PDA

Ver Versão Completa : Tanque de combustível



Luiz Claudio
27/12/2003, 03:46
Pessoal,

Estou para mandar fazer agora no começo do ano um tanque novo de inox com capacidade de 80 lts para o "Barão Vermelho" e, mesmo depois de ler todos os tópicos relacionados, ainda me restou uma dúvida.
Me parece que o ideal é fazer o tanque com parede corta onda, certo?
Agora minha dúvida é a seguinte: Uma só parede no meio do tanque resolve ou o ideal seriam duas formando tipo uma cruz (dividindo o tanque em 4)?

[]'s Abusando da experiência alheia...

Sandro Tannuri
28/12/2003, 16:36
Luiz,

As celulas de combustivel(nome bonito para tanque) de competição não usam mais paredes corta onda e sim uma espuma ocupando algo perto de 80 % do espaço do tanque. Eu ja vi varios tipos de tanques com corta onda usados em competição, eles tem um parte mais baixa onde fica o pescador e as paredes geralmente formam uma cruz sem tocar o fundo com o centro em cima desta parte mais baixa.

Abraços,

Luiz Claudio
28/12/2003, 17:34
Fala Sandro,

Minha maior dúvida é a seguinte:
Lendo os tópicos relacionados a "tanque", me deparei com alguns relatos que falavam que dependendo da inclinação do jipe, o pescador não puxava o combustível (mesmo o jipe estando com meio tanque ou mais).
É claro que essas situações não devem ser frequentes, mas como vou mandar fazer o tanque de qualquer jeito, poderia aproveitar para colocar essa parede.
Quanto a essa espuma que você mencionou nunca tinha ouvido falar. Aliás meu Engesa é a diesel e acredito que essa espuma não deve ter sido projetada para isso (???).
Agora, só pra acabar com a minha curiosidade, essa parede dentro do tanque é realmente útil para nós jipeiros ou não faria diferença nenhuma???

Valeu!!!

Sandro Tannuri
28/12/2003, 18:28
Luiz,

Quando inclinado um 4x4 com carburador vai falhar por tronsbordo da cuba do carburador antes de faltar gasolina, mas de qualquer forma as paredes corta onda não adiantariam nada se o pescador não tiver algum dispositivo para pescar inclinado.
Como seu Engesa e a Diesel e portanto funciona ate de cabeça para baixo acho conveniente fazer um tanque com pescador numa "lata" abaixo do fundo do tanque.
Nos carros de corrida a espuma evita que o peso do combustivel fique batendo para os lados quando se faz uma curva, nunca vi um tanque com espuma num carro a diesel.

Abraços,