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Ver Versão Completa : Motor 3000 - é possível trocar apenas buchas de comando?



Adrian Rueckl
13/04/2014, 19:32
Estou com problema de pressão de óleo no motor do meu jeep. Já realizei teste com 3 bomba de óleo diferentes e boas e não obtive resultado. A luz de óleo continua piscar na lenta quando frio e quando motor quente ela não apaga. Coloquei um óleo um pouco mais grosso e melhorou, mas não resolveu.
Com todas esses testes realizado, acredito que o problema esteja realmente nas buchas de comado. O motor está forte, não queima óleo e não rajá nada.. É um Canhão (rsrs) pra andar. Da gosto mesmo.
Aí veio uma duvida.
É possível fazer a substituição das buchas de comando sem ter que sacar o motor fora ou depende de retifica pra realizar o trabalho?
Se alguém puder me dar uma ajuda agradeço.
Abraço 4x4 a todos.

4X4GARAGE
14/04/2014, 08:41
comdedicação e atenção e possivel a troca de quase todas,digo quase todas pq nao lembrose vao em todos os mancais do comando existem motores que so vai no primeiro mancal do comando entao é muito mais simples,mas vc tera que tirar a grade dianteira com os paralamas,retitar o escape,o carter,a tampa lateral,a bba de oleo,o balanceiro de valvulas,afrouxar todas as valvulas de escapamento para dai sim conseguir algumas luz no fim do tunel,eu instalo as buchas novas com o proprio comando mas com cuidado para nao machucar o comando e as buchas novas!
[]s

Jacimar
14/04/2014, 09:12
Bom dia prezados ! infelizmente nunca pus a mão nem o pé em um 3000 ! :twisted::twisted::twisted: ele não tem ajuste de pressão de óleo como o BF ? boa sorte e um abraço !

Adrian Rueckl
14/04/2014, 19:43
Obrigado pelas dicas.
Quanto a regulagem da pressão sim é possível tanto quanto nos motores com bomba pequena. Mas não sei como mexer na mola pra alterar a pressão.
Única coisa que aprendi e que quando existe desgaste na tampa e no embolo, deve-se dar um passe na tampa, corpo da bomba e partes internas (que ficam a face da tampa) para deixar liso novamente. Importante não esquecer de fazer os dois rebaixos com broca que tem por objetivo carregar o óleo e não rustir a tampa e as partes que estão em contato junto a ela.

Quanto a substituição das buchas do comando se for realmente possível dessa forma relatada fico feliz. Se alguém mais puder dar uma opinião sobre ou relatar experiência já realizada nesta situação agradeço.
Abraço a todos

deividmonnerat
01/04/2015, 18:36
Estou montando um segundo BF161 e as buchas de comando estavam destruídas. Pergunta se alguem tem algum macete para a instalação das buchas novas sem danifica-las? Alguma ferramenta especial facil de fazer pra ajudar?

Abs

Adrian Rueckl
13/05/2015, 19:32
Não cheguei a substituir no meu motor. Troquei ele e deixei ele para retificar completo num futuro. Meu mecânico pelo que entendi usa um nylon na medida da bucha pra bater ( colocar) elas no lugar. Deve ter muita atenção pra deixar o furo de passagem de óleo da bucha alinhado com o furo do bloco.
Abraço

deividmonnerat
14/05/2015, 07:26
Não cheguei a substituir no meu motor. Troquei ele e deixei ele para retificar completo num futuro. Meu mecânico pelo que entendi usa um nylon na medida da bucha pra bater ( colocar) elas no lugar. Deve ter muita atenção pra deixar o furo de passagem de óleo da bucha alinhado com o furo do bloco.
Abraço

Já consegui troca-las. É a parte mais chata da montagem de um BF.

E só pra ilustrar a primeira mensagem do tópico. Acho impossível trocar as buchas sem tirar o motor, primeiro tem q tirar o virabrequim pra se ter espaço e poder sacar as buchas velhas, segundo, não se consegue tirar o eixo de comando sem retirar as válvulas de escape, e terceiro, a quarta bucha só sai batendo por trás do motor, onde fica uma tampa do eixo do comando e fica tapado com a capa seca. Fica a dica

Abs