PDA

Ver Versão Completa : A20 4X4 - Engesa (87) O Inicio (Restauração/Customização) e um Help...

overtraining
18/04/2014, 20:18
A quem possa interessar, comprei a "criança" das imagens a uns 5 anos, e nunca tive condições para fazer o que eu queria, pois a falta de tempo, e de local apropriado me ferrou..., felizmente consegui um espaço e agora é mãos a obra.
Adoro graxa, tenho algum conhecimento de mecânica (trabalho com carros elétricos), e pretendo deixar a minha criança em condições de uso diário, e devidamente atualizada...
Agradeço antecipadamente as dicas que os companheiros de fórum possam me transmitir.
As alterações que já fiz:
- Instalei um motor de Silverado (Gasolina).
- Substitui o tanque antigo (aço) por um tanque de plástico (Bepo).
- Tenho guardado o cambio de 5 marchas do Jipe Engesa, pois o original dela é de 4 marchas.

Pretendo agora substituir os feixes de molas dianteiros que são bastante ultrapassados pelos
da Toy Band.
E assim todo final de semana dou uma adiantada e tomar umas cervas :brinde:
Postei também algumas imagens da menina.

Grato
Otto

Troller-a-vista
18/04/2014, 20:46
CD original? ate onde eu saiba as CD comecaram em 88, mas posso estar errado...

Kim
18/04/2014, 21:01
Cara, seu projeto é um tesão, parabéns!
A única coisa que vai pecar, é o cambio...
O cambio que tem, a 4ª marcha é 1:1, o cambio engesa a 5ª marcha é 1:1.
Está trocando seis por meia duzia...

overtraining
18/04/2014, 21:57
Kim, primeiramente agradeço o interesse.
A ideia no caso do cambio não é a 5º marcha é o escalonamento das primeiras marchas (redução).
O que Vc acha?

sallespickup
19/04/2014, 09:46
primeiramente bela camionete;

Troller, 85 é a primeira dupla 4 portas original

seguindo, o filtro de ar coloca o da C20 mesmo, é só deixar depois do fluxo de ar tudo como esta, os feixes de molas, não sei bem se vai dar, pois como os da Band são mais longos, teria de ter mais chassi na frente pra ancora-los, senão tira o eixo de posição e bate na lata , isso é se couber na lata, pode ficar muito pra traz, ja vi uma que o rapaz deixou apenas a mola mestra e fez uma mola espiral que parecia ser da F1000 em cima do eixo, mais isto vai ter de medir certinho
outra coisa se sua caixa de transferencia não tiver reduzida, o cambio 240v vai fazer o papel dela, e ai vale muito a pena, e uma pergunta a sua transferencia é divorciada ou junta como no engesa??? pois a maioria dos kits pra linha GM são divorciadas(separadas do cambio e ligadas por cardan), se a sua for assim e seu cambio 5 for do engesa mesmo, ai tera um probleminha, pois no engesa a transferencia é junto, e faltarão peças nesta montagem, e nem tenta usar do 4 marchas que nada da certo

overtraining
19/04/2014, 10:31
Grato pelo elogio, mas pelos catálogos que vi o feixe dianteiro da band tem 1120 mm olhal/olhal medi o feixe da minha no lugar
e deu 1150 mm olhal/olhal, desta forma acredito que o único praticamente "trabalho" se resume em "alargar" os apoios/conexões.459777459778459779459780

overtraining
19/04/2014, 10:35
Original, ela era de Furnas esta adaptação era feita pela Engesa, que fazia isso a mais tempo há A10, C10 etc feitas, não sei
quando começou, a Engesa vendia Kits.

Sonhador
19/04/2014, 19:56
Parabens seu projeto , sonho de consumo !!

acho que tem uma c20 no forum acredito que com mecanica semelhante a sua ...se mal me engano e tcutchuca o nome que o proprietario deu a ela e deve ser o nome do post.

overtraining
19/04/2014, 23:20
Parabens seu projeto , sonho de consumo !!

acho que tem uma c20 no forum acredito que com mecanica semelhante a sua ...se mal me engano e tcutchuca o nome que o proprietario deu a ela e deve ser o nome do post.

Sonho de consumo, sonho de adolescente.
Grato pela dica!

sallespickup
20/04/2014, 00:49
é caixa divorciada mesmo, então com cambio 240V que tem a primeira bem curta fica como se tivesse reduzida, e o cambio é do engesa ou D20(tem a parte trazeira ou era acoplado)

overtraining
20/04/2014, 07:34
é caixa divorciada mesmo, então com cambio 240V que tem a primeira bem curta fica como se tivesse reduzida, e o cambio é do engesa ou D20(tem a parte trazeira ou era acoplado)

Exatamente!

sallespickup
20/04/2014, 10:29
viu a trazeira do cambio que vc conseguiu? tem a flange do cardam e o suporte do coxim ou é aberto??

overtraining
20/04/2014, 19:37
viu a trazeira do cambio que vc conseguiu? tem a flange do cardam e o suporte do coxim ou é aberto??

Tem a Flange do cardam

Sonhador
20/04/2014, 20:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/82504-a20-4x4-tchutchuca-preparacao-3.html

como havia comentado a tchutchuca e o tamanho da criança

sallespickup
20/04/2014, 21:28
então ta facinho, pra colocar o cambio, só mede a cruzeta pra ver se é igual em sendo é tirar um e colocar o outro

Sonhador, a tcutcuca eu conheço pessoalmente, é enorme!!!

overtraining
21/04/2014, 18:31
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/82504-a20-4x4-tchutchuca-preparacao-3.html

como havia comentado a tchutchuca e o tamanho da criança

Eu vi, realmente ficou bem grande.

overtraining
21/04/2014, 18:33
então ta facinho, pra colocar o cambio, só mede a cruzeta pra ver se é igual em sendo é tirar um e colocar o outro

Sonhador, a tcutcuca eu conheço pessoalmente, é enorme!!!

Não existe impossível em mecânica, existe inviável, no caso do cambio, dá pra colocar de qualquer forma, uma torneada, uma frezada, e vai...

sallespickup
21/04/2014, 18:51
só falei da cruzeta pra ficar mais rapido na hora da troca, mesmo porque é só trocar a flange do cardam e colocar a cruzeta que casa com o cambio simples

overtraining
21/04/2014, 18:59
Eis a substituição do tanque de combustível.45998545998645998745998845998945999045 9991

- Definitivamente não gostei do dreno...
- A boia usei a velha estava enferrujada, mas dei uma limpada e bicromatizei novamente, pois depois de ver a qualidade das novas...
- As cintas e fiz de inox grau alimentício (baixo índice de carbono), cortei e vinquei ficou perfeito.
- A borracha para diferenciar usei "lençol maravilha" que tem boa resistência mecânica (costumam usar para revestir cabine de jato de areia).

De resto semana que vem vou tirar um dos feixes originais colocar lado a lado com um feixe da Toyota e...

Abraço!

lucciano amaral
21/04/2014, 21:03
vou acompanhar o topico, bela viatura....

overtraining
22/04/2014, 06:21
vou acompanhar o topico, bela viatura....

Bem vindo!

lucciano amaral
22/04/2014, 08:08
Bem vindo!

OBrigado amigo, abraços

reslima
22/04/2014, 15:20
Parabens pela viatura! Tenho uma A10 1986 com uma configuração bem parecida com a tua, a Antonieta. Tirei o 4.1 álcool original e também instalei um MPFI de silverado. Pretendia colocar 4x4, mas por enquanto, por outras prioridades, o projeto está parado.
Curti muito o tanque plástico que instalou, se puder informar onde comprou, eu agradeço!
Abraço e mais uma vez, parabéns pelo carro!
Renato S. Lima

overtraining
22/04/2014, 18:11
Parabens pela viatura! Tenho uma A10 1986 com uma configuração bem parecida com a tua, a Antonieta. Tirei o 4.1 álcool original e também instalei um MPFI de silverado. Pretendia colocar 4x4, mas por enquanto, por outras prioridades, o projeto está parado.
Curti muito o tanque plástico que instalou, se puder informar onde comprou, eu agradeço!
Abraço e mais uma vez, parabéns pelo carro!
Renato S. Lima

Comprei nesta loja, na época era o melhor valor paguei R$ 270,00 (Julho/2013)

Paraná Comércio de Peças para Veículos Ltda - Peças e Acessórios para Caminhões
Av Ragueb Chohfi, 1641, Jd Três Marias, São Paulo - SP, 8375000
TEL.: (11) 2919-3703 / 2919-5183

Mas compensa procurar na internet e existem outras marcas tem uns com 100 Litros.
Abçs

sallespickup
22/04/2014, 21:44
overtraining, e relisma, cuidado com esse tanque ai da bepo, ja vi dois de colegas que ele trincou e começo a vazar, no fundo e um deles é bem ai nesse dreno, que na verdade a bepo o fez pra colocar o dreno de ferro do mercedes, pra escoar a agua, prefiro o tanque de chapa

overtraining
23/04/2014, 05:20
overtraining, e relisma, cuidado com esse tanque ai da bepo, ja vi dois de colegas que ele trincou e começo a vazar, no fundo e um deles é bem ai nesse dreno, que na verdade a bepo o fez pra colocar o dreno de ferro do mercedes, pra escoar a agua, prefiro o tanque de chapa
Valeu pela dica, vou acompanhar, pois agora está feito, mas a instalação eu fiz a uns 5 meses e ele passou por todo
aquele calorão do efeito estufa, se der vazamento aviso todo mundo.
P.S. Se vazar compro inox e faço um...

sallespickup
23/04/2014, 08:36
desconfio que seja as estradas de terra, pois as duas em questão fazem trilha, uma é dupla 4x4 como a sua, e a outra uma simples 4x2, que assim como eu gostamos de ir em rampas de voo e lugares assim, então agente passa por bastante estrada de chão

overtraining
23/04/2014, 16:26
desconfio que seja as estradas de terra, pois as duas em questão fazem trilha, uma é dupla 4x4 como a sua, e a outra uma simples 4x2, que assim como eu gostamos de ir em rampas de voo e lugares assim, então agente passa por bastante estrada de chão

Mas simplesmente trincou, ou sofreu alguma ação mecânica? eu curto o Sul de Minas e sempre enfiei meu velocípede em
tudo que é barroca, amassar rodas e arrancar escapamento era normal, por isso comprei a A 20 4 X 4 e gosto de fazer trilhas longas a pé, 8, 10 horas de pézão... a grandona é pra levar longe da civilização.

sallespickup
24/04/2014, 07:21
trincado mesmo, não tinha a minima marca de batida, parece que o peso do combustivel pulando dentro do tanque o fez trincar

overtraining
24/04/2014, 22:02
trincado mesmo, não tinha a minima marca de batida, parece que o peso do combustivel pulando dentro do tanque o fez trincar

legal, Vc tinha que botar minhoca na minha cabeça...
Sei que existem outras marcas de tanque de plástico sem este "bujão" mas não pensei duas vezes quando vi o valor deste
tanque da Bepo.:pensativo:

sallespickup
26/04/2014, 07:13
pras nossas camionetes, só esse bepo e o original das D20 de 93 em diante que levam 126 L, mais como disse eu deixaria o de chapa, (novo é claro)

gutotf
01/05/2014, 20:27
aproveitando este topico para para tirar uma duvida se ouve uma melhoria significante na troca do motor injetado, eu tambem tenho uma cd 4x4 engesa motor alcool que nao passa dos 110kh parado 5 anos e agora pretendo reformar

AndrePhMCR
01/05/2014, 22:52
Salve, Overtraining! Acompanhando o tópico! Estou pra comprar uma vintona dupla e acho que vou seguir suas modificações!
Está de parabéns pelo projeto!

Fabio Diniz
03/05/2014, 08:39
Opa, seguindo estas modificações.

Parabéns pela pickup.

Abraços

sallespickup
04/05/2014, 20:05
GutoTf, motor injetado não faz milagre o seu carro não passo dos 110, por causa de diferencial, tem de ver que relação ta la, e veja se a caixa de transferencia tem reduzida, pois as vezes ela ta na reduzida

ferraz
06/05/2014, 10:01
Bom dia.
Quanto ao eixo, alguém poderia dizer mais a respeito dos eixos bras eixo, eles são resistentes para usar pneus 33", alguém já os transformou em dana 44, como fazem com os eixo do jeep engesa?

A caixa de trção sem reduzida supre as necessidades de uma C20 em passeios e trilhas leves?

sallespickup
06/05/2014, 12:00
dos eixos os colegas que tenho todos usam 33 e nunca quebrou, ja a transferencia se tiver com cambio 240v(primeira pra traz) não tera problemas, pois a primeira dele faz o papel de reduzida muito bem

gutotf
06/05/2014, 22:59
valeu pela dica do diferencial salles ,ela nao tem reduzida somente 4marchas transformado pela engesa

sallespickup
07/05/2014, 09:52
então coloca um cambio 240V 5 marchas da D20 que não tem aperto em lugar nenhum pois tem a primeira trator

overtraining
30/08/2015, 19:42
Após um longo período no cavalete, sem postar nada, volto a trabalhar no meu brinquedo, estou trabalhando sozinho, parte a parte, retirei o eixo traseiro, já desmontei e deu para notar que foi maltratada por fora e por dentro também, pretendo substituir
todos componentes de desgaste, meu problema é que não sei quais as folgas mínimas ou máximas do diferencial, há algum manual onde eu possa consultar? estou postando uma foto da plaqueta do diferencial se alguém puder ajudar fico grato!510645510646

sallespickup
31/08/2015, 23:56
folga da coroa e pinhão, se tiver relogio comparador é de 0.20 a 0.35, mais se estiver mais não tente regular pois começa a roncar, ai ou deixa assim ou troca a coroa e pinhão, eu particularmente não uso relogio a anos, é no tec tec, ja acostumei ...rsrrsrs, se precisar de algo de peça dele tenho bastante coisa..

overtraining
01/09/2015, 05:35
Um dos calços (ferro fundido) que fica entre a caixa satélite e a carcaça (ajuste) está quebrado, o eixo satélite apresenta desgaste onde trabalha uma engrenagem satélite, e também que os semieixos estão encostando no eixo satélite.
O que você diz??
E fico grato pelo retorno.

sallespickup
03/09/2015, 09:56
calso quebrado deve ter sido o Mexanico que mexeu por ultimo, mais é a regulagem do diferencial, passa o dedo nos dentes e ve se não estão como faca, se sim ja era a coroa e pinhão, ja o pino da satelite, se ele não tiver folga dele em relação ao alojamento da caixa satelite, é só colocar um pino novo, e as pontas gastam em cima dele mesmo, ah veja se a satelite que roda no pino não gastou ou marcou por dentro

overtraining
03/09/2015, 20:25
510984510985510986510987510988

Verifiquei que as engrenagens (coroa e Pinhão) estão com canto bem vivo, mas não diria afiados, os rolamentos estão feios
o óleo estava com muita limalha, as engrenagens da caixa satélite apresentam "caries"causadas por oxidação e o eixo da caixa satélite está com degrau, quanto as engrenagens orbitais (se o nome estiver errado corrija), acho mais fácil verificar a folga em um eixo novo.

sallespickup
04/09/2015, 20:10
falta um teste muito importante, pega o pino, que vc chama de eixo das satelites, e ve se entra justinho na caixa satelite, pois pelo que vc fala Eu diria que vc vai aproveitar somente a caixa satelite, isso se o furo dela não estiver folgado, prepara o bolso, eu tenho 2 casais de coroa e pinhão um semi novo e um novo, conjuto de pino trava e satelites e planetarias compra novo, não tem jeito, ah uma pergunta de onde é os pedaços de engrenagens, pois não vi na foto....

overtraining
04/09/2015, 20:15
Dá uma olhada nas ultimas imagens que postei escrevi "dentes de engrenagem sobrando" tá bem grande...
Já fui procurar um cara que conhece bem, coroa e pinhão estão em bom estado, o eixo do planetária até daria para usar, mas
as engrenagens da caixa satélite estão Fu... isso eu já imaginava...

overtraining
04/09/2015, 20:21
Hoje me lembrei que eu tenho um equipamento "rebocador industrial" que era protótipo de uma empresa e não deu certo, ele usa o diferencial de S10 que não rodou nem 5KM, já desmontei o cara e descobri que o sistema de freio da S10 serve certinho no diferencial Braseixos da A20, já estou trocando tudo, e vai sobrar o diferencial S10 tudo novinho, vou ver se consigo trocar com alguém... :dance:

Daviet
15/08/2017, 22:22
Qual seria o modelo desse eixo? Para referência na hora de buscar caixa satélite. E falando nisso, conseguiu encontrar a caixa satélite blocante para esse eixo? Saberia informar o modelo da caixa?

Após um longo período no cavalete, sem postar nada, volto a trabalhar no meu brinquedo, estou trabalhando sozinho, parte a parte, retirei o eixo traseiro, já desmontei e deu para notar que foi maltratada por fora e por dentro também, pretendo substituir
todos componentes de desgaste, meu problema é que não sei quais as folgas mínimas ou máximas do diferencial, há algum manual onde eu possa consultar? estou postando uma foto da plaqueta do diferencial se alguém puder ajudar fico grato!510645510646

reslima
16/08/2017, 08:26
Esse eixo é o braseixos 405... Na hora de buscar pela caixa de satélite, leve em conta também a relação, pois existem caixas diferentes, dependendo de qual coroa e pinhão utiliza...

Qual seria o modelo desse eixo? Para referência na hora de buscar caixa satélite. E falando nisso, conseguiu encontrar a caixa satélite blocante para esse eixo? Saberia informar o modelo da caixa?