PDA

Ver Versão Completa : Aumento de potência no motor da Pajero

Murilo de Lima Pagels
25/04/2014, 16:15
Boa tarde!
Alguém do fórum sabe ou conhece alguém que poderia dar algumas informações sobre: como aumentar potência do motor da Pajero?

Existem quantas maneiras diferentes de aumentar a potência do motor?
Como seriam essas maneiras?
Vale a pena?
Aumenta ou diminui o consumo de combustível?

Obrigado,
Murilo

obs.: o carro é Pagero Dakar AT 2012 Diesel

vitor_grotmann
25/04/2014, 16:20
É só vc mandar remapear a pajero, o carro vira outro.

Barny
25/04/2014, 19:23
Colega,

Fiz um procedimento simples que melhorou muito o rendimento do motor de minha Pajero Sport 2.5 diesel. Retirei o radiador que resfria o ar que vai para o motor(intercooler), acertei as aletas que estavam empenadas e o principal, lavei a parte interna com gasolina, saiu muito óleo que estava impregnado na parte interna, dificultando a passagem de ar. Depois que fiz isso o carro tá andando demais!, virou outro! Mas cuidado, quando instalar o radiador de volta, deixa a mangueira de ar desconectada do bocal da borboleta, acelere forte para expulsar qualquer água que ainda tenha ficado no radiador e depois sim, conecte e dê uma rodada no carro. A minha é automática e senti uma grande diferença! Sobre chipar motor, há testemunhos na NET de pessoas que fizeram o procedimento e se arrependeram, eu particularmente não faría isto.
Espero ter ajudado.
Atenciosamente,

Boa tarde!
Alguém do fórum sabe ou conhece alguém que poderia dar algumas informações sobre: como aumentar potência do motor da Pajero?

Existem quantas maneiras diferentes de aumentar a potência do motor?
Como seriam essas maneiras?
Vale a pena?
Aumenta ou diminui o consumo de combustível?

Obrigado,
Murilo

obs.: o carro é Pagero Dakar AT 2012 Diesel

rdb4602
26/04/2014, 07:18
olá para a pagero dakar tem reprogramação da central de injeção (ECU) vc consegue até 270cv sem riscos de quebra do motor, aumenta a potência consecutivamente aumenta o consumo, mas é aquele ditado, com maior potencia levasse menos para atingir certa velocidade e força menos o motor gerando menos gasto ou igual a antes. recomendo o remapeamento tenho feito na minha triton faz mais de ano e nenhum problema, pesquisa no face por Mauricio Reiko.

Junior-L200Power
26/04/2014, 09:11
Amigo, tem 2 formas de aumentar a potencia de sua Pajero!!

1) Remapear a central eletronica (ECU)
2) Chip de potência na flauta do Common Rail

O primeiro vai te custar entre R$1800,00 a R$2800,00 e os resultados são bastante satisfatorios!! Não conheço absolutamente ninguém que fez remap e não tenha gostado!!
O segundo vai te custar entre R$750,00 e R$950,00 e vai te dar um bom ganho de potência, não tanto quanto o remap mas vai melhorar bastante em relação ao original, já vi bastante gente satisfeito tbm, principalmente pelo baixo custo!!

Murilo de Lima Pagels
26/04/2014, 10:52
Obrigado a todos pelas respostas.
Então se eu fizer o ECU, ganho em potência e o consumo de combustível também aumenta?

rdb4602
28/04/2014, 20:21
Obrigado a todos pelas respostas.
Então se eu fizer o ECU, ganho em potência e o consumo de combustível também aumenta?
potencia vai aumentar mas se vc usar seu pé direito com moderação seu consumo pode até diminuir mas se vc for pé de chumbo vai gastar normal.

Glaicon
29/04/2014, 05:19
Aumentar potência é fácil.
Porém, ninguém fala em melhorar o arrefecimento do motor, pois haverá aumento de temperatura.
Se a sua viatura é uma Dakar, já estás com motor de sobra.:concordo:

André Bussade
29/04/2014, 10:57
Porém, ninguém fala em melhorar o arrefecimento do motor, pois haverá aumento de temperatura.

Concordo!
Se fizesse na minha Dakar, não chegaria ao máximo na reprogramação. O motor aguenta mais sim, é o mesmo da 3.2 Full de 200cv.
Não recomendo fazer antes do término da garantia de fábrica!

Murilo de Lima Pagels
29/04/2014, 11:16

Obrigado pela dica!

Murilo de Lima Pagels
29/04/2014, 11:18
Concordo!
Se fizesse na minha Dakar, não chegaria ao máximo na reprogramação. O motor aguenta mais sim, é o mesmo da 3.2 Full de 200cv.
Não recomendo fazer antes do término da garantia de fábrica!

Se fizer antes da garantia, perco a garantia e se der algum problema no motor, a garantia não cobrirá.
Valeu pela dica!

vitor_grotmann
29/04/2014, 21:03
cara, meu sogro fez isso com o pessoal da rino, de maringá, lá eles salvam a programação original do motor, para no caso de der pau, eles voltam o processo e você não perde a garantia.

veja se os caras que você quer fazer não salvam as configurações originais.

abraços
Vitor

Glaicon
30/04/2014, 06:31
cara, meu sogro fez isso com o pessoal da rino, de maringá, lá eles salvam a programação original do motor, para no caso de der pau, eles voltam o processo e você não perde a garantia.

veja se os caras que você quer fazer não salvam as configurações originais.
abraços
Vitor Grotmann
Ou seja, "dá pau", tanto que se preocupam em fazer essa gambiarra de tentar enganar o fabricante.
Só que o sistema de diagnose da viatura vai indicar diversas alterações padrões da fábrica.
Não creio que a maioria dos usuários do fórum seja do tipo que gostaria de ficar ludibriando a concessionária.
Imagina, você paga mais de cem mil reais pelo carro, danifica o motor, retira chip ou desfaz a programação e vai lá com cara de inocente para o gerente ou dono da loja e diz: "não sei o que houve."
Como diz um dos usuários no rodapé das suas mensagens, e que acho bem apropriado para este caso: "o que se leva desta vida é a vida que se leva."
É isto!:concordo:

André Bussade
30/04/2014, 22:15
De acordo!
E não estamos ruins de motor!

Vejam a Dakar na Austrália por exemplo. Lá o motor 3.2 é apenas na nossa Pajero Full!
Mitsubishi Challenger off road 4WD for sale | Mitsubishi Australia (http://www.mitsubishi-motors.com.au/vehicles/challenger)

Ou seja, "dá pau", tanto que se preocupam em fazer essa gambiarra de tentar enganar o fabricante.
Só que o sistema de diagnose da viatura vai indicar diversas alterações padrões da fábrica.
Não creio que a maioria dos usuários do fórum seja do tipo que gostaria de ficar ludibriando a concessionária.
Imagina, você paga mais de cem mil reais pelo carro, danifica o motor, retira chip ou desfaz a programação e vai lá com cara de inocente para o gerente ou dono da loja e diz: "não sei o que houve."
Como diz um dos usuários no rodapé das suas mensagens, e que acho bem apropriado para este caso: "o que se leva desta vida é a vida que se leva."

vitor_grotmann
01/05/2014, 00:51
Cara, nao da pau, mas eles guardam a configuração para você ficar mais tranquilo, pq na ccs o parafuso do porta-malas esta frouxo eles irão culpar a merda da reprogramação, e outra coisa, tudo depende do dono do carro, da maneira que ele vai andar.

E desculpa, se os caras fazem isso em colheitaderas e elas custam mais de 1 milhão!

Antes de ter uma opinião formada, pesquise um pouco, o REIKO faz um trabalho muito bom, e ele faz carros importados, da uma olhada no site deles e veja os carros que ele já fez.

Junior-L200Power
01/05/2014, 09:32
Só dá pau se o serviço for muito mal feito...
A digipower mesmo dá 5 anos de garantia no remap feito...
E o Reiko tbm nunca ouvi nenhuma reclamação sobre o serviço dele...
Esses mapas demoram algum tempo pra serem feitos, são muito bem elaborados e tem um estudo em cima desses novos parametros a serem aplicados!!
Agora virou moda e todo mundo quer mexer com isso, dai chega um zé buceta qlquer compra um programinha lá fica fuçando 1 dia e já acha que sabe reprogramar uma central e faz merda!
Daí vem o povo desinformado e cai em cima de pau falando que detona o carro...
Mas quem detona é a pessoa que não sabe o que tá fazendo, isso sim!!
Um remap bem feito muda totalmente o comportamento do motor do veículo, impossível não gostar do resultado!

rdb4602
01/05/2014, 11:59
concordo, o amigo acima se equivocou em falar isso, até hoje não vi nenhuma mitsubishi de motor 3.2 mommon rail dar problemas por reprogramação, salvo engano uso MUITO severo em condições como rally, mas para uso cotidiano não haverá falhas, claro com manutenção em dia como em todos os motores originais de fabrica.

camona
24/11/2017, 01:49
Primeiramente quero dizer que achei espetacular o que o nosso colega resolver fazer na sua pajero.. Esses tempos um amigo reformou todo um motor de um l200 gls 2003 quadrada podia ter bolado algo assim e ia ter ficado muito melhor,.. gastou 12k e não ficou como era.. isso que a bixa era das boa fortona..
mas eu queria perguntar pra vcs seguinte, eu tenho uma pajero sport 2.5 automatica, desde zero, ta com 160milkm, mas troquei os pneus por maiores e nossa ela se arrasta muito.. odeio meu cambio automático.. mas um dia vou atras de uma manual.. por entanto vou me aventurando nela.. ja criei afeto pela camionete, mas o fato é que eu queria muito ganhar uma potência, ela parece muito amarrada e fraca principalmente arrancadas,.. vi muitos anuncio no mercado livre de chip de potência, que so colocar no pedal do acelerador conectar e pronto ou na porta obd2, local onde encaixa os scanners para verificar veiculo.. faixa que variam de 300 a 800 reais.. alguém ja testou algum desses.. Pq hoje em dia ta difícil acreditar nos vendedores.. Um abraço

lfschmitz
25/11/2017, 07:47
Primeiramente quero dizer que achei espetacular o que o nosso colega resolver fazer na sua pajero.. Esses tempos um amigo reformou todo um motor de um l200 gls 2003 quadrada podia ter bolado algo assim e ia ter ficado muito melhor,.. gastou 12k e não ficou como era.. isso que a bixa era das boa fortona..
mas eu queria perguntar pra vcs seguinte, eu tenho uma pajero sport 2.5 automatica, desde zero, ta com 160milkm, mas troquei os pneus por maiores e nossa ela se arrasta muito.. odeio meu cambio automático.. mas um dia vou atras de uma manual.. por entanto vou me aventurando nela.. ja criei afeto pela camionete, mas o fato é que eu queria muito ganhar uma potência, ela parece muito amarrada e fraca principalmente arrancadas,.. vi muitos anuncio no mercado livre de chip de potência, que so colocar no pedal do acelerador conectar e pronto ou na porta obd2, local onde encaixa os scanners para verificar veiculo.. faixa que variam de 300 a 800 reais.. alguém ja testou algum desses.. Pq hoje em dia ta difícil acreditar nos vendedores.. Um abraço

O problema no teu caso é que o motor 4D56 que equipa teu carro é propenso a superaquecimento. Aumentar o débito de combustível e a pressão do turbo são coisas fáceis de fazer, tanto na injeção mecânica quanto na common rail, mas é algo lógico que, quanto mais combustível é queimado, mais calor é gerado. Numa situação de alta demanda de potência por tempo prolongado, a chance de ferver é grande.

Para ter um carro confiável, podes aumentar a potência talvez uns 30cv - o que deve acontecer em virtude de um torque próximo de 35-38kgfm, o que não compromete a transmissão. Tem gente que faz aumentos absurdos, mas isso tem um preço.

Nesse caso, uma ventoinha elétrica potente, um termômetro de água e um de óleo para acompanhar o estado do arrefecimento do motor e um radiador de óleo resolvem a parada sem problema. Porém, o custo por cv ganho não compensa muito e seria uma decisão mais passional do que racional.

Não estou criticando quem opta pela decisão passional, de forma alguma. Até porque eu, no teu lugar, faria!

camona
26/11/2017, 20:08
O problema no teu caso é que o motor 4D56 que equipa teu carro é propenso a superaquecimento. Aumentar o débito de combustível e a pressão do turbo são coisas fáceis de fazer, tanto na injeção mecânica quanto na common rail, mas é algo lógico que, quanto mais combustível é queimado, mais calor é gerado. Numa situação de alta demanda de potência por tempo prolongado, a chance de ferver é grande.

Para ter um carro confiável, podes aumentar a potência talvez uns 30cv - o que deve acontecer em virtude de um torque próximo de 35-38kgfm, o que não compromete a transmissão. Tem gente que faz aumentos absurdos, mas isso tem um preço.

Nesse caso, uma ventoinha elétrica potente, um termômetro de água e um de óleo para acompanhar o estado do arrefecimento do motor e um radiador de óleo resolvem a parada sem problema. Porém, o custo por cv ganho não compensa muito e seria uma decisão mais passional do que racional.

Não estou criticando quem opta pela decisão passional, de forma alguma. Até porque eu, no teu lugar, faria!

Claro concordo contigo Schmitz, muito obrigado pelas dicas !!! eu quero realmente só melhorar meu torque ! Mas queria era saber algum site ou produto confiável melhor custo beneficio que o pessoal ja tenha usado para eu poder investir sem medo".. busco apenas melhorar a viatura no quesito deixar de ser manca.. jamais penso em forca-la e concordo com os acessórios de prevenção.

De fato para o que pretendo investir seria na ideia de um chip o melhor custo beneficio.. facilitando instalação e custos..

Se alguém tiver contatos sites de compras links abraços a todos. obrigado.

lfschmitz
28/11/2017, 06:55
Claro concordo contigo Schmitz, muito obrigado pelas dicas !!! eu quero realmente só melhorar meu torque ! Mas queria era saber algum site ou produto confiável melhor custo beneficio que o pessoal ja tenha usado para eu poder investir sem medo".. busco apenas melhorar a viatura no quesito deixar de ser manca.. jamais penso em forca-la e concordo com os acessórios de prevenção.

De fato para o que pretendo investir seria na ideia de um chip o melhor custo beneficio.. facilitando instalação e custos..

Se alguém tiver contatos sites de compras links abraços a todos. obrigado.

A Reiko é provavelmente a empresa de referência nesse mercado.
Eles têm uma preparação que leva de 150cv/30kgfm para cerca de 175cv/36kgfm
exceto Pelo turbo lag um pouco maior, ficaria praticamente com o desempenho de um 4M41
Eles têm muito know how e vale a pena fazer contato. Têm tecnologia importada, e esse motor é MUITO comum nos Mit vendidos na Europa

Emilio Carlos
29/07/2019, 15:27
Pessoal, uma dúvida. Vejo vocês falarem de aumento de potencia via remap. As pajeros Full 2009 tem 165cv, já as 2010 200cv e ambas usam o mesmo motor 3.2. A mit consegui isso de que forma? Apenas fazendo o "REMAP" das 2009 em diante? Ou conseguiu com alterações físicas no motor? Se for apenas remapeando a ECU, podemos fazer o upgrade de 165 para os 200cv sem medo. Agradeço se alguém puder me explicar como a mit conseguiu esse aumento de potencia.

GWAN TAN
17/07/2021, 21:58
Boa noite
Alguem ja instalou o modulo de aceleraçao SPRINT BOOSTER TURY na Pajero Full 3.2 2008