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Ver Versão Completa : Transferência e redução do JPX



caducouto
12/12/2005, 18:53
Olá amigos, alguém pode me falar sobre a adaptação de cx de transferência e redução do JPX no Engesa?
Obrigado.

Dryoffroad
13/12/2005, 15:58
Não tem jeito de adaptar :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

CAVESO
14/12/2005, 11:26
Só seria Up grade se fosse adaptar uma peça de engesa num JPX. O contrário jamais!

Eu só colocaria uma peça de JPX num engesa de dois jeitos:

De jeito Nenhum e de maneira alguma.

Se já não ficou bom no JPX, imagina no engesão.

Abraços

Dryoffroad
14/12/2005, 13:37
carlos augusto veggi, Sou o mecanicanico que está montando a caixa do carro do Caducouto, oque vc disse esta completamente errado, so falei que não daria para irritar o Caducouto. A caixa de transferencia do JPX é excelente e por isso estamos adaptando esta caixa num ENGESA 6 cilindros MWM Turbo Diesel e no ENGESA do Cadu que é V6 da F250, o que não agrada no JPX é principalmente o motor e não a transferencia. Usamos a caixa de transferencia do JPX em carros que participam de RC.

Reveja este detalhe da caixa de tranferencia do JPX e tenho a certeza de que muda de idéia.

CAVESO
14/12/2005, 15:05
Fala Amigão!

É aquela velha história, o dono da viatura faz o que quiser dela.

Dizem que gosto não se discute, mas mau-gosto sim!

Sou da opinião que um conjunto muitíssimo bem-dimensionado como o do engesa, não deve sofrer adaptações estruturais como tenho visto em alguns, mas isso é apenas uma opinião pessoal.

Acompanhei um JPX de um amigo próximo e se for relatar o que ele passou com a viatura, muitos chorariam por aqui.

E por outro lado, vendo a robustez dos engesa, comparar seria no mínimo covardia.


Sucesso na adaptação e desconsidere minhas opiniões que são estritamente pessoais e intrasferíveis, que só expressei por se tratar de um fórum público e aberto a novas idéias.

Forte abraço!

SILVIO
14/12/2005, 15:55
Dryoffroad, o câmbio é o 240V?
Dependendo do custo para adaptar o conjunto do JPX, não compensaria mais partir para uma transferência e reduzida da band que está na casa dos 3.000,00?

Dryoffroad
14/12/2005, 19:12
SILVIO, O detalhe é que já temos todas as peçãs e o flange de adaptação da caixa para transferencia também. O E.Fase I só tem a caixa de transferencia sem a reduzida, oque queremos é suprir esta falta, adaptar uma mecânica de Toyota, como foi o exemplo do nosso amigo Carlos é louvável mas estamos levando em consideração custo benefício "neste caso" em específico. No projeto ainda incluem várias modificações. Este carro está com um motor muito forte de muito torque a caixa de marchas aguenta bem mas a caixa de transferencia sem redução deixa a dejesar. Já foram modificados os dois diferenciais inclusive alongando a relação coroa e pinhão. Modificando para acaixa de transferencia com redução suprimos a falta de força proporcionada pela relação longa. Concordo com o Carlos que mau gosto se discute, mas para o nosso uso do carro, apezar da robustez estrutural do Engesa como citado, ele não foi projetado para uma mecânica deste porte e contando ainda com pneus 35/12,5-15, algumas modificações tem necessidade de serem feitas. :concordo:

Dryoffroad
14/12/2005, 19:13
À proposito BABY VSF.

SILVIO
14/12/2005, 19:53
À proposito BABY VSF.

Desculpa, mas isso foi para mim????

Dryoffroad
15/12/2005, 08:10
SILVIO, Não foi não é para o "Baby", apelido do Caducouto. Só para sacanea-lo, nada pessoal. :putz:

caducouto
17/12/2005, 08:43
Adriano, TÁ NERVOSA? rsrsrs

Pessoal, é por isso que eu sou fã desse fórum, discussões sempre apaixonadas e que nos orientam.

Todos nós sabemos que poucas coisas são mais apaixonantes que um off road.

O meu problema específico, são as latinhas para uma cx de redução da Band.

O Adriano (que apesar de nervosinho é um grande cara), veio com essa opção e como eu já vi de tudo e aprendi muito nesse fórum coloquei esse tópico para ver a opinião de outras pessoas. Parece que realmente poucos o fazem, mas além do Engesão 6CC diesel, eu conheci uma Rural com essa redução/transferência e o cara tá feliz.

Caro Veggi, estava na sua cidade esta semana e só posso te dar os parabéns (Que mulherada!!!).
Nós podíamos mudar o nome de Muriaé para Muieié né não?

Abraços a todos. (Adriano, vai você).

leovalle
17/12/2005, 09:24
Baby,

Aquela carniça vai ficar pronta quando?

[]'s

Dryoffroad
17/12/2005, 10:11
Leo quando o Baby resolver o problema de latinhas dele o Engesa fica pronto. :roll:








Bebe demais!!! :twisted:

caducouto
17/12/2005, 14:51
Léo, tá quase!
Se o pessoal do RC não atrapalhasse tanto o trabalho do Adriano acho que já tava pronto rsrsrs.
Obs: Finalmente aquele Willis metido a réptil em extinção tá andando! Você tá de parabéns!

Eriksom Teixeira Lima
19/12/2005, 13:09
Corajosos!!!

Colocar a caixa de um JPX em um motor MWM V6 :pensativo:

Alguém já procurou saber se ela foi projetada para isso? :pensativo:

Torque de entrada máximo é palavra chave para analisar essa possibilidade.

Cada um é cada qual, na dúvida, reforce os pontos de rebocagem. Fadiga de material é progressiva, logo o cisalhamento de eixos ocorrequando menos se espera :putz: :parede:

Boa sorte!

Eriksom

Dryoffroad
19/12/2005, 15:01
Dentro do orçamento proposto, pode ter certeza que tudo foi avaliado e modificado adequadamente para que o carro funcione da forma que desejamos.
Temos as informações necessárias para este trabalho.
Nada está sendo feito do tipo "vamos experimentar para ver no que vai dar".
Claro que respeitamos qualquer opinião aqui postada, mas tambem não podemos deixar aqui todas as informações relativas a modificações feitas em diferenciais ou caixa de marchas ou de transferências. Mas tenha a certeza de que foi feita. Até porque o proprietário do veículo é também um engenheiro mecânico de reaponsabilidade. Não que o trabalho fosse diferente por isso, mas com certeza ele não deixaria que qualquer coisa fosse executada no Jipe dele.

leovalle
19/12/2005, 18:11
o Baby é engenheiro mecãncio. Mais um no pedaço :putz:

Dryoffroad
19/12/2005, 18:40
leovalle, Estamos falando aqui do Engesa 6cl TDI e não do Engesa V6 F250 Gasolina. O Engenheiro mecânico que mencionei é o dono do Engesa Diesel Marcus. e NÃO O Baby.







:parede: :parede: :parede: COMO SEMPRE FALA SEM S......... :parede: :parede: :parede:

leovalle
20/04/2006, 17:49
Driano,

Como só vi isso agora: VSF

Ra
20/04/2006, 19:26
O jpx não pode ser acusado de ter um motor resistente, mas daí a dizer que nada presta é desconhecimento. Ele tem uma das melhores suspensões originais de jipe, é confortável e estável, muito mais que o engesa pelo menos. E a transferência que é a razão do tópico em questão é muito boa. É Auverland e foi usada em muitos veículos do exército francês, incluindo viaturas de carga. 8) Boa sorte na adaptação. :concordo:

Marcelo R. A. da Cunha
02/05/2006, 13:31
O jpx não pode ser acusado de ter um motor resistente, mas daí a dizer que nada presta é desconhecimento. Ele tem uma das melhores suspensões originais de jipe, é confortável e estável, muito mais que o engesa pelo menos. E a transferência que é a razão do tópico em questão é muito boa. É Auverland e foi usada em muitos veículos do exército francês, incluindo viaturas de carga. 8) Boa sorte na adaptação. :concordo:

X 2 :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

rgds

nerinei
06/05/2006, 09:23
Bom, o tópico é velho, mas a título de informação: a caixa de transferencia do jota é de um caminhão 4x4 com capacidade pra 3,5 t.....não sei ao certo quanto de torque ela aguenta, mas é algum valor bem estúpido de grande....
Abraços


Corajosos!!!

Colocar a caixa de um JPX em um motor MWM V6 :pensativo:

Alguém já procurou saber se ela foi projetada para isso? :pensativo:

Torque de entrada máximo é palavra chave para analisar essa possibilidade.

Cada um é cada qual, na dúvida, reforce os pontos de rebocagem. Fadiga de material é progressiva, logo o cisalhamento de eixos ocorrequando menos se espera :putz: :parede:

Boa sorte!

Eriksom

Eriksom Teixeira Lima
07/05/2006, 21:38
As pessoas são muito engraçadas, basta alguém perguntar um dado técnico qualquer, que os céus caem sobre a cabeça do perguntador.

Como não sou primo do Astérix, nem do Obelix, sei que o céu não cairá e continuo achando a mesma coisa "corajosos", afinal uma coisa é saber que o torque de entrada é de tantos KGFM, outra é achar que é alto, que o engenheiro é cuidadoso etc e tal.

Repito o meu desejo de "BOA SORTE!" e observo que aqui é lugar de troca informações, e esse papo de segredo comercial é :lol: :lol:

Eriksom

paje_tapuya
13/05/2006, 16:15
Eu ja havia ouvido falar nisso, só que de 2 1/2 tom, que é a categoria dos caminhões REO e EE-25, inclusive ja procurei por aqui uma caixa dessas mais não tem. Alguem de vcs tem ela por aí?
Quanto seria uma?
Valeu!!!

GH
17/05/2006, 21:37
Pessoal,

Tem dois Engesa S4T rodando com tcase de JPX e pneus 35 por aqui, faz um tempão.
E dê-lhe trilha.

Vocês já viram as engrenagens dessa tcase?
São muito fortes!

joão k. chikui
28/02/2007, 22:18
Pessoal, desculpem tentar ressucitar um tópico tão antigo. Mas, como considero a t-case do JPX bem mais parruda do que a da Band, gostaria de saber se a adaptação em questão deu certo e se aguentou.

fpc3
26/09/2008, 02:38
Adoro engesa, pra mim não existe outro jipe, mas a caixa de transferencia do fase I é um lixo, ela so presta pra dar lucro pra rota vender engrenagens.Lixo,lixo,lixo, a minha quebrou e eu so ando no asfalto.vou por a de JPX que é a mais resistente.A da band da muita trabalheira, é super valorizada, tem que inclinar o motor ou cortar o chassis.Os kits de adaptação da band no engesa são uma grande aventura, basta olhar o topico do guilherme.A do jpx é a melhor opção.Cansei daquela porcaria de transferencia do fase I.

CARLOS SIQUEIRA
28/09/2008, 18:26
FPC, esta adaptação precisa de flange e trabalho nos cardans como na BAND? Tem fotos, para a galera?

[]'s Carlos Siqueira

arthur caribe
29/09/2008, 18:27
Amigos, tenho uma camper e adaptei a caixa de redução do JPX e ficou uma maravilha, nào deu tanto trabalho, nem para adaptar nem para gastar. Quanto a flange qualquer bom torneiro fará sem muita dificuldade, é só medir a distancia do cone que será adaptado a redução para que a mesma acione a caixa. Tenho outro amigo que adaptou tambem em um ENGESA e está super satisfeito, tem resposta na hora que precisa. Em trilhas de lama ou areia temos usado a 3a. e 4a. reduzida para deslocamento nas mesma e ultrapassar obstáculos. Minha CAMPER está com motor MAXION MAÇARICO e o ENGESA com motor 4.9 . Vc vai precisar de patilhas para segurar a caixa, usamos a do OPALA. Precisa tambem fazer uma travessa para descançar a mesma e outras coisinhas mais. Nào tem dificuldade não. Espero ter auxiliado em alguma coisa. O JPX é um excelente carro, tendo só de defeito o seu motor XUD. Quanto ao cardan, talvez vc tenha que encurta-lo ou crecer o trazeiro.
abraços
caribé

caribé

guilhermeabreu
29/09/2008, 19:11
Tenho um ENGESA , mas sou admirador do JPX tb , se colocar um MWM 2.8 nele ? , nossa senhora .

É um excelente 4x4 só pecou no motor , assim como o ENGESA F-I pecou na T-CASE do F-I e o F-II e o F-III com a T-CASE sem redução , e nem por ísto malhamos o nosso BICHÃO .

É só comprar um e arrumando ele devagar com eu fiz , hoje estou muito satisfeito com o que tenho , se fosse um JPX com a mecanica do meu , estaria tão satisfeito qto .

Já tive uma BAND aço curta ano 90com o OM314 que sou admirador dela tb , e sou mais admirador das BANDS com motor 14B , o que a maioria dos TOYOTEIROS não o são , mas uma BAND com um 14B é o BICHO , GOSTO MUITO .

Com todo respeito , só não teria um WILLYS por causa do tamanho e suspensão , mas é tb uma LENDA , tudo começou por causa dele .


DEVEMOS SEMPRE FAZER COMENTÁRIOS ISENTO DE PAIXÕES .

ABRAÇÃO

R-Mendes
01/10/2008, 00:31
Fala Doc, beleza?! Pôxa... Olha só o que apareceu... Usar a caixa do JPX. Seria uma boa né? Ao menos a quantidade de adaptações seria menor, pelo que andei lendo. Será que é uma boa? Quanto sairia a brincadeira? Porque... Venhamos e convenhamos... A única coisa que não sinto saudade é daquele barulho.

Ralado/SP
01/10/2008, 17:46
Como fica a reposição de peças???? sempre ouvi dizer que é difícil comprar peças pra JPX.

Abraçones

Ralado

fpc3
01/10/2008, 19:16
conversa aqui e conversa ali eu descobri que sai mais barato por caixa de jpx que de toyota e me parece que a adaptação é mais simples.Quanto a robustez é a mesma, ambas são mais que suficientes para o engesa com qualquer motorização.São duas boas opções, mas pelo custo e simplicidade ficarei com a de jpx mesmo.
abraço,
Fernando Dartagnan_bhbr

Léo_Babiski
01/10/2008, 19:55
Tem que dar sorte para comprar uma por um bom preço, porque no geral ela é cara.
O chato dessa t-case é o famoso "chorinho" dela, quase todos os j's possuem. Não sei se o barulho persiste em outros carros...
Em tempo, aqui em bh compra-se t-case de hilux por engrenagem pelo mesmo preço ou mais em conta.

fpc3
01/10/2008, 20:26
em vista do coral chorando que é a t-case do fase I isso ae não é nada.Eu tenho aqui um fone de ouvido de pista de aeroporto, ae some o chorinho.

Elmer_Jeep
04/10/2008, 09:53
Alguém tem fotos da tcase do JPX, tenho uma aqui no depósito, meu pai disse que é de JPX mas nao tem certeza...

[]'s

fpc3
05/10/2008, 19:45
as duas juntas aqui mas da pra ter ideia

arthur caribe
13/10/2008, 18:15
as duas juntas aqui mas da pra ter ideia
ok é a do JPX, caixa de redução valente.

abraços

ferraz
13/01/2009, 15:37
Caros amigos, me informaram não ser possível instalar a T-case do JPX no Engesa sem ter que cortar o Chassis, pois ela é muito grande para o chassis do Engesa, será verdade, pois estou para compara uma com cambio clarck 2215 e o vendedor ainda não me informou a medida dela apenas me enviou fotos.

fpc3
16/01/2009, 12:40
caros Amigos, Me Informaram Não Ser Possível Instalar A T-case Do Jpx No Engesa Sem Ter Que Cortar O Chassis, Pois Ela é Muito Grande Para O Chassis Do Engesa, Será Verdade, Pois Estou Para Compara Uma Com Cambio Clarck 2215 E O Vendedor Ainda Não Me Informou A Medida Dela Apenas Me Enviou Fotos.


M E N Ti R A !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!m I T O !!!!!!!!!!!!!f O L C L O R E !!!!!!!!!!!!!!

ferraz
16/01/2009, 13:14
Meu amigo muito obrigado, tenho escutado cada coisa, e o pior é que se intitulão especialistas.
O Sr. já deve imaginar o que há de lendas.

RENEGADE
16/01/2009, 15:30
amigo, eu adaptei no meu engesa a t case do jpx na caixa clarck original do engesa e oq acontece, eh uma superrr redução, eu tenho o motor 4.9 injetado da f 100 que eh muito ignorante e ela guenta bem, ao ontrario das duas originais e tres de willys que eu ja tentei.
A unica coisa que acontece eh que o chassis do engesa eh estreito, e a redução do jota trabalha de lado digo, comprida para o lado, e então pelo menos no meu caso e em mais uns dois que vi por aqui fazer uma pequena rebarba no chassis na parte interna para que assim não topasse a t case no chassis

espero ter ajudado
abraço

fpc3
24/01/2009, 22:18
a da toyota precisa sim a do jota nao, seu caso foi especial por algum motivo.Alias uma das preferencias pela caixa do jota é essa.

Rodrigo Ielpo Bastos
25/01/2009, 00:00
fpc3 na minha camper pus uma de hilux quando fui no ferro velho comprar o cara tentou me vender uma do jota tava completa caixa de marcha e tudo se vc quiser passo la e olha o preco (tem uns dois meses que estive la)


Rodrigo Bastos

fpc3
25/01/2009, 02:02
ok, faz esse favor e me fala.
abraço

alvaro.jrc
24/03/2009, 23:33
Pessoal,


Estou usando uma T-CASE de JPX num engesa e estou satisfeito com ela, mas um dos dentes da engrenagem, creio eu que do 4x2, foi para o espaço.

Alguém teria idéia de onde encontrar essa peça, já catei em todo canto da internet e nada.... Vou postar uma foto da engrenagem para ilustrar melhor.

http://img135.imageshack.us/img135/8083/engrenagemtcase.jpg

guilhermeabreu
25/03/2009, 00:15
Pessoal,


Estou usando uma T-CASE de JPX num engesa e estou satisfeito com ela, mas um dos dentes da engrenagem, creio eu que do 4x2, foi para o espaço.

Alguém teria idéia de onde encontrar essa peça, já catei em todo canto da internet e nada.... Vou postar uma foto da engrenagem para ilustrar melhor.

http://img135.imageshack.us/img135/8083/engrenagemtcase.jpg

CARO ALVARO JRC

Tem um fabricante de engrenagens que fabrica engrenagem sob medida , agora não me lembro do nome , mas este fabricante esta aqui no forum , posso ver pra vc , deve ficar caro , mas vc não perderá a T-CASE .

Lembrei , é a CONIFLEX FONE (11) 2578-3888 8578-3358 , eles fabricam com uma amostra da medida .

BOA SORTE , ABRAÇO .

alvaro.jrc
25/03/2009, 00:26
CARO ALVARO JRC

Tem um fabricante de engrenagens que fabrica engrenagem sob medida , agora não me lembro do nome , mas este fabricante esta aqui no forum , posso ver pra vc , deve ficar caro , mas vc não perderá a T-CASE .

Lembrei , é a CONIFLEX FONE (11) 2578-3888 8578-3358 , eles fabricam com uma amostra da medida .

BOA SORTE , ABRAÇO .

Guilherme valeu pela informação!!

[ ]s!!

paje_tapuya
25/03/2009, 12:25
[QUOTE=alvaro.jrc;841244]Pessoal,


Estou usando uma T-CASE de JPX num engesa e estou satisfeito com ela, mas um dos dentes da engrenagem, creio eu que do 4x2, foi para o espaço.

Alguém teria idéia de onde encontrar essa peça, já catei em todo canto da internet e nada.... Vou postar uma foto da engrenagem para ilustrar melhor.


O amigo pode postar fotos dessa adptação ou falar de como foi feita? Tipo se teve qua fabricar peças ou como foi feito o encaixe entre o trem de força?
Agradeço muito!
Abração
Paje

alvaro.jrc
25/03/2009, 12:32
O amigo pode postar fotos dessa adptação ou falar de como foi feita? Tipo se teve qua fabricar peças ou como foi feito o encaixe entre o trem de força?
Agradeço muito!
Abração
Paje

Pajé, :mrgreen:

Quando comprei o engesa ele já estava com a T-CASE do JPX, mas como desmontei todo o sistema de tração esse mês deu pra perceber que a adaptação é relativamente grande.

Percebi que foi feita uma flange sob medida entre o câmbio e a t-case, hoje de tarde vou no meca e converso melhor com ele pra te dizer o que é necessário.

Mas lhe digo uma coisa, olhando as peças e o material é o mesmíssimo sistema da T-CASE do samurai antigo, só que tudo MUITO maior e mais resistente. Acho que essa caixa aquenta um engesa com motor MWM 6 Canecos Turbo TRANQUILAMENTE.

[ ]S!!

paje_tapuya
27/03/2009, 10:48
Pessoal,


Estou usando uma T-CASE de JPX num engesa e estou satisfeito com ela, mas um dos dentes da engrenagem, creio eu que do 4x2, foi para o espaço.

Alguém teria idéia de onde encontrar essa peça, já catei em todo canto da internet e nada.... Vou postar uma foto da engrenagem para ilustrar melhor.

http://img135.imageshack.us/img135/8083/engrenagemtcase.jpg

Vou salvae essa foto e mandar para oe mail de um amigo meu, ele deve ter essa peça. Mande seu e mail particular em uma menságem pessoal para mim e boto vc em contato direto com ele. Abração e boa sorte.

alvaro.jrc
27/03/2009, 13:09
Vou salvae essa foto e mandar para oe mail de um amigo meu, ele deve ter essa peça. Mande seu e mail particular em uma menságem pessoal para mim e boto vc em contato direto com ele. Abração e boa sorte.

Valeu, MP enviada. :concordo:

fpc3
27/03/2009, 13:55
renato tem uma caixa de jpx desmontada zero km, nunca rodou e tem a engrenagem.

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progresso 4x4

paraujo98
06/08/2018, 21:05
Pessoal, ressuscitando o tópico... apareceu uma oportunidade um chassis de jpx com eixos de rural para colocar minha carroceria willys com mecânica s-10 mwm. Em função do alinhamento dos cardans, uma solução seria usar a caixa de redução auverland do JPX que já está disponível, ou ir atrás de uma de hilux 2.8.

E aí? A caixa de redução do jpx presta? É difícil achar peças de reposição? Abs, aguardado o comentário dos senhores.