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Ver Versão Completa : Qual a maneira certa de isolar o radiador de ar quente do motor MWM 2.8?



Igor Lustosa Goulart
03/05/2014, 23:41
Oi pessoal.
Retirei o sistema de ar condicionado de minha Camper e nele existia o radiador do ar quente. Na bomba d`água pensei em colocar um tampão na entrada e outro na saída, mas por via das dúvidas, perguntei ao mecânico se essa era a maneira correta. Segundo ele, eu teria que unir a entrada e a saída com uma mangueira, fazendo uma jump.
Isso não fez muito sentido para mim, pois em meu raciocínio, se eu faço a união da entrada com a saída da bomba, eu prejudico sua eficiência, baixando a pressão do sistema. Como meus argumentos não foram aceitos por ele e nem por outros dois meca que consultei, fiz o serviço como eles recomendaram, mas sem concordar, pois a unica explicação que eles deram foi dizer "é assim que se faz".
Em percursos pequenos de +ou- 50 km não senti diferença na temperatura, mas indo a Viçosa (300km) por duas vezes tive que tirar o pé em subidas longas, pois a temperatura chegou perto da faixa vermelha, coisa que não acontecia.
Pergunto aos colegas: Essa ligação das mangueiras é realmente a correta?
Abraço

solanocardia
04/05/2014, 09:45
Igor, na minha Camper a entrada e a saída foram fechadas. Ainda estou com o A/C original mas sem ar quente, o carro já veio assim e até agora não tive problema de superaquecimento.

Igor Lustosa Goulart
04/05/2014, 22:32
Igor, na minha Camper a entrada e a saída foram fechadas. Ainda estou com o A/C original mas sem ar quente, o carro já veio assim e até agora não tive problema de superaquecimento.

Boa noite Solanocardia,
Obrigado por responder. Voce sabe dizer qual temperatura normal de trabalho de sua Camper ? Este sábado comprei outra válvula termostática, ainda não instalei. Acho que meu motor esta sem esta válvula pois demora uma eternidade para chegar a temperatura que normalmente trabalha (de 65 a 71º). Esta nova válvula esta escrito 79º, bem mais que ele trabalha hoje. Esta semana devo instalar e ver o comportamento.
Abraço.

solanocardia
05/05/2014, 07:37
Igor, vou dar uma olhada e ver se está com a termostática até porque eu já estava pensando em colocar uma nova. Meu marcador de temperatura é o original e marca por escala, mas posso passar mo mecânica e pedir para ele medir com termômetro.
Fica de olho quando for comprar alguma peça para esse motor, pois mesmo sendo para motor mwm 2.8 dependendo do carro que veio o motor e o ano algumas peças podem ser diferentes.

Abs.

RogérioNunes
05/05/2014, 19:31
Igor,
A ligação com mangueira não comprometeria a eficiência dessa bomba uma vez que são derivações feitas na sucção e descarga. Elas podem ser vedadas com bujão sem problema e que, na minha opinião, eliminaria pontos para possíveis vazamentos como a própria mangueira, abraçadeiras, etc...
Já fechei em vários 2.8 com bujão e não teve nenhuma alteração na temperatura.

abraço

rub
06/05/2014, 21:18
Igor,
A ligação com mangueira não comprometeria a eficiência dessa bomba uma vez que são derivações feitas na sucção e descarga...

Olá Rogério,

Na minha Camper, que usa o motor MWM 2.8, eu fiz o "jump" com mangueira nestes tubos do ar quente, ou seja, deixando a agua passar pelos tubos e até agora não estou enfrentando problema de aquecimento. Usei o mesmo conceito do motor NGD 3.0 do Troller que deixa a agua circular.

Na sua opinião, fechando a circulação, ou seja, tampando os tubos da circulação da agua para o ar quente, melhora a refrigeração do motor?

Abraço

Igor Lustosa Goulart
07/05/2014, 10:45
Bom dia a todos.
Rogério,
Vou fazer como vc disse e tamponar entrada e saída da bomba, até poque desde o início achei o mais lógico, mas continuo não entendendo o "porque", pois se eu interligo a entrada com a saída da bomba, a pressão dela deveria diminuir, comprometendo a eficiência. Acho que esta dúvida também é do Rub, certo?
Solanocardia, se vc quizer, posso passar a especificação do medidor digital que tenho na minha Camper, foi dica do Dr. Guilherme e ajuda muito na monitoração da temperatura, além disso tem saída para alarme sonoro ou vc pode usar esta saída para ligar a ventoinha elétrica.
Abç

rub
07/05/2014, 12:54
Igor, também fiquei na dúvida. Se eu tampar a entrada e a saída da bomba, não prejudicaria a circulação da água e consequentemente a refrigeração do motor?
Se esta forma de tampar a bomba de água for a mais coerente, porque o fabricante da bomba permite esta possibilidade?
Também gostaria de entender porque varias pessoas tampam e outras não.
Obs.: O radiador de ar quente tem uma válvula que permite que a agua circule no modo frio e quando vc quer o ar quente funcione, é só acionar a válvula que a agua passa para as colmeias do radiador de ar quente.
É por esse motivo que eu fiquei na dúvida se o correto é tampar a bomba d'agua ou não.
Abraço.

solanocardia
07/05/2014, 16:58
Igor me manda sim as especificações, vou dar uma geral no painel e aproveito e vejo isso também. Comprei hoje a termostática e está escrito 79º também, amanhã vou fazer a troca e confirmo se é isso na velha. Segue a foto de como foi feito.461950

Igor Lustosa Goulart
08/05/2014, 09:18
Solanocardia,
Segue o link do Termômetro. A marca do meu é esta aí, Racetronix, quanto ao preço e fornecedor é bom pesquisar.

http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX (http://www.deltapecas.com.br/ecommerce_site/produto_150588_3029_Termometro-Agua-Digital-Programavel-Display-Vermelho-Lente-Preta-52mm-12V-RACETRONIX)-

Walter da Camper
08/05/2014, 10:19
A saída e entrada que formam o circuito para o ar condicionado são uma derivação do circuito principal da refrigeração (motor x radiador). Portanto, quando se cria um circuito em paralelo com outro existente (o principal), a pressão no circuito original tende a diminuir, pois a derivação (jumper) é um novo circuito de fácil circulação e a pressão vai para onde é mais fácil. Quando a serpentina interna está no lugar e funcionando, a queda de pressão é compensada pela dissipassão de parte do calor para dentro do carro e a refrigeração do motor se mantém. Quando a válvula do ar quente é fechada, interrompe-se a circulação e tudo se comporta como se estivesse tamponado.
Portanto, a melhor solução é tamponar, pois interligar as mangueiras e deixar uma circulação inútil entre elas equivale a curto-circuitar a bomba, o que reduz drasticamente a pressão no circuito principal (motor x radiador) e, consequentemente, a capacidade de refrigeração quando o motor é mais solicitado.

Espero que tenha conseguido explicar...:pensativo: Advogado dando aula de mecânica dos fluídos...:screwy:


Grande abraço.

Igor, também fiquei na dúvida. Se eu tampar a entrada e a saída da bomba, não prejudicaria a circulação da água e consequentemente a refrigeração do motor?
Se esta forma de tampar a bomba de água for a mais coerente, porque o fabricante da bomba permite esta possibilidade?
Também gostaria de entender porque varias pessoas tampam e outras não.
Obs.: O radiador de ar quente tem uma válvula que permite que a agua circule no modo frio e quando vc quer o ar quente funcione, é só acionar a válvula que a agua passa para as colmeias do radiador de ar quente.
É por esse motivo que eu fiquei na dúvida se o correto é tampar a bomba d'agua ou não.
Abraço.

Léo_Babiski
08/05/2014, 17:18
Já usei das duas formas e não notei diferença alguma.

Comecei usando tampão.

Hoje uso o esquema da frontier, uma espécie de Y para receber a água do reservatório mas mantive o "jump" como recomendado.

guilhermeabreu
08/05/2014, 23:30
A saída e entrada que formam o circuito para o ar condicionado são uma derivação do circuito principal da refrigeração (motor x radiador). Portanto, quando se cria um circuito em paralelo com outro existente (o principal), a pressão no circuito original tende a diminuir, pois a derivação (jumper) é um novo circuito de fácil circulação e a pressão vai para onde é mais fácil. Quando a serpentina interna está no lugar e funcionando, a queda de pressão é compensada pela dissipassão de parte do calor para dentro do carro e a refrigeração do motor se mantém. Quando a válvula do ar quente é fechada, interrompe-se a circulação e tudo se comporta como se estivesse tamponado.
Portanto, a melhor solução é tamponar, pois interligar as mangueiras e deixar uma circulação inútil entre elas equivale a curto-circuitar a bomba, o que reduz drasticamente a pressão no circuito principal (motor x radiador) e, consequentemente, a capacidade de refrigeração quando o motor é mais solicitado.

Espero que tenha conseguido explicar...:pensativo: Advogado dando aula de mecânica dos fluídos...:screwy:


Grande abraço.

GRANDE WALTER DA CAMPER

Explicação tão clara como um dia ensolarado .

franzlana
09/05/2014, 19:29
O ponto de saída da água para o aquecedor e o de retorno estão próximos e as vazões se compensam em qualquer situação. Volume enviado ao aquecedor retorna para o circuito do motor em quantidade idêntica. Se voce regula o aquecedor em x%, sai x% da vazão para o aquecedor e retorna x% para o motor. Se você fecha o aquecedor x=0%, se você usa a totalidade do aquecedor x=100% da vazão destinada ao aquecedor. Tampão =0%, mangueira ligando os dois pontos =100%. Nenhuma das condições vai influenciar a refrigeração do motor pois a vazão destinada ao trocador de calor é mínima. Não haverá perda ou acréscimo de pressão mensurável no circuito do motor pois a água sai e retorna ao circuito sempre em vazões idênticas pois o circuito é fechado. A troca de calor com o aquecedor é desprezível para o volume de calor gerado pelo motor. Se você subir um morro durante 5 min. poderá gera mais calor do que o trocador dissipará em uma hora. Ou seja o trocador do aquecedor não tem influência no circuito do motor e tampão ou by-pass dá na mesma: em nada.

RogérioNunes
09/05/2014, 21:17
O ponto de saída da água para o aquecedor e o de retorno estão próximos e as vazões se compensam em qualquer situação. Volume enviado ao aquecedor retorna para o circuito do motor em quantidade idêntica. Se voce regula o aquecedor em x%, sai x% da vazão para o aquecedor e retorna x% para o motor. Se você fecha o aquecedor x=0%, se você usa a totalidade do aquecedor x=100% da vazão destinada ao aquecedor. Tampão =0%, mangueira ligando os dois pontos =100%. Nenhuma das condições vai influenciar a refrigeração do motor pois a vazão destinada ao trocador de calor é mínima. Não haverá perda ou acréscimo de pressão mensurável no circuito do motor pois a água sai e retorna ao circuito sempre em vazões idênticas pois o circuito é fechado. A troca de calor com o aquecedor é desprezível para o volume de calor gerado pelo motor. Se você subir um morro durante 5 min. poderá gera mais calor do que o trocador dissipará em uma hora. Ou seja o trocador do aquecedor não tem influência no circuito do motor e tampão ou by-pass dá na mesma: em nada.


X2!

Igor, pode ter sido coincidência seu motor ter apresentado aquecimento depois de ter isolado o aquecimento e é bom ficar de olho para achar o real culpado pelo aumento da temperatura . Seja qual for a forma de isolar o aquecimento, nenhuma delas tem influência significativa na eficiência do sistema.

RogérioNunes
09/05/2014, 21:22
Igor, também fiquei na dúvida. Se eu tampar a entrada e a saída da bomba, não prejudicaria a circulação da água e consequentemente a refrigeração do motor?

Você não estaria fechando a entrada nem a saída da bomba e sim uma pequena derivação para o circuito de aquecimento interno e isso não influenciará em nada a eficiência do sistema de refrigeração.
A minha recomendação em tamponar ao invés de interligar com mangueira é pelo fato de ter menos pontos passíveis de vazamentos nas mangueiras, abraçadeiras, etc...

Igor Lustosa Goulart
10/05/2014, 19:29
Boa noite.
Fiz um croqui no auto cad de pobre rsrsrs, não sei se ficou muito nítido, mas o que eu queria mostrar é exatamente o que o Walter tão bem explicou e como já fiz algumas vezes na fábrica onde trabalho, quando precisei baixar a pressão da saída de uma bomba sem inversor de frequência ou válv. de alívio, ou seja, através de uma restrição no by pass.
No caso da bba do MWM, por não conhecer o tipo de bba (já tinha ouvido falar que era de duplo rotor) então pedi ajuda aos colegas e agradeço a tds. Vou fazer como o Rogério falou, tamponar entrada e saída como o Solanocardia mostrou na foto.
462272

Igor Lustosa Goulart
10/05/2014, 19:36
Pessoal,

Considerar apenas o 1º croquí, o segundo está errado, foi por falta de habilidade rsrsrsrs

Walter da Camper
11/05/2014, 12:04
Esse croqui ilustra bem a situação.
Abre-se o by-pass a pressão de todo o sistema diminui.
Ao fechá-lo, o sistema trabalha com a máxima pressão fornecida pela bomba.
Esse princípio é tão básico que vale para qualquer sistema que trabalhe sob pressão, seja água, óleo, combustível ou ar.
No caso do circuito de água do ar condicionado, cada litro que circula pela mangueira interligada, é um litro a menos circulando pelo radiador. Daí resulta que a melhor solução é tamponar.



Boa noite.
Fiz um croqui no auto cad de pobre rsrsrs, não sei se ficou muito nítido, mas o que eu queria mostrar é exatamente o que o Walter tão bem explicou e como já fiz algumas vezes na fábrica onde trabalho, quando precisei baixar a pressão da saída de uma bomba sem inversor de frequência ou válv. de alívio, ou seja, através de uma restrição no by pass.
No caso da bba do MWM, por não conhecer o tipo de bba (já tinha ouvido falar que era de duplo rotor) então pedi ajuda aos colegas e agradeço a tds. Vou fazer como o Rogério falou, tamponar entrada e saída como o Solanocardia mostrou na foto.
462272

Luiz Alberto Matinelli
26/06/2018, 12:17
Oi pessoal.
Retirei o sistema de ar condicionado de minha Camper e nele existia o radiador do ar quente. Na bomba d`água pensei em colocar um tampão na entrada e outro na saída, mas por via das dúvidas, perguntei ao mecânico se essa era a maneira correta. Segundo ele, eu teria que unir a entrada e a saída com uma mangueira, fazendo uma jump.
Isso não fez muito sentido para mim, pois em meu raciocínio, se eu faço a união da entrada com a saída da bomba, eu prejudico sua eficiência, baixando a pressão do sistema. Como meus argumentos não foram aceitos por ele e nem por outros dois meca que consultei, fiz o serviço como eles recomendaram, mas sem concordar, pois a unica explicação que eles deram foi dizer "é assim que se faz".
Em percursos pequenos de +ou- 50 km não senti diferença na temperatura, mas indo a Viçosa (300km) por duas vezes tive que tirar o pé em subidas longas, pois a temperatura chegou perto da faixa vermelha, coisa que não acontecia.
Pergunto aos colegas: Essa ligação das mangueiras é realmente a correta?
Abraço
Igor, é bem simples entender! quando voce joga agua quente para outro radiador dentro da canine que está refrigerada, a agua volta para o motor mais fria, voce tem 2 radiadores, 1 esterno para o motor e outro menor dentro da cabine para aquecer o ambiente que troca calor, então voce tem baixo desempenho no ar condicionado gelado, em compensação o motro refrigera mais rápido, mas não é normal o motor aquecer quando voce não tem ou não usa o ar quente, pois foi projetado para trabalhar com ou sem ar frio e quente, deve ter outros problemas de arrefecimento como valvula termostatica, sensor da ventuinha acionando com temp. maior que deveria etc.