Ver Versão Completa : Minha Hilux SW4 esta baixando óleo com motor novo, ajuda?
LucasA7X
28/04/2014, 19:25
Tenho uma toyota Hilux SW4 EFI ano 2001 que recentemente mandei fazer o motor, foi colocado tudo novo e original mas com 3500km já acendeu a luz do óleo, o mecânico diz é normal baixar depois de fazer o motor, é verdade?
guilhermeabreu
28/04/2014, 20:15
Tenho uma toyota Hilux SW4 EFI ano 2001 que recentemente mandei fazer o motor, foi colocado tudo novo e original mas com 3500km já acendeu a luz do óleo, o mecânico diz é normal baixar depois de fazer o motor, é verdade?
CARO LUCASA7X
Em primeiro lugar , seja muito bem vindo a este forum , aqui vc esta na sua casa .
INFELIZMENTE É MENTIRA DE SEU MECÂNICO , fiz o motor da minha sw4 93 pela primeira vez e rodei 90.000km sem baixar uma gota de óleo de uma troca para outra , perdi o motor por minha culpa pois vazava água no radiador e demorei em trocar o radiador e deu vários pequenos esquentes por minha culpa . E da 2ª vez que fiz o motor ficou ruim e com 7.000km depois de feito tive que refazer de novo e não ficou bom .
Vc é mais um para confirmar o que venho falando sobre fazer motor , EU NÃO FAÇO MAIS MOTOR EM MEUS CARROS POR ESTE MOTIVO , ou seja : QUASE NUNCA FICA UM SERVIÇO BEM FEITO .
Um motor qdo fica bem feito ele não baixa nem uma gota de óleo , esta desculpa que seu meXânico deu é a mesma hitória do meXânico incompetente .
Vc esta com um BAITA DE UM PREJUÍZO , este seu mecânico fez merda no seu motor , ou seja ele não sabe fazer este motor , INFELIZMENTE ESTA É A VERDADE , dói para mim ter que dizer isto pra vc , mas agora vai começar a sua agonia de levar lá e ele dizer que foi erro na retífica e a retífica vai te dizer que foi erro do mecânico e que agora é só AJEITAR isto aqui e outro ajuste alí , é turbina , e vai grana embora e vc no final vai aumentar mais ainda seu prejuízo e o carro vai ficar uma bosta , estou até com nojo de ficar falando isto aqui de tanto que sofri com isto .
Infelizmente amigo " VC PERDEU " , termo usado qdo vc é assaltado .
Sem mais palavras .
Abraço triste com seu prejú$$$$$$$$$$$$ .
sandro_ventania
28/04/2014, 20:39
Caramba Dr Guilherme...o plantão foi puxado hoje... tá stressado...he he he!!!
O próprio fabricante do motor diz que é normal baixar um pouco de óleo!
Se o único problema do carro é a baixa no óleo, pode ser que a retifica tenha exagerado no brunimento dos cilindros e nesse caso baixa bastante óleo até haver o assentamento.
Mas não podemos descartar um problema de mal serviço do mecânico como voce se refere...Afinal mecânico de verdade é mosca branca de olhos azuis, não é verdade?
Também não discordo da sua opção de não fazer mais motor, afinal acaba sendo uma loteria mesmo!
Mas a esperança é a ultima que morre...então vamos ter esperança que a Toy do Lucas está perfeita e que o medo dele não tem razão de ser...é só um susto.
Lucas...vá completando o óleo, mantendo sempre no nivel correto...mas fique atento, antes de acabar a garantia se ela continuar consumindo muito óleo, leve ao mecânico e MANDE ele se virar e deixar o carro perfeito.
Lucas
Foi trocada a bomba de óleo?, Quanto óleo baixou nesses 3.500 km? Foi mexido ma turbina também? Tens referência sobre a oficina que fez o teu motor?
Passa mais informações pro pessoal poder te ajudar.
Em um caso como este tanto pode ser brunimento muito grosso que faz com que o anel nao raspe todo o oleo do cilindro ou alinhamento de aneis, onde o oleo passa muito rapido para a camara de combustao queimando-o rapidamente.
guilhermeabreu
28/04/2014, 23:15
Caramba Dr Guilherme...o plantão foi puxado hoje... tá stressado...he he he!!!
O próprio fabricante do motor diz que é normal baixar um pouco de óleo!
Se o único problema do carro é a baixa no óleo, pode ser que a retifica tenha exagerado no brunimento dos cilindros e nesse caso baixa bastante óleo até haver o assentamento.
Mas não podemos descartar um problema de mal serviço do mecânico como voce se refere...Afinal mecânico de verdade é mosca branca de olhos azuis, não é verdade?
Também não discordo da sua opção de não fazer mais motor, afinal acaba sendo uma loteria mesmo!
Mas a esperança é a ultima que morre...então vamos ter esperança que a Toy do Lucas está perfeita e que o medo dele não tem razão de ser...é só um susto.
Lucas...vá completando o óleo, mantendo sempre no nivel correto...mas fique atento, antes de acabar a garantia se ela continuar consumindo muito óleo, leve ao mecânico e MANDE ele se virar e deixar o carro perfeito.
SANDRO_VENTANIA
Não é isto não , o plantão até que foi pesado sim , é que estou cansado de ver estas HISTÓRIAS TRISTES de fazer motor e não ficar bom e seguidos sofrimentos prejuízos e desgosto pelo carro por falta de confiança .
Numa hora enche o saco de tanta aporrinhação .
Amigos. Concordo com o senhor Guilherme plenamente, pois seja qual for o problema, todas as peças passaram pela mão do MEXANICO, aí nao tem desculpas. Afirmo isso pois passei por esse problema quando ti e uma sw 93. Foi gasto na época mais de 8 mil reais para depois eu ficar mais de um ano e meio fazendo trocas de óleo a cada 5 mil km e esse mecanico incompetente que fez mi ha sw me dizer que era normal baixar óleo. O filho da mãe não foi homem o suficiente para aceitar sua inoperância. No fim desisti e vendi a sw, sendo que avisei ao novo comprador que o motor tinha sido todo feito mas baixava óleo. É claro que tive que baixar um monte de dinheiro para poder vender. Quando posso faço o possível para queimar esse FDP. Falei na época com uns caras que trabalham mais nos motores Toyota e me disseram que o problema nesses motores poderia ter sido que a folga entre a camisa e o pistão teria ficado com a maior folga prevista no manual, mas que no motor da Toyota teria de ter ficado com a medida da menor folga. O motor após feito baixava 2,5 litros a cada 5 mil km. Para eu saber isso, ia completando e anotando e quando ia fazer a troca, a parava em um reservatório para poder calcular a diferença. A verdade amigos que nunca vi esses caras assumirem uma merda que fazem. Empurram para o carro que não fala ou diSem que é normal.
SANDRO_VENTANIA
Não é isto não , o plantão até que foi pesado sim , é que estou cansado de ver estas HISTÓRIAS TRISTES de fazer motor e não ficar bom e seguidos sofrimentos prejuízos e desgosto pelo carro por falta de confiança .
Numa hora enche o saco de tanta aporrinhação .
guilhermeabreu
04/05/2014, 19:21
Amigos. Concordo com o senhor Guilherme plenamente, pois seja qual for o problema, todas as peças passaram pela mão do MEXANICO, aí nao tem desculpas. Afirmo isso pois passei por esse problema quando ti e uma sw 93. Foi gasto na época mais de 8 mil reais para depois eu ficar mais de um ano e meio fazendo trocas de óleo a cada 5 mil km e esse mecanico incompetente que fez mi ha sw me dizer que era normal baixar óleo. O filho da mãe não foi homem o suficiente para aceitar sua inoperância. No fim desisti e vendi a sw, sendo que avisei ao novo comprador que o motor tinha sido todo feito mas baixava óleo. É claro que tive que baixar um monte de dinheiro para poder vender. Quando posso faço o possível para queimar esse FDP. Falei na época com uns caras que trabalham mais nos motores Toyota e me disseram que o problema nesses motores poderia ter sido que a folga entre a camisa e o pistão teria ficado com a maior folga prevista no manual, mas que no motor da Toyota teria de ter ficado com a medida da menor folga. O motor após feito baixava 2,5 litros a cada 5 mil km. Para eu saber isso, ia completando e anotando e quando ia fazer a troca, a parava em um reservatório para poder calcular a diferença. A verdade amigos que nunca vi esses caras assumirem uma merda que fazem. Empurram para o carro que não fala ou diSem que é normal.
AMIGOS
Sei que tem muitos aqui que acham que sou muito radical a respeito de fazer motores , mas esta aí mais um para engrossar a estatística que eu tenho guardada comigo de gastos e sofrimentos sem fim , mas um dia quem sabe farei um tópico aqui com uma enquete de qtos fizeram os seus motores e qtos ficaram TOTALMENTE SATISFEITOS e qtos ficaram TOTALMENTE INSATISFEITOS .
Com isto , com estes dados poderemos falar com mais certeza SE VALE OU NÃO A PENA FAZER O MOTOR DE NOSSOS CARROS .
Ví o relato de um aí que o mecanico dele é mecanico de vans muito experiente, o meu mecanico é um mecanico de vans tb e muito experiente tb , acho que é a maior oficina de vans da cidade TODOS OS DIAS eles fazem motores lá e ele fez o motor da minha SW4 93 , e achei que ficou bom , mas depois que a vendi fiquei sabendo que 8 meses depois bateu o motor novamente INFELIZMENTE , devem ter andado no máximo aí uns 7.000km depois de feito .
É UMA MERDA ISTO .
Everson.
Sou de Santa Maria também e gostaria de saber que mecânico ou oficina é esta. Apesar de meu motor estar muito bom, não queria fazer as revisões nesta oficina/mecânico.
Se não quiser postar aqui, poderia me passar por MP?
Agradeço a informação.
Abraços
Bom dia Claudio.
Que bom saber que tenho um companheiro da cidade que acompanha o fórum. Não sou um assíduo acompanhante, mas dentro do possível fico em dia.
Claudio! para evitar constrangimentos, gostaria que vc me dissesse o nome dos mecânicos que vc conhece e utiliza os serviços de mecânica na cidade. Daí te digo que é esse figurão. mas já te adianto, além dele te uma retífica da cidade que também jamais utilizarei novamente, pois os dois andavam juntos na época e nenhum dos dois assumiu a porcaria que fizeram.
Everson.
Sou de Santa Maria também e gostaria de saber que mecânico ou oficina é esta. Apesar de meu motor estar muito bom, não queria fazer as revisões nesta oficina/mecânico.
Se não quiser postar aqui, poderia me passar por MP?
Agradeço a informação.
Abraços
Bom dia Claudio.
Que bom saber que tenho um companheiro da cidade que acompanha o fórum. Não sou um assíduo acompanhante, mas dentro do possível fico em dia.
Claudio! para evitar constrangimentos, gostaria que vc me dissesse o nome dos mecânicos que vc conhece e utiliza os serviços de mecânica na cidade. Daí te digo que é esse figurão. mas já te adianto, além dele te uma retífica da cidade que também jamais utilizarei novamente, pois os dois andavam juntos na época e nenhum dos dois assumiu a porcaria que fizeram.
Beleza Everson
Já utilizei duas oficinas de mecânicos originários de concessionárias Toyota. A Toyodai e a Conceptcar. Atualmente só tenho usado a Conceptcar.
Abraços
sandro_ventania
06/05/2014, 23:27
AMIGOS
Sei que tem muitos aqui que acham que sou muito radical a respeito de fazer motores , mas esta aí mais um para engrossar a estatística que eu tenho guardada comigo de gastos e sofrimentos sem fim , mas um dia quem sabe farei um tópico aqui com uma enquete de qtos fizeram os seus motores e qtos ficaram TOTALMENTE SATISFEITOS e qtos ficaram TOTALMENTE INSATISFEITOS .
Com isto , com estes dados poderemos falar com mais certeza SE VALE OU NÃO A PENA FAZER O MOTOR DE NOSSOS CARROS .
Ví o relato de um aí que o mecanico dele é mecanico de vans muito experiente, o meu mecanico é um mecanico de vans tb e muito experiente tb , acho que é a maior oficina de vans da cidade TODOS OS DIAS eles fazem motores lá e ele fez o motor da minha SW4 93 , e achei que ficou bom , mas depois que a vendi fiquei sabendo que 8 meses depois bateu o motor novamente INFELIZMENTE , devem ter andado no máximo aí uns 7.000km depois de feito .
É UMA MERDA ISTO .
Eu simplesmente não entendo, como trocar pistões, cilindros e ou cabeçote pode dar tão errado assim! Se um dia eu vier a ser sorteado, acho que eu mesmo vou meter a mão e fazer o serviço.
jorge.duarte
08/05/2014, 19:39
Eu simplesmente não entendo, como trocar pistões, cilindros e ou cabeçote pode dar tão errado assim! Se um dia eu vier a ser sorteado, acho que eu mesmo vou meter a mão e fazer o serviço.
Sandro,
A questão não é meter a mão e sim os curiosos das retificas, que como não estão acostumados com esse tipo de motor vão fazendo e inventando medidas das suas cabeças. Digo isso pois acompanhei a "saga" do nosso amigo Delfim, que graças a Deus deu tudo certo e o motor está redondo de novo, mas te digo que se não levássemos o manual de serviço na retifica seria mais uma para estatística, mesmo o pessoal da oficina garantindo que já fizeram vários motores na retifica. Foram capazes de condenar 1 jogo de pistão original, alegando que estava fora de medida e ovalizado, quando mostramos no manual o ponto certo de medição e as folgas viu que estava tudo dentro do padrão, ou seja, já iam fazer merda por desconhecimento. Quando chegamos com o manual o cara da retifica foi super receptivo e agradeceu a informação, diante disso o Delfim deu o seu manual para o cara da retifica, que agradeceu muito e daquele dia em diante todos os motores que forem feitos lá ficaram novos.
Abs
sandro_ventania
08/05/2014, 20:21
Perfeito Jorge...é bem por aí mesmo! Eu tenho a prova disso quando levei meu carro na retifica para ajustar a folga de válvulas...eu tive que levar a página do manual que mostrava as medidas, pois os caras se negaram a fazer diferente do que eles estavam acostumados a fazer. Mesmo assim eles ficaram meio contrariados.
Mas isso só prova o quanto nossos profissionais são "amadores", não há critério técnico neles...vão fazendo de orelhada!
Perfeito Jorge...é bem por aí mesmo! Eu tenho a prova disso quando levei meu carro na retifica para ajustar a folga de válvulas...eu tive que levar a página do manual que mostrava as medidas, pois os caras se negaram a fazer diferente do que eles estavam acostumados a fazer. Mesmo assim eles ficaram meio contrariados.
Mas isso só prova o quanto nossos profissionais são "amadores", não há critério técnico neles...vão fazendo de orelhada!
to levando sorte, pois quando falei que tinha o manual do motor o pessoal da retífica pediu na hora, agora é aguardar...
Pessoal, qual o normal de baixar o óleo? A minha baixa cerca de 500 ml a cada 3000 km. E praticamente não baixa nada em estrada após longas viagens.
Tô usando óleo Avante, 10W40.
Marcelo-HPE
03/07/2014, 19:31
Caro Lucas , se vc optou por brunir as camisas ao invés de troca-las , vc correu um sério risco de seu motor não ter ficado bom .Esses procedimento de brunir camisas dificilmente fica bom !! o correto é trocar kit completo ,pistões +anéis + camisas ,
Aí sím o motor volta a ser 0km de novo, esse negócio de peça nova montado em cima de peça velha ,é o maior risco que se corre ao se fazer um motor., portando eu concordo com o Dr Guilherme Abreu .
Com um pouco de sorte pode ser a turbina que está queimando óleo !! mas corra atrás do seu prejuizo, vá em cima desse apertador de parafusos que fez o seu motor e mande ele se virar
Boa sorte .
Gustavo_Barreto
04/07/2014, 04:04
ArMaria.
Dr Guilherme deu uma quengada tão grande no pobre do menino que o bixim nem voltou mais.
Pessoal, qual o normal de baixar o óleo? A minha baixa cerca de 500 ml a cada 3000 km. E praticamente não baixa nada em estrada após longas viagens.
Dordef, a sua pergunta é para quem já fez o motor ou geral?
No caso, a minha, original, com 265 mil Km´s, depois de rodar 7.000 Km´s na última troca, baixou na vareta uns quatro mm.
Acho que essa medida deve dar uns 100 a 200 ml.
Isso me deixa bem satisfeito.:concordo:
Dordef, a sua pergunta é para quem já fez o motor ou geral?
No caso, a minha, original, com 265 mil Km´s, depois de rodar 7.000 Km´s na última troca, baixou na vareta uns quatro mm.
Acho que essa medida deve dar uns 100 a 200 ml.
Isso me deixa bem satisfeito.:concordo:
Glaicon, tás usando o top turbo?
Dorderf.
A minha com 295.000 km, se for ser bem rigoroso na observaçõa, a cada 5.000 km, baixa na vareta, no máximo 3 mm, e olhe lá.
guilhermeabreu
04/07/2014, 12:38
ArMaria.
Dr Guilherme deu uma quengada tão grande no pobre do menino que o bixim nem voltou mais.
ÉHHHH GUSTAVÃO
O caso é que só falei a verdade e a VERDADE na maioria das vezes dói muito .
Mas realmente o LUCAS autor do tópico sumiu , não deu notícias de como foi resolvido ou se foi resolvido .
Boa a sua observação , mas esta QUENGADA é que foi a melhor . Eu imagino o que seja , mas por aqui não conhecemos este têrmo .
Abração
HUm... Meu mecânico isolou a saída dos gases que antes iam pra turbina. Fica uma melequeira que é uma beleza agora. Ali deve está indo óleo que a tampa de válvula talvez não esteja restringindo a passagem. Vou comprar tampa e junta nova pra ver se resoove, e pegar o óleo 15w40 pra ver se melhora.
Glaicon, tás usando o top turbo?
Uso Mobil desde quando a comprei há dois anos.
Não tenho reclamações.:concordo:
Uso Mobil desde quando a comprei há dois anos.
Não tenho reclamações.:concordo:
Onde você compra?
Onde você compra?
Essa foto é de um tanque de uns 200 litros.
Possui bomba e é vendido à granel.
Troco no comércio das casas de óleo, na cidade mesmo.
Não vi embalagem individual de litro.
Entre quinta-feira e ontem rodamos 2.300 Km´s.
Hoje estou em Mar del Plata, a caminho de Bariloche.
Nível do óleo intacto!:dance:
FelipeHilux
06/07/2014, 10:54
Essa foto é de um tanque de uns 200 litros.
Possui bomba e é vendido à granel.
Troco no comércio das casas de óleo, na cidade mesmo.
Não vi embalagem individual de litro.
Entre quinta-feira e ontem rodamos 2.300 Km´s.
Hoje estou em Mar del Plata, a caminho de Bariloche.
Nível do óleo intacto!:dance:
Glaicon, ano passado li aqui suas postagens de viagem ao Chile, achei incrivel. Agora esta a caminho de Barriloche ! Cara, parabens, vc curte a sua toyota !!!!!!!!
Abracos com inveja,
Felipe
Gustavo_Barreto
06/07/2014, 22:02
ÉHHHH GUSTAVÃO
O caso é que só falei a verdade e a VERDADE na maioria das vezes dói muito .
Mas realmente o LUCAS autor do tópico sumiu , não deu notícias de como foi resolvido ou se foi resolvido .
Boa a sua observação , mas esta QUENGADA é que foi a melhor . Eu imagino o que seja , mas por aqui não conhecemos este têrmo .
Abração
HAHAHAHA.
Quengada aqui no Ceará quer dizer uma atitude por assim dizer, "exaltada" demais.
Mas de jeito algum desfaço suas palavras.
Abraços.
feitosac
06/07/2014, 22:59
Dorderf,
A minha consome a mesma coisa, acho normal este consumo, uso o Top Turbo.
Abs.
Glaicon, ano passado li aqui suas postagens de viagem ao Chile, achei incrivel. Agora esta a caminho de Barriloche ! Cara, parabens, vc curte a sua toyota !!!!!!!!
Abracos com inveja,
Felipe
Obrigado, Felipe.
Foram cansativos os 1.200 Km´s, pois os GPS´s insistiam em fazer a rota por dentro de Buenos Aires.
Ficamos fazendo rota manualmente para contornar a região, girando incertezas sobre o caminho correto.
Mas deu tudo certo no final.
Viajar é preciso.
Coloquei fotos novas lá no tópico da viagem.:concordo:
Corrigindo a informação anterior, o nível do óleo baixou dois mm. Acho que está correto.
Dorderf,
A minha consome a mesma coisa, acho normal este consumo, uso o Top Turbo.
Abs.
Valeu, Feitosa!
De qualquer forma, vou trocar a tampa de válvula + junta da tampa. Tá sujando de óleo na junção. Aí de cara parte desses 500 ml tá indo por ali.
calhiandro
07/07/2014, 11:05
Valeu, Feitosa!
De qualquer forma, vou trocar a tampa de válvula + junta da tampa. Tá sujando de óleo na junção. Aí de cara parte desses 500 ml tá indo por ali.
Dordef, quando você for trocar a junta verifique se a sua tampa de válvulas está empenada, coloque-a em cima de uma mesa de vidro, se tiver você pode trocar quantas vezes quiser que não irá sanar o vazamento. Se estiver empenada deve ter alguma forma de alinhá-la novamente.
Grande abraço
Essa tampa já vou trocar.
Preciso de ajuda de alguém experiente com Hilux SW4. Ontem fiz uma viagem de 100 km, ida e volta, em estrada de terra em péssimas condições, muitos buracos, chuva e algum barro, andei com o H4 ligado o tempo todo, minha velocidade foi em média 30/40 km/h, se andasse mais parecia que ia desmontar a viatura. Resultado: baixou água é óleo ( mais ou menos 300 ml de cada), sendo que até então ela nunca baixou nada. Há pouco fui a Florianópolis, 1600 km a 100 km/h em viagem de ida e volta e tudo tranquilo. São esses motores tão sensíveis assim que sentem qualquer situação diferente de condução?
sandro_ventania
18/01/2015, 15:20
mbsouza, sugiro que voce continue monitorando sua SW4 por um tempo. Tenho certeza que o ocorrido não teve nada haver com a viagem nas condições que voce fez. Já fiz muitas viagens pegando estradas de chão nessas mesmas condições e o comportamento do carro sempre foi o mesmo, alterando um pouco só no consumo do combustivel!
Vá observando o carro no dia a dia.
Obrigado Sandro, vou fazer isso.
Ola Sandro, já levei o carro duas vezes no mecânico para tentar solucionar o problema, não encontraram absolutamente nada da anormal, fizeram o teste de pressão do radiador, tudo ok, não há água misturando com o óleo. A princípio foi trocada a tampa do radiador, mas continuou baixando. Hoje, isolaram o ar quente, na suspeita de alguma fuga por lá. Se não resolver, aí vão ter que partir para o cabeçote.
feitosac
09/02/2015, 22:48
Mbsouza,
A agua esta subindo e descendo normalmente dentro do reservatório de expansão ???? se não estiver pode ter algum furo muito pequeno em alguma mangueira e ai voce não vai encontrar por causa da pressão.
Se não for isto ainda resta a junta dando passagem de agua para a descarga, ai também não acha.
Por último o fatídico cabeçote.
Abs.
Mbsouza,
A agua esta subindo e descendo normalmente dentro do reservatório de expansão ???? se não estiver pode ter algum furo muito pequeno em alguma mangueira e ai voce não vai encontrar por causa da pressão.
Se não for isto ainda resta a junta dando passagem de agua para a descarga, ai também não acha.
Por último o fatídico cabeçote.
Abs.
Olá feitosac, sim, a água está subindo e descendo normalmente. Não sai fumaça branca, carro pega normal, não tem borra branca no óleo, acho que é o mister "M" com suas mágicas....ehehehehehe
feitosac
09/02/2015, 23:39
Mbsouza,
Se não for no sistema de agua quente do interior do carro, infelizmente tudo leva a junta ou cabeçote, no meu caso demorava 1 mes para baixar uns 200ml, o cabeçote estava com uma micro trinca que passava agua para a descarga, não mostrava em lugar nenhum.
Boa sorte.
Abs.
Mbsouza,
Se não for no sistema de agua quente do interior do carro, infelizmente tudo leva a junta ou cabeçote, no meu caso demorava 1 mes para baixar uns 200ml, o cabeçote estava com uma micro trinca que passava agua para a descarga, não mostrava em lugar nenhum.
Boa sorte.
Abs.
Geralmente baixa pouca água porque estão rodando na cidade, onde o motor não é submetido a acelerações altas e constantes.
Porém, se pegar a estrada, aí sim irá jogar pressão do motor para as galerias de água.
É isto que o MBSouza deve fazer para localizar em definitivo a perda de água.:concordo:
Amigos, a princípio até que o problema de minha VT tinha a ver com o assunto principal do tópico, que é baixa de óleo, mas agora o problema se fixou mais em relação ao consumo de água. Por isso, para não desorganizar, passarei a relatar os passos para tentativa de resolução do problema no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/130829-hilux-sw4-consumindo-agua.html, o qual trata exatamente do mesmo problema pelo qual minha viatura está passando. Um abraço.