PDA

Ver Versão Completa : Folga no pedal da embreagem da Ranger



Walter L. L. Casitta
15/12/2005, 22:10
Eu estou um problema na embreagem da minha Ranger a algum tempo, só que agora passou a me incomodar.
O pedal apresenta uma folga bem grande, como se existisse ar no sistema de acionamento hidráulico da embreagem ou algum vazamento. Não existe sinal de vazamento alem do que o óleo no reservatório não baixa nem um milímetro e nunca precisei completar. Já fiz todo o procedimento de sangria seguindo a risca o manual de manutenção que é muito complicado por exigir que o cilindro mestre seja retirado para ficar numa posição que facilite a saída do ar e depois de tudo remontado a folga desapareceu, mas depois da terceira debrada a folga foi voltando gradualmente ao que era.
A alguns dias atrás e por acaso soltei o pedal bruscamente. Quando fui pisar novamente no pedal não existia mais folga nenhuma e que novamente depois da terceira debreada estava de volta.
Já teria trocado o cilindro mestre se tivesse certeza que ele fosse o culpado. Então antes gostaria de saber alguém já passou pelo mesmo problema.

Péricles
16/12/2005, 15:24
Walter L. L. Casitta,

A nossa ranger deu um problema parecido, até que um dia (dia de finados a noite) ficamos no prego, pois não tinha como engatar a marcha. Daí levamos na concessionária onde houveram algumas trocas de peças, que não lembro bem quais, pois já tem um tempo, mas se eu não me engano esse cilindro tava no meio.
Antes disso acontecer fui informado por um mecânico da Ford, que por volta dos 140 ou 150mil km, a ranger dá problema de embreagem e lembro que a nossa nessa época tinha 140 e ele nos deixou de pré-aviso, o que foi dito e feito, pois o defeito aconteceu com +ou- 150mil.
Depois e antes disso també, pra completar, toda vez que eu ia na Ford pra ensaiar a troca do carro me perguntavam se a 4x4 ainda tava funcionando, o que me deixava bastante encucado e com medo de quebrar e eu tomar outro prejuízo salgado como o da embreagem e dos pivôs da suspensão.

Abraços

Edintruder
16/12/2005, 21:05
Conheço um cara que tem uma Ranger 2001 com quase 300.000 km e ele me passou todas as adaptações feitas nela, e entre eles, foi a fabricação de um cilindro mestre de metal, pois como era de plástico tinha se desgastado e perdia pressão. O cara tem uma empresa que trabalha em bombas e cilindros hidráulicos em Pelotas. Segundo o dono da Ranger, nunca mais deu problema.

Pequeno jr
17/12/2005, 15:43
Para começar, ja vou logo desejando Feliz Natal a tdos os amigos aq do Forum.

Walter, estou com o mesmo problema mas no meu caso ja sei q é o acionador hidraulico que esta com um vazamento. Este problema começou a uns 20 ou 30.000km atrás, não sei direito, mas o q estou fazendo para contornar é sempre ficar de olho no oleo hidraulico(que é o mesmo do oleo de freio). Qdo o pedal da minha volta a abaixar, eu completo o reservatorio e fica 100%.

[]'s

Walter L. L. Casitta
17/12/2005, 18:13
Pois é Pequeno, eu já troquei esse cilindro duas vezes, uma vez com 35.000Km, ainda em garantia e outra vez com 80.000Km. Parece que agora é a vez do clindro mestre.
Acabei de confirmar que no meu caso não tem vazamento, simplesmente uma parte do óleo esta voltando para o reservatório quando piso no pedal.

Walter L. L. Casitta
30/12/2005, 20:05
Hoje instalei o novo cilindro mestre na minha Ranger e problema foi resolvido. Esse era um problema que existia desde quando comprei a Ranger 0Km e nunca pensei que poderia ser um defeito se não, poderia ter resolvido ainda dentro da garantia. :parede:

Edintruder,
Ta aí a foto sem a saia do pára-lamas com o cilindro mestre no centro. Sem a saia fica tudo na cara e da pra fazer o serviço tranquilamente e ainda sentado no pneu. :wink:

http://img527.imageshack.us/img527/3698/cilindromestre8gd.jpg

Na foto abaixo o acesso a turbina e também da pra ver o calço do BL no chassi e o alongador na barra da direção que fazem parte do BL.

http://img523.imageshack.us/img523/5885/semsaia49cj.jpg

Olha lá as buzinas. Aposto que vocês nunca viram as buzinas da Ranger. :D
Também da pra ver como fica o acesso ao Alternador, e a bomba de vácuo. Também mais três peças do BL: um outro calço da carroceria, o do radiador e do pára-choques.

http://img523.imageshack.us/img523/7282/semsaia3jpg0gy.jpg

De outro ângulo.

http://img513.imageshack.us/img513/4967/semsaia9iq.jpg

Gostaram do tur por baixo da saia da minha Ranger? Só não vou deixar vocês verem a calçinha... :lol:

BL=Body Lift

Bianor
30/12/2005, 20:50
Hum acho que conheço esse amortecedor, por acaso não é um Rancho ?

Walter L. L. Casitta
30/12/2005, 20:55
Ele mesmo... :concordo:

cbridi
31/12/2005, 00:21
Gostaram do tur por baixo da saia da minha Ranger? Só não vou deixar vocês verem a calçinha... :lol:


Nota 10!

Mas agora que já vimos peladinha, não tem mais graça ver com calcinha... :lol: :twisted:

Grande Walter! Feliz 2006!

[]'s

Edintruder
31/12/2005, 20:12
Gostei ainda mais por ter visto a fixação do pára-choque e do alongador da barra de direção. Agora só falta saber como foi feito o serviço no guinçho para a instalação do BL...
Realmente, o espaço é bem maior do que parece!

Walter L. L. Casitta
31/12/2005, 20:38
Você esta falando do guincho do estepe? Ô Edin, esse é o mais fácil...
O guincho é fixado por 2 parafusos em cima de uma chapa que faz parte do chassi logo acima do estepe.
O que você precisa são outros dois parafusos com o mesmo diâmetro e tipo de rosca, mas 3” mais compridos que os originai e dois tubos também com 3” de comprimento.
Instale tudo usando os tubos como espaçadores entre o guincho e o chassi com os parafusos passando através deles.


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/9f8811e602189ee08ef9f14cf6541fb0.jpg

Edintruder
01/01/2006, 11:32
Ah! :putz:
Quando eu tinha lido, me passou pela cabeça mudar o conjunto todo, tipo, tirar os rebites e retirar o conjunto de dentro o chassis por trás e prender em cima! :parede:
Foi mal! :roll:

TylerNTL
01/01/2006, 12:21
Walter,

Favor tire algumas dúvidas:

Dúvida 01 - A ranger possui 02 atuadores hidráulicos? (Um que fica logo após o pedal e outro imerso em óleo)

"Quando a minha perdeu a embreagem com 70.000 precisei trocar um dos dois não lembro exatamente qual. Lembro que o cara da oficina cobrou uma nota de m&o pois teve que retirar a caixa de marchas e a caixa de transferência.

Analisando o cilindro retirado da minha caminhonete concluí que deveria ser fácil a substituição da peça pois estava clara a forma como ela trabalha e os encaixes no restante do sistema não davam muita margem para uma montagem errada."

Dúvida 02 - Pelo que você mostrou se o problema foi no 1º cilindro (se é que existe um segundo) o serviço poderia ter sido feito de forma simples, é isto mesmo?

Thelmo

Walter L. L. Casitta
02/01/2006, 22:00
Thelmo,
Existem dois cilindros:
O cilindro mestre que é o que eu troquei e fica junto ao pedal da embreagem. Esse é fácil trocar.
O segundo é o cilindro atuador da embreagem e fica dentro da caixa seca, A caixa seca é o compartimento da embreagem e fica entre o motor e a caixa de marchas. Parece-me que esse é o que foi trocado na sua Ranger e é um serviço muito complicado e pesado porque a caixa de marchas tem que ser removida. Por isso deve ter ficado caro.

JBAIXISTA
30/12/2010, 14:31
estou com a minha ranger sem embreagem e com um vazamento no pedal sera que é a bomba de embreagem e se eu eliminar ela e colocar ou adaptar com cabo de aço da maneira antiga assim nuca + ia ter problemas com a minha embreagem se vc poder manda o numero do tel desse mecanica que fez adaptação na sua ranger ok abraço fico no aguardo:dance: