PDA

Ver Versão Completa : Embreagem da Ranger. Trocar ou consertar?

Bruno Hamada
30/04/2014, 20:19
Olá Pessoal !!! Bom dia,boa tarde e boa noite a todos.

É o seguinte: Sei que existem vários posts falando de embreagem aqui no fórum, Mesmo assim acho que as respostas que espero receber tem muito à acrescentar ao site e a dúvidas de outras pessoas no futuro.

Vamos lá. Minha Ranger XLS 2.3 gasolina, está com 124 mil KM, e já está na hora de trocar o kit de embreagem acredito.Pois ela está apresentando os seguintes sintomas:
Desconforto para engatar as marchas progressivamente(não arranha)
Muito ruim para reduzir as marchas em uma subida por exemplo( se não tiver no tempo certo arranha)
E o mais estranho: A ranger parada ligada, piso na embreagem em ponto morto e acelero, faz barulho na marcha,ou na caixa não sei bem...em baixo do carro.Mesma coisa andando,piso na embreagem e se não decidir logo qual marcha engatar faz barulho e vibra a caixa.

Então, tudo leva a crer que é embreagem mesmo? Alguém já passou por isto? semelhante?
O mecanico disse que parece que ao pisar na embreagem ela não está parando a rotação, ele disse que a embreagem é como se fosse um freio...Isso procede ou ele não se fez entender muito bem? ou falou besteira mesmo?

Qualquer Luz é bem vinda...Pois o kit de embreagem original é bem caro.

Junior84
01/05/2014, 03:17
To com o mesmo problema na minha 2005(2.8), pelo que eu li aqui vai ser uma facada de mais de 1000$, amanhã (sexta) to indo até Barra do Garças, pra ver quanto vai fica a brincadeira,,,,
Talvez os sistema de embreagem das gasolinas sejam diferentes da diesel, assim talvez mais baratas...
Malditos atuadores....

Bruno Hamada
01/05/2014, 08:33
To com o mesmo problema na minha 2005(2.8), pelo que eu li aqui vai ser uma facada de mais de 1000$, amanhã (sexta) to indo até Barra do Garças, pra ver quanto vai fica a brincadeira,,,,
Talvez os sistema de embreagem das gasolinas sejam diferentes da diesel, assim talvez mais baratas...
Malditos atuadores....

Entendi cara.Mas deixa eu te falar... A sua chega a fazer barulho na primeira? Porque a minha faz... tipo um chocalho,só na primeira e na Ré.
Engraçado é que a minha não patina nada,pelo menos por enquanto.
Já em relação a valores, a mão de obra pra tirar a caixa e mexer na embreagem aqui em Miguel Pereira RJ- ficou em 250 reais,independente se for trocar 1 parafuso ou o kit inteiro.o Kit de embreagem LUK encontrei aqui no Rio por 1300.Mas espero conseguir por um preço um pouco melhor.
Também vou dar uma pesquisada nos ferro velho da rodovia Dutra aqui no Rio, costuma funcionar bem esse comércio,pois tenho outras peças de suspensão pra trocar, cheguei até abrir um tópico de peças usadas aqui no fórum.Pra vc ter uma noção, consegui uma embreagem + toda suspensão,os 2 lados com todas as peças,por 1000 reais. Só que era de uma Ranger modelo novo 2013...daí descobri que não é nada compatível com a minha 2007.Então vou dar mais uma procurada.

Victorktá
06/05/2014, 10:28
Bruno Hamada (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/85585.html),

A sua embreagem está dura? Pergunto isso pq estou comprando uma Explorer e a embreagem dela está bem dura, porém, não arranha nenhuma marcha tampouco fica difícil engatar as marchas. Não sei se estranhei em comparação ao meu carro anterior (Santana Quantum) ou se está dura mesmo!

Bruno Hamada
07/05/2014, 09:55
Bruno Hamada (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/85585.html),

A sua embreagem está dura? Pergunto isso pq estou comprando uma Explorer e a embreagem dela está bem dura, porém, não arranha nenhuma marcha tampouco fica difícil engatar as marchas. Não sei se estranhei em comparação ao meu carro anterior (Santana Quantum) ou se está dura mesmo!

Bom dia Vicktorkta.

A minha embreagem está um pouco dura sim...Pois por ela ser hidráulica deveria ser mais macia sim acredito.Porém no meu caso,acredito que possa ser comprometimento do sistema de embreagem já cansado.Meu carro está com 124 mil km e o sistema de atuador hidráulico da minha embreagem já deve estar cansado fazendo com que ela fique mais dura acredito.Mas também não é nada insuportável não...não tá incomodando tanto quanto ao engate das marchas.
No seu caso,aconselho levar o carro em uma boa oficina especializada, e mandar passar um pente fino no sistema hidráulico da explorer. porém o atuador interno só se abrir a caixa para ver.Aí complica...

rfdex
07/05/2014, 10:14
E essas embreagens devem ser trocadas o kit inteiro, incluindo o atuador hidráulico (que fica em torno do eixo piloto), de modo a evitar descer a caixa novamente em pouco tempo para reparar somente o atuador. Comprem (e troquem) o kit inteiro! E para evitar o barato que sai caro, melhor comprar uma peça nova. Rodará mais 100 mil kms... Outra coisa, troquem o fluído lubrificante do câmbio (e não apenas completem) quando descer a caixa para trocar a embreagem. Salvo engano estes câmbios da Ranger/Explorer usam fluído hidráulico (confirmem no manual e não com o mexânico!!!). Óleo errado também dificulta demais as trocas de marcha, assim como faz a caixa apresentar barulho diferente. Abraço

Victorktá
07/05/2014, 11:24
Obrigado pelas respostas. Levarei ela em um mecânico para passar um pente fino!

Junior84
07/05/2014, 13:15
Cabei de voltar do meca. O meu problema era nas "buchinhas" do pedal da embreagem. Ao que parece ele não estava atingindo todo seu curso, dificultando o engate das marchas. retiraram esta peça para concertar....
461931
O carro está legal novamente, os sintomas onde não consegui trocar as marchas pararam, mas achei um pouco caro o concerto (700$).
Agora estou ouvindo novos barulhos estranhos em algum lugar do motor, isso vai te q esperar até o próximo mês.

dudu83
07/05/2014, 13:45
R$700.00 pra trocar as buchas????

rfdex
07/05/2014, 16:26
Pooorra, 700 conto nas buchas? Mermão...sai fora.

sandersondf
07/05/2014, 17:49
O problema é que o pessoal cobra tão caro pra abrir a embreagem que vale a pena trocar todo o kit logo de uma vez.

Antes de trocar o kit, dá pra checar coisas básicas como o pedal, os atuadores e o óleo usado na caixa. às vezes é só completar o óleo do atuador também.

Se for trocar o kit tem que cuidar pra não ser recondicionado, é mais barato mas dura bem menos. Eu coloquei um recondicionado por grana curta e durou uns 30 mil km. Fora que adoro usar meia embreagem, queimei ela umas 4 vezes kkkk.

Se tiver chacoalhando o carro, tem que ver os coxins da caixa. Se tiver chacoalhando a alavanca, veja as molas que amortecem ela.

Tem que tomar cuidado com quem mexe, pois ás vezes eles trocam o óleo da caixa ou só completam o óleo da embreagem e volta ao normal. Ja vi gente que pagou atuador novo quando o problema era só óleo baixo.

Essa de buchinha pra mim é nova. Eu levava em outro mecânico ou até mesmo na Ford. A facada vai ser semelhante mas não vão te engambelar.

Junior84
08/05/2014, 00:51
Perai,,,, na verdade foi 450$, aproveitei o momento pra mexer em outras coisas, por isso 700$$ o mais caro mesmo foi a mão de obra que ficou mais de 300 pilas (as buchas foram 150 pilas).....pedi desconto, e me deram um desconto de 14 reais, quão generosos.....
O resultado do serviço me agradou, vamos vê se dura,,,,

Pelos relatos aqui no forum e os sintomas na minha ranger também achei que eram os tais atuadores,,,,,o serviço ficou bem mais barato do que se fosse pra trocar atuadores
O serviço foi feito na FORD vascovel de Barra do garças....acho que é uma autorizada ford

Bruno Hamada
08/05/2014, 18:35
Bom pessoal, a minha continua na mesma. O mecanico acha que o problema é no rolamento do volante do motor.Disse que é um rolamento muito pequeno entre a caixa e o motor que atua junto com a embreagem,quando pisa na embreagem a caixa para e o motor continua girando em cima desse rolamento.Ele disse que já pegou 3 rangers com problema nesse rolamento.Porém já que vai mexer,acho que vou fazer logo a embreagem,pois pela km também,acho que não vou achar nada muito animador quando desmontar... Na busca por um kit LUK,o mais barato que encontrei aqui no Rio,está custando 1300$ . Se alguém souber de alguma loja mais em conta,por favor me avise.
Porém devo rodar um pouco ainda,hoje fiz uma pequena viagem à Cadeg, rodei 250 km...dirigindo na mãnha, é tranquilo,dá pra levar,mais não é o certo, quero aproveitar tudo de bom que a caminhonete pode oferecer !!!

rfdex
08/05/2014, 21:37
Tenta mercado livre mesmo. O rolamento, mesmo que venha no kit, vá à uma casa de rolamentos e compre um de marca conceituada nas mesmas medidas que o original. Está cheio de rolamento chinês na praça que não vale nada... Já que vai abrir para ver se é rolamento, troque embreagem e atuador! Abraço

Bruno Hamada
08/05/2014, 21:44
Tenta mercado livre mesmo. O rolamento, mesmo que venha no kit, vá à uma casa de rolamentos e compre um de marca conceituada nas mesmas medidas que o original. Está cheio de rolamento chinês na praça que não vale nada... Já que vai abrir para ver se é rolamento, troque embreagem e atuador! Abraço

Brigadão cara...é isso mesmo que pretendo fazer !!!
Meu problema é que na minha cidade não tem peças originais nas lojas...então fico num dilema...ir buscar as peças antes de parar o carro pra mexer... se o defeito for outro já era,ou se tiver mais coisa pra trocar também...

rfdex
09/05/2014, 09:37
Bem provável não ter mais coisa para trocar. Você trocando a embreagem completa (incluindo ai rolamento e atuador), é abrir, tirar a velha e colocar a nova e fechar! Eu fiz isso na Hilux. Pensei que embreagem tinha ido para o espaço (mas era só o rolamento. Só vimos quando abrimos!), comprei tudo. Embreagem estava um pouco menos que "meia-vida". Trocamos tudo, de ponta a ponta, para aproveitar que havia descido a caixa. Abraço!

Bruno Hamada
09/05/2014, 20:54
Bem provável não ter mais coisa para trocar. Você trocando a embreagem completa (incluindo ai rolamento e atuador), é abrir, tirar a velha e colocar a nova e fechar! Eu fiz isso na Hilux. Pensei que embreagem tinha ido para o espaço (mas era só o rolamento. Só vimos quando abrimos!), comprei tudo. Embreagem estava um pouco menos que "meia-vida". Trocamos tudo, de ponta a ponta, para aproveitar que havia descido a caixa. Abraço!Esse é o meu problema...Se eu tivesse só a embreagem para trocar...tava show!!! ia agora na loja mais perto e comprava tudo zero...O problema é que tenho peças da suspensão para trocar também e preciso de 4 pneus novos urgente !!! Acabei de comprar a caminhonete...e to sem capital pra fazer tudo de uma vez... O que faria no meu lugar? Daria prioridade a embreagem? Ela parece aguentar ainda uns 10 mil..km

rfdex
09/05/2014, 22:11
Porque diz que ela aguenta mais uns 10 mil kms?! Sangra o óleo do câmbio e põe novo. Talvez melhore. Dai você parte para outra prioridade. No seu lugar, minhas prioridades: embreagem, suspensão e pneus. Pneus você pode comprar usados, as demais peças não! Entra nesse site:Resultados para: 'embreagem ranger' (http://stoautopecas.com.br/catalogsearch/result/?q=embreagem+ranger) . Sempre compro ai. Se precisar liga e fala com Clóvis. Já foi mecânico da Ford e manja do assunto. Tenta fazer um pacote De embreagem e suspensão na mesma compra! Abraço

Bruno Hamada
11/05/2014, 13:14
Porque diz que ela aguenta mais uns 10 mil kms?! Sangra o óleo do câmbio e põe novo. Talvez melhore. Dai você parte para outra prioridade. No seu lugar, minhas prioridades: embreagem, suspensão e pneus. Pneus você pode comprar usados, as demais peças não! Entra nesse site:Resultados para: 'embreagem ranger' (http://stoautopecas.com.br/catalogsearch/result/?q=embreagem+ranger) . Sempre compro ai. Se precisar liga e fala com Clóvis. Já foi mecânico da Ford e manja do assunto. Tenta fazer um pacote De embreagem e suspensão na mesma compra! Abraço

Entendi...acho que roda uns 10 mil porque não tá muito ruim de usar o carro...só um pequeno incomodo como falei antes.Já tive carros com embreagem realmente nas últimas,de colocar em segunda parado e soltar a embreagem até o final e o carro não andar...A ranger não patina nem nada.
Mas voou dar prioridade a embreagem sim... sobre os pneus também quero colocar novos...da marca General 255 70 15...ao preço de 550 reais cada.O que acha?

rfdex
11/05/2014, 14:45
Entendi! Mas já que definiu a embreagem como prioridade, não há mais discussão! Quanto ao pneu, eu sempre compro deste site: Pneu Free - Compre online - Resultados da busca 255/75 aro 15 (http://www.pneufree.com.br/vendas/suv/255/75/15) . Veja ai na medida próxima do que pretende comprar. Não tinha 255-70-15, dai achei na busca 255-75-15. Saindo a 418 reais o mais barato. Eu gosto destes pneus asiáticos, acho que fazem frente aos nacionais, inclusive em utilitários. Mesmo que dure menos (não dura, dura igual aos nacionais!), acho vantajoso comprá-los. Veja se esta medida que você escolheu não pega na lataria. Eu acho um pouco grande demais e termina forçando o sistema, mas fica bem bacana o visual. Daí é à escolha do patrão! Abraço

Daniel.Shimomoto
11/05/2014, 15:05
Bruno;

Vai uma dica: Se não está patinando nada e a dificuldade é no engatar (arranha marcha ré, arranha a primeira) o seu problema pode ser o maldito atuador da embreagem.

Verifica, no lado do motorista, do cofre do motor, escondido entre a lataria e a caixa de fusiveis, vai ter um reservatório de óleo que é do fluido da embreagem (utiliza óleo DOT-4 de freio)

Caso o reservatorio esteja vazio, complete e bombeie o pedal da embreagem. Pode ser que melhore um pouco. Se melhorar, pode ser que seu problema resida ai. Ai é sinal que o atuador da embreagem esta vazando e ruim. Aliás o atuador age como rolamento e também pode fazer barulho. Um dos atuadres que coloquei na minha Ranger era de quinta e fazia barulho quando soltava o pé...

Se o reservatorio estiver cheio, nada estiver vazando e ainda assim estiver com dificuldade de engate, ai é a bomba do pedal. Essa peça é de alto custo e mao de obra barata para a troca.

Abs!!!

Bruno Hamada
11/05/2014, 18:45
Bruno;

Vai uma dica: Se não está patinando nada e a dificuldade é no engatar (arranha marcha ré, arranha a primeira) o seu problema pode ser o maldito atuador da embreagem.

Verifica, no lado do motorista, do cofre do motor, escondido entre a lataria e a caixa de fusiveis, vai ter um reservatório de óleo que é do fluido da embreagem (utiliza óleo DOT-4 de freio)

Caso o reservatorio esteja vazio, complete e bombeie o pedal da embreagem. Pode ser que melhore um pouco. Se melhorar, pode ser que seu problema resida ai. Ai é sinal que o atuador da embreagem esta vazando e ruim. Aliás o atuador age como rolamento e também pode fazer barulho. Um dos atuadres que coloquei na minha Ranger era de quinta e fazia barulho quando soltava o pé...

Se o reservatorio estiver cheio, nada estiver vazando e ainda assim estiver com dificuldade de engate, ai é a bomba do pedal. Essa peça é de alto custo e mao de obra barata para a troca.

Abs!!!

Eu também desconfio disso cara...até falei com o mecanico sobre o atuador da embreagem,e ele falou que duvida ser o problema,porém ele nem olhou o reservatório nem nada...falou de orelhada mesmo,acho que por ele ter encontrado defeitos no rolamento de outras rangers,ele acha que vai dar tudo igual...Porém ele não me cobrou caro para abrir a embreagem,250 reais só...independente do que for...e + 50 se tiver que trocar o rolamento do volante do motor.To com vontade de abrir pra ver o que é...antes de sair comprando o kit da embreagem e o rolamento.Porque ~eu acabei de comprar a caminhonete e não sei o histórico de manutenção.Eu não sei se essa embreagem já foi mexida ou é original entende.
Agora eu andei procurando esse reservatório de óleo da embreagem mas não achei... Vou dar um olhada no manual e procurar de novo...porque de repente o problema é mais simples do que to pensando.Aparentemente o antigo dono dela não fazia nenhuma manutenção...
O que está me dando uma dúvida grande é o que falei na primeira postagem desse tópico...com o carro parado em ponto morto,há momentos que piso na embreagem e acelero e sinto uma vibração na caixa...mais no mesmo momento quando a rotação normaliza eu acelero novamente e o problema desaparece...não acontece a todo momento.Isso dá a entender que pode ser o atuador sim...
Já essa bomba do pedal,eu ainda não sei nada sobre o assunto...De quanto seria esse alto custo?

Daniel.Shimomoto
11/05/2014, 22:45
Bruno, do lado do motorista, entre a lataria e a caixa de relês, você vai encontrar um reservatoriozinho minimo. É lá.

O atuador serve de rolamento de embreagem. Não tem um rolamento, é o proprio atuador. Como te falei, se você pisa ate o fundo no pedal e ele não desacopla a embreagem, as marchas entram forçadas ou arranhando, o problema é o atuador da embreagem ou o pedal.

No caso da troca do atuador, como tem que abrir o cambio, ai inspeciona se a embreagem está ok ou não. Se estiver, boa ótimo, senão, troca o disco (ou o kit, caso a diferença de preço seja pequena). O atuador custava em torno de R$200,00.

A bomba do pedal, por sua vez, essa é cara. Custava R$550,00 quando precisei trocar da minha anos atrás.

Quanto a vibração, pode ser justamente o atuador lá no cambio.

Abraços

Bruno Hamada
12/05/2014, 18:49
Bruno, do lado do motorista, entre a lataria e a caixa de relês, você vai encontrar um reservatoriozinho minimo. É lá.

O atuador serve de rolamento de embreagem. Não tem um rolamento, é o proprio atuador. Como te falei, se você pisa ate o fundo no pedal e ele não desacopla a embreagem, as marchas entram forçadas ou arranhando, o problema é o atuador da embreagem ou o pedal.

No caso da troca do atuador, como tem que abrir o cambio, ai inspeciona se a embreagem está ok ou não. Se estiver, boa ótimo, senão, troca o disco (ou o kit, caso a diferença de preço seja pequena). O atuador custava em torno de R$200,00.

A bomba do pedal, por sua vez, essa é cara. Custava R$550,00 quando precisei trocar da minha anos atrás.

Quanto a vibração, pode ser justamente o atuador lá no cambio.

Abraços

ÉHH...Faz todo sentido...eu acredito que seja o atuador sim...e a diferença de preço é realmente grande.O atuador custa uns 200$ e o kit custa 1300$...Já o disco separado eu não achei pra comprar ainda. Agora,pode ser o atuador e o rolamento também... hj não deu pra ver...mas amanhã sem falta vou olhar esse óleo DOT-4. De repente já começa a aparecer o indicio do problema.
No Youtube tem um video animação que mostra bem o funcionamento da embreagem e mostra esse pequeno rolamento que fica na parte do motor... é bem interessante para agente tentar identificar o problema exato que está ocorrendo...

Bruno Hamada
13/05/2014, 18:49
Encontrei o reservatório de óleo da embreagem...porém não tem marcação de MAX. ou Minimo. tem uma capa de plastico embaixo da tampa, e tem óleo no fundo.Não sei se está correto,mais se pegar óleo será muito pouco.Não creio que esse seja o problema...

Daniel.Shimomoto
14/05/2014, 13:04
Encontrei o reservatório de óleo da embreagem...porém não tem marcação de MAX. ou Minimo. tem uma capa de plastico embaixo da tampa, e tem óleo no fundo.Não sei se está correto,mais se pegar óleo será muito pouco.Não creio que esse seja o problema...

Pega muito pouco óleo mesmo. Experimenta colocar oleo e dar umas bombeadas na embreagem. Se melhorar, pode ter certeza do atuador comprometido.

Bruno Hamada
14/05/2014, 18:14
HOJE fui à outra oficina para ter uma segunda opinião. Mas as opiniões não divergiram muito.
Inicialmente atuadores e sistema hidráulico,bomba do pedal,cilindros...não chamaram à atenção.Também nada foi dito sobre o desgaste da embreagem.Pode estar até boa!!!

O foco ficou em cima do tal...Rolamento do primário.Tinha uma caixa aberta de outro carro e me mostraram o tal rolamento e como ele trabalha.
Também foi mencionado que talvez alguma trava da Caixa pode ter quebrado.
Porém,tudo pode mudar ao abrir para ver o que realmente é.

Marquei o serviço para segunda feira,se tudo der certo na segunda saberemos o mistério.
Resolvi abrir antes de comprar qualquer coisa.Para ter certeza...Se a embreagem estiver pouco menos de meia vida devo colocar ela mesmo,se rodar mais 15 mil km, é 1 ano que ainda aguenta.Dá tempo pra juntar o dinheiro com calma.Colocar tudo original e tal...

Vou tentar tirar umas fotos pra postar aqui.

Bruno Hamada
21/05/2014, 18:48
Salve Galera !!! PROBLEMA ENFIM RESOLVIDO !!!

Após desmontar o sistema de embreagem, constatou-se: Rolamento do primário totalmente destruído e embreagem gasta.
Foi tudo substituído por peças novas e originais:Embreagem LUK e Rolamento original ford.
Carro ficou um luxo !!! perfeito.Cambio funcinando à 100%,valeu apena fazer o serviço.
Agora vou deixar a dica: Consegui comprar o Kit original LUK de embreagem em são Gonçalo-Alcantara, numa pequena loja na beira da rodovia principal. Paguei R$1000,00 no kit completo. Isso no mes 05 de 2014...quem for do Rio e estiver com dificuldades de encontrar essa embreagem pode ir nessa loja,pois o mínimo que encontrei em outras lojas foi numa faixa de 1850,00 reais...Ainda ganhei um belo desconto levando uma balança TRW e um braço axial SKF + 3 frascos de óleo DOT4 de 200 ml + a embreagem tudo por 1200 reais à vista.Acho que foi uma boa compra.Depois se alguém quiser passo o endereço e tel. dessa loja.
De mão de Obra ficou tudo por R$350,00 já incluso o Rolamento original que tinha na oficina.
O importante é que ficou 100%, não arranha nem estala.... Entra todas as marchas perfeito.
Assim que der postarei fotos das peças velhas. O rolamento desmontou.

Bruno Hamada
24/05/2014, 09:03
Vou enviar algumas fotos das peças que retirei, inclusive o rolamento.

Bruno Hamada
24/05/2014, 09:09
atuador vazando óleo.

Bruno Hamada
24/05/2014, 09:23
O Estado que o rolamento ficou...Desmontou completamente.464193464194464195464196

Bruno Hamada
24/05/2014, 09:31
464197Aqui o rolamento novo !!!