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Ver Versão Completa : Respiro oleo pajero gls-b 2.8 soprando!!!



luis Eugenio
11/04/2014, 11:44
Amigos possuo uma pajeiro 2.8 tb 99 com 240 mil km , com motor soprando pela mangueira do respiro, pega bem , anda bem, baixa pouco óleo, me falaram em anéis de segmento ! Tento tirar vazamentos de óleo mas a pressao do óleo é muito alta, ando com a caixa baixa!!!! Nao posso retificar ainda, posso colocar a mangueira do respiro para baixo do carro ao invés da admissão para diminuir a pressão ?? Qual o melhor lugar? Obrigado estou reformando aos poucos esta lenda mas esta dando trabalho!!! Aceito sugestoes!abraço

Marcolin
11/04/2014, 21:12
Amigos possuo uma pajeiro 2.8 tb 99 com 240 mil km , com motor soprando pela mangueira do respiro, pega bem , anda bem, baixa pouco óleo, me falaram em anéis de segmento ! Tento tirar vazamentos de óleo mas a pressao do óleo é muito alta, ando com a caixa baixa!!!! Nao posso retificar ainda, posso colocar a mangueira do respiro para baixo do carro ao invés da admissão para diminuir a pressão ?? Qual o melhor lugar? Obrigado estou reformando aos poucos esta lenda mas esta dando trabalho!!! Aceito sugestoes!abraço


Aonde fica essa mangueira do suspiro meu velho, a minha ta vazando no coletor...vi hoje!!!

luis Eugenio
11/04/2014, 21:41
Aonde fica essa mangueira do suspiro meu velho, a minha ta vazando no coletor...vi hoje!!!

A mangueira sai da tampa de valvulas e entra na admissão logo apòs o filtro de ar!!! Na minha sopra fumaça branca azulada , o mecanico disse que é desgaste mas a camionete ta puxando bem , pega bem , baixa pouco oleo , o pro lema é que arrumo vazamento e logo aparece outro devido a pressao do carter aumentada! Me sugeriram colocar uma extensão desta mangueira para baixo do carro ate o meio da camionete mas tenho medo que faça muita fumaça! O que sugerem!!

Marcolin
12/04/2014, 06:57
A mangueira sai da tampa de valvulas e entra na admissão logo apòs o filtro de ar!!! Na minha sopra fumaça branca azulada , o mecanico disse que é desgaste mas a camionete ta puxando bem , pega bem , baixa pouco oleo , o pro lema é que arrumo vazamento e logo aparece outro devido a pressao do carter aumentada! Me sugeriram colocar uma extensão desta mangueira para baixo do carro ate o meio da camionete mas tenho medo que faça muita fumaça! O que sugerem!!

valeu pela informacao tecnica luis!!!

vitor_grotmann
12/04/2014, 17:53
A minha pajero ta com o mesmo problema, e tava pensando em fazer a mesma coisa, puxar até o meio do carro, mas também to com medo da fumaça

SAPO-BOMBA
12/04/2014, 18:07
A mangueira sai da tampa de valvulas e entra na admissão logo apòs o filtro de ar!!! Na minha sopra fumaça branca azulada , o mecanico disse que é desgaste mas a camionete ta puxando bem , pega bem , baixa pouco oleo , o pro lema é que arrumo vazamento e logo aparece outro devido a pressao do carter aumentada! Me sugeriram colocar uma extensão desta mangueira para baixo do carro ate o meio da camionete mas tenho medo que faça muita fumaça! O que sugerem!!



Honestamente? Se não perdeu força, pega bem, anda bem e baixa pouco óleo, vai mexer pra que? Roda até vc notar algum desses sintomas de maneira mais contundente ué...


E por acaso seu mecânico inspecionou a turbina?


Muita gente ( incluindo aí as Hilux 2.5 dessas novas, de frotistas ) coloca um recipiente dentro do cofre do motor e redireciona a mangueira da tampa de válvulas pra lá, e de tempos em tempos, drenam o óleo ( ou vapor que virou óleo ) que foi pra lá.


Eu não acho bacana colocar pra trás do motor, tanto pelo aspecto de gambiarra quanto pela sujeirada que fará no chão se estiver pingando óleo.

Marcelo-HPE
12/04/2014, 18:34
X2 Sapo !!
A minha l200 outdoor soprava óleo pelo respiro do cabeçote desde 0km , se não está baixando e não esta perdendo força , fique tranquilo.
abs

luis Eugenio
12/04/2014, 20:56
X2 Sapo !!
A minha l200 outdoor soprava óleo pelo respiro do cabeçote desde 0km , se não está baixando e não esta perdendo força , fique tranquilo.
abs


Nao me importo com o sopro ou tecnicamente Blow-by, mas com os vazamentos de oleo por retentores e juntas que pela pressao aumentada nao param , o conserto funciona 2 ou 3 dias e volta a vazar!!! Em relaçao a turbina o mecanico revisou a folga do eixo e parece muito pequena ! Ou esqueço e ando assim mesmo parando o carro na grama para a patroa nao reclamar do oleo ou retifica completa???

luis Eugenio
12/04/2014, 20:59
Fiz o teste da mangueira este sabado!!! Olha voltei pra ligaçao original ! A fumaça é constante embaixo do carro ! Entra vapor de oleo nas janelas ( cheiro) ou seja é gambiarra demais!! Nao vale a pena!

SAPO-BOMBA
12/04/2014, 21:52
Cara, essa conversa de pressão aumentada, quem te falou isso?


Isso não confere, pois se a mangueira da tampa do cabeçote está ligada à mangueira de admissão da turbina, era pra estar gerando pressão NEGATIVA. Pois a admissão "puxa" o vapor de óleo pela turbina...


Mais: Os retentores quanto maior a pressão interna, mais eles vedam. A não ser que tenha sido colocado retentor vagabundo ou serviço mal executado.


Antes de mexer em qualquer coisa, eu pediria um segundo parecer de outra oficina ou mecânico CAPACITADOS nessa área de motores diesel.

luis Eugenio
12/04/2014, 22:12
Pois é não sou mecânico, mas na minha região todos mexânicos condenam motor e ou turbina! Ainda bem que temos este forúm para trocarmos experiências e informaçoes sobre nossas viaturas! Continuo atualizando!

luis Eugenio
20/04/2014, 20:51
Alguem sabe como aliviar a pressão do carter paliativamente, sem retifica, oleo alta kilometragem resolve????

SAPO-BOMBA
20/04/2014, 21:04
O "certo" é tirar a mangueira de respiro e direcioná-la pra um recipiente, tipo aqueles vasos de expansão usados pra radiadores, que tem uma mangueira entrando e outra pequena de saída.

Sem Loção
22/04/2014, 14:03
Concordo. Minha Sport 2.8 sopra um pouco e tem a mangueira desviada, mas por ela sai apenas fumaça. Motor forte, não baixa óleo, não tem fumaça branca nem azulada e sopra um pouco pela tampa do comando. Deixo como estar pra ver como é que fica...hahaha

detalhe da gambia... digo, do "bypass" da minha
460055

vitor_grotmann
22/04/2014, 20:22
Concordo. Minha Sport 2.8 sopra um pouco e tem a mangueira desviada, mas por ela sai apenas fumaça. Motor forte, não baixa óleo, não tem fumaça branca nem azulada e sopra um pouco pela tampa do comando. Deixo como estar pra ver como é que fica...hahaha

detalhe da gambia... digo, do "bypass" da minha
460055



sem loção, me explica melhor o que vc fez aí?
na minha pajero, também tirei a mangueira do suspiro do motor da mangueira do filtro de ar, mas agora ela fica ali fumaçando dentro do capô e pretiando tudo que ta em volta.
para onde vc direcionou a mangueira do suspiro do motor?

abraços
Vitor

SAPO-BOMBA
22/04/2014, 21:06
Acho que ele fez exatamente o que eu expliquei... Um reservatório de expansão, onde entra essa mangueira, e tem uma pequena saída pra fazer a exaustão do "vapor", ficando o óleo retido lá dentro

SergioMedeiros
22/04/2014, 22:32
O problema dele é que tá passando compressão do ou dos cilindros para o cárter. Isso faz vazar óleo por tudo quando é junta mesmo, inclusive pela tampa do comando de válvulas, como ele disse em outro tópico.
Engrossar o óleo não vai ajudar, pois o problema não está no consumo de óleo, e sim na compressão indo pra baixo. Deve ter pinga pinga até nos parafusos do cárter. Se olhar a turbina deve estar toda melada de óleo proveniente do respiro.
O pior caso é um cilindro estufado ou riscado. Na melhor das hipóteses um anel de segmento mesmo com problemas. Um bom mecanico troca esse anel por baixo, sem precisar remover o cabeçote.

SAPO-BOMBA
23/04/2014, 00:11
O problema é que de um jeito ou de outro, tem que arrancar o motor fora. E não compensa o risco de desmontar tudo isso, e não arrancar o cabeçote fora pra checar o assentamento das válvulas ( que TAMBÉM pode jogar compressão pra fora, principalmente se os retentores estiverem ruins )


Até pq uma junta nova pra esse motor não passa de 200 reais. E de quebra, aproveita pra descarbonizar e limpar tudo.

Junior-L200Power
23/04/2014, 02:46
Concordo com o Sapo abre e já faz tudo que tem de fazer, e outra, se tá incomodando abre o motor e já faz o que tem que ser feito antes que piore a situação e aumente o orçamento!!
Dai estará sossegado por um boooom tempo, e sem sustos!!

Abraço!!

Sem Loção
23/04/2014, 08:41
sem loção, me explica melhor o que vc fez aí?
na minha pajero, também tirei a mangueira do suspiro do motor da mangueira do filtro de ar, mas agora ela fica ali fumaçando dentro do capô e pretiando tudo que ta em volta.
para onde vc direcionou a mangueira do suspiro do motor?

abraços
Vitor Grotmann


Acho que ele fez exatamente o que eu expliquei... Um reservatório de expansão, onde entra essa mangueira, e tem uma pequena saída pra fazer a exaustão do "vapor", ficando o óleo retido lá dentro

Na verdade coloquei uma mangueira comprida saindo do lado da caixa de roda direita... aqui uma foto dela antes de eu prender com fita hellerman na carroceria, mas não sei se será seu caso, porque no meu, sai quase nada de óleo, apenas fuligem e um pouco de fumaça, nunca incomodou ou entrou pra cabine, mesmo com os vidros abertos... mas o correto é o que o Sapo disse, um reservatório tipo de expansão...

460122
obs... esse molhado em baixo é condensação do AC que escorreu por fora da mangueira antes de eu prender ela... postei só pra ter idéia do tamanho e de onde vai..

;)

Sds..

luis Eugenio
04/05/2014, 20:34
Na verdade coloquei uma mangueira comprida saindo do lado da caixa de roda direita... aqui uma foto dela antes de eu prender com fita hellerman na carroceria, mas não sei se será seu caso, porque no meu, sai quase nada de óleo, apenas fuligem e um pouco de fumaça, nunca incomodou ou entrou pra cabine, mesmo com os vidros abertos... mas o correto é o que o Sapo disse, um reservatório tipo de expansão...

460122
obs... esse molhado em baixo é condensação do AC que escorreu por fora da mangueira antes de eu prender ela... postei só pra ter idéia do tamanho e de onde vai..

;)

Sds..


Mas na minha faz uma fumaça em torno da camionete, infelizmente não deu certo o desvio, nao sei o que fazer?

SAPO-BOMBA
04/05/2014, 22:12
O que vc deve fazer é o que já foi discutido aqui: Levar numa BOA oficina e pedir uma averiguação.


"Soprar" pode ser "N" coisas, pode ser compressão vazando pelos cilindros, pode ser vazando pela sede das válvulas, pode ser até mesmo um problema na junta do cabeçote jogando compressão pelos dutos de óleo do cabeçote.


Como vc disse que não baixa óleo, não fumaça preto, não tem dificuldade na partida e nem perda de força, desconfio das duas últimas opções. Se fosse perda de compressão, fatalmente o motor ficaria mais fraco, "comeria" óleo e estaria fumando...


Teoria do francês "Jacque": Já que vai mexer, começa pelo mais simples e barato, que é tirar o cabeçote fora, checar a vedação das válvulas, trocar os retentores de válvulas e a junta do cabeçote.

Crusc
29/06/2017, 08:35
Sei que o tópico ficou meio congelado mas vamos lá denovo....

A minha é L200 99 mesmo motor 4D56, mesmo em vários modelos. Comprei zero, e esta com tudo original nunca desparafusou nada.
Não esta sem força, não baixa óleo, não tem vazamento no carter nem tampa de valvulas e cabeçote, esta com 204mil, mas ta com a meleira da turbina, e o sopra forte no respiro com pouca fumaça, derrepente é normal nao sei. Coloquei mangueira para baixo lavei a turbina para ver se se só óleo do respiro ou da turbina, mas vou extenter mais abaixo por causa da fumaça que só embaça quando o carro para.

Será que ainda dura mais tempo sem abrir o motor? Só uso ela para trajetos curtos em cidade, não viajo.

Por isso pensei e consultei até em retirar o turbo, mas a maioria diz aque vai beber mais e ficar muito, muuuito fraca. Alguem já fez esta façanha?!
Se tem alguem que fez por favor me diz aqui como foi.

Para mim ficaria satisfatório pelo menos fazendo 10km /l e andando a 90km/ h.
Gosto dela pela simplicidade por ser toda mecânica e nunca me deu trabalho a não ser troca de um alternador, e coisas de desgaste como embreagem e correias. A pintura já era, tem que pintar toda denovo.

Penso que não vale a pena refazer o motor, será que vale a brincadeira ?!?!

Stoner
08/01/2020, 10:30
Minha pajero nao baixa óleo, está com muita força e a partida ótima, porém, está soprando óleo demais pelo respiro. 2 mecanicos condenaram o motor dizendo que somente resolve na retífica. Bom, eles podem até estar certos, mas eu nao vou gastar 12k pra fazer um motor MAS NEM FERRANDO. Então a solução que achei foi a seguinte:
1 - instalei um corta chamas do uno dentro do cano do respiro
2 - instalei um respiro do santana
3 - instalei um compartimento de retenção de óleo que o pessoal usa nos carros turbo
4 - instalei um cano pra jogar somente a fumaça pra debaixo do carro.
Eu sei que essa nao é a solução mais ecológica, mas é o que tem pra hoje. Segue as fotos.

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