PDA

Ver Versão Completa : Problemas no câmbio da Pajero Dakar 2013 HPE

PY5KJ
23/04/2014, 06:11
Prezados.

A Pajero está apresentando problemas no câmbio em situações de subidas íngremes ou longas, as quais exigem transferência de muita força. O sintoma é que ela aciona a 2a marcha e não sai mais (modo de segurança), mesmo estando em 3a ou 4a, e também em 4x2 ou 4x4. Isso é independente de estar ou não com reboque. Qualquer serra íngreme com curvas, situações que exige transferência de força, o problema tem ocorrido.

Em conversa com a Mit, alegaram que é decorrente de uma proteção do câmbio quando a temperatura se eleva. Para mim é um PROBLEMA, pois para sair da 2a marcha tenho que colocar em N (com o veículo andando, claro) e cambiar, algo incômodo e perigoso.

Alguém mais tem este problema? Se acaso ainda não apareceu, façam um teste.

Retornei de uma viagem da Argentine (4300 km) e subindo a pré-cordilheira dos andes o problema aparecia. Para amenizar, caso seja possível, basta subir em 2a o tempo todo. Porém, em serras longas onde a velocidade pode ser alta, aí complica este problema.

Somente para informações, a Pajero é 13/13 e completou 17mil km na viagem. O problema aparece desde zero e nada de solução ainda. Na próxima revisão tentarei convencê-los a substituir o óleo e farei novos testes.

De resto, só tenho a elogiar a qualidade e confiança do veículo, apesar do elevado consumo e a completa falta de tecnologia de bordo. A média para velocidades das rodovias argentinas (longas retas) ajustada no cruiser em 125km/h (gps 115km/h) fica em 8,5 a 9,5km/L. Particularmente acho pouco, comparado a Amarok, por exemplo. Mas é aceitável pelo que o veículo oferece.

Saudações a todos.

Marco

diogov8
23/04/2014, 22:50
Apesar de novo o carro verificou o nível do óleo do cambio?

dani_sz
10/08/2014, 01:34
A minha também faz isso e recebi a mesma resposta da Concessionária Mit Rio. Tem solução?

PY5KJ
10/08/2014, 07:52
A minha também faz isso e recebi a mesma resposta da Concessionária Mit Rio. Tem solução?

Olá Dani-sz. Ainda não conseguiram resolver, embora não tentamos a fundo. Irei agora em setembro deixar com eles para que fiquem mais tempo com ela. Atualmente está com 30mil km.

Um abraço

Marco

leodemetrius
15/02/2017, 18:11
Meu pai tem uma 2015, já 5 marchas e apresentou o mesmo problema, a primeira vez comigo. Ela entrou em modo de segurança, ficava permanente na 3a e só saía destravando manualmente com uma chave. Levei no outro dia na concessionária e o fusível estava queimado, após a troca voltou ao normal...
Fez umas duas vezes dessa maneira e após começou a fazer em movimento, desta vez sem a queima do fusível, inclusive em altas velocidades, a roda chegava a travar pois reduzia da 5a para 3a bruscamente e sem aviso.
Após muita briga com a concessionária e fabricante, passou umas duas semanas em testes, trocaram a caixa completa... A brincadeira sai por R$ 59.000 mas foi pela garantia...
Atenção nesse problema pois se terminar a garantia vai custar caro!

ILSON GALVÃO
09/06/2017, 10:50
Bom dia amigo, a minha Dakar é 2014 e apresentou o mesmo problema e mais, com o corte do motor. aA garantia acabou há 30 dias e faz 3 semanas que a concessionária e fábrica ainda não encontraram o defeito, e hoje resolveram abrir completamente o cambio. Alguém da comunidade já passou por isso e se sim, qual foi a solução? se a montadora arca com os custos etc...
Meu pai tem uma 2015, já 5 marchas e apresentou o mesmo problema, a primeira vez comigo. Ela entrou em modo de segurança, ficava permanente na 3a e só saía destravando manualmente com uma chave. Levei no outro dia na concessionária e o fusível estava queimado, após a troca voltou ao normal...
Fez umas duas vezes dessa maneira e após começou a fazer em movimento, desta vez sem a queima do fusível, inclusive em altas velocidades, a roda chegava a travar pois reduzia da 5a para 3a bruscamente e sem aviso.
Após muita briga com a concessionária e fabricante, passou umas duas semanas em testes, trocaram a caixa completa... A brincadeira sai por R$ 59.000 mas foi pela garantia...

Albertofs
22/10/2018, 06:41
Preocupante essa questao do cambio!

Mas ate agora (essa data)... alguem ja resolveu?

Qual era o defeito?

E alguem teve mais esse problema?

juliosol
25/12/2018, 09:19
Comprei uma Pajero 3.2, 2013, em janeiro, com 67000 km hoje com 79000, e ela já apresentou este problema 3 vezes em subidas da serra aqui no Rio para Petrópolis; interessante que não é sempre que acontece. Vou trocar o óleo co câmbio (5 anos ou 80.000km). De repente ele cai para 2ª marcha e só retorna de passar para neutro ou parar desligar e religar. Quando acontece, se insisto acelerando, o carro fia dando solavancos. Fiquei p... por que entendia que a marca é o Top em mecânica. Vou na concessionária perguntar se sabem me informar o que fazer.

leodemetrius
11/01/2019, 22:42

Informando que o carro é 14/15 diesel.
Após a troca da caixa completa pela garantia após muita briga na concessionária, não deu mais esse problema...