Conectar

Ver Versão Completa : L200 Triton Motor Travado Bico injetor? Velas aquecedoras?



Leonardo Rippel
05/05/2014, 17:33
Olá a todos do Fórum, Gostaria de pedir opinões e ajuda.

O relato:

Comprei uma l200 triton 2010 com 159.000 km (rodada eu sei). Notei perda de potência na camionete nas retomadas mandei fazer uma descarbonização, ao voltar do serviço a camionete ficou ótima até apresentar problemas para ligar. Primeiramente achei que era bateria e fiz um teste nela, estava ótima continuava com problemas para ligar. Mandei trocar as velas de aquecimento, e por capricho do destino tive uma emergência familiar no dia da troca e tive que pegar a estrada. Estava tudo bem até em uma ultrapassagem o motor bater e travar acelerado.

Pois bem, mandei de volta na concessionária, passou pelo aparelho e identificaram porblemas no bico injetor. Falaram que teria que abrir o motor pra ver que tinha dado de estrago. Ao abrir os mecânicos disseram que o motor travou sem dúvida nenhuma pq as velas derreteram (e de fato derreteram as 4) assim isentando eles totalmente da culpa.

- Na minha opinião as velas derretidas foram bode espiatório para eles se safarem do problema com o bico injetor
- O carro tinha 2.000 km depois da venda e tinha passado 10 dias dos 90 que dizem que é a garantia (porém no código do consumidor esse problema é para defeitos fácilmente identificáveis)
- Me falaram que praticamente o motor vai ter que ser trocado.


Alguém poderia dividir opinoões de como proceder, relatos algo que possa me dar uma clareada nas idéias.. Pq o preju é quase de 18.000 reais.

imagem do resultado das velas.



Agradeço a todos.

SAPO-BOMBA
05/05/2014, 19:59
Vc mandou trocar as velas aonde?

Leonardo Rippel
05/05/2014, 21:29
Vc mandou trocar as velas aonde?

Em outra mecânica diferente da concessionária. Porém o mecânico é especialista em mecânica diesel de camionetes. O próprio mecânico da concessionária disse que é não é problema de instalação das velas aquecedoras.

O que ele me disse que estou com pé atrás é que as velas foram as causadoras do travamento do motor, não o bico. Ai que está minha dúvida

SAPO-BOMBA
06/05/2014, 02:12
Mas vela aquecedora não causa travamento de motor... Isso daí tá bem claro que as velas derreteram pq a temperatura na câmara de combustão estava altíssima.


Mais: Vela aquecedora NÃO DISPARA GIRO no motor, quem faz isso é ÓLEO DE MOTOR ou EXCESSO DE COMBUSTÍVEL!

SAPO-BOMBA
06/05/2014, 02:13
Bote na justiça antes que eles resolvam "botar" em vc...

Glaicon
06/05/2014, 06:51
Em outra mecânica diferente da concessionária. Porém o mecânico é especialista em mecânica diesel de camionetes. O próprio mecânico da concessionária disse que é não é problema de instalação das velas aquecedoras.

O que ele me disse que estou com pé atrás é que as velas foram as causadoras do travamento do motor, não o bico. Ai que está minha dúvida
Você não disse há quantos dias comprou a viatura, mas pelo seu relato parece pouco tempo.
Então, abra imediatamente uma reclamação no PROCON para suspender a garantia legal de três meses.
Você pode abrir também uma reclamação no site reclameaqui.com.br
Funciona muito, pois notificam eletronicamente a empresa para se manifestar, e geram um ranking de número de reclamações e soluções dadas ao consumidor.
E boa sorte!:concordo:

Jonga
06/05/2014, 09:51
Procon neles, sem dúvidas.

Leonardo Rippel
06/05/2014, 11:29
Bote na justiça antes que eles resolvam "botar" em vc...

Realmente é isso que eu vou fazer, colocar na justiça. Quanto ao esclarecimento das velas, muito obrigado. Já tinha essa sensação que seria impossível a vela disparar o motor. Vou abrir um processo no procom imediatamente.

Leonardo Rippel
06/05/2014, 11:34
Você não disse há quantos dias comprou a viatura, mas pelo seu relato parece pouco tempo.
Então, abra imediatamente uma reclamação no PROCON para suspender a garantia legal de três meses.
Você pode abrir também uma reclamação no site reclameaqui.com.br
Funciona muito, pois notificam eletronicamente a empresa para se manifestar, e geram um ranking de número de reclamações e soluções dadas ao consumidor.
E boa sorte!:concordo:


Glaicon, eu tinha comprado a Camionete extamaente a 100 dias (10 dias a mais dos 90 por lei) e rodei apenas 2.000 km e ela ficou parada uns 15 dias na concessionária por cota de um recall na fechadura do capô (pelo menos foi isso que nos disseram). A pane foi semana passada

Lendo o código de defesa do consumidor eu notei que tem uma descrição que fala que 90 dias é o prazo pra defeitos fácilmente identificáveis e caso haja constatação de algum defeito envolvido são 3 meses após a constatação.

Eu sentia ela ruim de pegar e com pouca força. a 15 dias atrás mandei na concessionária para ver o que era.. nos disseram que era descarbonização.. fizeram.. ai quando precisei de alto giro deu no que deu.. os bicos mijaram...

a briga agora vai ser por causa dos 10 dias passados da garantia.
de qq jeito vou ao procom.

Valeu!

Jonga
06/05/2014, 14:08
Glaicon, eu tinha comprado a Camionete extamaente a 100 dias (10 dias a mais dos 90 por lei) e rodei apenas 2.000 km e ela ficou parada uns 15 dias na concessionária por cota de um recall na fechadura do capô (pelo menos foi isso que nos disseram). A pane foi semana passada

Lendo o código de defesa do consumidor eu notei que tem uma descrição que fala que 90 dias é o prazo pra defeitos fácilmente identificáveis e caso haja constatação de algum defeito envolvido são 3 meses após a constatação.

Eu sentia ela ruim de pegar e com pouca força. a 15 dias atrás mandei na concessionária para ver o que era.. nos disseram que era descarbonização.. fizeram.. ai quando precisei de alto giro deu no que deu.. os bicos mijaram...

a briga agora vai ser por causa dos 10 dias passados da garantia.
de qq jeito vou ao procom.

Valeu!


se você tem a documentação que levou a quinze dias na concessionária, fica ainda mais fácil.

Bitanca
15/07/2014, 00:17
Leonardo, se na ultrapassagem o motor acelerou sozinho a ponto superaquecer e travar e como você relatou que nos testes posteriores realizados na concessionária eles "identificaram problemas no bico injetor" essa foi a causa da aceleração, ou seja, injeção demasiada de combustível. Você citou também que foi feita uma descarbonização, observe que normalmente a descarbonização contempla somente a limpeza dos tubos e da válvula do EGR o que deixa ainda muito "carvão" nos dutos internos de entrada de ar das câmaras de combustão, cuja limpeza, sem a retirada do cabeçote, é impossível. Talvez, nas altas rotações, esse resíduo de "carvão" tenha sido empurrado para a câmara e aderido às pontas dos injetores ou velas, superaquecendo-os. Na foto não dá para ver direito, mas você observou se alguma ponta dos injetores ficou estourada ?