Ver Versão Completa : Pajero 3.0 GLX-B 1995
André Steuernagel
18/04/2014, 15:02
Olá pessoal, sou novo aqui, meu nome é André e gostaria da ajuda de vcs pra esclarecer umas dúvidas que ninguém tirou na minha cidade. Sou de Joinville SC. Tenho uma Pajero GLX-b V6 4p e tenho dúvida quanto a diferencial central e auto blocante. Na alavanca de 4x4 tem uma opção a menos q as GLS. Ai me falaram que a minha não tem diferencial central. Como posso saber? Olhando por baixo do carro da pra ver? Alguém tem foto pra comparar uma que tem e outra q não tem? E blocante, todas são? e uma última pergunta, no caso de a minha não ter diferencial central, não posso andar no asfalto em 4x4, por que? O que acontece se eu usar no asfalto? Desde já obrigado pela antenção.
459709
Opa! Quantas perguntas juntas!
Primeiramente seja bem vindo! Serei simples nas explicações, ok?
Eu tenho uma GLS-B 99 e são estas opções (Câmbio Super Select, que a GLX não tem):
1- normal 4x2 (2H Mode)- a que vc usa normalmente, tração traseira
2- 4x4 (4H Mode) - anda as 4 juntas, bom pra usar em chuva. Pode andar onde você quiser sem problemas. Só deixa o carro mais gastão por um motivo óbvio.
3- 4x4 bloqueada (4HLc Mode) - essa sim não indicada pra asfalto. Todas as 4 rodas andam juntas. Por que não andar em asfalto? Pois elas estão travadas e se você fizer uma curva, as rodas de um lado irão girar mais do que as do outro lado, danificando o diferencial. Só ativa com o carro parado no Neutro (N).
4- 4x4 bloqueada reduzida (4LLc Mode) - essa é pra subir árvore, ehehehe... eu, pessoalmente nunca usei, pois vc engata ela e coloca na marcha L (low) ele vai acelerar e ter uma puta força, consequentemente terá um torque de mamute.
Autoblocante - é ooooutra coisa. Um diferencial autoblocante é quando ele, automaticamente trava a roda que está deslizando, deixando o carro sem patinar e mantendo a força nas duas rodas. Exemplo: saia de uma esquina virando para esquerda ou direita pisando forte no acelerador. A roda do lado que você está fazendo a curva vai patinar... por quê? Pois o peso do carro foi mais para o outro lado e essa parte ficou mais leve... essa roda vai patinar... com o diferencial autoblocante, essa roda dará no máximo uma ou duas voltas e vai "travar" fazendo com que as duas rodas andem praticamente iguais. Assim você terá mais tração.... entendeu? Eu acho que a Pajero não tem isso, por causa do Super Select (explicado acima).
O que diferencia a GLX da GLS seria a suspensão traseira, que a GLS tem molas helicoidais e a GLX tem semi-elípticas. Ponto aí para o conforto. E a GLS vc consegue acionar o 4x4 com ela andando, por causa do câmbio Super Select (diferencial central faz tudo isso), coisa que na GLX só parando o carro para engatar o 4x4... ah, a GLS tem estribo lateral e a GLX não tem. :D
Se falei alguma merda, outro confrade chega e já ajuda também.
Aliás, se a da foto é a sua, parabéns, ela tá linda! As rodas ficaram fera!
Abração.
André Steuernagel
20/04/2014, 16:41
Obrigado amigo pelas explicações, e desculpa tantas perguntas, rsrsss
Já me esclareceu bastante, porém, fico na dúvida de uma coisa q não citei.
No painel, já vi umas que não tem escrito super select e o desenho do diferencial central é chapado de branco que não acende e a minha curiosamente tem escrito super select e o desenho do diferencial central é vazado que deveria acender. No meu caso, esse painel não acende nada, deve estar deligado, pois a tração funciona perfeitamente, além de andar na lama, ja testei num elevador com mecânico e tudo funciona. Há uma possibilidade de a minha GLX ter vindo com diferencial central me possibilitando de viajar em 4x4 integral?
Bah, não me lembro desses dizeres no painel da minha... sorry ela fica na casa dos meus pais, senão olhava agora. A GLX não tem Super Select, por isso que deve tá apagadinho. :pensativo:
Well, na minha a luz do meio fica acesa, quando eu bloqueio o diferencial, ou seja, as 4 patas andam juntas travadas. É a terceira opção na minha, que lhe falei. Na sua, a mesma coisa são as 4 luzes acesas - sem luz do meio acesa... nada de andar no asfalto aqui.
A sua só tem as opções de:
1) 4x2 o painel indica tração nas todas traseiras.2) 4x4 quando acionada, acende a indicação no painel, com os leds das 4 rodas acesas.
3) Neutro - tem isso??
4) 4x4 com reduzida. aqui é só colocar no L do câmbio e subir árvores com ele, rsrsrs.
Seria isso?
No caso da GLX, vc só ativa o 4x4 quando tiver em terreno SEM aderência, ok? E com ela paradinha...
André Steuernagel
22/04/2014, 12:43
A sua só tem as opções de:
1) 4x2 o painel indica tração nas todas traseiras.2) 4x4 quando acionada, acende a indicação no painel, com os leds das 4 rodas acesas.
3) Neutro - tem isso?? Tem sim, 4x2, 4x4, neutro e L.
4) 4x4 com reduzida. aqui é só colocar no L do câmbio e subir árvores com ele, rsrsrs.
Seria isso?
No caso da GLX, vc só ativa o 4x4 quando tiver em terreno SEM aderência, ok? E com ela paradinha...
Ok?
O que acontece se eu usar 4x4 no asfalto? Vai estragar a caixa, o diferencial?
Desculpa as perguntas, apesar de ser tudo tão lógico, ao mesmo tempo são detalhes complexos pra quem é novato em 4x4.
Grande abraço brother.
André Steuernagel
22/04/2014, 12:46
Mais uma fotinho dela.
460046
460047