Conectar

Ver Versão Completa : Eixo estranho

Angelo T. P.
15/12/2005, 10:02
Fala pessoal!!
De uma semana pra ca venho notando uma coisa estranha na roda do meu Engesa. Notei que ela começou a raspar um pouco no alargador do paralama no lado do motorista na traseira.
Achei que era o alargador, mas olhando bem embaixo do jipe notei que a roda esta uns 2 ou 3 dedos para fora.
Fiquei preocupado achando que estava por perder uma roda :shock: e desmontei ela ontem, mas a campana do freio estava normal, no mesmo lugar de sempre e nao existia nenhum sinal de que o eixo apresentava algum problema mais sério, apenas um vazamento minimo no retentor e mais nada. Era como se tivesse colocado um alargador na roda :?
Alguém sabe me dizer o que pode ser? :pensativo:
Sera que o eixo correu? alguma bucha foi pro saco?
Nao tenho mais ideia do que possa ser!
Amanha to enconstando no meca pra ele tirar o vazamento e descobrir o que pode ser!
Ah! Estou usando pneus 35" e rodas de liga aro 15 da Mangels e sempre usei essa configuração sem raspar em nada.

[]s confusos...
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 TDi SP

SILVIO
15/12/2005, 10:28
Aconteceu algo parecido no meu antigo engesa. As buchas dos braços esfarelaram.
No seu caso você sente diferença na estabilidade do carro, vibração?

Angelo T. P.
15/12/2005, 11:04
Fala Silvio
nao notei nenhuma diferença quanto a isso! Continua normal
Olhei ontem as buchas e nao notei nenhuma diferença, mas eu estava meio com pressa e ja tava ficando escuro, pode ter passado desapercebido alguma coisa!
Valeu pela dica! vou dar uma olhada melhor nisso!

[]s !!
Angelo T. P.

CELSOJ
15/12/2005, 13:33
E ae Angelo, blz??

Vc já verificou se o rolamento está com problema, pois no meu Engesa, que era do Silvio, este estava quase quebrando e a roda começou a sair p/ fora do alargador.
Se não tivesse levado ao meca logo, poderia perder a roda :shock: por aí a qualquer momento!!! :lol: :lol:
Tirando a roda e mexendo na campana do freio abria um dedo de vão no conjunto.
Vale a pena verificar com atenção essa possibilidade.

[]s
Celso

Angelo T. P.
15/12/2005, 15:06
Valeu Celso!
Ontem desmontei a roda, mas a campana estava encaixada certo, igual do outro lado, sem folga nenhuma.
Puxei, virei, fiz tudo q poderia ser feito pra ver se ela estava com alguma folga, mas nada grave aparentemente.
Hj vou desmontar com mais calma e ver de novo.
Nao desisto ate achar o problema antes de deixar no meca eheh :parede:

[]s !!
Angelo T. P.

CAVESO
15/12/2005, 18:16
Muito cuidado que pode ser a luva do bengala trazeiro soltando.
Alguns mecânicos que não sabem o que fazem, dão calor pra tirar a luva e voltam com a mesma pro lugar. Como ela fica dilatada, se solta do eixo.
Todo cuidado é pouco, pois você pode perder a roda ao andar, principalmente, em altas velocidades.

Abraço

Angelo T. P.
16/12/2005, 09:38
Dei uma analisada melhor ontem e hoje de manha, e nao tem nenhuma bucha estourada.
Mas percebi que o lado que a roda esta pegando no alargador esta uns 2 dedos mais pra frente do que a do lado contrario.
Como dizia meu pai, acho que esta com o espigão corrido :lol:
Carlos, essa luva soltando pode ocasionar essa diferença no eixo?

[]s
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" TDi 86 - SP

CAVESO
16/12/2005, 10:24
Pode sim!

Te aconselho a tirar o bengala fora e dar uma olhada minuciosa na luva.

Não deixe o mecânico usar a mesma, pois será uma questão de tempo ela soltar-se do eixo.

O correto é fazer uma outra luva num torneiro e prensá-la no bengala.

Abraços

CAVESO
16/12/2005, 10:29
Angelo,

Você disse que usa rodas mangels de liga. Onde conseguiu dessas rodas?
Me indica uma loja em sampa que vende delas?
To montando meu engesão e gostaria de colocar umas rodas de liga, mas com offset -44.

Outro detalhe que esquecí de mencionar: o vazamento pode ter ocorrido por causa do bengala ter se deslocado da luva, perdendo a vedação do retentor.

Verifique Urgente!!!

Abraços

Carlos

Angelo T. P.
16/12/2005, 12:36
Valeu Carlos!!
Hj estou deixando no meca pra ele desmontar e ver tudo! O melhor é nao arriscar mesmo!!
Desculpe a ignorancia, mas o que é a bengala? :pensativo:
Quanto as rodas, qdo comprei o Engesa ele ja veio com elas.
No momento estou trabalhando faz 5 meses fora de SP, e to meio por fora de onde vc possa encontrar, mas com certeza o pessoal tem ideia de algum lugar!

[]s!!
Angelo T. P.

CAVESO
16/12/2005, 13:16
Aqui em minas chamamos de bengala.
É aquele semi-eixo que pega das palnetárias do diferencial até as rodas (onde você parafusa as rodas).

Entendeu?

Eriksom Teixeira Lima
16/12/2005, 13:54
Angelo

Sua descrição foi muito resumida, fica dificil. Você fala que está pior de um lado do que do outro.

"Mas percebi que o lado que a roda esta pegando no alargador esta uns 2 dedos mais pra frente do que a do lado contrario."

Não estava assim antes do lado "bom"?

Se correu o "espigão" como você escreveu, e mais nada, não vaza óleo do diferencial, os semi-eixos estão legais, verifique as buchas da barra panhard se estão inteiras, pois o seu problema PODE ser apenas nelas.

Eriksom

Angelo T. P.
16/12/2005, 15:44
Fala Eriksom!
o vazamento ja tinha faz um tempo ja, bem peqno. Antes mesmo dele ficar raspando.
Esse lado que eu falei que ta pegando, fica 2 dedos a menos que o outro lado quando comparado com a caixa de roda atras do banco do motorista. Mas nao me lebro se o outro lado ja tinha essa distancia antes dele começar a raspar.
As buchas estao normais, nao notei nada de diferente nelas.
Hj o meca vai desmontar e tentar descobrir o que pode ser!
O duro é qnao tenho maqina digital, senao tirava umas fotos e mandava aki pro forum.

[]s!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" TDi 86 SP

haundrich
31/12/2005, 16:32
E aeh Angelo T.P?

Descobriu o que estava acontecendo?

Angelo T. P.
01/01/2006, 21:47
opa!!
Segundo o mecanico era a panhard!
Esqueci ate de falar, um mes atras tombei ele num indoor aqui no interior :oops: ehehh
Acho que a barra entortou ou algo do genero, mas eu nao notei nas primeiras semanas, acho que só depois de pegar buracos etc acho q ela cedeu e deslocou o eixo.
Mas os eixos estao ok! Ele desmontou e deu uma geral e disse que tava tudo ok.
Só ainda nao entendo pq uma roda fica uns 2 dedos + pra fora que a outra :?

Eriksom Teixeira Lima
02/01/2006, 11:00
opa!!
Segundo o mecanico era a panhard!
...
Só ainda nao entendo pq uma roda fica uns 2 dedos + pra fora que a outra :?

Até que eu não chutei muito longe :pensativo: era a panhard :mrgreen:

Quanto ao deslocamento do eixo, a resposta é bem simples. Os braços tensores laterais têm dupla função = manter o eixo posicionado (distância fixa do "chassis") e impedir que ele gire em torno dele mesmo (buchas dos dois lados). A panhard tem a dupla função de "evitar" que o eixo se desloque lateralmente quando em movimento e controlar a "abertura" da suspensão em situações fora-da-estrada. É por causa dela que há um deslocamento lateral/transversal do eixo quando o carro salta. Como o dianteiro é puxado para a esquerda e o traseiro para a direita, não é uma coisa muito inteligente saltar com um Engesa (ou qualquer veículo que use panhard) :parede:

Se a barra "entortar encurtando", ela puxa o eixo na direção do suporte dela no chassis. Se ele "desentortar esticando" ela empurra o eixo para o outro lado. Pela sua descrição (roda traseira empurrada para o lado esquerdo), a panhard traseira deve ter "desentortado esticando" :pensativo:

Eriksom

Angelo T. P.
03/01/2006, 10:04
Fala Erikson!

vc passou perto mesmo!
Mas ele encurtou a barra.
A roda do lado do motorista foi pra frente.
Sobre a roda ficar mais para fora de um lado que do outro, em relação a campana, ela continua igual.
É como se tivesse um pqno espaçador de roda.
Vou tirar umas fotos dele e postar aqui.