Vinícius Souza
29/04/2014, 14:05
Oi pessoal, sou novo no mundo dos Jeeps mas já me apaixonei por esses carros.
Queria saber se a adaptação de um motor Trafic da Renaut 2.1 Diesel em um Jeep Willys é possível, se o motor se encaixa tranquilo no carro e se funciona bem. Sei que é preciso fazer toda a liberação com o DETRAN, queria saber mesmo se a mecânica fica boa.
Obrigado pela ajuda.
Pablo.pinto2007
30/04/2014, 05:26
Oi pessoal, sou novo no mundo dos Jeeps mas já me apaixonei por esses carros.
Queria saber se a adaptação de um motor Trafic da Renaut 2.1 Diesel em um Jeep Willys é possível, se o motor se encaixa tranquilo no carro e se funciona bem. Sei que é preciso fazer toda a liberação com o DETRAN, queria saber mesmo se a mecânica fica boa.
Obrigado pela ajuda.
Amigo é o seguinte... pra se adaptar um motor diferente do original no seu jeep, deve ser avaliado algumas questões...
Primeiramente como se trata de adaptações, deve-se procurar alguém que já tenha tido essa experiência, pra saber se vale a pena ou se tem algum problema crônico, pois tem motores que não vão bem adaptados nos jeeps, já outros caem como uma luva... então deve-se primeiro fazer uma busca pra saber quem tem ou teve e sua impressão sobre. Eu já ouvi dizer que tem desses motores por aí, inclusive dos da besta também que é um 2.7 (que eu acho bem interessante apesar de não ser turbinado)...
O segundo passo é encontrar o motor e lógico se for comprar, procurar comprar com todos os acessórios, alternador que tem que ser para carros a diesel (pois como motor diesel não gera vácuo, o mesmo é tirado dos alternadores, pois a bomba de vácuo é ali), motor de partida, embreagem, capa seca do câmbio, bomba hidráulica, e demais acessórios, se tiver alguma eletrônica é bom vir junto também... diante disso deve-se escolher o câmbio adequado, normalmente os câmbios originais da linha willys não aguentam motores mais fortes ou com mais torque, eles quebram já com os motores originais, então para não ficar dando manutenção frequente é interessante também investir num câmbio de qualidade, e a reduzida permanece a original, então vc terá que fazer duas adaptações, uma do motor para o câmbio e outra do câmbio para a reduzida, aí vc me pergunta se não pode usar o câmbio original da trafic, a resposta é eu não sei, depende de como o motor é posicionado se transversal ou longitudinal (em paralelo com o comprimento do carro ou perpendicular), se for paralelo (como nos jeeps) aí talvez dê certo!!!
Depois de conseguir adaptar o motor no câmbio e na reduzida, tem que refazer os cardãs e toda aquela trabalheira de ligação do motor, acelerador, embreagem (geralmente é o disco do câmbio com o platô do motor com a capa seca do motor)... e quando conseguir andar no jeep, verificar como está a relação, por ser motor a diesel possa ser que a relação fique ruim, tendo que colocar uma relação mais longa, vai depender da relação que vc tem no seu jeep.
Pablo