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Ver Versão Completa : Derrapagem nas frenagens com a Tracker



sptracker
10/04/2014, 11:03
Pessoal, nunca tive carro com ABS, no entanto esse sistema existe para não travar as rodas para que o carro não derrape na pista. No entanto em frenagens mais bruscas meu carro derrapa e as vezes sinto falta de freio. Meu carro está com pastilha novas, pneus novos e o fluído ok. Será um problema no sistema de freio ou é normal isso acontecer?

leodbc
10/04/2014, 12:09
Pessoal, nunca tive carro com ABS, no entanto esse sistema existe para não travar as rodas para que o carro não derrape na pista. No entanto em frenagens mais bruscas meu carro derrapa e as vezes sinto falta de freio. Meu carro está com pastilha novas, pneus novos e o fluído ok. Será um problema no sistema de freio ou é normal isso acontecer?

Acho que nao é normal! Na minha as vezes em alta velocidade, acima de 150km/h o freio nao servia muito, mas em funçao da velocidade. De 80km/h pra baixo sempre freiou muito bem e sem derrapar!

Seria interessante saber quais rodas travam, já tive um problema similar em uma Hilux e era o tipo de lona do tambor traseiro, ou algo assim.

Abraço!

sptracker
10/04/2014, 14:28
As vezes quando surge uma "lombada" desconhecida, sem sinalização e freio até o fundo, o carro dá uma travada, derrapando, o pedal fica muito baixo.
Fico pensando se pode ser algum problema nos sensores, no entanto nenhuma luz acende.

Encontrei esse vídeo com uma Tracker, nesse caso é sensor de velocidade nas rodas
https://www.youtube.com/watch?v=NcE0pKoUdt8

Alguém sabe como retirar o sensor de velocidade das rodas para fazer a limpeza, pois o vídeo não demonstra claramente?

vmterra
10/04/2014, 15:42
Provavelmente são os sensores sim... o pedal não ficou pulando não? Na frenagem os pedais ficam pulando pra controlar e não deixar com que o carro derrape!!

Flavio Reis
10/04/2014, 16:01
Pode não ser sensor, vc disse que quando freia o pedal fica muito baixo isso pra min não é sensor. Deve ser algo hidráulico como ar no sistema ou vazamento de fluido. Se for isso é só sangrar o sistema para tirar o ar e completar o nivel do fluido. Se não for isso pode testar o abs de forma simples acelera em linha reta depois pisa forte no freio. O normal é não escorregar no inicio o pedal costuma ficar um pouco duro as vezes é normal trepidar, se isso ocorre o abs ta funcionando. se derrapar ja de inicio ta errado ai pode levar em um mecânico de confiança de preferencia que conheça o carro. Aqui em brasilia tem 2 boas oficinas o makoto (Especialista em suzuki) e o meneses (ótima oficina off road).

sptracker
10/04/2014, 16:04
Provavelmente são os sensores sim... o pedal não ficou pulando não? Na frenagem os pedais ficam pulando pra controlar e não deixar com que o carro derrape!!

Não sinto nenhum tipo de efeito no pedal, é como se meu carro não tivesse ABS, pois o pedal afunda normalmente como em um carro comum. Vou verificar os sensores e depois posto informações.

leodbc
10/04/2014, 16:59
Não sinto nenhum tipo de efeito no pedal, é como se meu carro não tivesse ABS, pois o pedal afunda normalmente como em um carro comum. Vou verificar os sensores e depois posto informações.

Exatamente igual o que aconteceu na minha Hilux, descobri o problema por acaso, só porque precisei do ABS e escutei o barulho das rodas travando!

Por acaso a luz do ABS nao acende no painel?

Abraço

Chuva
10/04/2014, 17:33
Tem um fusivelzao de uns 50ah no cofre do motor do abs.. pode ser ele. Sem o abs os sintomas são parecidos com o que descreveu.

MARCANGIANE
10/04/2014, 18:09
Pessoal, nunca tive carro com ABS, no entanto esse sistema existe para não travar as rodas para que o carro não derrape na pista. No entanto em frenagens mais bruscas meu carro derrapa e as vezes sinto falta de freio. Meu carro está com pastilha novas, pneus novos e o fluído ok. Será um problema no sistema de freio ou é normal isso acontecer?


boa tarde amigo
verifique o fusível que fica próximo a bateria Fusível número 2 de 50A
verifique os sensores é só esterçar a roda que dá para ver o sensor e com uma chave acho que 10 mm ou 8 mm você tira e limpa a ponta do sensor,pode ser pó(fuligem) da pastilha de freio encrostada no sensor,verifique o chicote(Fio) do sensor se não está rompido o que acontece muito quando vamos efetuar um serviço de suspensão,freio,etc é que o abençoado do meca não retira o sensor dai o fio estica tanto que rompe e quem tem prejuízo somos nós proprietários.
verifique se não há vazamentos ou se o cilindro mestre está com defeito veja se o óleo de freio está preto,mande alguém frear e abra a tampa do reservatório se o fluido estiver borbulhando é sinal de que o reparo do cilindro mestre está com defeito
pise e segure o pedal de freio e se o pedal for baixando até encostar no assoalho do carro também indica problema no cilindro mestre

Mande extrair o Ar de todo o sistema pode ser que tenha mais pressão em alguma roda do que em outra.
verifique também a conexão do módulo ABS que fica embaixo do capô próximo ao cilindro mestre de freio,desconecte o PLUG e limpe tanto o plug quanto o conector do módulo abs com algum limpa contatos em spray.


espero ter ajudado

abraço.

sptracker
11/04/2014, 09:21
boa tarde amigo
verifique o fusível que fica próximo a bateria Fusível número 2 de 50A
verifique os sensores é só esterçar a roda que dá para ver o sensor e com uma chave acho que 10 mm ou 8 mm você tira e limpa a ponta do sensor,pode ser pó(fuligem) da pastilha de freio encrostada no sensor,verifique o chicote(Fio) do sensor se não está rompido o que acontece muito quando vamos efetuar um serviço de suspensão,freio,etc é que o abençoado do meca não retira o sensor dai o fio estica tanto que rompe e quem tem prejuízo somos nós proprietários.
verifique se não há vazamentos ou se o cilindro mestre está com defeito veja se o óleo de freio está preto,mande alguém frear e abra a tampa do reservatório se o fluido estiver borbulhando é sinal de que o reparo do cilindro mestre está com defeito
pise e segure o pedal de freio e se o pedal for baixando até encostar no assoalho do carro também indica problema no cilindro mestre

Mande extrair o Ar de todo o sistema pode ser que tenha mais pressão em alguma roda do que em outra.
verifique também a conexão do módulo ABS que fica embaixo do capô próximo ao cilindro mestre de freio,desconecte o PLUG e limpe tanto o plug quanto o conector do módulo abs com algum limpa contatos em spray.


espero ter ajudado

abraço.

Valeu muito, vou ver o que consigo fazer sozinho, caso contrário leva em uma oficina, mas já sabendo o que precisam olhar.

Chuva
03/05/2014, 17:38
Ola SPTracker,

Conseguiu resolver o problema? O q era?

Grato

Wantuil
03/05/2014, 18:50
Uma dúvida se o ABS estiver com algum problema a luz do painel não tem que acender?

Chuva
03/05/2014, 21:06
Se não estiver funcionando, pelo menos sem alimentação (tirei o fusível pra testar) a luz acende sim! Fica direto acessa..

Problemas em outras partes como em cada roda, fio solto, sensor com problema, etc deve acender tb.

[ ]

sptracker
05/05/2014, 14:13
Fiz a limpeza dos sensores, retirei o fusível, verifiquei vazamento, despluguei o cabo do cilindro mestre e limpei, verifiquei nível, cor, etc, o freio continua funcionando, mas não o ABS de fato como é descrito o funcionamento dele. Se eu frear forte vai derrapar.
As pastilhas são novas, mas o disco não. Um mecânico me informou que ele já tem ranhuras, mas não está comprometido, mas que eu posso trocar nas futuras manutenções.

Fiz uma viagem agora, 4 mil rodados, usei muito o freio, mas como eu falei ele funciona, mas não o ABS. Acho que em uma próxima manutenção que eu for fazer posso levar para verificar isso, trocar todo o fluído para ver se muda algo. Mas essa questão do fluído, acho que se fosse problema o freio não funcionaria bem. Mas enfim, não vou ficar paranoico com isso, depois peço o carro de outra pessoa emprestado e freio forte em uma lombada para testar e ver se o desempenho é parecido.

Chuva
05/05/2014, 14:24
Pode ser isso tb.. infelizmente

Modulo Abs Tracker - MercadoLivre Brasil (http://lista.mercadolivre.com.br/modulo-abs-tracker_OrderId_PRICE)

PHMello
05/05/2014, 23:43
Fiz uma viagem agora, 4 mil rodados, usei muito o freio, mas como eu falei ele funciona, mas não o ABS. Acho que em uma próxima manutenção que eu for fazer posso levar para verificar isso, trocar todo o fluído para ver se muda algo. Mas essa questão do fluído, acho que se fosse problema o freio não funcionaria bem. Mas enfim, não vou ficar paranoico com isso, depois peço o carro de outra pessoa emprestado e freio forte em uma lombada para testar e ver se o desempenho é parecido.

Sp, boa noite! O ABS só vai funcionar em frenagem de emergência, daquelas em que vc toma um susto e mete o pé no freio com toda força e com os olhos arregalados rsrsr. Dá pra testar numa rua reta sim, mas tem que ser um pisão firme e com vontade, sem medo.
Já sentí algumas "derrapagens" em freadas mas não acho que tenha sido problema no ABS, pois não foram em situação de emergência.
Onde vc mora? Podemos fazer um comparativo entre nossas TK. Eu moro no Guará 1.
Abç.

TiagoTM
06/05/2014, 01:26
Cara, pra não dizer q nunca diriji um carrocom ABS acho que foi uma vez um carro alugado hehe, e eu testei o ABS desse jeito que o PHmello ta dizendo, meti o pé com vontade no freio pra ver se ia funcionar mesmo!!

Não conheço completamente a mecânica da tracker mas é possível utilizar nela aquela maquininha que escaneia toda a parte eletrica e de sensores do veiculo? aquele trem é magico indica todos os possíveis defeitos!

Sobre o fluido eu não sei se influencia desse tanto, não estando seco não muda muito não.

boa sorte ai!

Chuva
06/05/2014, 08:08
O ABS da tracker é fácil testar, é como qquer outro carro com abs.

Pega uma ladeira não muito ingrime e a desça atinjindo uns 50km/h. Pise no freio, não bruscamente, mas com força, sentindo no pedal a força necessária para fazer o carro realmente parar, como se vc tivesse um obstáculo a frente. Ela tem que fazer CREEEEEEEEEEEEECCCC uns 2 segundos antes de parar. É um barulho alto e dá para ouvir bem tanto de fora quanto de dentro.. tipo uma chave catraca mais grosso..

O pedal DEVE trepidar e parecer que vai soltar do carro, é bem estranho. Se não fizer isso com certeza está com problema.

Sobre o scanner, é um assunto bem cretino. Sempre achei um tabu pq em mecânicos de renome em SP em INTERLAGOS (BAIRRO dos carros em SP) nunca achei um que tivesse o apetrecho (nunca pedi isso pro Daniel simon tb).
Dai agora morando no meio do mato, a uns quarteirões de casa achei um carinha que tem o scanner e passei a uns meses atrás, não achei nada, mas não lembro se ele testa ou verifica o sistema de ABS do carro; mas deve testar sim..

Esse esquema de scanner na verdade é uma simples atualização de software caríssima que nem todos fazem. Então se o scanner do cara estiver desatualizado não vai ler..

[ ]s

sptracker
06/05/2014, 10:29
Pelas palavras de vocês acho que pode ser um problema que está na minha cabeça e não no carro. Como foi falado, ele não é um sistema de freio normal, mas um sistema de frenagem de emergência.
Acho que se fosse um problema no sistema, a luz do painel ficaria acessa.

PHMello, moro na Asa Sul. Pessoal está combinando um encontro, qualquer coisa eu vou e converso com alguém que tenha um Tracker sobre isso. http://www.4x4brasil.com.br/forum/passeios/130005-passeios-df-e-regioes-proxima-no-centro-oeste-15.html#post2130522