Ver Versão Completa : Filtro do combustível - Atenção!
Denise Ávila
29/04/2014, 14:00
Faço o relato do ocorrido com a LOBA na recente e primeira viagem que fiz com ela. Quando da sua compra meu marido trocou o óleo lubrificante e seu respectível filtro. Como ela iria subir para Friburgo para outros serviços de verificação e manutenção, foi deixada a troca dos demais filtros para o Marquinhos Toyota. Ocorre que houve uma falha de comunicação entre meu marido e o Marquinhos e os tais filtros não foram trocados e saí em viagem achando que a troca havia sido feita. No 3º dia em Carrancas - MG, andando numa estrada de terra a LOBA começa a perder força, intermitentemente, até que uns 300 m adiante, parou de vez. Tornei a ligá-la, saí e uns 15 m adiante, tornou a morrer. Ela pegava no estalo sem precisar acelerar (como sempre), mas não desenvolvia e logo morria. Tentei mais umas duas vezes e o mesmo se repetiu.
Por fim baixou totalmente o pedal do acelerador. “Opa, cabo do acelerador quebrado!! Pelo mesmo já sei qual o problema” (pensava eu). Depois de uma saga (sem sinal de celular, carona de caminhão, reboque puxado por uma Hilux de amigo - pelo menos era Toyota - e por um trator), consegui trazê-la de volta ao sítio. Maridão no Rio (eu sozinha lá) compra e envia pelo Correio novo cabo. Chega mecânico efetua a troca e... verifica que o problema persistia. “Problema de alimentação” diz ele. Pergunta se filtro havia sido trocado. “Sim, todos eles” respondo. “Então Dona, só resta a Bomba Injetora”.
Ai ai!!! Quase enfartei. “Mas como é possível? Ela só tem 109.000 km rodados?” :cry:
Faz um teste ligando o tanque direto ao motor e confirma o diagnóstico. Liguei imediatamente para o Marquinhos Toyota (a sorte é que no sítio o celular pega bem) e, conversa vai, conversa vem, descobri que os filtros não haviam sido trocados. Havia uma chance (e eu apostava fervorosamente nela) que fosse apenas problema do filtro.
Maridão viajaria para o sítio no dia seguinte e providenciou a compra dos filtros (combustível e ar). Dia seguinte maridão chega e logo se põe a trabalhar na LOBA. Tira o filtro de combustível antigo e... PASMEM!... No interior do filtro havia UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO AINDA NA EMBALAGEM PLÁSTICA INTACTA, o que acabou bloqueando a passagem do combustível. Pura falta de atenção de quem o instalou. Efetuada a troca dos filtros, partida dada, uma voltinha para teste e... Tchan, tchan, tchan, tchan... a LOBA voltou a rodar forte e imponente (ficou ainda melhor do que era). Ufa! Que alívio!!!:euforico:
Mais tarde, relatando o ocorrido ao Marquinhos Toyota, ele disse que já aconteceu dele receber filtros para troca em que o anel havia sido colocado em seu interior. Ele agora sempre verifica antes. É uma coisa tão boba que chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo tão potencialmente perigoso que resolvi compartilhar com os colegas esta experiência. Já pensou acontecer no meio de uma ultrapassagem? Para que sirva de alerta! Abraços a todos
Maio agora irei trocar tudo da minha é bom ficar atento a estes detalhes
Carlo Pecca
29/04/2014, 16:04
Denise,
obrigado pela dica e lembrando que os anéis de vedação das mangueiras também tem vida útil. É bom ter na caixa de ferramentas um jogo desses anéis. Uns são de alumínio e outros são de cobre, dependo do fornecedor. Para os que estão em duvida que anéis são, são aqueles junto a junção da mangueira com o filtro de combustível ou os que estão na interligação da bomba injetora.
Vaí que!
ClaytonMuller
29/04/2014, 17:19
Meu pai comprou uma Band faz uns 2 meses, e eu fiquei na mão com ela 2 vezes que saí... Aconteceram os mesmos sintomas que os seus. Da primeira vez, sangramos a bomba e ela funcionou normal, então achamos que só tinha entrado ar no sistema. A outra foi esse final de semana, e ela não pegou mais de jeito nenhum. Agora, descobrimos que tinha uma mangueira que vem do tanque que dobrou e trancou a passagem de diesel... Só trocamos a mangueira e deu tudo certo. Mas foi uma baita dor de cabeça.
Faço o relato do ocorrido com a LOBA na recente e primeira viagem que fiz com ela. Quando da sua compra meu marido trocou o óleo lubrificante e seu respectível filtro. Como ela iria subir para Friburgo para outros serviços de verificação e manutenção, foi deixada a troca dos demais filtros para o Marquinhos Toyota. Ocorre que houve uma falha de comunicação entre meu marido e o Marquinhos e os tais filtros não foram trocados e saí em viagem achando que a troca havia sido feita. No 3º dia em Carrancas - MG, andando numa estrada de terra a LOBA começa a perder força, intermitentemente, até que uns 300 m adiante, parou de vez. Tornei a ligá-la, saí e uns 15 m adiante, tornou a morrer. Ela pegava no estalo sem precisar acelerar (como sempre), mas não desenvolvia e logo morria. Tentei mais umas duas vezes e o mesmo se repetiu.
Por fim baixou totalmente o pedal do acelerador. “Opa, cabo do acelerador quebrado!! Pelo mesmo já sei qual o problema” (pensava eu). Depois de uma saga (sem sinal de celular, carona de caminhão, reboque puxado por uma Hilux de amigo - pelo menos era Toyota - e por um trator), consegui trazê-la de volta ao sítio. Maridão no Rio (eu sozinha lá) compra e envia pelo Correio novo cabo. Chega mecânico efetua a troca e... verifica que o problema persistia. “Problema de alimentação” diz ele. Pergunta se filtro havia sido trocado. “Sim, todos eles” respondo. “Então Dona, só resta a Bomba Injetora”.
Ai ai!!! Quase enfartei. “Mas como é possível? Ela só tem 109.000 km rodados?” :cry:
Faz um teste ligando o tanque direto ao motor e confirma o diagnóstico. Liguei imediatamente para o Marquinhos Toyota (a sorte é que no sítio o celular pega bem) e, conversa vai, conversa vem, descobri que os filtros não haviam sido trocados. Havia uma chance (e eu apostava fervorosamente nela) que fosse apenas problema do filtro.
Maridão viajaria para o sítio no dia seguinte e providenciou a compra dos filtros (combustível e ar). Dia seguinte maridão chega e logo se põe a trabalhar na LOBA. Tira o filtro de combustível antigo e... PASMEM!... No interior do filtro havia UM ANEL DE BORRACHA DE VEDAÇÃO AINDA NA EMBALAGEM PLÁSTICA INTACTA, o que acabou bloqueando a passagem do combustível. Pura falta de atenção de quem o instalou. Efetuada a troca dos filtros, partida dada, uma voltinha para teste e... Tchan, tchan, tchan, tchan... a LOBA voltou a rodar forte e imponente (ficou ainda melhor do que era). Ufa! Que alívio!!!:euforico:
Mais tarde, relatando o ocorrido ao Marquinhos Toyota, ele disse que já aconteceu dele receber filtros para troca em que o anel havia sido colocado em seu interior. Ele agora sempre verifica antes. É uma coisa tão boba que chega a ser surreal, mas ao mesmo tempo tão potencialmente perigoso que resolvi compartilhar com os colegas esta experiência. Já pensou acontecer no meio de uma ultrapassagem? Para que sirva de alerta! Abraços a todos
Bom saber!!! Vou verificar os filtros da minha!!!
Denise Ávila
29/04/2014, 18:50
Denise,
obrigado pela dica e lembrando que os anéis de vedação das mangueiras também tem vida útil. É bom ter na caixa de ferramentas um jogo desses anéis. Uns são de alumínio e outros são de cobre, dependo do fornecedor. Para os que estão em duvida que anéis são, são aqueles junto a junção da mangueira com o filtro de combustível ou os que estão na interligação da bomba injetora.
Vaí que!
Oi Carlo!
Que anéis são esses? Tem foto?
Carlo Pecca
30/04/2014, 11:24
Denise Avila,
no momento não tenho os anéis pois estão em falta no mercado. Mas quando chegar eu mostro e informo aonde comprei e quanto. Na foto traço reto em vermelho são os lugares aonde ficam esses anéis.
461209
Sergioporto
30/04/2014, 11:41
Denise Avila,
no momento não tenho os anéis pois estão em falta no mercado. Mas quando chegar eu mostro e informo aonde comprei e quanto. Na foto traço reto em vermelho são os lugares aonde ficam esses anéis.
461209
Pelo que vejo sao as arruelas de vedaçao que vao nos parafusos que conectal os tubos ou mangueiras de combustivel .Só troco quando tenho que tirar algum tubo que nao é o caso de substituiçao de filtros.
Sao arruelas de metal ou aluminio ,no meu caso prefiro de aluminio.É encontrado em lojas de peças para caminhoes ou em lojas que trabalham com bombas injetoras.
Walter da Camper
30/04/2014, 11:41
O motor 14B não tem bomba auxiliar de alimentação e o diesel é puxado exclusivamente pela bomba injetora. Por isso é mais sensível às situações em que se impõe resistência à passagem do diesel, tais como filtro sujo, mangueira estrangulada, etc.
O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta.
Mangueiras com conexões mal apertadas podem ocasionar entrada e ar na sucção do diesel, provocando os mesmos sintomas.
Uma forma de diagnosticar o problema no começo (e medir o estado de filtro de diesel) é acelerar ao máximo numa estrada reta em subida, de modo a exigir o máximo da potência, e se houver início de restrição o motor dá umas pequenas falhadas, como se fosses breves cortes de potência.
É aconselhavel ter sempre um filtro de combustível novo guardado em casa, ou no porta-malas, no caso de longas viagens.
Denise Ávila
30/04/2014, 12:47
O motor 14B não tem bomba auxiliar de alimentação e o diesel é puxado exclusivamente pela bomba injetora. Por isso é mais sensível às situações em que se impõe resistência à passagem do diesel, tais como filtro sujo, mangueira estrangulada, etc.
O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta.
Mangueiras com conexões mal apertadas podem ocasionar entrada e ar na sucção do diesel, provocando os mesmos sintomas.
Uma forma de diagnosticar o problema no começo (e medir o estado de filtro de diesel) é acelerar ao máximo numa estrada reta em subida, de modo a exigir o máximo da potência, e se houver início de restrição o motor dá umas pequenas falhadas, como se fosses breves cortes de potência.
É aconselhavel ter sempre um filtro de combustível novo guardado em casa, ou no porta-malas, no caso de longas viagens.
Olá Walter
O que ocorreu foi exatamente o que você descreveu: "O sintoma imediato é a perda de potência, podendo chegar à perda total da aceleração, situação em que o motor pega, mas não passa da marcha lenta".
O maridão já chegou com 2 filtros comprados e então já tenho um de reserva.
Vou fazer uma verificação nas conexões.
Obrigada pelas dicas.
Carlos Negrão
19/08/2019, 23:00
Olá amigos, quero eu mesmo trocar o filtro de combustivel da minha Band 99, motor 14B e para fazer a troca vou ter que soltar o suporte junto com o filtro pois onde o filtro se encontra não há espaço para colocar o sacador de filtro, fica encostado no mangote que vem do snorkel para o filtro de ar, enfim, até ai tudo bem. Tiro o suporte saco o filtro faço todo o procedimento de troca, encho o filtro novo com diesel e recoloco no lugar religando as 2 mangueiras, aí sim vem minha duvida, tenho que bombear naquele botão em cima do suporte para tirar o ar ou já posso ligar o carro?
Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Abraço a todos
titanium
20/08/2019, 09:25
Isso Carlos, tem que sangrar o carro pela bombinha que fica no cabeçote até ficar firme (dura)... só depois dar a partida.
Do contrário, o carro vai ligar e morrer logo em seguida (provavelmente).
Quando trocar volta pra registrar, com foto, o procedimento. Assim ajuda os novatos!
=D
Abraço!
Denise Ávila
20/08/2019, 14:07
Se vc encher o filtro, não necessita pois o bombeamento seria pra encher o filtro, o que vc já fez.
Você até pode dar algumas bombeadas só pra confirmar se está cheio. Mas a rigor não precisa.
Mas toma cuidado em não bombear além da conta pois insistindo no bombeamento com o filtro cheio, pode rasgar o diafragma
Carlos Negrão
20/08/2019, 15:55
Ok, vamos tentar, assim que eu executar o serviço falo se deu tudo certo, vou tirar umas fotos para ilustrar melhor o procedimento
Obrigado gente
Carlos Negrão
06/10/2019, 19:19
Fiz um passo a passo da troca do filtro de combustivel da minha Band, como sugerido por nosso amigo do forum, para
aquelas pessoas que como eu que gostam de mexer no seu próprio carro.
- Lá esta o suporte onde esta conectado o filtro de combustivel, como voces podem ver ele fica bem no canto, um lugar
bem apertado e de dificil acesso e no meu caso, logo abaixo do reservatório do servo freio passa o mangote do snorkel
que fica encostado ao filtro, logo sacar esse filtro sem remove-lo junto com o seu suporte é quase impossivel.
568958
- Retirei a mangueira do reservatório do servo-freio de maneira a livrar a passagem por onde vou retirar o filtro, desconectei
as mangueiras de combustivel, a que vem do tamque que leva o combustivel ao filtro e a que sai do filtro que vai alimentar a
bomba injetora, desconectar o terminal do sensor do filtro (aquele com os fios branco e marrom nafoto), remover os dois
parafusos que fixam o suporte a parede corta fogo, ai pronto, tudo desconectado é só puxa-lo para cima.
568959
- Retirado o filtro, desvaziei todo o diesel que havia dentro dele, coloquei o suporte no torno e retirei o sensor e saquei o
filtro, fiz uma limpeza no suporte e no sensor e tudo pronto para colocar o filtro novo.
568960568961568962
- Voltando com o suporte ao torno, enrosque o filtro no mesmo (antes de enroscar o filtro ponha um pouco de oleo no dedo e passe
na borracha que faz a vedação entre o filtro e o suporte para que ela deslize na hora de enroscar), apertando o suficiente para
que haja vedação, agora colacar o sensor ultilizando o oring novo que vem com o filtro apertando o suficiente para dar vedação.
568963568964
- Colocar o suporte de volta na parede corta fogo do carro e apertar as porcas, religar o conector do sendor, a mangueira de saida
da suporte que vai para a bomba injetora. Agora temos que encher o filtro com diesel a fim de tirar todo o ar do sistema para que
não haja problemas.
Em cima do suporte existe um botão que ao aperta-lo funciona como uma bomba para que puxe combustivel do tanque, passando pelo
filtro e indo para a bomba injetora, para acelerar esse processo e visualizar melhor esse procedimento, conectei um pedaço de
mangueira na entrada do filtro e na outra ponta um funil, então aos poucos fui enchendo o funil com diesel e bombando.
568965
No inicio o diesel vai entrando lendamente pelo funil e as vezes vai subindo bolhas de ar do sistema, mais a medida que o filtro
vai enchendo o diesel vai descendo mais rápido com as bombadas até que voce percebe que ao bombar o diesel é sulgado rapidamente
e voce percebe que esta cheio e saíu todo o ar, então tire essa mangueira com o funil e conecte a mangueira que vem do tanque, de
mais algumas bombadas para se certificar, voce percebe que o botão fica mais pesado e pronto.
Bati na chave com o carro frio (2 dias parado), pegou de primeira, ufáá, deu certo.
Espero ter contribuido de alguma maneira, o procedimento é bem simples.
Denise Ávila
06/10/2019, 21:36
Colega, grata pela contribuição, mas se me permite duas observações...
Não é necessário nem aconselhável desconectar a mangueira do servo freio pois é um sistema pressurizado (à vácuo) e isso poderá fazer com que entre ar no sistema. Verifique os freios com atenção.
A outra é uma dica. Encha o filtro com diesel ainda fora, antes de rosquear o cabeçote e reinstalá-lo no cofre.
Desse modo vc não precisará bombear e corre menos risco de estourar o diafragma.(como já aqui aconselhado por mim em post de 20/08).
Fiz um passo a passo da troca do filtro de combustivel da minha Band, como sugerido por nosso amigo do forum, para
aquelas pessoas que como eu que gostam de mexer no seu próprio carro.
- Lá esta o suporte onde esta conectado o filtro de combustivel, como voces podem ver ele fica bem no canto, um lugar
bem apertado e de dificil acesso e no meu caso, logo abaixo do reservatório do servo freio passa o mangote do snorkel
que fica encostado ao filtro, logo sacar esse filtro sem remove-lo junto com o seu suporte é quase impossivel.
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- Retirei a mangueira do reservatório do servo-freio de maneira a livrar a passagem por onde vou retirar o filtro, desconectei
as mangueiras de combustivel, a que vem do tamque que leva o combustivel ao filtro e a que sai do filtro que vai alimentar a
bomba injetora, desconectar o terminal do sensor do filtro (aquele com os fios branco e marrom nafoto), remover os dois
parafusos que fixam o suporte a parede corta fogo, ai pronto, tudo desconectado é só puxa-lo para cima.
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- Retirado o filtro, desvaziei todo o diesel que havia dentro dele, coloquei o suporte no torno e retirei o sensor e saquei o
filtro, fiz uma limpeza no suporte e no sensor e tudo pronto para colocar o filtro novo.
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- Voltando com o suporte ao torno, enrosque o filtro no mesmo (antes de enroscar o filtro ponha um pouco de oleo no dedo e passe
na borracha que faz a vedação entre o filtro e o suporte para que ela deslize na hora de enroscar), apertando o suficiente para
que haja vedação, agora colacar o sensor ultilizando o oring novo que vem com o filtro apertando o suficiente para dar vedação.
568963568964
- Colocar o suporte de volta na parede corta fogo do carro e apertar as porcas, religar o conector do sendor, a mangueira de saida
da suporte que vai para a bomba injetora. Agora temos que encher o filtro com diesel a fim de tirar todo o ar do sistema para que
não haja problemas.
Em cima do suporte existe um botão que ao aperta-lo funciona como uma bomba para que puxe combustivel do tanque, passando pelo
filtro e indo para a bomba injetora, para acelerar esse processo e visualizar melhor esse procedimento, conectei um pedaço de
mangueira na entrada do filtro e na outra ponta um funil, então aos poucos fui enchendo o funil com diesel e bombando.
568965
No inicio o diesel vai entrando lendamente pelo funil e as vezes vai subindo bolhas de ar do sistema, mais a medida que o filtro
vai enchendo o diesel vai descendo mais rápido com as bombadas até que voce percebe que ao bombar o diesel é sulgado rapidamente
e voce percebe que esta cheio e saíu todo o ar, então tire essa mangueira com o funil e conecte a mangueira que vem do tanque, de
mais algumas bombadas para se certificar, voce percebe que o botão fica mais pesado e pronto.
Bati na chave com o carro frio (2 dias parado), pegou de primeira, ufáá, deu certo.
Espero ter contribuido de alguma maneira, o procedimento é bem simples.
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