Ver Versão Completa : Intercooler VW 8.150 x temperatura do motor
fabiano r
04/05/2014, 14:51
Pessoal após consertar meu intercooler algumas vezes resolvi trocar por um do VW 8.150 custo R$ 500,00 com frete, verifiquei que andando com velocidade alta na estrada (estes dias aqui não está muito quente) a temperatura do motor mal mexe, pensei até que tinha estragado o marcador dai fiz 60km no asfalto cheguei em casa e verifiquei que onde entra o ar no intercooler estava beem quente e na parte que sai o ar para o motor estava geladinho (sei q essa é a função do intercooler) mas ai que vem a dúvida, será que o motor não vai trabalhar muito frio?? Pensa no inverno como vai ser, será que não vou ter que adaptar uma válvula termostatica?
Estava preocupado que como o intercooler é maior que o anterior que eu usava se não ia restringir muito o ar que refrigera o radiador mas fiquei surpreso como o que trabalha gelado o motor.
Os mais entendidos poderiam me dar uma dica se devo adaptar uma válvula termostática ou se não tem problema andar com baixa temperatura no motor?? Andando na cidade até sobe um pouco mas bem abaixo de antes e no asfalto mal mexe o ponteiro.
vlw.
Sergioporto
04/05/2014, 18:34
Adaptar válvula ? Qual,e o teu motor ? Pelo princípio nenhum motor deve funcionar sem válvula ! A válvula vai manter a temperatura do motor sempre constante.
dalmo cruz torres
04/05/2014, 19:53
Fabiano, comprou o intercooleer novo? O preço está ótimo.
hercilio.neto
05/05/2014, 01:52
Pessoal após consertar meu intercooler algumas vezes resolvi trocar por um do VW 8.150 custo R$ 500,00 com frete, verifiquei que andando com velocidade alta na estrada (estes dias aqui não está muito quente) a temperatura do motor mal mexe, pensei até que tinha estragado o marcador dai fiz 60km no asfalto cheguei em casa e verifiquei que onde entra o ar no intercooler estava beem quente e na parte que sai o ar para o motor estava geladinho (sei q essa é a função do intercooler) mas ai que vem a dúvida, será que o motor não vai trabalhar muito frio?? Pensa no inverno como vai ser, será que não vou ter que adaptar uma válvula termostatica?
Estava preocupado que como o intercooler é maior que o anterior que eu usava se não ia restringir muito o ar que refrigera o radiador mas fiquei surpreso como o que trabalha gelado o motor.
Os mais entendidos poderiam me dar uma dica se devo adaptar uma válvula termostática ou se não tem problema andar com baixa temperatura no motor?? Andando na cidade até sobe um pouco mas bem abaixo de antes e no asfalto mal mexe o ponteiro.
vlw.
Embora muitas vezes o radiador e o intercooler estejam juntos, eles tem finalidades completamente diferentes.
O radiador juntamente com a válvula termostática, servem para manter o motor trabalhando em uma faixa ideal de temperatura.
Já o intercooler serve para resfriar o ar que é enviado pela turbina na admissão. Assim ele fica mais denso e melhora a queima aumentando a potencia do motor.
Um não deveria interferir na função do outro, mas se o arrefecimento do motor estiver sem a válvula, a solução é reinstalar.
fabiano r
05/05/2014, 07:38
Sergio como não subiu a temperatura conclui que não tem válvula (o motor é OM-314).
Dalmo o intercooler é recondicionado mas parece novo, levei em uma oficina de radiadores aqui da cidade e fui informado que é de primeira, se precisar procura no google Radisul Radiadores fala com Everton.
Hercilio, a principio um não deve interferir no outro mas o fato é q está entrando ar gelado no motor e ele não está dando conta de aquecer, vou verificar se tem ou não tem válvula nos próximos dias.
Abraço!
Carlo Pecca
05/05/2014, 09:23
Grd Fabiano,
coloca foto da instalação do intercooler e da turbina também!
Olha o normal é ter a válvula térmica o problema é que tem alguns mexanicos que a tira alegando que não precisa.
Radames Menegaz
05/05/2014, 10:13
vlw.
Tenho o mesmo intercooler na minha band motor OM-314 e realmente o ponteiro da temperatura não mexe até mesmo em dias quentes.
fabiano r
05/05/2014, 14:47
Carlo assim que puder posto as fotos.
Radames você nunca verificou se a valvula termostatica está funcionando?? O motor tem que trabalhar em uma certa temperatura.
Vou mandar trocar a valvula para ver o que acontece, nem andando dentro da cidade a temperatura sobe e isso está errado.
Radames Menegaz
05/05/2014, 15:05
Carlo assim que puder posto as fotos.
Radames você nunca verificou se a valvula termostatica está funcionando?? O motor tem que trabalhar em uma certa temperatura.
Vou mandar trocar a valvula para ver o que acontece, nem andando dentro da cidade a temperatura sobe e isso está errado.
Vou verificar com o mecânico de como está o funcionamento da válvula.
Elmer_Jeep
07/05/2014, 10:46
Pessoal, to atras desse intercooler pra minha Band 14B, qual a média de preço ?
Na descrição desse link diz que originalmente é o mesmo pra Ford e VW.
Radiador de Ar / Intercooler 12672 VISCONDE (http://www.apsdistribuidora.com.br/produtos/Radiador-de-Ar-Intercooler/INTERCOOLER-FORD+VISCONDE+12672)
Radames Menegaz
07/05/2014, 10:50
Pessoal, to atras desse intercooler pra minha Band 14B, qual a média de preço ?
Na descrição desse link diz que originalmente é o mesmo pra Ford e VW.
Radiador de Ar / Intercooler 12672 VISCONDE (http://www.apsdistribuidora.com.br/produtos/Radiador-de-Ar-Intercooler/INTERCOOLER-FORD+VISCONDE+12672)
Esse mesmo Elmer;
a Bandeirante depois que instalei o intercooler ficou com um desempenho muito bom.
Paguei R$ 450,00 recondicionado
fim de semana tiro umas fotos da instalação e posto
Sergio c
07/05/2014, 11:14
Eu quando instalei o motor da MB 710, com intercooler original, tirei a válvula termostática, pois a ventoinha ficou do mesmo motor, com 10 pás e acoplamento viscoso, mas a temperatura nem mexia. Tive que repor a válvula de volta, cortei 2 cm do final do plástico das pás e ainda assim, quando não vou em trilhas pesadas, tenho q colocar um jornal entre o intercooler e o radiador, aí a temperatura se aproxima dos 80 graus.
fabiano r
07/05/2014, 14:20
Pessoal troquei a válvula termostática mas mesmo assim a temperatura não sobe muito certa de 1/4 da parte verde do marcador.
Agora vou aproveitar e trocar também o cebolinha da temperatura para confirmar.
A minha tb é assim. Estabiliza um pouco acima da marca de 1/4, mesmo forçando não passa de 1/2. Tenho um medidor da temperatura da parede do cabeçote. Ela varia entre 75 e 90C em condições extremas. Motor 14b turbinado sem intercooler com termostática OK.
thefranca
08/05/2014, 14:49
A minha opera com temperatura entre 70 a 80ºC seja no inverno ou no verão (região serrana do RJ, seja subindo ou descendo). Está com intercooler VW8-150 com bomba d'agua nova, radiador novo e hélice de 10 pás do OM366 e válvula termostática original Mercedes-Benz.
ClaytonMuller
08/05/2014, 16:45
Quem instalou intercooler, alguém percebeu se o motor está trabalhando mais quente? Mesmo que o ar entre gelado, a potência adicional gerada tende a fazer o motor esquentar mais.
Radames Menegaz
08/05/2014, 16:55
Quem instalou intercooler, alguém percebeu se o motor está trabalhando mais quente? Mesmo que o ar entre gelado, a potência adicional gerada tende a fazer o motor esquentar mais.
Claiton, no meu caso o motor ta trabalhando muito mais frio!
ClaytonMuller
08/05/2014, 17:11
Radames,
De qualquer forma, o motor tem uma temperatura ideal de funcionamento. Muito frio, além de ter um desgaste muito maior de todos os componentes, a eficiência dele é afetada (potência diminui e consumo aumenta). Qual foi o ganho de potência com a instalação do intercooler?
fabiano r
08/05/2014, 17:41
Radames,
De qualquer forma, o motor tem uma temperatura ideal de funcionamento. Muito frio, além de ter um desgaste muito maior de todos os componentes, a eficiência dele é afetada (potência diminui e consumo aumenta). Qual foi o ganho de potência com a instalação do intercooler?
Clayton já fiz testes com intercooler e sem.
Sem intercooler anda menos pode pisar que mesmo marcando 1k na turbina anda menos
Com intercooler anda beem mais no mesmo trecho que vc antes andou com 1k na turbina a velocidade é bem maior.
a questão de trabalhar frio q complica tem q trabalhar em uma certa temperatura no meu caso om-314 a valvula termostática original abre com 70 graus e medindo a temperatura com aparelho a laser marca os 70 graus andando na cidade, meu problema está no asfalto que mal mexe o ponteiro da temperatura.
Hoje pode ser que tenha que ir até uma cidade aqui perto e acho que vou abrir um pouquinho a bomba estou achando que está com muito ar e pouco combustível, dai vou ver como se comporta, caso eu faça o teste eu informo.
ClaytonMuller
08/05/2014, 17:48
Fabiano, não quis dizer que com o intercooler anda menos, o que disse é que se, se ele trabalhasse na temperatura normal, a eficiência seria melhor.
Realmente pode ser a bomba um pouco fechada demais. Já tentou tirar a ventoinha? Um amigo meu tem um Engesa com motor MWM 2.8, e o motor dele também trabalhava muito frio. Segundo ele, foi retirar a ventoinha que a temperatura foi para o normal, e o motor está desenvolvendo muito mais.
Abraço
fabiano r
09/05/2014, 07:52
Fabiano, não quis dizer que com o intercooler anda menos, o que disse é que se, se ele trabalhasse na temperatura normal, a eficiência seria melhor.
Realmente pode ser a bomba um pouco fechada demais. Já tentou tirar a ventoinha? Um amigo meu tem um Engesa com motor MWM 2.8, e o motor dele também trabalhava muito frio. Segundo ele, foi retirar a ventoinha que a temperatura foi para o normal, e o motor está desenvolvendo muito mais.
Abraço
Estou pensando em adaptar uma ventoinha elétrica mas por enquanto só idéia, vou trocar a cebolinha p ver se está marcando realmente correto, fazer mais alguns testes e depois quem sabe uma ventoinha elétrica. Sem ventoinha é loucura não dá para brincar.
Sergio c
09/05/2014, 09:02
Eu também achei meio estranho sem ventoinha, mas "cada loco com sua manias heheheheh".
ClaytonMuller
09/05/2014, 10:17
hahahaha realmente. Acho que uma ventoinha elétrica acionada junto com a válvula termostática é o ideal...A minha também funcionava na marcação de 1/4 (na cidade). Mas agora o marcador não está mais marcando. Alguém sabe o que pode ser? O sensor é novo...
Radames Menegaz
09/05/2014, 13:06
hahahaha realmente. Acho que uma ventoinha elétrica acionada junto com a válvula termostática é o ideal...A minha também funcionava na marcação de 1/4 (na cidade). Mas agora o marcador não está mais marcando. Alguém sabe o que pode ser? O sensor é novo...
O sensor pode não ser compatível
, geralmente temos dois modelos de sensor por resistência o RTC e o NTC
fabiano r
09/05/2014, 14:00
RESOLVIDO
Pessoal depois de muitos testes peguei um aparelho a laser para medir temperatura e teste e por incrível a temperatura próxima a válvula era sempre em torno de 70 a 75 graus peguei o fio e descobri que estava quase "atorado" foi cortar fazer uma emenda no capricho e está marcando certinho.
Talvez tenha trocado a válvula sem necessidade. É incrível uma informação errada gera um puta transtorno e ainda coincidiu com a troca do intercooler levando a crer que ele era o responsável rsrsrs.
Ps. A informação errada é a do meu marcador de temperatura que na verdade não estava recebendo a alimentação necessária devido ao fio quase rompido.
Carlo Pecca
10/05/2014, 02:34
blz Fabiano,
ainda bem que conseguiu resolver tudo.
Qual a próxima aventura?
fabiano r
10/05/2014, 11:14
blz Fabiano,
ainda bem que conseguiu resolver tudo.
Qual a próxima aventura?
Td bom Pecca??
Amigo agora falta resolver um problema na coluna da carroceria que o chapeador não consertou e agora está trincado e faz um barulho chato ali, depois ainda falta 2 amortecedores dianteiros o cadã dianteiro que está com folga instalar o A/C dai vai ficar muito boa a band, depois tem mais um milhão de coisas que vai aparecendo e mais meio milhão que a gente vai inventando rsrsrsrsrs
a band está muito boa para andar tem força e velocidade ficou com estabilidade muito boa nas curvas após as barras estabilizadoras só tem um problema nas saidas do asfalto para o acostamento dá uma adrenalina se estiver rápido e está td firme nenhuma folga e o que parece é o pneu q torce um pouco ou seja o jogo da borracha mesmo.
Mas sempre tem alguma coisa p ir mexendo só falta tempo e $$ para tudo.
Um grande abraço para o amigo!
Ps. Coloca uma turbina logo nessa band!
Carlo Pecca
11/05/2014, 07:28
Grd Fabiano,
agora to no processo de instalação da DH e alternador de 120A. Creio que até o final da próxima semana tudo esteja pronto. Sabe como é polia e suportes sendo preparado por torneiro e aí demora!
Grd Abraço.
fabiano r
12/05/2014, 09:20
Grd Fabiano,
agora to no processo de instalação da DH e alternador de 120A. Creio que até o final da próxima semana tudo esteja pronto. Sabe como é polia e suportes sendo preparado por torneiro e aí demora!
Grd Abraço.
AC ainda não consegui $$ mas quero ver se compro esses kits prontos ou se procuro as peças agora o alternador comprei um de 90A da VW e eu mesmo adaptei em casa ficou muito bom pode ligar som farois milhas luz alta e mesmo na lenta fica com 14volts.
Quanto ao alternador li algo sobre o do vectra de 120A mas já teve pessoas falando que se "enterrar" no barro ele dá bastante problema por ser muito fechado dai o barro entra e não sai, esse que comprei é bem aberto, não uso a band em atoleiros tão grandes mas resolvi colocar esse mais aberto se um dia resolver "enterrar" o jeep não quero ter problema rsrsrs
Assim q terminar a instalação do AC posta ai e informa os $$ p eu ter uma idéia.
Abração!
AC ainda não consegui $$ mas quero ver se compro esses kits prontos ou se procuro as peças agora o alternador comprei um de 90A da VW e eu mesmo adaptei em casa ficou muito bom pode ligar som farois milhas luz alta e mesmo na lenta fica com 14volts.
Quanto ao alternador li algo sobre o do vectra de 120A mas já teve pessoas falando que se "enterrar" no barro ele dá bastante problema por ser muito fechado dai o barro entra e não sai, esse que comprei é bem aberto, não uso a band em atoleiros tão grandes mas resolvi colocar esse mais aberto se um dia resolver "enterrar" o jeep não quero ter problema rsrsrs
Assim q terminar a instalação do AC posta ai e informa os $$ p eu ter uma idéia.
Abração!
Fabiano,
Será que rola fazer um grupo para um compra coletiva de kits de ar condicionado da technoauto ?
Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://technoauto.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirante---sanden.aspx)
Abraço !
Carlo Pecca
13/05/2014, 19:08
Oia, se reparar nas fotos do site, o tal kit não vem com polia, não fala diâmetro, comprimento e tipo de material da tubulação, o suporte é do motor 14B e não é dito nada se serve para os outros motores. Lembrem que a instalação é outro fator dificultoso. Já orcei recentemente numa loja aqui do Rio, com tudo instalado e dado garantia de 1 ano, o custo ficou em 4 mil pratas. Continuo de ventilador a pilha!!!!
Eu comprei o compressor e a caixa evaporadora na Technoauto. O suporte, um amigo toyoteiro desenvolveu para a Band com motor MB OM-364. A polia de três vias comprei direto da fábrica, que fica em Cajuru, próximo a minha cidade e o restante das peças foi da oficina onde fiz a instalação. Devo ter gasto em torno de 3.500,00. Isso em abril do ano passado.
Abrass.
fabiano r
14/05/2014, 07:48
Fband bom dia! Cara já faz tempo que olho esse kit mas sempre fiquei na dúvida se realmente serve 100% sempre escutei o pessoal falar que gastou bem mais que esses 2k que eles pedem no kit, eu pretendo instalar tudo com no máximo 2,5k, o suporte eu mesmo pretendo fazer. Já orçou com eles para mais de um kit quanto custa?
Fband bom dia! Cara já faz tempo que olho esse kit mas sempre fiquei na dúvida se realmente serve 100% sempre escutei o pessoal falar que gastou bem mais que esses 2k que eles pedem no kit, eu pretendo instalar tudo com no máximo 2,5k, o suporte eu mesmo pretendo fazer. Já orçou com eles para mais de um kit quanto custa?
Fabiano,
Já troquei uns e-mail com o pessoal da technoauto e eles me imformaram os tamanhos das mangueiras tambem.
O gasto extra que teremos para a instalação deste kit é a polia(virabrequim ou bomba dágua), correia, adaptar o suporte, e colocar o gás no sistema...
Lembrando que assim como eu, você vai fazer a instalação sozinho...
Eles tambem me informaram que o kit podia ser vendido sem o suporte, mas acho que ele é importante pra servir como base....
Lembrando que o suporte não vai ser P&P !
Abração e vamos nos falando !
fabiano r
15/05/2014, 13:38
Fabiano,
Já troquei uns e-mail com o pessoal da technoauto e eles me imformaram os tamanhos das mangueiras tambem.
O gasto extra que teremos para a instalação deste kit é a polia(virabrequim ou bomba dágua), correia, adaptar o suporte, e colocar o gás no sistema...
Lembrando que assim como eu, você vai fazer a instalação sozinho...
Eles tambem me informaram que o kit podia ser vendido sem o suporte, mas acho que ele é importante pra servir como base....
Lembrando que o suporte não vai ser P&P !
Abração e vamos nos falando !
Fband se tudo de certo$$ pretendo instalar o a/c até o final do ano mesmo pq agora vem o inverno e ele não fará falta mesmo rsrs.
Mas vamos falando se surgir um desconto montamos um grupo.
Abraço!
Fband se tudo de certo$$ pretendo instalar o a/c até o final do ano mesmo pq agora vem o inverno e ele não fará falta mesmo rsrs.
Mas vamos falando se surgir um desconto montamos um grupo.
Abraço!
Fabiano,
Tambem pretendo instalar o AC esse ano, vou aproveitar o inverno pra fazer isso... heheh
Vou entrar em contato com a technouauto pra ver se é possível ganhar um desconto vendendo mais kit`s !
Abraço
Ardidas///
15/05/2014, 22:51
Fband,
Eu pretendo instalar um Kit Ar Cond. e dependendo do valor, podemos comprar dois kit´s.
Estou a apenas 4 dias com a Band, mas é pra ontem a instalação da DH e do AR.
:D
[]´s
Toni
Fabiano,
Tambem pretendo instalar o AC esse ano, vou aproveitar o inverno pra fazer isso... heheh
Vou entrar em contato com a technouauto pra ver se é possível ganhar um desconto vendendo mais kit`s !
Abraço
Fband,
Eu pretendo instalar um Kit Ar Cond. e dependendo do valor, podemos comprar dois kit´s.
Estou a apenas 4 dias com a Band, mas é pra ontem a instalação da DH e do AR.
:D
[]´s
Toni
Ardidas,
Assim que tiver uma resposta da technauto eu informo aos interessados !
O kit a princípio será este : Kit Ar Condicionado da Toyota Bandeirante - TechnoAuto.com.br (http://technoauto.com.br/94,kit-ar-condicionado-da-toyota-bandeirante---sanden.aspx)
Abraço !
Os interessados pelo kit de ar condicionado por favor mandem MP para mim com seu e-mail !
Abs !
marciorank@gmail.com
18/05/2014, 08:20
blz pessoal,
voltando ao assunto do aquecimento da band, não que eu não goste do ar cond. pra band, bem pelo contrario, até ja comprei
o compressor e o condensador pra minha band, heheheheh, porem com o frio que esta chegando ai no sul não vou precisar nos proximos meses, so de um ar quente kkkk......
então; minha band quando comprei não esquentava, chegava no 65graus, depois instalei o intercooler e não mudou nada, fica nos 65 e não aumenta, so mesmo na subida de uma serra quando força ela um pouco mais, não tenho valvula termostatica porem a temperatura chega logo em 65 mesmo em dias mais frios e não passa.
será que terei problemas futuramente?
blz pessoal,
voltando ao assunto do aquecimento da band, não que eu não goste do ar cond. pra band, bem pelo contrario, até ja comprei
o compressor e o condensador pra minha band, heheheheh, porem com o frio que esta chegando ai no sul não vou precisar nos proximos meses, so de um ar quente kkkk......
então; minha band quando comprei não esquentava, chegava no 65graus, depois instalei o intercooler e não mudou nada, fica nos 65 e não aumenta, so mesmo na subida de uma serra quando força ela um pouco mais, não tenho valvula termostatica porem a temperatura chega logo em 65 mesmo em dias mais frios e não passa.
será que terei problemas futuramente?
Marcio,
Creio que 65º seja muito frio pro motor trabalhar...acho melhor instalar a válvula termostática !
Abraço
Francisco Bicalho
19/05/2014, 12:02
Marcio,
Creio que 65º seja muito frio pro motor trabalhar...acho melhor instalar a válvula termostática !
Abraço
É isso aí. O que regula a temperatura do motor é a válvula termostática apenas. Não é o intercooler que só joga ar mais frio e mais denso para a câmara de combustão. E a válvula termostática nunca deve ser retirada porque o motor diesel tem uma temperatura certa para trabalhar e a válvula termostática mantém essa temperatura estável e constante.
marciorank@gmail.com
19/05/2014, 12:38
tem uma coisa que esqueci de mencionar,
desde que comprei ( a quase 7 anos) ela esta com a tampa do radiador sem a valvula, esta trabalhando sem presao nenhuma,
e não joga agua fora, pois quando comprei retirei o radiador para arrumar uma vazamento, montei certinho com fluido e até
hoje nunca nescessitei de completar agua, talvez não chega a esquentar muito tambem pelo fato da tampa.
Ardidas///
19/05/2014, 13:03
tem uma coisa que esqueci de mencionar,
desde que comprei ( a quase 7 anos) ela esta com a tampa do radiador sem a valvula, esta trabalhando sem presao nenhuma,
e não joga agua fora, pois quando comprei retirei o radiador para arrumar uma vazamento, montei certinho com fluido e até
hoje nunca nescessitei de completar agua, talvez não chega a esquentar muito tambem pelo fato da tampa.
Colega, a sete anos seu motor trabalha desse jeito?
realmente faz muito mau ao motor trabalhar abaixo da temperatura ideal.
Vou instalar hoje uma hélice 10 pás e deixar meu motor em 65 graus. :)
Só por curiosidade, botei a viatura na estrada (+/- 20 km) e medi a temperatura do cabeçote, com um termômetro a laser, na chegada. Deu 73º. Tô achando até meio frio essa temperatura. Lembrando que uso a hélice de oito pás, de alumínio, no motor OM-364 com turbo e sem intercooler.
Abrass.
Francisco Bicalho
19/05/2014, 15:03
A temperatura correta para a água do 364 se não me engano é 83º C. mas, Nirlei, esses 73º são a leitura na superfície externa da tampa de alumínio do cabeçote? Essa temperatura nunca seria a mesma da parte interna do motor. Ardidas/// a hélice não vai influenciar muito na temperatura com o carro em movimento, isso é função da valvula termostática. O que a hélice de 10 pás ajuda é se você tem radiador de AC e intercooler no caminho do ar se você pegar um engarrafamento no verão, aí sim o carro pode aquecer, e a hélice ajuda, principalmente se você der algumas aceleradas com o carro em neutro. De resto, esses 65º parecem muito baixos para temperatura do motor. Mesmo para o 314 (se não me engano) a temperatura da água é para ser 78º C.
fabiano r
19/05/2014, 15:27
A temperatura correta para a água do 364 se não me engano é 83º C. mas, Nirlei, esses 73º são a leitura na superfície externa da tampa de alumínio do cabeçote? Essa temperatura nunca seria a mesma da parte interna do motor. Ardidas/// a hélice não vai influenciar muito na temperatura com o carro em movimento, isso é função da valvula termostática. O que a hélice de 10 pás ajuda é se você tem radiador de AC e intercooler no caminho do ar se você pegar um engarrafamento no verão, aí sim o carro pode aquecer, e a hélice ajuda, principalmente se você der algumas aceleradas com o carro em neutro. De resto, esses 65º parecem muito baixos para temperatura do motor. Mesmo para o 314 (se não me engano) a temperatura da água é para ser 78º C.
Boa tarde Chico!
Estava com problemas no meu jeep, OM314 turbo intercooler (o problema era o fio do cebolinha quase rompido e aconteceu justamente após a troca do intercooler por isso abri esse tópico)
Nesse rolo troquei a válvula termostática e segundo catálogo da mercedes para o OM314 é 75º paguei R$ 70,00 pela peça trocada depois que encontrei o defeito do fio.
Ardidas///
19/05/2014, 15:49
Chico,
Entendi a sua colocação e penso desta maneira. O motor trabalhará no seu regime normal e não é a Hélice de 10 pás que fará ele trabalhar fora da temp. ideal. Mas, como recebi respostas bem diversas deste modo de pensar, eu estava apenas esperando um testemunho de alguem que tem a muito tempo o motor trabalhando de forma fria e sem desgaste prematuros.
Foi o que entendi da colocação do Márcio e sua Band.
[]´s
Toni
Francisco Bicalho
19/05/2014, 16:41
Toni, -"motor trabalhando de forma fria e sem desgaste prematuros" não é nenhuma vantagem nem tampouco uma coisa tem relação com a outra, qualquer motor (diesel, alcool ou gasolina) tem que trabalhar na temperatura certa. O que acontece quando as pessoas retiram a válvula termostatica é que o motor aquece muito numa subida de serra, por exemplo, e na descida a temperatura cai bruscamente, e isso é ruim para o motor, o certo é ele trabalhar na temperatura determinada pelo fabricante e isso não quer dizer que a 65º C o motor terá menor desgaste do que a 83º C. Motor diesel não é fruta nem legume que dura mais em temperaturas mais baixas. Motores a gasolina, por exemplo, trabalham na faixa de temperatura entre 90º e 100 º C e nem por isso se desgastam mais rápido.
Ardidas///
19/05/2014, 16:57
Chico,
Pelo que percebi, a válvula term. fecha o sistema de arrefecimento do motor em determinado regime (temperatura), sem a tal válvula, - a que o pessoal retira -, o sistema fica aberto e vulnerável a bruscas oscilações de temperatura. O que, nem para o ser humano é aconselhável. Porém, minha dúvida era realmente a temperatura ideal X desgaste.
Abraços,
[]´s
Toni
marciorank@gmail.com
19/05/2014, 22:44
bom pessoal, o meu motor é um 314 porem foi feito por completo a 12 anos, foi passado para o 364 com tudo que tem direito,
bomba, comando, pistões pra turbo, tudo com serviço de primeira mão e desde o inicio(segundo o proprietario anterior) o
motor sempre trabalhou nesta temperatura, hoje este motor esta com 120.000km e te garanto; troco o oleo entre
5 a 6000km e não a nescessidade de completar o oleo, se baixa um pouco te garanto que não chega nem perto de 1/2 litro,
isto que tem um vazamento, coisa que acho esquizito é que normalmente ele trabalha em 65, quando subo uma serra chega em 70, quando deso a serra ele não chega a baixar muito, fica entre 65 e 60, talvez seja por causa do radiador do intercooler que fica na frente e é bem dimensionado, tampa toda a entrada de ar na grade.
Carlo Pecca
20/05/2014, 08:44
Marciorank,
vc poderia colocar algumas fotos da instalação do teu sistema turbo + intercooler e qual medidor (fabricante/modelo) de temperatura que estas utilizando na band?
fabiano r
20/05/2014, 13:38
Grd Fabiano,
coloca foto da instalação do intercooler e da turbina também!
Olha o normal é ter a válvula térmica o problema é que tem alguns mexanicos que a tira alegando que não precisa.
Boa tarde Carlo!
Demorou mas estão ai as fotos! Um grande abraço amigo!
463445 463446 463447
Carlo Pecca
20/05/2014, 19:20
Fabiano,
ta "bunita" só! - Aqueles pedacinhos amarelos para proteção do capo são que material?
Fabiano,
ta "bunita" só! - Aqueles pedacinhos amarelos para proteção do capo são que material?
PU ou Poliuretano.
Abraço
fabiano r
21/05/2014, 07:50
Fabiano,
Carlo esse material deve ser PU pois para adaptar tive q cortar um pedaço e cortou muito fácil para ser Poliuretano.
Em alguns dias pretendo instalar um snorkel (já estou esperando desde janeiro mas vou instalar ainda rsrs).
Abraço!
Francisco Bicalho
21/05/2014, 10:33
463447
Belo motor Fabiano; a ligação dos tubos do intercooler me parece perfeita, com o mínimo de curvas evitando assim turbulencia do ar o que melhora muito a performance do carro. Gostei também da mangueira na entrada do filtro de ar. Pergunta, o que é a peça cilíndrica bem na frente do filtro de ar?
fabiano r
21/05/2014, 10:58
Belo motor Fabiano; a ligação dos tubos do intercooler me parece perfeita, com o mínimo de curvas evitando assim turbulencia do ar o que melhora muito a performance do carro. Gostei também da mangueira na entrada do filtro de ar. Pergunta, o que é a peça cilíndrica bem na frente do filtro de ar?
Bom dia Chico! Obrigado! Até chegar nisso dai deu trabalho, foram 3 filtros de ar 2 eram do outro lado depois que consegui esse que até agora não sei exatamente do que era pois estava no ferro velho mas ficou muito bom ótima vazão e encurtou a distância entre a saída do filtro e a entrada da turbina a tubulação troquei várias vezes até chegar nessa dai que aumentou muito a pressão, a entrada do filtro de ar será modificada pois pretendo instalar o snorkel.
Quando a peça que você se refere é um velho reservatório da bomba da direção das F1000 F4000 esse dai pretendo substituir por um de plástico pois esses de ferro ai não tem boa vedação e sempre derrama um pouco pela tampa ou pelo orifício do respiro.
Devagarinho as coisas vão se ajeitando no seu devido lugar.
Grande Abraço!
Francisco Bicalho
21/05/2014, 20:44
Bom dia Chico! Obrigado! Até chegar nisso dai deu trabalho, foram 3 filtros de ar 2 eram do outro lado depois que consegui esse que até agora não sei exatamente do que era pois estava no ferro velho mas ficou muito bom ótima vazão e encurtou a distância entre a saída do filtro e a entrada da turbina a tubulação troquei várias vezes até chegar nessa dai que aumentou muito a pressão, a entrada do filtro de ar será modificada pois pretendo instalar o snorkel.
Quando a peça que você se refere é um velho reservatório da bomba da direção das F1000 F4000 esse dai pretendo substituir por um de plástico pois esses de ferro ai não tem boa vedação e sempre derrama um pouco pela tampa ou pelo orifício do respiro.
Devagarinho as coisas vão se ajeitando no seu devido lugar.
Grande Abraço!
Sensacional Fabiano, esse deveria ser o padrão para todas as instalações de turbo/intercooler. Qual medida de descarga você está usando? Digo isso porque tenho pesquisado, e aprendi que uma descarga com maior vazão é extremamente importante. O meu guru Felippe Tounda já havia dado as coordenadas, que basicamente se resume a canos de 3" e uma marmita turbão. Andei fuçando uma revista chamada Diesel Power (para amerticano doido, mas com muita informação interessante) e eles dão muita ênfase a descarga com vazão maior, e como isso aumenta muito a potência do motor. O meu encanamento tem 2 1/2" mas já tenho toda a tubulação de 3" em inox, agora só falta a marmita turbão que eu preciso encomendar da Tuper cujo código é 18086 para o de 3".
Abraço, e parabéns mais uma vez;
Chico
marciorank@gmail.com
21/05/2014, 22:45
Marciorank,
vc poderia colocar algumas fotos da instalação do teu sistema turbo + intercooler e qual medidor (fabricante/modelo) de temperatura que estas utilizando na band?
ola Carlo,
vou tirar umas fotos fim de semana e posto ai, porem vou adiantando meu turbo é uma APL240 e o intercooler eu mesmo
fabriquei com uma colméia vindo de um ford cargo, e usei somente a metade e esta funcionando bem pra caramba.
o relogio se não me engano é um maxytime com mercurio e esta marcando certinho pois medi com um aparelho
a laser da empresa e pra desencargo ainda parei na auto elétrica e medi novamente.
fabiano r
22/05/2014, 08:10
Chico vou medir o escape mas acredito que é 2,5" e tem apenas um abafador, por enquanto tem uma foto aqui de quando estava instalando o cambio sincro que aparece um pedaço do escape.
463886
Sergio c
22/05/2014, 09:22
O escape da minha band é 2 pol na saída da turbina-primeira curva-, depois passa p 2,5 pol antes da segunda curva e vai reto até a traseira, sem abafador, fica muito bom a roncada do bixo heheheheh