essa informação com ele.
Abraços,
Srs
Gostaria reviver este topico:
Possuo um sensor Sukys, Instalado em tampa PRC7925 - Testada a tampa trocando por outra e com multimetro, testado aterramento, e o alarme de sensor de nivel de agua insiste em acionar! alguem ja passou por isso? Grato!
roberto.cardoso@ig.com.br
18/07/2014, 13:57
jsoc,
Achei no manual de instalação do Watchdog "NOTA: O sensor de nível deve ter um dos seus bornes conectado ao chassi (negativo da bateria) e o outro ao fio branco do Watchdog, abrindo seus contatos com a queda de nível."
Então, no nível o sensor da tampa deve ter contatos fechados quando o liquido estiver no nível e abertos quando fora do nível. Minha tampa manda ao contrário do que o Watchdog esperava... por isso a instalação do relê!
Alaor Filho
02/02/2015, 19:27
Amigos, o eletricista perdeu o esquema de instalação do whatchdog, alguém pode por favor disponibilizar? Obrigado e abs a todos
Alaor
alaor@miraimagem.com.br
SergioMedeiros
02/02/2015, 19:42
Pede pro Sukys que ele manda.
contato@sukys.com.br
paje_tapuya
06/02/2015, 12:55
Muito bom esse tópico! Concluí que o esquema melhor é com a tampa do RR, pois o mesmo marca o nível da água de forma correta e segura bem a pressão. Aqui no NE uso a viatura sem a válvula termostática. Minha dúvida reside aí, sem o uso da mesma, atrapalha de alguma forma o bom funcionamento do sistema?
Eduardo Tescarollo
06/02/2015, 15:38
Muito bom esse tópico! Concluí que o esquema melhor é com a tampa do RR, pois o mesmo marca o nível da água de forma correta e segura bem a pressão. Aqui no NE uso a viatura sem a válvula termostática. Minha dúvida reside aí, sem o uso da mesma, atrapalha de alguma forma o bom funcionamento do sistema?
Sem a válvula não vai atrapalhar o sistema de monitoramento (sensor de nível). Não é bom andar sem ela, trabalhar com o motor frio e tão prejudicial quanto quente.
Se precisar de uma tampa c/sensor tenho uma nova à venda.
Att.
SergioMedeiros
06/02/2015, 19:05
Muito bom esse tópico! Concluí que o esquema melhor é com a tampa do RR, pois o mesmo marca o nível da água de forma correta e segura bem a pressão. Aqui no NE uso a viatura sem a válvula termostática. Minha dúvida reside aí, sem o uso da mesma, atrapalha de alguma forma o bom funcionamento do sistema?
Nunca retirar a VT. Se com ela o carro esquenta, tem que procurar o problema no arrefecimento, e não maquiar o problema.
paje_tapuya
06/02/2015, 20:13
Nunca retirar a VT. Se com ela o carro esquenta, tem que procurar o problema no arrefecimento, e não maquiar o problema.
Sempre rodei sem ela, e não é de hoje.
Não consegui achar uma resposta conclusiva... A tampa com sensor do vectra serve para o watchdog ? Tem alguns que falam q da e outros falam da pressão ..
Eduardo Tescarollo
25/02/2015, 17:45
Não consegui achar uma resposta conclusiva... A tampa com sensor do vectra serve para o watchdog ? Tem alguns que falam q da e outros falam da pressão ..
Minha opinião é bem simples, se a pressão de funcionamento das tampas forem iguais, sem problemas, se não, não serve.
Att.
roberto.cardoso@ig.com.br
25/02/2015, 18:35
Abel, boa noite.
Bom vamos falar da parte eletríca, segundo o Sukys "O sensor de nível que já está instalado poderá ser utilizado desde que possua a seguinte característica: contatos elétricos abertos com nível baixo e contatos fechados com nível normal ou alto, sendo um dos contatos conectado ao negativo da bateria e o outro à entrada do alarme de nível do Watchdog."
No meu caso, a tampa com o sensor que eu possuía manda o inverso do que o Watchdog precisava, resolvi o problema colocando um relê de 5 pontas invertendo o sinal enviado pelo sensor de nível da tampa. Comentei na época com o Sukys sobre a instalação do relê e o mesmo confirmou que não haveria problemas.
Assim se a pressão for compatível e a tampa trabalhar com esse esquema de contatos abertos e fechados não vejo problemas em utilizá-la junto com o Watchdog.
Espero ter ajudado!
Abraços,
Obrigado Roberto e Eduardo. Pesquisei e vi que a pressao nao eh compativel... vou pegar a valvula do sukys...
Ola a tds será que esta tampa com sensor da certo na defender o preço esta ótimo R$ 149,00 (Tampa Reservatorio De Agua Radiador Vectra/calibra 90228348) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-637182159-tampa-reservatorio-de-agua-radiador-vectracalibra-90228348-_JM
tadeuelieser
20/04/2015, 09:24
Muito bom esse tópico! Concluí que o esquema melhor é com a tampa do RR, pois o mesmo marca o nível da água de forma correta e segura bem a pressão. Aqui no NE uso a viatura sem a válvula termostática. Minha dúvida reside aí, sem o uso da mesma, atrapalha de alguma forma o bom funcionamento do sistema?
Caro,
Não use o carro sem a válvula termostática! O motor é projetado para operar "quente", no caso das defender, a aproximadamente 88 graus Celsius. Se vc não usa a válvula, a lubrificação é seriamente prejudicada, reduzindo a vida útil do motor. A minha 90 tb estava rodando sem a válvula, fiquei 2 meses assim por estar resolvendo outros itens. Mas só saí para viajar os 10.000km após acolocar uma válvula nova. Na getset a válvula custa uns 30 reais, e a troca vc faz em 5 minutinhos...
paje_tapuya
20/04/2015, 10:45
Caro,
Não use o carro sem a válvula termostática! O motor é projetado para operar "quente", no caso das defender, a aproximadamente 88 graus Celsius. Se vc não usa a válvula, a lubrificação é seriamente prejudicada, reduzindo a vida útil do motor. A minha 90 tb estava rodando sem a válvula, fiquei 2 meses assim por estar resolvendo outros itens. Mas só saí para viajar os 10.000km após acolocar uma válvula nova. Na getset a válvula custa uns 30 reais, e a troca vc faz em 5 minutinhos...
Obrigado, levei tanta bronca aqui sobre isso que já providenciei a tal valvula termostática e já instalei.
marcelo65
12/06/2015, 19:43
pessoal quais os pros e contras desse sistema?
JLN FRANÇA
14/07/2017, 19:32
Pessoal,
Com o sistema de monitoração Madman veio esta bóia que instalei no depósito de água, até agora está funcionando muito bem, em caso de falta de água toca um alarme sonoro e acende uma luz vermelha no painel.
Olá pessoal. Fiz a instalação de um sensor deste tipo "boia" idêntico ( comprado num revendedor ICOS por R$50,00) direto no tanque de expansão e ligado direto em um led vermelho de alto brilho bem no centro do painel de instrumentos , conforme informação, bem na metade superior do tanque , igual à figura anexa. Funciona muito bem, mas tem um detalhe. Acontece que o nível de agua normal frio , deve ficar bem na emenda do tanque ,ou seja , na metade do tanque. Com isto, o sensor está bem no limite do "liga-desliga" , e acende ao led no painel intermitentemente sempre que aciono o freio do carro ou atravesso em alguma lombada ou buraco na rua. Alguem já instalou assim ?? Existe algum "circuitinho eletrônico de retardo" que permita um tempo de retardo para que o led no painel não fique piscando?? Caso contrário, para o led não piscar sempre, será necessário funcionar com o nível do tanque de expansão mais acima, o que talvez não seja o mais adequado. Alguem tem outra solução ???
Atualmente estou com uma bóia Icos LA 36M-40, coloco fluido sempre na marca máxima e não alarma em caso de parada brusca com o freio.
ivancgbsb
15/07/2017, 07:22
Existe algum "circuitinho eletrônico de retardo" que permita um tempo de retardo para que o led no painel não fique piscando??
Tive o mesmo problema em um Troller.
No final dessa página: Troller - IvandeAraujo (https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos/troller)coloquei alguns circuitos de retardo. Testados apenas em simulador.
homerohermida
16/07/2017, 22:08
Coloquei esse aqui: DNI 0409 - Rele para Farois (http://www.dni.com.br/auto_pt/produtos/reles-e-modulos/dni-0409-rele-para-farois-12v.html)
o alarme somente toca (ou acende luz no painel) se a bóia ficar 15 segundos ininterruptos "sem água".
Bicuira01
30/10/2017, 18:29
Aguem tem o contato do marcos kroeger? Estou querendo comprar um sensor de nivel de agua.
francaclayton
18/11/2017, 17:31
Opa eu também...
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