Ver Versão Completa : Documentos para transporte de veículos rebocados
Marcos Ojeda
14/12/2005, 17:35
Voltando de BH, PF Rodoviaria para a gente, estavamos com uma Veraneio, com uma carretinha e com o Spyder em Cima, Policial falou, Doc carro e Motiorista + doc carreta e nota do Veiculo ou doc, como o Bill tinha os Doc, fomos liberados, mas como faço para ter essa nota fiscal, estou fazendo uma gaiola do Zero, e não terá chassi automotivo com isso não tera doc, precisarei desta nota :putz:
Edintruder
14/12/2005, 18:45
Para rebocar basta juntar as notas fiscais da gaiola por garantia por ser um transporte de mercadorias. Porém se não estiver rodando não podem exigir os documentos da gaiola pois nem precisa ter um.
Só junta o recibo do motor, caixa, tubos, rodas que já é suficiente.
Situação interessante.
O Código de Trânisto Brasilieiro, no seu art. 2º diz que o o código vale nas vias abertas a circulação, vias internas de condomínios compostos por unidades autônomas, praias abertas a circulação.
Nesse ponto vc tendo um veículo q anda somente em propriedade particular não tem alcance das regras do CTB.
Por outro lado estando a gaiola sobre reboque não pode ser considerada com veículo em trânsito mas como carga.
Com carga somente é necessário se provar q não se trata de produto de roubo/furto, por isso se fala em nota fiscal.
Creio (IMHO) q há que se provar a posse lícita usando NFs de peças/componentes, mas não custa nada uma consulta via email para o Detran da localidade e verificar essa particularidade.
valeu
samukanvas
14/12/2005, 18:52
Marcos, se eu não me engano, vc pode tirar documentação pra uma gaiola sim. :pensativo:
Acho que vc passa por uns testes no inmetro e depois eles liberam uma documentação pra vc emplacar como protótipo. Mas aí vai ter ipva etc... Se informe melhor com o pessoal de gaiola ou despachantes :concordo:
Acho que outra opção é fazer o que o edintruder falou... nota fiscal de tudo sempre a mão :roll:
Théo_Augusto
15/12/2005, 15:33
Marcos
Como já foi dito aqui, se vc estiver rebocando algo com seu carro - em cima de uma plataforma - o guarda pode apenas lhe pedir para comprovar ã origem do bem.... Seja ele qual for....
Sugiro, se vc estiver montando uma gaiola, e como vc disse sem chassi automotivo, documenta-la como protótipo.
nâo é um processo muito simples mas é um processo possível.
Vc precisará juntar toda a documentação dos materiais que usou na construção do mesmo (as peças automotivas numeradas - motor, caixa, diferenciais deverão ter a certidão de baixa do veículo de origem) e A.r.t. de um engenheiro mecânico se responsabilizando pelo projeto.
Alguns sistemas mecânicos devem obrigatoriamente serem novos, como direção, freio, rodas, etc....
Vc realização a inspeção veicular e encaminha todo o processo (notas de baixa, notas de compra, a.r.t. do engenheiro e laudo da inspeção) para Brasilia e a principio vc recebe um documento de um veículo ano 2005, marca OJEDA, e tipo Protótipo... Paga IPVA e tudo mais....
Existe um tópico dentro do Forum Engesa que tem inclusive a Instrução Normativa para a documentação destes veículos....
A vantagem é que vc pode usa-lo no transito. A desvantagem é a morosidade do processo (de 6 a 12 meses).
Ou só anda em cima de carretinha......
Ufa....
Abraços
Théo
Fpolis
samukanvas
15/12/2005, 16:09
Théo,
Vc sabe se é preciso passar por algum teste tipo no inmetro? Eu falei lá em cima isso porque um conhecido meu disse que precisou. :pensativo:
Ou só levar a papelada mesmo? E demora 6-12meses com despachante ou na "coragem"? :mrgreen:
abs
Théo_Augusto
15/12/2005, 17:29
Théo,
Vc sabe se é preciso passar por algum teste tipo no inmetro? Eu falei lá em cima isso porque um conhecido meu disse que precisou. :pensativo:
Ou só levar a papelada mesmo? E demora 6-12meses com despachante ou na "coragem"? :mrgreen:
abs
Samukanvas
sim, com certeza é preciso ter um Laudo. O INMetro tem seus "credenciados" que são as empresas que dão o Certificado de Segurança Veicular.
Se não me engano, este certificado é o mesmo que é exigido quando vc faz qualquer transformação no seu carro. GNV, por exemplo.
Com relação ao prazo, teroricamente, era pra ser de 2 meses a 3 meses.... O que acontece é que sempre tem um documento que fica na mesa de alguém, um reconhecimento que não é aceito, etc....
Já vi processos com despachante demorarem mais que se fosse no "peito"...
abraços
Théo.
Fpolis
Théo_Augusto
15/12/2005, 17:38
isto talvez ajude....
http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/resolucao063_98.doc
Théo
Floripa
mktiberio
15/12/2005, 19:48
E no caso de estarmos adquirindo um motor de pessoa fisica, como seria o procedimento de emissão de NF?
Bastaria uma carta com firma reconhecida informando que se trata de uma venda de motor?
Acho que fazer o documento de um veículo assim deve ser um calvário....se não for pra rodar no asfalto acho que não justifica....
eu tenho um moto de pista que foi montada do zero.....as peças que eu comprei guardei as notas fiscais e alguns itens que foram dados por patrocinadores eu tenho um termo de doação ( bloco do motor e quadro foram doados por uma concessionária e tem o lugar da numeração em branco)....
ando com o bolinho de NF e já fui parado algumas vezes e os puliça sempre liberaram.....acho que as notas fiscais são aceitas e é muito mais fácil e barato que documentar o veículo...
Abraços