Ver Versão Completa : Ajuda cambio F1000 HSD
Marchiori
22/04/2014, 22:44
Boa noite pessoal, sou novo no fórum, alías sou novo nesse mundo diesel, faço parte de outros fóruns que envolvem preparação de motores alcool/gasolina e do Monzeiros, enfim, uma base de mecânica eu tenho. Minha dúvida é a seguinte, adquiri uma F1000 97 que originalmente tinha o Falcon 4.9l e foi adaptado um HSD 2.5, o grande problema é que a camionete é "inviajável" o cambio é muito curto, pra mim viajar a uma velocidade de 100km/h a rotação ta passando dos 3000Rpm, e a camionete não tem final, a 5ª do cambio limita tudo, a camioneta ta com bomba aberta e to rodando com 1.5kg pressão na turbina, coloquei uma turbina nova, substitui a original .42 por uma .48. A camioneta tem força, o único problema é a rotação muito alta pra viajar. Se alguém puder me far alguma dica de como deixar essa relação mais longa, pra derrubar um pouco essa rotação eu fico grato, desde já agradeço!
Abraço!
Att.
Marchiori
miguelcps
22/04/2014, 22:58
Boa noite pessoal, sou novo no fórum, alías sou novo nesse mundo diesel, faço parte de outros fóruns que envolvem preparação de motores alcool/gasolina e do Monzeiros, enfim, uma base de mecânica eu tenho. Minha dúvida é a seguinte, adquiri uma F1000 97 que originalmente tinha o Falcon 4.9l e foi adaptado um HSD 2.5, o grande problema é que a camionete é "inviajável" o cambio é muito curto, pra mim viajar a uma velocidade de 100km/h a rotação ta passando dos 3000Rpm, e a camionete não tem final, a 5ª do cambio limita tudo, a camioneta ta com bomba aberta e to rodando com 1.5kg pressão na turbina, coloquei uma turbina nova, substitui a original .42 por uma .48. A camioneta tem força, o único problema é a rotação muito alta pra viajar. Se alguém puder me far alguma dica de como deixar essa relação mais longa, pra derrubar um pouco essa rotação eu fico grato, desde já agradeço!
Abraço!
Att.
Marchiori
Acredito que o mais barato e simples de fazer é trocar a coroa e pinhão por uma mais longa, talvez a mesma relação original das HSD's ou até do X10.
Daniel.Shimomoto
22/04/2014, 23:01
Abraço!
Att.
Marchiori
Marchiori;
Tua F- não tem problema de cambio até porque o cambio da 4.9i é o mesmo da HS2.5 ou seja o cambio Mazda.
Nete caso o negócio é mexer no diferencial. Aparentemente ao trocarem o motor, trocaram também a relação do diferencial pela 4,56:1 original da HSD. Neste caso, compensa alongar o diferencial mas precisa tomar cuidado com a relação que você vai colocar.
A 3,55:1 original da 4.9i é longa demais. O ideal seria achar um meio termo, quem sabe 4,27:1 ou a 4,09:1, dependendo do grau de agilidade que queira na picape. Se preferir um veiculo para viajar leve bastante e economica, vá de 4.09, caso contrário opte pela 4,27 mas sabendo que a rotação em quinta cairá um pouco mas as vezes não o tanto que gostaria.
Abs!!!
fernando927
22/04/2014, 23:13
Sem muita conversa, relacao de coroa e pinhao, R$ 600,00 voce mesmo troca. Abs
drosssor51
22/04/2014, 23:16
Marchiori.
Para conseguirmos analisar melhor, precisamos saber qual a medida dos pneus que está usando, e se for possível, abra a tampa o diferencial para saber qual coroa e pinhão estão instalados...
É muito provável que terá que mexer na relação cora/pinhão... como o pessoal já comentou..
abç
Marchiori
22/04/2014, 23:29
Boa noite pessoal, obrigado pela ajuda de todos vocês, vou dar uma olhada amanhã no diferencial, mas como eu sei qual coroa e pinhão estão na camionete? desculpem a ignorância mas nunca mexi com tração traseira. To usando os pneus 235/75R15 não são lá grandes coisas de tamanho, quem sabe mais pra frente venham uns pneus maiores.
Att.
Marchiori
não sei não, mas acredito que o cambio p/ motor 4.9 5"louca" era pra ser longa demais... e a caminhonete ficaria fraca com hsd 2.5... alem disso a 4.9 já tem relação coroa e pinhão longos...
Melhor vc conferir qual o modelo exato do seu cambio. Na minha f1000 4.9 coloquei cambio clark 240, 5 marcha, a relação coroa e pinhão original casou perfeitamente.
Marchiori
23/04/2014, 20:44
Boa noite pessoal, o diferencial da camioneta é da marca Spicer pelo que deu pra ver, e a plaqueta onde estariam os dados da relação e tudo mais simplesmente não existe, sumiu de lá. O cambio não achei nada que identificasse, achei as escritas Drain e Fill, e pelo que andei pesquisando se trata do cambio original da 4.9i. Como eu faço pra saber que cambio é? e as relações originais desse diferencial alguém sabe?
Att.
Marchiori
drosssor51
23/04/2014, 23:26
Boa noite pessoal, o diferencial da camioneta é da marca Spicer pelo que deu pra ver, e a plaqueta onde estariam os dados da relação e tudo mais simplesmente não existe, sumiu de lá. O cambio não achei nada que identificasse, achei as escritas Drain e Fill, e pelo que andei pesquisando se trata do cambio original da 4.9i. Como eu faço pra saber que cambio é? e as relações originais desse diferencial alguém sabe?
Att.
Marchiori
MARCHIORI
Para o eixo Dana/Spicer, existem várias relações de coroa e pinhão diferentes. Por exemplo a minha tem uma relação 3.07...
A ultima F1000 4x2 com mwm x10.. tem relação 2.54.... F1000 93 turbo de fábrica.. tem relação 2.72...
Para ter certeza.... terás que abrir a tampa do diferencial... e literalmente contar os dentes do pinhão e da coroa.... divide o número de dentes da coroa pelo do pinhão.. e terás a relação do diferencial.
Essa prática de abrir a tampa do diferencial é comum..... o pessoal faz para limpar.... quando troca-se o óleo.
Outra dica, já que comentou dos pneus, ... decida antes de mexer no diferencial, qual a medida dos pneus vai usar... pois o diâmetro dos pneus influência diretamente na relação de transmissão..
Se puder bater uma foto do câmbio... dá para saber qual é.... mas é bem provável que seja o mazda.. mesmo... .. remota possibilidade de ser um Clark CL 2205... adaptado..... se puser a foto... o pessoal já comenta qual é o câmbio....
att.. Diego
Marchiori
24/04/2014, 12:38
Valeu Diego, vou abrir o direrencial final de semana, vejo qual a relação que tem e já troco óleo, quanto ao cambio, vou tirar uma foto hoje se der tempo e posto aqui, assim se alguém puder me dizer qual é fica tudo jóia. Sobre os pneus, acho que vou ficar um bom tempo com estes ainda, estão com uns 2mil Km e não to com tempo$ sobrando pra trocar de pneus agora, rs. Obrigado pelas dicas.
Att.
Marchiori
Edintruder
24/04/2014, 19:45
Marchiori,
Bem vindo ao mundo das picapes de verdade!. Tenho um Monza SL/E 2.0 efi 1993. É o meu 3° monzinha. Meu primeiro foi um Classic 87 2.0 álcool 2 portas dourado real, o segundo foi um Classic SE 2.0 efi 1992 top com câmbio AT (bebedor de gasolina ao extremo) e esse herdei da minha mãe. Está há 19 anos conosco. Carro muito top mas gasta demais para usar no dia a dia.
Mas vamos falar das Efes.
Tira umas fotos do diferencial traseiro, da tampa, e da coroa e pinhão quando abrires. Creio que seja um Dana 44 30 estrias, dessa forma tem muito o que fazer para ajustar. Câmbio nem pensa em mexer pois sai cara e dá muito trabalho. Independente do câmbio o ajuste deverá ser no diferencial. Ele deve estar com o câmbio original da 4.9i que tem 5a drive e o diferencial deve ser o 4,56:1, o mesmo das Rangers 2.5. Porém acho que ainda assim está muito curto. Tens certeza que o velocímetro está marcando certo?
A melhor relação para esse motor seria a 4,1:1, mesma das Rangers 2.8.
Outro ponto, a 1a marcha desse câmbio é para frente, correto?
Marchiori
24/04/2014, 22:38
Marchiori,
Bem vindo ao mundo das picapes de verdade!. Tenho um Monza SL/E 2.0 efi 1993. É o meu 3° monzinha. Meu primeiro foi um Classic 87 2.0 álcool 2 portas dourado real, o segundo foi um Classic SE 2.0 efi 1992 top com câmbio AT (bebedor de gasolina ao extremo) e esse herdei da minha mãe. Está há 19 anos conosco. Carro muito top mas gasta demais para usar no dia a dia.
Mas vamos falar das Efes.
Tira umas fotos do diferencial traseiro, da tampa, e da coroa e pinhão quando abrires. Creio que seja um Dana 44 30 estrias, dessa forma tem muito o que fazer para ajustar. Câmbio nem pensa em mexer pois sai cara e dá muito trabalho. Independente do câmbio o ajuste deverá ser no diferencial. Ele deve estar com o câmbio original da 4.9i que tem 5a drive e o diferencial deve ser o 4,56:1, o mesmo das Rangers 2.5. Porém acho que ainda assim está muito curto. Tens certeza que o velocímetro está marcando certo?
A melhor relação para esse motor seria a 4,1:1, mesma das Rangers 2.8.
Outro ponto, a 1a marcha desse câmbio é para frente, correto?
Edintruder, tenho um Monza SL/E 1990/1991 os primeiros bicudos, herdei do meu pai depois que ele acabou falecendo, está em fase de reforma (á 2 anos já, rs). To juntando o maior número de peças originais possíveis, e to montando um C20XE (Motor 2.0 16v importado dos Vectra GSi e Cálibra) turbo forjado, ou seja, é um "projeto" pra mais uns 5~6 anos, rs. Sou fã de Monza e F1000 desde que me conheço por gente, rs.
Bom, agora sobre a Milona, hoje não tive tempo pra tirar fotos, mas vou tirar amanhã, ou mais tardar no final de semana. Eu tava pensando na coroa e pinhão originais da 4.9i, bem longo mesmo. Se precisar dou mais uma abrida na bomba, não uso a camioneta pra puxar coisa muito pesada, uso mais pra viajar, o problema é a rotação alta com esse conjunto de relação. Obrigado pela recepção, gostei muito do fórum e da preocupação de todos em querer ajudar, muito bom mesmo.
Abraço!
Att.
Marchiori
e ae? resolveu o problema?