Ver Versão Completa : Eixo estranho
Angelo T. P.
15/12/2005, 10:02
Fala pessoal!!
De uma semana pra ca venho notando uma coisa estranha na roda do meu Engesa. Notei que ela começou a raspar um pouco no alargador do paralama no lado do motorista na traseira.
Achei que era o alargador, mas olhando bem embaixo do jipe notei que a roda esta uns 2 ou 3 dedos para fora.
Fiquei preocupado achando que estava por perder uma roda :shock: e desmontei ela ontem, mas a campana do freio estava normal, no mesmo lugar de sempre e nao existia nenhum sinal de que o eixo apresentava algum problema mais sério, apenas um vazamento minimo no retentor e mais nada. Era como se tivesse colocado um alargador na roda :?
Alguém sabe me dizer o que pode ser? :pensativo:
Sera que o eixo correu? alguma bucha foi pro saco?
Nao tenho mais ideia do que possa ser!
Amanha to enconstando no meca pra ele tirar o vazamento e descobrir o que pode ser!
Ah! Estou usando pneus 35" e rodas de liga aro 15 da Mangels e sempre usei essa configuração sem raspar em nada.
[]s confusos...
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 TDi SP
Aconteceu algo parecido no meu antigo engesa. As buchas dos braços esfarelaram.
No seu caso você sente diferença na estabilidade do carro, vibração?
Angelo T. P.
15/12/2005, 11:04
Fala Silvio
nao notei nenhuma diferença quanto a isso! Continua normal
Olhei ontem as buchas e nao notei nenhuma diferença, mas eu estava meio com pressa e ja tava ficando escuro, pode ter passado desapercebido alguma coisa!
Valeu pela dica! vou dar uma olhada melhor nisso!
[]s !!
Angelo T. P.
E ae Angelo, blz??
Vc já verificou se o rolamento está com problema, pois no meu Engesa, que era do Silvio, este estava quase quebrando e a roda começou a sair p/ fora do alargador.
Se não tivesse levado ao meca logo, poderia perder a roda :shock: por aí a qualquer momento!!! :lol: :lol:
Tirando a roda e mexendo na campana do freio abria um dedo de vão no conjunto.
Vale a pena verificar com atenção essa possibilidade.
[]s
Celso
Angelo T. P.
15/12/2005, 15:06
Valeu Celso!
Ontem desmontei a roda, mas a campana estava encaixada certo, igual do outro lado, sem folga nenhuma.
Puxei, virei, fiz tudo q poderia ser feito pra ver se ela estava com alguma folga, mas nada grave aparentemente.
Hj vou desmontar com mais calma e ver de novo.
Nao desisto ate achar o problema antes de deixar no meca eheh :parede:
[]s !!
Angelo T. P.
Muito cuidado que pode ser a luva do bengala trazeiro soltando.
Alguns mecânicos que não sabem o que fazem, dão calor pra tirar a luva e voltam com a mesma pro lugar. Como ela fica dilatada, se solta do eixo.
Todo cuidado é pouco, pois você pode perder a roda ao andar, principalmente, em altas velocidades.
Abraço
Angelo T. P.
16/12/2005, 09:38
Dei uma analisada melhor ontem e hoje de manha, e nao tem nenhuma bucha estourada.
Mas percebi que o lado que a roda esta pegando no alargador esta uns 2 dedos mais pra frente do que a do lado contrario.
Como dizia meu pai, acho que esta com o espigão corrido :lol:
Carlos, essa luva soltando pode ocasionar essa diferença no eixo?
[]s
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" TDi 86 - SP
Pode sim!
Te aconselho a tirar o bengala fora e dar uma olhada minuciosa na luva.
Não deixe o mecânico usar a mesma, pois será uma questão de tempo ela soltar-se do eixo.
O correto é fazer uma outra luva num torneiro e prensá-la no bengala.
Abraços
Angelo,
Você disse que usa rodas mangels de liga. Onde conseguiu dessas rodas?
Me indica uma loja em sampa que vende delas?
To montando meu engesão e gostaria de colocar umas rodas de liga, mas com offset -44.
Outro detalhe que esquecí de mencionar: o vazamento pode ter ocorrido por causa do bengala ter se deslocado da luva, perdendo a vedação do retentor.
Verifique Urgente!!!
Abraços
Carlos
Angelo T. P.
16/12/2005, 12:36
Valeu Carlos!!
Hj estou deixando no meca pra ele desmontar e ver tudo! O melhor é nao arriscar mesmo!!
Desculpe a ignorancia, mas o que é a bengala? :pensativo:
Quanto as rodas, qdo comprei o Engesa ele ja veio com elas.
No momento estou trabalhando faz 5 meses fora de SP, e to meio por fora de onde vc possa encontrar, mas com certeza o pessoal tem ideia de algum lugar!
[]s!!
Angelo T. P.
Aqui em minas chamamos de bengala.
É aquele semi-eixo que pega das palnetárias do diferencial até as rodas (onde você parafusa as rodas).
Entendeu?
Eriksom Teixeira Lima
16/12/2005, 13:54
Angelo
Sua descrição foi muito resumida, fica dificil. Você fala que está pior de um lado do que do outro.
"Mas percebi que o lado que a roda esta pegando no alargador esta uns 2 dedos mais pra frente do que a do lado contrario."
Não estava assim antes do lado "bom"?
Se correu o "espigão" como você escreveu, e mais nada, não vaza óleo do diferencial, os semi-eixos estão legais, verifique as buchas da barra panhard se estão inteiras, pois o seu problema PODE ser apenas nelas.
Eriksom
Angelo T. P.
16/12/2005, 15:44
Fala Eriksom!
o vazamento ja tinha faz um tempo ja, bem peqno. Antes mesmo dele ficar raspando.
Esse lado que eu falei que ta pegando, fica 2 dedos a menos que o outro lado quando comparado com a caixa de roda atras do banco do motorista. Mas nao me lebro se o outro lado ja tinha essa distancia antes dele começar a raspar.
As buchas estao normais, nao notei nada de diferente nelas.
Hj o meca vai desmontar e tentar descobrir o que pode ser!
O duro é qnao tenho maqina digital, senao tirava umas fotos e mandava aki pro forum.
[]s!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" TDi 86 SP
haundrich
31/12/2005, 16:32
E aeh Angelo T.P?
Descobriu o que estava acontecendo?
Angelo T. P.
01/01/2006, 21:47
opa!!
Segundo o mecanico era a panhard!
Esqueci ate de falar, um mes atras tombei ele num indoor aqui no interior :oops: ehehh
Acho que a barra entortou ou algo do genero, mas eu nao notei nas primeiras semanas, acho que só depois de pegar buracos etc acho q ela cedeu e deslocou o eixo.
Mas os eixos estao ok! Ele desmontou e deu uma geral e disse que tava tudo ok.
Só ainda nao entendo pq uma roda fica uns 2 dedos + pra fora que a outra :?
Eriksom Teixeira Lima
02/01/2006, 11:00
opa!!
Segundo o mecanico era a panhard!
...
Só ainda nao entendo pq uma roda fica uns 2 dedos + pra fora que a outra :?
Até que eu não chutei muito longe :pensativo: era a panhard :mrgreen:
Quanto ao deslocamento do eixo, a resposta é bem simples. Os braços tensores laterais têm dupla função = manter o eixo posicionado (distância fixa do "chassis") e impedir que ele gire em torno dele mesmo (buchas dos dois lados). A panhard tem a dupla função de "evitar" que o eixo se desloque lateralmente quando em movimento e controlar a "abertura" da suspensão em situações fora-da-estrada. É por causa dela que há um deslocamento lateral/transversal do eixo quando o carro salta. Como o dianteiro é puxado para a esquerda e o traseiro para a direita, não é uma coisa muito inteligente saltar com um Engesa (ou qualquer veículo que use panhard) :parede:
Se a barra "entortar encurtando", ela puxa o eixo na direção do suporte dela no chassis. Se ele "desentortar esticando" ela empurra o eixo para o outro lado. Pela sua descrição (roda traseira empurrada para o lado esquerdo), a panhard traseira deve ter "desentortado esticando" :pensativo:
Eriksom
Angelo T. P.
03/01/2006, 10:04
Fala Erikson!
vc passou perto mesmo!
Mas ele encurtou a barra.
A roda do lado do motorista foi pra frente.
Sobre a roda ficar mais para fora de um lado que do outro, em relação a campana, ela continua igual.
É como se tivesse um pqno espaçador de roda.
Vou tirar umas fotos dele e postar aqui.