Ver Versão Completa : Qual Diesel devo utilizar na Pajero Sport 2010 ?????
Bom dia galera 4 x 4 , recentemente adquiri uma Pajero Sport 2010 e estou usando somente o diesel s10 , gostaria de saber se posso utilizar o diesel comum e se realmente vale apena utiliza-lo.
SAPO-BOMBA
30/04/2014, 15:20
Pode usar qualquer um dos dois...
Correto o S-10 acho que é so para carros a partir de 2012. Mas como ele tem menos enxofre de preferencia pelo S-10..
Bom dia galera 4 x 4 , recentemente adquiri uma Pajero Sport 2010 e estou usando somente o diesel s10 , gostaria de saber se posso utilizar o diesel comum e se realmente vale apena utiliza-lo.
O diesel S10 possui maior quantidade de cetanos em relação ao S500, proporcionando mais energia com a mesma quantidade de combustível.
Ou seja, economia.
Todavia, o S500 possui maior capacidade de lubricidade da bomba injetora, prolongando sua vida útil.
Por isso, sugiro usar o S500 aditivado.
Talvez na Pajero Sport 2010, por já ser sistema de injeção eletrônica de combustível, esta questão de lubricidade não seja significativa.
Leia o manual anexo feito pela PETROBRÁS e tire suas conclusões.:concordo:
Junior-L200Power
01/05/2014, 09:23
Glaicon, a Pajero Sport 2010 tem injeção semi eletrônica!!
Ela tem Central eletrônica, mas usa bomba rotativa com gerenciamento eletrônico(ao invés de LDA)...e os bicos são mecânicos tbm!!
Por isso o ideal é usar o S500 mesmo, aditivado ou não!!
Eu mesmo nunca tive experiencia boa com o S10, nos meus carros no inicio senti uma melhora, mas depois o carro fica amarrado e consome mais combustível que com diesel comum!!
Melhor deixar o S10 para os sistemas Common Rail mesmo...hehe!!
Abraço!
Boa noite,
tenho uma paj sport 2000 e uso somente o s10 a mais de um ano. Notei uma boa melhora em termos de fumaça e desempenho(menos consumo e motor mais esperto). Lendo esse manual da PB, que é muito bom, tem uma infomação dizendo que no caso do s10 brasileiro é acrescido 5% vol de biodiesel para correçao de lubricidade.Pode usar tranquilo, e também nas duas últimas vistorias do detran rj passei no teste de emissão de gases com tranquilidade.
Boa noite,
tenho uma paj sport 2000 e uso somente o s10 a mais de um ano. Notei uma boa melhora em termos de fumaça e desempenho(menos consumo e motor mais esperto). Lendo esse manual da PB, que é muito bom, tem uma infomação dizendo que no caso do s10 brasileiro é acrescido 5% vol de biodiesel para correçao de lubricidade.Pode usar tranquilo, e também nas duas últimas vistorias do detran rj passei no teste de emissão de gases com tranquilidade.
O meu raciocínio de leigo parte da seguinte premissa:
O biodiesel é apenas um combustível originado de elementos vegetais, ou até de gorduras animais.
Como qualquer outro combustível, sua composição conta com diversas partes, incluindo a de queima, bem como a de lubrificação.
Ou seja, em um litro de biodiesel, você não terá um litro de lubrificante, mas apenas uma parte, certo?
Então, para reparar o defeito da redução da capacidade de lubrificação do S10, você adiciona 5% de biodiesel, certo?
Certo.
Aí eu pergunto: como pode uma parte desses 5% do biodiesel resolverem o problema dos outros 95% do volume de S10?
Só se eu concluir que o biodiesel é uma mega-super lubrificante, e, uma pequena fração sua resolve o problema do todo maior.
Seria o mesmo princípio que um litro de óleo polui um milhão de litros d´água, certo?
Quanto à sua viatura estar rodando melhor, menos poluente, economizando, eu acredito, com certeza.
Todavia, concluo que o desgaste da bomba injetora se dará ao longo do tempo.
E essa economia de combustível que se faz ao longo do tempo você não guarda o dinheiro para o conserto da bomba.
Este o meu raciocínio. De leigo, repito.
Por isso, na qualidade de proprietário de uma viatura se encaminhando para os seus 16 anos de idade, e longos 263.000 Km´s percorridos, só posso dizer: "vida longa ao S500!":mrgreen:
Diesel Power, obrigado pela observação.
Aprendendo sempre!:concordo:
Dinho_BH
02/05/2014, 14:53
Glaicon,
Na realidade o bio-diesel NÃO foi adicionado ao diesel com a função de "compensar" a redução do nível de enxofre, melhorando a lubrificação. A adição do bio-diesel já acontece a MUITO tempo, por questões de política de incentivos do governo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, ou seja, o percentual de bio-diesel no diesel comum tem o mesmo objetivo da adição do etanol na gasolina: questões econômicas.
A lubrificação adicional do bio-diesel é um "plus" para os veículos com bomba injetora e para aqueles que se preocupam com a teórica perda da capacidade de lubrificação do S-10.
Tem razão: o bio-diesel NÃO é um super-lubrificante. Assim como não são aqueles famosos aditivos usados para compensar a lubrificação, onde são colocados 100 ml a cada 100 L de combustível (ou dois tanques). É no mínimo ingenuidade perguntar pelos 99.900 ml de combustível que estão sendo tratados pelo aditivo.
Uma bomba injetora nova para quem me provar, COM LAUDOS TÉCNICOS, que sua bomba injetora foi danificada pela falta de lubrificação usando o S-10... rsrsrs...
Minha última viatura era um Defender 110 (10 anos de uso sendo, desde quando possível, apenas abastecida com S-50, S-10) com bomba PERFEITA e "que venha logo o S-5" pois TODOS só temos a ganhar... rsrsrs...
Abraços.
Marcio Oliveira Menezes
02/05/2014, 23:00
Todos os donos de oficina que meche com bomba injetora aqui na cidade estão muito felizes com diesel S10, estão tendo muito serviço, oficinas cheias de clientes, todos eles indicam seus clientes a usar o diesel S10 será porque? heim... estranho não é.. minha percepção...
Glaicon,
Na realidade o bio-diesel NÃO foi adicionado ao diesel com a função de "compensar" a redução do nível de enxofre, melhorando a lubrificação. A adição do bio-diesel já acontece a MUITO tempo, por questões de política de incentivos do governo para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, ou seja, o percentual de bio-diesel no diesel comum tem o mesmo objetivo da adição do etanol na gasolina: questões econômicas.
A lubrificação adicional do bio-diesel é um "plus" para os veículos com bomba injetora e para aqueles que se preocupam com a teórica perda da capacidade de lubrificação do S-10.
Sobre a questão econômica, acredito, pois é a produção vegetal, renovável, substituindo a mineral.
Todavia, no manual técnico que juntei no post anterior fala expressamente da adição do biodiesel para corrigir a questão de lubricidade (pgs. 8 e 9).
Palavra da PETROBRÁS!:concordo:
Pessoal, o S-10 pode ser usado por todos os veículos a Diesel, e é obrigatório para os de 2012 em diante. O problema que existe é que ele dissolve a sujeira que se acumula no tanque se o veículo utilizava apenas o S-500 e a troca é feita sem nenhuma limpeza prévia. Aí você pode dizer, "ah, então o S-500 é uma porcaria porque tem sujeira e tal etc etc". Sim, pode até ser, mas não é culpa da Petrobras e sim de como esse Diesel é armazenado nos postos! Dependendo do posto, com certeza o tanque nunca viu uma limpeza na vida...
O Diesel S-500 tem uma faixa muito ampla para os parâmetros de sua especificação pela ANP justamente para atender aos diferentes tipos de petróleo que podem ser utilizados para produzí-lo. Por exemplo, o Diesel produzido a partir do petróleo de Urucu no Amazonas é muito, muito leve, não chega a 500 ppm de enxofre e quase não produz fumaça, mesmo em veículos antigos. Até o cheiro dos gases do escapamento é um pouco diferente. Já um Diesel feito a partir de um óleo pesado, escuro, com certeza vai fazer mais fumaça... O S-10 tem uma especificação muito mais restrita, é realmente um produto mais nobre.
O ideal para o meio-ambiente e para a saúde da população era que só fosse usado o S-10 mas, além de ele ser mais caro, muitos postos de combustíveis não estão preparados para vendê-lo. São necessários alguns cuidados especiais no seu armazenamento.
O S-10 é mais caro porque o processo para produzí-lo na refinaria é bem mais complexo. Ao final da destilação ele passa por uma etapa chamada de hidrotratamento (HDT), que substitui o enxofre por hidrogênio nas moléculas de hidrocarbonetos. É uma unidade separada das demais.
Outra coisa: os aditivos existem justamente para que ele possa ser utilizado pelos carros mais antigos. A adição de biodiesel é uma questão meramente legal - se isso melhora a lubricidade, é uma consequência boa! A tendência de mercado e de legislação ambiental é que o S-500 vá deixando de ser produzido e apenas o S-10 (ou um melhor que ele) seja vendido. Existe todo um planejamento para isso acontecer.
P.S.: Tenho uma Pajero Sport 2009 que comprei no início do ano e o dono anterior só usava S-10, então eu continuo fazendo o mesmo e até agora não tive nenhum problema. Menos dinheiro no bolso :), menos fumaça nas ruas e uma consciência mais tranquila por estar fazendo a minha parte dentro do possível.
SergioMedeiros
04/05/2014, 00:55
Essa história de lubrificação menor no S10 e que vai prejudicar a bomba é lenda. Foi muito falado no começo mas na prática não faz diferença alguma.
Diesel bom é Diesel de posto com muita rotatividade. E de preferência o S10 mesmo, pois o carro pega melhor, emite menos fumaça, carboniza menos e o meio ambiente agradece.
SAPO-BOMBA
04/05/2014, 20:27
Uma bomba injetora nova para quem me provar, COM LAUDOS TÉCNICOS, que sua bomba injetora foi danificada pela falta de lubrificação usando o S-10... rsrsrs...
Cuidado com o que vc promete.... Hehehehehehe
Pq relatos de bombas de Ducato e Sprinter mais antigas que sofreram desgaste por conta do S10, eu tenho um bocado pra contar...
É como eu disse em outro tópico, ninguém substitui grafite nas fechaduras por óleo spray...
Dinho_BH
04/05/2014, 20:33
Sapo,
rsrsrs...
Difícil afirmar com certeza que tenha sido o S-10 a "pá-de-cal" sobre a bomba... rsrsrs...
Abraços.
Tenho uma pajero sport 08/09 e só uso o S10.
Edimar_Oliveira
02/05/2015, 10:30
Prezados, adquiri há poucos dias uma Sport 2009/2010. Foi adquirida em CCS e está atualmente com 80.000 km. Não tenho como saber o tipo de diesel que era utilizado e minha familiaridade com motores diesel é "zero", embora tenha mecânico experiente no assunto. Ainda não está liberada pela CCS, que vai fazer a revisão dos 80 k.
Como devo proceder para "começar com o pé direito"? Não estou me importando com o preço do diesel, me interessa é combustível de qualidade que contribua para a qualidade do equipamento. Pelos relatos, tem gente que diz que o S500 (diesel "comum", correto?) não influencia em nada, responde perfeitamente. Eu, por experiência própria, só usava gasolina comum no meu TR4 2007/2008 flex, pois notava nitidamente que, com a aditivada, seu consumo era ligeiramente maior. Um amigo me disse que os motores flex de carros "nacionalizados" não estavam "acostumados" com gasolina aditivada, por que na Europa ela não existe. Isso é fato, ou lenda?
Enfim, o ideal é então abastecer em postos cujo fluxo de caminhões é grande? Postos que vendem diesel, mas ficam em centros de cidade tendem a vender menos e por isso, os tanques podem acumular mais sujeira. É isso?
Abraços,
iricardo
03/05/2015, 00:39
Edimar,
conto que te respondam logo pois hoje dei entrada na proposta de uma Pajero Sport 2009/2010 com 64.000km.
Nos meus carros anteriores - Cherokee diesel 2000 e Terracan 2.5 2005 só usei o S-500.
Abracos
Ricardo Pessoa
ansioso por voltar a ter viaturas 4x4 depois de 2 anos sem.
Edimar_Oliveira
03/05/2015, 19:57
Pois é, Ricardo, aguardemos nossos prezados foristas que entendem do assunto ... Terça-feira é o dia tão esperado para buscar a brutona!
Abraços,
igordcoelho
05/05/2015, 21:43
Olá Pessoal!
Estou com as mesmas dúvidas...
Já desisti de alguns veículos pois não sabia do histórico do veiculo a Diesel.
estou para pegar uma Pajero Sport 10-10 e ainda tenho receio...
Vamos esperar por alguma opinião .
Abraços.
Walter da Camper
06/05/2015, 00:37
Para aqueles que duvidam que uma pequena porcentagem de lubrificante pode fazer diferença, convém lembrar que os motores 2 tempos funcionam com 2 a 4% de óleo lubrificante misturado à gasolina (que é bem pior que qualquer diesel no quesito lubricidade) e essa pequena porcentagem é capaz de lubrificar todas as peças móveis desses motores (pistão, biela, virabrequim) já que motor 2T não utiliza óleo no carter e, diga-se de passagem, giram em alta rotação e temperatura.
O biodiesel misturado ao S10 recupera UMA PARTE da lubricidade perdida no processo de hidrotratamento, porém ainda fica abaixo da lubricidade do S-500.
A má notícia é que as bombas injetoras mecânicas foram projetadas para usar S-1800 e sua durabilidade fica reduzida com o uso do S-500 e mais reduzida ainda com o S-10.
Essas informações são baseadas em ensaios feitos em laboratório de universidades (teses de mestrado/doutorado), cujos resultados foram debatidos nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/109126-perda-de-potencia-x-diesel-s50-14.html
Quem tiver interesse leia e tire suas conclusões.
SergioMedeiros
07/05/2015, 21:20
Prezados, adquiri há poucos dias uma Sport 2009/2010. Foi adquirida em CCS e está atualmente com 80.000 km. Não tenho como saber o tipo de diesel que era utilizado e minha familiaridade com motores diesel é "zero", embora tenha mecânico experiente no assunto. Ainda não está liberada pela CCS, que vai fazer a revisão dos 80 k.
Como devo proceder para "começar com o pé direito"? Não estou me importando com o preço do diesel, me interessa é combustível de qualidade que contribua para a qualidade do equipamento. Pelos relatos, tem gente que diz que o S500 (diesel "comum", correto?) não influencia em nada, responde perfeitamente. Eu, por experiência própria, só usava gasolina comum no meu TR4 2007/2008 flex, pois notava nitidamente que, com a aditivada, seu consumo era ligeiramente maior. Um amigo me disse que os motores flex de carros "nacionalizados" não estavam "acostumados" com gasolina aditivada, por que na Europa ela não existe. Isso é fato, ou lenda?
Enfim, o ideal é então abastecer em postos cujo fluxo de caminhões é grande? Postos que vendem diesel, mas ficam em centros de cidade tendem a vender menos e por isso, os tanques podem acumular mais sujeira. É isso?
Abraços,
Edimar, o maior problema de Diesel sem rotatividade é a água condensada nos tanques dos postos. O menor dos problemas é a sujeira.
Diesel S500 tem prazo de validade em média de 4 meses, já o S10 cai para 1 mes. Eu não paro em hipótese alguma em posto de centro de cidade onde apenas algumas pickups e pequenos caminhões abastecem... posto bom é de beira de estrada, com alta rotatividade. Água em tanques de veículos a Diesel é o que acaba com o motor. Inclusive, se for deixar seu veículo parado por alguns dias, deixe SEMPRE o tanque cheio, pois terá menos ar e consequentemente menos condensação de água.
Então, eu me preocuparia mais com onde o antigo dono abastecia do que o combustível em si. Discordo que o S10 prejudique a bomba, pois sua lubricidade é a mesma do S500, e os benefícios são grandes.
- Maior poder de limpeza do sistema
- Menos emissão de poluentes
- Menor carbonização do sistema como um todo
- Partida a frio mais eficiente
Apenas um detalhe... existe a possibilidade do veículo falhar caso sempre tenha sido utilizado o S500, pois o S10 começará a limpar o motor... e isso pode entupir alguma mangueira, bico, etc... a mudança deve ser gradual.
Edimar_Oliveira
08/05/2015, 09:14
Walter, excelente tópico! Muita informação! Mas ainda não consegui ler muito, fds promete!
Sérgio, obrigado pela dica. Vou tentar levantar estas informações, com certeza!
Abraços,
Edimar, o maior problema de Diesel sem rotatividade é a água condensada nos tanques dos postos. O menor dos problemas é a sujeira.
Diesel S500 tem prazo de validade em média de 4 meses, já o S10 cai para 1 mes. Eu não paro em hipótese alguma em posto de centro de cidade onde apenas algumas pickups e pequenos caminhões abastecem... posto bom é de beira de estrada, com alta rotatividade. Água em tanques de veículos a Diesel é o que acaba com o motor. Inclusive, se for deixar seu veículo parado por alguns dias, deixe SEMPRE o tanque cheio, pois terá menos ar e consequentemente menos condensação de água.
Então, eu me preocuparia mais com onde o antigo dono abastecia do que o combustível em si. Discordo que o S10 prejudique a bomba, pois sua lubricidade é a mesma do S500, e os benefícios são grandes.
- Maior poder de limpeza do sistema
- Menos emissão de poluentes
- Menor carbonização do sistema como um todo
- Partida a frio mais eficiente
Apenas um detalhe... existe a possibilidade do veículo falhar caso sempre tenha sido utilizado o S500, pois o S10 começará a limpar o motor... e isso pode entupir alguma mangueira, bico, etc... a mudança deve ser gradual.
Bom comentário.
Vai parecer exagero, mas eu ando 18 kms para abastecer minha viatura num posto BR de estrada (o mais movimentado da região por caminhões). E não abasteço nas bombas onde encostam as viaturas, mas, sim, onde encostam os caminhões (para ter a certeza de que o combustível vem de tanques com alta rotatividade). Não incomodo de esperar!
E só ando de tanque cheio! Realmente ... Tanque vazio => maior concentração de ar no interior => maior condensação de água => maior agressividade por oxidação do tanque (enferrujamento) e, uma vez que nosso diesel é muito higroscópico (susceptível de maior absorção de água), maior probabilidade de desenvolvimento de fungos/bactérias responsáveis por borras no fundo do tanque da viatura. http://www.wecleantanks.com/gallery/main.php?g2_itemId=105&g2_fromNavId=x51861cb4
Abs.
E.T.:
Outro detalhe ... não é novidade, mas, não custa alertar ... se vir caminhão descarregando combustível, fuja das bombas servidas por aquele tanque ... a sujeira do fundo do tanque estará boiando no interior do tanque por um certo tempo em razão da movimentação de descarga do novo combustível e, certamente, irá para o tanque da sua viatura ...
Edimar_Oliveira
08/05/2015, 10:26
:palmas:
Abraços,
Caro Edimar ... como você citou "Não tenho como saber o tipo de diesel que era utilizado", permita-me dar-lhe mais uma sugestão ... mande fazer uma limpeza no tanque de sua viatura e de toda a linha de injeção de combustível ...
Veja o que relata o manual "DUVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S10 (METALSINTER)" http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf
"5) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-10?
Sim, todos os veículos podem ser abastecidos com o S10, mas os novos, fabricados a partir de 2012, com motor Euro 5, só podem utilizar o S10.
É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-10. Mas atenção! Não utilizar água em hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros."
Abs.
Edimar_Oliveira
08/05/2015, 13:25
Você quase "fechou" o cabedal de precauções pertinentes ao uso do diesel! Muito boa a sugestão também, com certeza vale a penas segui-la. Como há muito assunto sobre o tema, principalmente aquilo que foi postado nestes últimos tópicos, o fds vai ser uma diversão só!
Obrigado, mais uma vez!
Abraços,
igordcoelho
08/05/2015, 14:39
Caro Edimar ... como você citou "Não tenho como saber o tipo de diesel que era utilizado", permita-me dar-lhe mais uma sugestão ... mande fazer uma limpeza no tanque de sua viatura e de toda a linha de injeção de combustível ...
Veja o que relata o manual "DUVIDAS FREQUENTES SOBRE O DIESEL S10 (METALSINTER)" http://www.metalsinter.com.br/metalsinter/pdf/duvidas%20S10.pdf
"5) Os veículos mais antigos podem ser abastecidos com o novo diesel, o S-10?
Sim, todos os veículos podem ser abastecidos com o S10, mas os novos, fabricados a partir de 2012, com motor Euro 5, só podem utilizar o S10.
É obrigatório efetuar uma limpeza do tanque de combustível e de sua linha, antes da introdução do novo biodiesel S-10. Mas atenção! Não utilizar água em hipótese alguma nessa limpeza, pois devido às características higroscópicas (capacidade de atrair água) desse novo produto, a água e umidade são os grandes inimigos que devem ser evitados a todo custo. Além disso, toda a linha de injeção de combustível no tanque deve ser limpa, incluindo a troca dos filtros."
Abs.
Obrigado Enasor pela resposta.
Na dúvida, limpar o tanque e a linha de injeção...
Alguém tem idéia de quanto fica este serviço?
Abçs.
SergioMedeiros
08/05/2015, 14:52
Obrigado Enasor pela resposta.
Na dúvida, limpar o tanque e a linha de injeção...
Alguém tem idéia de quanto fica este serviço?
Abçs.
Na Defender, quando fiz devido a troca do motor por um novo, paguei cerca de R$200. Isso a 2 anos atrás. Nada muito caro, pois o que pega mais é o valor da hora de M.O.
Mas isso foi só o tanque, pois o motor era novo, bicos novos e a bomba foi tirada para revisão...
A limpeza pode ser bem invasiva conforme o documento, mas quem prefere não fazer tudo, pelo menos uma lavagem no tanque de combustível é bem vinda. Aliás, nem precisa trocar de combustível pra fazer isso... eu recomendo uma boa limpeza no tanque a cada 2 ou 3 anos....
Abs