Conectar

Ver Versão Completa : Pajero 3.0 GLX-B 1995

André Steuernagel
18/04/2014, 15:02
Olá pessoal, sou novo aqui, meu nome é André e gostaria da ajuda de vcs pra esclarecer umas dúvidas que ninguém tirou na minha cidade. Sou de Joinville SC. Tenho uma Pajero GLX-b V6 4p e tenho dúvida quanto a diferencial central e auto blocante. Na alavanca de 4x4 tem uma opção a menos q as GLS. Ai me falaram que a minha não tem diferencial central. Como posso saber? Olhando por baixo do carro da pra ver? Alguém tem foto pra comparar uma que tem e outra q não tem? E blocante, todas são? e uma última pergunta, no caso de a minha não ter diferencial central, não posso andar no asfalto em 4x4, por que? O que acontece se eu usar no asfalto? Desde já obrigado pela antenção.
459709

RValle
20/04/2014, 00:26
Opa! Quantas perguntas juntas!

Primeiramente seja bem vindo! Serei simples nas explicações, ok?

Eu tenho uma GLS-B 99 e são estas opções (Câmbio Super Select, que a GLX não tem):

1- normal 4x2 (2H Mode)- a que vc usa normalmente, tração traseira
2- 4x4 (4H Mode) - anda as 4 juntas, bom pra usar em chuva. Pode andar onde você quiser sem problemas. Só deixa o carro mais gastão por um motivo óbvio.
3- 4x4 bloqueada (4HLc Mode) - essa sim não indicada pra asfalto. Todas as 4 rodas andam juntas. Por que não andar em asfalto? Pois elas estão travadas e se você fizer uma curva, as rodas de um lado irão girar mais do que as do outro lado, danificando o diferencial. Só ativa com o carro parado no Neutro (N).
4- 4x4 bloqueada reduzida (4LLc Mode) - essa é pra subir árvore, ehehehe... eu, pessoalmente nunca usei, pois vc engata ela e coloca na marcha L (low) ele vai acelerar e ter uma puta força, consequentemente terá um torque de mamute.

Autoblocante - é ooooutra coisa. Um diferencial autoblocante é quando ele, automaticamente trava a roda que está deslizando, deixando o carro sem patinar e mantendo a força nas duas rodas. Exemplo: saia de uma esquina virando para esquerda ou direita pisando forte no acelerador. A roda do lado que você está fazendo a curva vai patinar... por quê? Pois o peso do carro foi mais para o outro lado e essa parte ficou mais leve... essa roda vai patinar... com o diferencial autoblocante, essa roda dará no máximo uma ou duas voltas e vai "travar" fazendo com que as duas rodas andem praticamente iguais. Assim você terá mais tração.... entendeu? Eu acho que a Pajero não tem isso, por causa do Super Select (explicado acima).

O que diferencia a GLX da GLS seria a suspensão traseira, que a GLS tem molas helicoidais e a GLX tem semi-elípticas. Ponto aí para o conforto. E a GLS vc consegue acionar o 4x4 com ela andando, por causa do câmbio Super Select (diferencial central faz tudo isso), coisa que na GLX só parando o carro para engatar o 4x4... ah, a GLS tem estribo lateral e a GLX não tem. :D

Se falei alguma merda, outro confrade chega e já ajuda também.

Aliás, se a da foto é a sua, parabéns, ela tá linda! As rodas ficaram fera!

Abração.

André Steuernagel
20/04/2014, 16:41
Obrigado amigo pelas explicações, e desculpa tantas perguntas, rsrsss
Já me esclareceu bastante, porém, fico na dúvida de uma coisa q não citei.
No painel, já vi umas que não tem escrito super select e o desenho do diferencial central é chapado de branco que não acende e a minha curiosamente tem escrito super select e o desenho do diferencial central é vazado que deveria acender. No meu caso, esse painel não acende nada, deve estar deligado, pois a tração funciona perfeitamente, além de andar na lama, ja testei num elevador com mecânico e tudo funciona. Há uma possibilidade de a minha GLX ter vindo com diferencial central me possibilitando de viajar em 4x4 integral?

RValle
21/04/2014, 20:52
Bah, não me lembro desses dizeres no painel da minha... sorry ela fica na casa dos meus pais, senão olhava agora. A GLX não tem Super Select, por isso que deve tá apagadinho. :pensativo:

Well, na minha a luz do meio fica acesa, quando eu bloqueio o diferencial, ou seja, as 4 patas andam juntas travadas. É a terceira opção na minha, que lhe falei. Na sua, a mesma coisa são as 4 luzes acesas - sem luz do meio acesa... nada de andar no asfalto aqui.

A sua só tem as opções de:
1) 4x2 o painel indica tração nas todas traseiras.2) 4x4 quando acionada, acende a indicação no painel, com os leds das 4 rodas acesas.
3) Neutro - tem isso??
4) 4x4 com reduzida. aqui é só colocar no L do câmbio e subir árvores com ele, rsrsrs.

Seria isso?

No caso da GLX, vc só ativa o 4x4 quando tiver em terreno SEM aderência, ok? E com ela paradinha...

André Steuernagel
22/04/2014, 12:43
A sua só tem as opções de:
1) 4x2 o painel indica tração nas todas traseiras.2) 4x4 quando acionada, acende a indicação no painel, com os leds das 4 rodas acesas.
3) Neutro - tem isso?? Tem sim, 4x2, 4x4, neutro e L.
4) 4x4 com reduzida. aqui é só colocar no L do câmbio e subir árvores com ele, rsrsrs.

Seria isso?

No caso da GLX, vc só ativa o 4x4 quando tiver em terreno SEM aderência, ok? E com ela paradinha...

Ok?
O que acontece se eu usar 4x4 no asfalto? Vai estragar a caixa, o diferencial?
Desculpa as perguntas, apesar de ser tudo tão lógico, ao mesmo tempo são detalhes complexos pra quem é novato em 4x4.
Grande abraço brother.

André Steuernagel
22/04/2014, 12:46
Mais uma fotinho dela.
460046
460047