Ver Versão Completa : Folga Toyota Bandeirante
Alyxandre Alencar
11/04/2014, 01:16
Tenho uma Band94, sou novo na paixão e tenho dúvidas. Estou percebendo uma folga bastante grande quando acelero e desacelero. Como se o eixo cardan tivesse folgado. É um tipo de folga somada com pancadas, quando acelero e quando desacelero para passar marchas. O que pode ser???
Olá Alyxandre
Bem vindo! A sua é com motor MB ou 14b?
Abs
Alyxandre Alencar
11/04/2014, 10:07
É 14b, muito orbigado.
junior888
12/04/2014, 10:52
aposto nas cruzetas...
marciorank@gmail.com
12/04/2014, 12:52
aposto nas cruzetas...
este sintoma pode ser em varios lugares,
pode ser como nosso amigo Junior comentou em cruzetas, espiga do cardã, no meu caso tambem fazia isto
e era folga na caixa de satélites, pode ser caixa....
na verdade voce deve ir verificando item a item até encontrar, mas va pelo mas facil, primeiro verifica cruzetas, espigas....
até encontrar o dito cujo.
Também pode ser porca do pinhão frouxa. Tive esse problema recentemente, veja relato em http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/130495-band-90-voluntaria-4.html
Ao verificar as cruzetas inspecione a porca também.
Alyxandre Alencar
16/04/2014, 11:28
Fiz um vídeo para vocês possam me passar um opinião mais precisa.
https://www.youtube.com/watch?v=bjg94tmK8t8
LEONELO FORTINI
16/04/2014, 11:50
Fiz um vídeo para vocês possam me passar um opinião mais precisa.
https://www.youtube.com/watch?v=bjg94tmK8t8
Alyxandre, a folga está muito grande. Acho que o meca deve verificar como estão os desgastes dos componentes do diferencial.
Folga enorme. Agora esse é o cardã dianteiro e não deveria influenciar em nada quando está em 4x2. ou o trazeiro tb está
assim ?
alexandre,
a roda livre pode estar acionada,ocasionando esta folga porque a alavanca esta na posiçao 4x2,mas a roda nao foi desligada,deixando o carda tipo acoplado/se for isso esta folga é normal.
basta desligar a roda livre que resolve
Alyxandre Alencar
18/04/2014, 00:31
A alavanca fica normalmente para frente Felix. Como faço para tirar a roda livre então?
hercilio.neto
18/04/2014, 00:35
A roda livre é acionada e desligada na própria roda. Tem que girar o miolinho de 4x4 para 4x2.
459687
Se a marcação estiver apagada, gira no sentido anti-horário
Alyxandre Alencar
18/04/2014, 09:29
Não, a minha não tem. A tração é acionada dentro do carro com a alavanca de câmbio menor.
alexandre,
tem alguma coisa errada ai,sua roda deveria ser igual a foto que o hercilio postou.
vc tem como tirar uma foto da sua band,expondo a roda,aproveita e verificar se os 02 lados sao iguais.ok
acho que fizeram alguma coisa e sua roda livre deve estar conectada/travada direto,tipo uma ligação direta,tem gente que faz isso para economizar uns 420,00 reais que foi o preço do ultimo jogo da AVM que comprei.
ate mais,
hercilio.neto
23/04/2014, 21:33
Alyxandre,
O engate que é feito na alavanca é o da caixa de transferencia. Tem o 4x2, 4x4H, 4x4L e neutro.
Quando a alavanca está em 4x2, a CT desengata o cardan dianteiro da caixa de marchas deixando somente o cardan traseiro recebendo a força do motor.
As rodas dianteiras, mesmo sem receber a força do motor, giram quando o carro está em movimento e consequentemente fazem girar os semi-eixos, que por sua vez fazem girar o diferencial, que faz girar o cardan (e as respectivas cruzetas) desgastando o conjunto.
Para que isso não aconteça, é que se usa a roda livre.
Trata-se de um dispositivo no cubo do eixo, que desacopla o semi-eixo liberando todo o sistema para que nada gire junto com a roda.
Tem que ser ligado e desligado porque o contrário também existe. Afinal se o sistema não estiver acoplado, não adiantará engatar o 4x4, pois embora o motor faça girar o cardan, o diferencial e os semi-eixos, a roda ficará liberada dessa ação e não receberá força alguma.
O acionamento é feito manualmente direto no cubo girando da posição 4x2 para 4x4.
Se o seu jipe estiver sem esse dispositivo, é importante colocar.
Walter da Camper
23/04/2014, 21:47
Se não me falha a memória, a roda livre era opcional em alguns anos de fabricação da Band. Me lembro que tinha um catálogo do início da década de 90 em que o cubo dianteiro era queixo duro, igual esse da foto.
Independente disso, essa folga no cardam dianteiro, embora denuncie problema no respectivo diferencial, não é a causa do sintoma com o carro andando em 4x2. Precisa fazer o mesmo teste no cardam traseiro.
http://caminhaoantigobrasil.com.br/wp-content/uploads/2013/05/OJ-4.jpg
GuilhermeAdolf
24/04/2014, 17:28
Minha band está da mesma forma, tremendo toda, parece que vai desmontar. Verifiquei por baixo e a folga no cardã é mínima, mas reparei que há duas porcas faltando na fixação, uma em cada diagonal:
460367
Parece também que essa cruzeta tá mais prum lado, parece que não está centralizada. Irei no mecânico amanhã.
Uma outra coisa que reparei, foi esse parafuso atrás da conexão do cardã:
460368
Consegui movimentar ele, empurrando-o pra dentro. Qual é sua função? Acabo de entrar no mundo 4x4, conheço pouquíssimo. A band é 94 motor 14b.
Abraços
Sergioporto
24/04/2014, 17:58
Minha band está da mesma forma, tremendo toda, parece que vai desmontar. Verifiquei por baixo e a folga no cardã é mínima, mas reparei que há duas porcas faltando na fixação, uma em cada diagonal:
460367
Parece também que essa cruzeta tá mais prum lado, parece que não está centralizada. Irei no mecânico amanhã.
Uma outra coisa que reparei, foi esse parafuso atrás da conexão do cardã:
460368
Consegui movimentar ele, empurrando-o pra dentro. Qual é sua função? Acabo de entrar no mundo 4x4, conheço pouquíssimo. A band é 94 motor 14b.
Abraços
Esta pelo aspecto está possante !Pela meleca de óleo que está ai deixa deixar território marcado heheheheh.
Quanto às porcas do flange nao cai assim fácil ,devem ter deixado sem colocar.
Quanto ao parafuso mencionado é de regulagem das lonas do freio de mao que nao deve tá segurando nada pelo monte de óleo no tambor de freio.
Tem que observar se onde vao os copos da cruzeta estao com as devidas travas pois como é um pouco dificil de trocar,as vezes fica um rolete atravessado ai as travas nao encaixam e ai como dizem os mexanicos:O carro nao é meu mesmo,dane-se !
Alyxandre,
O engate que é feito na alavanca é o da caixa de transferencia. Tem o 4x2, 4x4H, 4x4L e neutro.
Quando a alavanca está em 4x2, a CT desengata o cardan dianteiro da caixa de marchas deixando somente o cardan traseiro recebendo a força do motor.
As rodas dianteiras, mesmo sem receber a força do motor, giram quando o carro está em movimento e consequentemente fazem girar os semi-eixos, que por sua vez fazem girar o diferencial, que faz girar o cardan (e as respectivas cruzetas) desgastando o conjunto.
Para que isso não aconteça, é que se usa a roda livre.
Trata-se de um dispositivo no cubo do eixo, que desacopla o semi-eixo liberando todo o sistema para que nada gire junto com a roda.
Tem que ser ligado e desligado porque o contrário também existe. Afinal se o sistema não estiver acoplado, não adiantará engatar o 4x4, pois embora o motor faça girar o cardan, o diferencial e os semi-eixos, a roda ficará liberada dessa ação e não receberá força alguma.
O acionamento é feito manualmente direto no cubo girando da posição 4x2 para 4x4.
Se o seu jipe estiver sem esse dispositivo, é importante colocar.
Bela explicação Hercilio, agora entendi melhor a razão dessa tal de roda livre!!! :palmas:
guilherme,
dificl falar a causa da tremedeira da sua band,podem ser muitas as opçoes:
analizando as fotos:
1-faltam 02 porcas,
2-o carda pode estar desalinhado/fora de balanceamento,
3-se nao tem folga nas cruzetas otimo,observa o alinhamento dele
4-quando falou que:Consegui movimentar ele, empurrando-o pra dentro.complicou mais,este parafuso tem a funcao de ajustar o freio de mao,se ele caiu pra dentro melhor abrir todo o sistema urgente,vai desgastar o eixo da panela e pode ate provocar uma quebra.
eu faria o seguinte;
aproveita que ja esta faltando duas porcas,solta as outras 2,solta o carda do outro lado,com o carda na mao ,alinha(poe no chao e deixa as cruzetas no mesmo sentido/lado),engraxa,verifica o estado da coifa,chave de fenda e chave 14,
tirando o carda,vai ter acesso ao sistema de freio de mao,acho que chave 30 ou 32 tipo soquete,mas um martelo/chave fenda grande tipo talhadeira/punção,abre o sistema e troca a lona/limpa tudo;lava com diesel ou gasolina,mantenha a traseira da band mais alta que a parte da frente,senao vai azar oleo de cambio,quando estiver com tudo na mao vai ver um retentor,verifica o estado dele,se tiver ruim aproveita e troca,normalmente nao precisa.ok
veja as rodas traseiras,ja vi caso de tremedeira porque na hora de montar a roda ficou encavalado o parafuso que fixa a panela de freio da traseiro,tem um furo na roda que serve de encaixe para ele.ok
feito tudo isso se a tremedeira continuar,ai passa para os terminais de direção/parafusos do munhao,etc
com paciencia e sujando a mao de gracha voce mesmo resolve ou deixa no mecanico e assina o cheque,
a diferenca é que fazendo voce sabe o que fez e pagando a gente acha que foi feito certo,e so descobre que muitas vezes fomos tapeados tarde demais.
agora penso assim;
desmonto tudo,se eu nao conseguir montar/consertar ai levo pro mecanico,e peço desconto na mao de obra,afinal a parte pra desmontar eu ja fiz mesmo.
boa sorte na empreitada
GuilhermeAdolf
25/04/2014, 09:18
Esta pelo aspecto está possante !Pela meleca de óleo que está ai deixa deixar território marcado heheheheh.
Quanto às porcas do flange nao cai assim fácil ,devem ter deixado sem colocar.
Quanto ao parafuso mencionado é de regulagem das lonas do freio de mao que nao deve tá segurando nada pelo monte de óleo no tambor de freio.
Tem que observar se onde vao os copos da cruzeta estao com as devidas travas pois como é um pouco dificil de trocar,as vezes fica um rolete atravessado ai as travas nao encaixam e ai como dizem os mexanicos:O carro nao é meu mesmo,dane-se !
kkkkkkkk exato, os outros carros aqui da garagem perceberam quando chegou o novo dono do pedaço kkkk
Verdade, não há freio de mão, desde quando comprei, e como vi que é bem difícil deixar o freio funcionando, nem corri atrás pra tentar resolver.
Vou desmontar o cardan todo e provavelmente trocar as duas cruzetas por segurança.
Obrigado Sergio!
guilherme,
dificl falar a causa da tremedeira da sua band,podem ser muitas as opçoes:
analizando as fotos:
1-faltam 02 porcas,
2-o carda pode estar desalinhado/fora de balanceamento,
3-se nao tem folga nas cruzetas otimo,observa o alinhamento dele
4-quando falou que:Consegui movimentar ele, empurrando-o pra dentro.complicou mais,este parafuso tem a funcao de ajustar o freio de mao,se ele caiu pra dentro melhor abrir todo o sistema urgente,vai desgastar o eixo da panela e pode ate provocar uma quebra.
eu faria o seguinte;
aproveita que ja esta faltando duas porcas,solta as outras 2,solta o carda do outro lado,com o carda na mao ,alinha(poe no chao e deixa as cruzetas no mesmo sentido/lado),engraxa,verifica o estado da coifa,chave de fenda e chave 14,
tirando o carda,vai ter acesso ao sistema de freio de mao,acho que chave 30 ou 32 tipo soquete,mas um martelo/chave fenda grande tipo talhadeira/punção,abre o sistema e troca a lona/limpa tudo;lava com diesel ou gasolina,mantenha a traseira da band mais alta que a parte da frente,senao vai azar oleo de cambio,quando estiver com tudo na mao vai ver um retentor,verifica o estado dele,se tiver ruim aproveita e troca,normalmente nao precisa.ok
veja as rodas traseiras,ja vi caso de tremedeira porque na hora de montar a roda ficou encavalado o parafuso que fixa a panela de freio da traseiro,tem um furo na roda que serve de encaixe para ele.ok
feito tudo isso se a tremedeira continuar,ai passa para os terminais de direção/parafusos do munhao,etc
com paciencia e sujando a mao de gracha voce mesmo resolve ou deixa no mecanico e assina o cheque,
a diferenca é que fazendo voce sabe o que fez e pagando a gente acha que foi feito certo,e so descobre que muitas vezes fomos tapeados tarde demais.
agora penso assim;
desmonto tudo,se eu nao conseguir montar/consertar ai levo pro mecanico,e peço desconto na mao de obra,afinal a parte pra desmontar eu ja fiz mesmo.
boa sorte na empreitada
Opa, isso foi uma aula hehe. Como tô de folga vou desmontar isso tudo que tu disse e verificar como vai ficar, se não conseguir, levo no mecânico e peço o desconto né kkkk
Só uma correção, o parafuso do freio de mão não chegou a cair pra trás, só consegui movimentar ele, forçando-o pra dentro e retornando pra mesma posição.
Vou verificar também todas as rodas, fazer o reaperto, talvez até balancear e alinhar, nunca se sabe.
De qualquer forma, fico pra voltar e dizer o motivo da tremedeira.
Obrigado pela ajuda felix!
Sergioporto
25/04/2014, 10:15
kkkkkkkk exato, os outros carros aqui da garagem perceberam quando chegou o novo dono do pedaço kkkk
Verdade, não há freio de mão, desde quando comprei, e como vi que é bem difícil deixar o freio funcionando, nem corri atrás pra tentar resolver.
Vou desmontar o cardan todo e provavelmente trocar as duas cruzetas por segurança.
Obrigado Sergio!
Opa, isso foi uma aula hehe. Como tô de folga vou desmontar isso tudo que tu disse e verificar como vai ficar, se não conseguir, levo no mecânico e peço o desconto né kkkk
Só uma correção, o parafuso do freio de mão não chegou a cair pra trás, só consegui movimentar ele, forçando-o pra dentro e retornando pra mesma posição.
Vou verificar também todas as rodas, fazer o reaperto, talvez até balancear e alinhar, nunca se sabe.
De qualquer forma, fico pra voltar e dizer o motivo da tremedeira.
Obrigado pela ajuda felix!
Se as cruzetas de um mesmo cardan estiverem desalinhadas entre elas , a vibraçao é terrível.
GuilhermeAdolf
25/04/2014, 21:45
Galera, a verdade é que a folga era nos parafusos de fixação dos braços de direção, tanto direito como esquerdo, frouxos frouxos.. Não precisei nem descer o cardan. Mas ainda irei colocar as outras duas porcas que faltam no flange, e mais pra frente revisar os cardan.
Fica aí a dica, verificar também os parafusos dos braços da direção.
Abraços
Carlo Pecca
26/04/2014, 10:36
Blz GuilhermeAdolf.
valeu pela dica.
Henrique.furla
27/04/2014, 19:28
Tenho uma bandeirante 80, sinto uma tremedeira no momento em que estou dando ré, somente nesta marcha mesmo, o que poderia ser ?
LEONELO FORTINI
28/04/2014, 00:21
Tenho uma bandeirante 80, sinto uma tremedeira no momento em que estou dando ré, somente nesta marcha mesmo, o que poderia ser ?
Henrique, a princípio pode ser calço de motor ou de caixa, como também o conjunto de embreagem. Confira estes ítens com seu mecânico. Vai por eliminação.
hercilio.neto
28/04/2014, 01:00
Na Band com cambio sem reduzida o cambio não tem coxins, é preso somente no motor pela capa seca.
O ideal é adicionar uma travessa e adaptar suportes no câmbio.
Ardidas///
16/05/2014, 23:48
Se as cruzetas de um mesmo cardan estiverem desalinhadas entre elas , a vibraçao é terrível.
As cruzetas podem ser trocadas em casa mesmo ou precisam de serviço técnico como um alinhamento?
Estou pensando em troca-las em casa mesmo. Ferramente não faltará, talvez habilidade. :D
MarcioNatal
17/05/2014, 00:03
As cruzetas podem ser trocadas em casa mesmo ou precisam de serviço técnico como um alinhamento?
Estou pensando em troca-las em casa mesmo. Ferramente não faltará, talvez habilidade. :D
Toni, que dá, dá! Lembre-se somente de alguns macetes quando for colocar os "roletes" ou "agulhas", e da colocação correta das presilhas. O resto é fácil. Dá uma olhada:
https://www.youtube.com/watch?v=Oj1iE1hj3Lk
Um abraço.
Márcio Humberto
Ardidas///
17/05/2014, 21:58
Toni, que dá, dá! Lembre-se somente de alguns macetes quando for colocar os "roletes" ou "agulhas", e da colocação correta das presilhas. O resto é fácil. Dá uma olhada:
Um abraço.
Márcio Humberto
Legal Márcio,
Já comprei as cruzetas da Spicer e agora é só coragem. Pois tenho em casa todas as ferramentas do vídeo.
Domingão me aguarde.
[]´s
Toni
Alyxandre Alencar
05/01/2015, 13:00
Sou o dono da postagem e até agora não resolvi meu problema. Não sei se todo mundo assistiu o vídeo que postei pois o assunto fugiu um pouco do esperado. O vídeo mostra a folga no Cardan dianteiro porém é igual no Cardan traseiro.
Ardidas///
05/01/2015, 16:51
Sou o dono da postagem e até agora não resolvi meu problema. Não sei se todo mundo assistiu o vídeo que postei pois o assunto fugiu um pouco do esperado. O vídeo mostra a folga no Cardan dianteiro porém é igual no Cardan traseiro.
Fala Colega, tudo certo?
Tenho uma Band 84 com a mesma Folga, conforme o seu vídeo. Eu passei pela mesma situação que vc descreveu no primeiro Post. A partir daí eu comecei a revisar e trocar o que era possível em casa mesmo. Comecei pelas cruzetas dianteiras, melhorou mas não ao ponto de parar os solavancos quando se tirava o pé do acelerador. Quando eu troquei as cruzetas traseiras, resolvi olhar a "porca do pinhão" e esta não estava bem apertada e gerava uma folga bem perceptível.
Após a troca de todas as cruzetas e o aperto da porca do pinhão traseiro, parou os solavanco ao tirar o pé, porém, ainda a folga era grande.
Agora, depois das cruzetas amaciadas, por um certo uso, voltou a dar uns pequenos solavancos, e descobri junto aos mecânicos que é o desgaste natural destas peças. Desde o eixo piloto até ao Pinhão e Coroa.
Para diminuir isto, só trocando os dois conjuntos. Aí, o casamento das peças novas são justinhos e diminuem consideravelmente as folgas.
Fica a dica.
Sergio c
06/01/2015, 09:24
Alyxandre, tu desmontou os diferenciais p ver o estado dos pinhoes, luvas dos pinhões e porcas, coroas e caixas de satélites????????? ou a caixa da reduzida e a de marchas???????
Pois se essas folgas fossem nas cruzetas, tu não faria nem uma quadra andando com sua band.
Diogo_Vargas
06/01/2015, 14:52
Boa tarde.
Oi Alyxandre Alencar, tenho uma band curta 91 com eixo flutuante com o mesmo problema que o seu...
Como sou curioso e meu pai tem oficina resolvi abrir meu diferencial traseiro pra ver o que era essa tal folga, eis que no primeiro momento achei uma cruzeta estourada, mas continuei desmontando, achei o flange que fixa a cruzeta no pinhão com a porca solta e no final das contas abri todo o diferencial.
Resultado: Por má lubrificação (água ou falta de óleo) do antigo dono me rendeu 3500,00 de gasto no diferencial.
Foram os dois semi-eixos, coroa e pinhão, todos os rolamentos, caixa satélite completa e aproveitei e troquei todos os prisioneiros da ponta de eixo, cruzeta e retentores, somando tudo isso dava muita folga no final...
A claro esse valor sem mão de obra, foi eu que montei tudo.
Procure um bom mecânico e veja o faça o que for mais acessível pra você.
Abraços.
Ola amigos, minha band 93 esta com quase 1/4 de volta no cardan dianteiro quando a roda livre esta acionada...vi em um topico aqui onde um amigo fala que isso e normal? Essa informacao procede?
Obrigado
Grand Vinicius
05/08/2019, 17:25
Eu também na minha 81
Ola amigos, minha band 93 esta com quase 1/4 de volta no cardan dianteiro quando a roda livre esta acionada...vi em um topico aqui onde um amigo fala que isso e normal? Essa informacao procede?
Obrigado
titanium
06/08/2019, 07:08
Uma folga de aproximadamente 20 a 30 graus me parece bem normal, mas 1/4 de volta estamos falando de 90 graus.
É bastante folga na minha opinião.
É bom começar a se preparar para um rebuild de diferencial.
Mas veja com calma se não são as cruzetas com folga e folga na espiga do cardã..
Grand Vinicius
06/08/2019, 09:04
Outra coisa. Já que você citou. Essa folga na luva do cardã é normal/aceitável?
titanium
07/08/2019, 06:14
Outra coisa. Já que você citou. Essa folga na luva do cardã é normal/aceitável?
Não.. .a espiga trabalha bem justinha na luva e deve sempre estar muito bem lubrificada.
Se tiver com folga ali, pode levar numa loja de cardã para ver se é na espiga ou na luva e trocar.
:concordo: