Bom dia Pessoal,
Estou com ideia de montar um AP 2.0 + cambio de chevette no meu samurai e surgiu uma duvida.
Quanto ao cambio do chevette, Existe realmente diferença em resistência entre os câmbios de 4M e 5M ?
Quanto ao escalonamento das marchas... Qual seria o cambio mais indicado para montar em um samurai com pneus 33" redução 4.16 e relação C&P originais ? Aqui onde moro é mais fácil encontrar cambio 5M do chevette 1.6 Serve esse ou valeria a pena procurar um pouco mais e tentar achar um cambio de Chevas Jr 1.0 ? ou um 4M de chevette tubarao?
Fico no aguardo gurizada...
Abração e obrigado.
Léo
Renan Gustavo
14/04/2014, 17:06
eai LeoPOA !
A caixa do Chevette júnior 5M é mais resistente que a do Chevette 5M 1.6, por ser mais reduzida, porem é uma raridade.
Já ouvi falar que a 4M é a mais resistente de todas, alem de ter as engrenagens mais resistentes, mas não posso confirmar!
Sobre as alavancas, já vi de tudo, alavanca dobrada, soldada, cortada, gambiarras... Acho que depende muito da flange, posição do motor, suportes da caixa, etc..
abraço! E boa sorte na empreitada!
teh+
Renan
Renan Gustavo
15/04/2014, 13:14
Sei, é gente boa o cara, comprei um bloqueio dele semana passada.
Acrescentando, para se ter uma ideia, tem um camarada meu, que tem um samurai 97, motor AP 2.0 com fueltech, caixa original, T-case com X-crowler 4.16 do samurai 95, e pneu com altura final perto de um 31'' ; e ele esta com um jogo de bf mud 33'' pronto para colocar;
O carro ficou bom de andar no meu ponto de vista, bem reduzido, mas não com giro alto em cruzeiro;
Com os mud 33'' acho que vai ficar muito bom; (além de ter direção eletro-hidráulica);
abraço
té+
Renan
marcusjal
16/04/2014, 09:22
Leo,
dá uma olhada nestas duas tabelas. Segundo elas, o câmbio do 1.6 seria mais resistente (o que parece mais lógico). Olha a coluna que cita o torque líquido, que eu suponho que seja o torque que cada uma aguenta.
Flw!
fabiolammel
16/04/2014, 11:23
CL-2205F, a caixa do Chevette Junior, tem a primeira e segunda mais reduzidas. É a melhor opção para o Samurai.
Olha como ficará a relação das marchas, com 33", redução 4.16, C&P original.
RPM DO MOTOR
MARCHA
1000
1500
2000
2500
3000
3500
4000
4500
5000
5500
6000
6500
1ª Low
2,3
3,5
4,6
5,8
7,0
8,1
9,3
10,4
11,6
12,8
13,9
15,1
2ª Low
4,3
6,5
8,6
10,8
12,9
15,1
17,2
19,4
21,5
23,7
25,9
28,0
3ª Low
6,7
10,1
13,5
16,9
20,2
23,6
27,0
30,4
33,7
37,1
40,5
43,8
4ª Low
9,9
14,9
19,9
24,9
29,8
34,8
39,8
44,7
49,7
54,7
59,7
64,6
5ª Low
11,1
16,7
22,2
27,8
33,3
38,9
44,4
50,0
55,5
61,1
66,7
72,2
R Low
2,4
3,7
4,9
6,1
7,3
8,5
9,7
11,0
12,2
13,4
14,6
15,8
1ª High
5,66
8,5
11,3
14,2
17,0
19,8
22,6
25,5
28,3
31,1
34,0
36,8
2ª High
10,5
15,8
21,0
26,3
31,5
36,8
42,0
47,3
52,6
57,8
63,1
68,3
3ª High
16,5
24,7
32,9
41,1
49,4
57,6
65,8
74,0
82,3
90,5
98,7
106,9
4ª High
24,2
36,4
48,5
60,6
72,7
84,9
97,0
109,1
121,2
133,4
145,5
157,6
5ª High
27,1
40,6
54,2
67,7
81,3
94,8
108,4
121,9
135,5
149,0
162,6
176,1
R High
5,9
8,9
11,9
14,9
17,8
20,8
23,8
26,7
29,7
32,7
35,7
38,6
Renan Gustavo
16/04/2014, 13:49
marcusjal
Repare na tabela que você mandou, as relações da caixa do CL-2205F chevette 1.0 Junior, são mais reduzidas, logo concluímos que esta caixa é mais adequada que a do chevette 1.6, lembrando do tamanho dos pneus que o LeoPOA vai utilizar.
A caixa do cheva júnior suporta 11,01 Kgfm de torque;
já a do cheva 1.6 suporta 12,85 Kgfm de torque;
Sendo números consideravelmente pertos.
Na sua tabela o torque liquido está representado em unidades de medida de Pé-libra e Newton-metro.
Abraço!
Renan
Olá Srs.
Tenho uma planilha aqui com dados de vários carros para comparação que leva em conta a velocidade em cada marcha e cada rotação, como a planilha do fabiolammel, mas também conta com a relação de força/peso em cada marcha para cada configuração.
Analisando a configuração proposta pelo LeoPOA (considerando diferencial de Samurai feixe) eu sou da opinião que o câmbio do 1.6 é mais que suficiente em termos de redução, mesmo pra Pneus 33.
Em termos de velocidade/rotação, ele se compara a um Vitara 1.6 Original.
Já a relação força/peso disponível em 4x4 high, fica muito além da grande maioria dos 4x4. A relação força/peso é similar a um punto 1.4 T-jet. O que eu acredito ser mais que suficiente pra aplicação que vai ter. Considerando um motor AP 2.0 com torque de 17 Kgfm (note que vai bem além da capacidade do câmbio).
Em 4x4 reduzida, com a caixa 4,16 não tem nem discussão. Vai ser suficiente.
Se quiser mais detalhes da planilha, fique à vontade pra perguntar.
E ai gurizada!!!!
Devido a dificuldade de encontrar o cambio do Chevette 1.0, e lendo os relatos aqui do forum sobre o cambio 1.6, acabei optando por esse mesmo.... 1.6 5M. O motor precisa ser retificado, e o cambio revisado... Vamos iniciar os trabalhos semana que vem, e assim que as peças forem chegando, o novo powertrain do samurai vai tomando forma kkkkk Se o inverno vier forte... provavelmente o motor ficará Gripado!!! kkkkkk
Estou atras de fotos do interior de samurai com cambio de chevette p/ ver como fica a palanca..... se alguem tiver e puder postar será de grande ajuda!!
Abraço e uma feliz páscoa!!!!
E ai tche, tudo blz?
Cara, acredito que o Cabecinha da HANGAR 4X4 (http://www.hangar4x4.com.br) de Esteio.
Tentarei como sempre, fazer sozinho em casa as coisas hehehe se não der mto certo levarei p/ ele resolver...
Abraço
Leo Branco
18/08/2018, 14:01
Boa tarde, Quebrei a cabeça com motor ap no samurai devido ao torque desses motores só aparecerem em elevadas rotações, fazendo com que a quebra de componentes sejam mais frequentes. Resolvi então partir para a linha 2 GM, motor torcudo e mais moderno(1.8 8v flex powertraim). A dúvida agora é saber se o cambio 5 marchas do chevette aguentaria o troque de um motor desse turbinado? Alguem já utilizou esse conjunto? Alguém pode dar informação sobre a capa seca e a alavanca de marcha que a AdapBrasil comercializa? Eles prometem um acoplamento perfeito entre câmbio e motor e trocas de marcha mais precisas. Qual seria a embreagem que poderia utilizar(Plator original do motor GM + Disco do Omega 2.2 + Colar do opala 5 marhas)? O carro que comprei é um samurai 95 todo original. Já fiz freios(disco com pinças maiores nas 4 rodas) e suspensão completa de 2", faltando finalizar com a adaptação do motor e câmbio.
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