PDA

Ver Versão Completa : Como estão os 2.8 turbinados ?



Leonardo Dic
17/12/2005, 20:09
Gostaria de saber do pessoal que turbinou as Hilux 2.8.
E aí vale a pena, estão gostando ?
E a manutenção/durabilidade como está. A embreagem está aguentado bem ?

Abraço

igneis alves demelo
18/12/2005, 19:04
Leonardo Dic. tenho uma hilux 2.8 D coloquei o turbo nela e tambem o interccoler da MAXCOOLER
ficou otima ate agora nao tive proplema algum.
Olha quem coloca um turbo na hilux tem que ter cabeça para utilizar o veiculo ok. nada de sair queimando pneus se não a embreagem ja era mesmo e com relação a durabuilidade so debende de como vai usar a mesma. ok. abraços Igneis. :concordo: :dance:

igneis alves demelo
18/12/2005, 19:16
que erro cara não é proplema e sim PROBLEMA, valeu :shock: :concordo:

Luiz Antonio
18/12/2005, 20:44
Leonardo Dic,

Olha só o que encontrei....


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-37826291-hilux-kit-turbo-_JM


[]'s

dero
18/12/2005, 21:15
Ótimo preço, como a turbina é Ihi, e se não me falha a memória ela não aceita retífica, então tem q verificar corretamente como estão os mancais e se compensa comprar usada.

Valeu

Luiz Antonio
18/12/2005, 21:26
dero,

O kit é Ihi, mas a turbina pode não ser, estou enganado ?

:pensativo:

[]'s

Leonardo Dic
18/12/2005, 21:28
Oi Luiz, tb tá com vontade de turbinar a bichinha ?
Eu tb, mas tenho medo de não ficar bom, pois o meu motor já tá com 250.000 km, e até agora é um relógio, por isso tenho medo de mexer.
Mas ao mesmo tempo sinto falta de um pouco mais de potencia.

Abraço

Luiz Antonio
18/12/2005, 21:40
Leonardo Dic,

Só falta coragem aqui ($$$$$$$) senão já teria turbinado, vc mantendo 0,6 na turbina não terá problemas de judiar da bichinha hehehehehe, mas pra ficar bom mesmo não para por aí, tem escapamento pra redimensionar, talvez um intercooler, putz vai machucando. :putz:
Se esse kit anunciado estiver em bom estado tá muito bom o preço.

[]'s

dero
18/12/2005, 21:54
Luiz Antonio,

A turbina é IHI mesmo :concordo:

Tem as características IHI e na foto da turbina em close vê-se as 4 barrinhas correspondentes ao I H I. :pensativo:


Na dúvida veja essa foto genérica: http://home.att.net/~douglas.holtsinger/pics/ihi.jpg
Compare com a do anúncio (veja as 4 barrinhas):
http://produto.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=37826291_203.jpg&v=O

valeu

valeu

Luiz Antonio
18/12/2005, 22:24
dero,

Vc tem razão, observei bem agora, sabe me dizer se nesse kit pode ser utilizada outra marca de turbo ou só mesmo o Ihi.

[]'s

dero
18/12/2005, 22:42
Luiz Antonio,

Normalmente se aceita qqr tipo de turbina, o q se observa é o diâmetro da entrada/saída dos caracois em função da tubulação, mas não é nada q não possa ser modificado uma vez q tubulação se compra por metro...

A turbinia IHI não é ruim, mas por ser barato tem essa caract de não aceitar retíficas ( por 500,00 Lt$ já se compra só a turbina de outra marca, isso daqui a muiiitos kms).





Leonardo Dic,

Creio q os modestos 0,6kg já fazem diferença, apesar de nao dar para ver direito o tamanho (medida) dos caracois se essa turbina for pequena entra já em baixas rotações e melhora o rendimento e a dirigibilidade muito mesmo. :mrgreen:

Eu particularmente prefiro as turbinas pequenas (baixa inércia) do q grandes para veículos diesel, isso pq melhoram o ponto fraco q é a baixa rotação e melhora o uso pois quase sempre se anda em baixa/média, sendo q em média já se tem a melhor faixa de torque (original). :mrgreen:

Eu tive um problema com uma turbina média, haja vista que aumentou muito a força (era num perkins Q20b), tive q alongar o diferencial, não foi suficiente, troquei o câmbio por um de D20 turbo (ZF drive-5ªD).

Como o uso era mais on road ficou ideal, se fosse mais off road creio q faltaria torque em baixa com a turbina média.

O gargalo da turbina pequena é o limite baixo de pressão (não da vazao suficiente), para vc creio nao ser problema pq como seu motor tem alta quilometragem entao nem é indicado mesmo pressoes altas.


valeu :concordo:

Fernando Figueiredo
19/12/2005, 15:55
A minha está ótima, não precisou fazer nada na embreagerm, por enquanto....
melhora muito o desempenho, principlamente em estradas com subidas íngremes. Utilizo direto na Raposo Tavares e para quem conhece, o trecho até Cotia tem muitas subidas. Antes tinha que reduzir para 4 ª e enfiar o pé para mater 100km/h. Hoje, vai direto em 5ª marchas sem apertar. Ela esta trabalhando com 0,6 de pressão.
Utilizo o kit da SPA com turbina Garrett.
Enfim, digo que vale a pena o investimento, pois o comportamento do carro melhora bastante.
Fui até Goiânia acompanhar o Timão sem nenhum problema. Não baixou nada e óleo e fez 10,0km/l cravado. Sempre andando a 105-120km/h ou 3.000 - 3.400 rpm.]

Fernando Figueiredo
19/12/2005, 15:57
A minha está ótima, não precisou fazer nada na embreagerm, por enquanto....
melhora muito o desempenho, principlamente em estradas com subidas íngremes. Utilizo direto na Raposo Tavares e para quem conhece, o trecho até Cotia tem muitas subidas. Antes tinha que reduzir para 4 ª e enfiar o pé para mater 100km/h. Hoje, vai direto em 5ª marchas sem apertar. Ela esta trabalhando com 0,6 de pressão.
Utilizo o kit da SPA com turbina Garrett.
Enfim, digo que vale a pena o investimento, pois o comportamento do carro melhora bastante.
Fui até Goiânia acompanhar o Timão sem nenhum problema. Não baixou nada e óleo e fez 10,0km/l cravado. Sempre andando a 105-120km/h ou 3.000 - 3.400 rpm.]

Fernando Figueiredo
19/12/2005, 16:00
A minha está ótima, não precisou fazer nada na embreagerm, por enquanto....
melhora muito o desempenho, principlamente em estradas com subidas íngremes. Utilizo direto na Raposo Tavares e para quem conhece, o trecho até Cotia tem muitas subidas. Antes tinha que reduzir para 4 ª e enfiar o pé para mater 100km/h. Hoje, vai direto em 5ª marchas sem apertar. Ela esta trabalhando com 0,6 de pressão.
Utilizo o kit da SPA com turbina Garrett.
Enfim, digo que vale a pena o investimento, pois o comportamento do carro melhora bastante.
Fui até Goiânia acompanhar o Timão sem nenhum problema. Não baixou nada e óleo e fez 10,0km/l cravado. Sempre andando a 105-120km/h ou 3.000 - 3.400 rpm.]

Leonardo Dic
19/12/2005, 20:20
Mas no meu caso 250.000 km não é muita km pra turbinar. Vcs turbinaram com quanto de kms ?

Se eu criar coragem, vou gastar, mas quero colocar turbina nova, pra ficar sossegado.

Ouvi falar que aquela tubulãção parafusada na tampa do cabeçote não é muito bom, com a vibração pode quebrar os parafusos, e é melhor usar um sistema com mangueiras flexíveis. Isso é verdade ? Alguém já ouvi algo sobre isso ?

Qual turbina seria mais indicada pro meu caso. Será a garret ? A IHI, parece que não é mais fabricada ?

Abraço pessoal

andrecneto
19/12/2005, 20:20
Leonardo e pessoall,

Não tenho nenhuma reclamação do kit que instalei na minha.

Fica muito forte! A minha está com 0,5 kgf de pressão e, tive que trocar a mola da válvula de alívio para chegar à essa pressão, mas hoje vejo que foi mera frescura minha. Toda turbina diesel vem travada com pelo menos 0,8. O que me assustou na época e fez eu diminuir a pressão é que , como a turbina é muito pequena, enche rápido demais e em rotações acima de 2000 se mantém cheia...dava impressão que ia andar o tempo todo com 0,8, deu medo, mas vejo q todo mundo anda com 0,8.

Estou prestes à colocar o intercooler. Logo após a colocação, quero achar um bom mecânico de preparação (quem souber pode indicar) para regular a bomba e bicos como deve ser. Pretendo andar com 1 kgf de pressão. No meu caso, além de carro do uso diario, minha hilux serve para fazer rally de regularidade e, preciso demais de força em baixa, para recuperar rápido...é mais um caso de força de explosão do que de velocidade, por isso quero dar "uma biliscada" no turbo. Sem sacanear, lógico. Acho que depende muito tbm do pé de quem está dirigindo; se forçar, nada vai durar! Tem que ter bom senso!

Outra coisa que me indicaram foi a troca da junta do cabeçote (prevenção) e reaperto de todos os parafusos internos (cabeçote e motor) que sofrem a pressão do ar. Mas isso só vou fazer ano que vem!

Quanto à embreagem, ela vai mesmo se vc apertar...não aguenta se estiver gasta. A minha quando coloquei já senti a 4ª e a 5ª patinando, com o motor em torque alto (baixa rotação). Troquei por Luk e está até agora (20mil km aprox).

grande abraço à todos,
andré

Leonardo Dic
19/12/2005, 20:29
Oi André, qual a turbina q vc colocou no seu kit ? A tubulação vai parafusada no cabeçote ?

Por acasso é a sua hilux que está na 4x4 e cia de novembro, na página do Rali de São Carlos, com snorkel ogz, e roda de aço pntada de branco ?

Abraço

andrecneto
19/12/2005, 20:34
Sim Leonardo,

É a minha mesmo. Estamos também na edição 143, de junho.

Cara, acho q a turbina é Garret. A tubulação é presa na tampa de válvulas sim.

abraço,
andré

andrecneto
19/12/2005, 20:41
Leonardo, agora que vi sua mensagem.

A tubulação é presa na tampa sim. Lembro q qdo fui colocar, o Caio, aqui do forum me passou q na dele haviam se quebrado os parafusos. Falei isso na Maxcooler e eles me garantiram que naum quebra. Bom, até agora nem trinco, e olha q eu vejo sempre.

abraço,
andré

Luiz Antonio
19/12/2005, 22:53
All,

Tá muito caro num tá ??
:pensativo:


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-38075912-kit-turbo-e-intercooler-toyota-hilux-28-_JM

[]'s

Gabrielpol
06/01/2006, 17:48
Hola a todos, apos ler os comentarios positivos(e operantes) dos turbinados estou me animando a colocar uma turbina no meu 2.8, com 195.000 e embreagem original perfeita...
Gostaria de saber se alguem teve vazamentos em retentores do motor, especificamente no girabrequim, foi o que o pessoal da concessionaria me colocou como principal problema apos a instalacao do turbo, devido ao aumento na pressao do carter.
Outra pergunta e se alguem sabe se o TGV do motor 2.8 da ranger pode ser colocado no motor da hilux...ou se tem no mercado outra turbina de geometria variavel...dicas de algum fabricante, quem vende este tipo de turbo, e principalmente o valor.
Muito vem-vinda sera a opiniao de vcs. do forum, sobre estas turbinas, e seu possivel desempenho no 2.8 toyota.
Obrigado a todos

SJKCaio
06/01/2006, 18:03
devido ao aumento na pressao do carter.



Se esta mangueira for ligada errada em vez de puxar os vapores de oleo , vai pressurizar podendo ocorrer eese problema.

Instalei o turbo com 80.000km e já foi rodado mais de 100.000km sem problemas, só a embreagem que teve que ser trocada mas já estava na hora (120.000km).

Gabrielpol
06/01/2006, 19:31
Obrigado Caio pela resposta e o esclarecimento.
Pelo que entendi olhando a tua foto, e que desta maneira os gases acumulados na tampa de valvulas sao sugados pela turbina e pressurizados na admissao.
Caso a mangueira continuase na admissao, a tampa de valvulas seria pressurizada, e consequentemente o carter atravez dos orificios de retorno do oleo que lubrifica o comando de valvulas.
Sera que e isso???
Valeu a dica.

andrecneto
07/01/2006, 12:36
Gabriel,

Perde a dó rápido! Põe logo o turbo que vc naum se arrepende!

E agora, com conhecimento de causa (pelo menos um pouco), posso te falar pra colocar também o Intercooler. Fiz a instalação há 2 semana....incrível! O carro ganhou ainda mais potência! Ficou ainda mais rápido em baixa. Percebi que (na sorte) instalei uma turbina muito pequena, mas que por isso, enche muito rápido...com o intercooler não perdi essa eficiência e ainda ganhei em temperatura.

Achei muito legal!

abraço,
andré

PS.: Caio, como chama essa proteção térmica que vc colocou na tubulação quente?

Fernando Figueiredo
08/01/2006, 00:01
No meu carro, (segunda foto que o Caio postou), o respiro que sai da tampa de válvula foi direcionado para baixo e colocado um pé de mesa do CHT para fechar.
Até mais
Fernando Figueiredo

Gabrielpol
08/01/2006, 10:27
ANDRE, obrigado pela força, o que esta me segurando nao e a dó e sim a dú...zia de contas que ainda tenho pra pagar.Estou so esperando me recuperar da troca do radiador, correias, tensionador etc, para procurar a melhor opçao de turbina.A minha duvida continua sendo sobre uma TGV, se e economicamente viavel comprar, e onde faze-lo, nao consigo informaçoes... Ta dificil.

FERNANDO, Se o teu respiro da tampa de valvulas foi fechado, tenho quase certeza(gostaria que alguem mais desse opiniao) de que vai te ocasionar problemas futuros.
Os gases acumulados na tampa de valvulas sao provenientes do carter, da propria queima de combustivel que passam atraves dos pistoes quando da compressao dos mesmos, e sobem...
se nao forem reaproveitados, como e do projeto original do fabricante do motor, eles vao contaminar o teu oleo lubrificante, causando depositos de borras, inclusive na parte superior do cabeçote(comando de valvulas),
Mais um problema seria o aumento da pressao interna podendo danificar retentores.
Acho que esta certissima a conexao do Caio, que mantem o reaproveitamento dos gases e o alivio da pressao.
Por via das duvidas procura mais informaçoes, acho que o pessoal do forum vai opinar tambem.
Boa sorte.

Leonardo Dic
08/01/2006, 10:49
E aí André qual foi o custo do intercooler, onde ele foi colocado ( mais embaixo ou em cima ?)
Qual a marca da sua turbina ?

Abraço

Fernando Figueiredo
08/01/2006, 19:30
Gabriel,
FERNANDO, Se o teu respiro da tampa de valvulas foi fechado, tenho quase certeza(gostaria que alguem mais desse opiniao) de que vai te ocasionar problemas futuros.
Os gases acumulados na tampa de valvulas sao provenientes do carter, da propria queima de combustivel que passam atraves dos pistoes quando da compressao dos mesmos, e sobem...
se nao forem reaproveitados, como e do projeto original do fabricante do motor, eles vao contaminar o teu oleo lubrificante, causando depositos de borras, inclusive na parte superior do cabeçote(comando de valvulas),
Mais um problema seria o aumento da pressao interna podendo danificar retentores.
Acho que esta certissima a conexao do Caio, que mantem o reaproveitamento dos gases e o alivio da pressao.
Por via das duvidas procura mais informaçoes, acho que o pessoal do forum vai opinar tambem.
Boa sorte.[/quote]

A mangueira do respiro da tampa de válvula estava ligada à tubulação que ia para a turbina. Na primeira revisão, foi constadado que a turbina estava sugando vapores de óleo e ficando um pouco melada. Então, essa ligação foi desfeita. O respiro foi direcionado para baixo (não está ligado a nada, será que me expressei mal antes e entendeste errado?) e o furo foi tampado. Pena não ter foto deste detalhe.

Caio Rivetti
09/01/2006, 09:37
Pessoal,
na minha a mangueira do respiro sai para baixo, acho que não é bom ligar na admição com a turbina.
Gabriel se voce conseguir alguem que faça um coletor para colocar a turbina da ranger, acho que voce deve fazer pois a diferença de desempenho em baixas rotações é brutal.
Andre conta mais do intercooler pra gente.

SJKCaio
09/01/2006, 10:21
PS.: Caio, como chama essa proteção térmica que vc colocou na tubulação quente?


Na verdade são as mangueiras do ar condicionado que eu mudei de lugar para não ficar tão perto da turbina.
Usei papel aluminio mais grosso (vulgo forra fogão) e abraçadeira de naylon :D :D :D

O custo de adaptação de uma TGV é alto , uma Garret feijão com arroz já funciona bem num custo razoavel (se for recondicionada uns 600-700 reais)

andrecneto
09/01/2006, 10:33
Amigos,

O intercooler ficou muito bem instalado no único lugar que cabe mesmo, atrás da saia do parachoque.

Dá um pouco de medo no começo de pegar alguma pedra ou pau, mas o resultado compensa.

Vou tirar umas fotos depois para postar aqui, mas as fotos que tem aqui no fórum sobre a instalação são identicas as que eu vou tirar. Ficam todas iguais (colocado na maxcooler).

O motor melhora por que, para compensar a perda de vazão na tubulação, vc tem q aumentar a pressão da turbina, se ela for pequena como a minha (garret, acho q T2), vai encher muito mais rápido. O motor, em 5ª marcha, com 2mil rpm, se vc precisar dele, aperta o acelerador e ela parece um golf 2.0, vai forte mesmo.

É sensível a "respiração" do motor...dá pra sentir, mesmo com a mesma pressão (medida na entrada do motor), que o motor desenvolve mais rápido. No intercooler, de um lado é muito quente, queimando a mão mesmo, e do outro fica uns 20º...sem brincadeira! Você fica pensando que durante muito tempo ficou jogando o ar muito quente, igual na entrada do intercooler, pra dentro do motor. Imagina a diferença!

Ainda não percebi nada no consumo! Quanto a embreagem, que perguntaram em outra ocasião, vou ter q trocar o plato pq em 4ª ela patina um pouco...mas vai ter que esperar pq fiz uma revisão mais pesada agora!

grande abraço à todos,
andré

beni-rj
09/01/2006, 12:13
Caio
--------------------------------------------------------------------------------


Pessoal,
na minha a mangueira do respiro sai para baixo, acho que não é bom ligar na admição com a turbina



Entendi que no seu caso o respiro permanece livre para o exterior.
Esclareça, por favor, qual a razão dessa preferência, pois já ouvi alguém recomendar conexão com a admissão, antes da turbina, pois há succão, ajudando a expelir os gases, evitando a baboseira e lubrificando a turbina.

Breve estarei turbinando com intercooler. Estou aguardando disponibilidade do meu mecânico. Postarei as alterações experimentadas, tão logo fique pronta.

[]s Hiluxminados

Caio Rivetti
09/01/2006, 17:24
Beni,
posso estar enganado mas a unica razão de ligar o respiro do oleo na admissão, é por motivos de controle de poluição. Conectando o respiro na admissão voce vai estar mandando vapores do oleo do motor para a turbina, e a baboseira de que voce fala ira para a turbina, que não foi feita para ser lubrificada no caracol e sim no mancal onde é feita a lubrificação.
Alem do que ele estando pra fora é mais facil de detectar qualquer entupimento, que causaria varios problemas no motor. Se voce notar, varios motores preparados para competição tem apenas um filtro no lugar do respiro do oleo.

Gabrielpol
09/01/2006, 19:06
Hola pessoal... Fernando, desculpa, realmente eu tinha entendido que o teu respiro tinha sido fechado.
Agora...ao igual que o Caio vcs. estao deixando de aproveitar gases que sao na maior parte da sua composicao vapores de combustivel.
Mesmo estando o respiro direcionado para baixo e aberto claro, estes gases nao estao sendo sugados pela admissao (com turbo ou sem turbo), consequentemente so o ar mais quente e os gases mais leves vao fazer o caminho de descida ate o final da mangueira empurrados pela pressao gerada no carter, e o material mais pessado e contaminante que deveria ser sugado, permanece na sua maior parte dentro do motor, oxidando teu oleo.
Outro aspecto negativo e que estes gases HC (hidrocarburos) sao altamente contaminantes e desde a decada de 60, proibidos de serem lancados a atmosfera. Todas as montadoras foram obrigadas a adotar sistemas de recirculacao, ate hoje a maioria dos carros utilizam a valvula PCV (positive crankcase ventilation), ou seja ventilacao positiva do carter. Alem de ajudar na economia de combustivel, ajuda a nao poluir o nosso precioso meio ambiente. :discordo:
Quanto a presenca de oleo na turbina, pode ser causada por outro problema. Seria bom saber dos outros "turbinados" se acontece com eles e lembrando que sao adaptacoes, o correto e verificar esta ligacao num motor turbo original de fabrica, de qualquer montadora.

Referente ao meu futuro TDI, acho que farei a instalacao na maxcooler de Goiania. Pelas referencas do pessoal do forum acho que vale a pena.
Claro que se fosse viavel, colocaria um tgv... :mrgreen:
Abracos.

SJKCaio
10/01/2006, 09:44
posso estar enganado mas a unica razão de ligar o respiro do oleo na admissão, é por motivos de controle de poluição



A principio tinha a mesma opinião, mas lendo o resto faz sentido :concordo: :concordo:



ar mais quente e os gases mais leves vao fazer o caminho de descida ate o final da mangueira empurrados pela pressao gerada no carter, e o material mais pessado e contaminante que deveria ser sugado, permanece na sua maior parte dentro do motor, oxidando teu oleo

beni-rj
10/01/2006, 10:21
Beni,
, e a baboseira de que voce fala ira para a turbina, que não foi feita para ser lubrificada no caracol e sim no mancal onde é feita a lubrificação.
.

Caio Rivetty
Acho que você tem toda razão, falei besteira, #@¨RDA!, entrando no caracol os gases com hidrocarbonetos não queimados só irão se depositar, formando uma crosta preta (eu vi numa turbina usada).

Gabrielpol

Falou e disse "Outro aspecto negativo e que estes gases HC (hidrocarburos) sao altamente contaminantes e desde a decada de 60, proibidos de serem lancados a atmosfera. Todas as montadoras foram obrigadas a adotar sistemas de recirculacao, ate hoje a maioria dos carros utilizam a valvula PCV (positive crankcase ventilation), ou seja ventilacao positiva do carter. Alem de ajudar na economia de combustivel, ajuda a nao poluir o nosso precioso meio ambiente."

Meu caro Gabriel, obrigado pela sua sempre valiosa observação, você está coberto de razão. Desde meu primeiro Fusca 1961, queixo duro, até comprar recentemente a MaryGood, nunca vi o tal caninho babador. Confesso que levei um susto a primeira vez que subi o carro no elevador e deparei-me com a tal mangueirinha ligada a lugar nenhum. :o

O turbo da IHI que era colocado aqui pelas Concessionárias ou por oficinas credenciadas pela Toyota, vinham com a tomada para ligação do respiro no tubo de admissão antes da turbina ( o mesmo que o Caio Rivetty desconectou pelas razões apresentadas).

Como estou colocando o kit da IHI, estou em dúvida--"conecto or not conecto". :?

Aguardo opiniões Hiluxminadas...

SJKCaio
10/01/2006, 11:14
Fica meio "melado" mesmo :x :x :x mas não chega a "babar" óleo..........

Gabrielpol
10/01/2006, 19:46
Hola a todos,
expondo a minha ignorancia sobre a parte legal, juridica, burocratica da adaptacao do turbo, gostaria de saber se e por lei obrigatorio alterar a documentacao do vehiculo perante o detran.
Outra pergunta e sobre o seguro, se as seguradoras aceitam esta adaptacao sem restricoes, para quem ja tem o seguro feito.
Acho importante saber antes, do que apos acontecer um sinistro e o seguro nao cubrir os prejuizos.

Abracos.

SJKCaio
11/01/2006, 08:44
Se for seguir a legislação ao "pé da letra" até pneu de medida diferente é proibido, pois modifica as caracteristicas originais do veiculo :x :x :x

d_fismann
10/03/2006, 03:48
Retornando o tópico...

a resposta p/ as perguntas é: sim, estou gostando e vale muito a pena (ultrapassagens seguras e carros 1.0 entre outros p/ trás na subida agora). Manutenção normal. Eu fiz embreagem de cerâmica.

Gabriel, vc pode colocar sim a TGV, deve ficar muito bom... - coletor vc pode fazer no Giba Escapes (ET) e instalar e o kit na Rasch Motoren (Mauricio - o cara entende!!) Boa sorte!!



mas vejo q todo mundo anda com 0,8


Detalhe - eu não ando com 0,6/0,8...

Abras

GH
10/03/2006, 09:41
Gabriel,

Voce citou o seguro...
Estou muito afim de comprar uma SW 93/95 mas não estou conseguindo uma boa cotação de seguro, vocês tem alguma dica?

MIKIM
10/03/2006, 17:14
Boa tarde amigos

Como sou um recente proprietário de uma hilux 1997 estive olhando quanto ao turbo para ela e achei nesse site www.turbobrasil.com.br, mandei um email para eles e segue a resposta:

Atendendo à sua solicitação, segue informações sobre o kit toyota:
Valor: R$2.600,00 (não inclusa a instalação);
Marca do turbo: Borg Warner
Garantia: 12 meses;
validade da proposta: 10 dias
Obs.: Não é necessário fazer modificações no motor; Com o kit, segue manual de instalação.
Desde já agradecemos a consulta e colocamo-nos à disposição para eventuais esclarecimentos.
Atenciosamente,

Se alguem tiver interesse. depois conta pra nos como ficou.

MIKIM

MIKIM
10/03/2006, 17:26
Pessoal vendo um pouco sobre o assunto e posso estar enganado mas me falaram que o snorkel também serve como intercooler visto que ele puxa o ar em cima da pickup não pegando o ar quente do cofre do motor, seria uma opção mais barata e teria duas utilidades para quem faz trilhas e adora passar dentro de rios.

MIKIM

GH
10/03/2006, 17:33
Eu vi uma com intercooler instalado abaixo da placa dianteira, por dentro do parachoque.
Acho que ali ele pega um ar bem fresco, apesar de ser um local inadequado pra quem pega barro...

Luiz Antonio
10/03/2006, 22:43
Fala Gustavo, blza.

Pelo que tenho pesquisado, é mesmo o unico lugar pra se instalar o intercoler nas hilux, mas concordo com vc qto a pegar muita lama, além de ficar muito exposto no caso de alguma encostadinha de leve.

Viu a do Fernando Figueiredo ? está anunciada aqui.


[]'s

Luiz Antonio
10/03/2006, 22:46
MIKIM,

Snorkel, só mesmo pra evitar a entrada de agua no filtro de ar nas travessias.

[]'s

beni-rj
10/03/2006, 23:05
Olá pessoall

Acabei de colocar turbo IHI na Mary Good, Toyota Hilux SW4 2.8 D, com

110 000 km rodados, comprada a seis meses e em ótimas condições.

Transcrevo a seguir os dados coletados em dinamômetro, antes e depois,

bem como das impressões ao dirigir.

Quanto ao kit, trata-se de um IHI usado, segundo o ex-dono retirado de

pick-up em perfeitas condições, mas revisada por insistência do

mecânico preparador com kit de reparo ( + R$ 500,00 ).

Além da colocação do kit, foi dimensionado todo o escapamento com

tubo de 50mm, direto, apenas com abafador, sem restrições, com saída

sob o estribo direito, avante da roda traseira (o turbo diminui

o ruído, tornando dispensável o silencioso original).

Além do kit, foi colocado filtro de ar esportivo cônico de alta performance,

em substituição ao original que deu lugar à segunda bateria, ligada

ao sistema essencial de funcionamento do carro, independente dos

serviços normais. Em breve o filtro esportivo será substituído pelo

snorkel e o intercooler. O escapamento foi encurtado para diminuir a

resistência e dar espaço à colocação do long range tank que irá dobrar a

autonomia da MaryGood.

Abaixo seguem os gráficos das passagens iniciais, antes da instalação,

as quais, em resumo, apresentaram potência máxima de 80.8 BHP e

maior torque à 2700 Rpm com 178.2 Nm, na melhor passagem.

Aguardem, na próxima mensagem, os gráficos pós-turbo com as

impressões ao dirigir. :D

Luiz Antonio
10/03/2006, 23:14
beni-rj,

Opa, parabens pela aquisição, aguardaremos agora as suas impressoes ao dirigir, só uma pergunta, pq. mais uma bateria ?

[]'s

beni-rj
11/03/2006, 00:22
Continuando com o relato da colocação do Turbo IHI na MaryGood.

Em seguida ao término dos serviços de instalação do turbo,voltamos ao

dinamômetro, com muita expectativa, pois até então nunca soube de

alguém que fez medições antes e depois. Até então,só tinha informações

desencontradas ou estapafúrdias de vendedores, todas empíricas e com

baixo nível de credibilidade.

Na primeira passagem-- grande decepção!-- a potência máxima não

chegou a atingir valor maior que 10% da anterior (80.8 BHP). Além disso,

a aceleração na corrida foi lenta e falha, não atingindo as 4000 RPM ,

atingidas anteriormente. Sinais claro de mistura muito pobre.

Abrindo a regulagem da bomba injetora o mecânico foi aumentando,

gradativamente, até atingir ganho significativo de 50% de potência, só

que com significativa emissão de fumaça negra. Neste teste, cheguei

a assustar, pois MaryGood ameaçou saltar dos calços, e a suspensão, ou

melhor o chassis torceu de modo significativo. :shock:

Finalmente, atingimos o ponto, julgado ideal, na oitava corrida, cujos

resultados, resumen-se num acréscimo de potência para 106.4 BHP a

4000 RPM, ganho nominal de 31,7%, com torque máximo de 216 NM a

2800 RPM, acréscimo de 21,21%, cujas curvas estão reproduzidas abaixo.

Particularmente, gostei da nova curva de torque, pois além do

aumento significativo, apresentou um formato mais homogêneo,

horizantalizado no topo , atingindo altos níveis de torque em baixa e

mantendo-se elevado até altas rotações normais de uso. Sem dúvida,

apenas olhando a curva dá para concluir que as retomadas de velocidade

(minha maior queixa) ficariam muito mais fáceis. :D

beni-rj
11/03/2006, 02:58
beni-rj,

Opa, parabens pela aquisição, aguardaremos agora as suas impressoes ao dirigir, só uma pergunta, pq. mais uma bateria ?

[]'s

Luiz Antônio

Pela minha experiência com engenhos eletro-mecânicos, posso lhe assegurar, com certeza, de quem tem um de repente não tem nenhum. :cry:

Estou preparando a MaryGood, ou como apelidada aqui em casa de Maria-Mole, (agora vai ter que mudar para Maria-mais-Esperta :!: ) para grandes excursões pelo Continente em alta-montanha , em estradas precárias e distantes centenas de quilômetros de um auto-elétrico. Sistemas elétricos e de alimentação independentes e redundantes, proporcionam alto grau de confiabilidade para um veículo com com esse propósito.Se pudesse duplicaria , também, outros. :mrgreen:

Quanto as impressões ao dirigir uma SW4 2.8 turbo alimentada seguem minhas impressões iniciais. Andei, apenas, dois dias na cidade (Rio de Janeiro) e pequena viagem de cerca 400km, com grande trecho de serra:
Rio - Teresópolis- Petrópolis, via Itaipava, Rio.

Na cidade não senti diferença significativa.Talvez uma melhor disposição
nas arrancadas, quando o sinal de trânsito abre, depois de um tempo interminável. Aliás, não vejo aí nenhuma vantagem, pois a embreagem desse carro não dimensionada para essas solicitações deve abrir o bico rapidinho. Compete ao burro atrás do volante não se empolgar com os cavalos a mais. :lol:

Na estrada, principalmente nos trechos de subidas moderadas, nota-se uma significativa melhora de desempenho. Ultrapassagens em curvas em mão-única que devem ser rápidas, para serem seguras, é sem dúvida a grande vantagem. Retomadas de velocidades entre terceira e quarta, também, melhoram bastante.Claro que o motor continua sendo um 2.8 movido a Diesel. Quando solicitada, no topo da serra, sem dó, MaryGood,
apresentou algo inédito: o ponteiro do mostrador de temperatura da água descolou-se de sua posição tradicional e chegou a aumentar bem uns dois miulímetros. :!:

No regresso, já na baixada, no plano e na reta , testei o pé na tábua: alcançamos por três vezes a estonteante velocidade calibrada de 135km/h. :!: :dance:

Finalmente, é minha impressão inicial que o turbo melhora sobremaneira quem utiliza a Hilux principalmente em estradas com aclives acentuados e para quem,como eu, pretende utilizá-la em grandes altitudes, onde o turbo realmente mostra seu valor.

São essas as impressões de um turbinado iniciante. :lol:

P.S. Faltou esclarecer que todos os testes em dinamômetro foram executados ao nível do mar com temperatura ambiente de 35*C, com ar-condicionmado e equipamentos elétricos desligados. O ajuste da pressão do turbo ficou em modestos 0,6 Bar e MaryGood não solta fumaça preta.

[]s Hiluxturbinados

Gabrielpol
11/03/2006, 07:13
Respondendo ao amigo Gustavo sobre valores de seguro, a melhor cotacao que achei foi da seguradora da toyota, R$-2400, contra 3600 da Porto, que e o que eu iria pagar este ano se renovase com eles.
O seguro da Toyota so e barato para os carros da montadora, cotei pra o carro do meu filho, um palio, e sai muito mais caro que nas outras.
Passa numa concessionaria e pede cotacao.
Abraco.

d_fismann
11/03/2006, 07:43
Beni,



O escapamento foi encurtado para diminuir a

resistência e dar espaço à colocação do long range tank que irá dobrar a

autonomia da MaryGood



vc poderia postar fotos do escapamento e tb do long range tank. Ele é de plástico? Quanto custou? De que carro que é? E o que mais vc puder falar sobre ele...

[ ] ´s curiosos e empolgados coma autonomia

GH
13/03/2006, 08:57
Luiz Antonio:

Sim, vi a do Fernando, pedi a ele para levar na oficina de um amigo em Osasco para dar uma vistoriada por mim. Creio que ele faça isso nesta semana.
A viatura dele parece-me bem conservada, pelas fotos.

Gabriel:

Muito obrigado, vou tentar na concessionária.

beni-rj
13/03/2006, 11:18
Beni,



O escapamento foi encurtado para diminuir a

resistência e dar espaço à colocação do long range tank que irá dobrar a

autonomia da MaryGood



vc poderia postar fotos do escapamento e tb do long range tank. Ele é de plástico? Quanto custou? De que carro que é? E o que mais vc puder falar sobre ele...


[ ] ´s curiosos e empolgados coma autonomia

Fismann

O projeto é de autoria do Andre4runner, aqui do fórum. Um verdadeiro ovo de colombo, mas que está, ainda em fase de implementação. Não
resolvemos alguns detalhes técnicos e financeiros. Assim que estiver pronto e testado em nossas viaturas divulgaremos em tópico próprio.

[]s Hiluxminados

Luiz Antonio
14/03/2006, 12:38
Gustavo Heck,

Por acaso seu amigo é o Jair da cjcheckup ??

[]'s

GH
14/03/2006, 13:59
Sim!

Luiz Antonio
14/03/2006, 15:19
Tá em ótimas mãos entaum, ele que cuida da minha sw4 tbm.


[]'s :concordo:

Fernando Figueiredo
14/03/2006, 22:55
Luiz,
levei a SW4 para o Sr. Jair dar uma olhada a pedido do Gustavo.
A SW4 passou pelo seu crivo, pelos menos foi isso que le me disse.
Inclusive o Rodrigo, filho do Jair, ficou de me ligar para dar uma volta na TD, para ter uma idéia de seu desempenho, já que ele está montando uma Camper e essa motorização está em pauta.

Luiz Antonio
15/03/2006, 16:19
Fernando
Beleza, o Jair sabe tudo de toyotas, costumo fazer todas as manutenções preventivas da minha SW4 com ele, pq. quebrar mesmo, até hoje nunca, eta carro bom. :concordo:

[]'s

vini rj
20/03/2006, 11:37
Beni,
posso estar enganado mas a unica razão de ligar o respiro do oleo na admissão, é por motivos de controle de poluição. Conectando o respiro na admissão voce vai estar mandando vapores do oleo do motor para a turbina, e a baboseira de que voce fala ira para a turbina, que não foi feita para ser lubrificada no caracol e sim no mancal onde é feita a lubrificação.
Alem do que ele estando pra fora é mais facil de detectar qualquer entupimento, que causaria varios problemas no motor. Se voce notar, varios motores preparados para competição tem apenas um filtro no lugar do respiro do oleo.

Srs estou para instalar na minha hilux o kit turbo IHI +kit maxcooler .comprei usada em otino estado.u acara que me vendeu deu uma dica ,para o retorno do oleo seria conequitar a manqueira numa adapta;ao no carter de um duto para que o oleo volte parao carter e assim nao mais para o kit ,evitando a contamina;ao da turbina por oleo .
pergunta essa adapta;ao he viavel ou devo serquir a instala;ao normalmente , e oque seria o redimencionamento da descarga.
desde de ja obrigado pela ajuda.
vinicius milagres
angra dos reis

vini rj
20/03/2006, 11:52
Beni,
posso estar enganado mas a unica razão de ligar o respiro do oleo na admissão, é por motivos de controle de poluição. Conectando o respiro na admissão voce vai estar mandando vapores do oleo do motor para a turbina, e a baboseira de que voce fala ira para a turbina, que não foi feita para ser lubrificada no caracol e sim no mancal onde é feita a lubrificação.
Alem do que ele estando pra fora é mais facil de detectar qualquer entupimento, que causaria varios problemas no motor. Se voce notar, varios motores preparados para competição tem apenas um filtro no lugar do respiro do oleo.

Srs estou para instalar na minha hilux o kit turbo IHI +kit maxcooler .comprei usada em otino estado.u acara que me vendeu deu uma dica ,para o retorno do oleo seria conequitar a manqueira numa adapta;ao no carter de um duto para que o oleo volte parao carter e assim nao mais para o kit ,evitando a contamina;ao da turbina por oleo .
pergunta essa adapta;ao he viavel ou devo serquir a instala;ao normalmente , e oque seria o redimencionamento da descarga.
desde de ja obrigado pela ajuda.
vinicius milagres
angra dos reisSrs felizes proprietarios de hilux com turbo.
quais as adapta;oes que deve fazer para instalar os kit turbo IHI + kit maxcooler na minha hilux sr5 ano 97 com 190mil kms . e qual o melhor oleo para usar depois de instalao feita .
vinicius milagres hilux papalama 4x4 97 snorkel tdi

Caio Rivetti
20/03/2006, 17:31
Vini,
na verdade eu acho que voce esta confundindo o respiro do oleo com o retorno do oleo da turbina,
o retorno de oleo da turbina tem sim que voltar para o carter, mas não é necessario fazer adaptação alguma, acho que voce deve seguir o procedimento normal de instalação, que deve usar a saida de lubrificação para a bomba de vacuo, que fica junto com o alternador.Quanto ao respiro do oleo do motor, esse sim voce pode direciona-lo para fora ou para a admição como foi falado anteriormente.
Na realidade o kit é meio plug´n play.
Quanto ao redimensionamento de descarga, seria mudar o escapamento ou o silenciador para uma maior vazão de gases gerados pela turbina.

ALL, voltando ao assunto do respiro e contrariando minha opinião anterior, resolvi colocar o respiro de oleo do carter na tubagem de admição para ver se realmente faria alguma diferença. Apos alguns mil kilometros rodados, nada notei a não ser a ausencia de vapores de oleo que acabavem sujando o meu bloco perto do cilindro da embreagem.

Conclusão: por enquanto acho que é indiferente o destino do respiro de oleo do carter, mas vou continuar com ele ligado a admição evitando a sujeira do bloco.

vini rj
21/03/2006, 21:14
OK Caio vc ta certo.
mais uma duvida. na base da turbina tem 2 dudos um de entrada de oleo e outro de retorno pro carter.
duvida ,onde vai ser conectado o duto de entrada de oleo. seria na saida de lubrifica;ao da bomba de vacuo.se for onde vai o retorno do oleo que deveria ir pro carter.
quanto ao oleo a ser usado depois de instalado o kit .devo usar um mais adtivado ou o que venho usando .lubrax super turbo.
meu mecanico coprou R$400,00 pra instalar ta caro ou ta no pre;o..
valeu de novo
vinicius milagres.
samurai4x4offroadexpress
hilux974x4papalama snorkel em breve tdi

elmestizo
21/03/2006, 23:51
Vini,

tá no preço...

qto ao retorno é melhor ir para o carter!!

abrass

vini rj
22/03/2006, 10:49
Aloha amigos . valeu pela ajuda
vou levar o carro na segunda depois volto a relatar como ficou .
abra;os .
vinicius milagres 8) 8)

vini rj
22/03/2006, 10:52
Aloha amigos . valeu pela ajuda
vou levar o carro na segunda depois volto a relatar como ficou .
abra;os .
vinicius milagres 8) 8)

Gabrielpol
26/03/2006, 19:18
Ola a todos, segue a copia de um artigo interesante sobre legislacao e seguro de carros turbinados, faz um tempo atras eu mesmo estive perguntando aqui no forum mas nao recebi respostas, agora achei-as.

Segue o texto copiado;


A utilização de turbocompressor nos veículos nacionais e importados, registrados e emplacados no Brasil, continua trazendo empecilhos legais, salvo nos casos em que o equipamento é original de fábrica. Neste caso, o veículo é registrado sem qualquer problema. Também é a única forma aceita hoje sem restrições pelas companhias seguradoras. Em caso de acidente, se comprovada a presença de turbo original de fábrica, o seguro não perde a validade. Do contrário, o seguro se invalida e o proprietário assume os custos. Se o turbo for retirado e a perícia constatar esse ato após o pagamento do seguro -- fato cada vez mais raro, face ao rigor das seguradoras --, o proprietário pode ser acionado por fraude contra o seguro.

E se colocarmos o turbo e pedir à seguradora uma vistoria, é possível fazer o seguro do veículo? A alteração das características do veículo é rigorosamente analisada nas vistorias. As companhias seguem a risca os artigos do Código, a saber:

Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.

Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações e ao proprietário do veículo a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.

Neste artigo incidem muitas dúvidas e polêmicas face às possibilidades geradas pelas expressões alterações, conversões ou modificações. São expressões que tentaram deixar o artigo mais abrangente, mas essa abrangência se tornou um fator de complicação para se reconhecerem os equipamentos efetivamente permitidos ou não.

De todas as alterações que se enquadram neste artigo -- como rodas e pneus, equipamentos de iluminação, entre outras --, a mais polêmica ainda é o turbo. Principalmente para aqueles que desejam colocar o veículo no seguro. Se forem seguidos os passos abaixo, é facultado à seguradora aceitar ou não o seguro do carro. O custo pode ficar até 80% acima da versão não turbinada. Por quê? As companhias entendem que o carro passa a ter muito mais chances de se envolver em acidentes, e enquadram o veículo numa espécie de grupo de risco.

Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:
III - for alterada qualquer característica do veículo;
IV - houver mudança de categoria.

Quando instalado o turbo e havendo intenção de legalizar o equipamento, o proprietário deve solicitar a expedição de um novo documento para o veículo, constando as modificações.

Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:
I - Certificado de Registro de Veículo anterior;
II - Certificado de Licenciamento Anual;
III - comprovante de transferência de propriedade, quando for o caso, conforme modelo e normas estabelecidas pelo CONTRAN;
IV - Certificado de Segurança Veicular e de emissão de poluentes e ruído, quando houver adaptação ou alteração de características do veículo;
V - comprovante de procedência e justificativa da propriedade dos componentes e agregados adaptados ou montados no veículo, quando houver alteração das características originais de fábrica;
X - comprovante relativo ao cumprimento do disposto no art. 98, quando houver alteração nas características originais do veículo que afetem a emissão de poluentes e ruído;
XI - comprovante de aprovação de inspeção veicular e de poluentes e ruído, quando for o caso, conforme regulamentações do CONTRAN e do CONAMA.

Estes itens determinam que seja feita a inspeção para certificação das condições de segurança do veículo, após a colocação do turbo, por exemplo. Neste caso, o Detran pode não aceitar a alteração por entender que a segurança do veículo ficou comprometida. Mas de qualquer forma, o Código prevê a autorização para rodar com o veículo alterado, desde que esteja devidamente inspecionado.

A alteração sem inspeção implica o risco de ter o veículo reprovado nas futuras inspeções anuais obrigatórias, além de ter o carro recolhido e proibido de circular até que seja desfeita a alteração não autorizada. O proprietário deverá arcar com multa por infração grave e o carro só voltará a rodar legalmente após nova inspeção veicular e de poluentes. Esta inspeção técnica está prevista no art. 104 do código, para efeitos de licenciamento do veículo, e regulamentada pela Resolução 84/98, que considera "defeito muito grave" de inspeção as alterações não autorizadas e constatadas.


--------------------------------------------------------------------------------

Consultório Técnico - Página principal - e-mail


Gostaria de algum comentario de alguem que tenha consultado a sua seguradora sobre o assunto.
Abracos,

André 4Runner RJ
27/03/2006, 16:14
Caro Gabriel,

8) Já tive vários carros, mecanicamente adulterados, e inclusive alguns segurados, com sinistros e perda total, sem me causar qualquer problema.
Acredito que a bagunça e a falta de conhecimento por parte dos orgãos "incompetentes" :putz: sejam tão grande, que acabamos nos favorecendo. :concordo:
É o tipo da coisa que é melhor não levantar poeira!!!

Abração,

André

Caio Rivetti
04/07/2006, 17:09
All,
voltando ao assunto de onde colocar a saida do respiro do carter, acabo de aprender com o pessoal da TA Diesel e da Mitsubishi que ao contrario do que foi dito anteriormente, não devemos de maneira alguma colocar o respiro na tubagem de admição da turbina, e sim direcionala para a atmosfera.
Ai vai a explicação:
1-) O rotor da parte fria da turbina foi feito para trabalhar com ar limpo e não vapores de oleo, com o esquenta e esfria esses vapores se condensam e acabam formando acumulos de borra na turbina causando um mal funcionamento e desgaste prematuro da mesma.
2-) O sistema de "retentores" das turbinas funcionam com vacuo, que impede que o oleo da lubrificação passe para o rotor. Os vapores de oleo vindos do respiro sendo sugado por esse vacuo acabam passando por esse "retentor" e acabam prejudicando essa vedação e a propria lubrificação da turbina, diminuindio sua vida util.
3-) o respiro do carter foi projetado para trabalhar apenas com a pressão da expanção dos gases devido ao aquecimento do motor, e não com uma pressão negativa como no caso do respiro estar ligado a admição da turbina, o aumento dessa pressão negativa , causada por um filtro de ar sujo, pode causar ocasionar desgaste nos retentores de valvula e ate a falta de lubrificação em algumas partes do motor.

Acho que ficou claro o porque devemos retirar o respiro da admição e direcionalos para a atmosfera.

Para os que argumentarão que nos veiculos novos o respiro é direcionado para a admição, isso foi imposto no final da decada de 80 ou 90, por motivos de poluição, não levando em conta a performance do motor.

Não sei quanto a voces, mas a minha nunca mais vai andar com o respiro ligado a admição.

PS. não se esqueçam de tampar o orificio na tubagem de admição de onde for retirado o respiro

demil
24/07/2006, 13:39
Olá a todos, depois de encotrar este tópico fui ver como é este repiro na minha (sw4 97)', ela é 3.0 turbo de fábrica e está assim: o respiro que sai da tampa superior do motor entra no caracol da turbina na parte fria e parece q esta ligação é original. Será q devo tirar e deixar na atmosfera? Q vcs acham?
Pois ficando como está o óleo e tudo mais q sai dsta tampa vai pra dentro do motor novamente, isto não pode ser prejudicial a longo prazo pro motor?

Sds.

Luca
26/07/2006, 08:29
Demil,

Parabéns pela sua nova aquisição. A sua Toyota é turbinada de fábrica. O projeto já prevê a utilização do respiro do cárter ligado à parte fria da turbina. Não mexa em nada.
Embora não tenha nada a ver, permita-me sugerir que dê uma lida, se é que já não fez, nos tópicos sobre trinca no cabeçote da 3.0 turbodiesel. Assim você poderá aproveitar do seu brinquedo por muitos anos.

Abraço

Augustocesar
26/07/2006, 09:39
All,
voltando ao assunto de onde colocar a saida do respiro do carter, acabo de aprender com o pessoal da TA Diesel e da Mitsubishi que ao contrario do que foi dito anteriormente, não devemos de maneira alguma colocar o respiro na tubagem de admição da turbina, e sim direcionala para a atmosfera.
Ai vai a explicação:
1-) O rotor da parte fria da turbina foi feito para trabalhar com ar limpo e não vapores de oleo, com o esquenta e esfria esses vapores se condensam e acabam formando acumulos de borra na turbina causando um mal funcionamento e desgaste prematuro da mesma.
2-) O sistema de "retentores" das turbinas funcionam com vacuo, que impede que o oleo da lubrificação passe para o rotor. Os vapores de oleo vindos do respiro sendo sugado por esse vacuo acabam passando por esse "retentor" e acabam prejudicando essa vedação e a propria lubrificação da turbina, diminuindio sua vida util.
3-) o respiro do carter foi projetado para trabalhar apenas com a pressão da expanção dos gases devido ao aquecimento do motor, e não com uma pressão negativa como no caso do respiro estar ligado a admição da turbina, o aumento dessa pressão negativa , causada por um filtro de ar sujo, pode causar ocasionar desgaste nos retentores de valvula e ate a falta de lubrificação em algumas partes do motor.

Acho que ficou claro o porque devemos retirar o respiro da admição e direcionalos para a atmosfera.

Para os que argumentarão que nos veiculos novos o respiro é direcionado para a admição, isso foi imposto no final da decada de 80 ou 90, por motivos de poluição, não levando em conta a performance do motor.

Não sei quanto a voces, mas a minha nunca mais vai andar com o respiro ligado a admição.

PS. não se esqueçam de tampar o orificio na tubagem de admição de onde for retirado o respiro


Caio,
Acho que o pessoal pisou na bola. Isso de jogar na atmosfera é ultrapassado e incorreto, além de contrário a legislação.
Outra coisa, esse vapor constitui em gases de queima incompleta, muito mais nocivos ao ambiente do que os de escape.
Também Rivetti, no motor 3l aspirado o respiro também é ligado diretamente na admissão, uma vez que esse motor trabalha com pressão negativa de fábrica.
Outra, esses depósitos na aletas do turbo não comprometem o turbo, nunca isso ocorre, tal a velocidade de funcionamento dessas.
Os turbo originais todos usam isso, será que a fábrica não pensou nisso,
Vamos verificar, por enquanto a minha fica ligada antes da turbina e sem fumaça dentro do capô.
abraços,

Caio Rivetti
26/07/2006, 13:02
Augusto,
Acho que o pessoal não pisou na bola não, falei com varios preparadores de carros de corrida e me falaram a mesma coisa, todos jogam o respiro para a atmosfera.
Concordo com voce, quando diz que é incorreto jogar esses vapores na atmosfera, e que esses gases são nocivos a ela, mas isso nada tem a ver com a performance e a durabilidade do equipamento, trata-se apenas de uma legislação ambiental. Como o que ocorreu quando proibiram a adição de chumbo na gasolina, pararam de poluir, mas o rendimento dos motores caiu muito, o mesmo com a adição de alcoool a gasolina, melhorou muito a emissão de poluentes, aumentou o rendimendo, mas diminuiu a durabilidade de varias peças.As leis ambientais na maioria dos casos andam na contramão da performance e durabilidade dos motores.
Sei que nossos motores, e todos os outros motores modernos (independente de serem turbos ou não) vem com esse respiro ligado a admição.Quanto a pressão negativa, a dos motores aspirados é bem inferior a dos motores turbinados, e QUANDO O FILTRO DE AR ESTIVER OBSTRUIDO será infinitamente maior dentro do carter, podendo provocar danos.
Tive a oportunidade de retirar e desmontar o meu turbo apos 80000km e realmente existiam encrustrações de oleo, tanto na turbina quanto na borboleta da admição.
Jamais falei para quem tem veiculos originais retirarem os respiros dos seus devidos lugares, em meu topico anterior a minha intenção era apenas esclarecer aos colegas o que acontece com essa ligação. Mesmo porque é muito dificil quantificar a diminuição da durabilidade devido a essa ligação.
O que aconteceu é que tive que trocar o rotor de minha turbina, POR OUTROS MOTIVOS, e quando recebi as instruções de montagem, isso era um do itens que deveriam ser cumpridos para que eu tenha a garantia da mesma.
MAIS UMA VEZ, PARA O NOSSO COLEGA DEMIL, NÃO ESTOU ACONSELHANDO A RETIRAR O RESPIRO DE SEU DEVIDO LUGAR.

Augusto, parabéns pela viagem ao sul, belas fotos. Espero poder te conhecer em algum ENT, ou outro evento para podermos trocar ideias sobre nossas Toys, quando vier a SP ou precisar de algo daqui é só avisar. Saiba que tem um lar Toyoteiro pronto para acolher os colegas.

demil
26/07/2006, 14:47
Luca, mais uma vez obrigado!
Qto aos foruns sobre cabeçotes já li sim e estou tomando os devidos cuidados.

Valeu!

Augustocesar
26/07/2006, 22:23
Ok Rivetti,
Desculpe se pareceu contestar suas informações. Não tive essa intenção.
Você esta certo, realmente em carros preparados eles colocam a saída do respiro fora, inclusive dentro de um compartimento para armazenar o óleo que sai junto com os gases, mas lá a coisa é bem diferente do nosso uso diário. Mas como você disse, pode ocorrer de sujar e até prejudicar a turbina, mas como disse para você, quando tinha a Band ele soltava esses gases e ficava esquisito quando parava num sinaleiro, saindo fumaça no motor e me deixando desconcertado, fiquei tão apreensivo que cheguei a pensar em desgaste do motor, mandei chegar pressão dos cilindros bomba e um monte de coisas e vi que é normal, então a solução foi para dentro da admissão da turbina.
Obrigado pela palavras, prezo muito os companheiros toyoteiros, são todos amigos, se precisar te aciono e faça o mesmo por aqui, estou as ordens.
Aliás, tem seu primo, o Fábio Rivetti, que já somos amigos de tanto trocar mensagens sobre toyota.
Abraços,

Luca
27/07/2006, 23:08
MAIS UMA VEZ, PARA O NOSSO COLEGA DEMIL, NÃO ESTOU ACONSELHANDO A RETIRAR O RESPIRO DE SEU DEVIDO LUGAR.
Putz, Caio! Também te peço desculpa, pois faz tanto tempo que este tópico tá rolando, que imaginava que vc estava se referindo aos problemas que ocorrem com kits turbos "homemade", para 2.8 aspirado.
Se o seu relato é para os de fábrica, então retiro o que disse.
[]´s

Caio Rivetti
28/07/2006, 12:12
All,
não peçam desculpa, contestem as informações sim, pois só assim poderemos saber o que fazer, eu só repassei uma informação a respeito desse assunto, não estou criticando a opinião dos colegas apenas mostrando um outro ponto de vista.
Aproveitando que esse assunto voltou a tona, gostaria da opinião de vcs, a respeito desse assunto, a minha duvida é :
Coloco o respiro para dentro da admição, contrariando a informação e arriscando perder a garantia, mas acabando com a sujeirada de oleo e a fumaceira que o colega Augusto falou, ou sigo a recomendação que me passaram, e direciono o repiro para atmosfera?
Vou montar minha turbina semana que vem e não consigo chegar a conclusão alguma de onde colocar o respiro.
Espero a ajuda dos colegas.

Luca
29/07/2006, 00:23
Caio,
Eu sou "verde" e sou graxeiro. Mas não dá prá ter o melhor dos dois mundos. Não gosto de ver fumaça sendo expelida prá atmosfera, mas também não gosto de ver motor quebrando. Não sei o quanto é exagero de projetista dizer que o vapor de óleo do respiro ataca o retentor da turbina. Mas o fato é que pode ocorrer, sim.
Eu faria o seguinte: em vez de deixar a mangueira do respiro aberta para a atmosfera, enfie-a até o fundo dentro de um recipiente fechado. Sistema parecido com a garrafa de expansão do líquido do radiador. Esta garrafa deverá ter um pequeno respiro, na parte superior. Assim, o vapor do óleo se condensa dentro da garrafa, e uma menor parte sai pela parte superior da garrafa. Se quiser, pode até adaptar um mini filtro (desses pequeninos a venda no Mercado Livre, justamente para respiro de cárter), no respiro da garrafa, de forma a evitar mais ainda a saída de fumaça.
Abraço

Augustocesar
30/07/2006, 19:16
CAIO, Lucas, Demil, e todos,
Ok, realmente estamos trocando experiências e informações, ajudando uns aos outros. Eu mesmo aproveito muitas informações para uso diário e com isso sou mais feliz.
A solução que, acho que o Lucas falou, de um reservatório para os gases é a mais aconselhada nesse momento para o Caio, isso faz com que ele não perca a garantia do turbo e também evita que fique pingando óleo.
Aliás, isso é bom até para você mensurar se tem muita passagem de óleo, eu mesmo usei uma garrafa de coca cola 600 ml, furada nos lados e fazia essa vez de reservatório.
Hoje redireciono os gases para a admissão do motor, mas passo antes em um desses respiros que disseram, pode ir em lojas e escolher o maior que tiver, ele tem a função de minimizar a passagem de óleo lubrificante, fazendo com que passe apenas os gases, vou ver se faço fotos e mando.
Abraços,

Augustocesar
30/07/2006, 22:49
Caio e todos,
Seguem as fotos do suspiro que estou usando na sw.
Abraços,

Caio Rivetti
31/07/2006, 10:34
Luca,
acho que isso realmente seria a melhor opção, mas como ando meio sem tempo para fazer essas adaptações, acho que vou optar pelo respiro como o do Augusto, pelo menos pra por o carro rodando logo, e quem sabe depois quando eu tiver tempo, monto esse esquema de respiro.
Augusto, valeu pelas fotos, vou colocar um desses na minha, achei que ficou muito bom, deve diminuir bem a passagem de oleo, e resolve a pingação e fumaceira. De que carro é esse respiro?

Augustocesar
31/07/2006, 19:29
Caio,
Esse filtro acredito que seja do santana, não sei ao certo, comprei pelo tamanho.
Ele possui galerias e uma espécie de manta que faz essa retenção do óleo.
O ideal é que ele ficasse completamente em pé, mas não tem como em função da altura do suspiro, então deixamos ele levemente encurvado, que faz com que grande parte do óleo retorne por gravidade para dentro do motor.
É isso, abraços,

Caio Rivetti
02/08/2006, 10:08
Valeu Augusto,
vou dar uma procurada se encontro algum outro, se não achar nada vai esse mesmo, pra mim vai ser dificil que ele na vertical.

Augustocesar
02/08/2006, 10:19
Caio,
Realmente na vertical ele não cabe, inclusive o meu está inclinado, assim foi a melhor posição que encontrei.
Mas....como você disse, é do jeito que deu (opss) para resolver.
Abraços,

andrecneto
04/08/2006, 10:23
PessoAll,

Passei aqui para, além de dizer que na minha o respiro está identico à do Augusto, mandar um grande abraço à todos os amigos participantes do fórum.

Eu mais "estudo" o fórum do que dou opiniões, mas estou constantemente aqui, e nesse tópico particularmente, muitas informações que valem ouro!!!!

Grande abraço à todos mesmo, Augusto, Caio, Luca e demais, amigos e tutores virtuais!!!!

abs,
andré

GH
26/10/2006, 09:25
Amigos,

Reativando este tópico:

Como saber se meu motor, que tem 150.000 km (odômetro), ainda poderia receber um turbo sem prejuízos de durabilidade?

O kit em vista usa Garret T-2 (Mercedes Sprinter) e 0,8 de pressão.

Augustocesar
26/10/2006, 17:10
Gustavo,
Realmente não há como saber a real situação de um motor, se ele está realmente apto a ser turbinado, talvez até medir a compressão e verificar o decréscimo, se pode ser eventualmente um fator de avaliação de uso ou mesmo o consumo de óleo lubrificante ou até o extremo de desmontar e avaliar os desgastes nas peças móveis, mas ai eu prefiro arriscar e turbinar e ver o que acontece.
Até porque na pior das hipóteses se abre o motor e faz novamente.
Agora um motor 3L com essa quilometragem é uma criança, deve cuidar ainda para não dar bebida forte porque pode até ser denunciado como corrupção de menores. he he he.
A turbina com até 0,8 de pressão não prejudica esse motor e vai fazer de você um outro homem, com direito a subidas mais fortes, manutenção de velocidade e arrancadas vigorosas, que há muito você não experimentava. he he he.
Esses dias havia um topico sobre turbinas na 2.8 e falaram sobre quais as turbinas poderiam ser utilizadas, acredito que podemos otimizar o funcionamento apenas aproveitando a experiência dos que já turbinaram e tiveram que trocar por algum motivo. (mas infelizmente não achei o comentário)
A minha contribuição Gustavo é que estou muito satisfeito, como já disse antes, a mudança é radical, a única falha que ficou é o tanto que a SW4 é reduzida, ela agora esta um "saco" de manter na casa dos 3.000 giros, sobrando motor e torque e faltando diferencial.
Eu andei na Hilux do Daniel Fishman e a dele, fora a força que apresenta com seus "modestos" 1,6 kg de pressão na turbina em qualquer encostada no acelerador e seus pneus 33, esta um tesão com diferencial alongado e andando a 110/120 km/horário com mais ou menos 2000 giros, sobrando torque e fazendo 10 km/litro.
É isso. Abraços,

Caio Rivetti
26/10/2006, 17:28
Gustavo,
concordo com o Augusto, um motor 3L com essa quilometragem ainda é uma criança, eu turbinaria sem medo, e a diminuição da durabilidade, se é que existe, será minima se o motor for bem tratado.
Boa sorte na nova empreitada

GH
26/10/2006, 20:33
Augusto,

Ela tá consumindo 1 litro de óleo a cada 1500 km, aproximadamente.
Está normal?

ps.: no dia que precisar fazer o motor, vou ali no Uruguai e compro o kit do 5L!!

Augustocesar
26/10/2006, 21:18
Augusto,

Ela tá consumindo 1 litro de óleo a cada 1500 km, aproximadamente.
Está normal?

ps.: no dia que precisar fazer o motor, vou ali no Uruguai e compro o kit do 5L!!

Gustavo,
Só esse consumo de óleo lubrificante de 1 litro a cada 1,500 km não é motivo para condenar o motor.
Aliás, veja se seu motor esta com a válvula termostática funcionando, já ví motores que não aquecem direito gastar lubrificante porque as peças não chegam a temperatura de funcionamento e nem por isso eles apresentavam problemas de desgaste.
Realmente, o meu motor não gasta absolutamente nada de óleo lubrificante nos 5.000 km de uma troca a outra, mas isso só não quer dizer muita coisa.
Outra coisa, se está consumindo um pouco de óleo, isso pode ser anéis de óleo, como será que esta a compressão?? verifique, faça também, quando medir a compressão, primeiro faça a medição normal, depois, em caso de baixa compressão em algum cilindro, coloque um pouco de óleo lubrificante dentro dos cilindros e verifique se a compressão aumenta?? se sim. Então realmente pode estar com desgaste acentuado de aneis de óleo e compressão, Se não, o vazamento da compressão e a possível queima de óleo lubrificante pode ser nas sedes de válvulas, que uma retifica do cabeçote podem resolver, mas, talvez compense abrir para uma revisão, medição das folgas e trocas necessárias.
Como o Elmer falou em outra mensagem, as peças internas devem ser verificadas em uma retífica que saberá quais precisam ser retificadas ou trocadas, de forma a minimizar o gasto e garantir a longevidade do motor.
Mas vocês também estão a um passo da fronteira, fica fácil comprar peças novas e fazer a máquina como deve ser feito.
Não seria por isso que eu deixaria de turbinar, já que o desgaste é um processo, eu turbinava, verificava se não apresenta barulho na parte de baixo do motor e acelerava sempre mantendo o óleo no nível.
Abraços,

Augustocesar
26/10/2006, 21:36
Gustavo e todos,
Quando a gente fala de qualquer coisa, claro, primeiro vem os grandes nomes, fabricantes consagrados e seus preços estratosféricos, fazendo a gente desistir da empreita.
Assim é com as turbinas, quando se fala nas turbinas mit, claro, são as melhores, mas chegam a custar mais de 5.000 latinhas baratas, fazendo qualquer um desistir.
Mas a realidade é que tem muitas op´ções satisfatórias que se adequam (ou quase) aos nossos bolsos e por isso devem ser verificadas, mesmo que ao final não durem tanto quanto uma de marca consagrada, mas o custo benefício se justifica.
Assim é o caso das turbinas brasileiras, garret, biaggio, master power e outras, vai o seu dimensionamento e o procedência, o resto, se resolve com uma garantia e uso adequado.
Eu usei uma APL master power em minha Band´ida 97, por quase 03 anos e ela nunca, absolutamente, nunca deu qualquer problema e quando eu revisava o sistema o mecânico conferia as folgas e dizia que estava como nova, então porque não acreditar??
Veja o que o igneis falou de turbina, acho que podemos e devemos aproveitar sua experiência, veja o que ele disse em outro tópico:
"
Ola amigos. aqui vai os modelos das turbinas Garrett que ja usei:
a primeira que usei foi a garrett 704090 T2 5001 S esta turbina a mesma que sai na S-10 Agora colquei uma garrett 704091 - 5001S esta é a mesma que saiu nas Ford F1000 motor Max. esta ultima turbina ela é um pouco maior que a outra questão de 1 mm o eixo dela e as paletas são 1mm maior que a outra porem da uma diferença muito grande principalmente para quem ja testou ambas. O pessoal da GARRTT 0800351516 não ira informar pra voces"

Portanto, se eu fosse turbinar hoje, como nunca tive outra sw4 turbinada com 2.8 eu usaria a experiência dele , do Igneis, que usou turbinas diferentes no mesmo motor, possibilitando um juízo de valor, portanto, eu iria com a turbina que ele aprovou: "garrett 704091 - 5001S", porque certamente não teremos outra experiência desse nível, além de proporcionar uma economia em relação a essas turbinas excelentes, mas muito caras.
Já que é uma melhor aproximação do ideal, dentro do uso que fazemos dos nossos veículos e do investimento que pretendemos realizar para turbinar.
Mas, se não houver restrições de investimentos, então eu não exitaria em buscar ajuda especializada como fez o Daniel Fishmam, mas ai já é outra história. he he he

É minha modesta opinião,
Abraços,

GH
27/10/2006, 09:20
Augusto,

Informei errado!!
É um litro de óleo a cada 2500 km, e não 1500...

Augustocesar
27/10/2006, 09:43
Gustavo,
Então desencana essa preocupação de vez, que esse consumo é normal conforme o próprio manual.
Aliás, conhecendo sua história na net acredito que você não se aguenta de vontade de turbinar essa danada, não estou certo???
O melhor é que ela vai responder com alegria e disposição, melhorando tanto que você vai partir para alongar os diferenciais para aproveitar a nova vida do motor.
Eu também sou assim, parece que não tenho fim na vontade de melhorar as viaturas.
Quanto ao turbo para os motores a diesel, veja os exemplos dos grandes motores diesel, de caminhões, embarcações e até estacionários, todos hoje saem de fábrica com turbo e intercooler e tem a longevidade preservada ou até aumentada.
Vi um comentário de um motorista de uma carreta scania que disse que o motor abriu o bico com 800000 (oitocentos mil) km, turbinado, assim mesmo porque ele abusou da máquina. he he he.
Então imagina a gente, que cuida dessas beldades a pão de ló, trocamos o óleo pelo que há de melhor, sempre com pouca km, filtros tudo ok, diesel com procedência, uso comedido, então porque não turbinar????
Abraços,
Augusto "De Goiás"
ÉssedablioIVTdi.

Leonardo Dic
28/10/2006, 18:38
Gustavo,
...Eu andei na Hilux do Daniel Fishman e a dele, fora a força que apresenta com seus "modestos" 1,6 kg de pressão na turbina em qualquer encostada no acelerador e seus pneus 33, esta um tesão com diferencial alongado e andando a 110/120 km/horário com mais ou menos 2000 giros, sobrando torque e fazendo 10 km/litro.
É isso. Abraços,

Qual diferencial q ele usou ? O traseiro não deve ser dificil, pois tem a da SW4 gas, e tb das 3.0 turbo, mas e o dianteiro q é eixo rígido, qual será a opção ?

Essa semana fui a Foz, numa reunião, aí q falta me faz esse turbo. Tb comprei os BFs no PY, quem quiser saber de detalhes vou colocar num outro topico.
Mas e agora, o 3L tá com 300.000 km!!!


Abraço

Augustocesar
28/10/2006, 18:57
Leonardo,
O Daniel usou o 41:10 na trazeira, ainda não havia feito a troca do dianteiro, mas já adquiriu o conjunto para fazer a troca, esta aguardando porque pretende verificar a possibilidade de fazer cópias na coniflex do mesmo e assim atender a mim e a outros que tenham interesse no alongamento, o que ainda não foi feito porque ele anda com sérios problemas de saúde.
Claro que ele vai avaliar a qualidade dos produtos da coniflex e os custos, se forem interessantes isso estará disponível para o grupo.
Na Hilux com diferencial rígido na frente os conjuntos trazeiro e dianteiro são iguais, não existe diferença.
Também acho até complicado comparar com a Hilux do Daniel, afinal ela esta muito bem preparada, serviço feito com muita qualidade e profissionalismo, transformando o carro dele em um bólido, fazendo a turbina subir rápido e o motor responder a altura.
Nessa ida sua ao Paraguai você não pesquisou o preço do conjunto nas lojas toyota??
Qual o pneu você colocou e quanto ficou, pretendo ir até lá quando for trocar os sapatos da viatura.
Abraços,

Luca
30/10/2006, 19:53
Ela tá consumindo 1 litro de óleo a cada 1500 km, aproximadamente. Está normal? Hummm...? Gustavo, normal num tá!
A minha não baixa óleo de maneira nenhuma, e tá bem rodada. Mas acho que a opção pleo turbo não implica em arrumar o motor previamente. Eu somente irei mexer no motor da minha, após ele "abrir o bico", definitivamente. Não antes. E já faz tempo que quero instalar o Kit turbo. Não fiz porque tô montando um outro brinquedo. Quando sobrar algum $tempo$, vou aplicar o turbo. Depois, se o motor começar a ter problema de consumo de óleo e vazamento, faço a eventual retífica.
[]´s

Raphael Stephano
01/11/2006, 23:20
Sou novo aqui no forum e gostaria de ajuda, tenho uma Hilux CD 3.0, e gostaria de turbinar, alguem poderia me indicar alguma oficina ou loja de confiança em SP Capital que eu possa procurar para instalar o turbo? Alguem tem ideia de quanto eu gastaria para instalar o kit turbo?

Muito Obrigado

Raphael

Leonardo Dic
18/12/2006, 11:25
Augusto, pelo q vi no site da Garret essa turbina da F 1000 maxion é uma GT 25 número 704091-5001S . E não uma T2. É isso mesmo ? Na msg la de cima vc cita esse numero como sendo a T2. O pessoal da SPA turbo me falou q não da pra montar o kit com essa turbina porque é muito grande. Será ?

link da Garret:

http://www.garrett.com.br/sistemas/content/produtos/lista.asp?id=42


Abraço

Augustocesar
20/12/2006, 08:55
[QUOTE=Leonardo Dic;325225]Augusto, pelo q vi no site da Garret essa turbina da F 1000 maxion é uma GT 25 número 704091-5001S . E não uma T2. É isso mesmo ? Na msg la de cima vc cita esse numero como sendo a T2. O pessoal da SPA turbo me falou q não da pra montar o kit com essa turbina porque é muito grande. Será ?



Leonardo,
Eu não sei se é T2, apenas coloquei a opinião de outro colega aqui do fórum que testou duas turbinas diferentes em sua hilux e "sentiu" melhoria na segunda, que foi essa da F1000 com motor HSD maxion.
Eu coloquei a turbina schubert na minha e lá ficou, então apesar de estar satisfeito com ela, não posso dizer se a outra é melhor ou pior.
Agora, eu acredito que uma turbina menor possa oferecer pressão mais cedo para o motor, tornando ele mais elástico, mas confesso que é teoria.
Agora não sei se essa turbina é assim tão grande, apesar de não conhecé-la, porque ela é colocada em um motor maxion de 2,5 cc, então ela não pode ser maior do que as que estamos usando ou esse motor nunca iria encher com ela. E eu ainda tenho notícias de que na F1000 esse motor tem uma das suas melhorespegadas, tanto que uma das receitas para melhorar a land rover é trocar a tubagem e turbina por essa, já que os motores são iguais, diferindo alguns periféricos e fazendo com que ela entregue pressão mais cedo.
Se ela é assim no motor 2.5 maxion, ela não pode ser considerada grande para o nosso motor que é 2.8, não é??
Mas são especulações minhas.
Abraços,

Aurélio
21/12/2006, 16:54
(...) a única falha que ficou é o tanto que a SW4 é reduzida, ela agora esta um "saco" de manter na casa dos 3.000 giros, sobrando motor e torque e faltando diferencial

Opa,

Em qual marcha e a que velocidade isso está acontecendo?
Fiquei curioso, pois estou em processo de turbinar a minha, depois de convencido pelo Fabinho da Maxcooler.

[]´s

Aurelio
sspfoa

Leonardo Dic
21/12/2006, 19:00
Aurelio, vc vai colocar os kit da Maxcooler ? Qual preço ?
E qual a turbina q vai usar ?

Abraço

Aurélio
22/12/2006, 17:25
Leonardo,
Sim, o kit será da Maxcooler.
Não sei quanto custa, pois ganhei ele :concordo:
A turbina ainda não me decidi, mas a princípio vou seguir a dica do Fabinho e comprar do fornecedor dele em BH.

[]´s

Aurélio
sspfoa

Augustocesar
22/12/2006, 17:34
[QUOTE=aurelio;327178]Leonardo,
Sim, o kit será da Maxcooler.
Não sei quanto custa, pois ganheir ele :concordo:
A turbina ainda não me decidi, mas a princípio, vou seguir a dica do Fabinho e comprar do fornecedor dele em BH.


Garoto de sorte,
Mereceu ganhar, afinal ajudou a construir o V Encontro anual de toyoteiros. Parabéns.
Leo, ele ganhou o intercooler que o Fabinho da Maxcooler cedeu para o grupo sortear entre os participantes.
Essa parceria do Fabinho mostra que ele confia no grupo toyoteiros e acredita em seu produto, senão ele não iria se expor entre tantos entendidos com somos.
Estou te esperando Aurélio, como o Fabinho falou, turbinar a SW é só alegria, ela vai ficar tão boa que você começa a sentir a necessidade de alongar para aproveitar melhor o motor, explico, você vai notar que o motor vai ficar sobrando potência, dando a nítida impressão que poderia estar um muito menor giro para uma mesma velocidade.
Mas isso é uma outra história, quanto ao turbo e intercooler, posso dizer que já andei mais de 15.000 km com a minha, em viagens rápidas e estou muito satisfeito.
Abraços,

Aurélio
22/12/2006, 17:50
Ow diGóias
Ajudar a turma é mais que um prazer, véio.
Vou esperar passar esse período de Festança e gastança e depois vou providenciar o up-grade. E não é só turbina: tenho que trocar a embreagem, revisar os bicos e a bomba também, para deixar tudo nos trinks e aproveitar bem a nova fase da HighBlue.
Abrass.
Aurélio
sspfoa

Leonardo Dic
22/12/2006, 20:16
Hoje olhei a turbina Garrett da de uma F1000 maxion, ela é pequena. Acho q a informação da SPA de q ela é grande não procede. Não sei se a saida do escape teria a mesma furação. Segue as informaçoes que a Garrett me mandou sobre as diferenças tecnicas sobre as turbinas abaixo. É não clareou muita coisa.

GT 25 - 704091-5001S - F1000 maxion 110 cv

GT 20 - 708258-5001S - Ranger 2.5 115 cv euroII

GT 20 - 708258-5005S - Ranger 2.5 130 cv euroII

T2 - 704344-5001S - Ranger 2.5 115 cv

GT 25 - 704090-5001S - S10 maxion 95 cv


"Leonardo,

Boa tarde,


Os turbos GT e os turbos T têm seus sistemas de mancais diferentes, sendo os GT`s mais modernos e suportam pressões mais altas.

Quanto à característica aerodinâmica dos turbos as diferenças são:

704091-5001S, 704344-5001-5002 são mais indicados para aplicações onde o débito da bomba injetora não será alterada acima de 10%. Porém a performance em baixas rotações ficaria melhor que os demais.

Os demais turbos são para uma adaptação em motores mais preparados, inclusive para se usar com “intercooler”.

Existem outras diferenças entre eles que não irão influenciar na instalação, pois são de calibração de pressão e ângulo de montagem ou out-line e como se trata de uma adaptação, tudo isso deverá ser alterado dependendo do Kit e da regulagem da bomba.



Obrigada pela consulta



Flávia Clemente

Customer Account Specialist - IAM Export

Honeywell Turbo Technologies

Av. Julia Gaiolli, 212/250

07250-270 - Guarulhos, SP - Brasil

Phone: 55-11-2167-3160

Fax: 55-11-2167-3042

e-mail:flavia.clemente@honeywell.com







É isso aí. Se alguem descobrir alguma coisa passa pra nóis.

Aurélio, a turbina de BH acho q é uma Borg Warner, será q é a da S 10 2.8 MWM ????

Abraço e FELIZ NATAL A TODOS.

Augustocesar
23/12/2006, 10:56
Aurélio,
Fica tranquilo. Quando disse que o motor fica sobrando é o seguinte.
Turbinar o motor não altera a relação, obvio, mas a potência e o torque maiores vão fazer com que a atual relação de marchas fique subdimensionada, causando a impressão de que poderia (e pode!) alongar as marchas, aproveitando melhor o motor em giros menores com muito mais disposição do que a configuração aspirada.
Basta dizer que a potência dela, turbinada e intercolada, será superior a 3.0 turbo, então ela naturalmente suporta a relação da 3.0 e ficando melhor.
Hoje eu chego fácil aos 4000 giros (140 km/h), claro que não quero passar dessa velocidade, mas quero andar a 110/120 com menos giros que ando hoje, com pneus 235/75/15 estava nessa velocidade a mais de 3600 giros, hoje com os 32/10,5/15 estou a 3100/3200 giros, mas acho que ainda posso abaixar esse giro que ela vai andar com algo em torno de 2600/2800 giros, diminuindo o desgaste, aproveitando melhor o turbo e economizando, porque nós sabemos que até 3000 giros ela gasta menos do que quando passa desse giro.
Mas isso é um detalhe saudável, você verá que é só um fato para continuar alterando o que já é ótimo, porque não precisaria mudar se ficar satisfeito com a melhoria em relação a ela aspirada.
Quanto a turbina, acredito que possa ser usada aquelas que o Leonardo falou, inclusive a GT25 que vai oferecer mais durabilidade e uma pegada mais cedo, que é interessante.
Quem sabe o pessoal de Belo Horizonte já faz essa troca no conjunto para você, é negociar.
Abraços,

guilhermeabreu
23/12/2006, 18:56
Augustocesar

Eu tenho uma SW4 93 com turbina IHI que já veio nela , como vc mesmo disse , que não pode opinar de uma coisa que vc não tem , eu tb vou dar meu relato que tenho da minha .
Não sei que pressão tem na minha turbina , nunca havia andado em uma SW4 qdo comprei a minha , as pessoas diziam na época que os motores 2.8 3L das HILUX eram muito chochos e eu não achava , andei depois em uma do meu amigo 97 3.0 , não achei muita diferença da minha não , qdo comprei a minha estava com pneus 225x75x15 , comprei pneus novos 235x75x15 , continuei achando que faltava a 6ª marcha , pois andadva a 110/120 e achava o giro muito alto em torno de 3.000 a 3.200 rpm para esta velocidade .

Com 200.000 km rodados bateu motor por irresponsabilidade da concessionária que trocou a CORREIA DENTADA , e não trocou o ESTICADOR DA CORREIA , que após 27.000 km rodados , travou o rolamento do esticador e o motor foi pro saco . Mas ísto não tem nada a haver com o turbo que estamos falando .

Mas , qdo comprei agora o 2º jogo de pneus , resolvi alongar a relação aumentando o tamanho do pneu , queria colocar o 31x10,5x15 , mas na hora resolvi colocar o 255x75x15 , deu uma alongada boa , o velocímetro passou a marcar a velocidade real ,pois qdo estava com os 235x75x15 marcava atrasado , qdo estava a 100 km/h realmente estava a 95 km/h .

Mas agora com os 255x75x15 , fui a B.H. 480km daqui estranhei muito , nas subidas , ficou muito chocha , perdendo muito a velocidade ,e nas retomadas tb ficou uma merda , por outro lado ficou muito mais bonita e macia .

Este turbo que tenho , o IHI nunca deu problema , peguntei a um mecanico que mexe com HILUX se este turbo é bom , e ele me respondeu que na época as concessionárias só colocavam esta marca qdo os clientes pediam para colocar turbo .

Não sei as especicações dele , estou pensando em colocar INTER-COOLER par ver se melha o desmpenho , e/ou fazer uma inspeção no mesmo para ver se ele está fora das especificações de uso , digo com pressão de uso ideal , pois com o seu relato a sua está um FOGUETE , e vc pensa em alongar o diferencial , LÓGICO que eu aumentei a relação com relação a sua , com o aumento do diametro dos pneus , mas a diferença a meu ver está muito grande .
Se nós morassemos perto , sugeriria de trocarmos os pneus para ver como a sua se comportaria com pneus maiores , mas ísto não é possível .

[]s .

Augustocesar
23/12/2006, 20:44
Guilherme,
Essa troca de experiências é importante, e seu relato é muito importante para mim e para todos, tenho certeza.
Agora, a minha veio com pneus 235/75/15 BF e esses pneus davam uma diferença de 10% a maior no velocimetro em velocidades reais acima de 90 km/horários, medidos no GPS, então o pessoal tem a impressão de que estão andando em uma velocidade e estão andando menos.
Eu troquei os meus pneus e coloquei 32/10,5/15 que são maiores que o 255/75/15 que você utiliza e hoje ela praticamente esta marcando corretamente nas velocidades próximas de 100 km/horários, medidos no GPS.
E segundo informações esses pneus alongam ela em precisos 11% em relação ao 235/75/15.
Eu coloquei manometro de pressão de turbo para ter uma ideía da pressão e a minha turbina já pressiona a partir de 1200 giros, mas enche com 1800 giros e vai até 3000 giros quando falta alimentação e ela começa a perder pressão.
Com a turbina ocorre o seguinte, se o motor é exigido e tem que fazer força ele aumenta a pressão da pressurização, isso ocorre porque ele pressiona o ar antes da turbina e deixa de queimar toda a mistura, otimizando a pressão e aumentando a pressurização da turbina.
Essa situação faz com que a turbina pressione mais a 2000 giros do que aos 3000 giros, uma vez que a alimentação é mais rica com menos giro, exigindo caso se mantenha essa configuração, a abertura do débito da bomba, para enriquecer a mistura nos giros maiores do motor.
Como a regulagem do débito é mecânica e estática, essa regulagem causa um fumacê em baixos giros, onde ainda não existe pressão da turbina para oferecer mais oxigênio para aproveitar a oferta do diesel.
Essa equação só se resolve com um LDA, válvula que passa a aumentar o débito a partir do aumento da pressão da admissão, fazendo com que tenha menos combustível disponível quando a pressão é pequena ou inexistente na baixa e aumentando a oferta do diesel na alta.
Eu não desprezo essa turbina IHI, acho que ela é boa, muito boa, mas acredito que a instalação do LDA possa oferecer mais diesel quando se precisa e evitar excessos quando não se tem pressão.
Guilherme, antes de mais nada, coloque um relógio de pressão do turbo e monitore o seu funcionamento, só depois faça suas análises, antes vai faltar elementos para uma tomada de posição.
Eu não acho a minha xoxa não, mas acho ela muito reduzida, espero alongar os diferenciais e obter um alongamento total de 25%, suficiente para uma viagem cruzeiro com menos de 3000 giros, com mais durabilidade, menos consumo e barulho.
Abraços,

.

Aurélio
24/12/2006, 08:31
Quanto a turbina, acredito que possa ser usada aquelas que o Leonardo falou, inclusive a GT25 que vai oferecer mais durabilidade e uma pegada mais cedo, que é interessante.
Quem sabe o pessoal de Belo Horizonte já faz essa troca no conjunto para você, é negociar.

Valeu, Augusto.
As suas informações são muito precisas e está ajudando muito a gente :concordo:
Quando li a relação das turbinas Garret, também pensei na GT25 exatamene pelas características que vc citou.
Vou ligar lá na semana que vem e ver o que podemos fazer.
A propósito, onde instalou o manômetro do turbo?
Pode por umas fotos aí para gente se inspirar? :mrgreen:

[]´s

Aurelio
sspfoa

guilhermeabreu
25/12/2006, 21:54
AUGUSTOCESAR

Da a impressão que vc é um PROFESSOR ESPECIALISTA EM ENSINAR COM EXTREMA CLAREZA .

Valeu mesmo amigo , vou procurar colocar o manometro e o LDA , e qdo tiver tudo ísto volto a comentar .

FELIZ FIM DE NATAL a vc e a todos deste forum

Augustocesar
28/12/2006, 10:37
Guilherme e Aurélio,
Obrigado pelas palavras, acho que vocês exageraram ou então estão contaminados pelo espírito natalino. he he he.
Eu gosto de falar sobre isso, como todos que estão aqui, ajudando uns aos outros.
Guilherme sobre o desempenho com pneus maiores, realmente eles vão segurar o carro um pouco, inclusive aumentar o consumo, mas nada exagerado.
Eu acredito que o desenvolvimento do motor passa pela turbina, intercooler, LDA e por fim, alongamento diferencial, assim você estará aproveitando todo o potencial do carro.
Quanto ao posicionamento do manômetro de pressão do turbo, eu coloquei sobre o painel, no canto esquerdo, com um copo de instalação colado com fita dupla face, de fácil remoção, caso seja necessário.
Sou contra furar o painel, por puro conservadorismo.
Seguem as fotos em anexo.
Uma foto também do intercooler.
Abraços,

Aurélio
28/12/2006, 23:09
Quanto ao posicionamento do manômetro de pressão do turbo, eu coloquei sobre o painel, no canto esquerdo, com um copo de instalação colado com fita dupla face, de fácil remoção, caso seja necessário.
Sou contra furar o painel, por puro conservadorismo.Seguem as fotos em anexo.Uma foto também do intercooler.

Augusto,

Show de bola.
Também não sou a favor de furar o painel.
E valeu também a foto mostrando a posição do Intercooler.
Abraços, caboclo.

Aurélio
sspfoa

Celsogvs
29/12/2006, 09:52
Amigos, tenho uma SW4 ano 93 que comprei já com turbina IHI.

Como já relatado em outras mensagens, acho ela muito chocha nas subidas, fraca nas retomadas e nas retas chega a 110 Km/H com 3000 giros.

Fiz uma viagem de BH para Uberlândia em outubro e fiquei muito decepcionado. Como irei viajar para Goiânia na próxima semana, resolvi verificar turbina e bomba pra ver se melhora.

Primeiro levei na Turbo Brasil aqui em BH, (foram eles que desenvolveram estas turbinas IHI para Hilux). Após medir a pressão do turbo disseram que estava com pouco pressão e aumentaram a pressão para o limite que é 0,5. Depois levei em uma oficina especializada em Toyotas que fizeram uma regulagem de bomba e bicos.

O mecânico disse que o desempenho está normal, que Hilux 2.8 é assim mesmo, como não tenho outra para comparar, vou ver o resultado na próxima semana indo para Goiás.

Augusto, qual a pressão máxima do seu turbo?

Abraços,

Celso Faria
Belzonte-MG

guilhermeabreu
29/12/2006, 12:19
AUGUSTOCESAR

Tb não gosto de furar painel , comprei um radio px de mão para não precisar de furar nada . E sua idáia de colar é muito boa , e valeu pela posição do intercooler .

CELSOGVS

A minha tem o comportamento igual ao da sua , estou aguardando sua experiencia , e contar pra gente daqui do forum de como ficou depois deste ajuste.

Augustocesar
29/12/2006, 12:54
Amigos, tenho uma SW4 ano 93 que comprei já com turbina IHI.

Fiz uma viagem de BH para Uberlândia em outubro e fiquei muito decepcionado. Como irei viajar para Goiânia na próxima semana, resolvi verificar turbina e bomba pra ver se melhora.


O mecânico disse que o desempenho está normal, que Hilux 2.8 é assim mesmo, como não tenho outra para comparar, vou ver o resultado na próxima semana indo para Goiás.

Augusto, qual a pressão máxima do seu turbo?

Abraços,

Celso Faria
Belzonte-MG

Grande Celso Faria,
Estamos te esperando aqui por Goiânia, dê (inhh) um alô quando chegar.
O mecânico que falou que a 2.8 é assim mesmo, não estava com vontade de ajudar, na verdade eu acredito que a minha acelera quase igual ao 2.8 mwm que eu tinha em uma S10, a diferença é o escalonamento do câmbio, que na S-10 é mais longo e aproveita melhor o turbo. Para vocês fazerem uma ideía, outro dia, arranquei no sinal ao lado de uma S10, de um malinha, que saiu fazendo racha comigo, então eu para experimentar topei, ele arrancou junto e quando a minha estava a 4.300 giros, trocando marcha, ele ainda estava puxando a primeira, coloquei segunda e encostei nele, mas quando ele esticou a segunda, a minha terminou a segunda, a terceira e já tava de quarta, enquanto ele puxava a terceira e distanciava, pelo escalonamento das marchas. mas quando eu trocava as marchas, chegava a encostar, só que não tinha elasticidade.
Isso ocorre porque o turbo precisa que o motor esteja fazendo força, senão ele não enche, as vezes não dá nem a pressão que daria em uma viagem, pelas marchas serem muito curtas e o motor disparar muito rápido.
Celso, eu uso a pressão de 0,8 e estou pensando em passar para 1.0, porque vou alongar o diferencial, já estou com os conjuntos para isso.
0,5 de pressão não acorda o motor, você precisa de um pouco mais, ai ela se transforma, principalmente na estrada, quando se está de 5 marcha.
Celso, 110/120 eu paro atrás de caminhão na subida, acelero e chego nessa velocidade.
A minha anda bem até 140 km/horários, apenas acho um abuso andar com quase 4000 giros, tenho a impressão de que estou forçando o motor, mas isso não gera nenhum aumento de temperatura ou consumo de óleo, apenas o consumo vai para 8 km/litro, isso vai.
Eu hoje não sinto falta de potência, apenas quero o motor girando menos, aproveitando o torque e a potência que a turbina e o intercooler proporcionam.
Talvez você tenha no intercooler uma melhoria significativa do torque, isso melhora ela muito nas viagens.
Eu já estou negociando o LDA, acho que no começo da semana que vem, ele já vai estar instalado, pelo que eu vi é o mesmo que vem nas 3.0 turbinadas de 97 para frente, aliás, a bomba injetora é identica, inclusive no 14B da bandeirante, mudando apenas alguns agregados.

Gulherrme,
Eu sou muito conservador, para fazer um furo fico me remoendo todo.
Eu já coloquei o radio VHF, tirando aquele acabamento abaixo do painel, na frente das alavanca de marchas, onde serviu o radio FT2800 yaesu e vou colocar também o PX embaixo, falta fazer depois o acabamento lateral, porque esta mostrando os ferros da estrutura, mas esta ficando muito bom.
Quanto ao intercooler, a posição é a melhor que existe, já fiz algumas trilhas e não pega fácil e proporciona uma troca fabulosa de temperatura, eu já parei diversas vezes após longos trechos de subida e colocando a mão nas laterais do intercooler, senti a diferença de temperatura, de um lado (entrada) você queima os dedos, do outro ´(saída), a temperatura é ambiente ou pouco maior, estou muito satisfeito com os resultados.

Leonardo,
confere essa furação da GT 25 e da IHI, porque se puderem ser trocadas, mantendo o coletor, vai ser ótimo para você e para o Aurélio, e até para mim, analisando sua experiência poderei trocar a turbina quando quizer.

Celsogvs
29/12/2006, 13:24
Guilherme, devo voltar de Goiás dia 13/01, ai sim postarei aqui o resultado do ajuste.

Augusto, fico muito feliz e esperançoso ao ler relatos como os seus, pois gosto muito da minha SW mas, com o consumo e desempenho que está(va?) não me satisfaz.

Assim que chegar a Goiânia ligo pra vc para tomarmos um cerva, quem sabe você anima ir para a Serra da Mesa pegar aqueles Tucunarés de 20 kg. rsrs

Abraços,

guilhermeabreu
29/12/2006, 19:56
CELSOGVS

Agora vc mexeu em outra ferida minha , tenho a pescaria como distração tb , aqui em CAMPOS-RJ. , pesco robalo no rio Paraíba , da até de 8 kg , mas o maior que já peguei foi de 4,600 kg .

Na SERRA DA MESA tem TUCUNARES assim ? que época que é melhor ?

Celsogvs
02/01/2007, 08:59
Guilherme, eu também gosto muito de pescaria e vou com frequencia à Serra da Mesa.

Lá tem muito Tucunaré, so não existe de 20 Kg como disse na msg anterior. hehehe.

Os que tenho pescado é de até 4 Kg, sei que existe maiores, mas nunca vi. Quanto a melhor época, eu diria que quanto mais quente melhor, gosto muito dos meses de agosto eté dezembro.


Voltando ao assunto das SW´s, acho que os ajustes que foram feitos na minha deram bom resultado. No sabado passado fui a Ouro Preto e achei que melhorou muito. Vamos ver na viagem para Goiânia esta semana.

Abraços,

JOSE CANDIDO
02/01/2007, 10:13
Pessoal, as dicas tao cada vez melhores, muito bom ..

E, opa, me botem dentro dessas pescarias ai ... heheheh

abs a todos ...

d_fismann
04/01/2007, 01:01
Augusto, Aurelio e Leonardo,

faz tempo que não entro nesse tópico, mas... - vcs estão pesquisando sobre turbinas e estão pensando na GT 25. Para os sem-turbina, Ôrelio e Leo, convém entrar em contato com o Mauricio da Rasch. Só p/ apimentar, qual é a pontuação da GT 25? - Qual é a pontuação da sua Augusto? - A da minha é .41 .47... mas tb é importante saber o n° de aletas, entre outras infos para se definir o que se deve usar.

Abras a todos

PS.: Augusto deu certo o alongamento?

Augustocesar
04/01/2007, 12:27
Daniel,
A discussão sobre a turbina foi com base em outro relato de um participante do fórum que tirou a original e colocou essa GT 25, se surpreendendo com a performance, mas sem mais estudos ou experiências.
A minha Daniel eu não sei a pontuação, terei que olhar e falo depois, mas concordo com você, que falar com quem sabe é melhor, muito melhor.
Daniel estou colocando a coroa e pinhão trazeira agora, fica pronto a tarde, vou andar uma semana e colocar a dianteira, para ver como o carro vai mudar.
Coloquei também o LDA na bomba injetora, ainda não andei para ver o resultado, mas espero que melhore também.
Assim que chegar a um resultado, aviso a todos.
Abraços,

Aurélio
06/01/2007, 13:48
Augusto, Aurelio e Leonardo,(...) Para os sem-turbina, Ôrelio e Leo, convém entrar em contato com o Mauricio da Rasch. ?

Grande Daniel
Segui seu conselho e enviei um e-mail para o Maurício, pedindo orçamento e detalhes técnicos.
Antes, a conselho do Fabinho da Maxcooler, entrei em contato com o Cristiano da GD Turbo Brasil em BH, mas o cara só vende o kit completo ( 2800 latinhas :shock: ), o que, definitivamente, não preciso.
A saga continua :cool:

Abraços,

Aurélio
sspfoa

Celsogvs
11/01/2007, 08:54
Amigos, como fiquei de relatar o resultado dos ajustes que fiz no motor de minha SW4 (regulagem de bomba e turbina), informo que não será possivel passar as informações do resultado.

Antes da minha viagem para Goiânia apareceu um barulho estralho no motor, então resolvi levar para o mecânico avaliar. Para minha surpresa o parafuso que prende a polia no virabrequim estava folgado e após retirar as correias e a polia, verificou-se que teria que tirar o eixo virabrequim para levar em um torneiro e refazer o local onde é colocado a chaveta da polia.

Para retirar o eixo tem que retirar o cabeçote e para nossa surpresa uma ant-camera estava solta. Ela danificou a junta do cabeçote, camisa do piston e um piston.

Bem, voces já sabem né, vou ter que retificar todo o motor.

Estou a procura de peças, caso alguém possa indicar um local que tenha bom preço agradeço.

Abraços,

Augustocesar
11/01/2007, 09:10
Celso,
Que tristeza, estava esperando o amigo para trocarmos um dedo de prosa, inclusive iria pedir seu telefone para contactá-lo na sua chegada a Goiânia.
Veja quais peças vai precisar que verifico por aqui, apesar de achar que o canal pode ser Foz do Iguaçu, onde se consegue peças originais e por um preço melhor que no Brasil.
Abraços,

Aurélio
11/01/2007, 15:17
Amigos,

Alguém conhece a turbina SPA?

[]´s

Aurélio
sspfoa

Celsogvs
15/01/2007, 08:45
Amigo Augusto, realmente foi uma tristeza, imagine tudo programado para as merecidas férias, carro revisado, material de pesca preparado e na hora da partida uma zebra como esta.

Acho que não tive sorte na compra da minha tão sonhada Hilux, fazer o que né? mas agora ela vai ficar com o coração zerado. hehehehe

Quanto a buscar as peças em Foz, acho que não tenho conhecimento suficiente para comprar. Fiz uma pesquisa aqui em Belo Horizonte e acho que encontrai tudo por aqui mesmo.

Na próxima ida a Goiânia teremos nosso dedo de prosa com certeza.

Abraços e obrigado,

SÉRGIO HOLANDA
15/01/2007, 14:13
Pessoal, aqui em Recife um kit colocado fica em torno de R$ 2.500,00, vale realmente a pena turbinar ???

SÉRGIO HOLANDA
15/01/2007, 14:15
E realmentente turbinando, é melhor colocar um intercooler???

Fernando Figueiredo
16/01/2007, 20:34
Amigos,

Alguém conhece a turbina SPA?

[]´s

Aurélio
sspfoa

Aurélio,
A SPA vende o kit completo. Quando turbinei a Hilux, a turbina instalada foi a Garrett. Não sei se há variação.

Luciano Almeida Silva
24/01/2007, 19:37
Colegas,

Voces podem informar qual é o pneu original da SW4 2.8D 94/95?
Comprei a SW4 com os pneus 31x10,5 R15 e a vezes tenho a impressão que o velocimetro está marcando 7% a menor.

SÉRGIO HOLANDA
24/01/2007, 20:20
Colegas,

Voces podem informar qual é o pneu original da SW4 2.8D 94/95?
Comprei a SW4 com os pneus 31x10,5 R15 e a vezes tenho a impressão que o velocimetro está marcando 7% a menor.
Caro Luciano,

Você utilizando pneus 255/65R15 resolvem teu problema, mas lemrese que os velocimetros variam até 10% da velocidade real...

Luciano Almeida Silva
24/01/2007, 22:00
Obrigado Sergio.

Gostaria de saber se os pneus que uso 31x10,5 são maiores ou menores que os originais.
Minha SW anda a 110 KM/h com 3000RPM e 100KM/H com 2750RPM sem força o motor.
Gostaria de na próxima troca coloca pneus um pouquinho maior para aproveitar um pouquinho mais a potencia do motor. qual voce indica?

Grato,

Luciano

SÉRGIO HOLANDA
24/01/2007, 22:24
:putz:

São bem maiores, os pneus originais desta SW4 é bem menor...veja o seguinte, quanto maior e mais largo for os pneus que vc colocar menor será sua velocidade final, maior será o consumo e mais esforço será necessário para seu carro se deslocar...para saber o melhor pneu precisamos saber qual será o uso do teu carro, cidade, estrada, off road leve, mais pesado, etc...ai podemos ver o melhor...eu posso falar de goodyears, michelans, yokohama, firestone e pirelle, pois já usei todos estes e hoje tenho uma opinião formada de cada um...veja qual sua utilização e te digo qual minha impresão e minha dica, junta com as dicas dos demais colegas do fórum e vê o que melhor se adequa a tua realidade...

abrs,

Sérgio Holanda




Obrigado Sergio.

Gostaria de saber se os pneus que uso 31x10,5 são maiores ou menores que os originais.
Minha SW anda a 110 KM/h com 3000RPM e 100KM/H com 2750RPM sem força o motor.
Gostaria de na próxima troca coloca pneus um pouquinho maior para aproveitar um pouquinho mais a potencia do motor. qual voce indica?

Grato,

Luciano

Aurélio
25/01/2007, 08:48
(...) a turbina instalada foi a Garrett.

A turbina, infelizmente, não é Garret, mas uma "made in SPA" que, após consultar sua origem, descobri que é a mesma da Sprinter, e me pareceu pequena.
Estou conversando com o Maurício da RachMotoren e, provavelmente, comprarei o kit com ele.



e a vezes tenho a impressão que o velocimetro está marcando 7% a menor.
Para ser mais preciso, a diferença é de 7,5% a menos :concordo:

[]´s

Aurélio
sspfoa

Celsogvs
25/01/2007, 12:45
:putz:

São bem maiores, os pneus originais desta SW4 é bem menor...veja o seguinte, quanto maior e mais largo for os pneus que vc colocar menor será sua velocidade final, maior será o consumo e mais esforço será necessário para seu carro se deslocar...para saber o melhor pneu precisamos saber qual será o uso do teu carro, cidade, estrada, off road leve, mais pesado, etc...ai podemos ver o melhor...eu posso falar de goodyears, michelans, yokohama, firestone e pirelle, pois já usei todos estes e hoje tenho uma opinião formada de cada um...veja qual sua utilização e te digo qual minha impresão e minha dica, junta com as dicas dos demais colegas do fórum e vê o que melhor se adequa a tua realidade...

abrs,

Sérgio Holanda


Sergio, se colocamos pneus maiores que os originais teremos maior velocidade final com menos giros no motor, certo? portanto o velocímentro estará marcando por exemplo, 90 km/h e na verdade o carro está a 100 km/h.

[]'s

SÉRGIO HOLANDA
25/01/2007, 16:35
:dance:

Grande,

more or lees...na realidade deixa dar um exemplo: quando comprei a Nova Hilux SRV ela vem com pneus 255 e troquei por 265, com os originais o velocimetro marcava 10km/h a mais do que o real, com os 265 passou a marcar correto (isso com as lombadas eletrônicas), se colocarmos 275 provavelmente passaria a marcar a menos, não na mesma proporção, mas marcaria...isso se deve ao fato de você está esquecendo de outro detalhe...a largura, uma vez que sendo mais largo o pneu o atrito será maior e consequentemente a força motriz será maior para manter a velocidade, de forma que se vc quer mais velocidade vc deve colocar um pneu mais alto e bem estreito...a relação de velocimetro-velocidade real, tem de ser bem escalonada, algo que a toyota não fez ao colocar o pneu 255 R15, certamente se fosse 255R16 não haveria este problema...por isso temos de ver não só os pneus e suas medidas mas também o aro da roda, para ~poder aferir pra mai ou pra menos o velocímetro...

Abrs,

Sérgio Holanda


Sergio, se colocamos pneus maiores que os originais teremos maior velocidade final com menos giros no motor, certo? portanto o velocímentro estará marcando por exemplo, 90 km/h e na verdade o carro está a 100 km/h.

[]'s

Gabrielpol
27/01/2007, 08:00
Sergio, acho que vc. esta confundindo um pouco a relacao entre giro do motor e velocidade final ou real .......nao e bem assim.
Celso, vc. esta correto, se aumentarmos o diametro dos pneus teremos uma velocidade final maior.
A grosso modo, os sensores que enviam o sinal para o odometro estao localizados na caixa de marchas, basicamente o fabricante considera o giro do eixo (seja traccao dianteira ou trazeira) do carro baseado no diametro externo do pneu que sai de fabrica.
Assim temos por exemplo, um pneu com 2 mtrs. de diametro, a cada 500 giros do eixo da roda tera rodado 1 km.
Se mudarmos este pneu por outro de 3 mtrs. de diametro, com os mesmos 500 giros do eixo da roda este tera rodado 1.5 km.
Se nao ajustar o odometro este tera marcado os mesmos 1 km, porque nao mede velocidade real e sim giros ou rotacoes de engrenagems da caixa de marchas.
As rotacoes do motor sao medidas por outro tipo de sensor, tanto e assim que se vc. acelera o carro parado, em ponto morto, o giro vai subir sem o carro sair do lugar.
Um pneu mais largo, ou de maior diametro vai exigir um pouco mais do motor, tal vez numa subida tenhas que reduzir uma marcha, o que se traduz em consumo mais elevado.
O giro do motor elevado nao se traduz literalmente em velocidade maior, vc. pode estar subindo um morro em primeira, com o giro la encima e velocidade de 20 km. x hora.......
Todos os odometros tem uma tolerancia de erro de +/- 5%, ou pelo menos e o maximo de erro que deveriam ter, mas com certeza na pratica alguns tem mais do que isso, e somando aqueles mm. de desgaste na banda de rodagem dos pneus teremos alguma diferenca a mais.
Existem duas maneiras seguras de se medir a velocidade real, uma e com GPS, e a outra e quando recebemos as multas do radar :mrgreen: ........e eles juram que o radar esta perfeito......entao da pra confiar !!!!

Espero ter ajudado.
Abrazos.

SÉRGIO HOLANDA
27/01/2007, 10:17
Grande Gabriel,

a proporção que vc utilizou é exatamente esta...de forma que o que eu falei está correto, uma vez que existe a alteração dos valores em decorrência do diâmetro dos pneus...
eu não coloquei esta relação rotação motor x velocidade real,não fiz neunham citação sobre isso, pirmeiro que não tem uma coisa a ver com a outra, a não ser em AT com ouverdrive, ou seja relação 1:1...
lembrando mais uma vez que um pneu de diametro maior terá velocidade final maior, mas se o mesmo for de largura muito grande essa velocidade final será penalizada pelo esforço do sistema motriz, ai sim temos uma rotação maior no motor para compençar o atrito maior dos pneus, embora não seguinifique que mesmo com a rotação um pouca mais alta a velocidade final será a mesma de um pneu estreito, pois temos diversos fatores...

Valeu por mais conhecimentos no fórum...

Abrs,

Sérgio Holanda

GH
30/01/2007, 21:13
Luciano,

Tirei os 235/15 originais da minha 95 e coloquei os 31x10,5.
Pelas minhas contas, alongou em 10%.

Cuidado com os radares...

Aurélio
30/01/2007, 21:53
Pessoal

Postei na seção Donwloads uma planilha para cálculo da diferença da velocidade quando se modifica pneus e/ou relação dos diferenciais.
Foi desenvolvida pelo Rodrigo Moraes da lista TOYOTEIROS :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=343369#post343369

[]´s

Aurélio
sspfoa

SÉRGIO HOLANDA
30/01/2007, 21:59
:concordo:

Valeu mesmo...

Abrs,

Sérgio Hoanda


Pessoal

Postei na seção Donwloads uma planilha para cálculo da diferença da velocidade quando se modifica pneus e/ou relação dos diferenciais.
Foi desenvolvida pelo Rodrigo Moraes da lista TOYOTEIROS :concordo:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=343369#post343369

[]´s

Aurélio
sspfoa

guilhermeabreu
04/02/2007, 23:25
AURÉLIO

Esta formula é muito boa , a que saiu na revista 4X4 & CIA , está errada .

Sem falar que as medidas expressas nos pneus são irreais , ísto é : não correspondem as medidas reais .

AMIGO SERGIO HOLANDA

Acho que vc esta fazendo uma confusão danada na sua cabeça .

Um pneu com diametro de 31" , ele pode ser em aro 15" ou 16" , e terá o mesmo diametro de 31" .

Um pneu com largura de banda de 235 mm ou 265mm pode ter o mesmo diametro de 31" , e nem por ísto o motor terá que girar em uma rotação maior para manter a mesma velocidade se o pneu for mais largo . O motor , é claro fará mais força para manter a mesma velocidade num carro com pneus mais largos , por causa do atrito maior .

Já com um pneu maior , se o velocímetro estiver marcando 100/h , a velocidade será maior e não menor como vc falou . Acho que vc quis dizer , é que para manter uma velocidade real de 100/h com um pneu maior , o velocímetro terá que estar marcando menos do que 100/h .

No meu caso , tenho uma SW4 93 que tinha pneus 235x75x15 , qdo eu estava andando a 100km/h no velocímetro , o GPS marcava 93km/h de velocidade REAL .

Troquei os pneus para 255x75x15 , qdo estou a 100km/h no velocímetro , no GPS marcava 98km/h de velocidade REAL .

Logo , para a mesma marcação de velocidade no velocímetro , qdo estou com pneus maiores a velocidade real é maior , embora sei que com ísto o carro irá gastar um pouco mais de combustível , pela razão já explicada .

SÉRGIO HOLANDA
05/02/2007, 08:09
Grande Guilherme,

anotado e cópiado!!! isso mesmo, fiz algumas confusões, mas analisando a tabela em excel e um manual da michelan, já estou mais ciente de onde tava equivocado...

Valeuzzz!!!

abrs,

Sérgio Holanda

GH
05/02/2007, 21:05
Fala rapaziada!!

Amigos, vi vocês falando de alongar o diferencial IFS das 2.8, tenho uma dúvida:

Na minha SW 95, o diferencial dianteiro está apresentando um ruído quando em piso ruim, em 4x2, mesmo, com as rodas livres em free, o ruído é metálico, tipo tim-tim.
Deitei em baixo dela e notei que as tulipas tem folga, oscilam lateralmente, parece que a folga vem da caixa de satélites.

Pergunto: tenho um diferencial dianteiro completo e desmontado de uma SRV 3.0 2003, que teve o pinhão quebrado.
Sei que a relação é diferente da minha, parece que é uma 3,73:1 (contra 4,5:1 da minha), mas será que as peças folgadas do meu podem ser substituídas pelas desse eixo 2003 que tenho?
Aparentemente são iguais, só não sei se a caixa de satélites é igual e intercambiável (se fôr ela a peça danificada).

Augustocesar
06/02/2007, 19:52
Gustavo,
Não acho que seu problema seja a caixa de satélite, talvez seja apenas o rolamento do pinhão, o interessante é realmente desmontar e verificar.
O rolamento é fácil de achar, inclusive o mesmo fabricante, que no paralelo vai ficar uns 60 reais.
Agora, se houver alguma coisa maior quebrada, eu acabei de alongar a minha (que quase foi sua), e tenho o conjunto inteiro dianteiro IFS, veja as fotos nesse endereço:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=25142


Qualquer coisa, se precisar, avise.

GH
06/02/2007, 21:14
Grande Augusto,

Você chegou a comparar se as peças são intercambiáveis?
Pois esse que tenho desmontado deve ser igual ao que vc comprou, certo?

SÉRGIO HOLANDA
06/02/2007, 21:30
Grande Augustocesar,

deixa perguntar, as SW4 2.8, possuem bloqueio no diferencial traseiro???

abrs,

Sérgio Holanda

Luciano Almeida Silva
07/02/2007, 11:40
Sergio Holanda,

A minha SW4 2.8 é 94/95 e no diferencial traseira tem uma placa LSD.
Acho que deve ser autobloqueado.

Professor Augusto,

Assim que for possível passa para nós como ficou a viatura despois de alongada, o que voce vez no carro, quanto ficou etc.

Obrigado

Luciano Almeida Silva
07/02/2007, 11:43
Gustavo,

Tambem acho que o problema não é no diferencial dianteira, a tração dianteira usa muito pouco, a não ser que voce bateu numa pedra ou qualquer coisa semelhante o que é muito dificil.

GH
07/02/2007, 16:51
Luciano,

Não foi batido, não.
O fato é que nas Hilux modelo antigo os semi eixos giram em buchas de bronze (nas mais novas , SW 3.0, a toyota passou a usar rolamentos de agulha).
Até porque nas SW 3.0 não tem roda livre; o semi eixo gira sempre.
Então, o que pode ter acontecido na minha, é o antigo dono ter rodado muito em 4x2 com as rodas livres em Lock, daí pode ter desgastado as buchas de bronze e a carcaça do diferencial.

A sorte é que tenho uma carcaça guardada...
Semana que vem desmonto tudo pra ver o que houve.

E continuo torcendo para que as peças da SW 95 e SRV 2003 sejam as mesmas...

Augustocesar
07/02/2007, 17:11
Grande Augusto,

Você chegou a comparar se as peças são intercambiáveis?
Pois esse que tenho desmontado deve ser igual ao que vc comprou, certo?

Gustavo, acredito que sejam intercambiáveis sim, até porque o diferencial dianteiro é nominado como IFS 7,5" em todo mundo, então não há o que ser diferente.
A única diferença que existe é nas pontas de eixo, já que na SW 3.0 não tem roda livre mecanica e sim um acionamento a vácuo que é acionado quando você engata a tração, mas isso já é fora do miolo central, o restante, inclusive a bola (miolo) é igual, com certeza.

Sérgio Holanda,
As SW4/93 a 96 quase todas tem diferencial com bloqueio por discos, veja no diferencial se tem uma placa com a sigla LSD, ou então levante as rodas trazeiras e veja se rodando uma a outra roda para o mesmo lado, sinal que é blocada, ou se rodar ao contrário não é bloqueada.

Luciano,
A novela é grande, mas posso dizer que após comprar minha SW4/93, eu turbinei, coloquei intercooler, LDA, pneus 32, levantei 4 cm e agora por último, depois do guincho, alonguei os diferenciais para 41:10, antes ela era 4:556, o que permite andar com um giro menor de motor a uma velocidade de 120 km fazendo algo em torno de 10 a 12 km/litro diesel.
Estou satisfeito com a mudança, mas ainda não tenho uma "grande" viagem para aferir meus resultados, logo falo com mais km rodado.
Abraços,

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2007, 19:05
:pensativo: :pensativo: :pensativo:

Grande Augusto,

Na realidade a minha é uma SR5, tava questionando, porque se a SW4 tem, vou procurar um diferencial de SW4 antiga para comprar o diferencial com LDS para minha SR5...se vc souber de alguém, por favor me avisa...

Abrs,

Sérgio Holanda


Gustavo, acredito que sejam intercambiáveis sim, até porque o diferencial dianteiro é nominado como IFS 7,5" em todo mundo, então não há o que ser diferente.
A única diferença que existe é nas pontas de eixo, já que na SW 3.0 não tem roda livre mecanica e sim um acionamento a vácuo que é acionado quando você engata a tração, mas isso já é fora do miolo central, o restante, inclusive a bola (miolo) é igual, com certeza.

Sérgio Holanda,
As SW4/93 a 96 quase todas tem diferencial com bloqueio por discos, veja no diferencial se tem uma placa com a sigla LSD, ou então levante as rodas trazeiras e veja se rodando uma a outra roda para o mesmo lado, sinal que é blocada, ou se rodar ao contrário não é bloqueada.

Luciano,
A novela é grande, mas posso dizer que após comprar minha SW4/93, eu turbinei, coloquei intercooler, LDA, pneus 32, levantei 4 cm e agora por último, depois do guincho, alonguei os diferenciais para 41:10, antes ela era 4:556, o que permite andar com um giro menor de motor a uma velocidade de 120 km fazendo algo em torno de 10 a 12 km/litro diesel.
Estou satisfeito com a mudança, mas ainda não tenho uma "grande" viagem para aferir meus resultados, logo falo com mais km rodado.
Abraços,

Augustocesar
07/02/2007, 21:08
Sérgio,
O "X" aqui da lista tinha um LSD para vender, talvez ainda tenha, procure por Alexandre X e fale com ele.
Ele sim, sabe muito de toyota, então ele vai te dizer se é compatível, ai é só colocar no seu e curtir.
Eu não vejo porque não serviria, já que o diferencial é o mesmo.
Abraços,
Augusto

SÉRGIO HOLANDA
07/02/2007, 23:48
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Augusto,

valeu...e agora vou a procura do "X" da questão...

abrs,

Sérgio Holanda


Sérgio,
O "X" aqui da lista tinha um LSD para vender, talvez ainda tenha, procure por Alexandre X e fale com ele.
Ele sim, sabe muito de toyota, então ele vai te dizer se é compatível, ai é só colocar no seu e curtir.
Eu não vejo porque não serviria, já que o diferencial é o mesmo.
Abraços,
Augusto

Caio Rivetti
08/02/2007, 15:49
Sergio,
o LSD serve sim, todas as pick ups ate 95 e as 4x2 ate 2005 vem com LSD alem das SW, se voce não achar o do X fica mais facil pra procurar.
Abraço,
Caio

SÉRGIO HOLANDA
08/02/2007, 18:41
:concordo: :concordo: :concordo:

Grande Caio,

valeu pela dica...vai ser mais fácil agora, pois sabendo que as 4x2 possuem, talvez fique mais simples...não sei porque a Toyota não utilizou nas 4x4 SR5 este sistema...

abrs,

Sérgio Holanda


Sergio,
o LSD serve sim, todas as pick ups ate 95 e as 4x2 ate 2005 vem com LSD alem das SW, se voce não achar o do X fica mais facil pra procurar.
Abraço,
Caio

demil
09/02/2007, 22:09
Oi pessoal intercoolei a mina 97 a pauco tempo e estou achando o maximo, a arranca apartis dos 1500rpm faz grudar no banco>
Augustoezar, achei 10 o relogio de pressão, acho q vou colacar na minha tbém.
Será q é possível colocar lsd na minha 97, pois ela veio sem, se souberem aguardo informações.

Abraç

SÉRGIO HOLANDA
09/02/2007, 22:32
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande demil,

em relação ao LSD, a sua SW4 não veio??? tem certeza??? pois estes carros possuem, mas não há problemas e colocar , vais até um ferro velho ou anuncia aqui que queres um e consegue um usado...agora dependendo do valor podes colocar um bloqueio 100% com acionamento por bombar de ar, ai fica um monstro e passa em qualquer lugar e custo médio fica em torno de R$ 3.500,00 (sei porque estou querendo por um na SR5)...

abrs,

Sérgio Holanda


Oi pessoal intercoolei a mina 97 a pauco tempo e estou achando o maximo, a arranca apartis dos 1500rpm faz grudar no banco>
Augustoezar, achei 10 o relogio de pressão, acho q vou colacar na minha tbém.
Será q é possível colocar lsd na minha 97, pois ela veio sem, se souberem aguardo informações.

Abraç

demil
10/02/2007, 09:50
Pois é, não tem, ao menos não tem a inscrição "LSD" na carcaça e nem sinal q tinha e sumiu, fiz tbém o teste com ela erguida e deu negativo. Só se o sistema existir lá dentro mas tiver totalmente inoperante por desgaste ou outro motivo qualquer, pois me parece q o sistema é composto por um disco de fricção e então gasta, pode isto? Estou só chutando, se alguem q entende puder me esclarecer como funciona, agradeço.

guilhermeabreu
11/02/2007, 17:31
DEMIL E SERGIO HOLANDA

NÃO SÃO TODAS AS SW4 QUE TEM BLOQUEIO LSD NÃO . Sugiro verificar antes de comprar .

A minha SW4 é 93 e tem LSD , na bola do diferencial da minha tem uma etiqueta de papel escrito LSD , logo , esta etiqueta pode soltar , mas no manual tem escrito que se não tiver a etiqueta , para vc saber se tem LSD ou não , é só vc verificar o ÚLTIMO NÚMERO DO "CÓDIGO DO EIXO" , que está na etiqueta de identificação do carro no cofre do motor , na parede corta fogo .

O número do código do eixo , é a segunda fileira de números de baixo para cima da plaqueta , no meu tem escrito G52 G2555 , este último número se for 3 ou 5 , o diferencial tem BLOQUEIO DE ESCORREGAMENTO LIMITADO , conhecido como LSD , no meu caso , o último número é 5 .

demil
11/02/2007, 18:03
É, a minha não tem esses numeros finais, então tá confirmado q nao tem lsd mesmo, será q dá pra colocar? A carcaça é igual do modelo q vem c/ lsd?

guilhermeabreu
11/02/2007, 18:11
CARO DEMIL

Não sei te informar , mas descobri um mecanico muito bom aqui em minha cidade que mexe com TOY HILUX ,vou perguntar a ele e te dou retorno .

demil
11/02/2007, 19:14
ok, aguardo. Q aki na minha região todo mecanico q eu converso diz q isso nem precisa se vc tem tração nas 4, parece q eles só rodam no asfalto mesmo!

SÉRGIO HOLANDA
11/02/2007, 21:05
:concordo: :concordo: :concordo:

Grandes Demil e Guilherme,

em relação a não precisar, bom, isso é relativo, se vc anda em lugares que tenham muito barro, lama, terra, essas coisas, ou seja off road, com certeza faz diferença...

na questão de colocar é simples, é só comprar um de hilux cabine dupla 4x2 de 1996 até 2005, ou de alguma SW4 até 95, ver se tem o LSD antes de comprar...no meu caso ainda não encontrei em minha cidade, pois ou estão ruins ou já foram vendidas...não imaginava que tinha tanta gente atrás destes cardãs com LSD...

outra alternativa, que provavelmente farei em na minha é colocar um bloqueio 100% com acionamento por compressor...afinal os que tenho visto em minha cidade cobram em torno de R$ 2.000,00 pelo eixo inteiro (pois só vende assim) e um bloqueio destes é em torno de R$ 3.500,00 e tem a vantagem de fornecer 100% de força as duas rodas, ou seja, da pra tirar de um atoleiro brabo...

abrs,

Sérgio Holanda


ok, aguardo. Q aki na minha região todo mecanico q eu converso diz q isso nem precisa se vc tem tração nas 4, parece q eles só rodam no asfalto mesmo!

demil
11/02/2007, 21:38
Sergio, será q nos dois casos q vc citou a relação é a mesma da minha 97?
E aproveitando, muito bom os teus vídeos no youtube, achei 10!

SÉRGIO HOLANDA
12/02/2007, 08:03
:concordo: :concordo: :concordo:


Grande Demil,

falei agora de manhã com a galera da autorizada, que são meus amigos a mais de 6 anos e confio na competência deles e disseram que a relação não é a mesma, de forma que no seu caso vc deveria procurar nas SW4 com motor 3.0Turbo de 96 a 2001 e nas CD de 2002 a 2005 3.0Turbo...nesse caso, por exemplo, em minha cidade, é mais fácil, pois tem muita SW4 3.0 Turbo batida...pra sim só serveria se fosse trocar todo sistema...ai fica inviavel economicamente...

abrs,

Sérgio Holanda

ps. Valeu pelo comentário dos vídeos...:concordo: :concordo: :concordo:


Sergio, será q nos dois casos q vc citou a relação é a mesma da minha 97?
E aproveitando, muito bom os teus vídeos no youtube, achei 10!

GH
13/02/2007, 20:58
Galera,

Consegui resolver o problema do diferencial dianteiro.

Troquei a caixa de satélites da minha SW4 2.8 95 pela da SRV 3.0 turbo 2003.
As caixas diferem apenas num pequeno mas fundamental detalhe: na SRV 2003, a caixa conta com rolamentos, onde entra o semi-eixo; na 2.8 até 2001, seja uma SW4 ou SR5, a cx de satélites não tem rolamentos; o semi eixo trabalha direto nela, lubrificado pelo óleo do diferencial.
Na minha, já estava desgastada, com folgas e com pequeno vazamento.
Meu mecânico disse que já foram várias lá na oficina assim.

A saída, para não ter que comprar uma caixa de satélites da SRV, seria tornear aoriginal para alojar os rolamentos.