PDA

Ver Versão Completa : Samurai com suspensão independente



EduardoMello
05/05/2014, 16:55
Pessoal,
Estou prestes à adquirir um Samurai 94 (feixe de molas) que conforme pesquisei muito no site, seria um bom ano justamente por ser feixe de molas.
Pois bem, acabei caindo justo neste Samurai, em função de aceitar minha moto de trilha no negócio, mas o vendedor trocou toda a suspensão por helicoidal e braços que ligam a suspensão ao meio da carroceria, que segundo ele, se assemelham ao do Troller, e que com isso ganhou muito curso e um pouco de conforto. Alguém viu algo parecido? Será que estou entrando em uma roubada, em algo que irá ser instável demais ou gambiarra demais? No anúncio tem algumas fotos da suspensão. Não se assustem com o preço, que está sendo outro negociado..
Ah, o uso do carro inicialmente será para pequenas viagens por estradas de terra com esposa e filho de 2 anos; e trilhas médias sozinho, até que eu pegue "a manha", pois até hoje só fiz trilha de moto, mas a intenção é ir para as pesadas à médio prazo.

Samurai Suzuki 4x4 94 - 1994 - 1994 - Carros - Canela, Rio Grande do Sul | bomnegócio.com (http://rs.bomnegocio.com/regioes-de-caxias-do-sul-e-passo-fundo/carros/samurai-suzuki-4x4-94-1994-1994-28995435)

simtesch
05/05/2014, 17:51
Olá amigo,
Gostei do Samuca...Só achei um pouco caro!!!Parece bem feito os serviços na suspensão....Vc andou no Jipe? Gostou? Lembre-se que vc irá utilizar com esposa e filho!!!E com esse preço vc compra outras opções mais confortáveis para trilhas médias....
Abs
Simtesch

Rainer 89
06/05/2014, 19:35
Eduardo,

Se a modificação foi bem feita a tendencia é que o comportamento do veiculo seja mehor q do original... Essa consepção de suspenção se chama 4link (na verdade não é imdependente pois mantem os eixos rigidos) é usada em muitos 4x4 de fábrica (Troller, JPX, na traseira dos vitaras, Hilux SW4) e nas gringas adaptam em vários veiculos para trilha eté mesmo no Samurai.
Tenta descobrir mais sobre a suspenção já que vc está negociando diretamente com o dono. veja se foi feito agum calculo dos paremetros da suspenção, se tem peças para reposição no mercado ou só sobre medida, etc

Att,

EduardoMello
06/05/2014, 19:39
Obrigado pelas respostas.
Rainer, você usa sua Sidekick em trilha? 2 mecânicos já me aconselharam a ver as Sidekicks, que pensei que não seria ideais para trilha, pelo comprimento, mas me disseram que justamente por ser mais comprida trabalha melhor a suspensão, e logicamente que para viajar, seria muito melhor...

Marvin_CPS
07/05/2014, 09:35
Ola Eduardo,
A suspensão usada em trollers e engesas é a "2links com Panhard", onde os links apoiam apenas em 2 pontos do diferencial.

Nos JPX o sistema usado é o 3Links Triangulado (pode achar por outros nomes tb).

Ja o 4 link é o sistema, conforme segue esta foto no link abaixo, onde vc tem 4 pontos de apoio no diferencial. Esse sistema é o que apresenta maior curso de suspensão, e é muito usado para quem faz rockcrawler ou trilhas pesadas!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/jeep-willys/83092d1121778422-fotos-de-suspensao-com-molas-helicoidal-4link-xx-design-.jpg

Esse sistema, 2 link com panhard, tem sido usado com mais frequência e apresenta bons resultados!
Eu tenho esse sistema no meu samuca, porém somente no eixo dianteiro! Posso afirmar que além de conforto, o sistema traz muito mais flexibilidade pro samuca nas trilhas!

Segue alguns links sobre o sistema 2 link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/117178-niva-odin-suspensao-troller-dana-44-pneus-33-2-10-m-de-altura.html

e 4 link - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/22195-samurai-speedporco-suspensao-fase-ii-4link-eixos-de-hilux-37.html

Em relação ao anuncio, veja com o vendedor se o samuca tem o sistema de redução na caixa chamado XCrawler e quais opcionais além do pneus MUD 31 ele apresenta. Se não tiver muitos opcionais, o preço esta alto msm, pois somente a modificação da suspensão não vale tal custo de venda do jipe! Peça as revisões dos diferencias, Cambio e TCase, que devido ao tamanho dos pneus, são as partes que mais sofrem desgaste.

E antes de comprar, faça um teste do 4x4. Procure pelo forum que tem boas dicas para saber se a TCase esta apta ao tranco ou não!

Boa sorte na compra!

EduardoMello
07/05/2014, 10:30
Obrigado Marvin. Pelo visto o sistema é o 2 link com panhard mesmo.
Ele não tem redução nem bloqueio, mas vou conseguir reduzir uns 5 mil nesse preço. Hoje à tarde vou lá ver ele (é meio longe) e tirar as dúvidas. Estou levando meu mecânico junto, mas na real, nunca entrei em um Samurai, e o que vai ser predominante para mim, é se é viável instalar a cadeirinha do meu filho para levar em alguns passeios.

Abraço

RMORELLI
07/05/2014, 11:02
Obrigado Marvin. Pelo visto o sistema é o 2 link com panhard mesmo.
Ele não tem redução nem bloqueio, mas vou conseguir reduzir uns 5 mil nesse preço. Hoje à tarde vou lá ver ele (é meio longe) e tirar as dúvidas. Estou levando meu mecânico junto, mas na real, nunca entrei em um Samurai, e o que vai ser predominante para mim, é se é viável instalar a cadeirinha do meu filho para levar em alguns passeios.

Abraço

Bom dia, cuida bem a altura que ele esta, o (SAMURAI) tomba fácil se for muito alto....

Mas para passeios leves e dia dia, ideal é vitara...

Att:

Rodrigo

EduardoMello
07/05/2014, 11:04
Bom dia, cuida bem a altura que ele esta, o (SAMURAI) tomba fácil se for muito alto....

Mas para passeios leves e dia dia, ideal é vitara...

Att:

Rodrigo

Não será veículo do dia-a-dia. Tenho outro carro bem confortável para isto, hehehe.
Será para inicialmente, passeios fora de estrada, e algumas trilhas para iniciantes, mas à médio prazo, vou precisar ir para as pesadas.

EduardoMello
08/05/2014, 16:04
Fui ver o bixinho e me encantei. Andei uns 10 km, só de asfalto, e para viajar, ficou muito macio.
O problema todo seria gastar + R$ 6 mil entre bloqueio traseiro e kit de redução. To dando uma pensada na situação e vendo outras opções, entre elas um GV 2 portas 1.6, já com guincho, bloqueio e kit de redução, por R$ 29,9, mas não aceita minha moto.
O Samurai não tem nada legalizado nos docs referente à alteração de suspensão. Isso pode ser problema?

Marvin_CPS
09/05/2014, 12:01
Eduardo,
Qual será a sua intenção de trilha para com este samurai, leves a médias inicialmente?!
Pois pesadas a preparação nele terá que ser pesada......

Se for este tipo de trilha aconselho a colocar outros itens antes do bloqueio!
1 - A redução (XCrawler) tem q ser a primeira, pois com pneus 31 seu desempenho na trilha será de ruim para pessimo;
2 - Mudar os parachoque originais para chapa de ferro ou tubular! Os originais são fraquinhos demais!;
3 - Se vai fazer trilhas com muita lama, ainda mais as ai do RS, aconselho a trocar os pneus por uns com recapes mais agressivos, pois os MUDS que estão no samuca não darão o beneficio necessários!;
4 - Por ser um jipinho leve e com bom motor, dificilmente o samuca ficará travado, mas antes do bloqueio aconselho a colocar um guincho de uns 8000lbs a 9000lbs;
5 - Por ultimo siga para um bloqueio de diferencial.

O custo de 6k reais foi alto para instalar bloqueio e redução. Claro, dependendo do bloqueio q vai usar!
Se for usar uma ARB, so ele custo 3,5k. Se for num nacional a ar, o Micromaq tem otimos preços no kit completo (algo em torno de 2,8k), se for para um automatico de alto custo (kaiser) vai gastar na faixa de 2,5k, e os automaticos basicos na casa dos 0,8k (RC4x4, etc.). O custo do XCrawler (opte pelo redução 5.0 e 4.16 - pois sua TCase deve ser a engrenagem pelo ano do jipe - 1994) fica na casa dos 2k.

Juntando um bloqueio simples (RC4x4) de 800reais mais uma redução de 2k, com MO de instalação vai ficar na casa dos 3,5k.
Aproveite e compre o reforço de Tcase caso não tenha....
Final das contas - R$4k usando a configuração que vc falou.....

Se vc for "curioso" e preferir fazer algumas coisas em casa, esse custo pode cair para casa dos 3k a 3,5k... Nda mal, não!

Veja quais as opções de uso (trilha ou dia-a-dia) e tipo de trilha para não fazer a preparação errada do samuca!

EduardoMello
09/05/2014, 14:24
Marvin, obrigado mais uma vez!
Estou bem próximo de fechar com ele. O GV meu mecânico desaconselhou o 1.6.
O custo de R$ 6 mil, seria com X-Crawler e bloqueio Kaiser, mas realmente, acho que inicialmente vou colocar apenas a redução, apanhar um pouco e depois botar o bloqueio, até pq pelo que li no fórum, o Kaiser fica dando "tec tec" mesmo quando desaclopado (ou entendi errado?), e talvez por um pouco mais de dinheiro, colocar o ARB seria mais negócio. Mas é isso, até terça feira quero me decidir, para quem sabe no outro final de semana, dar a primeira brincada, e ir vendo que nível e que tipo de trilhas vou fazer, para não desperdiçar dinheiro.

Uma pergunta: Achei o motorzinho bem valente até, mantendo 90km/h tranquilamente. Com a redução, o giro não vai ficar muito alto para manter essa velocidade?

romersouza
09/05/2014, 15:20
Marvin, obrigado mais uma vez!
Estou bem próximo de fechar com ele. O GV meu mecânico desaconselhou o 1.6.
O custo de R$ 6 mil, seria com X-Crawler e bloqueio Kaiser, mas realmente, acho que inicialmente vou colocar apenas a redução, apanhar um pouco e depois botar o bloqueio, até pq pelo que li no fórum, o Kaiser fica dando "tec tec" mesmo quando desaclopado (ou entendi errado?), e talvez por um pouco mais de dinheiro, colocar o ARB seria mais negócio. Mas é isso, até terça feira quero me decidir, para quem sabe no outro final de semana, dar a primeira brincada, e ir vendo que nível e que tipo de trilhas vou fazer, para não desperdiçar dinheiro.

Uma pergunta: Achei o motorzinho bem valente até, mantendo 90km/h tranquilamente. Com a redução, o giro não vai ficar muito alto para manter essa velocidade?


Fala grande, eu uso o kaiser na frente e atras, realmente o traseiro costuma dar uns estalos, principalmente quando se faz uma curva ou esquina com o pé no acelerador. Nada que venha atrapalhar. Compensou pelo custo beneficio que juntei um pouco mais e coloquei em ambos eixos.

No mais a susp desse samurai parece bem top. Vai economizar na coluna. hauhuahaha. O meu parece um carro de boi.

abraços

EduardoMello
09/05/2014, 16:39
Romer, me tira uma dúvida (para um zé que de trilha, só entende de moto, e um raso conhecimento de mecânica). Esse bloqueio traseiro desacopla automaticamente? O dianteiro tem que soltar no eixo, é isso (roda livre)? Ainda sobre o dianteiro, imagino que com o sistema acionado, virar o carro seja tarefa das mais difíceis, não?

EduardoMello
12/05/2014, 16:41
Pronto, fechado! O Samukinha é meu agora!!!!:euforico:
Já vai direto pra oficina pra receber uma revisão geral, além do kit X-Crawler. Bloqueio vai ficar para depois!
Depois dos primeiros passeios e trilhas, começo a incomodar com as dúvidas.
Abraço e obrigado às respostas!!!

Fabil
14/05/2014, 17:11
Parabens.... Samurai é só alegria nas trilhas... tenho o meu "só" a 11 anos..heheh

EduardoMello
15/05/2014, 05:44
Parabens.... Samurai é só alegria nas trilhas... tenho o meu "só" a 11 anos..heheh

Ontem à noite estava vendo os vídeos do speedporco nas trilhas de 1° de maio...um dia chego no mesmo nível, kkk

LeoPOA
16/05/2014, 22:28
Fala Eduardo!!!

Td blz?

Posta umas fotos ai da Susp do Samurai!!!

Ajeita ele ai e vamos p/ Palmares no próximo findi estrear o brinquedo!!

Abraço

Léo