PDA

Ver Versão Completa : Batizado



Campa
27/12/2003, 13:35
Olá Pessoal!

Gostaria de cominicar a todos o nome carinhoso que escolhi para meu jipe: "Can Can".

A razão é bem simples: Eu, estupidamente :oops: , não vi que o chassi tem uma solda torta :shock: , pq eu me preocupei com o alinhamento do mesmo, mas só me atentei na longitudinal e esqueci de ver se na horizontal estava ok :roll: ... Em resumo, um lado do pára choque dianteiro está mais alto que o outro. Bem típico de uma dançarina de can can.

Eu queria perguntar aqui nesse fórum duas coisas:

1- Alguém conhece, aqui em sampa, uma oficina que trabalhe com o alinhamento de chassis e seja bb (boa e barata)?? No meu jipe será necessário quebrar o chassi e soldá-lo corretamente. Eu não tenho latas para fazer isso agora, mas gostaria de ter uma idéia de preço para fazer o orçamento do ano que vem. (acho que devo consertá-la lá por junho ....)

2- Eu preciso trocar uma das gavetas aonde é fixado o jumelo do feixe de molas traseiro. O furo dela está beeeeeeemmmm decentrado. Me disseram que tem de ser com solda mig para não detonar o chassi. Eu tenho um conhecido que tem, mas só poderá ajudar no ano que vem e eu queria dar um tapa nisso agora. Eu já tenho a gaveta e gostaria de saber se alguém conhece um lugar que eu possa fazer que seja bb. Casa de feixe de molas tem??

[s] meus e de Can Can heheheh

Campa.

leopoldo
27/12/2003, 15:09
Não é necessário quebrar o chassis (nem se faz isso), e sim simplesmente corta-se na posição em que deve ser corrigido, geralmente com uma esmerilhadeira e um disco de corte. Aí é só alinhar, soldar. Reforçar, depende do caso.

Gaveta????

é a 1º vez que ouço esse termo.
Tem foto????????
não entendí o que está torto(?), abaulado(?), empenado(?), desgastado(?), descentralizado(?).

Thiago Rodeghel
27/12/2003, 15:18
Gaveta :?:

Tbm nunca tinha ouvido isso :roll: Mas acho q é o local onde é fixado o suporte do feixe no chassis :roll: pela descrição dele :roll: Deve estar já bem desgastado e onde passa o parafuso do jumelo e já deve ter criado uma folga :?

Ele pode fazer isso em um moleiro :D , normalmente já possuem a solda lá mesmo, e costumam fazer muito isso em caminhões :wink:

[s]

Campa
27/12/2003, 21:24
Well,

Me falaram que se chama gaveta ... :oops: ...

Mas é o que o Thiago falou. É a peça que vai fixada no chassi e do outro lado tem o jumelo fixando o feixe de molas. Tento providenciar fotos para amanhã.
Ela está com uma folga absurda e o jumelo acaba ficando torto. (O furo do parafuso do jumelo virou um chanfro) A peça está ok, o problema é o furo de fixação do jumelo.
Eu vou dar um pulo numa casa de molas para ver isso. Eu não sei bem aonde tem aqui no bairro ... Todas que conheço são perto do meu serviço (longe pacas daqui) mas dou um jeito.

Por enquanto não confio no Can Can para ir muito longe ... ainda estou descobrindo os desafios dele. :wink: Logo vou procurar uma oficina por aqui mesmo.

Leopoldo, vc disse em serrar e soldar novamente ... Para fazer essas soldas no chassi, é necessário tirar a carroceria? Eu gostaria de ter uma idéia do que fazer para não ser muito enrolado na hora de soldar .... :?

A solda que está torta está exatamente abaixo da grade frontal, perto de uma viga que liga as duas barras do chassi. (vou tentar trazer as fotos amanhã).

Valeu a dica, aguardo a resposta! :D

[s] bem soldados

Campa.

Thiago Rodeghel
27/12/2003, 22:34
Então foi o q pensei mesmo Campa :D

Em uma das pontas da mola mestre, vai fixada no jumelo, e a outra ponta é fixado no suporte da mola, direto no chassis :) ... O ideal é trocar logo :wink: isso pq senão acaba forçando muito os feixes, sem necessidade e enfraquecendo as molas :? , chegando em um ponto q se vc passar em um buraco ou lombada aquele suporte acaba "rasgando" aí o feixe fica solto :shock:

Pra trocar isso foi o q te disse, lugares onde trabalham com molas, principalmente de caminhão podem fazer o serviço :roll: , acredito q não seja muuito caro, pq seria somente o serviço de solda e mão de obra, se vc já levar o suporte para eles :roll: :wink:

E aproveita e já troca a bucha q vai internamente, na mola mestre por onde passa esse parafuso :wink: , coloca já uma bucha de polioretano nova :roll:

[s]

leopoldo
27/12/2003, 23:37
Me mande as fotos da área afetada e eu te digo a melhor forma de reparar. Estou achando estranho a sua descrição da folga absurda; pode ser que haja alguma coisa além. Com as fotos fica tudo simples.

No caso do chassis, de acordo com o que voce explicou, é só remover a grade dianteira e os paralamas.

É lógico que terá de haver um procedimento para este reparo com solda mas isso é simples, cuidando do alinhamento com cavaletes, fita métrica calços, e macaco hidáulico, o chassis pode ser remendado sem problemas. Existem áreas mais críticas e vamos dizer chatas, mas não tem segredo. É só ter um serralheiro (nem precisa ser mecanico de oficina) e uma máquina de solda elétrica, que por falar nisso, pode ser uma simples transformadora com amperagem de 60 a 120 e eletrodos OK46 ou 48, e de 2 a 2,5 mm de espessura.

Mas vamos deixar isso para amanhã.

Marcelo
29/12/2003, 08:08
1- Alguém conhece, aqui em sampa, uma oficina que trabalhe com o alinhamento de chassis e seja bb (boa e barata)??
Campa,

Tenho essa indicação da Jipenet: Multichassis - 6941-3003

[s] indicados,

Campa
29/12/2003, 14:26
Fala Marcelo!

Valeu a dica, ano que vem vou me informar a respeito!!!

Pessoal, to devendo as fotos do meu jipinho, mas é por uma nobre causa ...

Estava eu ontem andando com o Can Can quando ele resolveu dançar no meio da avenida .... Levei um susto danado e fiquei ontem a tarde toda procurando o problema e não achei ...

O que houve: Eu vinha a uns 50 por hora quando ele começou a vibrar inteiro, fazer um barulho esquisito e diminuir a marcha ... De início achei que meu cambio tinha ido pro saco. Após o susto, parei, olhei por baixo do jipe e tudo normal. Subi, liguei e tudo normal. Engatei marchar para frente e ré, tudo normal. Freios, normais. 4x4, reduzida, ok!

Simplesmente não sei o que houve!

As únicas alterações que fiz recentemente foram a serpentina e o jumelo mais extenso.

Estou desconfiado que por o jumelo ser mais extenso, forçou os flexíveis numa dada situação e travou os freios... Não acredito que tenha sido a setrpentina .. :D

Amanhã eu vou tirar o dia para achar qual foi o problema... e conto para vcs depois com fotos e tudo que devo 8)

[s] sem conhecimento de causa,

Campa.

Thiago Rodeghel
29/12/2003, 18:29
E aí Campa :D

Já aconteceu isso comigo tbm, no meio da avenida :shock: , isso tá com cara de "shiming"(sei lá, como se escreve isso :P ), provavelmente vc passou em algum buraco e nem percebeu :roll: , só começou a dançar a direção do seu CJ :? Dá o maior susto :shock: :lol:

Normalmente, não causa nenhum dano em outros componentes :roll: , verifique todo seu terminal de direção, caixa, tudo :D ... O problema é amenizado com um amortecedor de direção :wink: ... Só dá uma clicada em Pesquisa q esse assunto já foi muito discutido aqui no fórum :D

E o q é setrpentina???

[s]

leopoldo
29/12/2003, 19:17
Se o que você sentiu foi como se a frente do carro estivesse sendo rápidamente chacoalhada da esquerda para a direita e vice-versa, então você foi apresentado ao fenômeno chamado shimmy. A praga e maldição do CJ.

Provávelmente você já tinha visto o mesmo sem nem saber quem era. Já viu como as rodas dianteiras dos carrinhos de supermercado shimam quando voce está empurrando o carrinho para frente????

Shimmy é uma oscilação lateral gerada pelo efeito giroscópico dos pneus e o acoplamento elástico desde o pneus, passando por rodas, molas, suspenção, sistema de direção e finalmemte o chassis.

No jeep, manifesta-se numa faixa entre 50 a 70 km/h.

A única forma de parar o shimmy e tocar o pé no freio, ou se você for corajoso, meter o pé no acelerador e passar para uns 100 km/h; eu não recomendo.

O shimmy é altamente perigoso, pois dependendo da intensidade e duração pode ir do susto à quebra das barras de direção, do braço ângular, da caixa de direção ou mesmo fratura do chassis, pois as forças envolvidas aquí estão muito além dos limites de projeto dos sistemas do CJ.

Não se preocupe não, pois recentemente um grande avião teve as duas pernas de trem de pouso arrancadas por shimmy.

A cura do shimmy normalmente passa pelo aumento da rigidez do sistema, digamos pela instalação de um amortecedor de vibrações, ou seja, o amortecedor de direção.

Pode ser causado por desalinhamento, desbalanceamento dos pneus, molas arriadas, eixo dianteiro torto, chassis torto, rodas empenadas, diferença de pressão entre os 2 pneus dianteiros.......é uma grande lista.

O bom é que a partir do dia em que aparece, é que nem praga, nunca mais desaparece totalmente.

Só a instalação de amortecedore(s) de direção e a verificação do que está ativando o shimmy (gerando excitação) ameniza o problema.

Campa
29/12/2003, 21:16
Fala pessoall!

Que maneira mais interessante de descobrir isso ..... O que vcs descreveram é exatamente o que houve ... nada mais, nada menos ....

Talvez com a troca do jumelos isso ficou mais presente. Vou ver se providencio um amortecedor para a direção, afinal de contas meu jipe não passa de 75 km/h, ou seja, toda vez que eu andar, vai ocorrer .. heheh

Não vou negar que assustei com o comportamento bizonho do can can :? ... Achei que ele tinha assumino o apelido de vez ... :lol:

Muita coisa para ver e tão poucas latas ... Amanhã eu apresento as fotos do jipinho.

Valeu a dica. Agora eu fico somente preocupado, mas sabendo o que é .. heheh

[s] com uma luz no fim do túnel 8)

Campa.

Campa
29/12/2003, 21:19
Esqueci :oops:

Thiago, é serpentina com dislexia nos dedos :wink:

[s] dislexos,

Campa.

Eduardo Chaves
30/12/2003, 15:10
:shock: :shock: :shock:

:?: :?: :?:

Piorou... agora que não sei mesmo o que é essa serpentina... :? :? :?

[]'s sem entender nada... :cry:

Campa
03/01/2004, 18:41
Olá PessoALL,

Aqui estão as fotos do meu jeep.

Campa
03/01/2004, 18:43
O jumelo torto deveria estar nesta postagem ...

Aqui dá para ver bem o estado da gaveta e do feixe.

Campa
03/01/2004, 18:55
Bom aonde eu descobri que tem moleiro perto de casa estava fechado, logo só na semana que vem que eu troco a gaveta.

Eu gostaria de pedir um favor a vcs:

Abaixo tem uma foto do meu conjunto de terminais da direção. Com referência no jipe do meu cunhado, eu comprei um amortecedor de direção de kombi para instalar no meu.

Aos que ainda tem a direção original em seus cj's, poderiam me mostrar como foi fixado o amortecedor da direção, para eu ter mais idéias de montagem?

Muito obrigado pela ajuda!!!

Campa.

leopoldo
03/01/2004, 20:11
CARAMBA, QUE MELECA HEIM?

A frente do seu CJ realmente está mutio torta mas nas fotos não aparece onde êle teria sido soldado errado; dá para ver a solda lateral da travessa dianteira que parece estar rompida. Só isso. Voce teria uma foto sem o pneu encobrindo a lataral do chassis e sem o amortecedor????

No caso do jumelo traseiro, outra meleca. Esse jumelo está trabalhando sem bucha de borracha ou poliuretano.

O CJ possui 2 opções:

Jumelo lubrificável....bem antigo.....uma droga.
jumelo com bucha de borracha...mais moderno.

Neste caso, parece que fizeram uma miscelânea dos dois, assim, você precisaria de um sacador especial para remover as buchas lubrificáveis do suporte que é soldado ao chassis, porque elas não saem de graça nem por sonho, mas como seu suporte já foi pro saco, você tem que remover este suporte por inteiro para instalar o(s) novo(s).

Esqueça a marretagem, tem que tirar com carinho ou pode afetar ainda para pior o chassis, que aliás parece que tem umas boas trincas por alí atrás. Para tirar, tem que furar as cabeças dos rebites e cortar as soldas com esmerilhadeira equipada com disco de corte bem fino, e depois remover as sobras de rebites com pinos.

Não sei, mas a agromotor tinha estes suportes originais até um tempo
atrás. Aí é só colocar os suportes novos na posição e soldar ao chassis.

Tire uma foto de baixo para cima, mirando no suporte do jumelo traseiro, porque eu gostaria de ver como está a base do chassis, que é aquele alargamento trapezoidal onde junta a travessa traseira e o chasssis, junto ao suporte do jumelo. Lá é muito comum apareceram diversas trincas, para todo lado. Neste caso não adianta apenas trocar o suporte, porque a base de metal está trincada. Teria de reforçar.

Na verdade, pela aparência geral, me parece sensato fazer uma inspeção visual completa para detectar trincas nas longarinas e travessas, pois parece que esse chassis está muito judiado.

leopoldo
03/01/2004, 20:19
tinha me esquecido:

Eu colocava o meu aquí:

Uma ponta num parafuso passante de 3/8 na sobra da orelha do braço em L e a outra ponta no chassis, por meio e outro parafuso passante.

Usava o amortecedor de kombi, aquele bem fininho que deve para instalar nesse espaço apertado ( não tem altura para colocar um maior)