PDA

Ver Versão Completa : GM D20 - Alongamento da cabine dupla e adaptação do 3º eixo.

Marcos Aragão
01/05/2014, 15:23
Boa tarde a todos!

Sou novo no fórum e gostaria de aproveitar e mandar um grande abraço a todos os participantes.

Estou querendo realizar um sonho, compra uma D20 e deixa-la mais invocada. Neste meu projeto, estou querendo alongar a cabine dupla (deixar scabine tripla) e adaptar o 3º eixo na traseira.
Minhas dúvidas são as seguinte:
1 - alongamento da cabine: preciso ter autorização dos órgãos competentes para a alteração?
2 - adaptação do 3º eixo: referente a documentação e qual melhor eixo para a adaptação?

A ideia é a seguinte:

461292

rfdex
01/05/2014, 17:06
Oi amigo. Sim, precisa de autorização para efetuar qualquer mudança em seu veículo. Neste caso solicitará uma vez para todas as mudanças a serem efetuadas. Quanto ao eixo, o mais fácil é deixá-lo sem tração, caso contrário irá quebrar a cabeça para ligá-lo no diferencial do eixo a frente e ambos tracionarem. Supondo que instale o eixo sem tração, sugiro usar um mesmo eixo de D20 (como o que já tem nela), retirando o miolo do diferencial.

Mas se fosse eu faria diferente. Manteria ela cabine dupla mesmo (como é original!) e alongava a longarina para caber uma caçamba da D20 cabine simples (que tem a caçamba mais comprida que a da dupla). E no eixo traseiro usaria o eixo do D40, que possui rodado duplo. Por último deixaria ela mais alta, com pneus maiores. Ia ficar bastante invocada!!!

Algo como isto aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/outros/369155d1346985713-f12000-vira-f750-cabine-tripla-d40-dupla-preta1.jpg

Abraços

AndrePhMCR
01/05/2014, 22:45
Bem... É uma idéia bem estranha esta sua, Marcos! Hahha! Bom, eu acho que a caçamba aí desta montagem/foto está ainda maior do que a da cabine simples... Não se esqueça de reforçar também a suspensão dianteira! (e os freios todos)
Pra ser sincero, prefiro esta idéia do rfdex! xD

Troller-a-vista
02/05/2014, 08:52
amo d20... acho todas sensacionais e melhores que as f1000... mas nesse caso ai, alias, ambos os casos, acho ruim... nao seria melhor partir para algum monstrengo da tropical?

leoss
02/05/2014, 09:47
''amo d20... acho todas sensacionais e melhores que as f1000... mas nesse caso ai, alias, ambos os casos, acho ruim... nao seria melhor partir para algum monstrengo da tropical?''
não vamos começar essa discussão de novo né!! as duas d-20 e f1000 tem suas qualidades e defeitos mas opiniao é pessoal né....

marcos eu axo qe ficaria sensacional e se tiver $$$ disponivel vai ficar show de bola, mas vai te dar um bom trabalho...
vc vai fazer ou vai ''colocar na mão'' de alguem? pq hoje dia tem sim bons profissionais pra fazer esse tipo de serviço mas esta ficando cada dia mais raro....

leoss
02/05/2014, 09:52
precisa conseguir autorização do detran antes de iniciar o serviço e guardar todas notas fiscais de peças e serviços (praticamente todo dia estou la)....logo aparece os mais experts pra te dizer quanto ao eixo ...

Marcos Aragão
04/05/2014, 20:34
Obrigado pela ajuda.

Sonhador
05/05/2014, 08:18
Acho show seu projeto , mas penso que ficaria do tamanho de um caminhão ou ate maior , e penso que vc teria um problema cronico: devido ao comprimento e a baixa altura do veiculo , vc podera acabar preso em ruas que tem subidas e descidas mais inclinadas (angulos de ataques) , ele pode apoiar em saliencias , ou degraus .
se fosse baseado em uma D40 acho que melhoraria a altura em relação ao solo , e seria mais dificil de ficar preso em alguma subida.

leoss
05/05/2014, 10:35
Acho show seu projeto , mas penso que ficaria do tamanho de um caminhão ou ate maior , e penso que vc teria um problema cronico: devido ao comprimento e a baixa altura do veiculo , vc podera acabar preso em ruas que tem subidas e descidas mais inclinadas (angulos de ataques) , ele pode apoiar em saliencias , ou degraus .
se fosse baseado em uma D40 acho que melhoraria a altura em relação ao solo , e seria mais dificil de ficar preso em alguma subida.

concordo com o sonhador vai fikar muuuito show mas nao aumenta ela aleatoriamente nao, primeiro tem qe estudar o comprimento qe ela tem, quanto voce vai aumentar e o tamanho final, axo qe do tamanho da D-40 ja vai de muito bom tamanho......

NikoAbreu
25/06/2014, 22:38
Boa tarde a todos!

Sou novo no fórum e gostaria de aproveitar e mandar um grande abraço a todos os participantes.

Estou querendo realizar um sonho, compra uma D20 e deixa-la mais invocada. Neste meu projeto, estou querendo alongar a cabine dupla (deixar scabine tripla) e adaptar o 3º eixo na traseira.
Minhas dúvidas são as seguinte:
1 - alongamento da cabine: preciso ter autorização dos órgãos competentes para a alteração?
2 - adaptação do 3º eixo: referente a documentação e qual melhor eixo para a adaptação?

A ideia é a seguinte:

461292o eixo voce poe o dianteiro da D20 mesmo!

taiguara
24/07/2014, 17:27
estou fazendo a minha, falta cortar o cano que ja é reto e o pente na turbina

RodrigoSoracco
25/07/2014, 20:32
Não achei legal não. Ficaria mais longa que um microônibus, sem praticidade nenhuma para andar em ruas apertadas. Faria algo mais curto e alto, tipo esta:
471929

Aloisio89
26/09/2014, 20:17
Eu gostei da idéia do Rfdex... poderia até manter a cabine tripla com a caçamba menor original, e o eixo com rodado duplo, estilo a F650 tripla ameriana:

http://static.cargurus.com/images/site/2008/05/28/11/08/2008_ford_f-650-pic-39058.jpeg

Ai pode usar o esquema da engesa pra deixa-la 4x4 e pneus 35", ficando da altura da "tchutchuca" de um membro aqui do fórum.