PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas Motor 709!!!



rafaelgdl
13/12/2005, 05:12
Pessoal, como a grande maioria dos proprietários de jipes são, assim por dizer, auto-mecânicos de suas viaturas, então devem saber algumas dicas importantes sobre o motor de seus jipes...
Então estou procurando e pesquisando bastante sobre o motor 709, sobre o que pode quebrar, o que podemos consertar e como consertar!!!
Se alguém tiver algum manual de operação do motor, não é o do proprietário não, e quiser anexar no tópico será de muita utilidade...

E algumas dicas também, como qdo o motor perde potência, ou aumenta o consumo, ou fica pesado, e quiser postar tbm agradeço muito...

Valeu!!!! :concordo:

Diego Durigon
14/12/2005, 22:47
Na BR, a band rodando acima dos 90 Km/h, aumenta o consumo... É por causa do câmbio 4 marchas, relação de diferencial...

O manual do 709 tem no toyoteiros :concordo:

Elmer_Jeep
16/12/2005, 11:18
709 que vcs falam seria o OM-364 :?:

rafaelgdl
17/12/2005, 00:40
Positivo Elmer....
o famoso mercedes 709 = om-364...

e jah pra esclarecer, eu estava aqui no meu trabalho agora e estávamos tentando colocar um motor caterpillar 6 cilicndros para rodar, e nada, verifica filtros, diesel, óleo, troca o filtro de combustivel, sangra e nada...
ateh q abrimos a entrada dos bicos injetores no cilindro, sangramaos até sair diesel por ali e funcionou, ou seja, esse eh o bom dos motores diesel, pq vc mexe mexe e mexe e arruma e nem sabe oq arrumou nem oq estava com problemas....

mas eh isso!!!
mais um acontecimento!!!! :concordo:

Ney Christian
01/01/2006, 15:29
Motor 709...
Equipa as bandeirante à partir de 91 se não me engano. Meu irmão tem uma picape dupla com esse motor. A danada estava fazendo menos de 8km/l. Levamos ao mecânico e ele regulou as válvulas, saindo mais potente e mais econômica (cerca de 10km/l). Segundo o Chico Toyota de Campinas-SP, deve-se regular as válvulas desse motor a cada 25 ou 30 mil km rodados.

rafaelgdl
04/01/2006, 09:09
Caro Ney....
a minha band sempre fez uma média de 12 km/l, entaum mes passado ela começou a fazer 10 por litro e perder um popuco de potênjcia, levei numa oficina de bicos injetores e eles trocaram os quatro bicos, saiu um pouquinho caro$$, quase 300 pilas, mas agora a potência melhorou muito e tah fazendo uns 13 km/l...
realmente vale o investimento,,
e coisa simples, 3 horas de trabalho....

falowwww :concordo:

joaquim
05/01/2006, 12:12
Caramba, vocês devem andar a 60/70 km/h.
A minha com motor 314-S turbinado não passa de 9 km/l.

Joaquim/SP

rafaelgdl
05/01/2006, 13:15
E jah falando em Turbo...

como fica o consumo de um motor diesel depois q se coloca o turbo???

tou pensando em meter o turbo no meu 709, mas imagino q seu consumo de 12 a 13 km/l vai cair muito..
será???

falowwwww e abraços

joaquim
05/01/2006, 13:44
O consumo é o mesmo, ou até menor.

rafaelgdl
05/01/2006, 14:02
Mas daih tem q colocar o intercooler junto neh Joaquin???

e sai mais uma nota$$ junto...
mas naum sei, por eqnaqunto minha Ju tah andando bem ainda....

mas penso em turbinar a amante sim!!!!

Denilson
06/01/2006, 09:25
Pessoal tenho um band com o motor 608, fui para praia este final de ano, e na rodovia ela fez 10,3 km/l, andando numa velocidade de 90 a 105 km/h, ela ta com pneus 33", nessa velocidade ela vai com uma rotação entre 2100 até 2500 rpm.

Estou querendo turbinar e intercoolar, para melhorar nas subidas, pq de final o cambio é de 4 marchas e não quero alongar os diferenciais.

Alguém tem sugestão melhor?

Abraços!!

rafaelgdl
06/01/2006, 11:37
O Denilson...

o problema maior q o pessoal reclama qdo turbina o 608, eh mais pelo cambio 4 marchas, pq na trilhja e cidade fica uma beleza, mas qdo cehga na estrada sobra motor e falta a tão abençoada 5° marcha...
mas daih tem q ver se vale a pena mesmo..
e o consumo tah certo cara, com o pneu 33" acredito q seja muito bom teu consumo....
pode crer???
e vc trocou os vicos injetores a pouco tbm???
falowwwwwww :concordo:

Denilson
06/01/2006, 12:30
No ano passado desmontei minha band e reformei ela inteira, fiz o motor tudo novo, (camisa, pistões, anéis, etc tudo standart), hoje ela ta com 4700 km, tinha feito a bomba injetora no começo do ano, por isso só precisei regular e limpar os bicos depois que retifiquei o motor, por isso que ela esta "economica", antes de retificar o motor ela fazia em torno de 8,5 a 9 km/l com pneus 265/75. O legal dos 33" é que abaixa a rotação do motor para andar nas mesmas velocidades em relação dos 265/75.

Um Abraço :concordo:

joaquim
06/01/2006, 16:05
Mas daih tem q colocar o intercooler junto neh Joaquin???

e sai mais uma nota$$ junto...
mas naum sei, por eqnaqunto minha Ju tah andando bem ainda....

mas penso em turbinar a amante sim!!!!

A parte ruim é arrumar o coletor para o turbo.
A minha está turbinada faz oito anos e não tem intercooler.
Fiz uma cotação para o intercooler: 450,00 feito sob medida.

Ney Christian
06/01/2006, 20:11
A picape do meu irmão é turbinada, tem os diferenciais alongados e pneus 265/75R16. Faz essa média tanto na cidade quanto em pista a uma velocidade média de 100km/h. A rotação não ultrapassa dos 2000rpm nessa velocidade e sobra motor nessa velocidade.
A única desvantagem que eu acho nela é o espaço interno, como comentei em um tópico específico.

Sergio Nutric
07/01/2006, 19:53
Qual seria a melhor turbia e intercooler para o 709?

rafaelgdl
10/01/2006, 02:44
Sergio Nutric Enviada: Sáb, 7 Janeiro 2006 18:53h Assunto:

--------------------------------------------------------------------------------

Qual seria a melhor turbia e intercooler para o 709?


Boa pergunta Sergio...
tou esperando alguma resposta tbm :pensativo: , junto com uma cotação de preço...

Sergio Nutric
10/01/2006, 15:55
se mandar a cotação manda tb a do turbo vga, = a da ranger.. pois eu preciso de torque mto rapido, é q eu faço trilha de nivel super dificil...e as vezes falta torque para subir rapido a rotação!

obrigado

rafaelgdl
12/03/2007, 04:07
Acordando o tópico!!!

alguma sugestão de turbinas para o 709???

Agradecemos...

joão k. chikui
12/03/2007, 15:39
Acordando o tópico!!!

alguma sugestão de turbinas para o 709???

Agradecemos...

Rafael,tem algum fabricante fazendo kit de turbina para o 709( igual a minha , que é biaggio, parace que não tem mais).Vou pesquisar e te digo.
Quanto a uma pergunta sobre consumo, até ficaria igual ou levemente melhor se alongasse os diferenciais ou adaptasse um 5M(que está muito caro) e , se intercoolasse, melhoraria ainda mais.
Quanto ao pneu BF 33" que alguém citou, até não ficaria mais gastadora, mas, para o pneu não pegar, temos que levantá-la , é aí onde passa a consumir um pouca a mais. Em contrapartida,melhora a frenagem e a estabilidade , pois além de mais largos, as rodas terão que ter off set negativo(-25mm), o que vai deixar a band com 10 a 12 cm mais larga.

Julio Militão
13/03/2007, 21:44
Botei, no meu motor OM314, a da D20, ficou show!

joão k. chikui
14/03/2007, 09:08
se mandar a cotação manda tb a do turbo vga, = a da ranger.. pois eu preciso de torque mto rapido, é q eu faço trilha de nivel super dificil...e as vezes falta torque para subir rapido a rotação!

obrigado

Sergio , será que vc quis dizer turbo TGV(turbina de geometria variável).
Seria o máximo, mas custa mais de 7.000 latinhas.

Outra dúvida, o que vc cita como "nível super difícil", qual trilha é essa pois estou até com formigamento.

abelardomcf
14/03/2007, 20:19
Pessoal, em uma viagem em asfalto de 500km +ou-, qual a média de velocidade deve andar na band 709 pra não foçar o motor? Obg!

joão k. chikui
14/03/2007, 23:44
Pessoal, em uma viagem em asfalto de 500km +ou-, qual a média de velocidade deve andar na band 709 pra não foçar o motor? Obg!
4 Marchas: 100km/h
5 marchas: 110 -115 km/h

cristiano
15/03/2007, 06:41
Botei, no meu motor OM314, a da D20, ficou show!

Julio, coloca algumas fotos da sua instalação.

João Fernandes
18/03/2007, 10:58
Olá pessoa,

A Garret (www.garret.com.br (http://www.garret.com.br)) tem turbo específico para motor OM-314, OM-364, OM-364A (turbinado de fabrica), e OM-364LA (turbinado e interculado de fabrica). Os motores OM-364A e OM-364LA equipam os caminhões Mercedez.
Optei por instalar no meu Tratoz (Band 93) a do motor OM-364LA, mesmo contrariando a Garret.
Gostei do resultado parcial. Parcial porque instalei o turbo mas ficou faltando o intercooler, e rodei poucos kms.
Acredito que o turbo esteja em torno dos R$ 1.500,00.

Aí fica mais uma opção.

João Fernandes.

joão k. chikui
18/03/2007, 23:09
Olá pessoa,

A Garret (www.garret.com.br (http://www.garret.com.br)) tem turbo específico para motor OM-314, OM-364, OM-364A (turbinado de fabrica), e OM-364LA (turbinado e interculado de fabrica). Os motores OM-364A e OM-364LA equipam os caminhões Mercedez.
Optei por instalar no meu Tratoz (Band 93) a do motor OM-364LA, mesmo contrariando a Garret.
Gostei do resultado parcial. Parcial porque instalei o turbo mas ficou faltando o intercooler, e rodei poucos kms.
Acredito que o turbo esteja em torno dos R$ 1.500,00.

Aí fica mais uma opção.

João Fernandes.

Só atente pro detalhe que os kit para band são específicos para band.
Assim como um motor OM364 do 709 não encaixa numa band, tem que mudar uma porrada de coisas.

João Fernandes
25/03/2007, 01:57
Só atente pro detalhe que os kit para band são específicos para band.
Assim como um motor OM364 do 709 não encaixa numa band, tem que mudar uma porrada de coisas.


Caro João K. Chikui, pensei que o motor OM364 que equipa a Band fosse o mesmo motor OM364 que equipa a mercedinha 709!
Qual a diferença entre eles?

João Fernandes.

GERALDOMS
25/03/2007, 07:20
Caro João K. Chikui, pensei que o motor OM364 que equipa a Band fosse o mesmo motor OM364 que equipa a mercedinha 709!
Qual a diferença entre eles?

João Fernandes.


Eu também achava isso. Pensava que era tipo plug n play. Eu penso em colocar o motor da 710 no lugar do meu OM 314.
Mas ainda assim continuo achano que o motor é o mesmo.

Preciso de maiores esclarecimentos.

Bernardo Hoelz
25/03/2007, 12:19
Galera no site da MAXCOOLER (www.intercooler.com.br (http://www.intercooler.com.br)) tem kit´s de turbos pras band`s e intercooler proto para instalar!!! meu pai instalou um intercooler na L-200 dele sozinho e depois levou ao um mecanico para regular o turbo.
Penso em instalar um kit turbo e um intercooler na minha band ( q tem motor 14-B).
[]`s

joão k. chikui
25/03/2007, 22:33
Caro João K. Chikui, pensei que o motor OM364 que equipa a Band fosse o mesmo motor OM364 que equipa a mercedinha 709!
Qual a diferença entre eles?

João Fernandes.
Grande Xará, O bloco é o mesmo , mas os periféricos são diferentes(suporte do filtro de óleo lurificante, etc...) .O kit de turbo tb é totalmente diferente.
Acho que é porque o chassi da band é bem mais apertado que o do caminhão.
E fica caro as mudanças.

Julio Militão
27/03/2007, 23:21
Julio, coloca algumas fotos da sua instalação.

Caro Cristiano,

As fotos podem ser vistas no site abaixo:
http://picasaweb.google.fr/julio.militao
As fotos do turbinamento são da primeira reforma, ocorrida em 2005, quando a adquiri (band curta 82), estava empolgado e investi na troca dos eixos, da para caixa de 5 marchas, dentre outros detalhes. Atualmente estou na segunda reforma, agora estética, mandei fazer uma capota de fibra, tirar toda a ferrugem, "remendar" o chassis etc.. Mudei a posição da entrada de ar na tampa das válvulas, agora tá do lado da turbina, estou instalando um ar condicionado. As fotos estão misturadas: reforma antiga com a atual, que tá ficando show.
Um abraço.

cristiano
28/03/2007, 07:54
Caro Cristiano,

As fotos podem ser vistas no site abaixo:
http://picasaweb.google.fr/julio.militao
As fotos do turbinamento são da primeira reforma, ocorrida em 2005, quando a adquiri (band curta 82), estava empolgado e investi na troca dos eixos, da para caixa de 5 marchas, dentre outros detalhes. Atualmente estou na segunda reforma, agora estética, mandei fazer uma capota de fibra, tirar toda a ferrugem, "remendar" o chassis etc.. Mudei a posição da entrada de ar na tampa das válvulas, agora tá do lado da turbina, estou instalando um ar condicionado. As fotos estão misturadas: reforma antiga com a atual, que tá ficando show.
Um abraço.

Julio, parabéns pela empreitada...

Eu teria várias perguntas sobre sua reforma, mas não sei se o tópico aqui seria ideal, se tiver interesse poderia criar um na seção Frota e discutimos lá.

Forte abraço

natao10
30/03/2007, 13:30
Segue abaixo copia do e-mail que recebi referente a cotação de turbina para o motor mb OM-364.

Segue os preços dos kits para sua Toyota Bandeirante:

Kit Turbo completo......................................R$ 2.250,00.

Kit intercooler MAXCOOLER...........................R$ 1.480,00.

Nesses valores dividimos em 03 vezes, sendo entrada, 30 e 60dd., caso opte pelo
pagamento a vista, terá 10% de desconto.

Com a instalação de um kit turbo e intercooler em sua Band você terá ganhos entorno
de 30% em potencia, 40% de torque, 10% em economia e uma maior vida útil do seu
Motor.

Nosso produto tem a garantia de 01 ano contra defeitos de fabricação.

Os kits estarão em suas mãos em 03 dias úteis após a confirmação de seu pedido.



...
Espero ter ajudado.
Abraços
Renato Gambin

felipezappas
08/06/2016, 15:33
Vem o kit todo né ? a turbina é de que marca ?

Sergio c
09/06/2016, 14:17
Vem o kit todo né ? a turbina é de que marca ?

Amigo, dá uma olhada na data da postagem do post anterior ao seu, 30/03/2007. É provável que os preços não sejam os mesmos......

felipezappas
10/06/2016, 13:38
Amigo, dá uma olhada na data da postagem do post anterior ao seu, 30/03/2007. É provável que os preços não sejam os mesmos......
Putz nem me liguei, mas mesmo assim mandei um email pedindo o valor, prem ainda nao me retornaram

Sergio c
10/06/2016, 15:21
Putz nem me liguei, mas mesmo assim mandei um email pedindo o valor, prem ainda nao me retornaram
Mandou p turbos Anhanguera? Se for com eles e pelo que eu sei, eles tem ótimos kits p Bandeirante. Um abraço.