Ver Versão Completa : Suzuki Sidekick 93/94 - Dicas para mais Potência pro Motor
Bruno Fiorese
24/04/2014, 13:12
Boa tarde a todos!!!
Bom, já li vários tópicos que abordam este tema aqui no fórum, mas a grande maioria de um certo tempo atrás. Então, se for do agrado de todos gostaria de atualizar esta discussão para os tempos atuais. Recentemente reconfigurei minha viatura e agora ela está com pneus 255 75 R15 VJ900, além do Body Lift de 2" e Lift de suspensão de 2". Também retirei o abafador original, alonguei o escape até o parachoque traseiro e instalei um kadron esportivo. O jipe ainda possui X Crawler 3.2 e bloqueios traseiro e dianteiro.
Enfim, o jipe está extremamente valente na trilha, mas deixa muito a desejar na estrada. O que gostaria de levantar aqui são dicas para melhorar o desempenho do motor 1.6 16V (G16B SOHC) considerando o que há de mais novo no mercado e também levando em consideração o melhor custo/benefício.
O que os companheiros suzukeiros tem pra falar???
Aí vão umas fotos do jipe:
460334460335460336460337
Rubens Linhalis
24/04/2014, 14:07
Caramba.. como ta bonito seu carro ! Parabens !
Seu motor esta 100% ? Pois vai exigir mais do motor para tirar uns cavalos a mais.. Se ele estiver mais ou menos.. aguenta um tempo assim e troca por outro. Um AP 2.0 ou GM 2.2 ou 2.4 ou ate mesmo o da Tracker.
Uma possibilidade é colocar um turbo. Na trilha o turbo quase nao vai fazer diferença, pois só vai trabalhar em rotacao alta. Na estrada ele vai ajudar, pois o motor trabalha com maior RPM.. entao ajuda na estrada e nao te atrapalha na trilha. Já vi alguns Vitara turbo aqui no forum..
Sei lá.. vamos ver o que a galera fala!
Bruno Fiorese
24/04/2014, 14:55
Obrigado, Rubens!
O meu motor está muito bom, sim. Fiz toda a manutenção preventiva quando o comprei há 6 meses atrás, inclusive troca da junta do cabeçote. Está seco e funcionando sem muitas trepidações, apenas as da idade do veículo mesmo. Gostei da ideia do turbo, você poderia detalhar mais? E o consumo, como fica?
Já ajudou demais, valeu!
dojao campeao
24/04/2014, 15:31
Sacode um injeção full tech c escape dimensionado, q n vai mexer n gastar muito e dará um up-grade legal!
Rubens Linhalis
24/04/2014, 17:23
Eu nao entendo nada de turbo.. nunca tive carro turbo.
Da uma lida :
Turbo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/106592-vitara-turbo-otima-opcao.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/123574-kit-turbo-para-vitara.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/24599-turbo-no-vitara-alguem-apoia-essa-ideia.html
Full tech:
Tenta contato com o dono
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/127430-vendo-suzuki-vitara-com-fueltech.html
diegotmc
24/04/2014, 19:44
Bruno, tem possibilidade de vc usar um outro jogo de rodas com pneus mais próximos dos originais pra rodar na estrada?
Acho que mexer nesses motores G16 vai ser muita grana pra pouco rendimento. Eu pensaria em partir logo pra um swap pra AP 2.0
Outra coisa.. a X-crawler também reduz em 4x2 high, não? Aí complica tudo...
Curiosidade minha: qual bloqueio vc está usando? Logo pretendo colocar um no meu...
Bruno Fiorese
24/04/2014, 23:45
É, pessoal!
A ideia do Turbo é interessante sim, mas creio que no momento pra mim não é tão viável. De qualquer maneira, vou continuar pesquisando e as dicas que deram já me deram um bom suporte. Obrigado!
Diego, utilizo o Lockright, conforme este link: Lockright PT1532 - Vitara/Sidekick Traseiro com planetárias - Bloqueio / Eixo - Vitara / Sidekick. (http://www.sobperformance.com.br/index.php/vitara/bloqueio-eixo/lockright-pt1532-vitara-sidekick-traseiro-com-planetarias.html)
Na verdade, já estavam instalados no carro quando comprei e sempre responderam muito bem quando necessitei, viu. Vale a pena! O preço é bom perto de outros concorrentes do mercado.
Abraços!
Rainer 89
24/04/2014, 23:59
Bruno,
Da para começar a deixar o motor um pouco mais esperto sem gastar uma fortuna. Com filtro de ar esportivo, de preferência K&N que cabe na caixa do filtro original, e coletor de escape dimencionado. Já da para ganhar uns poucos cavalinhos e um torque disponível em rotações mais baixas. Com um pouco mais de investimento um coletor de adimição e um módulo tipo Fueltec já da para ganhar bastante potencia extra sem grandes modificações na mecânica do veiculo e mantendo um consumo de combustível aceitável.
Att,
tjflorindo
25/04/2014, 00:42
Que Vitara bonito! Bruno, babei no seu carro!
Sobre a questão de aumentar a potência, já me bati muito nisso pra tentar melhorar a velocidade de cruzeiro na estrada.....turbinar, acredito que não compensa pelo custo x benefício. Montar um turbocompressor (igual dos fiestas)seria mais interessante, mas o trabalho pra acertar, riscos e custos, achei que não compensava também. O que consegui melhorar foi usar dois jogos de pneus, pra andar uso um 255x75 para asfalto (mais leve que os BF at) e agora no começo do ano instalei um filtro de ar da K&N. Achei que melhorou o desempenho em retomada, aceleração, final não percebi diferença.
Sobre a X-crawler, a do vitara em High não reduz.
Curiosidade, que bloqueio vc usa na dianteira?? Isso me interessa....rsrs
abraços
Bruno Fiorese
25/04/2014, 09:49
Rainer e Tjflorindo, realmente percebi que turbinar ou adaptar o Supercharger do Fiesta (por exemplo) são modificações muito caras e o custo/benefício a longo prazo acredito não compensar. Já o filtro de ar esportivo K&N e um coletor dimensionado são opções bem mais interessantes finaceiramente e até em eficiência para o jipe, né. Vou fazer o pedido do filtro ainda hoje, obrigado pela ajuda de vocês, viu!
A ideia de ter um outro jogo de pneus é o ideal mesmo, hein, tjflorindo. Vamos ver se sobra uma grana pra ter essa opção em casa. Sobre o bloqueio dianteiro, já comprei o jipe com esse acessório, só não sei te dizer se é um Kaiser ou o próprio LockRight. Mas já que você usa o Dif-Lok, não acha que dá pra adaptá-lo na dianteira também?
Aos poucos a gente vai melhorando as viaturas, né?! Inclusive, estou em busca de um guincho como o seu, Ramsey 8500 ou 9000, pode ser Winch ou outra marca também. Se souber de algo...estamos aí!
Abraços!
tjflorindo
25/04/2014, 12:00
Eu uso o Dif-loq na traseira, no começo é estranho, mas hoje ando na cidade sem problema algum. Eu lembro que quando comprei, o diflok ou lock right é indicado apenas para a traseira,o kaiser dá pra instalar na dianteira....mas é carinho.....rsrs
Na verdade, tenho um certo receio de bloquear a dianteira com os pneus agressivos quase 33", mesmo com a carcaça do samurai acho que dá m.....o correto era adaptar o eixo do samuka rígido na frente....acabava o problema das homocinéticas e poderia bloquear á vontade.....iria fazer isso agora no começo do ano, adaptar eixos da hilux ou samuka, mas depois que entrei no mestrado acabaram as poucas horas que sobravam pra mim brincar com ele, ultimamente só uso pra ir no shoppis...rsrs....
Do guincho, eu gosto do ramsey por que já fiz ele trabalhar até embaixo d´agua sem reclamar, mas eu acho o 8500 fraco as vezes, resolví com uma patesca.....vira um 17000....muito forte, tanto que no começo do ano arranquei uma roda! ahahaha
Abraços,
Rainer e Tjflorindo, realmente percebi que turbinar ou adaptar o Supercharger do Fiesta (por exemplo) são modificações muito caras e o custo/benefício a longo prazo acredito não compensar. Já o filtro de ar esportivo K&N e um coletor dimensionado são opções bem mais interessantes finaceiramente e até em eficiência para o jipe, né. Vou fazer o pedido do filtro ainda hoje, obrigado pela ajuda de vocês, viu!
A ideia de ter um outro jogo de pneus é o ideal mesmo, hein, tjflorindo. Vamos ver se sobra uma grana pra ter essa opção em casa. Sobre o bloqueio dianteiro, já comprei o jipe com esse acessório, só não sei te dizer se é um Kaiser ou o próprio LockRight. Mas já que você usa o Dif-Lok, não acha que dá pra adaptá-lo na dianteira também?
Aos poucos a gente vai melhorando as viaturas, né?! Inclusive, estou em busca de um guincho como o seu, Ramsey 8500 ou 9000, pode ser Winch ou outra marca também. Se souber de algo...estamos aí!
Abraços!
tjflorindo
25/04/2014, 12:01
Guincho que acho Top e não muito caro são os Work´s...tenho vários colegas que tem aqui só que grande, de 12, 14 mil libras pra cima.....puxa que é uma blz!!!
diegotmc
25/04/2014, 15:03
Obrigado pelas informações sobre bloqueio e x-crawler.
Se quiserem uma opção mais barata de filtro, eu uso esse: InFlow (http://www.filtrosinflow.com.br/)
460484
O do Vitara é o esquerdo, o da direita comprei pro meu "new" Fiesta.
Não sei se eles tem o de G16B, mas eles produzem sob medida.
Bruno Fiorese
26/04/2014, 10:39
Putz, Diego, bem massa essa empresa, hein.
Pena que encomendei um filtro K&N pra mim ontem mesmo.
Mesmo assim obrigado pela dica!
Abraços!
Rainer 89
26/04/2014, 17:15
Obrigado pelas informações sobre bloqueio e x-crawler.
Se quiserem uma opção mais barata de filtro, eu uso esse: InFlow (http://www.filtrosinflow.com.br/)
460484
O do Vitara é o esquerdo, o da direita comprei pro meu "new" Fiesta.
Não sei se eles tem o de G16B, mas eles produzem sob medida.
O preço é bem convidativo mas infelizmente só tem para o Vitara 8v...
Será que sobre encomenda eles fazem para o 16v.
Bruno depois poste as impressões do viltro K&N.
Att,
tjflorindo
26/04/2014, 18:40
Uma coisa interessante dos filtros esportivos, o da K&N que eu montei é lavável e se não necessita a troca....se não me engano no manual ( ta no carro) fala de 50 ou 100 mil km.
diegotmc
27/04/2014, 08:04
O InFlow também é lavável.
Se interessarem, mandem um email pra eles e perguntem se eles fazem sob medida pro 16B. Acho que é só passar as medidas.
Bruno Fiorese
27/04/2014, 15:49
É, pessoal eles tem as mesmas características.
Já que comprei o K&N, vou testá-lo. Qualquer coisa tem o Inflow pra testar também e vender o K&N seria fácil, acredito.
Abraços!
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