PDA

Ver Versão Completa : Mudei a prioridade - polia viscosa, valvula termostatica e radiador .

Angelo RJ
30/04/2014, 08:15
Olá pessoal,

A idéia era fazer um lift e colocar pneus 225/70/16, mas......

Em algum tópico que vi por aqui, aconselharam sempre que comprar um GV/Tracker, e ainda mais sendo antigo ( o meu é ano 99), trocar a polia viscosa , a valvula termostatica e fazer uma manutenção no radiador, isso para evitar problemas de aquecimento que podem danificar o motor.

pois bem, comprei meu GV ano passado, fiz revisão de óleo, filtros, etc... MAS NÃO MEXI NESSAS PARTES (polia, valvula e radiador).

Como rodo pouco e moro na região serrana do RJ, meu carro dificilmente é colocado em situações onde seja mais exigido na questão de temperatura. Talvez por isso eu tenha dado sorte de não aparecer problemas maiores.

1 - Devo mesmo comprar e trocar a Polia Viscosa e a Valvula termostática ?

2 - A polia Viscosa da Suzucar custa 712,00 e na Alternativa 450,00.

Essa Polia da Alternativa não deve ser orignal, né ? Mesmo assim posso comprar esta ou devo comprar a da Suzucar ?

3 - Quanto ao radiador, devo mandar varetar e limpar o mesmo ou é melhor comprar outro ?

Obrigado !

Rubens Linhalis
30/04/2014, 08:59
Olá pessoal,

A idéia era fazer um lift e colocar pneus 225/70/16, mas......

Em algum tópico que vi por aqui, aconselharam sempre que comprar um GV/Tracker, e ainda mais sendo antigo ( o meu é ano 99), trocar a polia viscosa , a valvula termostatica e fazer uma manutenção no radiador, isso para evitar problemas de aquecimento que podem danificar o motor.

pois bem, comprei meu GV ano passado, fiz revisão de óleo, filtros, etc... MAS NÃO MEXI NESSAS PARTES (polia, valvula e radiador).

Como rodo pouco e moro na região serrana do RJ, meu carro dificilmente é colocado em situações onde seja mais exigido na questão de temperatura. Talvez por isso eu tenha dado sorte de não aparecer problemas maiores.

1 - Devo mesmo comprar e trocar a Polia Viscosa e a Valvula termostática ?

2 - A polia Viscosa da Suzucar custa 712,00 e na Alternativa 450,00.

Essa Polia da Alternativa não deve ser orignal, né ? Mesmo assim posso comprar esta ou devo comprar a da Suzucar ?

3 - Quanto ao radiador, devo mandar varetar e limpar o mesmo ou é melhor comprar outro ?

Obrigado !

Angelo,

Sobre a polia viscosa, já li em alguns casos de Toyota e Land em que nao é necessario trocar a polia, pois ela perdia eficiencia devido a "vencimento" do oleo interno. Assim, desmonta-se todo o sistema da polia trocava o óleo. Talvez de para fazer isso na polia viscosa do GV/Tracker tambem..

TiagoTM
30/04/2014, 10:29
Angelo, essa foi a unica coisa que não fiz na revisão do meu vitara, e apesar de não diagnosticado pode ter sido um dos problemas do aquecimento do motor.... ainda causa dor de cabeça hehehe.

Quando abri a válvula termostática (que é uma peça bem simples) era uma bolota de ferrugem, devo ter gastado nela em torno de 50 pilas!

Quanto à polia viscosa troquei uma ideia com o gustavo essa semana sobre, veja o post dele http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/9992-lista-de-precos-de-adaptacoes-e-servicos-para-vitara-96.html

Eu acho a polia muito cara... mas é vital para o veiculo! que fazer?? vi de outros carros para ter uma base se era só do Vitara que tinha esse preço e pra minha surpresa eram mais caras em alguns casos.

Quanto a diferença de preço ate onde sei a suzucar são só coisas originais e, na maioria das vezes importadas, acho q é por isso a diferença!

boa sorte! depois avise a gente aqui do que resolveu!

Angelo RJ
30/04/2014, 10:52
Olá Manggini,

Pois é cara, acho melhor me precaver mesmo.

Quanto a Válvula, pelo que voce gastou, e pelo preço de uma nova, acho melhor comprar uma nova.

Quanto a Polia Viscosa, na Suzucar é muito caro mesmo. Será que essa que vende na Alternativa (450,00) é ruim ? Será que não devo colocar essa ?

abs

TiagoTM
30/04/2014, 11:43
Sim cara troque a valvula e mande fazer uma geralzona no radiador (varetas, limpeza do sistema etc.) não sei dos preços ai aqui em bsb é tudo muito carro, mas acho q com limpeza e valvula bracadeiras eventualmente a substituição de uma mangueira vc vá gastar ai uns 350,00 vale a pena!

sobre a polia vamos ver se alguém substituiu ela, eu ainda não fiz e diante dos preços me inclino a mandar ver no silicone como fez o gustavo hehehe

abraço!

Angelo RJ
30/04/2014, 14:02
Valeu Manggini,

Vou fazer isso mesmo, tem uma válvula termostática japonesa que é vendida pela SUZUCAR:

Valvula Termostatica GM-TRACKER 2.0 16V - VITARA/SAMURAI (TODOS) TAMA-JAPAM (http://suzucar.com.br/loja/valvula-termostatica-suzuki-vitara-grand-vitara-samurai.html)

Será que esta vale a pena ?

Quanto a Polia Viscosa , alguém já trocou a mesma ? Tem que ser a original ? Tem uma na alternativa, num preço bem mais em conta, mas não sei se vale a pena. Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Grand Vitara 2.0 16v Gasolina J20A</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a> (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?id_veiculo=51)#

obrigado pessoal.

Augusto Braga
30/04/2014, 15:16
Valeu Manggini,

Vou fazer isso mesmo, tem uma válvula termostática japonesa que é vendida pela SUZUCAR:

Valvula Termostatica GM-TRACKER 2.0 16V - VITARA/SAMURAI (TODOS) TAMA-JAPAM (http://suzucar.com.br/loja/valvula-termostatica-suzuki-vitara-grand-vitara-samurai.html)

Será que esta vale a pena ?

Quanto a Polia Viscosa , alguém já trocou a mesma ? Tem que ser a original ? Tem uma na alternativa, num preço bem mais em conta, mas não sei se vale a pena. Alternativa 4x4 Produtos <b>Suzuki Grand Vitara 2.0 16v Gasolina J20A</b> <a href="/index.php?id_veiculo=0">(remover filtro)</a> (http://www.alternativa4x4.com.br/index.php?id_veiculo=51)#

obrigado pessoal.

Angelo,

Tenho um GV igual ao seu que uso para Trilhas , assim que comprei achei que o motor, apesar do marcador não passar do meio, ficava muito quente , troquei então a termostática por esta da Suzucar e senti que deu uma caída no ponteiro e na sensação de calor . Troquei o radiador pq trincou e começou a dar vazamento pela caixa superior , usava aditivo da MWM que agora descobri que não vale nada, troquei por outro esta semana; troquei tb as mangueiras principais por originais compradas no mesmo lugar .
Eu só mexeria na polia viscosa caso depois da troca da válvula e do liquido/aditivo o Jipe esquentar qd exigido .

Abrs

Angelo RJ
30/04/2014, 21:21
Angelo,

Tenho um GV igual ao seu que uso para Trilhas , assim que comprei achei que o motor, apesar do marcador não passar do meio, ficava muito quente , troquei então a termostática por esta da Suzucar e senti que deu uma caída no ponteiro e na sensação de calor . Troquei o radiador pq trincou e começou a dar vazamento pela caixa superior , usava aditivo da MWM que agora descobri que não vale nada, troquei por outro esta semana; troquei tb as mangueiras principais por originais compradas no mesmo lugar .
Eu só mexeria na polia viscosa caso depois da troca da válvula e do liquido/aditivo o Jipe esquentar qd exigido .

Abrs

Perfeito Augusto. Na verdade, como já relatei, não uso o carro para trilhas e quase não forço o carro, além disso moro na região serrana, ou seja, com temperaturas sempre amenas.

Com essa realidade o carro não é forçado a ponto de mostrar se algo está errado. Por isso, por precaução vou mandar varetar o radiador e limpar o mesmo e trocar a válvula termostática, que, quem sabe, pode ainda ser original.

Quanto a Polia, é uma situação bem delicada, pois se a mesma estiver no fim da vida, pode me deixar na mão e ainda ferrar o motor.

Augusto Braga
30/04/2014, 22:17
Angelo,

Na minha opinião, a situação mais perigosa é a perda do liquido do sistema por vazamento ou rompimento de alguma mangueira com o Jipe em movimento , pois o sensor de temperatura não vai acusar nada, já que ele precisa estar imerso. Se a ventoinha viscosa não armar, a temperatura vai subir e sera mostrada no painel.
Vou instalar um sistema que avisa qd o liquido do reservatório de expansão descer do minimo, avisando perda .

Abrs

Angelo RJ
02/05/2014, 07:09
Tem razão Augusto. Tive um JPX, onde o problema de aquecimento era um fantasma sempre presente, mas o meu nunca aqueceu, talvez por eu sempre acompanhar o nível de água, não forçar muito o carro e ter um sistema que ligava a ventoinha de dentro do carro.

Vou levar meu GV para o cara dar uma olhada no radiador, e por precaução, vou comprar uma válvula termostática nova.

abs

Angelo RJ
02/05/2014, 07:11
Angelo,

Na minha opinião, a situação mais perigosa é a perda do liquido do sistema por vazamento ou rompimento de alguma mangueira com o Jipe em movimento , pois o sensor de temperatura não vai acusar nada, já que ele precisa estar imerso. Se a ventoinha viscosa não armar, a temperatura vai subir e sera mostrada no painel.
Vou instalar um sistema que avisa qd o liquido do reservatório de expansão descer do minimo, avisando perda .

Abrs

Augusto,

de repente seria interessante eu trocar as mangueiras do radiador, como você fez.

Aonde encontro essas mangueiras ? Na Suzucar ?

abs

Augusto Braga
02/05/2014, 12:58
Tem razão Augusto. Tive um JPX, onde o problema de aquecimento era um fantasma sempre presente, mas o meu nunca aqueceu, talvez por eu sempre acompanhar o nível de água, não forçar muito o carro e ter um sistema que ligava a ventoinha de dentro do carro.

Vou levar meu GV para o cara dar uma olhada no radiador, e por precaução, vou comprar uma válvula termostática nova.

abs

Angelo,

Também tive um JPX por 5 anos, era um olho na estrada e outro no painel , o meu era bege,fazia manutenção com o Gustavinho . No JPX tem um sistema que alarma baixo nível de água no reservatório,semelhante ao que vou colocar no GV .

As mangueiras comprei originais na Suzucar .

Abrs

lucasschneider
03/05/2014, 15:06
por esse valor, já não valeria a pena logo adaptar uma ventoinha elétrica???

mfjunior
03/05/2014, 19:06
Perdi um cabeçote e tive o bloco do GV empenado....não arriscaria nada nesta área de arrefecimento.

Rafa_Marques
14/05/2014, 14:09
Vendo varios topicos falando do assunto, troquei a válvula termostática fim de semana passado. Comprei a válvula no site da suzucare apliquei a mesma. fiz um video demonstrando onde fica e o que é necessário para troca. https://www.youtube.com/watch?v=a73pnG44ebs

Não dá mole com a polia tbm...