Ver Versão Completa : Acoplamento viscoso travado
RogérioNunes
12/04/2014, 13:51
Um alerta para quem tem acoplamento viscoso travado na sua viatura.
Em alguns casos mexânicos ou mesmo por ordem dos proprietários travam o acoplamento viscoso na tentativa de resolver aquecimento no motor. Em casos onde o problema é nessa peça o problema se resolve só que não a trocam por conta do custo,porém, isso pode gerar um prejuízo ainda maior que é a quebra da hélice e invariavelmente fura o radiador em vários pontos.
O que seria uma solução paleativa e de baixo custo se torna um problema maior e muito mais caro pra resolver.
As fotos são de um Troller 2.8 que ao atrevessar um riacho quebrou a hélice, que estava travada, e furou o radiador em 9 pontos. Estava a 70Km de um reboque.
Tambem tenho problema no acoplamento do meu 2012...
Ele nao acopla mais, trabalha apenas e sempre em fase lenta...
nem com o ar condicionado ligado a ventoinha aumenta a velocidade...
no inicio pensei em trocar a peça ou travar...mas percebi que o motor so aquecia quando pegava estrada em velocidade acima de 130km/h
fora dessa hipotese ele nao aquece, nem na trilha em reduzida etc...pelo menos ate agora nao aqueceu.
resolvi deixar como esta, pois assim ainda evito de estar com a ventoinha acoplada no momento que entro na agua ou lama, o que poderia gerar um problema como o citado acima.
Nao preciso nem mais desligar o ar condicionado antes das poças...
Thales Rezende
15/04/2014, 21:51
Opa! Realmente o acoplamento viscoso é um perigo... Uns amigos meus foram para o atacama de troller, ao que aparenta eles usaram a reduzida em velocidade muito elevada e isso levou a uma rotação do motor e a hélice estourou o radiador... Isso no meio do fim do mundo...
Quadro muito semelhante(e mais comum) é esse da foto que você postou em que carros com a temperatura do motor alta(normalmente após andar horas seguidas com o carro) entram em rios ou alagamentos. O que ocorre é que, o acoplamento viscoso é um tipo de "embreagem" acionada pelo calor, logo quando o carro já andou varias horas em trilhas, ele com certeza deve estar ativado(devido a alta temperatura), e ai os donos decidem entrar em rios... O que acontece? A hélice do motor funciona como um exaustor para o radiador, ou seja ela "puxa" o ar da frente do carro, obrigando ele a passar pelos canalículos do radiador e resfriando o sistema, quando a mesma está ativada(ou seja com resistência no acoplamento viscoso) e a pessoa entra na água, ela vai continuar puxando o bendito ar que não existe mais, logo ela vai puxar a água e como a mesma apresenta uma resistência a passagem entre os canalículos do radiador o que ocorre é que a hélice vai para frente ao invés da água vir puxada para traz. Resultado? Esse que podemos ver acima, a hélice encosta no radiador provocando uma ENORME dor de cabeça.
Solução?????? Converter o sistema de hélice acionada por polia e acoplamento viscoso para uma hélice elétrica acionada por termostato, dessa forma colocando um pequeno botãozinho no painel, você pode desativar a hélice elétrica toda vez que for passar em rios e etc.
Já existem nos EUA vários kits plug and play para wranglers...
459429
Esse kit é de uma Cherokee XJ.
459430
Esse para wrangler.
ps:Vale ressaltar algumas coisas, apesar do acoplamento viscoso só acoplar com o calor, quando você liga o carro no frio e de manha a ventoinha também fica rodando, isso ocorre porque o acoplamento viscoso sempre tem uma pequena resistência que é suficiente para girar a hélice quando a mesma está livre. Porém se algo for "contra" a rotação dessa hélice a mesma fica parada e por isso os mecânicos sempre indicam parar o carro e esperar esfriar antes de entrar em rios, pois se o acoplamento viscoso estiver desacoplado, quando a hélice encontrar resistência na água ela ficará parada ao invés de brigar com a água. OUTRA COISA, NUNCA TENTE PARAR A HÉLICE COM A MÃO PENSANDO QUE O VISCOSO NÃO ESTÁ ACIONADO.
Segue mais uma observação: Além de ter a vantagem de serem muito fáceis de se instalar um desativador, ventoinhas elétricas apresentam outra vantagem perante as de correia por acoplamento viscoso que é performance. A ventoinha elétrica só funciona quando o carro está parado e a temperatura da água no radiador(normalmente em alguma das mangueiras) ativa o termostato. Logo quando você está acelerando em uma rodovia em alta velocidade a mesma permanece imóvel aguardando você parar no próximo sinal. Já a ventoinha mecânica está sempre rodando, seja com resistência no acoplamento viscoso ou não e isso gera um desperdício de potencia(pouco mais existente), que as pessoas chegam a notar. Eu pessoalmente tenho um carro V8 que tivemos que fazer ao contrário, converter o sistema elétrico para mecânico, e quando acelero pesado em rodovias, noto uma pequena perda em comparação ao sistema antigo.
Abraços
Thales Rezende
15/04/2014, 21:55
Rordo, estranho seu carro super aquecer acima de 130 km/h. A ventoinha do radiador não possui nenhuma função em alta velocidade como essa. A 130km/h a velocidade do ar que passa no seu radiador é muito maior que aquela que passa com o carro parado e ventoinha ligada. De fato carros com ventoinha elétrica só costumam ligar a mesma quando estão parados no sinal.
homerohermida
15/04/2014, 22:11
Solução?????? Converter o sistema de hélice acionada por polia e acoplamento viscoso para uma hélice elétrica acionada por termostato, dessa forma colocando um pequeno botãozinho no painel, você pode desativar a hélice elétrica toda vez que for passar em rios e etc.
Já existem nos EUA vários kits plug and play para wranglers...
459429
Esse kit é de uma Cherokee XJ.
459430
Esse para wrangler.
Eu coloquei ventoinha elétrica em dezenas de Jeeps e Rurais na década de 90 e sempre me perguntei porque os motores a diesel não possuíam ventoinha elétrica. Então resolvi colocar numa Toyota Hilux. Ao fazer o projeto, comentei com um amigo meu que é engenheiro e que possuía na época, uma Hilux e uma Bandeirante. Ele me disse: já coloquei e não funciona pois ferve. Achei estranho mas fui em frente. Resultado: ferve. Tentei com vários termostatos, com várias temperaturas de acionamento... Quando ligado direto não fervia, mas na posição automática, fervia direto. Não entendi qual era a explicação, me conformei e retirei tudo.
Thales Rezende
15/04/2014, 22:28
Interessante...
Talvez o tamanho da hélice não foi dimensionado para o sistema. Ou até mesmo a velocidade de giro da mesma. Não acredito que um motor a diesel 4 cyl esquente mais do que um Pentastar 3.6 v6 que beira os 300 cavalos de potencia(no caso dos wranglers modernos). Até o Bugatti Veyron com motor 16.4l usam ventoinhas elétricas. E além disso existem vários kits em carros a DIESEL nos EUA, existem muitas discussões nos tópicos específicos de diesel e o pessoal parece gostar bem.
459431
Esse é de um cummins 4cyl.
459432
Definitivamente não acredito que nossos motores produzam mais calor que um 5.9L cummins dessa foto acima.
Porém também não sou engenheiro...
Abraços
Thales Rezende
15/04/2014, 22:31
Eu coloquei ventoinha elétrica em dezenas de Jeeps e Rurais na década de 90 e sempre me perguntei porque os motores a diesel não possuíam ventoinha elétrica. Então resolvi colocar numa Toyota Hilux. Ao fazer o projeto, comentei com um amigo meu que é engenheiro e que possuía na época, uma Hilux e uma Bandeirante. Ele me disse: já coloquei e não funciona pois ferve. Achei estranho mas fui em frente. Resultado: ferve. Tentei com vários termostatos, com várias temperaturas de acionamento... Quando ligado direto não fervia, mas na posição automática, fervia direto. Não entendi qual era a explicação, me conformei e retirei tudo.
Fala Homero, bem legal você já ter feito essas modificações, se tiver posta umas fotos ai para gente apreciar!
Grandes Abraços!
homerohermida
15/04/2014, 22:52
Interessante...
Talvez o tamanho da hélice não foi dimensionado para o sistema. Ou até mesmo a velocidade de giro da mesma. Não acredito que um motor a diesel 4 cyl esquente mais do que um Pentastar 3.6 v6 que beira os 300 cavalos de potencia(no caso dos wranglers modernos). Até o Bugatti Veyron com motor 16.4l usam ventoinhas elétricas. E além disso existem vários kits em carros a DIESEL nos EUA, existem muitas discussões nos tópicos específicos de diesel e o pessoal parece gostar bem.
459431
Esse é de um cummins 4cyl.
459432
Definitivamente não acredito que nossos motores produzam mais calor que um 5.9L cummins dessa foto acima.
Porém também não sou engenheiro...
Abraços
Possivelmente se eu tivesse colocado o sistema com duas velocidades, teria funcionado... Mas sei lá! Não deu certo. Tenho fotos do meu último Jeep. Postarei amanhã.
Walter da Camper
15/04/2014, 23:19
Depois que instalei um termômetro mecânico, que mostra a variação de grau em grau, comecei a entender melhor o comportamento térmico do motor diesel. A temperatura sobe muito mais rápido do que num motor a gasolina, pois é diretamente proporcional ao esforço do motor. Basta pegar uma pequena subida para elevar a temperatura em 3 ou 4 graus, até que a termostática atua e logo abaixa novamente. No painel original essa variação não é percebida.
No motor a gasolina parece haver menor influência em relação ao esforço (exceto em situações extremas). Tanto é verdade que a situação em que o motor fica mais quente é num congestionamento em marcha lenta, ou seja, sem esforço nenhum. Na mesma situação um diesel permanece frio.
Tenho uma teoria que pode explicar a causa da incompatibilidade diesel x ventoinha elétrica: O radiador precisa estar sempre frio para que a abertura da termostática esfrie rapidamente o motor, por isso a hélice deve estar sempre girando. Num sistema elétrico por termostato a hélice é desligada quando atinge aprox. 76 graus e em baixas velocidades o radiador não esfriará o suficiente para atender às solicitações rápidas do motor diesel.
Possivelmente a solução do Homero, em deixar uma velocidade mais lenta girando direto resolva o problema. Mas acho que as ventoinhas não foram projetadas para virarem direito e um sistema desses pode não ficar muito confiável quanto à durabilidade.
homerohermida
15/04/2014, 23:32
Depois que instalei um termômetro mecânico, que mostra a variação de grau em grau, comecei a entender melhor o comportamento térmico do motor diesel. A temperatura sobe muito mais rápido do que num motor a gasolina, pois é diretamente proporcional ao esforço do motor. Basta pegar uma pequena subida para elevar a temperatura em 3 ou 4 graus, até que a termostática atua e logo abaixa novamente. No painel original essa variação não é percebida.
No motor a gasolina parece haver menor influência em relação ao esforço (exceto em situações extremas). Tanto é verdade que a situação em que o motor fica mais quente é num congestionamento em marcha lenta, ou seja, sem esforço nenhum. Na mesma situação um diesel permanece frio.
Tenho uma teoria que pode explicar a causa da incompatibilidade diesel x ventoinha elétrica: O radiador precisa estar sempre frio para que a abertura da termostática esfrie rapidamente o motor, por isso a hélice deve estar sempre girando. Num sistema elétrico por termostato a hélice é desligada quando atinge aprox. 76 graus e em baixas velocidades o radiador não esfriará o suficiente para atender às solicitações rápidas do motor diesel.
Possivelmente a solução do Homero, em deixar uma velocidade mais lenta girando direto resolva o problema. Mas acho que as ventoinhas não foram projetadas para virarem direito e um sistema desses pode não ficar muito confiável quanto à durabilidade.
Por isso desisti! Achei bobagem colocar uma ventoinha elétrica para ficar girando o tempo todo, mesmo que em velocidade reduzida. Tirei tudo e coloquei num Jeep de um amigo a gasolina e ficou perfeito como sempre!
Thales Rezende
15/04/2014, 23:44
Realmente não acredito que exista uma incompatibilidade, mas sim uma questão de dimensionamento. Como eu falei no post o ventilador mecânico da mesma forma que o elétrico não ajudam em nada a puxar o ar uma vez que o mesmo já esta sendo comprimido contra a frente do radiador quando o carro está em movimento(principalmente em altas velocidades). Basta andar com qualquer veiculo a 130km/h como o colega no começo do post falou e colocar a mão para fora, você vai sentir uma grande força do vento contra sua mão, essa mesma força está sendo aplicada no radiador e é MUITO maior do que a força que qualquer ventilador, ventoinha ou qualquer sistema consiga fazer.
Com relação ao termostato ativar a ventoinha em 76 graus é muito simples, compre um termostato de menor temperatura. Existem várias opções de modelos e de fato os que vem nos kits da companhia norte americana FLEX A LITE possuem temperatura regulável. Você mesmo com o simples girar de um botão pode regular quando você quer que o mesmo ative.
Existem vários kits para motores a DIESEL e nunca vi reclamações com relação a eles nos fóruns gringos.
Flex A Lite Electric Diesel Cooling Fans (http://www.dieselpowerproducts.com/m-18-flex-a-lite.aspx)
Nesse site tem opções para dodge RAM DIESEL.
Electric fan vs. mechanical - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-12v-performance/102336-electric-fan-vs-mechanical.html)
Electric fans - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-24v-performance/59753-electric-fans.html)
fórum
https://www.youtube.com/watch?v=crplJQRj5qQ
Walter da Camper
16/04/2014, 00:18
Realmente os gringos tem solução pronta para tudo.
Na minha inocência, eu estava me referindo às adaptações que costumamos fazer por aqui, usando ventoinha de Astra e cebolão de Opala que liga com 82 e desliga com 76 graus. Coisas de jipeiro...
Foi mal....
Realmente não acredito que exista uma incompatibilidade, mas sim uma questão de dimensionamento. Como eu falei no post o ventilador mecânico da mesma forma que o elétrico não ajudam em nada a puxar o ar uma vez que o mesmo já esta sendo comprimido contra a frente do radiador quando o carro está em movimento(principalmente em altas velocidades). Basta andar com qualquer veiculo a 130km/h como o colega no começo do post falou e colocar a mão para fora, você vai sentir uma grande força do vento contra sua mão, essa mesma força está sendo aplicada no radiador e é MUITO maior do que a força que qualquer ventilador, ventoinha ou qualquer sistema consiga fazer.
Com relação ao termostato ativar a ventoinha em 76 graus é muito simples, compre um termostato de menor temperatura. Existem várias opções de modelos e de fato os que vem nos kits da companhia norte americana FLEX A LITE possuem temperatura regulável. Você mesmo com o simples girar de um botão pode regular quando você quer que o mesmo ative.
Existem vários kits para motores a DIESEL e nunca vi reclamações com relação a eles nos fóruns gringos.
Flex A Lite Electric Diesel Cooling Fans (http://www.dieselpowerproducts.com/m-18-flex-a-lite.aspx)
Nesse site tem opções para dodge RAM DIESEL.
Electric fan vs. mechanical - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-12v-performance/102336-electric-fan-vs-mechanical.html)
Electric fans - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-24v-performance/59753-electric-fans.html)
fórum
https://www.youtube.com/watch?v=crplJQRj5qQ
Thales Rezende
16/04/2014, 00:52
Realmente os gringos tem solução pronta para tudo.
Na minha inocência, eu estava me referindo às adaptações que costumamos fazer por aqui, usando ventoinha de Astra e cebolão de Opala que liga com 82 e desliga com 76 graus. Coisas de jipeiro...
Foi mal....
Fala Walter, o cebolão de opala sempre domina aqui no brasil mesmo hahaha eu pessoalmente tenho carro adaptado com um. Eu só quis dizer que é possivel, motores a diesel não sao tao misteriosos. Por acaso onde você instalou seu sensor do termometro? Direto no bloco?
Quem sabe um dia transformo o trolha em um trail rig, ai vou tentar fazer acontecer essa ventoinha elétrica em vez de ficar aqui só falando haha.
Grandes abraços
Walter da Camper
16/04/2014, 01:12
O sensor foi instalado no lugar do original, logo abaixo da termostática.
O termômetro é Cronomac mecânico.
Abçs.
homerohermida
16/04/2014, 12:50
Realmente os gringos tem solução pronta para tudo.
Na minha inocência, eu estava me referindo às adaptações que costumamos fazer por aqui, usando ventoinha de Astra e cebolão de Opala que liga com 82 e desliga com 76 graus. Coisas de jipeiro...
Foi mal....
Era como fazia: ventilador do Astra 99 e cebolão de Opala. Mas eu usava o de motor a álcool, pois o de 82 ligava toda hora. Coloquei uma extra para ligar junto do ar condicionado.
homerohermida
16/04/2014, 12:55
Realmente não acredito que exista uma incompatibilidade, mas sim uma questão de dimensionamento. Como eu falei no post o ventilador mecânico da mesma forma que o elétrico não ajudam em nada a puxar o ar uma vez que o mesmo já esta sendo comprimido contra a frente do radiador quando o carro está em movimento(principalmente em altas velocidades). Basta andar com qualquer veiculo a 130km/h como o colega no começo do post falou e colocar a mão para fora, você vai sentir uma grande força do vento contra sua mão, essa mesma força está sendo aplicada no radiador e é MUITO maior do que a força que qualquer ventilador, ventoinha ou qualquer sistema consiga fazer.
Com relação ao termostato ativar a ventoinha em 76 graus é muito simples, compre um termostato de menor temperatura. Existem várias opções de modelos e de fato os que vem nos kits da companhia norte americana FLEX A LITE possuem temperatura regulável. Você mesmo com o simples girar de um botão pode regular quando você quer que o mesmo ative.
Existem vários kits para motores a DIESEL e nunca vi reclamações com relação a eles nos fóruns gringos.
Flex A Lite Electric Diesel Cooling Fans (http://www.dieselpowerproducts.com/m-18-flex-a-lite.aspx)
Nesse site tem opções para dodge RAM DIESEL.
Electric fan vs. mechanical - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-12v-performance/102336-electric-fan-vs-mechanical.html)
Electric fans - Diesel Bombers (http://www.dieselbombers.com/5-9l-24v-performance/59753-electric-fans.html)
fórum
https://www.youtube.com/watch?v=crplJQRj5qQ
Faz todo o sentido, mas não sei explicar porque, nos dois casos que me referi, o carro fervia em alta velocidade. Até hoje me pergunto o motivo… Nos Jeeps, eu podia rodar devagar, rápido, no verão ou no inverno… o ventilador só ligava no sinal ou subindo uma serra em baixa velocidade. E sempre usei a válvula termostática original! Se a subida não tivesse muitas curvas, não ligava também. Era muito bom.
Rordo, estranho seu carro super aquecer acima de 130 km/h. A ventoinha do radiador não possui nenhuma função em alta velocidade como essa. A 130km/h a velocidade do ar que passa no seu radiador é muito maior que aquela que passa com o carro parado e ventoinha ligada. De fato carros com ventoinha elétrica só costumam ligar a mesma quando estão parados no sinal.
Thales, também não sei se realmente a culpa é do acoplamento...
Eu nunca tinha prestado atenção na ventoinha até aquecer pela primeira vez...
Logo que cheguei em casa fiz o teste da ventoinha, com o motor quente e ar condicionado ligado, testei com a mão pra ver se a ventoínha estava de fato acoplada pois o motor estava quente...ela estava livre, da mesma forma que fica quando o motor está frio....corre solta pela polia.
Então conclui que o problema do aquecimento era por causa do acoplamento viscoso que não acoplava e logo não aumentava velocidade quando o motor aquece.
Entendo que o ar esteja passando em alta velocidade quando ando a 130KM/h, porém acredito que ele não passa, só bate no radiador, pela parte frontal do carro.
A ventoinha fica logo ATRÁS do radiador, então pela lógica acreditei que ela quem puxa este ar que está batendo na frente do radiador....ela que faz com que o ar passe pelos vincos de metal, ao invés de esbarrar e desviar...
Por isso acho que em alta velocidade ela deveria sim acoplar...mas é só minha imaginação! kkk
Alguém tem ideia se meu problema é realmente este? pois o carro só aquece em alta velocidade.
O que mais poderia ser?
Abs!
homerohermida
16/04/2014, 17:16
A minha nunca "acoplou" em altas velocidades em nenhuma situação. Apenas no trânsito pesado, no calor, com ar ligado e/ou subindo uma serra nestas condições.
Gustavo D
16/04/2014, 17:48
A minha nunca "acoplou" em altas velocidades em nenhuma situação. Apenas no trânsito pesado, no calor, com ar ligado e/ou subindo uma serra nestas condições.a minha tb eh igual do homero. E o meu n eh chipado.
A minha nunca "acoplou" em altas velocidades em nenhuma situação. Apenas no trânsito pesado, no calor, com ar ligado e/ou subindo uma serra nestas condições.
Mas é possível notar ela acoplando quando em alta velocidade? pois o barulho do vento e motor não deixariam vc escutar se está ou não acoplada...
Como sabem que não acopla?
homerohermida
16/04/2014, 21:11
Mas é possível notar ela acoplando quando em alta velocidade? pois o barulho do vento e motor não deixariam vc escutar se está ou não acoplada...
Como sabem que não acopla?
Com certeza! O barulho é enorme. Parece que ligou um avião turbohélice!
kkk, certo conheço o barulho, só não sabia que era possível perceber com o carro correndo...meus muds que parecem um avião neste caso...
Bom, então meu troller é mto estranho, pois não acopla de jeito nenhum, e mesmo assim não esquenta no dia a dia...fica sempre em 90 graus...mesmo com A/C ligado e na reduzida.
Esses dias viajei por 4h seguidas a 125 km/h, cravados...de olho no ponteiro e nada, continuou a 90 graus, tudo ok.
Quando eu estava chegando no destino, decidi testar denovo e acelerei até 135~140 km/h: em um minuto o ponteiro começou a subir do 90 graus....
Logo reduzi para 125 novamente, e o ponteiro foi voltando aos poucos.
Ta mto estranho.
homerohermida
16/04/2014, 21:41
Bom… já dei umas aceleradas fortes mas não costumo andar nestas velocidades. De qualquer maneira nunca tive problemas de aquecimento. Este seu motor é "chipado"?
Bom… já dei umas aceleradas fortes mas não costumo andar nestas velocidades. De qualquer maneira nunca tive problemas de aquecimento. Este seu motor é "chipado"?
Opa, não sou de correr não, mas em BR duplicada e sem movimento 125km/h é bem tranquilo
3.0 original...com pneus 32...51 mil km rodados.
A 125km/h chega a 2600 rpm
A 140 km/h vai a 3000 rpm
Começa a esquentar perto do 3000 rpm...
A um mês atras não esquentava, dava pra ir a 150km/h que continuava a 90 graus...
John1532Jr
17/04/2014, 08:25
Rordo,
Se seu carro é original, verifique na sequência:
1 - limpeza do radiador: pode estar com barro entre as aletas impedindo a passagem do ar
2 - bomba dágua: pode estar com aletas danificadas bombeando menos do que deveria
3 - válvula termostática: pode não estar abrindo completamente
4 - alguma outra obstrução no fluxo do líquido de arrefecimento
Isto baseado em que o nível do líquido de arrefecimento esteja correto.
Agora, se for chipado, tsk tsk tsk... é na sorte mesmo.
Boa sorte...
Vou começar trocando óleos e filtros geral do carro...pois coincidência ou não, o problema começou aos 9 mil km do óleo, faltando apenas mil para noca troca...estou utilizando o semi sintético, para 10 mil km.
Como o problema parece bem incomum, só esquentando acima de 135km/h, pensei em falta de lubrificação....
Vou trocar amanhã, e se continuar não tem jeito, vou ter que seguir a sequencia acima mesmo...
Obrigado!
A quem possa interessar, problema completamente resolvido.
O motor que superaquecia quando o jié rodava acima de 130-140 km/h, voltou ao normal somente com uma troca de óleo e filtros.
Eu estava usando como teste um óleo semi-sintético, 15w40. mas parece que além de caro, o semi sintético não foi tão bem quando imaginei...
Voltei a usar o tradicional top turbo, como sempre usei sem ter problemas...
Coloquei também um tubo de militec, para os o 8 litros de óleo...
O Motor não aquece mais, crava nos 90 graus e ali fica.
homerohermida
28/04/2014, 15:02
A quem possa interessar, problema completamente resolvido.
O motor que superaquecia quando o jié rodava acima de 130-140 km/h, voltou ao normal somente com uma troca de óleo e filtros.
Eu estava usando como teste um óleo semi-sintético, 15w40. mas parece que além de caro, o semi sintético não foi tão bem quando imaginei...
Voltei a usar o tradicional top turbo, como sempre usei sem ter problemas...
Coloquei também um tubo de militec, para os o 8 litros de óleo...
O Motor não aquece mais, crava nos 90 graus e ali fica.
Que boa notícia!
ivancgbsb
02/07/2014, 15:08
Senhores.
A ventoinha de acoplamento viscoso pode ser reparada. Fizemos isso em uma Hilux e deu certo. Andando por foruns na Internet achei as instruções. Estou preparando alguma coisa aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Ainda tem coisa para arrumar nessa página, mas dá para ter uma ideia.
Como também tenho um Troller, no momento estou trabalhando na colocação de um sensor de nível de água no reservatório de expansão. Usando esse daqui: Sensor de Nível LA16M-40: R$26,00 - Sensor de Nível de Água, Óleo (http://icos.com.br/SensorDeNivel/LA16M40/) e um LED espia (shift light).
Thales Rezende
03/07/2014, 12:36
Gostei da ideia! Se concretizar posta umas fotos ai por favor!
Abraços!
RogérioNunes
03/07/2014, 12:45
Ivan, boa notícia pra quem tem problema com essa peça na Hilux,porém, a maioria dos acoplamentos não permitem reparos, são blindados. Nos acoplamentos que equipam os motores MWM 2.8 e 3.0 por exemplo, não se consegue nem trocar o rolamento do eixo.
Mas valeu a dica!
Senhores.
A ventoinha de acoplamento viscoso pode ser reparada. Fizemos isso em uma Hilux e deu certo. Andando por foruns na Internet achei as instruções. Estou preparando alguma coisa aqui: https://sites.google.com/site/ivandearaujo2/modificacoes-e-reparos
Ainda tem coisa para arrumar nessa página, mas dá para ter uma ideia.
Como também tenho um Troller, no momento estou trabalhando na colocação de um sensor de nível de água no reservatório de expansão. Usando esse daqui: Sensor de Nível LA16M-40: R$26,00 - Sensor de Nível de Água, Óleo (http://icos.com.br/SensorDeNivel/LA16M40/) e um LED espia (shift light).
ivancgbsb
07/07/2014, 13:46
Gostei da ideia! Se concretizar posta umas fotos ai por favor!
Abraços!
Em fase de testes. Coloquei o sensor e está funcionando bem, mas em curvas para a direita o LED está acendendo. Devo colocar um "estabilizador" para que só acenda depois de x tempo. Foto aqui: https://picasaweb.google.com/100287325554037993064/Geral#6033352372377056866
Sergio c
07/07/2014, 14:47
Ivan, boa notícia pra quem tem problema com essa peça na Hilux,porém, a maioria dos acoplamentos não permitem reparos, são blindados. Nos acoplamentos que equipam os motores MWM 2.8 e 3.0 por exemplo, não se consegue nem trocar o rolamento do eixo.
Mas valeu a dica!
Não sabia que se podia reparar esse acoplamento viscoso, a minha viatura usas esse sistema, mas acho que está meio travado, vou dar uma olhada uma hora dessas e ver se não é blindado, e, se não for, vou tentar abri-la e ver como está.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.