Ver Versão Completa : Viagem de Sampa ao Uruguai
Caros amigos, estou pretendendo fazer uma viagem em Junho para o Uruguai e gostaria de algumas dicas para o meu roteiro.
Estarei indo em 2 viaturas, uma Pajero Full Diesel do meu sogro e eu Também com a minha Pajero Full Diesel ou a Disco 3 diesel.
estarei levando meu filho de 3 anos que adora uma viagem...mas mesmo assim devo evitar trechos muito longos.
Meu plano é de dispor de 15 dias,
roteiro inicial:
Dia 1
Sp a Joinville
Dia2
Joinville a Gramado
Dia 3
Gramado
Dia 4
Gramado a Rio Grande-RS
Dia 5
Rio Grande a Montevidéo
Dias 6,7 e 8
Montevidéo
Dia 9
Colonia Del Sacramento
Dia 10
Colonia a Santana do Livramento
Dia 11
Santana do Livramento a Gramado
Dia 12
Gramado a Cambará do Sul
Dia 13
Cambará a Urubici
Dia 14
Urubici a Curitiba
Dia 15
Curitiba / Serra da Graciosa/ morretes/ Sp
Algumas dúvidas...
Aonde tem bons Free-shop perto deste meu roteiro ? Perto de Rio Grande/ Chuí? Ou próximo a Santana do Livramento?
é possível passar e conhecer a reserva do Taim ou é proibida a passagem?
vi algumas fotos postadas neste fórum da reserva, mas não sei se foram feitas da rodovia ou de dentro da reserva.
Agradeço ao amigos que puderem colaborar.
Mauricio
Ola amigo. Tem free shooping no Chuy e em Rivera (Livramento). Sobre a reserva a rodovia br471 passa por dentro, mas não da acesso. P entrar na reserva precisa agendar ONG NEMA, 53 3236-24. A estação ecológica contato 53 3503-3151. Acredito que p andar la so a pé. Tem a capilha q é uma praia na lagoa, não conheço mas dizem q é bem legal. Nessa região nao tem estrutura de hoteis etc, teria q acampar ou ficar em Rio Grande, não é longe (acho q uns 50Km). Cuidado com as cobras dizem q tem mtas p la, entao se se forem acampar...
Boa viagem. Gosto mto do Uruguai.
Ola amigo. Tem free shooping no Chuy e em Rivera (Livramento). Sobre a reserva a rodovia br471 passa por dentro, mas não da acesso. P entrar na reserva precisa agendar ONG NEMA, 53 3236-24 (tel:53 3236-24). A estação ecológica contato 53 3503-3151 (tel:3503-3151). Acredito que p andar la so a pé. Tem a capilha q é uma praia na lagoa, não conheço mas dizem q é bem legal. Nessa região nao tem estrutura de hoteis etc, teria q acampar ou ficar em Rio Grande, não é longe (acho q uns 50Km). Cuidado com as cobras dizem q tem mtas p la, entao se se forem acampar...
Boa viagem. Gosto mto do Uruguai.
Valeu !
Deixa ver se entendi...vc pode cruzar a reserva pela rodovia mas não pode adentrar na mesma? Ouvi dizer que existem cercas/grades acompanhando a rodovia. É isso?
Amostardeiro
24/04/2014, 13:28
Valeu !
Deixa ver se entendi...vc pode cruzar a reserva pela rodovia mas não pode adentrar na mesma? Ouvi dizer que existem cercas/grades acompanhando a rodovia. É isso?
Mausja
Por incrível que pareça é isso a BR 471 passa por dentro da reserva, todos os dias várias capivaras são mortas pelos veículos que usam a estrada, mas visitar não pode!!! Vai entender as normas do Ibama.
Quanto as free shops, elas existem em todas as cidades uruguaias da fronteira, mas Rivera( Santana do Livramento ) é a mais bem estruturada para o turismo, vou umas tres vezes por ano para o Uruguai com a família, quase sempre pelo Chui/ Chuy.
Abs
Caro Amostardeiro, obrigado pela resposta.
algumas questões para vc que é um expert em Uruguai ( vale também para outros foristas que já conhecem bem a região)
Algum lugar/dica para visitar no Uruguai menos óbvio (fora Montevideo e Colônia) ?
Sendo da forma que é (fechada para turistas) vale a pena passar pela reserva do Taim ou seria melhor ir de Gramado direto até o Chuí?
Faço o seguro (carta Verde) no Chuí? Vc tem alguma dica?
Como é entrada de mercadorias compradas no exterior via automóvel? Muito chata?
O que vc achou do roteiro? Sugere alguma modificação?
Abs!
Mauricio
Mausja, vou aproveitar para responder!
Mais fácil fazer com o banco! Nao sei exetamente porque, mas sempre escuto que recomendao fazer no banco, dizem qua da pra fazer online!
As vezes a receita federal encomoda, ainda mais em Santana do Livramento, por Rivera ter mais FreeShops, os piores dias sao os domingos! O limite é 300 dólares por pessoa, depois tem os limites de litros de bebidas...
Abraço!
Eduardo Schaefer
24/04/2014, 18:20
Complementando, para ir de Rio Grande até o Chui(y) tu passas pelo Taim (15 km com pardal de 50 km/h na entrada e saida), não tem outra saida a não ser indo pela praia (se estiver vento nordeste fica melhor que asfalto, 200 km de praia e vale a pena). Entrando pelo Chui, vale a pena dar uma olhada no Forte de Santa Teresa (30 km, mesma estrada para Montevideo), Punta del Diablo (+ 5 km), La Pedrera também é muito bacana,
Amostardeiro
24/04/2014, 19:11
Caro Amostardeiro, obrigado pela resposta.
algumas questões para vc que é um expert em Uruguai ( vale também para outros foristas que já conhecem bem a região)
Algum lugar/dica para visitar no Uruguai menos óbvio (fora Montevideo e Colônia) ?
Sendo da forma que é (fechada para turistas) vale a pena passar pela reserva do Taim ou seria melhor ir de Gramado direto até o Chuí?
O que vc achou do roteiro? Sugere alguma modificação?
Abs!
Mauricio
Mauricio
Vamos por partes:
1)Colonia é demais, um lugar que vale sempre a visita, tens a opção de visitar os vários balneários da costa leste, gosto muito de Punta del Diablo e La Pedrera, anota as dicas do Eduardo Schaefer ele mora quase no Uruguai.
2)Eu nunca visitei a reserva, mas como a estrada passa por dentro dela várias vezes já parei para fotografar ou observar os bichos.
3)Melhor fazer a carta verde com a tua corretora ou no banco, no Chui dá para fazer no Banrisul ou na Associação Comercial.
4)A cota é U$ 300 por pessoa, se passar podes arriscar ou pagar o imposto sobre o valor excedente, antes de te revisarem o carro, se flagrarem as mercadorias são apreendidas.
O roteiro esta bom, meio corrido, mas bom.
Abs e boa viagem.
É possível fazer a carta verde em seguradoras tb. Eu fazia em Pelotas. Tb recomendo Punta del Diablo. Apesar que ja deve estar frio, é mto bonito p la. Boa viagem. Dps poste os relatos.
Complementando, para ir de Rio Grande até o Chui(y) tu passas pelo Taim (15 km com pardal de 50 km/h na entrada e saida), não tem outra saida a não ser indo pela praia (se estiver vento nordeste fica melhor que asfalto, 200 km de praia e vale a pena). Entrando pelo Chui, vale a pena dar uma olhada no Forte de Santa Teresa (30 km, mesma estrada para Montevideo), Punta del Diablo (+ 5 km), La Pedrera também é muito bacana,
Eduardo, obrigado pelas dicas!
Então o trecho percorrido dentro da reserva é de 15km? É possível ir pela praia com a viatura? 200 km de praia? Aonde devo acessar a praia, e existem pontos de saída da mesma durante o trajeto?
Abs!
Mauricio
Amostardeiro, valeu!
Realmente sei que vai ficar um pouco corrido...mas tenho que atender meus pacientes senão não terei din-din para as próximas viagens.
Abs!
Obrigado sgrul1, pretendo tirar muitas fotos e ir postando...
abs!
Mausja, vou aproveitar para responder!
Mais fácil fazer com o banco! Nao sei exetamente porque, mas sempre escuto que recomendao fazer no banco, dizem qua da pra fazer online!
As vezes a receita federal encomoda, ainda mais em Santana do Livramento, por Rivera ter mais FreeShops, os piores dias sao os domingos! O limite é 300 dólares por pessoa, depois tem os limites de litros de bebidas...
Abraço!
Valeu Leonardo!
vou me programar para não cruzar as fronteiras no domingo.
abs!
Eduardo Schaefer
25/04/2014, 09:58
Eduardo, obrigado pelas dicas!
Então o trecho percorrido dentro da reserva é de 15km? É possível ir pela praia com a viatura? 200 km de praia? Aonde devo acessar a praia, e existem pontos de saída da mesma durante o trajeto?
Abs!
Mauricio
Fala Mauricio, isso mesmo, nesses 15 km se vê muita capivara e alguns jacarés. 200 km de praia deserta, 2 faróis (Albardão e Sarita) e um farolete (Verga), saindo do Cassino em direção sul chega no Hermenegildo e depois (13 km) Barra do Chui (divisa Brasil -Uruguay), o unico porém é que não tem saida da praia para o asfalto, como falei, se estiver vento nordeste a praia fica baixa e uma beleza, agora se estiver vento sul, nem pensar.Qualquer duvida, mais perto da tua saida para cá me avisa. Abraço
paulosergio
25/04/2014, 10:05
Caramba, se fosse em julho eu trocaria minha expedicao para o pantanal e me convidaria para ir com voces rsrsrsrsrsrs. Mas vou acompanhando por aqui.
Fala Mauricio, isso mesmo, nesses 15 km se vê muita capivara e alguns jacarés. 200 km de praia deserta, 2 faróis (Albardão e Sarita) e um farolete (Verga), saindo do Cassino em direção sul chega no Hermenegildo e depois (13 km) Barra do Chui (divisa Brasil -Uruguay), o unico porém é que não tem saida da praia para o asfalto, como falei, se estiver vento nordeste a praia fica baixa e uma beleza, agora se estiver vento sul, nem pensar.Qualquer duvida, mais perto da tua saida para cá me avisa. Abraço
Eu ja fui por la, mas nem tinha idéia sobre a maré. Dei sorte. Mas foi uma viagem mto legal. Apesar q levei o dia inteiro do Cassino ao Chui hehe.
Eduardo, mais uma vez, obrigado pelas dicas...qdo estiver mais perto da saída te aviso. Abs!
Caramba, se fosse em julho eu trocaria minha expedicao para o pantanal e me convidaria para ir com voces rsrsrsrsrsrs. Mas vou acompanhando por aqui.
Que pena mesmo...mas decidi viajar antes da alta temporada pois fica mais fácil viajar da maneira que eu aprecio, isso é, sem reservar hoteis e nem ter datas fixas e rígidas em cada lugar, assim se decidir fico mais ou menos em cada lugar. Procuro fazer um roteiro básico e obter informações sobre alguns hoteis nas diversas cidades, mas acabo decidindo mesmo na hora, privilegiando a boa localização / limpeza e preço em detrimento ao luxo. Pois na verdade o objetivo é ficar o menor tempo possível nos hoteis e o máximo que puder...rodando e conhecendo os lugares e pessoas.
Vamos trocando figurinhas... pois pretendo descer pelo litoral gaúcho até Colonia del Sacramento em JAN 2015, curtindo bastante o litoral uruguaio.
Abs,
Baré
Maurício,
disse que seu filho de 3 anos irá. Iremos ao Uruguai no mesmo período e pensei em fazê-lo de carro. Acha que isso seria problema para o nosso caso, visto que temos um filho de 1 ano?
Maurício,
disse que seu filho de 3 anos irá. Iremos ao Uruguai no mesmo período e pensei em fazê-lo de carro. Acha que isso seria problema para o nosso caso, visto que temos um filho de 1 ano?
Não acho nenhum problema...fiz as serras Catarinenses e Gaúchas no ano passado quando o meu filho tinha 2 anos, e foi ótimo. É claro que o roteiro deve ser voltado para evitar grandes deslocamentos (mais de 7 horas) e seria bom planejar algumas paradas estratégicas. Para este ano o que vou fazer é colocar uma tela de DVD na Discovery no banco traseiro para distrair a fera...foi um ótimo investimento no ano passado que fiz para a Pajero quando viajei p o sul.
Não acho nenhum problema...fiz as serras Catarinenses e Gaúchas no ano passado quando o meu filho tinha 2 anos, e foi ótimo. É claro que o roteiro deve ser voltado para evitar grandes deslocamentos (mais de 7 horas) e seria bom planejar algumas paradas estratégicas. Para este ano o que vou fazer é colocar uma tela de DVD na Discovery no banco traseiro para distrair a fera...foi um ótimo investimento no ano passado que fiz para a Pajero quando viajei p o sul.
Fiquei com muita vontade de encarar a empreitada, um amigo inclusive fará o percurso em julho e me incentivou bastante. Entretanto, a "terceira passageira" colocou um bocado de empecilhos e não será desta vez que irei à expedição (os voos estão marcados) :(. Conto com os seus relatos para fazê-la digitalmente... :pipoca:
Talvez nos esbarramos por lá, de qualquer forma!
Boa viajem!
Fiquei com muita vontade de encarar a empreitada, um amigo inclusive fará o percurso em julho e me incentivou bastante. Entretanto, a "terceira passageira" colocou um bocado de empecilhos e não será desta vez que irei à expedição (os voos estão marcados) :(. Conto com os seus relatos para fazê-la digitalmente... :pipoca:
Talvez nos esbarramos por lá, de qualquer forma!
Boa viajem!
Entendo...que pena! Sei como é...
Pretendo fazer a Patagônia no final de ano e já estou convencendo a minha "terceira passageira" rs rs rs .
vou postando aqui o relatos para os amigos, pois já fiz muitas "viagens" lendo os relatos dos colegas do fórum.
Quem sabe se estivermos nos mesmos lugares não combinamos tomar um " vino " por lá.
abs!
ecoperegrino
10/05/2014, 20:22
Acho uma puxada muito forte o deslocamento em um dia de Rio Grande a Montevideo. Ainda mais que pretende parar no free-shop do Chui.
Ainda que Colonia seja perto, de Montevideo, você terá quase nada de tempo para apreciar Colonia.
Acho uma puxada muito forte o deslocamento em um dia de Rio Grande a Montevideo. Ainda mais que pretende parar no free-shop do Chui.
Ainda que Colonia seja perto, de Montevideo, você terá quase nada de tempo para apreciar Colonia.
Na verdade estou planejando não ter um cronograma rígido, pois pretendo ver e sentir o lugar para saber quanto tempo vou ficar. Estou pretendendo passar a fronteira no Chuí logo de manhã, para ir aos free-shop da região, mas sei que também passarei por Rivera/Santana do Livramento no retorno...então é possível que eu não perca tanto tempo no Chuí.
pretendo ir a Colônia, saindo de Montevideu logo de manhã e pernoitar na cidade. Espero que um dia e uma noite sejam suficientes, mas se não for eu fico mais um dia.
obrigado pelas sugestões!
Abs!
ecoperegrino
17/05/2014, 21:18
O free-shop de Rivera é mais diversificado que o Chui.
Maurício e demais usuários:
e quanto aos mapas para Uruguai e Argentina, para GPS Garmin, têm dica de onde os consigo atualizados?
Só para constar, uso um 60CSX.
Amostardeiro
20/05/2014, 15:41
Maurício e demais usuários:
e quanto aos mapas para Uruguai e Argentina, para GPS Garmin, têm dica de onde os consigo atualizados?
Só para constar, uso um 60CSX.
Entra no Inicio | Proyecto Mapear (http://www.proyectomapear.com.ar), tens que te inscrever no site, então é só baixar os mapas, são muito bons e completos, são os que tenho usado em viagem, há também os POIs, como radares, pedágios, policia, etc no site, os mapas cobrem Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile e Bolivia, por último não dá para fazer a rota direta do Brasil para lá no GPS, tens que fazer em etapas, ie, até a fronteira e depois no outro país.
Abs
O free-shop de Rivera é mais diversificado que o Chui.
Obrigado pela dica, de qualquer forma vou passar pelas duas cidades...então a minha missão será convencer a patroa a maneirar no Chuí pois em Rivera dará p ela exercitar melhor a mão direita (com o VISA) kkkkk!
Aos colegas que costumam ir ao Uruguai, gostaria de saber o que vale a pena trazer? Roupas? Perfumes? Eletronicos ? Acessorios para a viatura? Aguma loja ou dica ? Desculpem a ignorância...mas na verdade não tenho nem idéia dos preços praticados no Uruguai.
Amostardeiro
22/05/2014, 11:15
Aos colegas que costumam ir ao Uruguai, gostaria de saber o que vale a pena trazer? Roupas? Perfumes? Eletronicos ? Acessorios para a viatura? Aguma loja ou dica ? Desculpem a ignorância...mas na verdade não tenho nem idéia dos preços praticados no Uruguai.
Mausja
Costumo fazer compras nas free shops da fronteira, até por estar a 145 km de Rio Branco; bem o Chuy, Rio Branco e Rivera são as cidades mais bem servidas de lojas, eu sempre compro bebidas: vinhos e whisky, mas há vários produtos que valem a pena como calçados, roupas, artigos para decoração e de bazar, perfumes, minha esposa compra muitos produtos de beleza; não costumo comprar eletrônicos, mas há alguns muito baratos, quanto a acessórios para as vtrs são na maioria chineses, há também muitas coisas para camping.
Bom deixa para comprar na volta assim não precisa carregar um monte de tralhas sem necessidade.
Abraço e boa viagem.
Mausja
Costumo fazer compras nas free shops da fronteira, até por estar a 145 km de Rio Branco; bem o Chuy, Rio Branco e Rivera são as cidades mais bem servidas de lojas, eu sempre compro bebidas: vinhos e whisky, mas há vários produtos que valem a pena como calçados, roupas, artigos para decoração e de bazar, perfumes, minha esposa compra muitos produtos de beleza; não costumo comprar eletrônicos, mas há alguns muito baratos, quanto a acessórios para as vtrs são na maioria chineses, há também muitas coisas para camping.
Bom deixa para comprar na volta assim não precisa carregar um monte de tralhas sem necessidade.
Abraço e boa viagem.
Caro Amostadeiro, mais uma vez, obrigado! O que vc aconselha...como estou pensando em vir pelo litoral, devo fazer a primeira parada em Blumenal ( ou se for possível em Floripa) e o segunda? Como estou planejando passar por Gramado na volta, não sei se na ida vale a pena continuar direto pelo litoral até o Chuí, passando pela reserva do Taim e desta forma pernoitando em alguma cidade litorânea no meio do caminho entre Blumenal/Floripa e o Chuí. Torres? Ou alguma outra que tenha boa rede hoteleira...qual?
o caminho pelo litoral é mais longo e demorado?
tem uma balsa em Torres? É complicada?
caso resolva desviar do litoral, qual seria a melhor opção? Pois estou querendo evitar POA devido à Copa e por ser uma cidade grande.
Desculpe as dúvidas...mas é melhor perguntar antes para quem conhece bem a região do que se lamentar depois...
Amostardeiro
27/05/2014, 11:12
Caro Amostadeiro, mais uma vez, obrigado! O que vc aconselha...como estou pensando em vir pelo litoral, devo fazer a primeira parada em Blumenal ( ou se for possível em Floripa) e o segunda? Como estou planejando passar por Gramado na volta, não sei se na ida vale a pena continuar direto pelo litoral até o Chuí, passando pela reserva do Taim e desta forma pernoitando em alguma cidade litorânea no meio do caminho entre Blumenal/Floripa e o Chuí. Torres? Ou alguma outra que tenha boa rede hoteleira...qual?
o caminho pelo litoral é mais longo e demorado?
tem uma balsa em Torres? É complicada?
caso resolva desviar do litoral, qual seria a melhor opção? Pois estou querendo evitar POA devido à Copa e por ser uma cidade grande.
Desculpe as dúvidas...mas é melhor perguntar antes para quem conhece bem a região do que se lamentar depois...
Mausja
Faz muito tempo que não passo de Floripa por terra, acho que vale a pena vir pelo litoral/BR 101, não há balsa em Torres, a única balsa do trajeto é entre São José do Norte e Rio Grande, mas podes evitar de passar por lá; indo por Porto Alegre não é necessario entrar na cidade, a estrada passa por fora.
Quanto a rede hoteleira podes optar por parar em Torres, bem servida de tudo, a partir de daí há a opção de seguir pela "Estrada do Mar" que tem pista simples, mas é tranquila, já que é proibido o trafico de caminhões, só cuidado com os vários radares, pessoalmente prefiro seguir pela BR101.
Depois de Porto Alegre, há várias cidades com bons hotéis, inclusive no Chui,BR/Chuy,ROU, existem boas opções.
Abs
Então Torres será minha parada.
Li que até Julho de 2014 existe um desconto de 18,5% para os turista que utilizarem cartões de crédito na hora de pagar as contas em restaurantes e em alguns comércios...confere? Pelo jeito vale a pena usar os cartões ao invés de levar dolares...tbém li que a cotação para o Real é justa, assim ao invés de pagar 2 comissões para as casa de câmbio para levar dolares ( 1 aqui no Brasil p/ a compra dos dolares e a outra no Uruguai para trocar estes por pesos) devo levar os "reales".
"Vale a pena fazer gastos com cartão de crédito no Uruguai?
Em restaurantes, supervale! Até 31 de julho de 2014 os gastos em restaurante com cartão de crédito emitido fora do Uruguai ganham um desconto, na hora, de 18,5%, equivalente ao IVA — o ICMS uruguaio, que é de 20% — excluídas as despesas administrativas. Esse desconto compensa, de longe, os 6,38% do IOF brasileiro, e ainda permite que você acumule milhas.
E nos outros gastos? Teoricamente, pagando com cartão de crédito você desembolsa 6,38% a mais por causa do IOF. Note, porém, que ao trocar dinheiro na casa de câmbio, você consegue uma cotação inferior à taxa de câmbio do cartão de crédito, o que diminui a diferença entre as duas modalidades. Na minha última viagem, fiz as contas e percebi que meus gastos com cartão me saíram apenas 2,3% mais caro do que com os pesos que comprei com reais na casa de câmbio. No meu caso, como uso milhas, foi vantagem usar cartão sempre."
Amostardeiro
30/05/2014, 11:46
Mausja
É isso mesmo, não sei até quando, mas pagando com cartão há o desconto que falaste; não precisa levar U$ para o Uruguai, se fores esticar até a Argentina é bom levar dólares.
Abs
Caro Amostardeiro, já iniciei minha Trip no sábado dia 07/06 e acabei fazendo umas mudanças no roteiro, passei a noite em Blumenau e depois fui para Bento Gonçalves aonde ainda estou :drunk:. Muuuito legal aqui, já comecei a rota do vinho nesta viagem hehehe! Amanhã vou para Santana do Livramento /Rivera aonde ficarei hospedado no lado Brasileiro, aí me surgiu uma dúvida...eu posso entrar com o carro no lado Uruguaio (alguns poucos quarteirões do hotel), passar nos free shop e retornar ao Hotel sem informar a Receita brasileira ou aduana Uruguaia e depois no outro dia quando for efetivamente seguir viagem para Montevidéu passar pela aduana? Pois pelo que entendi não existe uma fronteira física nesta região, e se eu der entrada no Uruguai amanhã terei que informar a minha saída do país também amanhã, posto que vou dormir em Santana do Livramento?
Abs!
Mauricio
Amostardeiro
09/06/2014, 21:23
Mausja
Pode sim, nas últimas vezes que para Rivera me hospedei no Uruguai, deixo a vtr na garagem do hotel e faço todas as compras a pé, a aduana uruguaia fica na saída da cidade, só não esquece de dar a entrada no país, quanto a saída do Brasil nem esquenta, não há necessidade a não ser que precises declarar algum bem importado, eu nunca fiz nenhuma declaração.
Abs
Mausja
Pode sim, nas últimas vezes que para Rivera me hospedei no Uruguai, deixo a vtr na garagem do hotel e faço todas as compras a pé, a aduana uruguaia fica na saída da cidade, só não esquece de dar a entrada no país, quanto a saída do Brasil nem esquenta, não há necessidade a não ser que precises declarar algum bem importado, eu nunca fiz nenhuma declaração.
Abs
Então assim que chegar amanhã em Santana do Livramento irei até a aduana Uruguaia ( vc sabe aonde fica?) em Rivera p/ dar entrada no país, depois das compras volto ao hotel para dormir e no outro dia sigo viagem p Montevideu.
obrigado pelas informações!