Ver Versão Completa : Vazamento no carter
Senhores, por favor me ajudem!
Tenho um Troller 2009, tirado zero da concessionária. O carro é de shopping center. Foi pouquíssimas vezes pro mato, mas é meu xodó.
Ele comecou com um pequeno vazamento que mereja proximo ao bujão do carter. Sou de BH e me mudei para Rio das Ostras.
Me indicaram aqui uma conceituada oficina em macaé porém o carro já foi e voltou 3 vezes e eles não conseguem resolver o problema. Será que vou ter que levar o carro pra BH@@
- Alguém pode me dar uma dica do que pode ser@
- Alguém conhece uma boa oficina na regiao dos lagos@
Valeu,
homerohermida
27/04/2014, 17:56
Tem foto? Perto do bujão? Na rosca?
Vou tirar a foto.
Na primeira ida o mecânico achou que era a junta do carter - trocou - não resolveu.
Na segunda ida achou que era o reparo do volante (!??) - trocou - não resolveu.
Vou mandar a foto.
Obrigado.
Homero, agradeço seu interesse. Tentei inserir a foto sem sucesso.
Se não se incomodar poderia me informar seu e-mail? Pode ficar tranquilo que não vai haver encheção de saco.
homerohermida
29/04/2014, 18:37
Pode mandar!
homerohermida@gmail.com
abs
Gabrielgbp
04/06/2014, 18:54
Boa tarde, desculpe me aproveitar do seu tópico amigo, tenho uma duvida parecida e por ser um tópico recente, e os outros que vi eram bem mais antigos, resolvi postar aqui (caso não haja algum problema).
Tenho meu T4 a 5 meses mais ou menos, 2007 com 250 mil km. Percebi recentemente, olhando o carro por baixo (meus conhecimentos de mecânica são quase nulos) que existem alguns vazamentos. Pergunto: esse vazamento é realmente do carter? ou retentor de volante? se for, é grave? posso continuar rodando?
fotos:
http://i1251.photobucket.com/albums/hh551/gabrielgbp/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164204.jpg (http://s1251.photobucket.com/user/gabrielgbp/media/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164204.jpg.html)
http://i1251.photobucket.com/albums/hh551/gabrielgbp/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164158.jpg (http://s1251.photobucket.com/user/gabrielgbp/media/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164158.jpg.html)
http://i1251.photobucket.com/albums/hh551/gabrielgbp/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164145.jpg (http://s1251.photobucket.com/user/gabrielgbp/media/Mobile%20Uploads/IMG_20140604_164145.jpg.html)
pra saber exatamente de onde vem o oleo tem que mandar lavar usar por uns 2 dias entrar debaixo do carro e olhar.
Gabrielgbp
04/06/2014, 19:02
ele tinha acabado de sair do lava jato (mandei lavar por baixo) essa terra aí não sai mais não..hahaha a não ser que não lavaram direito (é possível, já que é a primeira vez que eu vejo ele "limpo" por baixo)
ele tinha acabado de sair do lava jato (mandei lavar por baixo) essa terra aí não sai mais não..hahaha a não ser que não lavaram direito (é possível, já que é a primeira vez que eu vejo ele "limpo" por baixo)
Gabriel, cuidado com as lavagens de motor em lavajato. Se eles usarem produtos (99% usam) que ajudam a dissolver sujeira, você terá problemas. Inclusive de vazamentos, pois afetará diversas juntas e borrachas do veículo. Se você pega o veículo após o lavajato e anda muito pouco e o deixa parado por muito tempo, você também poderá enfrentar problemas. O ideal é após lavar, usar o suficiente para que a água acumulada em tumba dos bicos e outros lugares evapore. E claro, o ideal é que a lavagem só tenha água e sabão.
Com relação aos vazamentos, o meu também já passou dos 200 mil km, é um 2007 3.0 também. Você só deve realmente se preocupar com vazamentos de óleo que baixam o nível do cárter. Se o óleo não baixa durante os 5000-10000 km de uso de uma troca, eu não faria nada, a não ser que fosse realmente muito simples, o que normalmente não é.
O meu fica melado na junta do cárter e na junção do volante com a c. seca. Minha pajero 2.8 também! A pajero tem quase 300 mil km e o troller já passou dos 200 mil km. Nunca fiz nada nos dois. Atente para o fato de o motor consumir um pouco de óleo. Se o óleo abaixa, pode ser consumo normal ou vazamento. Se é vazamento, um vazamento que abaixa o nível na vareta com certeza pinga e pinga bastante. Observei num troller de um amigo que possui mais de 600 mil km rodados, o mesmo melaço, mas apenas na c. seca. Enfim, provavelmente não é nada para você se preocupar, mas atente para o que falei acima. Observe se há pingos de óleo e também o quanto que abaixa o nível até a próxima troca de óleo.
E cuidado para não colocar óleo em exagero no cárter!
homerohermida
04/06/2014, 19:35
Gabriel, cuidado com as lavagens de motor em lavajato. Se eles usarem produtos (99% usam) que ajudam a dissolver sujeira, você terá problemas. Inclusive de vazamentos, pois afetará diversas juntas e borrachas do veículo. Se você pega o veículo após o lavajato e anda muito pouco e o deixa parado por muito tempo, você também poderá enfrentar problemas. O ideal é após lavar, usar o suficiente para que a água acumulada em tumba dos bicos e outros lugares evapore. E claro, o ideal é que a lavagem só tenha água e sabão.
Com relação aos vazamentos, o meu também já passou dos 200 mil km, é um 2007 3.0 também. Você só deve realmente se preocupar com vazamentos de óleo que baixam o nível do cárter. Se o óleo não baixa durante os 5000-10000 km de uso de uma troca, eu não faria nada, a não ser que fosse realmente muito simples, o que normalmente não é.
O meu fica melado na junta do cárter e na junção do volante com a c. seca. Minha pajero 2.8 também! A pajero tem quase 300 mil km e o troller já passou dos 200 mil km. Nunca fiz nada nos dois. Atente para o fato de o motor consumir um pouco de óleo. Se o óleo abaixa, pode ser consumo normal ou vazamento. Se é vazamento, um vazamento que abaixa o nível na vareta com certeza pinga e pinga bastante. Observei num troller de um amigo que possui mais de 600 mil km rodados, o mesmo melaço, mas apenas na c. seca. Enfim, provavelmente não é nada para você se preocupar, mas atente para o que falei acima. Observe se há pingos de óleo e também o quanto que abaixa o nível até a próxima troca de óleo.
E cuidado para não colocar óleo em exagero no cárter!
X2. Quanto ao vazamento do eixo, parece ser do retentor do semi-eixo.
Gabrielgbp
04/06/2014, 19:54
Agradeço as respostas, vou seguir muito bem as dicas. Obrigado!
Pessoal, a luta continua! Parece que o vazamento no carter foi resolvido, pois embora continue vazando, não é mais aquele óleo preto, típico de motor. Chequei o nível do óleo de motor várias vezes e não está baixando, porém agora vaza mais e um óleo mais puxado pra transparente, pouco viscoso. Liguei pela centésima vez pro mecânico e ele suspeita de óleo do compressor do AC, mas o ar está funcionando perfeitamente. Óleo de caixa é mais puxado pra vermelho, tb não pode ser. Alguém teria uma luz pra me dar?
Gustavo D
12/06/2014, 19:56
Pessoal, a luta continua! Parece que o vazamento no carter foi resolvido, pois embora continue vazando, não é mais aquele óleo preto, típico de motor. Chequei o nível do óleo de motor várias vezes e não está baixando, porém agora vaza mais e um óleo mais puxado pra transparente, pouco viscoso. Liguei pela centésima vez pro mecânico e ele suspeita de óleo do compressor do AC, mas o ar está funcionando perfeitamente. Óleo de caixa é mais puxado pra vermelho, tb não pode ser. Alguém teria uma luz pra me dar?
Eu li o seu relato e fiquei me coçando pra postar que podia ser do compressor. Pois, no meu 2006 (não sei se no 2009 é igual), a mangueira do compressor passava por trás do motor e havia um óleo escorrendo por ela. Com a sujeira e lama no motor, o óleo ficava meio preto e eu estranhava a viscosidade do mesmo, não parecendo de motor, mas não imaginava que aquela mangueira passando por trás do motor seria do AC. O óleo do motor não baixava nível, então não me preocupei. Meses depois, de fato, a mangueira era do compressor, estava mordida e o gás / óleo do compressor vazou por ela. Apesar de passar por trás do motor, foi relativamente fácil trocar a mangueira. Mas, o compressor, infelizmente trabalhou forçado por tempo demais e não aguentou.