PDA

Ver Versão Completa : Os novos motores diesel só suportam S10 e S50?

ramires.cabral
02/05/2014, 21:05
Pessoal, boa noite!
Os motores diesel recentes só podem rodar com S10 e S50?
O que acontece se colocar diesel comum?
Abraço!

edusao
02/05/2014, 21:32
Acho que os motores queimam diesel normal também, o problema fica com os catalisadores, que entopem com o diesel mais carregado. Como tem sensor em tudo, o motor entra em modo de segurança e aí enzebrou tudo.

ramires.cabral
02/05/2014, 22:17
Mas aí a coisa complica, fico imaginando uma viagem longa, muito posto por aí não deve ter, o cara fica na mão...

Glaicon
03/05/2014, 07:48
Mas aí a coisa complica, fico imaginando uma viagem longa, muito posto por aí não deve ter, o cara fica na mão...
Se você rodar pelo Brasil, parando em postos com bandeira oficial, é bem provável que ache o S10.
O S50 não existe mais.
Se rodar pelos outros países da América do Sul, aí terá um pouco mais de dificuldade para localizar o S10.
O uso eventual do S500 não prejudicará sua viatura.
Já o uso constante é que provocará a geração de resíduos na válvula EGR, podendo o sistema eletrônico fazer leituras erradas do motor, fazendo-o perder potência repentinamente, bem como entrando em modo de segurança.
Por isso, procure realmente só usar o S10 para veículos novos.:concordo:

Rmartins
03/05/2014, 10:44
Se você rodar pelo Brasil, parando em postos com bandeira oficial, é bem provável que ache o S10.
O S50 não existe mais.
Se rodar pelos outros países da América do Sul, aí terá um pouco mais de dificuldade para localizar o S10
O uso eventual do S500 não prejudicará sua viatura.
Já o uso constante é que provocará a geração de resíduos na válvula EGR, podendo o sistema eletrônico fazer leituras erradas do motor, fazendo-o perder potência repentinamente, bem como entrando em modo de segurança.
Por isso, procure realmente só usar o S10 para veículos novos.:concordo:

Glaicon, bem informado, ao retirar na CSS fui indicado impreterivelmente apenas s10 e s50, porém perguntei do ultimo caso não encontrar pelo Brasil,

Segundo a resposta dele, não vai estragar, mas também não irá ter respostas agradáveis, causando mais barulho, mais fumaça, cheiro mais forte e por fim acumulo maior de sujeira e num período mais curto.

Rusumindo, quem não faz manutenção preflventiva do veículo, e não tem pingos de cuidado nem com que abastece.... Ta lascado, fora da garantia os valores são uma bomba.... Valendo a pena encher o tanque antes de viajar, e procurar postos pra abastecer já com meio tanque, pois a dificuldade realmente é grande de encontrar.

Boa sorte a eu, boa sorte a todos

HERICK
04/05/2014, 08:28
Glaicon, bem informado, ao retirar na CSS fui indicado impreterivelmente apenas s10 e s50, porém perguntei do ultimo caso não encontrar pelo Brasil,

Segundo a resposta dele, não vai estragar, mas também não irá ter respostas agradáveis, causando mais barulho, mais fumaça, cheiro mais forte e por fim acumulo maior de sujeira e num período mais curto.

Rusumindo, quem não faz manutenção preflventiva do veículo, e não tem pingos de cuidado nem com que abastece.... Ta lascado, fora da garantia os valores são uma bomba.... Valendo a pena encher o tanque antes de viajar, e procurar postos pra abastecer já com meio tanque, pois a dificuldade realmente é grande de encontrar.

Boa sorte a eu, boa sorte a todos
Tenho um amigo que abasteceu a sua nova Frontier com Diesel S500 e simplesmente teve que arriar o tanque, fazer a limpeza de todo o sistema de alimentação e trocar os bicos injetores, eu não arriscaria utilizar o S500! Essa é a experiência que vi de perto, meus dois cents!

Glaicon
04/05/2014, 08:48
Tenho um amigo que abasteceu a sua nova Frontier com Diesel S500 e simplesmente teve que arriar o tanque, fazer a limpeza de todo o sistema de alimentação e trocar os bicos injetores, eu não arriscaria utilizar o S500! Essa é a experiência que vi de perto, meus dois cents!
Com apenas um tanque, Herick?:shock:

edusao
04/05/2014, 18:28
Olha amigo a minha fechou 40mkm e ja viajei muito por ai, nunca me faltou diesel s10 e tambem com um pouquinho de programacao sempre encontrara postos grandes e de bandeira para abastecer. Isso sem contar a otima autonomia das frontier mais novas, tanque de 80lts como a minha, pelo menos uns 700 km com pe pesado. Pode viajar tranquilo...

Rmartins
04/05/2014, 21:21
Olha amigo a minha fechou 40mkm e ja viajei muito por ai, nunca me faltou diesel s10 e tambem com um pouquinho de programacao sempre encontrara postos grandes e de bandeira para abastecer. Isso sem contar a otima autonomia das frontier mais novas, tanque de 80lts como a minha, pelo menos uns 700 km com pe pesado. Pode viajar tranquilo...

Vale ressaltar que a frontier engana, quando ta na reserva VC acha que ta acabando...e quando abastece cabe só 70 litros...longe dos 80litros que estão quase 10 na reserva....

Frontier próximo a casa dos 900km

Dog Master
26/05/2014, 17:26
Andei no S-10 (diesel) durante vários meses e de uns tempos para cá percebi que o consumo estava aumentando e a fumaça também (fazia um canudão preto nas retomadas quando estava com preguiça de reduzir...kkkk).

Há duas semanas voltei a utilizar o comum, pasmem, o consumo caiu e a fumaça sumiu (tudo ao contrario do que deveria acontecer).

Vale lembrar que abasteço em diversos postos (mas todos de bandeira) dito como confiáveis, pois rodo muito e as vezes não dá para ser fiel, e em todos eu tiver a mesma "respostas" do diesel.

Alguém teria algum relato sobre isso? Achei estranho, mas acabei economizando e melhorando o desempenho

Loyer
26/05/2014, 20:15
Andei no S-10 (diesel) durante vários meses e de uns tempos para cá percebi que o consumo estava aumentando e a fumaça também (fazia um canudão preto nas retomadas quando estava com preguiça de reduzir...kkkk).

Há duas semanas voltei a utilizar o comum, pasmem, o consumo caiu e a fumaça sumiu (tudo ao contrario do que deveria acontecer).

Vale lembrar que abasteço em diversos postos (mas todos de bandeira) dito como confiáveis, pois rodo muito e as vezes não dá para ser fiel, e em todos eu tiver a mesma "respostas" do diesel.

Alguém teria algum relato sobre isso? Achei estranho, mas acabei economizando e melhorando o desempenho
Posso estar enganado mas o s10 nao eh indicado para seu motor, pelo menos pelos entendidos do forum que sustentam ter menos lubrifricante em relacao ao s500.
Eles sao a favor do s10 para os motores fabricados a partir de 2012 salvo engano.
Daqui a pouco aparece alguem mais gabaritado para explicar.

JORGE LUIZ SANTANA
26/05/2014, 22:49
Diesel S10 destinam-se a motores da fase Euro 5 (eletrônicos-common rail). Motores com bombas injetoras mecanicas devem usar o S500 ou 1.800 (comum). O diesel comum tem o problema da borra - que são fezes de bactérias do biodiesel que, em contato com diesel fóssil criam uma pasta quase que asfáltica. Essa pasta é que vai prejudicar a bomba e entupir bicos injetores. Existe um filtro de combustível fabricado no Brasil cujo elemento filtrante tem parede de 25mm e 5 microns de vazão além de reter água do combustível. Tem um representante que cuida de viaturas como a de vcs. Liguem para o Sr. Éder no 61-3386.1101 (espero que ele não se chateie). Ele tem a solução para todos os casos, principalmente para quem quer fazer viagens longas. Eu já ajudei a instalar o filtro em Discovery D3, L200, Pajero, Troller, Ranger, S10, Volvo FH, Scania, tratores agrícolas, colheitadeiras, etc... Na parte inferior o filtro tem um vigia que te permite esgotar água diáriamente. Espero ter ajudado.

HERICK
27/05/2014, 05:31

Fala Glaicon! Vi agora, foi realmente no primeiro tanque, na pressa pra levar pra casa a VTR, andou na reserva da reserva e quando chegou abasteceu no primeiro posto de combustível e por descuido não viu que o frentista colocou o Diesel comum S500 e deu zica geral! Um forte abraço.

Glaicon
27/05/2014, 06:22
Diesel S10 destinam-se a motores da fase Euro 5 (eletrônicos-common rail). Motores com bombas injetoras mecanicas devem usar o S500 ou 1.800 (comum). O diesel comum tem o problema da borra - que são fezes de bactérias do biodiesel que, em contato com diesel fóssil criam uma pasta quase que asfáltica. Essa pasta é que vai prejudicar a bomba e entupir bicos injetores. Existe um filtro de combustível fabricado no Brasil cujo elemento filtrante tem parede de 25mm e 5 microns de vazão além de reter água do combustível. Tem um representante que cuida de viaturas como a de vcs. Liguem para o Sr. Éder no 61-3386.1101 (espero que ele não se chateie). Ele tem a solução para todos os casos, principalmente para quem quer fazer viagens longas. Eu já ajudei a instalar o filtro em Discovery D3, L200, Pajero, Troller, Ranger, S10, Volvo FH, Scania, tratores agrícolas, colheitadeiras, etc... Na parte inferior o filtro tem um vigia que te permite esgotar água diáriamente. Espero ter ajudado.
Aqui no fórum tem gente que usa esse filtro com o dreno da água.
Eu acho isso estranho, pois com o último filtro de combustível rodei 20.000 Km´s, sem sequer acender a luz indicadora de água no filtro.
Aí eu pergunto: há necessidade de se drenar filtro diariamente, ou os filtros comuns permitem a passagem de água junto com o diesel para os bicos?:pensativo:

Dog Master
27/05/2014, 20:20
Show de bola esse fórum, aprende-se muito mesmo! Achei que utilizando o S10 mesmo meu motor sendo um pouco mais antigo (sprint 2.8 - 04) seria legal abastecer, pois achei que com menos enxofre o motor sofreria menos. kkkk Meses de grana jogada fora, e ainda bem que não detonou a máquina. Daqui para frente só comum mesmo.

Legal o lance do filtro do post anterior, vou ver sim, apesar que utilizo medidas "drásticas" na manutenção do motor, ou seja, óleo e filtro de óleo a cada 10.000 km e óleo, filtro de óleo, filtro de diesel e filtro de ar a cada 20.000 km

Detalhe, uso óleo para 15.000 km e troco com, 10 mil

AlvaroAlva
07/08/2014, 22:43
Comprei uma triton 2015 e durante 2 meses abasteci ela com diesel normal .. Devo ter enxido o tanque umas 4 vezes e hoje indo pro trabalho ela parou do nada. A direcao travou e o carro nao ligava de jeito nenhum.. Ate que uma hora dps de tantas tentativas a bicha ligou.. sera que pode ter alguma relacao? So fui descobrir que era pra usar o s-10 hj quando eu fui checar se o tanque tava vazio na hora q ela morreu.. Vcs acham que essas 4 abastecidas podem me causar problemas?

HERICK
08/08/2014, 05:37

Pois é! Uma única abastecida e créu, esses novos motores são extremamente sensíveis, não dá pra arriscar! Putz já tinha respondido essa pergunta, foi mal Glaicon!

Glaicon
08/08/2014, 07:53
Pois é! Uma única abastecida e créu, esses novos motores são extremamente sensíveis, não dá pra arriscar! Putz já tinha respondido essa pergunta, foi mal Glaicon!
Faz mal não, bixinho.
Deixe lá e simbora na prosa, que é sempre bão.:baseado:

Walter da Camper
08/08/2014, 08:44
A necessidade de drenar o filtro depende diretamente da presença, ou não, de água no combustível. Pode durar toda a vida útil do filtro sem necessidade de drenar, caso tenha a sorte de sempre pegar combustível bom. Porém uma abastecida ruim pode levar à necessidade de várias drenagens, já que a capacidade do filtro é pequena em relação ao tanque. 1% de água num tanque de 80 lts são 800ml, (...umas 5 ou 6 drenadas até acabar toda a água)

Aqui no fórum tem gente que usa esse filtro com o dreno da água.
Eu acho isso estranho, pois com o último filtro de combustível rodei 20.000 Km´s, sem sequer acender a luz indicadora de água no filtro.
Aí eu pergunto: há necessidade de se drenar filtro diariamente, ou os filtros comuns permitem a passagem de água junto com o diesel para os bicos?:pensativo:

Newton Guerra
08/08/2014, 10:45
Glaicon, eu também nunca drenei o filtro da Prado. Troco ele normalmente a cada 10.000 km, mas na minha viagem para a Argentina não trocaram na revisão dos 110.000 km e não notei. Lá só trocam a cada 20.000 km. Mesmo assim rodei os 20.000 e não precisei drenar.

Abraços

Lucas.PantaleaoGLS
08/08/2014, 11:25

Viagem longa com a caminhonete de maior autonomia da categoria, voce enche 90 litros e vai até o destino e abastece :V

Glaicon
09/08/2014, 07:06
Glaicon, eu também nunca drenei o filtro da Prado. Troco ele normalmente a cada 10.000 km, mas na minha viagem para a Argentina não trocaram na revisão dos 110.000 km e não notei. Lá só trocam a cada 20.000 km. Mesmo assim rodei os 20.000 e não precisei drenar.

Abraços
Eu também troquei com 20.000 Km´s, antes da viagem no ano passado.
Vendo o cara retirar o filtro do local, ele olhou e disse que estava limpo, sem sujeira ou aparência de água.
Meu cuidado principal é abastecer em determinados postos de rodovia, onde o fluxo de combustível é grande.
O resto é só pegar a estrada.:dance:

Atila250s
09/08/2014, 08:11
Olá Dog Master, motores turbinados requerem trocas de óleo a cada 5000Km para garantir a integridade da turbina. A turbina tem mancais de deslizamento que se danificam facilmente com as impurezas do óleo. Trocar a cada 10000Km é arriscado. Também não há necessidade de se utilizar óleo especial (que aguenta 15000km) pois é jogar dinheiro fora.

Loyer
09/08/2014, 10:07
Olá Dog Master, motores turbinados requerem trocas de óleo a cada 5000Km para garantir a integridade da turbina. A turbina tem mancais de deslizamento que se danificam facilmente com as impurezas do óleo. Trocar a cada 10000Km é arriscado. Também não há necessidade de se utilizar óleo especial (que aguenta 15000km) pois é jogar dinheiro fora.

Não concordo, Toyota e Nissan recomendam troca a cada 10.000 KM ou 1 ano e não conheço quem teve problema. Eu por exemplo rodei quase 200.000 Km com as hilux e Sw4 assim e não tive NENHUM problema.

WaltinhoFinger
09/08/2014, 16:20
Caros,

Em relação ao uso do diesel s10 ou s50, na Frontier (a minha é 2013), me aconteceu o seguinte e recebi as seguintes informações.

Relatei que faria uma viagem para o Uruguai e que talvez não desse para completar a viagem sem reabastecer. Tendo em vista que no Uruguai é difícicil encontrar o s10 ou s50, perguntei ao mecânico se na frontier poderia ser colocado diesel comum...

Ele disse que o recomendável é o uso do s10 ou s50, mas que em alguma eventualidade, poderia ser utilizado o diesel comum, entretanto, ocorreria o seguinte:

- se andasse muito, poderia ocorrer um saturamento nno filtro ou catalizador (não sei se entendi direito) e a picape acenderia uma luz indicativa no painel. Quando isso ocorresse, ela entraria em um modo de segurança, com velocidade limitada em torno de 100 km horários. Tambem sairia uma fumaça pelo escapamento.

- deveria então, terminar a viagem sob essas condições e logo em seguida, abastecer todo o tanque com diesel s10 ou s50 e andar por uns 20/30 minutos em velocidade mais constante em alguma rodovia. Com isso, a própria picape "limparia" o acumulo e o motor voltaria ao normal.

- me disse que não eram todas as picapes que teriam essa condição e que em algumas teria que ser feita uma substituição de componentes.

Essas foram as informações que me passaram, acabei por não precisar, pois deu bem certinho a ida e volta (em torno de 900 km), sem precisar abastecer...

Será que não estácorreto esse posicionaento do mecânico?

Abraços.

waltinho

Atila250s
10/08/2014, 10:00
Olá Loyer, não gosto muito de me promover, mas para justificar a minha afirmação vou me apresentar. Sou engenheiro mecanico e eletronico, e trabalho há 22 anos com turbinas de diversos fabricantes como GE, RollsRoyce, Solar, etc... O que afirmo é fato, não é achismo. Vc e muitos colegas aqui do fórum na mesma situação que vc tiveram foi muita sorte. Essas turbinas automotivas chegam a rotações na ordem de até 180.000 RPM. Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo. Pense bem, se seu carro durar eternamente vc não compra outro novo. Fabricante automotivo só pensa em vender mais carros. Ainda mais no Brasil em que o consumidor vende seu carro com apenas um ano de uso.

Loyer
10/08/2014, 16:26
Olá Loyer, não gosto muito de me promover, mas para justificar a minha afirmação vou me apresentar. Sou engenheiro mecanico e eletronico, e trabalho há 22 anos com turbinas de diversos fabricantes como GE, RollsRoyce, Solar, etc... O que afirmo é fato, não é achismo. Vc e muitos colegas aqui do fórum na mesma situação que vc tiveram foi muita sorte. Essas turbinas automotivas chegam a rotações na ordem de até 180.000 RPM. Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo. Pense bem, se seu carro durar eternamente vc não compra outro novo. Fabricante automotivo só pensa em vender mais carros. Ainda mais no Brasil em que o consumidor vende seu carro com apenas um ano de uso.

Quem sou eu para discutir com um engenheiro...
O que relatei foi por experiencia e continuarei seguindo a recomendação do fabricante, ou seja, troca de oleo a cada 10.000 Km como sempre fiz e nunca tive problemas.
Sinceramente não acredito que tenha sido sorte chegar aos 200.000 km com turbina original pois já perdi duas numa S-10 com menos de 6.000 km. Acredito muito mais na qualidade de construção do que na sorte...

Walter da Camper
10/08/2014, 20:26
Eu sempre achei que a questão da quilometragem da troca do óleo estava mais ligada à perda das suas propriedades químicas do que ao acúmulo de sujeira, já que existe o filtro de óleo que "teoricamente" teria que reter a sujeira.

Os mancais de deslizamento das mesmas se deterioram muito rapidamente com a sujeira do óleo.

WaltinhoFinger
10/08/2014, 23:51
Galera e em relação aquilo que escrevi, ta certo ou errado?

Abs.

HERICK
11/08/2014, 05:23
Galera e em relação aquilo que escrevi, ta certo ou errado?

Abs.

No seu lugar eu não colocaria o diesel s500 em hipótese alguma, pois o prejuízo pode ser grande, opinião de quem já presenciou os males causados pelo uso do diesel s500 numa frontier igual a sua ok!

fpandur
15/08/2014, 16:57
Sobre o intervalo de troca de óleo, a Nissan indica no manual de manutenção, tanto para o MWM 2.8 mecânico como para o motor da Frontier (eletrônico) a troca com 10000 Km ou 5000 Km quando utilizando em condições severas. Entende-se por condições severas, dentre outras situações, o uso rotineiro em trechos urbanos curtos e engarrafamentos. Assim, entende-se que a troca de 10000 Km é para quem utiliza o veículo de forma predominante na estrada.

WaltinhoFinger
18/08/2014, 23:54
No seu lugar eu não colocaria o diesel s500 em hipótese alguma, pois o prejuízo pode ser grande, opinião de quem já presenciou os males causados pelo uso do diesel s500 numa frontier igual a sua ok!

Ok.. sem duvida vou seguir o conselho... hehehe

E sendo assim, como se faz em viagens para o Uruguai ou Chile?

O pessoal que viaja para aquelas bandas será que cosegue s10 por lá? E os camionheiros?

Que bucha isso... Se alguém souber, me dá uma dica, pois estava pensando em fazer uma viagem longa para aquelas bandas... mas não vou correr o risco, se não tiver diesel correto...

Abracos e obrigado pelas dicas.